Veridiana Gomes Caseira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1509982370109527
  • Última atualização do currículo em 03/06/2018


Graduada no curso de Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG, Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGeDU/FURG). Atuou como Educadora Popular pelo Projeto Educação para Pescadores na Ilha da Torotama, Ilha dos Marinheiros e Capilha, na modalidade EJA. Esse projeto visa a conclusão do Ensino Fundamental e Médio dos pescadores artesanais de Rio Grande/RS, tornando-os sujeitos mais críticos. Atuou também como educadora no Curso Popular Quinta Superação, ministrando a disciplina de Sociologia, curso este vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnicos e Superior/PAIETS. Atuou ainda como Educadora Formadora no Programa Olhares Sul-Riograndenses na Formação Continuada de Jovens e Adultos. Atuou como coordenadora pedagógica com os bolsistas PROEXT e como coordenadora do grupo PAIETS Indígena e Quilombola e do grupo PROEXT/PAIETS, esses dois grupos são integrados ao programa PAIETS. Participou do grupo Cirandar e foi Tutora no curso de Pós Graduação em Educação de jovens e Adultos na Diversidade, pela Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal do Rio Grande(UAB/ FURG). Atualmente atua como educadora de Anos Iniciais na Escola Estadual de Ensino Médio Engenheiro Roberto Bastos Tellechea e na Escola de Educação Infantil Castelo Branco no município de Rio Grande. Participou do Projeto de Pesquisa "Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular" (GEFEAP) Seus temas de interesses são: Educação, Educação Popular, Sociologia Crítica e Emancipação dos Sujeitos pela Educação, Educação de Jovens e Adultos e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Veridiana Gomes Caseira
Nome em citações bibliográficas
CASEIRA, V. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande.
Avenida Itália
96222-000 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32391216


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: O Perfil do Educando da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Rio Grande/RS,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Vilmar Alves Pereira.
Palavras-chave: Educação; Educação de Jovens e Adultos; Educação Popular.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2016
Filosofia.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014
Pós Graduação em Sociologia do Ensino Médio.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Extensão Promoção da Saúde na Escola. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. (Carga horária: 66h).
Instituto de Tecnologia Social, ITSBRASIL, Brasil.


Atuação Profissional



programa auxilio ingressos Ensinos Ténicos e Superior, PAIETS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professor formador, Carga horária: 20
Outras informações
Atua em um projeto de formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal e estadual de Rio Grande, com a função de professora formadora.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Educadora

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: Educadora

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
Exerce a função de Petiana conexista, através da bolsa do PET/ Conexões de Saberes Acadêmicos e Saberes Populares vinculada ao PAIETS (Programa de Auxílio ao Ingresso nos Cursos Técnico e Superior) na localidade da Ilha dos Marinheiros pelo PROJETO EDUCAÇÃO PARA PESCADORES.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou a disciplina de SOCIOLOGIA. Cumprindo uma carga horária de 90 horas/aula. Atuação no NÚCLEO EDUCACIONAL POPULAR QUINTA SUPERAÇÃO, atividade de extensão promovida pelo Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
Contribuiu com a disciplina de SOCIOLOGIA Cumprindo 60horas/ aula.Atuação no PROJETO EDUCAÇÃO PARA PESCADORES (no certificado consta como curso, mas é projeto), atividade de extensão promovida pelo Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior/PAIETS.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
Participou como educadora lecionando a disciplina de FILOSOFIA, com carga horária de 60 horas/aula .Atuação no PROJETO EDUCAÇÃO PARA PESCADORES (no certificado consta curso, mas é projeto) atividade de extensão promovida pelo Programa de auxilio nos ensinos Técnico e Superior/PAIETS.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 12
Outras informações
Durante o período do segundo primeiro seestre de 2012, foram desenvolvidas atividades de MEDIAÇÃO do PAIETS INDÍGENA E QUILOMBOLA vinculado também à Pró Reitoria de Cultura e Extensã de Cultura e Extensão - PROEXC. NAs reuniões foram articuladas estratégias para melhor fomentar o acompanhamento dos estudantes egressos por meio de processo seletivo especifico em que tivemos como meta auxiliar no processo de adaptação e permanência dos estudantes indígenas e Quilombolas.

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como educadora de SOCIOLOGIA, no NÚCLEO EDUCACIONAL POPULAR QUINTA SUPERAÇÃO, atividade de extensão promovida pelo Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnicos e Superior/ PAIETS. Sendo cumprida uma carga horária de 120 horas/aula no ano de 2011

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como educadora de SOCIOLOGIA no PROJETO EDUCAÇÃO PARA PESCADORES, na Ilha da Torotama, projeto promovido por parcerias, entre elas a Universidade Federal do Rio Grande. Sendo cumprida em 2010 a carga horária de 40 horas/aula.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no PROJETO EDUCAÇÃO PARA PESCADORES ministrando aula de FILOSOFIA cumprindo carga horária de 40 horas/aula. Projeto esse que conta com a parceria da Universidade Federal de Rio Grande entre outras entidades. A atuação como educadora no primeiro semestre desse ano de 2010 se deu como voluntária passando a bolsista a partir do segundo semestre do mesmo ano.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou no desenvolvimento pedagógico dos cursos pré universitários vinculados ao PAIETS, promovendo encontros de formação continuada junto aos cursos, com educandos e educadores ligados ao programa supracitado.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora PAIETS Indígena e Quilombola, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como coordenadora no PAIETS Indígena e Quilombola, com a função de coordenar, organizar e orientar bolsistas PET/PAIETS no desenvolvimento do programa, assim como prestar tutoria aos educandos vindos das comunidades tradicionais para se graduarem pela Universidade Federal do Rio Grande.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: coordenadora do grupo PROEXT, Carga horária: 20
Outras informações
Foi responsável pela dinâmica do grupo, palestras, formação continuada, logística e atividades afins.


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: educadora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora formadora da EJA no programa Olhares Sul- Riogendenses de formaçao continuada na formaçao de Jovens e adultos

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: coordenadora pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como coordenadora pedagógica no programa PAIETS, junto ao grupo de bolsistas PROEXT e ao grupo PAIETS Quilombola indígena

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 20
Outras informações
A educadora Popular realiza encontros semanais na Ilha da Torotama através do Projeto Educação para Pescadores. Atuando com a disciplina de Sociologia, desenvolvendo essa como uma disciplina crítica e interdisciplinar, onde educandos e educadores debatem sobre conceitos de cidadania, Direitos Humanos, mediações de conflitos entre outros temas voltados á realidade da comunidade em questão, respeitando e valorizando seus conhecimentos prévios.


E.E.M. Eng° Roberto Bastos Tellechea, E.E.M., Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


EMEI Castelo Branco, EMEI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


EEF João de Deus Collares, EEF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Grupo de Estudos sobre Fundamentos da Educação Ambiental e Popular (GEFEAP)
Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vilmar Alves Pereira em 14/12/2015. Descrição: O grupo de trabalho tem como proposta abordar os Fundamentos da Educação Ambiental e da Educação Popular, buscando compreender quais as aproximações existentes entre essas concepções educativas no horizonte de uma Educação Ambiental e Popular. O grupo constitui-se enquanto espaço formativo a partir de pesquisadores que estudam na perspectiva da construção de um projeto popular de sociedade, reconfigurando os campos da ciência e da educação num sentido dialógico e crítico, atuando nos seguintes espaços: pós-graduação em Educação; pré-universitários populares, espaços do campo junto aos povos tradicionais. Nesse sentido, o grupo aborda leituras hermenêuticas, nas dimensões ontológicas, epistemológicas e metodológicas; realiza estudos no bojo da educação básica regular e de Jovens e Adultos (EJA); pesquisa sobre o ingresso e permanência das camadas populares e dos povos tradicionais na Universidade pública no horizonte do campo dos Fundamentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lisiane Costa Claro - Integrante / Vilmar Alves Pereira - Coordenador / Sicero Miranda - Integrante / Júlia Guimaráes Neves - Integrante. Número de produções C, T & A: 7.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Veridiana Gomes Caseira - Coordenador / Vilmar Alves Pereira - Integrante / sícero augostinho miranda - Integrante / Lisiane Costa Claro - Integrante / julia guimarães neves - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2012 - Atual
Programa De Auxílio ao Cursos Técnico e Superior - PAIETS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vilmar Alves Pereira em 03/06/2018.
Descrição: O PAIETS é um programa que auxilia a comunidade da classe popular ao ingresso nos cursos técnico e superior através da oferta gratuita de Pré ENEM e Pré IFRS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Veridiana Gomes Caseira - Integrante / Vilmar Alves Pereira - Coordenador / Vanessa Silva da Luz - Integrante / sícero augostinho miranda - Integrante / Mariza Rodrigues - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Olhares Sul Rio Grandenses na Formação Continuada de Jovens e Adultos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vilmar Alves Pereira em 02/11/2014.
Descrição: O Projeto Olhares Sul Rio Grandenses na Formação Continuada de Jovens e Adultos é responsável pela formação continuada a professores da área da educação de jovens e adultos. Com uma filosofia popular o trabalho desenvolve-se a partir de diálogos, rodas de conversas e palestras a partir das necessidades dos educadores da área..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - Atual
Núcleo Educacional Quinta Superação
Descrição: Com o Objetivo e de não somente preparar, o aluno inscrito no curso Pré-vestibular, para a o processo seletivo, mas também reavivar em cada um, a auto-estima. O Projeto tem como público alvo alunos que terminaram o ensino médio e pretendem ingressar na Universidade. Estima-se 50 pessoas. O Projeto será realizado em parceria com a Associação comunitária da Quinta(A.C.Q.)Depois da equipe formada foi realizada uma reunião para organizar os horários de cada disciplina e cada pessoa envolvida. As disciplinas: Biologia, Química, Filosofia, Sociologia História, Geografia, Física, Literatura, Matemática e Português serão ministradas durante a semana com 3 aulas de 45 minutos cada, sendo que haverá 5,2,4,4,3,3,2 e 1 ministradores de cada disciplina respectivamente. As disciplinas de Língua estrangeira: Inglês e espanhol e a Redação, serão ministradas com 2 aulas de 45 minutos cada, sendo que haverão 2,3e 1 ministradores de cada disciplina respectivamente.Os ministradores se reunirão em grupos por disciplina para que seja organizado o conteúdo programático e os planos de aula a serem seguidos, bem como os exercícios a serem resolvidos pelos alunos no período das férias de Julho e nas últimas semanas do mês de Dezembro.Haverá reuniões mensais, na sede do D. C. E. na FURG para discussões de aproveitamento, sugestões e se necessário medidas de providência, fora do horário de aula do cursinho. Os professores se reunirão no final do mês de junho para a formulação de um Simulado Geral.No final.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
PAIETS- Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos técnico e Superior
Descrição: Este projeto refere-se a atividades de Extensão-Pesquisa e Ensino da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no campo da Educação Popular que a partir de 2007 organizou os cursos pré-vestibulares populares que vinham sendo mantidos por acadêmicos de diferentes campos do saber a partir da criação do Projeto de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS). Desde então, o projeto vem sendo contemplado nos editais do Ministério da Educação do Brasil PROEXT e foi transformado como Programa no ano de 2010. O PAIETS no decorrer de sua trajetória e de suas práticas buscou se consolidar a partir da oferta de cursos de Formação Permanente ações que fortaleçam e qualifiquem as práticas educativas de seus educadores, para garantir assim uma educação crítica e cidadã à população atendida pelos cursos populares..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - Atual
Projeto Educação para Pescadores
Descrição: Descrição: Este projeto foi criado com a união entre vários órgãos governamentais, entre eles, Colônia de Pescadores, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Marinha do Brasil (CPRS), Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) e Prefeitura Municipal de Rio Grande consistindo em dar uma nova oportunidade aos pescadores de diversas localidades de nossa cidade de concluir o Ensino Fundamental. Com ideal de melhorar a vida e reforçar a dignidade dessas pessoas por meio de uma ação solidaria, através de um serviço social focado na Educação, que ajudasse na ascensão escolar. Depois de algumas reuniões nas localidades, obtivemos aproximadamente 200 pessoas motivadas pelo projeto. A primeira localidade contemplada é a comunidade da Ilha da Torotama com mais de 50 alunos. Os fatores que podem ser relevantes no sucesso dessas atividades fazem parte do processo de avaliação e serão apresentados. ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2012 - 2012
PAIETS Indígena

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vilmar Alves Pereira em 20/02/2014.
Descrição: Descrição: O projeto vinculado a Pró Reitoria de Assuntos estudantis visa a integração dos estudantes de origem indígena ao ensino superior. Entre outras atividades integra o projeto o Curso de Integração ao Ensino Superior e Revisão dos Conteúdos do Ensino Médio.A proposta vinculada a educação popular contribuirá com práticas educativas em diferentes campos do saber, auxiliando na motivação e na construção de conhecimento significativo a partir da cultura e da identidade destes sujeitos...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2011 - Atual
PAIETS Indígena e Quilombola

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vilmar Alves Pereira em 08/04/2014.
Descrição: O PAIETS indígena atua na na inserção e permanência de educandos das culturas tradicionais no universo da Educação Superior pública na instituição Universidade Federal do Rio Grande..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2010 - Atual
PET- Conexões de saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos
Descrição: Este Projeto está vinculado ao de Programa de Educação Tutorial relacionado ao campo da Educação Popular, especificamente a sete cursos populares que existem em Rio Grande e no município de São José do Norte. O objetivo desses cursos, até então denominados pré-vestibulares populares, consistia em oferecer ensino qualificado visando o ingresso a Universidade Federal do Rio Grande. A universidade já desenvolve algumas ações nessa área a partir de um Programa de Auxílio ao Ingresso Ao Ensino Técnico e Superior. Nesse contexto, 175 colaboradores graduados, acadêmicos de graduação e pós-graduação ministram práticas educativas em diferentes áreas do conhecimento e mais de 400 jovens (de baixa renda) são beneficiados anualmente. A grande dificuldade atual consiste em oferecer formação continuada e permanente tanto para os sujeitos que estão buscando o ingresso na universidade, quanto para os educadores populares (nossos acadêmicos). O objetivo principal dessa proposta refere-se a qualificação dos sujeitos envolvidos a partir da oferta de um ensino emancipador. Atualmente a universidade aderiu de forma integral ao ENEM. Esse contexto aponta para necessidade de estabelecimento do Programa de Educação Tutorial Popular que permitirá as conexões entre os saberes populares e os saberes acadêmicos, atendendo as novas políticas do MEC..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CASEIRA, V. G.2016CASEIRA, V. G.. O Perfil do Educando da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Rio Grande/RS. Revista EJA em Debate, v. 1, p. 88, 2016.

2.
CASEIRA, V. G.2016CASEIRA, V. G.; PEREIRA, V. A. . A Educação de Jovens e Adultos Enquanto Expressão da Educação Popular. Revista EJA em Debate, v. 1, p. 88-106, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
CASEIRA, V. G.; FERREIRA, Daiane F. ; MIRANDA, S.A . O Perfil Atul do Educando da Educação de Jovens e Adultos no Município de Rio Grande: contribuições para o rejuvenescimento. In: Vilmar Alves Pereira; Sícero Agostinho Miranda. (Org.). O Perfil Atul do Educando da Educação de Jovens e Adultos no Município de Rio Grande: contribuições para o rejuvenescimento. 1ed.Passo Fundo: Méritos, 2016, v. 1, p. 89-106.

2.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. ; Dias, José Roberto . A Educação Popular e os Desafios à Prática Pedagógica: uma aproximação com a pedagogia da autonomia e uma afirmação de contramanrcha. In: Vilmar Alves Pereira; José Roberto de Lima Dias, bruna Telmo Alvarenga. (Org.). Educação Popular e a Pedagogia da Contramanrcha: uma homenagem a Gomercindo Guggi. 01ed.Passo Fundo: Livraria e Editora Méritos LTDA, 2013, v. 01, p. 209-224.

3.
CASEIRA, V. G.; MIRANDA, S.A . As Possibilidades da Emancipação dos sujeitos pela sociologia Crítica no Contexto do Projeto Educação para Pescadores. In: Vilmar Alves Pereira; Leonardo Dorneles Gonçalves. (Org.). Aprendizagens do contexto do PET conexões- saberes da Educação popular e sabers Acadêmicos da FURG. 1ed.Rio Grande: Evangraf, 2012, v. 1, p. 95-116.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASEIRA, V. G.. A Educação de Jovens e Adultos Enquanto Expressão da Educação Popular. Revista EJA em Debate, p. 88 - 106.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASEIRA, V. G.. Vivências em Contextos de Educação Popular. In: III Encontro dos Pré Universitários Populares, 2015, Rio Grande. Anais do III Encontro dos Pré Universitários Populares, 2015.

2.
CASEIRA, V. G.; PEREIRA, V. A. . Reflexões, Saberes e Aprendizagens de uma Educadora Popular em Permanente Constituição: trajetórias de vida e encontro com a educação popular. In: VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo freire, 2013, Rio Grande. Reflexões, Saberes e Aprendizagens de uma Educadora Popular em Permanente Constituição: trajetórias de vida e encontro com a educação popula. Rio Grande: FURG, 2013.

3.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . Os Desafios á Prática Pedagógica: uma aproximação com a pedagogia da autonomia. In: XV Fórum de Estudos: leituras com Paulo Freire, 2013, Taquara. XV Fórum de Estudos: leituras com Paulo Freire. Taquara: FACCAT, 2013.

4.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . Educação Popular em Diferentes Contextos. In: VI Seminário Naconal Diálogos com Paulo Freire, 2012, Santa Maria. Educação Popular em Diferentes Contextos, 2012.

5.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . Práticas Educativas Populares no Contexto das Ilhas da Torotama e Marinheiros em Rio grande/RS. In: XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2012, Erechim. Fórum de estudos: leituras de Paulo Freire, 2012.

6.
CASEIRA, V. G.; MIRANDA, D. ; RODRIGUES. Mariza . A Constribuição do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) no Projeto Educação para Pescadores no Contexto sa Ilha da Torotama na Cidade de Rio Grande/RS: Gestão e Práticas de Ensino nesse Contexto. In: II Seminário Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania?, 2011. Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania?. Rio Grande: FURG.

7.
RODRIGUES. Mariza ; CASEIRA, V. G. ; TELLES, Marcela ; MIRANDA, D. . Ponto de Cultura Artestação. In: II Seminário Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania?, 2011, Rio grande. II Seminário de Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania?, 2011. p. 71-78.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASEIRA, V. G.; PEREIRA, V. A. . A Sociologia na Construção Emancipadora do Conhecimento no Contexto do Projeto Educação para Pescadores. In: X Mostra da Produção Universitária, 2011, Rio Grande. Ciência, tecnologia e compromisso Social: um desafio para Universidade, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
CASEIRA, V. G.. Vivências em Contextos de Educação Popular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CASEIRA, V. G.. Relato de Experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CASEIRA, V. G.. A Educação Popular e a Democratização da Escola Pública. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
CASEIRA, V. G.. Caminhos da Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CASEIRA, V. G.. Relato de Experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CASEIRA, V. G.. A Educação popular e os Desafios à Prática Pedagógica: uma aproximação com a pedagogia da autonomia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CASEIRA, V. G.; PEREIRA, V. A. . Reflexões, Saberes e Aprendizagens de uma Educadora Popular em Permanente Constituição: trajetórias de vida e encontro com a educação popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . A Educação Popular e os Desafios à Prática Pedagógica: uma aproximação com a pedagogia da autonomia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . Educação Popular em Diferentes Contextos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . Práticas Educativas Populares no Contexto das Ilhas da Torotama e Marinheiros em Rio Grande/ RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . Educação Popular em Diferentes Contextos: desafios à prática pedagógia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . Práticas Educativas nos cContextos das Ilhas da Torotama e Marinheiros em Rio grande/RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CASEIRA, V. G.; PEREIRA, V. A. . A Sociologia na Construção Emancipadora do Conhecimento no Contexto do Projeto Educação para Pescadores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CASEIRA, V. G.. Gênero e Sexualidade: uma constituição histórica, social e cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CASEIRA, V. G.. Educação para Pescadores: resgatando sonhos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
CASEIRA, V. G.; RODRIGUES. Mariza ; MIRANDA, D. ; TELLES, Marcela . Ponto de Cultura Arteestação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CASEIRA, V. G.. A contribuição do núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) no projeto Educação para Pescadores no cContexto da Ilha da Torotama na Cidade de Rio grande/RS: gestão e pra´ticas de ensino nesse contexto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
CASEIRA, V. G.. A Contribuição do Núcleo estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) no Projeto Educação para Pescadores no Contexto da Ilha da Torotama na Cidade de Rio Grande/RS: gestão e práticas de ensino nesse contexto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
CASEIRA, V. G.. Gênero e Sexualidade: Uma Constituição Histórica, Social e Cultural. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CASEIRA, V. G.. Seminário Internacional de Educação e Ciências - SINTEC. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro do Pré Universitários Populares.Vivências em Contextos de Educação Popular. 2015. (Encontro).

2.
IX Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire.Caminhos da Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Seminário).

3.
Leitura e escrita: Desafios/ Matemática fácil e Prazerosa. 2015. (Encontro).

4.
VII Seminário Internacional Pensamento Crítico - Constitucionalismos, democracias e Educação: o presente e o futuro da América Latina.A Educação Popular e a Democratização da Escola Pública. 2015. (Seminário).

5.
XVI Encontro para Ações em EAD da FURG.Relato de Experiência como Tutora da Educação a Distância. 2015. (Encontro).

6.
Diálogos com a Juventude.Relato de Experiência. 2014. (Encontro).

7.
Seinário Internacional de Educação em Ciências- SINTEC. 2014. (Seminário).

8.
Acolhida aos Indígenas.Acolhida PAIETS. 2013. (Encontro).

9.
VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo freire.VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo freire. 2013. (Seminário).

10.
VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo freire.Reflexões, Saberes e Aprendizagens de uma Educadora Popular em Permanente Constituição: trajetórias de vida e encontro com a educação popular. 2013. (Seminário).

11.
XV Fórum de Estudos Leituras de Paulo freire.A Educação Popular e os Desafios à Prática Pedagógica: uma aproximação com a pedagogia da autonomia. 2013. (Seminário).

12.
XVI SulPET - Encontros dos Grupos PET da Região Sul. 2013. (Encontro).

13.
VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire.Educação Popular em Diferentes Contextos. 2012. (Seminário).

14.
XI Mostra da Produção Universitária.Educação Popular em Diferentes Contextos: desafios à prática pedagógia. 2012. (Seminário).

15.
XIV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, Educação Popular e Transformação social. Práticas Educativas Populares no Contexto das Ilhas da Torotama e Marinheiroa em Rio Grande/RS. 2012. (Congresso).

16.
11° Repensando a Prática Pedagógica: Dialogando com Paulo Freire.Educação para Pescadores: Resgatando Sonhos. 2011. (Seminário).

17.
2° Encontro de Formaçaõ Continuada de 2011: diálogo e partilha de saberes no contexto da educação popular xto. 2011. (Encontro).

18.
II Seminário de Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania. 2011. (Seminário).

19.
II Seminário de Políticas Públicas e Educação: Constituindo a Cidadania?.A Contribuição do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) No Projeto Educação para Pescadores na Cidade de Rio Grande/RS: Gestão e Práticas de Ensino nesse Contexto. 2011. (Seminário).

20.
II Seminário de Políticas Públicas e Educação: Constituindo a Cidadania?. 2011. (Seminário).

21.
V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Infâncias e Práticas de Produção nas Políticas da própria vidaia.Gênero e Sexualidade: Uma Constituição Histórica, Social e Cultural. 2011. (Seminário).

22.
V Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: Infâncias e Práticas de Produção nas Políticas da própria vidaia. 2011. (Seminário).

23.
X Mostra da Peodução Universitária/ FURG.A Sociologia na Construção Emancipadora do Conhecimento no Contexto do Projeto Educação para Pescadores. 2011. (Outra).

24.
I Seminário "Experiências Didáticas". 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASEIRA, V. G.. XIX Fórum de Leituras e Estudos Paulo Freire. 2017. (Congresso).

2.
tauchen, Gionara ; CASEIRA, V. G. . Seminário Internacional de Educação e Ciências - SINTEC. 2014. (Outro).

3.
PEREIRA, V. A. ; CASEIRA, V. G. . Aula inaugural do PAIETS. 2014. (Outro).

4.
PEREIRA, V. A. ; CASEIRA, V. G. . Aulão de dicas. 2014. (Outro).

5.
PEREIRA, V. A. ; MIRANDA, S.A ; CASEIRA, V. G. ; RODRIGUES. Mariza . II Encontro de Formação PAIETS. 2013. (Congresso).

6.
CASEIRA, V. G.; PEREIRA, V. A. . VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo freire. 2013. (Outro).

7.
PEREIRA, V. A. ; CASEIRA, V. G. . II Encontro de Formação do PAIETS. 2013. (Outro).

8.
PEREIRA, V. A. ; MIRANDA, S.A ; CASEIRA, V. G. . VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. 2013. (Outro).

9.
PEREIRA, V. A. ; RODRIGUES. Mariza ; CASEIRA, V. G. . Aula inaugural do PAIETS. 2013. (Outro).

10.
PEREIRA, V. A. ; CASEIRA, V. G. . Aulão de Dicas. 2013. (Outro).

11.
PEREIRA, V. A. ; MIRANDA, S.A ; CASEIRA, V. G. . III Encontro de Formação PAIETS. 2013. (Congresso).

12.
PEREIRA, V. A. ; MIRANDA, S.A ; CASEIRA, V. G. ; TELMO, B.B ; Vanessa . Aula inaugural do PAIETS 2012. 2012. (Congresso).

13.
PEREIRA, V. A. ; MIRANDA, S.A ; CASEIRA, V. G. . Aulão final do PAIETS. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CASEIRA, V. G.2016CASEIRA, V. G.. O Perfil do Educando da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Rio Grande/RS. Revista EJA em Debate, v. 1, p. 88, 2016.


Livros e capítulos
1.
CASEIRA, V. G.; MIRANDA, S.A . As Possibilidades da Emancipação dos sujeitos pela sociologia Crítica no Contexto do Projeto Educação para Pescadores. In: Vilmar Alves Pereira; Leonardo Dorneles Gonçalves. (Org.). Aprendizagens do contexto do PET conexões- saberes da Educação popular e sabers Acadêmicos da FURG. 1ed.Rio Grande: Evangraf, 2012, v. 1, p. 95-116.

2.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. ; Dias, José Roberto . A Educação Popular e os Desafios à Prática Pedagógica: uma aproximação com a pedagogia da autonomia e uma afirmação de contramanrcha. In: Vilmar Alves Pereira; José Roberto de Lima Dias, bruna Telmo Alvarenga. (Org.). Educação Popular e a Pedagogia da Contramanrcha: uma homenagem a Gomercindo Guggi. 01ed.Passo Fundo: Livraria e Editora Méritos LTDA, 2013, v. 01, p. 209-224.


Apresentações de Trabalho
1.
CASEIRA, V. G.; PEREIRA, V. A. . Reflexões, Saberes e Aprendizagens de uma Educadora Popular em Permanente Constituição: trajetórias de vida e encontro com a educação popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CASEIRA, V. G.; GONCALVES, L. D. . A Educação Popular e os Desafios à Prática Pedagógica: uma aproximação com a pedagogia da autonomia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, V. A. ; MIRANDA, S.A ; CASEIRA, V. G. . Aulão final do PAIETS. 2012. (Outro).

2.
PEREIRA, V. A. ; CASEIRA, V. G. . II Encontro de Formação do PAIETS. 2013. (Outro).

3.
PEREIRA, V. A. ; MIRANDA, S.A ; CASEIRA, V. G. . VII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire. 2013. (Outro).

4.
CASEIRA, V. G.. XIX Fórum de Leituras e Estudos Paulo Freire. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 20:03:49