Paula de Castro Broda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8201030452804379
  • Última atualização do currículo em 23/01/2018


Possui graduação em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de São Paulo (2013). É mestre em História Cultural pela mesma instituição, com a pesquisa "This is our fight!: as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial (1940-1945)?, sob orientação da Profa. Dra. Mariana Martins Villaça. Tem interesse na área de História Contemporânea, História das Américas e História dos Estados Unidos com ênfase em História do Cinema, focando nos usos políticos do cinema de animação como difusor de ideologias. Integra os seguintes Diretórios de Pesquisa: LAPHA (Laboratório de Pesquisas de História das Américas) ? UNIFESP. Coordenação: Profa. Dra. Mariana Martins Villaça, Prof. Dr. José Carlos Vilardaga; e História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação ? USP. Coordenação: Prof. Dr. Eduardo Victorio Morettin, Prof. Dr. Marcos Francisco Napolitano de Eugenio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula de Castro Broda
Nome em citações bibliográficas
BRODA, Paula C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado em História.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: This is our fight!: as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial (1940-1945)?,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Mariana Martins Villaça.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Animação; Cinema; Hollywood; II Guerra Mundial; Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2013
Graduação em História.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Health for the Americas: Uso das animações da Walt Disney para a educação das famílias latino-americanas no contexto da Política da Boa Vizinhança (1943-1946).
Orientador: Mariana Villaça.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Uma aventura pelos animes de Hayao Miyazaki. (Carga horária: 16h).
Joh Mabe, JOH MABE, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista, Carga horária: 44
Outras informações
Mestrado "This is our fight!: as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial (1940-1945)"

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de iniciação científica com a pesquisa "Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas para as famílias latino-americanas no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1946)"


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio PAD, Enquadramento Funcional: Estágiária Monitoria PAD, Carga horária: 8
Outras informações
Plano de Aperfeiçoamento Didático - PAD, como voluntária. Estágio de monitoria realizado na disciplina "Engajamento político e experimentalismo estético na América Latina, no século XX" ministrada pela Profa. Dra. Mariana Villaça.

Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Membro Grupo PET História, Enquadramento Funcional: Aluno bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Indiana University, IU Bloomington, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (FAPESP) para o desenvolvimento da pesquisa "Politics and war propaganda in Hollywood animations during the World War II (1940-1945)" junto ao Departamento de Português e Espanhol, sob supervisão do Prof. Jonathan Risner.



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas para as famílias latino-americanas no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1946)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paula de Castro Broda - Coordenador / Mariana Martins Villaça - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2009 - 2012
História e Tecnologias de Informação e Comunicação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Paula de Castro Broda - Coordenador / Vanessa Neri Rodrigues - Integrante / Celeste Baumann - Integrante / Elson Granzoto Junior - Integrante / Patrícia Moreira Nogueira - Integrante / Edilene Toledo - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Outros Projetos


2009 - 2012
Programa de Educação Tutorial (PET)
Descrição: O grupo PET História Unifesp tem como diretriz estabelecer projetos relacionados tanto à pesquisa, quanto ao ensino e à extensão. O grupo possuía duas frentes de pesquisa: a primeira sobre a História do município de Guarulhos, tendo como fonte o patrimônio industrial da cidade. A segunda frente de trabalho pesquisou a relação das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e a História, com os seus possíveis usos no ofício do historiador. Teve como tutores no período de participação: Prof. Dr. Luis Filipe Silvério Lima e Profa. Dra. Edilene Toledo e co-tutorado pela Profa. Dra. Marcia Eckert Miranda Situação: Concluído; Natureza: Outra. Alunos envolvidos: Graduação: (9).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Paula de Castro Broda - Coordenador / Vanessa Neri Rodrigues - Integrante / Carolina Carvalho - Integrante / Celeste Baumann - Integrante / Elson Granzoto Junior - Integrante / Patrícia Moreira Nogueira - Integrante / Georges Homsi Mora - Integrante / Wagner Pereira Silva - Integrante / Alessandra Santana - Integrante / Edilene Toledo - Integrante / Roger Camacho Barrero Jr - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História dos Estados Unidos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BAUMANN, C.2012 BAUMANN, C. ; GRANZOTO JUNIOR, E. ; NOGUEIRA, P. M. ; BRODA, Paula C. ; RODRIGUES, V. N. . Fontes on-line em arquivos brasileiros: Reflexões sobre a Internet no ofício do historiador. Cadernos de Clio, v. 3, p. 205-232, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRODA, Paula C.. Um Pato na guerra: a propaganda do exército estadunidense em Donald gets drafted (1942), Sky trooper (1942) e Commando Duck (1944). In: XXVIII Encontro Nacional de História, 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Encontro Nacional de História, 2015.

2.
BRODA, Paula C.. Health for the Americas: As animações dos estúdios Walt Disney voltadas para as famílias latino-americanas no contexto da Política de Boa Vizinhança (1940-1946). In: I Encontro de graduandos e pós-graduandos em História dos Estados Unidos, 2013, Niterói. istória dos Estados Unidos: Anais do I Encontro de Graduandos e Pós-graduandos. Niterói: PPGH-UFF, 2013. p. 413-428.

Apresentações de Trabalho
1.
BRODA, Paula C.. 'O conceito de Engajamento'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BRODA, Paula C.. This is our fight!?: as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial (1940-1945). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BRODA, Paula C.. Wipe out the enemy; a representação do inimigo japonês na animação Commando Duck (1944). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BRODA, Paula C.. Health for the Americas As Animações dos Estúdios Walt Disney voltadas para as Famílias Latino-Americanas no Contexto da Política da Boa Vizinhança (1940 ? 1946). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BRODA, Paula C.. 'This is our fight!:': as animações de Hollywood utilizadas como propaganda política pelos Estados Unidos na II Guerra Mundial (1940-1945). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
BRODA, Paula C.. Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas à educação das famílias latino-americanas no contexto da Política de Boa Vizinhança (1943-9146). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BRODA, Paula C.. Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas à educação das famílias latino-americanas no contexto da Política de Boa Vizinhança (1943-9146). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRODA, Paula C.. Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas para as famílias latino-americanas no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1946). 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BRODA, Paula C.; NOGUEIRA, P. M. ; RODRIGUES, V. N. . Fontes on-line em arquivos brasileiros: Reflexões sobre a Internet no ofício do historiador. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRODA, Paula C.; NOGUEIRA, P. M. ; BAUMANN, C. ; GRANZOTO JUNIOR, E. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) - Fontes on-line nos arquivos brasileiros: Usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRODA, Paula C.; BAUMANN, C. ; GRANZOTO JUNIOR, E. ; NOGUEIRA, P. M. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) - Fontes on-line nos arquivos brasileiros: Usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRODA, Paula C.; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. ; Carvalho, C. . História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRODA, Paula C.; Carvalho, C. ; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRODA, Paula C.; Carvalho, C. ; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BRODA, Paula C.; Carvalho, C. ; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. . História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NEMI, Ana; BRODA, Paula C.; RUIZ, Rafael. Participação em banca de Flávia Nalin.Jogos Vorazes: Guerras e distopias nos primeiros anos do século XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Colóquio de Cinema e Arte da América Latina (COCAAL). 2017. (Congresso).

2.
XXIX Simpósio Nacional de História.De batom e macacão: A mulher estadunidense nas animações de Hollywood durante a II Guerra Mundial. 2017. (Simpósio).

3.
III Encontro de Pesquisa na Graduação em História (EPEGH).Fontes on-line em arquivos brasileiros: Reflexões sobre a Internet no ofício do historiador. 2012. (Encontro).

4.
IV Semana de História da Unifesp.Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas para as famílias latino-americanas no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1946). 2012. (Outra).

5.
XX Congresso de Iniciação Científica - PIBIC. Health for the Americas: as animações dos Estúdios Walt Disney voltadas para as famílias latino-americanas no contexto da Política da Boa Vizinhança (1940-1946). 2012. (Congresso).

6.
A Paz de Deus revistada. 2011. (Outra).

7.
XIX Congresso de Iniciação Científica - PIBIC. História e TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) - Fontes on-line nos arquivos brasileiros: Usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2011. (Congresso).

8.
A perspectiva do historiador: arte, ciência e política na América Latina do século XIX. 2010. (Outra).

9.
As memórias de Alexandre Dumas - Entre a História e a Memória. 2010. (Outra).

10.
Concreto, highways e circuitos integrados: As origens tecnoculturais do paradigma cibernético (anos 1950-1980). 2010. (Outra).

11.
Educação e diversidade cultural: problemas para construção das escolas de índios e afro-descendentes. 2010. (Outra).

12.
Fotografia: Arte e História. 2010. (Outra).

13.
II Semana de História: Ditaduras. 2010. (Congresso).

14.
Memória Pictória: imagem, imaginário político e história. 2010. (Outra).

15.
TICs, Educação e Humanidades.História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010. (Outra).

16.
XVIII Congresso de Iniciação Científica - PIBIC. História e TICs: guia de fontes online e usos possíveis da Internet para o ofício do historiador. 2010. (Congresso).

17.
A fiscalidade imperial portuguesa: fontes e problemas de pesquisa. 2009. (Outra).

18.
Arqueologia em Havana Velha (Cuba). 2009. (Outra).

19.
Capital Social: Participación en redes y cooperación social. 2009. (Encontro).

20.
Cultura e Alteridade no ensino de História. 2009. (Seminário).

21.
Curso de Extensão: Colóquios sobre Patrimônio Histórico. 2009. (Outra).

22.
I Colóquio Unifesp de Filosofia Política e do Direito. 2009. (Outra).

23.
I Semana de História: O ofício do historiador. 2009. (Congresso).

24.
La familia nuclear en México en el Siglo XX. 2009. (Encontro).

25.
O Movimento Modernista no Brasil. 2009. (Outra).

26.
Religião e ilustração em Portugal e no Brasil. 2009. (Outra).

27.
Seminário Internacional de Diálogos políticos sobre o ensino de História da África e estudos africanos. 2009. (Seminário).

28.
Testemunhos procurados! Aspectos da obra de arte como anedota. 2009. (Outra).

29.
1808: debates historiográficos em torno de uma efeméride. 2008. (Outra).

30.
200 anos de Ensino Superior no Brasil. 2008. (Seminário).

31.
Cinema e Política no Totalitarismo e na Democracia: Propaganda, Intolerância e Violência. 2008. (Outra).

32.
I Colóquio de Pesquisa em Humanas da Unifesp. 2008. (Outra).

33.
Os caminhos da construção nacional na África Contemporânea. 2008. (Outra).

34.
Unifesp 75 anos: Patrimônio cultural e perspectivas. 2008. (Oficina).

35.
XIX Encontro Regional de História - Poder, exclusão e violência. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CESAR JUNIOR, S. ; NEPOMUCENO, M. M. C. ; MATOS, Y. A. V. F. ; BRODA, Paula C. . V Colóquio de Cinema e Arte da América Latina (COCAAL). 2017. (Congresso).

2.
BRODA, Paula C.; BAUMANN, C. ; GRANZOTO JUNIOR, E. ; NOGUEIRA, P. M. ; PORTELA, J. D. ; CALDEIRA, A. P. S. ; MATTOS, E. L. ; DUARTE, M. D. ; GERALDINI, T. ; SANCHEZ, T. J. N. ; OLIVEIRA, A. Q. . IV Semana de História - "O saber e a consciência histórica: tendências e perspectivas". 2012. (Congresso).

3.
BRODA, Paula C.; BAUMANN, C. ; Carvalho, C. ; RODRIGUES, V. N. . TICs, Educação e Humanidades. 2010. (Outro).

4.
BRODA, Paula C.; BAUMANN, C. ; Carvalho, C. ; COSTA, S. S. ; LIMA, V. C. ; OLIVEIRA, L. C. ; RIBEIRO, A. V. ; RODRIGUES, V. N. ; VIANA, G. F. P. ; MORA, G. H. ; SILVA, W. P. ; SANTANA, A. . II Semana de História da Unifesp: "Ditaduras". 2010. (Congresso).

5.
BRODA, Paula C.; Carvalho, C. ; LIMA, V. C. ; RODRIGUES, V. N. ; OLIVEIRA, L. C. ; RIBEIRO, A. V. ; VIANA, G. F. P. ; MENDES, F. ; COSTA, S. S. . I Semana de História da Unifesp: "O ofício do Historiador". 2009. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 15:12:08