Ana Karenina Ribeiro de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0019465837982567
  • Última atualização do currículo em 18/07/2014


Graduanda do 7º período no curso de Direito no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba - CCJ/UFPB, com experiência em projetos de pesquisa e extensão universitária no campo de direitos humanos, trabalho, marxismo, meio ambiente e gênero. Tem interesse nas seguintes áreas: sociologia geral e jurídica, filosofia do direito, direitos humanos, direito ambiental e direito do trabalho. Pesquisadora do Centro de Pesquisas sobre o Judiciário Paraibano (CPJ TRT 13) e estagiária do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Universidade Federal da Paraíba em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Karenina Ribeiro de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, A. K. R.


Formação acadêmica/titulação


2011
Graduação em andamento em Direito.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
.




Formação Complementar


2011 - 2013
Français.
Alianca Francesa - Delegação Geral.
2009 - 2011
Mastering English Course.
CCAA.


Atuação Profissional



Centro de Pesquisas sobre o Judiciário Trabalhista Paraibano, CPJ TRT 13, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora da disciplina Sociologia Geral e Jurídica


Centro de Referência em Direitos Humanos, CRDH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Ações trabalhistas coletivas na Paraíba e Ideologia: uma perspectiva crítica
Descrição: A presente pesquisa pretende analisar as decisões de ações trabalhistas coletivas realizadas em 1º instância, bem as apreciadas pelo Tribunal Regional do Trabalho TRT paraibano, verificando se apresentam características ideológicas, conforme a acepção de Gramsci. Além disso, objetiva-se identificar como as categorias sociológicas presentes na produção científica de Tavares da Silva (2013), ao basear-se na abordagem gramsciana, contribuem no processo de reflexão das decisões das ações trabalhistas coletivas a serem pesquisadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Dimensões da emancipação humana em Marx
Descrição: O projeto tem por objetivo iniciar investigação teórica acerca da especificidade da categoria marxiana emancipação humana, especialmente em suas dimensões filosófica e política. Na obra marxiana, esse conceito ganha contornos cada vez mais ricos e complexos à medida que Marx, ao não se deter nas contradições da concepção de mundo burguesa, vai ampliando o conhecimento acerca do funcionamento dessa sociedade e das condições ontológicas e históricas de sua superação. Nesse sentido, como a categoria "emancipação humana" não se encontra em uma obra específica do autor, a aproximação a ela exige contextualização histórica dos textos; leitura detalhada pela decomposição de suas ideias, conceitos e categorias mais elementares, seguida da articulação desses elementos da tese ou hipótese nele contido; contextualização do texto na obra marxiana e, por fim, atualização das questões levantadas. Tal esforço não é mero exercício especulativo. Ele integra um projeto mais amplo, que é o grupo de pesquisa Marxismo, direito e lutas sociais , criado para viabilizar a articulação entre pesquisa e extensão voltadas para a assessoria jurídica e educação populares junto aos grupos comunitários e movimentos sociais e suas lutas na Paraíba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
NEP - Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru - Assessoria Jurídica, Educação Popular e a Luta pelo Trabalho
Descrição: O projeto de extensão Assessoria Jurídica, Educação Popular e Luta pelo Trabalho consiste em um dos três projetos vinculados ao NEP, o Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru. O NEP atua com assessoria jurídica universitária popular junto a movimentos sociais e organizações populares, valendo-se das metodologias próprias à educação popular e, portanto, reconhecendo a importância da formação de seus integrantes em contato direto com conflitos sociais. O NEP compreende que os sindicatos são espaços centrais de organização da classe trabalhadora e das classes populares. Neles, os trabalhadores encaminham suas pautas de reivindicações trabalhistas, conhecem direitos violados e se unem para a reivindicação de novos direitos. Neste projeto, o NEP atuará junto a organizações sindicais, promovendo por meio da educação popular, a compreensão da importância dos sindicatos diante dos objetivos de lutas para as condições dignas de trabalho, e expandindo as reivindicações: saúde, alimentação, moradia, educação etc. Além disso, o NEP acompanhará conflitos coletivos, inclusive no que tange a processos judiciais, em que grupos de trabalhadores se encontrem envolvidos. Dentro dos sindicatos que o NEP atuará em parceira, o foco será o Sindicato das Empregadas domésticas de João Pessoa, no qual já houve contato desde 2012, quando o NEP atuou com as trabalhadoras e os trabalhadores desempregados do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD). O objetivo principal será fortalecer a organização de mulheres e expandir suas articulações com outros movimentos de luta por trabalho e igualdade de gênero..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Núcleo de Extensão Popular (NEP) Flor de Mandacaru - Assessoria Jurídica, Educação Popular e a Luta pelo Trabalho
Descrição: Este projeto de extensão visa construir uma prática de assessoria jurídica universitária popular em conjunto com movimentos sociais organizados, que discutam o atual projeto urbano da cidade de João Pessoa, estudando como o direito interfere nas suas relações sociais, que acontecem principalmente nas áreas marginalizadas da cidade. Essa construção partirá das formações e pesquisas, do grupo de estudantes, orientadas por teorias e metodologias dos/nos/para os Direitos Humanos, na Educação Popular e no uso alternativo/crítico do Direito. O projeto participará de reuniões semanais com o Movimento dos Trabalhadores Desempregados, nas comunidades Citex e Santa Clara e em sindicatos próximos ao MTD. Serão problematizadas as questões geradoras de violação aos direitos humanos, enfocando as causas e conseqüências da negação do direito ao trabalho, juntamente com a luta pelos demais direitos relacionados às/aos trabalhadoras/es e políticas públicas viáveis para garantir-lhes minimamente aqueles locais marginalizados. Transversalmente, espera-se que o público sinta-se à vontade para sugerir temas que o aflija, tais como saúde, violência contra a mulher, criança e adolescente, ensino público, moradia etc. O projeto sente a necessidade de avançar nas práticas críticas do direito, quebrar a dogmática tradicional, alcançar a interdisciplinaridade e garantir a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão partindo da própria vivência social, tendo Paulo Freire como referencial teórico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ana Karenina Ribeiro de Almeida - Integrante / Ana Lia Vanderlei de Almeida - Coordenador / Liziane Pinto Correia - Integrante / Júlio Ivo Celestino Ferreira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, B. M. ; ALMEIDA, A. K. R. . A educação Jurídica popular na desconstrução do paradigma da propriedade privada: invasão ou ocupação?. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2013, Recife. Educação como prática da liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire, 2013.

2.
RIBEIRO, S. E. S. ; ALMEIDA, A. K. R. . O Direito à Educação Ambiental: conscientizando as comunidades sobre a problemática do século XXI. In: III Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea, 2012, Campina Grande. Escola e Educação na Sociedade Contemporânea, 2012.

3.
RIBEIRO, S. E. S. ; ALMEIDA, A. K. R. . Educação, Direito e Memória Coletiva Ambiental: Reflexões Transdisciplinares: a questão das APPs e UCs. In: I EREIPA Encontro Regional de Educação Popular, Intergeracional, Patrimonial e Ambiental: reflexões Transdisciplinares, 2012, Campina Grande. I EREIPA. Campina Grande: Realize, 2012. p. 165-174.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, A. K. R.; MELLO, B. M. . Educação popular, trabalho e gênero: reflexões sobre a atuação do NEP junto aos sindicato das trabalhadoras domésticas. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2013, Recife. Educação como prática da liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire, 2013.

2.
COSTA NETO, J. A. ; ALMEIDA, A. K. R. . Cosiderações jurídicas sobre a senilidade: os avanços decorrentes da implementação do estatuto do idoso. In: III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013, Campina Grande. III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Campina Grande: Realize, 2013. v. 01.

3.
ALMEIDA, A. K. R.; RIBEIRO, S. E. S. . Movimentos Sociais e Meio Ambiente: Educação e Luta pela Revitalização da Terra. In: I Seminário Contextualizando o Direito, 2013, João Pessoa. I Seminário Contextualizando o Direito, 2013.

4.
SOUTO, N. O. A. ; ALMEIDA, A. K. R. . Precarização das relações de produção: o ideal capitalista. In: I Seminário Contextualizando o Direito, 2013, João Pessoa. I Seminário Contextualizando o Direito, 2013.

5.
ALMEIDA, A. K. R.; NASCIMENTO, E. T. . NEP: protagonismo estudantil e a Auto-organização de mulheres no âmbito da assessoria jurídica universitária popular. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EXTENSÃO POPULAR, 2013. Pesquisa em Extensão Popular: que referenciais?. João Pessoa: Editora da UFPB.

6.
ALMEIDA, A. K. R.; LOPES, A. C. O. . Assessoria Jurídica Universitária Popular: Atuação do NEP Flor de Mandacaru e as Caravanas das Domésticas. In: II SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM EXTENSÃO POPULAR, 2013, João Pessoa. Pesquisa em Extensão Popular: que referenciais?. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, A. K. R.; COSTA NETO, J. A. . Velhice e Envelhecimento: em busca de uma visão Humanística. In: III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 2013, Campina Grande. III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Campina Grande: Realize, 2013. v. 01.

2.
ALMEIDA, A. K. R.; NASCIMENTO, E. T. ; LOPES, A. C. O. . A atuação do Núcleo de Extensão Popular (NEP) - Flor de Mandacaru nas Caravanas das Domésticas. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EXTENSÃO (ENEX), 2013, João Pessoa. XIV ENCONTRO NACIONAL DE EXTENSÃO (ENEX), 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, A. K. R.; LIMA, E. A. . Precarização, Trabalho Doméstico e Educação Popular: Reflexões sobre o empodeiramento das Trabalhadoras Domésticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LIMA, E. A. ; ALMEIDA, A. K. R. ; SILVA, P. C. S. . A Experiência do Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru no Eixo de Luta pela Moradia Digna e Adequada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
34º ENED Encontro Nacional dos Estudantes de Direito.A experiência do Núcleo de Extensão Flor de Mandacaru no eixo de luta pela moradia digna e adequada. 2013. (Encontro).

2.
34º ENED Encontro Nacional dos Estudantes de Direito.Precarização, trabalho doméstico e Educação popular: reflexões sobre o empodeiramento das trabalhadoras domésticas. 2013. (Encontro).

3.
III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Velhice e Envelhecimento: em busca de uma visão humanística. 2013. (Congresso).

4.
III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. Considerações jurídicas sobre a sinilidade: os avaços decorrentes da implementação do estatuto do idoso. 2013. (Congresso).

5.
II Seminário de Direito e Comunicação. 2013. (Seminário).

6.
VIII Colóquio Internacional Paulo Freire.Educação Popular, trabalho e gênero: reflexões sobre a atuação do NEP junto ao sindicato das trabalhadoras domésticas. 2013. (Outra).

7.
XV Encontro da Rede Nacional de Assessoria Jurídica Universitária. 2013. (Encontro).

8.
"Crise financeira na Zona do Euro e ações multilaterais" MUNDI. 2012. (Outra).

9.
1º Congresso Brasileiro de Direito e Desenvolvimento: Sustentabilidade, Integração e Modernidade. 2012. (Congresso).

10.
33º Encontro Nacional de Estudantes de Direito. 2012. (Encontro).

11.
Congresso Marxismo, Realismo e Direitos Humanos. 2012. (Congresso).

12.
I Encontro Regional de Educação Popular, Intergeracional, Patrimonial e Ambiental: Reflexões transdisciplinares.Educação, direito e memória coletiva ambiental: a questão das APP's e UC's. 2012. (Encontro).

13.
I Forum sobre Feminismo & Direitos Humanos. 2012. (Outra).

14.
III Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Comtemporânea.O DIREITO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSCIENTIZANDO AS COMUNIDADES SOBRE A PROBLEMÁTICA DO SÉCULO XXI. 2012. (Outra).

15.
Encontro Regional dos Estudantes de Direito- ERED. 2011. (Encontro).

16.
Mesa redonda: Direitos Humanos, crianças e adolescentes: escola e violência. 2011. (Outra).

17.
Modelo Universitário de Diplomacia. 2011. (Outra).

18.
Semana do Fera 2011.1. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, A. K. R.. I Seminário Contextualizando o Direito. 2013. (Outro).

2.
ALMEIDA, A. K. R.; MELLO, B. M. ; LIMA, E. A. ; SLONGO, E. . Bairro São José: crimes ambientais e direito a moradia.. 2013. (Outro).

3.
ALMEIDA, A. K. R.; MELLO, B. M. ; SLONGO, E. ; LIMA, E. A. . Reforma do Código Penal: Avanços e retrocessos sob a óptica feminista. 2013.. 2013. (Outro).

4.
ROLIM, R. R. ; ALMEIDA, A. K. R. ; MELLO, B. M. ; SLONGO, E. ; LIMA, E. A. . Seminário Direito à cidade: Luta por moradia, mobilidade urbana e modelo de desenvolvimento. 2013. (Outro).

5.
ALMEIDA, A. K. R.; LIMA, E. A. ; PAIVA, I. A. A. . I Curso de Formação Política da Regional NE II da FENED. 2013. (Outro).

6.
ALMEIDA, A. K. R.; LIMA, E. A. ; FERREIRA, J. I. C. ; PINTO, Liziane ; DIONÍSIO, C. . 33º Encontro Nacional de Estudantes de Direito.. 2012. (Outro).

7.
ALMEIDA, A. K. R.. III Seminário DATAB- As transformações do Direito e do Processo. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 9:16:08