Anderson Dall Agnol

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4277299901691464
  • Última atualização do currículo em 15/08/2018


Atualmente é Assistente em Administração no CTA - Centro Tecnológico de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Extensão do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Atuou também como Professor Formador do Curso ?O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva? ofertado pela SECADI - Secretaria de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão por intermédio do Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS. Graduado em Tecnologia em Logística pelo IFRS Campus Bento Gonçalves, possui MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é Mestrando em Informática na Educação do IFRS Campus Porto Alegre. Atua também com consultoria e testes em acessibilidade digital. Possuí conhecimentos nas áreas de Administração, Logística, Mídias e Conteúdos Digitais, Acessibilidade na Web, Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Dall Agnol
Nome em citações bibliográficas
AGNOL, A. D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Reitoria.
Rua General Osório
Centro
95700000 - Bento Gonçalves, RS - Brasil
Telefone: (54) 34553200
Ramal: 261
URL da Homepage: http://ifrs.edu.br/site/conteudo.php?cat=169


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Informática na Educação.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: André Perez.
2015 - 2016
Especialização em MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. (Carga Horária: 361h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Conteúdos Digitais Acessíveis para mídias sociais: facilitando o acesso de pessoas com deficiência segundo os sete princípios do desenho universal.
2010 - 2013
Graduação em Tecnologia em Lotgística.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Título: Análise da Gestão de Projetos em um Núcleo de Acessibilidade.
Orientador: Daniel Bataglia.




Formação Complementar


2017 - 2017
Desenvolvimento Web com HTML5 e CSS3. (Carga horária: 24h).
TreinaWeb Tecnologia, TREINAWEB, Brasil.
2017 - 2017
Conhecendo o IFRS. (Carga horária: 2h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2015 - 2015
e-MAG - Desenvolvedor. (Carga horária: 30h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Legitimação de Facilitadores de AVDs. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Capacitação dos NEABIs do IFRS. (Carga horária: 14h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2013 - 2013
Emprego Apoiado. (Carga horária: 100h).
Instituto de Tecnologia Social, ITS BRASIL, Brasil.
2011 - 2011
HTML Básico. (Carga horária: 12h).
TreinaWeb Tecnologia, TREINAWEB, Brasil.
2011 - 2011
HTML para Deficientes Visuais. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2011 - 2011
Materíal Didático Digital Acessível. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em Acessibilidade na Web, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista na área de Testes em Acessibilidade Web e Professor conteúdista em cursos EAD de Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva.



Projetos de pesquisa


2006 - Atual
Acessibilidade Virtual e Tecnologia Assistiva
Descrição: Produção de Soluções de acessibilidade para o IFRS e parceiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Anderson Dall Agnol - Integrante / Everaldo Carniel - Integrante / Bruna Poletto Salton - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Coordenador / Lael Nervis - Integrante / Rodrigo Cainelli - Integrante / Erik Schuler - Integrante / Lucas Showshow - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Acessibilidade Digital em Foco
Descrição: O projeto ?Acessibilidade Digital em Foco? tem como objetivo principal desenvolver e executar ações que coloquem estudantes, servidores e comunidade externa do IFRS em contato com a Acessibilidade Digital e a realidade da inclusão de pessoas com deficiência nesse meio. Abrangendo um total de 300 horas o projeto englobará as seguintes ações: Oferta de um Curso MOOC (cursos online abertos e massivos, do inglês Massive Open Online Courses) denominado ?Acessibilidade Digital? que será aberto, gratuito, oferecido via AVEA - Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle do IFRS, com carga horária a ser definida, abrangendo conteúdos como Acessibilidade e suas dimensões, Desenho Universal e Acessibilidade no meio digital; Divulgação da Acessibilidade Digital por meio de folders e panfletos distribuídos à comunidade, e publicações (postagens, notícias e vídeos) nos canais de comunicação do CTA - Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS (site, blog e redes sociais); Oferta de um dia de visitação guiada ao CTA. Neste dia, o CTA estará aberto ao público, possibilitando aos visitantes conhecerem o Centro Tecnológico e questões práticas relacionadas ao trabalho com Acessibilidade e inclusão digital de pessoas com deficiência realizadas nesse setor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2013
Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS
Descrição: O PAV ? Projeto de Acessibilidade Virtual está ligado à Pró-Reitoria de Extensão do IFRS ? Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Somos um projeto de pesquisa, extensão e desenvolvimento de soluções acessíveis, com foco nas áreas de Acessibilidade Virtual, Tecnologia Assistiva e Educação Inclusiva. Atuamos em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação. Equipes do Instituto Federal Baiano e do Instituto Federal do Ceará também atuam em conjunto com o PAV. Nossas principais atividades incluem: Desenvolvimento de metodologias para a implementação de soluções acessíveis para pessoas com deficiência; Criação de sites, portais e sistemas web acessíveis; Realização de avaliação de acessibilidade virtual; Construção de materiais didático-pedagógicos acessíveis/adaptados; Promoção de cursos, capacitações, palestras e oficinas; Produção de Tecnologia Assistiva de baixo custo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - 2017
Confecção de recursos pedagógicos acessíveis para alunos com necessidades educacionais específicas
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de recursos pedagógicos acessíveis junto ao NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Bento Gonçalves. Esses recursos incluem materiais tangíveis e digitais, e ficarão disponíveis para uso dos alunos com necessidades educacionais específicas (NEE), apoio aos docentes e também para consulta e uma possível utilização dos outros campi do IFRS (de acordo com a disponibilidade). A produção de tais materiais levará em consideração os princípios de Acessibilidade e Desenho Universal, tendo como objetivo principal eliminar barreiras e possibilitar e/ou facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, considerando e valorizando suas especificidades, auxiliando o fazer pedagógico por meio de adaptações de acesso ao currículo...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Anderson Dall Agnol - Integrante / Everaldo Carniel - Integrante / Bruna Poletto Salton - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Coordenador.
2017 - 2017
Projeto Habitats de Inovação: Oficina de Cocriação de Tecnologia Assistiva
Descrição: A oficina de cocriação, realizada pelo Centro Tecnológico de Acessibilidade do IFRS, em parceria com a empresa Mercur, propiciou um espaço onde equipes interdisciplinares utilizaram a criatividade, a inteligência coletiva e prototipação para desenvolver soluções funcionais que possibilitem mais autonomia para as pessoas com deficiência. Nessa oficina, profissionais e alunos das áreas da educação, saúde e design..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Anderson Dall Agnol - Integrante / Bruna Poletto Salton - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Coordenador.
2016 - 2016
Educação e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão
Descrição: O projeto visa oferecer aos alunos dos cursos Técnico em Informática e Licenciaturas do IFRS Campus Bento Gonçalves a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos ao longo de seu curso, de forma interdisciplinar, em todas as etapas da concepção e aplicação de um curso na modalidade EaD dentro da temática da inclusão. O resultado do projeto é um curso oferecido para comunidade interna e externa sobre a temática do projeto, incluindo os tópicos educação inclusiva no Brasil, as necessidades educacionais específicas, os recursos de Tecnologia Assistiva, Desenho Universal, Acessibilidade Digital, material tátil adaptado e material digital acessível..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Anderson Dall Agnol - Integrante / Everaldo Carniel - Integrante / Bruna Poletto Salton - Integrante / Andréa Poletto Sonza - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Acessibilidade.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Logistica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: MÍDIAS DIGITAIS.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Tecnologia Assistiva.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Sonza, P.A. (Org.) ; Salton, B. P. (Org.) ; AGNOL, A. D. (Org.) . Reflexões sobre o Currículo Inclusivo. 1. ed. Bento Gonçalves: IFRS, 2018. v. 450. 176p .

2.
Salton, B. P. ; AGNOL, A. D. ; TURCATTI, A. . Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais. 1. ed. Caxias do Sul: Nordeste, 2017. v. 250. 108p .

Capítulos de livros publicados
1.
Sonza, P.A. ; AGNOL, A. D. ; Salton, B. P. . Grupo de trabalho Currículo Inclusvio: propondo caminhos para as adaptações curriculares e a certificação diferenciada no IFRS. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Anderson Dall Agnol. (Org.). Reflexões sobre o Currículo Inclusivo. 1ed.Bento Gonçalves: IFRS, 2018, v. 450, p. 21-45.

2.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; ESCOTT, C. M. ; CARNIEL, E. ; FENSTERSEIFER, L. G. ; LOUSADA, V. L. . Ações para o Ingresso. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). Ações Afirmativas: A Trajetória do IFRS como instituição inclusiva. 1ed.Rio de Janeiro: FLASCO, 2016, v. 7, p. 33-46.

3.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; ESCOTT, C. M. ; STRAPAZZON, J. A. ; SCHROER, R. E. ; LOUSADA, V. L. . Ações para Permanência e Êxito. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). Ações Afirmativas: A trajetória do IFRS como instituição inclusiva. 1ed.Rio de Janeiro: FLASCO, 2016, v. 7, p. 47-62.

4.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; SCHULER, E. ; STRAPAZZON, J. A. . Projeto de Acessibilidade Virtual. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poleto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). Ações Afirmativas: A trajetória do IFRS como instituição inclusiva. 1ed.Rio de Janeiro: FLASCO, 2016, v. 7, p. 63-81.

5.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; ESCOTT, C. M. ; STRAPAZZON, J. A. ; KREBS, J. R. . Relatos de público atendido pela PAAf. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). Ações Afirmativas: A trajetória do IFRS como instituição inclusiva. 1ed.Rio de Janeiro: FLASCO, 2016, v. 7, p. 81-104.

6.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; ESCOTT, C. M. ; STRAPAZZON, J. A. . Perspectivas. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). Ações Afirmativas: A trajetória do IFRS como instituição Inclusiva. 1ed.Rio de Janeiro: FLASCO, 2016, v. 7, p. 105-108.

7.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; STRAPAZZON, J. A. ; SCHROER, R. E. . A Política e os Núcleos de Ações Afirmativas. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). Ações Afirmativas: A Trajetória do IFRS como Instituição Inclusiva. 1ed.Rio de Janeiro: FLASCO, 2016, v. 7, p. 21-32.

8.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; CARNIEL, E. . Concursos Públicos - Assegurando Direitos às Pessoas com Deficiência. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). Ações Afirmativas do IFRS. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2015, v. 600, p. 197-219.

9.
AGNOL, A. D.; Salton, B. P. ; STRAPAZZON, J. A. ; GOMES, M. G. . O Público-Alvo da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2015, v. 500, p. 56-106.

10.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; CARNIEL, E. . Recursos de Tecnologia Assistiva e sua Aplicabilidade Pedagógica. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2015, v. 500, p. 107-154.

11.
AGNOL, A. D.; Salton, B. P. ; NERVIS, L . Recursos Pedagógicos Acessíveis. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2015, v. 500, p. 155-224.

12.
AGNOL, A. D.; CARNIEL, E. ; NERVIS, L . Avaliação Manual de Acessibilidade no Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). Soluções Acessíveis - Experiências Inclusivas no IFRS. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2014, v. 1, p. 33-48.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Sonza, P.A. ; CARNIEL, E. ; Salton, B. P. ; AGNOL, A. D. ; NERVIS, L ; CAINELLI, R. . Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS. Viver IFRS, Bento Gonçalves, p. 12 - 17, 20 jun. 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
AGNOL, A. D.. Recursos de Tecnologia Assistiva para pessoas com baixa visão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
AGNOL, A. D.; Salton, B. P. ; Sonza, P.A. . Acessibilidade na produção editorial.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; OLIVEIRA, S. ; SCHEFER, M. C. ; LAGUNA, M. C. . Ações Afirmativas no IFRS perspectivas e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
AGNOL, A. D.. Acessibilidade: Um conceito para todos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
AGNOL, A. D.. Administrando as Diferenças na Diversidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
AGNOL, A. D.; CARNIEL, E. ; FUCKS, V. L. C. . A Deficiência Visual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Salton, B. P. ; AGNOL, A. D. . Oficina de Acessibilidade Virtual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
AGNOL, A. D.. Compartilhando Vivências Inclusivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
AGNOL, A. D.; CARNIEL, E. ; FUCKS, V. L. C. . Educação de Alunos Deficientes Visuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
AGNOL, A. D.. Leitores de Tela. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
AGNOL, A. D.; CARNIEL, E. ; FUCKS, V. L. C. . A Deficiência Visual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BORTOLINI, S. ; AGNOL, A. D. . NAPNE - Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Especiais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
AGNOL, A. D.; BORGES, D. N. ; CATANEO, C. ; FRAINER, C. . Canais de Distribuição: Um Estudo da Distribuição ao Ramo Alimentício. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
AGNOL, A. D.. Audiogames: jogos acessíveis para pessoas com deficiência visual. 2017; Tema: Jogos Acessíveis. (Site).

2.
AGNOL, A. D.. Conheça boas práticas para a descrição de links. 2017; Tema: Acessibilidade na Web. (Site).

3.
AGNOL, A. D.; SANTOS, S. F. . Extensões que auxiliam na avaliação automática de acessibilidade. 2017; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

4.
AGNOL, A. D.. Extensões que transformam texto em fala. 2017; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

5.
AGNOL, A. D.. Extensões que ajudam usuários com baixa visão na web. 2017; Tema: Acessibilidade na Web.. (Site).

6.
AGNOL, A. D.. Ferramentas OCR - entenda o que são, como funcionam e qual sua relação com a acessibilidade. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

7.
AGNOL, A. D.; Salton, B. P. . Implementando acessibilidade em conteúdos multimídia. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

8.
AGNOL, A. D.. Usabilidade: dicas para tornar seu site mais fácil e intuitivo. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

9.
AGNOL, A. D.. Avaliação de Acessibilidade em Sites. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

10.
AGNOL, A. D.. Desenho Universal: princípios aplicados à web com foco na acessibilidade. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
AGNOL, A. D.. Inclusão e Tecnologia Assistiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; CARNIEL, E. ; NERVIS, L . Educação e Tecnologia na Perspectiva da Inclusão. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; STRAPAZZON, J. A. ; MENEGUZZO, J. ; CARNIEL, E. . O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva. 2015. .

4.
AGNOL, A. D.; KUNZLER, L. H. . Curso de Capacitação em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade Virtual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Salton, B. P. ; AGNOL, A. D. . Material Digital Didático Acessível. 2014. .

6.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; CARNIEL, E. ; NERVIS, L ; MENEGOTO, D. B. ; MENEGUZZO, J. ; STRAPAZZON, J. A. . O Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva. 2014. .

7.
AGNOL, A. D.; Salton, B. P. ; CARNIEL, E. . Capacitação em Acessibilidade Virtual. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
AGNOL, A. D.; Salton, B. P. ; ROSITO, M. ; ACORSI, M. I. ; MAIA, N. ; BORTOLINI, S. ; MARQUES, M. . Curso de Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2013. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Inclusão Acessibilidade e a Psicologia. 2017. (Outra).

2.
Oficina de Produção de Material Didático Pedagógico Adaptado. 2017. (Oficina).

3.
V Encontro Regional de Comunicação Alternativa ISAAC Brasil - SUL. 2017. (Encontro).

4.
2º Workshop Diversidade e Inclusão do I FRS. 2016. (Outra).

5.
II SEPTI - Seminário de Educação Profissional e Tecnologias Inclusivas.Tecnologias Assistivas Desenvolvidas a baixo custo pelo IFRS. 2016. (Seminário).

6.
V Seminário de Acessibilidade Liberato Inclusiva. 2016. (Seminário).

7.
1º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS. 2015. (Outra).

8.
3ª Seminário de Extensão do IFRS. 2015. (Seminário).

9.
Seminário de Ambientação do IFRS. 2015. (Seminário).

10.
2º Seminário de Extensão do IFRS. 2014. (Seminário).

11.
3º Seminário Nacional de Inclusão Digital. 2014. (Seminário).

12.
1º Seminário de Extensão do IFRS. 2013. (Seminário).

13.
Seminário de Acessibilidade. 2013. (Simpósio).

14.
XVI Encontro Nacional de Usuários de Dosvox. 2013. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AGNOL, A. D.; Sonza, P.A. ; Salton, B. P. ; NERVIS, L . Oficina de Cocriação de Tecnologia Assistiva. 2017. (Outro).

2.
AGNOL, A. D.. CTA Open Day. 2017. (Outro).

3.
AGNOL, A. D.. Oficina de Produção de Material Didático Pedagógico Adaptado. 2017. (Outro).

4.
AGNOL, A. D.. 2ª Workshop Diversidade e Inclusão. 2016. (Outro).

5.
RAMOS, V. S. ; STEFANELLO JUNIOR, G. J. ; KREBS, J. R. ; SCHIEDECK, S. ; AGNOL, A. D. ; CATANEO, C. ; STRAPAZZON, J. A. ; MENEGUZZO, J. . 2º Curso de Capacitação para Extensionistas do IFRS. 2015. (Outro).

6.
Sonza, P.A. ; STRAPAZZON, J. A. ; MENEGUZZO, J. ; AGNOL, A. D. ; CATANEO, C. ; Salton, B. P. ; CAINELLI, R. ; NERVIS, L ; KUCZKOWSKI, T. . 1º Workshop Diversidade e Inclusão do IFRS. 2015. (Outro).

7.
AGNOL, A. D.; MENEGUZZO, J. ; KREBS, J. R. . 1º Jogos do IFRS. 2014. (Outro).

8.
Sonza, P.A. ; AGNOL, A. D. ; MENEGUZZO, J. ; STRAPAZZON, J. A. . Curso de Capacitação dos NAPNEs do IFRS. 2014. (Congresso).

9.
Sonza, P.A. ; AGNOL, A. D. ; MENEGUZZO, J. ; STRAPAZZON, J. A. . Curso de Capacitação dos NEABIs do IFRS. 2014. (Congresso).

10.
AGNOL, A. D.. Encontro de NAPNES, por um IFRS Inclusivo. 2012. (Congresso).

11.
AGNOL, A. D.. Encontro de NEABIS, por um IFRS Inclusivo. 2012. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
AGNOL, A. D.; CARNIEL, E. ; NERVIS, L . Avaliação Manual de Acessibilidade no Projeto de Acessibilidade Virtual do IFRS. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Jair Adriano Strapazzon. (Org.). Soluções Acessíveis - Experiências Inclusivas no IFRS. 1ed.Porto Alegre: CORAG, 2014, v. 1, p. 33-48.


Cursos de curta duração ministrados
1.
AGNOL, A. D.; Salton, B. P. ; ROSITO, M. ; ACORSI, M. I. ; MAIA, N. ; BORTOLINI, S. ; MARQUES, M. . Curso de Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2013. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
AGNOL, A. D.. Ferramentas OCR - entenda o que são, como funcionam e qual sua relação com a acessibilidade. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

2.
AGNOL, A. D.. Audiogames: jogos acessíveis para pessoas com deficiência visual. 2017; Tema: Jogos Acessíveis. (Site).

3.
AGNOL, A. D.; Salton, B. P. . Implementando acessibilidade em conteúdos multimídia. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

4.
AGNOL, A. D.. Usabilidade: dicas para tornar seu site mais fácil e intuitivo. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

5.
AGNOL, A. D.. Avaliação de Acessibilidade em Sites. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

6.
AGNOL, A. D.. Desenho Universal: princípios aplicados à web com foco na acessibilidade. 2016; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).

7.
AGNOL, A. D.; SANTOS, S. F. . Extensões que auxiliam na avaliação automática de acessibilidade. 2017; Tema: Acessibilidade Digital. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 22:18:23