Maria Tereza Rangel Arruda Campos

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  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Graduada em Letras (Português e Espanhol) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Doutorado financiado pela CAPES entre fevereiro de 2015 e abril de 2016 e pelo CNPQ a partir de maior de 2016. Pesquisadora no grupo Linguagem, identidade e memória, coordenado pela Professora Doutora Elisabeth Brait. Pós-graduada em gestão para o mercado editorial pela FIA/CBL. Coordenadora da coleção didática de língua portuguesa para Ensino Médio Vozes do Mundo. Coordenadora do Projeto Athos, coleção didática para o terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Curadora de projetos culturais. Consultora em Educação. Consultora em projetos culturais. Editora de livros didáticos para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Editora de livros de literatura juvenil. Editora de livros acadêmicos e de interesse geral. Coordenadora de criação e desenvolvimento de projetos editoriais para ensino fundamental e médio. Colaboradora de diversas Editoras (consultoria editorial, leituras críticas, coordenação de coleção paradidática, autoria de suplementos de trabalhos didáticos, textos diversos). Professora de Português de primeiro e segundo graus. Autora de livros de interesse geral. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Tereza Rangel Arruda Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, M. T. R. A.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis (Orientador: Marília Amorim).
Título: Teias do tempo: o jovem do ensino médio como sujeito na gestação do futuro, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino médio; Políticas públicas de educação; análise dialógica do discurso; jovem do ensino médio; identidade; Sujeito.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2015 - 2018
Doutorado em Linguística Aplicada.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA, PUC-SP, Brasil.
Título: Teias do tempo: o jovem do ensino médio como sujeito na construção do futuro, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Ensino médio; Políticas públicas de educação; Jovens do ensino médio; análise dialógica do discurso; identidade; Sujeito.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Edital de compra de livro didático de Língua Portuguesa para ensino médio: uma arena de muitas vozes,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Sociologia da Educação.
Setores de atividade: Educação; Edição e edição integrada à impressão.
2006 - 2007
Especialização em Aperfeiçoamento para executivos do mercado editori. (Carga Horária: 220h).
Fundação Instituto de Administração, FIA, Brasil.
Título: Sistemas de ensino e livros didáticos: uma comparação.
Orientador: Gilberto Shinyashiki.
1976 - 1980
Graduação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Maria Inês Batista Campos.
1973 - 1975
Ensino Médio (2º grau).
Esquema vestibulares, ESQUEMA, Brasil.




Atuação Profissional



atual editora, ATUAL EDITORA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 44
Outras informações
Editora da área de Português e Inglês, responsável pelo desenvolvimento de produtos, atividade que compreende as seguintes etapas: análise de mercado, propostas estratégicas para a área, busca de autores, acompanhamento da elaboração dos originais, edição de texto, orientação e aprovação de projeto gráfico e da pesquisa iconográfica, orientação para eventuais ilustrações, textos de divulgação e treinamento para o setor comercial, elaboração de roteiros de vídeo de divulgação dos produtos. Resultado principal: participação na concepção e primeira e segunda edição da obra de William Cereja e Thereza Cochar.


Colegio Bandeirantes, COLÉGIO BAND, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1992
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Redação e Literatura para o segundo grau. Participação do programa de reciclagem cultural nos seguintes países: Portugal, França, Itália e Espanha.


Edições SM, EDIÇÕES SM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente editorial, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pelo departamento de Fundamental II e Ensino Médio: montagem de equipe, desenvolvimento de projeto editorial para todas as disciplinas, gestão do projeto, dos tempos e da equipe. A gestão envolve: proposição estratégica para inserção da editora no mercado de didáticos de Fundamental II, seleção de pessoas, acompanhamento do trabalho editorial das equipes e monitoramento do desenvolvimento profissional de seus componentes, montagem de uma equipe de autores, montagem e gestão de cronograma, acompanhamento financeiro dos projetos, entre outras atribuições. A partir de 2008 essas tarefas passaram a ser desenvolvidas para o Ensino Médio. O desenvolvimento de projeto para esse nível de ensino teve como principais responsabilidades a concepção e gestão do projeto, a seleção e coordenação de 25 editores, a gestão do cronograma de 1,5 ano para a elaboração de uma coleção completa de todas as disciplinas, gestão do orçamento, dos contratos com autores e com outros colaboradores, coordenação da interface entre o editorial e outros setores da empresa.


Editora Brasiliense, BRASILIENSE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 20
Outras informações
Editora da coleção Preto no Branco, destinada ao público juvenil, atividade composta das seguintes etapas: levantamento de temas de interesse do público alvo, busca de autores, aprovação de diagramação e ilustração, elaboração de estratégias e textos de divulgação. Antes da contratação, essa mesma atividade foi exercida de forma autônoma desde março de 87.


Editora Moderna, EDITORA MODERNA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editora executiva, Carga horária: 42
Outras informações
Responsável pela concepção, desenvolvimento, edição e acompanhamento da performance de projetos editoriais voltados para a área de ensino de língua portuguesa e literatura e pela gestão da equipe que participa das tarefas que o desenvolvimento desses projetos envolve. A atividade que compreende as seguintes etapas: análise de mercado, propostas estratégicas para a área, desenvolvimento de programação, busca de autores, acompanhamento da elaboração dos originais, edição de texto, orientação e aprovação de projeto gráfico e da pesquisa iconográfica, orientação para eventuais ilustrações, textos de divulgação e treinamento para o setor comercial, elaboração de roteiros de vídeo de divulgação dos produtos. Obras realizadas: Pitanguá, Araribá, Projeto de Maria Luiza Abaurre para Ensino Médio.


Universidade Paulista, UNIP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Aulas para o curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura sobre Gêneros do discurso.


ESCOLA DE PRIMEIRO GRAU NOVO HORIZONTE, ESCOLA DE PRIMEI, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1996
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa de quinta a oitava séries.


GRUPO EDUCACIONAL III MILÊNIO, GRUPO EDUCACIONA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: editora, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 30
Outras informações
Editora de material didático para Ensino Médio e Fundamental, responsável pela implantação do conceito de edição na instituição e pelo desenvolvimento de produtos em todas as áreas, o que compreende: análise das propostas oficiais, análise de outros materiais didáticos, desenvolvimento de proposta pedagógica comum a todas as áreas, busca de autores, acompanhamento da elaboração dos originais, edição de texto, orientação e aprovação de projeto gráfico (capa e miolo), elaboração de textos de divulgação, treinamento do departamento pedagógico e do departamento comercial.


Imprensa Oficial do Estado de S. Paulo, IMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da equipe editorial da Imprensa Oficial. Responsável pela seleção de originais pare a co-edição, proposição e desenvolvimento de projetos editoriais, pelo contato com autores e co-editores, pela aprovação de projetos gráficos, pelo acompanhamento gráfico das edições, pelos textos de comunicação.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora para materiais didáticos, Carga horária: 20
Outras informações
Consultoria na área de materiais didáticos com o objetivo de dar sustentação técnica para a formulação de políticas e ações para a implantação da reforma do ensino médio proposta pelo MEC. Essa consultoria exigiu a elaboração de um planejamento detalhado e o gerenciamento das verbas e equipes que participaram dos trabalhos previstos.


PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA, PUC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria de Estado de Educação de São Paulo, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40
Outras informações
Consultoria para a implantação da reforma do Ensino Médio no Estado de São Paulo com o objetivo de dar sustentação técnica para a formulação de políticas e ações em diversas áreas: materiais didáticos, difusão das diretrizes e das ações da SEE, concepção estratégica das ações de capacitação, entre outras atividades.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Fundamentos e desdobramentos da perspectiva dialógica para a análise de discursos verbais e verbo visuais.
Descrição: O objetivo geral deste projeto é aprofundar as reflexões em torno das especificidades epistemológicas, teóricas e metodológicas da perspectiva dialógica do discurso, também denominada Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujos fundamentos advêm do conjunto da obra de Bakhtin e do hoje chamado Círculo. Esse aprofundamento, que dá sequência a pesquisas anteriores, terá como objetivos específicos: (i) demonstrar a pertinência dessa vertente para uma teoria geral da linguagem; (ii) explicitar sua contribuição para as pesquisas em Ciências Humanas; (iii) reiterar, pela teoria e pela análise, a concepção de texto/enunciado/discurso, verbais e verbo-visuais (sendo o verbal considerado em sua dimensão oral, sonora e/ou escrita) constitutivamente implicados na produção, circulação e recepção de conhecimentos próprios das Humanidades; (iv) esclarecer algumas particularidades assumidas pelo pensamento bakhtiniano no Brasil, a partir de sua recepção e de seus desdobramentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
O impacto da escola nos projetos de futuro de alunos do ensino médio da rede pública.
Descrição: O projeto quer analisar, da perspectiva da teoria ddialógica do discurso tal como concebida por Bakhtin e o Círculo, o discurso de jovens que cursem ensino médio público para tentar responder às seguintes questões: 1) que sujeitos se afirmam discursivamente nos depoimentos? 2) Que possibilidade de futuro o discurso dos depoentes projeta? 3) Quanto o ensino médio participa dessa projeção? A hippótese deste trabalho é que a perspectiva de futuro desses jovens seja muito estreita e que o ensino médio pouco impacto tenha na formulação desses projetos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Tereza Rangel Arruda Campos - Coordenador.
2012 - 2014
Edital de compra de livro didático de língua portuguesa para o Ensino Médio: uma arena discursiva de muitas vozes.
Descrição: O objetivo desta pesquisa é analisar o primeiro edital publicado para regular as compras de livros didáticos de língua portuguesa para Ensino Médio, por considerá-los estratégicos na formulação das políticas públicas de educação, bem como na mediação entre as diretrizes do Ministério da Educação e a prática docente. Publicado em 2003, apresenta critérios técnicos, jurídicos e pedagógicos que orientam a análise e eventual aprovação dos livros que integrarão um guia orientador da escolha do professor. Considerando que aprovação e compra dependem do atendimento aos critérios definidos nos editais, pretende-se verificar como se configura a arena discursiva, ou seja, a interlocução por eles desenhada. A descrição das vozes aí constituídas, da perspectiva metodológica e teórica, levará em conta os critérios jurídicos e técnicos, mas se concentrará na análise dos critérios pedagógicos da avaliação. Para complementar a análise, será necessário confrontar o livro projetado pelos critérios de análise dispostos no edital com alguns que mantinham significativa penetração no mercado no momento de publicação do edital. Supõe-se que esse confronto esclarecerá as proximidades e/ou distâncias entre o livro ideal e o real. A análise se valerá da fundamentação teórica de É. Benveniste na busca das marcas enunciativas do sujeito e de M. Bakhtin no que se refere a signo ideológico, arena discursiva, gênero, polêmica velada e polêmica aberta, discurso, palavra autoritária, palavra internamente persuasiva, com o objetivo de configurar a arena discursiva. São perguntas dessa pesquisa: que vozes se pode ouvir no edital, em especial no na parte do anexo IV relativa aos critérios de avaliação do livro de Língua Portuguesa? Que posição afirmam essas vozes? Como se configura a arena discursiva na publicação? O edital de 2003, relativo ao PNLD 2005, em seu anexo IV, que apresenta os critérios de avaliação propriamente ditos, e os livros mais adotados constituem o corpus do trabalho. A pesquisa pretende contribuir para a compreensão do papel do Estado e das editoras na formulação de políticas públicas para a educação brasileira, em especial para as formuladas para o ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Tereza Rangel Arruda Campos - Coordenador.
2008 - 2014
Verbo-visual e produção de sentidos: perspectiva dialógica
Descrição: Para dar continuidade, coerência e pertinência à pesquisa que vem sendo desenvolvida há alguns anos e que está centrada nas contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso, é indispensável buscar, no conjunto do pensamento bahktiniano (compreendido como os escritos de três intelectuais M. Bakhtin, Valentin N. Voloshinov e Pavel N. Medvedev), as categorias, noções e sugestões que, apresentadas para o discurso verbal, mas tendo alcance nos estudos da linguagem como um todo, possam ser recuperadas e mobilizadas em função de uma melhor compreensão das formas de produção do sentido em manifestações discursivas verbo-visuais. Nesse sentido, é possível afirmar que em vários textos do Círculo encontram-se sugestões para o reconhecimento do visual como texto onde circulam discursos ou mesmo sugestão de articulações verbal, extraverbal, visual. Esse é o caso, por exemplo, do ensaio O autor e o herói (texto inacabado, pertencente aos arquivos, 1920/1930, publicado em Estética da criação verbal). Nele Bakhtin afirma: o objeto estético não é, naturalmente, constituído somente de palavras, ainda que a parte verbal seja importante nele, e esse objeto da visão estética possui uma forma espacial interna artisticamente significante que é representada pelas palavras da obra (essa forma, na pintura, é representada pelas cores, pelo desenho, pelas linhas, e daí não decorre que o objeto estético seja constituído apenas de linhas e de cores; trata-se precisamente de construir um objeto concreto a partir das linhas e das cores. Assim sendo, e considerando que a Análise do Discurso de diferentes vertentes coloca a leitura e a produção textual-discursiva como objeto de pesquisa, a dimensão verbo-visual está aí englobada como característica da vida em sociedade e, também, da constituição dos sujeitos e das identidades. As produções de caráter verbo-visual, tais como charge, publicidade, capas de revistas, primeiras páginas de jornal, poemas visuais, dentre outras, são objeto desta pesquisa, assim como o levantamento e sistematização das sugestões teórico-metodológicas das obras do Círculo bakhtiniano. O projeto foi previsto para 5 anos, mas o prazo foi ampliado até fevereiro de 2015 em função da condição de Assessor do CNPq/2010 até 30/09/2013, conforme decisão do CNPq. Os produtos esperados são: teses e dissertações concluídas pelos orientandos que participam do projeto; participação em eventos científicos com apresentação dos resultados parciais da pesquisa (responsável, orientandos, supervisionados); publicação de artigos em periódicos, de capítulos e livros. O projeto está articulado ao Grupo de Pesquisa/PUC-SP/CNPq Linguagem, Identidade e Memória, por mim liderado, que tem como um dos objetivos a realização de Jornadas anuais de estudo, como aconteceu em 2007, 2008 e 2009, 2010 e 2011, 2012 e 2013 (I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII Jornada): site http://www.linguagemememoria.com.br/home.php. Está também articulado ao GT da ANPOLL Estudos Bakhtinianos. Um dos produtos do projeto foi a criação do periódico online, Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, QUALIS A1, indexado no SCIELO e que já teve, em 2013, seus números 8(1) e 8(2) publicados: http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana. O projeto envolve as seguintes Linhas de Pesquisa: Linguagem e Trabalho; Análise dialógica do discurso; Literatura: Estudos Comparados e Historiografia...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Edição.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
CAMPOS, Maria Tereza Rangel Arruda. Materiais Didáticos e Formação do Professor. Consultoria da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Disponível em:. Acesso em 20 de março de 2008.  Data: 20/03/2008

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMPOS, M. T. R. A.; ODA, L. S. (Org.) ; TOLEDO, S. (Org.) ; UTESCHER, D. (Org.) . Projeto Athos - Português. 1. ed. São Paulo: FTD, 2014. v. 4. 288p .

2.
Ricardo Barreto ; TOLEDO, S. ; TARDELLI, L. A. ; ODA, L. S. ; CAMPOS, M. T. R. A. . Vozes do mundo. 1ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. v. 3. 464p .

3.
CAMPOS, M. T. R. A.. Toninho Horta - Harmonia compartilhada. 1ª. ed. são paulo: Imprensa Oficial do estado de S. Paulo, 2010. v. 1. 360p .

4.
Maria Tereza Arruda Campos; CAMPOS, M. T. R. A. . Lima Barreto. 1ª. ed. São Paulo: Ática, 1988. v. 1. 56p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, M. T. R. A.. Um edital de compra de livro didático e sua arena discursiva. In: Silva, Anderson; Costa, Elizangela. (Org.). Livro didático - olhares dialógicos. 1ed.Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 17-48.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, M. T. R. A.. Argumentação e construção do sujeito: o jovem do ensino médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CAMPOS, M. T. R. A.. Le marché editorial brésilien. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAMPOS, M. T. R. A.. Ler, escrever e pensar a língua: abordagens a partir da teoria dos gêneros e das novas tecnologias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMPOS, M. T. R. A.. Ler, escrever e pensar a língua: abordagens a partir da teoria dos gêneros e das novas tecnologias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CAMPOS, M. T. R. A.. Ler, escrever e pensar a língua: abordagens a partir da teoria dos gêneros e das novas tecnologias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, M. T. R. A.. Leitura livre. 1986. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, M. T. R. A.. Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CAMPOS, M. T. R. A.. Dorina Nowill Inclusão de cegos e pessoas com deficiência visual Reflexão filosófica e linguagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de sequência didatica).

3.
ODA, L. S. ; TOLEDO, S. ; UTESCHER, D. ; CAMPOS, M. T. R. A. . Projeto Athos Porttuguês. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Coleção didática).

4.
BONJORNO, J. R. ; ESTHER, J. ; CASTELLAR, S. ; TRIVELATO, J. ; LISBOA, J. F. ; CAMPOS, M. T. R. A. ; TRIVELLATO, S. ; SOUSA, P. C. ; GUSMAO, T. . Projeto Athos para Fundamental II. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - coleção didática).

5.
CAMPOS, M. T. R. A.; TOLEDO, S. ; Lilia de Abreu Tardelli ; Lucas Sanches . Vozes do mundo - literatura, língua e produção de texto. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - coleçãodidática).

6.
Fernando Sampaio, Débora Motooka ; Marco Martins ; Ricardo Barreto ; Madson Molina ; Julio Cesar Lisboa ; CAMPOS, M. T. R. A. . Ser Protagonista. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - coleção didática).

7.
Marco Martins, Greta Marchetti, João Batista Aguilar ; Fernando Sampaio, Débora Motooka ; CAMPOS, M. T. R. A. . Viver juntos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - coleção didática).

8.
Maria Luiza Abaurre ; Marcela Pontara ; CAMPOS, M. T. R. A. . Literatura brasileira: tempos, leitores e leituras. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - coleção didática).

9.
CAMPOS, M. T. R. A.; Rosane Pamplona . Pitanguá. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - coleção didática).

10.
CAMPOS, M. T. R. A.; Daniela Pinheiro . Coleção Araribá. 2004. (Editoração/Livro).

11.
William Cereja ; Tereza Cochar Magalhães ; CAMPOS, M. T. R. A. . Português: linguagens. 1994. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - coleção didática).

12.
CAMPOS, M. T. R. A.; Rosane Pamplona . Coleção Pitanguá. 1984. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CAMPOS, M. T. R. A.. Materiais didáticos para Ensino Médio. 2000.

2.
CAMPOS, M. T. R. A.. Leitura livre. 1986.

3.
CAMPOS, M. T. R. A.; Márcia Kupstas . Sá e Guarabyra - Roteiros de viagem. 1985 (monografia).

Demais trabalhos
1.
CAMPOS, M. T. R. A.. Curadoria do Espaço Jovem da na 21ª Bienal do Livro de São Paulo.. 2010 (Curadoria) .

2.
CAMPOS, M. T. R. A.. Edição. 1986 (edição) .

3.
CAMPOS, M. T. R. A.. Foram vários os textos. 1984 (elaboração de textos) .

4.
CAMPOS, M. T. R. A.. Colaboradora. 1983 (elaboração de roteiros de leitura) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3º Congresso do livro digital. 2012. (Congresso).

2.
I Encontro de Licenciatura em Letras - O profissional de Letras e o mercado de trabalho.Alternativas profissionais ao aluno de Letras - O editor. 2011. (Outra).

3.
VI Jornada do Grupo de Pesquisa CNPq Linguagem, Identidade e Memória. 2011. (Outra).

4.
Fórum das Letra.Toninho Horta - Harmonia compartilhada. 2010. (Outra).

5.
Técnicas de produção e estratégias de conteúdo digital. 2009. (Outra).

6.
Palestra para Faculdade de Educação da Bahia.A trajetória de um editor: alternativa singular para o mercado de trabalho. 2005. (Outra).

7.
Palestra para Faculdade de Educação da Bahia.A trajetória de um editor: alternativa singular para o mercado de trabalho. 2005. (Outra).

8.
I Encontro Nacional de Professores de 3º grau. 1982. (Encontro).

9.
Jornada de literatura latino-americana. 1980. (Outra).

10.
XXXº Encontro anual da SBPC. 1978. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Zeca Camargo ; CAMPOS, M. T. R. A. . Curadora adjunta do Espaço jovem da Bienal do livro de 2012. 2012. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CAMPOS, M. T. R. A.; TOLEDO, S. ; Lilia de Abreu Tardelli ; Lucas Sanches . Vozes do mundo - literatura, língua e produção de texto. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - coleçãodidática).

2.
BONJORNO, J. R. ; ESTHER, J. ; CASTELLAR, S. ; TRIVELATO, J. ; LISBOA, J. F. ; CAMPOS, M. T. R. A. ; TRIVELLATO, S. ; SOUSA, P. C. ; GUSMAO, T. . Projeto Athos para Fundamental II. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - coleção didática).

3.
CAMPOS, M. T. R. A.. Dorina Nowill Inclusão de cegos e pessoas com deficiência visual Reflexão filosófica e linguagem. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de sequência didatica).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Zeca Camargo ; CAMPOS, M. T. R. A. . Curadora adjunta do Espaço jovem da Bienal do livro de 2012. 2012. (Outro).




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