Amanda Coelho Martins Voltarel

Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8203644162839798
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui mestrado em Sociologia pela mesma instituição e graduação em Ciências Sociais pela UFSCar. Tem experiência nas áreas de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica. Participa do Grupo de Estudos Trabalho e Mobilidades (GETM), coordenado pelo Prof.Dr. Jacob Carlos Lima. Participa como pesquisadora do Projeto Temático "Contradições do Trabalho no Brasil Atual. Formalização, precariedade, terceirização e regulação" (sediado na Unicamp, em parceria com UFSCar). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Coelho Martins Voltarel
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, A. C.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estilistas de moda em lojas populares de São Paulo: entre o trabalho sonhado e o vivido,
Orientador: Jacob Carlos Lima.
Grande área: Ciências Humanas
2014 - 2016
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Criatividade, autonomia e precariedade: o trabalho dos profissionais em tecnologia da informação,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Jacob Carlos Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2013
Graduação em ciências sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Discurso empreendedor e realidade precária: a categoria dos profissionais de TI.
Orientador: Jacob Carlos Lima.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Externato Santa Terezinha, EXT, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2017
Atividade de Extensão intitulada ACIEPE "O trabalho pelo cinema". (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: pós-graduanda, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de pesquisa de doutorado

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
Participação das atividades e reuniões do Projeto Temático "Contradições do Trabalho no Brasil Atual. Formalização, precariedade, terceirização e regulação" (sediado na Unicamp, em parceria com UFSCar).



Linhas de pesquisa


1.
Estrutura Social , Poder e Mobilidade

Objetivo: Objetivo: Busca recuperar o processo de relocalização industrial no país e suas consequências em termos de trabalho e formação de atores coletivos. A mobilidade como característica do trabalho flexível, em termos de espacialidades e temporalidades..


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
O avessor do glamour: um estudo do trabalho dos estilistas/designers de moda
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal analisar a ocupação do estilista de moda (ou fashion designer) que trabalha no setor do vestuário em lojas populares. Entendendo a moda como expressão do novo, da invenção, mas também como um campo da imitação, a moda condensa formas e conteúdo das sociedades, integrando e excluindo diferentes classes, assim como propõe uma estetização da vida cotidiana, exaltação do ato de consumir e uma distinção social. Os estilistas buscam neste cenário um status em uma ocupação idealizada, considerada criativa com alto grau de autonomia, mas que o cotidiano do trabalho termina por desfazer ilusões. Há uma heterogeneidade entre esses trabalhadores, dos que são consultores ou ?criadores? que alcançaram status na carreira e são elite na área, da massa de trabalhadores que atuam em cadeias de lojas voltadas ao consumo popular. Temos como premissa que o chamado mundo da moda mescla um convívio entre a criatividade e o glamour, com a precariedade das relações de trabalho enfrentadas pela maioria desses trabalhadores. Iremos analisar o trabalho destes profissionais, as qualificações exigidas para as atividades que desempenham, o papel do cliente em seu cotidiano de trabalho, contratos e jornadas de trabalho e a percepção sobre o caráter criativo de seu trabalho frente a efetividade das atividades realizadas. A pesquisa irá constar de seleção de ateliês e lojas que utilizam esses profissionais, observação do trabalho e entrevistas em profundidade buscando recuperar a heterogeneidade de sua atuação e a dualidade criatividade/precariedade presentes em seu cotidiano. Os locais de pesquisa são duas cidades do interior do Estado de São Paulo, Araraquara e São Carlos, e a grande São Paulo. Entendemos que nas cidades do interior as possibilidades de realização de algumas atividades são mais limitadas, observa-se uma predominância de ateliês de noivas. Enquanto que na cidade de São Paulo as atividades dos estilistas são mais diversificadas indo de grandes cadeias de lojas a pequenos ateliês..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Amanda Coelho Martins Voltarel - Coordenador.
2014 - Atual
Criatividade, autonomia e precariedade: o trabalho dos profissionais em tecnologia da informação
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Amanda Coelho Martins Voltarel - Coordenador.
2013 - 2013
Discurso Empreendedor e Realidade Precária: a categoria dos profissionais de TI
Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar o perfil de uma nova categoria de profissionais, da tecnologia da informação (TI), que tem como características o trabalho criativo, a flexibilidade das atividades desenvolvidas e das relações de trabalho em que estão inseridos. Buscar-se-á analisar quem é esse trabalhador, o tipo de formação, a qualificação exigida para a atividade, às relações de trabalho, o espaço onde desenvolve suas atividades, suas perspectivas de carreira, e a percepção de autonomia que essa atividade pressupõe. A pesquisa será realizada junto a uma grande empresa de TI na cidade de Araraquara, SP, e tentando recuperar as características das atividades desenvolvidas e a percepção do trabalhador sobre a realidade presente em sua ocupação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Amanda Coelho Martins Voltarel - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Restauração, catalogação e digitalização da coleção de plantas, mapas e fotografias do fundo Carlos Lêoncio Magalhães.
Descrição: Pesquisa realizada no Arquivo Ana Lagoa, situado na UEIM. Onde foram catalogados documentos sobre Carlos Leôncio Magalhães, importante cafeicultor da região de São Carlos. Documentos estes que serviram para um apurado demográfico da região, com fotos ilustrativas, cartas, e que contribuíram para a bibliográfica dele..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Amanda Coelho Martins Voltarel - Coordenador.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Áskesis - Revista dos Discentes do Programa de Pós Graduação em Sociologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVERIA, D. R.2017OLIVERIA, D. R. ; PIRES, A. S. ; MARTINS, A. C. . Fronteiras indistintas: espaço e tempo no trabalho de tecnologia da informação (TI).. POLÍTICA & TRABALHO (UFPB. IMPRESSO), v. 46, p. 159-180, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
MARTINS, A. C.; OLIVEIRA, Daniela Ribeiro de . Espaços virtuais do trabalho em TI: as frágeis fronteiras entre vida profissional e pessoal.. In: Maria Aparecida Bridi; Jacob Carlos Lima. (Org.). (Org.). Flexíveis, virtuais e precários?: os trabalhadores em tecnologia da informação.. 1eded.Curitiba: Editora UFPR, 2018, v. , p. 177-197.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, A. C.. O trabalho dos estilistas de moda: um convívio entre o glamour e o precário. In: VIII Seminário Nacional Sociologia & Política, 2017, Curitiba. Anais VIII Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2017.

2.
MARTINS, A. C.. Estilistas de moda em lojas populares de São Paulo: entre o criativo e o precário. In: XV Semana da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp/FCLAR, 2016, Araraquara. XV Semana da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp/FCLAR, 2016.

3.
MARTINS, A. C.. Criatividade e autonomia: os limites para os profissionais de tecnologia da informação. In: XII Conlab Congresso Luso-Afro-Brasileiro, 2015, Lisboa. Livro de Atas do XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, A. C.. O trabalho dos estilistas de moda: um convívio entre o glamour e o precário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARTINS, A. C.. Estilistas em lojas populares: observações de campo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARTINS, A. C.. O avesso do glamour: o trabalho dos estilistas de moda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARTINS, A. C.. Estilistas de moda em lojas populares de São Paulo: entre o criativo e o precário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MARTINS, A. C.. Criatividade e autonomia: os limites para os profissionais de tecnologia da informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MARTINS, A. C.. Criatividade, Autonomia e Precariedade:um olhar sobre os profissionais de tecnologia da informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MARTINS, A. C.. Olhares e Diálogos sociológicos sobre as mudanças no Brasil e na América Latina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARTINS, A. C.; Denari, Giulianna Bueno . Transformações no mundo do trabalho: apontamentos da contemporaneidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Seminário Nacional de Sociologia e Política.O trabalho dos estilistas de moda: um convívio entre o glamour e o precário. 2017. (Seminário).

2.
XXXI CONGRESO ALAS URUGUAY 2017 - Las encrucijadas abiertas de América Latina Las Sociología en tiempos de cambio. O trabalho dos estilistas: um convívio entre o precário e o criativo. 2017. (Congresso).

3.
XV Semana da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp/FCLAR.Estilistas de moda em lojas populares de São Paulo: entre o criativo e o precário. 2016. (Outra).

4.
SBS - 17º Congresso Brasileiro de Sociologia. Criatividade, autonomia e precariedade: um olhar sobre os profissionais de tecnologia da informação. 2015. (Congresso).

5.
XII CONLAB - Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa - ?Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois?. Criatividade e autonomia: os limites para os profissionais de tecnologia da informação. 2015. (Congresso).

6.
37º Encontro Anual da ANPOCS. 2013. (Congresso).

7.
36º Encontro Anual da ANPOCS. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, A. C.. Seminário Internacional Juventudes e a nova cultura do trabalho. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:20:11