Jean de Mulder Fuentes

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  • Última atualização do currículo em 14/09/2018


Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Pernambuco,UFPE (2017). Pesquisador Vinculado a Departamento de Pós Graduação em Ciência Política no Núcleo Desenvolvimento & Região da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador vinculado a Laboratório de Investigação do Espaço na Arquitetura (LIA) do Departamento de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador financiado com Bolsa Fixação Doutor (BFD) da Fundação Amparo e Ciência e Tecnologia (FACEPE), do Estado de Pernambuco. Pesquisa, "Impacto da interiorização das Universidades Federais no desenvolvimento das cidades medias de Pernambuco, 2005-2015.Estudo de casos: Vitoria de Santa Antão, Caruaru, Salgueiro e Petrolina". Mestre em Dirección y Planificación Tributaria pela Universidad Adolfo Albañez, Santiago de Chile (2004). Graduação de Contador Público pela Universidad Arturo Prat, ex Universidad de Chile, sede Iquique (1992) Bacharelado em Teologia pela Pontificia Universidad Catolica Argentina, Buenos Aires (1988). Estudos de 3 anos de Filosofia no Professorado Seminario Mayor San José, ciudad de La Plata, Provincia de Buenos Aires, Argentina. Pesquisador do projeto Procondel da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Núcleo de Pesquisa Educação e Sociedade sob coordenação profa. Silke Weber. Departamento de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Membro da Rede Brasileira de Cidades Medias, RBCM. Defesa da Tese doutoral "Politicas da Qualidade da Educação Superior na Argentina, Brasil e Chile. Análise comparativa, 2000 - 2012. Membro do Núcleo de pesquisa "Desenvolvimento e Região" (D&R) do departamento da Pós Graduação´em Ciência Politica da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Bolsista Fixação Doutor pela Fundação de Ampara a Ciência e Pesquisa do Estado de Pernambuco, FACEPE. Projeto: "Impacto da interiorização das Universidades Federais no desenvolvimento das cidades medias de Pernambuco, 2005-2015.Estudo de casos: Vitoria de Santa Antão, Caruaru, Salgueiro e Petrolina". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jean de Mulder Fuentes
Nome em citações bibliográficas
DE MULDER F., J. H.;FUENTES, JEAN HENRI;DE MULDER, F., JEAN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Humanas.
Departamento Pós Graduaçao em Ciencias Políticas, Rua Academico Helio, s/n. CFCH 14° Andar
Cidade Universitária
50670901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 21268283
URL da Homepage: http://www.politica.ufpe.br/


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciência Política.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Politicas da Qualidade da Educação Superior no Brasil, Argentina e Chile.: 2000 - 2012, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Marcos Ferreira Costa Lima.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Gasto Público; Educaçao, Políticas Públicas, Economia Politica I; Desenvolvimento Regional; Gestión Pública.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2002 - 2004
Mestrado em MAGISTER EN DIRECCIÓN Y PLANIFICACIÓN TRIBUTARIA.
UNIVERSIDAD ADOLFO IBAÑEZ, UAI, Chile.
Título: DEREITO TRIBUTARIO INTERNACIONAL,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: RAUL NOVOA GALAN.
Palavras-chave: Fiscalización Regional,; Políticas Públicas; Economía Politica Internacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1990 - 1992
Graduação em CONTADOR PÚBLICO.
Universidad Arturo Prat, UNAP, Chile.
Título: PRINCIPIOS CONTABLES EN AMERICA LATINA.
Orientador: SERGIO ETCHEBERRY.
1984 - 1988
Graduação em BACHILLER EM TEOLOGIA.
Pontificia Universidad Catolica Argentina Santa Maria de Los Buenos Aires, UCA, Argentina.




Formação Complementar


2011 - 2011
Seminario sobre Estado y Desarrollo. (Carga horária: 10h).
COMISIÓN PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE (CEPAL-ONU)., CEPAL, Chile.
1980 - 1982
PROFESSORADO EM FILOSOFÍA. (Carga horária: 420h).
Seminario Mayor SAN JOSE., SMSJ, Argentina.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisador associado, Enquadramento Funcional: Vinculado ao Depto. PPGCP (Ciência Política)

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Rede Brasileira de Cidades Medias

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagio Docencia, Enquadramento Funcional: Disciplina: Economía Política Internacional, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagio Docencia, Enquadramento Funcional: Disciplina: TEORIA DAS RELAÇOES INTERNAC. II, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Ensino. Nivel: Graduaçao de Ciencias Política, Carga horária: 4
Outras informações
Estagio Docencia na cátedra cátedra de TEORÍAS DAS RELAÇOES INTERNACIONAIS II Nivel Graduaçao. Departamento Ciencias Politicas.

Atividades

09/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .

04/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, .

04/2013 - 08/2013
Estágios , Centro de Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Estagio Docencia da disciplina ECONOMIA POLITICA INTERNACIONAL. Carga Horaria: 60.

Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Pesquisador do PROCONDEL., Enquadramento Funcional: Pesquisador do Procondel,SUDENE - UFPE, Carga horária: 6
Outras informações
Pesquisador do acervo produzido pelo Conselho Deliberativo da SUDENE desde sua criação. Projeto realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, o PROCONDEL tem como meta, até 2015, a preservação do acervo e a universalização de seu acesso. Nesta primeira etapa estará disponível a documentação produzida entre 1959 e 1970, composta de documentos textuais, iconográficos e sonoros. Entrevista a prof. Dr. Osvaldo Sunkel. Diretor da Revista CEPAL (Comissão para América Latina e Caribe, da ONU), ex-diretor do escritório da CEPAL para o Brasil.


Universidad Arturo Prat, UNAP, Chile.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Professor Monitor, Enquadramento Funcional: Professor Universitário Auxiliar., Carga horária: 4
Outras informações
Professor Auxiliar da Disciplina Tributação. Departamento Auditoria e Sistemas da Informação. Universidad Artuto Prat, (Universidad de Chile, sede Iquique).

Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Professor Assitente, Enquadramento Funcional: Monitor de Professor Titular, Carga horária: 1


CARGOLUX AIRLINES INT., CV, Chile.
Vínculo institucional

1998 - 2011
Vínculo: Representante Legal,, Enquadramento Funcional: Representante Legal e Fiscal de Linha Aérea., Carga horária: 20
Outras informações
Representante Legal de Linha aérea Cargolux Airlines int., - transporte de carga aérea com headquarter in Luxemburgo. Foi nomeado membro do Local Advisory Group de IATA http://www.cargolux.com/

Vínculo institucional

1998 - 2011
Vínculo: Representante Legal, Enquadramento Funcional: Assessor Legal, Tributário e Financeiro, Carga horária: 30
Outras informações
Representante Legal & Administrativo de Cargolux Airlines International, agência no Chile. Linha aérea de carga do Ducado de Luxemburgo. Reporte ante Banco Central e organismos de Aviação: Direção Geral de Aeronaútica Civil (DGAC). https://www.dgac.gob.cl/portalweb/rest-portalweb/jcr/repository/collaboration/sites%20content/live/dgac/documents/EmpresasExtranjeras_a.pdf


Professional Consultor, IND, Chile.
Vínculo institucional

1998 - 2012
Vínculo: Consultor Asuntos Fiscais., Enquadramento Funcional: Consultor Externo, Carga horária: 8
Outras informações
Atendimento a Organizações, Igrejas e ONGs em Assuntos Contábeis, Fiscais e Legais. Membro da Câmara Chilena - Luxemburguesa. Membro de Câmara Chilena - Belga. Membro de Local Costumer Advisory Group, IATA (International Air Transport Association), e Representante Legal de Cargolux Airlines International. A Cargolux é uma companhia aérea de Luxemburgo: http://www.cargolux.com/


Corte Suprema de Justiça, CSJ, Chile.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Perito Judiciaro Contable e Tributario, Carga horária: 10
Outras informações
Perito Judicario Contável, nomeado pela corte Suprema de Justiça de Chile. Perito Judiciario Tributário, nomeado pela Corte Suprema de Justiça do Chile. A assessoria de Perito aos Juízes em assuntos contáveis o tributários concernente a defensa do Estado do Chile, e personas civis e jurídicas.



Linhas de pesquisa


1.
Politica, Educação e Sociedade

Objetivo: Educação e Sociedade. Membro do Núcleo de Pesquisa "Educação e sociedade" do Departamento da Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, sob direção da profa. Silke Weber..
2.
Gasto Público versus Qualidade do Ensino Superior.

Objetivo: O objetivo é avaliar o gasto público na educação no ensino superior nos países de América do Sul em relação à qualidade da educação entre os anos 2000 a 2010. Para medir o efeito dos gastos foram utilizadas as despesas com educação no ensino superior, considerando o PIB de cada pais da região. Primeiramente, se busca apresentar objetivos e pressupostos teórico-metodológicos, combinando-se técnicas de composição e decomposição de índices estatísticos ; após se procede a uma contextualização histórico-educacional e social ; seguindo, se abordam algumas das visões teóricas mais destacadas sobre qualidade da educação do ensino superior na região e se finaliza com algumas considerações finais no intuito de contribuir para o debate sobre a categorização da qualidade da educação sul americana no ensino superior..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Palavras-chave: Qualidade da Educação; Gasto Social; Políticas Públicas; Ensino Superior; América do Sul; Accountability.
3.
POLITICAS DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ARGENTINA, BRASIL E CHILE. 2000 - 2012

Objetivo: Mostrar os avanços no tocante a qualidade da Educação Superior na Argentina, Brasil e Chile entre os anos 2000 e 2012. O período analisado começa com o fim do modelo econômico neoliberal do começos de anos 2000 e a implementação de políticas progressistas na Educação Superior nos países analisados. O estudo se apoia na visão teórica de Estado de Pierre Bourdieu e de Ernesto Laclau, fundamentalmente, enquanto pensadores de ruptura com os blocos hegemônicos e, ao mesmo tempo, influentes sociólogos na incorporação de categorias de capital social e capital cultural ? termo resgatado por Antonio Gramsci ? e do aporte deles a novas análises sociais e políticas dos governos progressistas, dos referidos países e períodos. O conceito de qualidade na educação superior é polissêmico. Daí a ênfase no enfoque teórico para distinguir qualidade da educação superior de outros conceitos, tais como acreditação e rankings internacionais, também aqui analisados. Como se abalizará, os governos adotam determinadas políticas de qualidade em educação superior, baseadas em uma visão economicista da sociedade e outras baseadas em uma visão de qualidade, entendendo a educação superior como um bem social. Ambas as visões são analisadas por meio das diretrizes e orientações de qualidade em educação superior do Banco Mundial (BM), Organização para o Desenvolvimento e a Cooperação Econômica (OCDE), Organização das Nações Unidas para a Educação e a Cultura (UNESCO) e Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Foram analisados os avanços de qualidade na educação superior por meio de indicadores de gestão, infraestrutura e trajetória do gasto em educação superior. Os resultados explicam a hipótese de que, ao definir políticas claras de qualidade, por meio de instituições democráticas, consegue-se avançar significativamente nos indicadores de qualidade na educação superior como bem social inclusivo, por meio dos resultados mostrados em cada um dos países em estudo..
Setores de atividade: Educação.
4.
Impacto da Interiorização das Universidades Federais no Estado de Pernambuco. Estudo de Casos: Vitoria de Santo Antão, Caruaru, Salgueiro e Petrolina.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
REDE BRASILEIRA DE CIDADES MEDIAS
Descrição: Pesquisador membro de Equipe. Pesquisa vinculadas em a Educação e Educação Superior no Brasil, e Pernambuco. Pesquisa vinculada a relação desenvolvimento e retorno social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Impacto da interiorização das universidades federais no desenvolvimento das cidades médias de Pernambuco. Estudo de casos: Vitória de Santo Antão, Caruarú, Salgueiro e Petrolina
Descrição: O presente projeto que se apresenta está inserido como uma das atividades da Rede Brasileira de Cidades Media e de sua consolidação no estado de Pernambuco. A Rede Brasileira de Estudos sobre Cidades Médias? REDBCM - foi pensada como um mecanismo de integração de pesquisas e de divulgação científica numa perspectiva multi interdisciplinar, direta e indiretamente ligada à vida destas cidades e de seus habitantes. Pretende ser uma estratégia intra-universidades e pluri institucional, alavancada pela Universidade Federal de Pernambuco, através do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento ? D&R. As universidades são instituições que oferecem educação, investigação, extensão e propiciam o desenvolvimento econômico no território em que se estabelecem. Os principais impactos da universidade sobre o território são de dois tipos. O primeiro deriva do gasto que fazem as universidades, afeta direta e indiretamente a demanda local e estimula as pessoas a um trabalho mais especializado nas mais diferentes áreas. O segundo é o impacto sobre o conhecimento o qual está relacionado com a geração, aplicação e exploração do conhecimento universitário fora do âmbito acadêmico. JUSTIFICATIVA Este projeto se justifica pelo impacto social e econômico gerado pela interiorização das instituições de educação superior pública em Pernambuco sobre a economia local, tomando como referência o ano de 2006, ano em que a UFPE começa uma etapa de interiorização das universidades públicas, como estratégia de desenvolvimento nacional e regional do Estado de Pernambuco por meio da abertura de dois campi nas cidades médias de Vitória de Santo Antão e Caruaru, a criação da Universidade do Vale do São Francisco com sede em Petrolina, e o Instituto Federal de Sertão de Pernambuco, na cidade de Salgueiro (oferecendo carreiras superiores de graduação e pós-graduação). Objetivos. a) Mostrar se houve fortalecimento das cidades medias de Vitoria de Santo Antão, Caruaru, Salgueiro e Petrolina nos fluxos ambientais, econômicos e sociais. b) Mostrar o impacto no desenvolvimento e efeito redistributivo sobre a população estudada. c) Desenvolver propostas que inovem, mediante perguntas de investigação inéditas, que abordem as relações entre as recentes transformações das cidades médias em estudo e o campo da educação superior. METODOLOGIA Para lograr os objetivos mencionados, se utiliza a metodologia input-output. Este modelo é provavelmente o mais utilizado para a análise do impacto econômico já que permite calcular o efeito total ? direto e indireto ? de um estímulo como é a atividade de uma universidade, sobre a demanda final, a produção, o valor adicionado, o emprego e outras variáveis econômicas relevantes. Por outro lado, o estudo também analisa o impacto sobre o conhecimento a partir de uma adaptação do modelo proposto por Bozeman (2000) com o objetivo de chegar a determinar a capacidade da universidade em relação à geração, uso, aplicação e exploração do conhecimento. RESULTADOS ESPERADOS. Alguns dos resultados mais relevantes do projeto são: 1) O estabelecimento de uma rede de trabalho para as cidades medias em Pernambuco, seguindo as diretrizes das Nações Unidas na Agenda dos objetivos 2030. 2) O conhecimento da profundidade dos elencados e impacto social, cultural e econômico da implementação das universidades federais nas cidades objeto de este estudo. 3) As entrevistas realizadas com as pessoas do governo atores sociais e das instituições estudadas. 4) Detalhamento das transformações havidas nas cidades, a partir da interiorização das universidades nas quatro cidades estudadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jean de Mulder Fuentes - Integrante / COSTA LIMA, MARCOS - Coordenador.
2017 - Atual
Impacto da interiorização das universidades federais no desenvolvimento das cidades médias de Pernambuco. Estudo de casos: Vitória de Santo Antão, Caruarú, Salgueiro e Petrolina
Descrição: O presente projeto que se apresenta está inserido como uma das atividades da Rede Brasileira de Cidades Media e de sua consolidação no estado de Pernambuco. A Rede Brasileira de Estudos sobre Cidades Médias? REDBCM - foi pensada como um mecanismo de integração de pesquisas e de divulgação científica numa perspectiva multi interdisciplinar, direta e indiretamente ligada à vida destas cidades e de seus habitantes. Pretende ser uma estratégia intra-universidades e pluri institucional, alavancada pela Universidade Federal de Pernambuco, através do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento ? D&R. As universidades são instituições que oferecem educação, investigação, extensão e propiciam o desenvolvimento econômico no território em que se estabelecem. Os principais impactos da universidade sobre o território são de dois tipos. O primeiro deriva do gasto que fazem as universidades, afeta direta e indiretamente a demanda local e estimula as pessoas a um trabalho mais especializado nas mais diferentes áreas. O segundo é o impacto sobre o conhecimento o qual está relacionado com a geração, aplicação e exploração do conhecimento universitário fora do âmbito acadêmico. JUSTIFICATIVA Este projeto se justifica pelo impacto social e econômico gerado pela interiorização das instituições de educação superior pública em Pernambuco sobre a economia local, tomando como referência o ano de 2006, ano em que a UFPE começa uma etapa de interiorização das universidades públicas, como estratégia de desenvolvimento nacional e regional do Estado de Pernambuco por meio da abertura de dois campi nas cidades médias de Vitória de Santo Antão e Caruaru, a criação da Universidade do Vale do São Francisco com sede em Petrolina, e o Instituto Federal de Sertão de Pernambuco, na cidade de Salgueiro (oferecendo carreiras superiores de graduação e pós-graduação). Objetivos. a) Mostrar se houve fortalecimento das cidades medias de Vitoria de Santo Antão, Caruaru, Salgueiro e Petrolina nos fluxos ambientais, econômicos e sociais. b) Mostrar o impacto no desenvolvimento e efeito redistributivo sobre a população estudada. c) Desenvolver propostas que inovem, mediante perguntas de investigação inéditas, que abordem as relações entre as recentes transformações das cidades médias em estudo e o campo da educação superior. METODOLOGIA Para lograr os objetivos mencionados, se utiliza a metodologia input-output. Este modelo é provavelmente o mais utilizado para a análise do impacto econômico já que permite calcular o efeito total ? direto e indireto ? de um estímulo como é a atividade de uma universidade, sobre a demanda final, a produção, o valor adicionado, o emprego e outras variáveis econômicas relevantes. Por outro lado, o estudo também analisa o impacto sobre o conhecimento a partir de uma adaptação do modelo proposto por Bozeman (2000) com o objetivo de chegar a determinar a capacidade da universidade em relação à geração, uso, aplicação e exploração do conhecimento. RESULTADOS ESPERADOS. Alguns dos resultados mais relevantes do projeto são: 1) O estabelecimento de uma rede de trabalho para as cidades medias em Pernambuco, seguindo as diretrizes das Nações Unidas na Agenda dos objetivos 2030. 2) O conhecimento da profundidade dos elencados e impacto social, cultural e econômico da implementação das universidades federais nas cidades objeto de este estudo. 3) As entrevistas realizadas com as pessoas do governo atores sociais e das instituições estudadas. 4) Detalhamento das transformações havidas nas cidades, a partir da interiorização das universidades nas quatro cidades estudadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Jean de Mulder Fuentes - Integrante / COSTA LIMA, MARCOS - Coordenador.
2013 - Atual
Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento - D & R
Descrição: 1. O Núcleo D& R foi fundado a partir do Projeto Swansea: Uma Agenda para o Nordeste do Brasil Séc.XXI (dezembro/97), promovido pelo Depto. de Ciências Sociais/UFPE, pela SUDENE, Secretaria de Planejamento do Governo de Pernambuco, pelo Conselho Britânico e pela Universidade of Wales- Swansea. 2. Do grupo originário, mantiveram-se a UFPE e a University of Wales-Swansea ( U.K.) sob a coordenação do Prof. Marcos Costa Lima (UFPE) e a University of Wales, sob a coordenação do Prof. Suramjit Kumar Saha, Dean of International Liaison, School of Social Sciences and international Development. 3.Como resultado imediato, foram publicados os livros Workshop on Regional Planning - Conference Papers e Planejamento Regional em Tempos de Globalização. 4.O grupo desenvolve atividades permanentes de pesquisa em nível de graduação e pós-graduação e realização de eventos destinados à articulação com a sociedade, que podem ser acompanhadas pelo blog www.nucleoder.wordpress.com e pelas redes sociais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Estudos de Politicas
2014 - Atual
Periódico: Revista Politica Hoje. Depto de Pós-Graduação em Ciencia Política, UFPE.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
Marcos Ferreira Costa Lima ; DE MULDER, F., JEAN . COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA E AMBIENTE. 1. ed. Sao Paulo: HUCITEC Editora, 2015. 229p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FUENTES, JEAN HENRI. A mercantilizaçao das editoras do conhecimento cientifico. Jornalismo e Cidadania, UFPE, Recife, Pernambuco., , v. 13, p. 14 - 15, 16 jul. 2017.

2.
FUENTES, JEAN HENRI. Desigualdade social na Amèrica Latina (2002 - 2016). Jornalismo e Cidadania, UFPE, REcife, , v. 12, p. 14 - 15, 18 jun. 2017.

3.
COSTA LIMA, MARCOS ; DE MULDER, F., JEAN . A Crise Mundial e o Lugar da América Latina. Oportunidades para o estabelecimento de um novo padrão de desenvolvimento social e ambiental.. HORIZONTES LATINOAMERICANOS. Revista de Ciências Sociais do Mercosul Educacional., FUNDAJ, Recife, Pernambuco, p. 20 - 40, 03 ago. 2014.

4.
DE MULDER F., J. H.. Gasto Público en Educación en Chile 2006-2010. Recursos y Equidad ?. Visiones de la Educación, Concepción., 20 dez. 2011.

5.
DE MULDER F., J. H.. Du réalisme magique à l génération "Post-Boom. Regard sur la littérature Latino-Americaine aujordhui. LUXEMBURGER WORT, LUXEMBOURG, p. 4 - 4, 13 out. 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
FUENTES, JEAN HENRI. COMO SE AVALIA E COMO AVALIAR MELHOR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Perspectivas em Políticas Públicas, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
DE MULDER, F., JEAN. V SEMANA DE CIÊNCIAS SÓCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAmbuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
DE MULDER F., J. H.. OBJETIVOS Y DESAFIOS DE TRANSPARENCIA FISCAL EN LOS GOBIERNOS LATINOAMERICANOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DE MULDER, F., JEAN. RELAÇÕES SUL-SUL E PERSPECTIVAS DO DESENVOLVIMENTO.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FUENTES, JEAN HENRI. Entrevista a Gonzalo Martner, Diretor da Escola de Gestão e Governo da Universidade do Santiago do Chile. Apreentação a Secrataroa Geral da CEPAL, Alicia Bárcena.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
FUENTES, JEAN HENRI. Jean De Mulder apresente Procondel da SUDENE na Cepal.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
DE MULDER, F., JEAN. ALDO FERRER, CELSO FURTADO E A SUDENE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
DE MULDER F., J. H.. VOTO DE CONFIANÇA (Eleiçao Presidencial no Chile).. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
COSTA LIMA, MARCOS; SILVA, J. H. F.; STEINER, A.; ROCHA, H. C. L.; FUENTES, JEAN HENRI. Participação em banca de RENAN CABRAL DA SILVA. A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA DOS EMERGENTES NO SECULO XXI: BRASIL E CHINA EN FOCO. 2018. Tese (Doutorado em DOUTORADO EM CIENCIA POLITCA) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Marcos Ferreira Costa Lima; ALMEIDA, M. C. L.; SILVA, J. H. F.; DE MULDER, F., JEAN. Participação em banca de Debhora Fernanda Custódio Bento.DESENVOLVIMENTO EM REGIÕES PERIFÉRICAS: o impacto do Complexo Industrial e Portuário de Suape sobre o município do Ipojuca - PE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Desenvolvimento e Disparidades Regionais em Países Emergentes. 2014. (Congresso).

2.
Seminário. 2014. (Seminário).

3.
Seminario de Programas Sociales y Políticas Públicas (FLACSO).. 2009. (Seminário).

4.
Local Advisory Group, of International Air Transport Association (IATA, Chile)..Aspeitos Tributarios em Aerolineas.. 2004. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FUENTES, JEAN HENRI. Desigualdade social na Amèrica Latina (2002 - 2016). Jornalismo e Cidadania, UFPE, REcife, , v. 12, p. 14 - 15, 18 jun. 2017.

2.
FUENTES, JEAN HENRI. A mercantilizaçao das editoras do conhecimento cientifico. Jornalismo e Cidadania, UFPE, Recife, Pernambuco., , v. 13, p. 14 - 15, 16 jul. 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
DE MULDER, F., JEAN. V SEMANA DE CIÊNCIAS SÓCIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAmbuco. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




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