Gislaine Vanessa de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1111528125803129
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Graduada de licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão-PE. Integrante do GPA - Grupo de Pesquisa de Antozoários de Pernambuco cujo objetivo central é o estudo de invertebrados marinhos com ênfase em estudos taxonômicos e ecológicos de Cnidários. Também é membro pesquisadora no PCR- Projeto de Conservação Recifal cujo objetivo é desenvolver ações de pesquisa, educação ambiental e capacitação da comunidade local nos recifes costeiros do litoral Sul do Estado de Pernambuco e APA Costa dos Corais, Brasil. Desenvolveu atividades de Pesquisa e Extensão ligadas a Educação Inclusiva e trabalhos referentes a Ecologia e Relevância Ambiental de Octocorais de Mar profundo. Concluiu Mestrado acadêmico pelo do Programa de Pós Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal de Pernambuco, onde a dissertação está intitulada "Avaliação do Estado de Conservação da Espécie Endêmica Mussismilia harttii no Brasil". Possui ainda experiência em trabalhos de campo no mar. Acumula mais de 70 horas de mergulho científico na Costa Nordeste do Brasil desde o Estado da Paraíba, passando Pernambuco (Incluindo o PARNAMAR Fernando de Noronha) e Alagoas (em toda a extensão da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais - APACC) até o Parque Municipal marinho do Recife de Fora no Sul da Bahia, e Caribe- México onde a maioria deles tiveram como objetivo o levantamento de dados sobre recifes de corais com utilização de técnicas como Reef Check Brasil e Vídeo Transecto. Com experiência na área de Zoologia e ecologia de corais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gislaine Vanessa de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, G. V.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Biológicas.
Rua Alto do Reservatório s/n
Bela Vista
55608680 - Vitória de Santo Antão, PE - Brasil
Telefone: (81) 35334561


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Biologia Animal.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Avaliação do Estado de Conservação da Espécie Endêmica Mussismilia harttii,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Dr. Carlos Daniel Perez.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: extinção; Edemismo; Conservação; Laborel; Nordeste.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada / Especialidade: Conservação das Espécies Animais.
2011 - 2014
Graduação em ciencias biologicas.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: ANTOZOÁRIOS (OCTOCORALIA E ANTIPATHARIA) DE MAR PROFUNDO DO NORDESTE BRASILEIRO COMO FONTE DE SUBSTRATO BIOGÊNICO PARA INVERTEBRADOS.
Orientador: Dr. Carlos Daniel Perez.
2004 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
aarão lins de andrade, AL, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Advanced Open Water Diver.
PADI, PADI, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Mergulho Básico Open Water Diver SSI.
Aquaticos Centro de Mergulho, AQUATICOS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Monitoria de Arthopoda. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2007 - 2008
Operacional Básico de Informática. (Carga horária: 100h).
News Center Informática, NCI, Brasil.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Avaliação do Estado de Conservação do Coral Endêmico Mussismilia harttii no Brasil.
Descrição: Os recifes de coral são ecossistemas marinhos encontrados em regiões de águas quentes e claras e formados pela deposição do esqueleto calcário de organismos como corais, algas e moluscos. Estes se distribuem, do Maranhão ao Sul da Bahia, representando as únicas formações recifais do Atlântico Sul. Nessas áreas existem unidades de conservação federais, estaduais e municipais que protegem uma parcela significativa desses ambientes. Em geral, os ecossistemas costeiros e marinhos são considerados especialmente vulneráveis às mudanças climáticas por sua fragilidade e limitada capacidade de adaptação, de forma que os danos a eles causados podem ser irreversíveis. Das mais de 350 espécies de corais recifais existentes no mundo, 20 espécies foram registradas para o Brasil, sendo oito endêmicas. O alto grau de endemismo das espécies de corais brasileiros é representado principalmente pelo gênero Mussismilia (Laborel, 1969). A espécie Mussismilia harttii (Verrill, 1868) é a segunda maior em termos de distribuição, ocorrendo originalmente desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, incluindo áreas oceânicas, normalmente em profundidades entre 2 e 3 m. No entanto, em ambos estados (antigos limites norte e sul para a espécie), o pesquisador Jacques Laborel apenas encontrou exemplares mortos, ao invés de colônias vivas em ambientes recifais costeiros. O que sugere que houve algum fator que levou à extinção deste coral nessas áreas. Recentemente um levantamento piloto registrou a extinção local da espécie na praia de Porto de Galinhas no litoral pernambucano. Assim se faz necessária uma avaliação do estado de conservação de Mussismilia harttii ao longo do nordeste brasileiro utilizando os critérios de avaliação estabelecidos pela UICN e indicar quais fatores estressantes estão levando à redução e/ou mesmo extinções locais destas populações. Somente a partir desses subsídios, será possível indicar quais as medidas ideais a serem tomadas para garantir a continuidade da espécie..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gislaine Vanessa de Lima - Integrante / Carlos Daniel Perez - Coordenador / Ralf Cordeiro - Integrante / Paula Braga Gomes - Integrante / Maude Theriault-Gauthier - Integrante / Catherine George - Integrante.
2012 - Atual
Inventario faunístico e revisão taxonômica com aplicação de técnicas morfo-moleculares dos cnidários antozoários do Norte/Nordeste brasileiro
Descrição: O projeto tem com objetivos inventariar as espécies de cnidários antozoários das regiões Norte e Nordeste do Brasil, revisar taxonomicamente os grupos conflitantes mediante ferramentas morfo-moleculares, comparar morfo-molecularmente as espécies caribenho-brasileiras de situação taxonômica conflitante,identificar os lotes não determinados depositados em museus e coleções das regiões Norte e Nordeste do Brasil, elaborar chaves de identificação das famílias dos cnidários bentônicos marinhos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, detectar a presença de espécies exóticas e identificar as espécies de especial importância para o homem (farmacológica,biorremediadora, bioindicadora), capacitando recursos humanos em taxonomia de Cnidaria e em curadoria de coleções zoológicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gislaine Vanessa de Lima - Integrante / Carlos Daniel Perez - Coordenador / Ralf Cordeiro - Integrante / Rodrigo Torres - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
PROTAX
Descrição: PORIFEROS E CNIDARIOS DO NORTE-NORDESTE DO BRASIL. Inventario faunistico e revisao taxonomica com aplicacao de tecnicas morfo-moleculares Programa que visa a formacao de taxonomos em dois grupos que necessitam a formacao de recursos humanos, dada a escassez presente no Brasil. O projeto tem com objetivos o levantamento faunisitico dos poriferos e cnidarios bentonicos das regioes Norte e Nordeste do Brasil, assim com revisar taxonomicamente os grupos conflitantes e realizar um checklist dos grupos nessas regioes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gislaine Vanessa de Lima - Integrante / Carlos Daniel Perez - Coordenador / Ralf Cordeiro - Integrante / Felipe Campos - Integrante / Ulisses Pinheiro - Integrante / Rodrigo Torres - Integrante / Manuela Menezes - Integrante / David H. Oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Zoologia Multissensorial: Otimização e implementação de modelos didáticos para deficientes visuais
Descrição: A proposta tem como principal objetivo trabalhar na perspectiva de aperfeiçoamento dos modelos previamente elaborados para abordagem do ensino de zoologia a alunos com deficiência visual. O Projeto possui duas linhas de ação: a primeira diz respeito ao aperfeiçoamento recursos de apoio didático multissensoriais (READIM) com o intuito de torná-los mais eficientes no processo de ensino-aprendizagem. A segunda será realizada, com Professores da Rede Municipal de Ensino, ações no intuito de divulgar e expandir a proposta por meio da formação continuada dando continuidade aos trabalhos realizados anteriormente.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gislaine Vanessa de Lima - Integrante / Carlos Daniel Perez - Coordenador / Manuela Menezes - Integrante / Suellen Tarcyla da Silva Lima - Integrante / Emanuel Souto da Mota Silveira - Integrante.
2013 - Atual
Zoologia Multissensorial - uma proposta inclusiva para pessoas com deficiência visual
Descrição: A proposta tem como principal objetivo abordar o ensino de zoologia para alunos com deficiência visual. O projeto tem duas linhas de abordagem: a primeira focaliza a criação de modelos e instrumentos didáticos zoológicos para transmitir o conhecimento a alunos com deficiência visual, e a segunda abordagem centraliza a implementação desses instrumentos em escolas com alunos cegos visando a formação dos professores no uso dos modelos criados e testando a viabilidade dos mesmos com os alunos com deficiência visuais...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gislaine Vanessa de Lima - Coordenador / Carlos Daniel Perez - Integrante / Manuela Menezes - Integrante / Suellen Tarcyla da Silva Lima - Integrante / Emanuel Souto da Mota Silveira - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Morfologia dos Grupos Recentes.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, G. V.; Perez, C.D. ; Cordeiro, R. . Octocorais de mar profundo como substrato biogênico para ofiuróides(echinodermata). In: Congresso Brasileiro de Oceanografia-CBO, 2012, Rio de Janeiro. CBO, 2012.

2.
LIRA NETO, E. S. ; TORRES, A. S. ; LIMA, G. V. ; MEDEIROS, B. F. ; GALVAO, A. P. O. ; MAGALHAES, C. P. . Análise da formação da incisura isquiática e sua relação com a evolução da espécie. In: simpósio de ciências biológicas e da saúde, 2011, Vitória de Santo Antão PE. UFPE, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
LIMA, S.T.S. ; Cordeiro, R. ; GOMES, P. B. ; Campos, F. ; LIMA, G. V. ; Perez, C.D. . Cnidarian associated with the octocoral Nicella spicula Cairns, 2007 (Cnidaria, Anthozoa) in deep water Atlantic Ocean. Hydrobiologia (The Hague. Print), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, P. B. ; Cordeiro, R. ; LIMA, S.T.S. ; Campos, F. ; LIMA, G. V. ; TARGINO, A. K. G. . ?First records of Nicella coral garden epibionts of the Brazilian continental margin?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Perez, C.D. ; LIMA, G. V. ; Cordeiro, R. . Avaliação do estado de conservação do coral endêmico Mussismilia harttii (Verrill, 1868) (Cnidaria: Anthozoa) no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LIMA, G. V.; THERIAULT-GAUTHIER, M. ; GEORGE, C. ; Cordeiro, R. ; Perez, C.D. . Avaliação do Estado de Conservação do Coral Endêmico Mussismilia harttii na APA Costa dos corais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LIMA, G. V.; Cordeiro, R. ; Perez, C.D. . Extinção Local do Coral endêmico Mussismilia harttii em Porto de Galinhas Pernambuco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Perez, C.D. ; Menezes, M. ; LIMA, G. V. ; Cordeiro, R. . CHECKLIST DE LA ORDEN ANTIPATHARIA (Cnidaria: Anthozoa) DE LA MARGEN ORIENTAL DE AMÉRICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Menezes, M. ; LIMA, S.T.S. ; LIMA, G. V. ; Cordeiro, R. ; Campos, F. ; GOMES, P. B. ; Perez, C.D. . ANTOZOÁRIOS DO MAR PROFUNDO DO NORDESTE BRASILEIRO (BACIA POTIGUAR, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL) COMO FONTE DE SUBSTRATO BIOGÊNICO PARA INVERTEBRADOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
LIMA, G. V.; Perez, C.D. . Os cnidários antozoários de mar profundo do nordeste do Brasil como fonte de substrato biogênico para equinodermos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LIMA, S.T.S. ; Menezes, M. ; LIMA, G. V. ; Cordeiro, R. . ANTIPATÁRIOS (CNIDARIA:ANTHOZOA ) DE MAR PROFUNDO BRASILEIRO COMO SUBSTRATO BIOGÊNICO PARA ANELÍDEOS POLIQUETAS DA FAMÍLIA POLYNOIDAE.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Perez, C.D. ; LIMA, S.T.S. ; Cordeiro, R. ; Campos, F. ; LIMA, G. V. ; GOMES, P. B. . Deep-Sea Octocorals as Biogenic Substrates for Cnidarians. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, G. V.. Planejamento turístico e Gestão Ambiental em áreas de recifes de corais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18ª Jornada de iniciação Científica.ANTOZOÁRIOS DO MAR PROFUNDO DO NORDESTE BRASILEIRO (BACIA POTIGUAR, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL) COMO FONTE DE SUBSTRATO BIOGÊNICO PARA INVERTEBRADOS. 2014. (Simpósio).

2.
Congresso Brasileiro de Oceanografia. ANTOZOÁRIOS DO MAR PROFUNDO DO NORDESTE BRASILEIRO (BACIA POTIGUAR, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL) COMO FONTE DE SUBSTRATO BIOGÊNICO PARA INVERTEBRADOS. 2014. (Congresso).

3.
II encontro regional de estudantes de ecologia- ERECO. 2014. (Encontro).

4.
I semana de Biologia-A profissionalização Docente.oficina um olhar digital. 2014. (Oficina).

5.
4º Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Antipatários (cnidaria-Antozoa) de mar profundo brasileiro como substrato biogênico para anelídeos poliquetas da família Sigalionidae. 2013. (Congresso).

6.
III Seminário de Educação Inclulsiva CAV - UFPE. 2013. (Seminário).

7.
II Seminário em Educação Ambiental. 2013. (Seminário).

8.
the 8th international conference on coelenterate biology (iccb 8).Deep-Sea Octocorals as Biogenic Substrates for Cnidarians. 2013. (Outra).

9.
VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2013. (Congresso).

10.
VII Simpósio Integrado de Ciências da Saúde e Biológicas. 2013. (Simpósio).

11.
Congresso Brasileiro de Oceanografia. Octocorais de Mar Profundo como Substratos Biogênicos Para Ofiuróides (Echinodermata). 2012. (Congresso).

12.
Encontro Pernambucano de Divulgação Científica.octocorais de mar profundo como substrato biogênico para ofiuróides. 2012. (Encontro).

13.
Encontro Pernambucano de Divulgação Científica.Octocorais de Mar Profundo como Substratos Biogênicos Para Ofiuróides (Echinodermata). 2012. (Encontro).

14.
I Simpósio Internacional de Mitocôndria e Metabolismo. 2012. (Simpósio).

15.
EXPOSIÇÃO DE ANATOMIA: O CONHECIMENTO AO ALCANCE DE TODOS.monitor. 2011. (Encontro).

16.
II Ciclo de Palestras em Comemoração ao dia do Biólogo. 2011. (Outra).

17.
II Semana Urticante: Mergulhe no mundo dos Cnidários. 2011. (Simpósio).

18.
I Seminário de Educação Ambiental. 2011. (Seminário).

19.
I simpósio paraibano de anatomia. 2011. (Simpósio).

20.
Simpósio de Ciências Biológicas e da Saúde. 2011. (Simpósio).



Outras informações relevantes


Forma parte como membro aluno do Grupo de Pesquisa em Antozoários - GPA
Foi monitora da disciplina Arthopoda no período de 2013.1 e 2013.2
Foi Tutora da disciplina Arthopoda no semestre 2013.2
Orientou e supervisionou duas alunas intercambistas de mestrado em Ecologia Internacional da Universidade de Sherbrooke-Canadá, no semestre 2016.1 e 2016.2.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 23:32:25