Edson Ramos de Oliveira Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7217074668146407
  • Última atualização do currículo em 10/09/2017


Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Jornalismo pela UFS. Membro do gruo CNPq "Observatório de Economia e Comunicação" (OBSCOM). Colaborador e colunista do jornal Cinform em Aracaju, Sergipe. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edson Ramos de Oliveira Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, E. R. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Observatório de Economia e Comunicação - OBSCOM.
Avenida Marechal Rondon. Cidade Universitária Professor Aluísio Campos.
Rosa Elze
49055540 - São Cristóvão, SE - Brasil
Telefone: (079) 21056775
URL da Homepage: www.obscom.com.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: Mercado de música gospel: como nasce uma indústria cultural,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Verlane Aragão Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Música Gospel; Comunicação; Economia Política; Indústria Cultural; Mediação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Economia Política da Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Religião.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2010 - 2015
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo.
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Título: A entrada das grandes gravadoras no mercado de música gospel: um estudo de caso da Sony Music Brasil.
Orientador: Verlane Aragão Santos.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe, FAPITEC/SE, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Tecnologias da Informação e Comunicação.
SENAI - Departamento Regional de Sergipe, SENAI/DR/SE/, Brasil.
2012 - 2012
Propriedade Intelectual. (Carga horária: 10h).
SENAI - Departamento Regional de Sergipe, SENAI/DR/SE/, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Seminário Mídia e Violência. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.


Atuação Profissional



Jornal Cinform, CINFORM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colunista
Outras informações
Colaborador voluntário no Jornal Cinform, escrevendo a coluna sobre tecnologia "Você Logado"

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Repórter Júnior, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhei com produção e reportagem nos cadernos Emprego e Mercado, Imóveis e Veículos.


Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvo a pesquisa da minha dissertação de mestrado com bolsa CAPES. Também sou membro do Observatório de Economia e Comunicação (OBSCOM), vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista PIBIC sob orientação do Professor Doutor Carlos Eduardo Franciscato.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário da Assessoria de Comunicação, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvi atividades de clipagem de matérias eletrônicas relacionadas a UFS, relatório de acessos às páginas do site da UFS, atendimento ao público e atualização de redes sociais, produção e redação de matérias jornalísticas para o site da UFS sob o nome-fantasia de Edson Nova, produção e redação de matéria jornalística e revisão ortográfica do Jornal UFS.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Observatório de Economia e Comunicação - OBSCOM.



Linhas de pesquisa


1.
Economia Política da Cultura e da Arte

Objetivo: Estudar a dinâmica das indústrias da comunicação e da cultura, a partir das transformações tecnológicas, com a introdução da digitalização nas esferas da produção e distribuição de conteúdo cultural, e nas relações de trabalho, com foco central no trabalhador cultural, criativo..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Economia Política da Comunicação.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música; Atividades de rádio e de televisão.


Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Investigando as Fronteiras Disciplinares do Jornalismo
Descrição: Projeto desenvolvido com bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC) dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Esse projeto fez parte das atividades do Laboratório de Estudos em Jornalismo (LEJOR) do Departamento de Comunicação Social (DCOS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A abordagem do estudo foi teórica e epistemológica. Foram analisados os artigos sobre estudos da notícia apresentados nos principais congressos acadêmicos do Brasil sobre Jornalismo e Comunicação. A intenção foi verificar se os estudos do Jornalismo já apresentam diferenciação suficiente para serem considerado uma disciplina acadêmica distinta..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Edson Ramos de Oliveira Costa - Coordenador / Carlos Eduardo Franciscato - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Coral da Universidade Federal de Sergipe
Descrição: Fui tenor bolsista do coral da UFS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, E. R. O.. Religião e Indústria Cultural: acordos e desacordos na construção de um mercado diferenciado. In: Verlane Aragão Santos; Maurício Herrera-Jaramillo. (Org.). EPC: teoria e estudos setoriais; XIV Seminário OBSCOM/CEPOS. 1ed.São Cristóvão - SE: OBSCOM CEPOS ULEPICC, 2017, v. , p. 147-166.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, E. R. O.. 13ª Expocristã é aberta em São Paulo com presença maciça de políticos. Cinform, www.cinform.com.br, 18 ago. 2017.

2.
COSTA, E. R. O.. 3 Reasons Why. Cinform, www.cinform.com.br, 10 jul. 2017.

3.
COSTA, E. R. O.. Cinform participa do pré-lançamento do filme 'Em defesa de Cristo'. Cinform, www.cinform.com.br.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, E. R. O.. Gospel, Marca Registrada: Como Essa Categoria Musical é Rotulada e Como Isso Reflete na Geração de Valor. In: I Congresso Adventista Latino-americano de Pesquisadores em Comunicação, 2017, Engenheiro Coelho - SP. Anais, 2017.

2.
COSTA, E. R. O.. O que é música Gospel? O conceito de mediação na análise de uma nova categoria de produtos culturais. In: XXXIX Congresso Intercom, 2016, São Paulo. Anais XXXIX Congresso Intercom, 2016.

3.
COSTA, E. R. O.. A Entrada das Grandes Gravadoras no Mercado de Música Gospel. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Intercom Anais 2015, 2015.

4.
COSTA, E. R. O.; TORRES, M. H. N. . Amor à máquina: Uma análise hermenêutica em profundidade da seção de tecnologia da revista Nordeste 21. In: XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2013, Mossoró - RN. Intercom Júnior - XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, E. R. O.. GOSPEL ON DEMAND: A EMPREITADA DO MERCADO DIGITAL DE MÚSICA GOSPEL NO BRASIL. In: XV Seminário OBSCOM/CEPOS Economia Política, Comunicação e Africanidades, 2017, São Cristóvão - SE. III ENCONTRO DOS GRUPOS DE PESQUISA EM ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO, 2017.

2.
COSTA, E. R. O.. Mercado de música gospel e mediações: a criação de um gênero. In: XIV Seminário Obscom Cepos, 2015, São Cristóvão - SE. XVI Seminário Obscom Cepos, 2015.

3.
COSTA, E. R. O.. Aposta em novo mercado com mercado antigo em redefinição: um estudo da Sony Music Gospel. In: XIII Seminário Obscom Cepos, 2014, São Cristóvão - SE. XIII Seminário Obscom Cepos, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, E. R. O.. O que é música Gospel? O conceito de mediação na análise de uma nova categoria de produtos culturais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COSTA, E. R. O.. Mercado Brasileiro de Música Gospel: Por que separá-la da música popular?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, E. R. O.. A Entrada das Grandes Gravadoras no Mercado de Música Gospel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
COSTA, E. R. O.. Mercado de música gospel e mediações: a criação de um gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
COSTA, E. R. O.; BELEM, V. C. F. . 'Se essa rua fosse minha...': crítica coletiva ao individualismo do motorista aracajuano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
COSTA, E. R. O.. Aposta em novo mercado com mercado antigo em redefinição: um estudo da Sony Music Gospel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
COSTA, E. R. O.; TORRES, M. H. N. . Amor à Máquina: uma Análise Hermenêutica em Profundidade da Seção de Tecnologia da Revista Nordeste 21. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
COSTA, E. R. O.. Programa Contra Canto: a música que você não vê. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
COSTA, E. R. O.; RODRIGUES, E. L. O. ; TORRES, M. H. N. . DOIS PÖNTOS: Opinião e Crítica no Jornalismo Literário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Adventista Latino-Americano de Pesquisadores em Comunicação. Gospel, Marca Registrada: Como Essa Categoria Musical é Rotulada e Como Isso Reflete na Geração de Valor. 2017. (Congresso).

2.
XX Semana de Estudos da Religião de 2016. Mercado brasileiro de música gospel: por que separá-la da música popular?. 2016. (Congresso).

3.
XXXIX Congresso Intercom. O Que é Música Gospel? O Conceito de Mediação na Análise de Uma Nova Categoria de Produtos Culturais. 2016. (Congresso).

4.
XIV Seminário Obscom Cepos "Comunicação e Marxismo".Mercado de música gospel e mediações: a criação de um gênero. 2015. (Seminário).

5.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A Entrada das Grandes Gravadoras no Mercado de Música Gospel. 2015. (Congresso).

6.
XIII Seminário Obscom Cepos.Aposta em novo mercado com mercado antigo em redefinição: um estudo da Sony Music Gospel. 2014. (Seminário).

7.
XVI Intercom Nordeste. Se essa rua fosse minha: crítica coletiva sobre o individualismo do motorista aracajuano. 2014. (Congresso).

8.
'IN-COMUNICAÇÕES: IMAGENS E SONS DOS CURSOS DE AUDIOVISUAL, JORNALISMO E PUBLICIDADE. 2013. (Encontro).

9.
'MOSTRA DE PRODUTOS AUDIOVISUAIS DOS CURSOS DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL '. 2013. (Encontro).

10.
XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. Amor à Máquina: uma Análise Hermenêutica em Profundidade da Seção de Tecnologia da Revista Nordeste 21. 2013. (Congresso).

11.
Segundo Curso de Extensão em Pesquisa de Mercado.Monitoria. 2012. (Outra).

12.
VITRINE UFS - COMUNICAÇÃO SOCIAL. 2012. (Congresso).

13.
VITRINE UFS - COMUNICAÇÃO SOCIAL. Revista Dois Pöntos. 2012. (Congresso).

14.
XIV Intercom Nordeste. Programa Contra Canto: a música que você não vê. 2012. (Congresso).

15.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2012. (Congresso).

16.
Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental. Monitoria. 2011. (Congresso).

17.
I Seminário Mídia e Violência. 2010. (Seminário).

18.
Papo de Publicitário. 2010. (Seminário).

19.
Seminário Mídia e Justiça. 2010. (Seminário).

20.
Tudo que você precisa saber sobre o Ministério Público do Trabalho. 2010. (Seminário).

21.
União Latina de Economia Política da Comunicação e Cultura. Monitoria. 2010. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
COSTA, E. R. O.. 3 Reasons Why. Cinform, www.cinform.com.br, 10 jul. 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, E. R. O.. Programa Contra Canto: a música que você não vê. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
COSTA, E. R. O.; RODRIGUES, E. L. O. ; TORRES, M. H. N. . DOIS PÖNTOS: Opinião e Crítica no Jornalismo Literário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COSTA, E. R. O.; TORRES, M. H. N. . Amor à Máquina: uma Análise Hermenêutica em Profundidade da Seção de Tecnologia da Revista Nordeste 21. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
COSTA, E. R. O.; BELEM, V. C. F. . 'Se essa rua fosse minha...': crítica coletiva ao individualismo do motorista aracajuano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COSTA, E. R. O.. Aposta em novo mercado com mercado antigo em redefinição: um estudo da Sony Music Gospel. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
COSTA, E. R. O.. A Entrada das Grandes Gravadoras no Mercado de Música Gospel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
COSTA, E. R. O.. Mercado de música gospel e mediações: a criação de um gênero. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
COSTA, E. R. O.. Mercado Brasileiro de Música Gospel: Por que separá-la da música popular?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 8:18:16