Randes de Faria Enes

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  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Randes Enes é Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Organizações e Estratégia na Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); MBA Internacional em Gestão de Negócios na Universidade de Lisboa (ISCTE); e MBA em Gestão de Marketing de Varejo na Fundação Getulio Vargas (FGV); Graduou-se em Publicidade e Propaganda na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Em 2009, foi convidado pela HULT International Business School (Boston - U.S.A.) como professor-palestrante sobre o tema ?O comportamento de compras do consumidor no mercado emergente?. Empresário e consultor executivo em gestão estratégica de pessoas e comunicação organizacional exerce suas habilidades em consultorias em Gestão Estratégica, coaching, palestras, treinamentos comportamentais, aplicação de metodologias ativas (Design Thinking, entre outras) e atividades experienciais para diversas empresas do Brasil. Coordenou cursos de altos estudos em inteligência emocional e liderança estratégica no Centro de Treinamentos dos Fuzileiros Navais na Marinha do Brasil (CIASC). Traz em sua bagagem profissional 25 anos de experiência em empresas nacionais e internacionais atuando recentemente como Diretor de Relacionamento, Diretor de Marketing & Inovação principalmente no segmento de cosméticos. Fundador da Academia Gestão de Talentos empresa focada em implantação e gestão do conhecimento, através do conteúdo digital. Possui reportagens publicadas nos maiores meios de comunicação, entre eles: Revista Você S.A, Revista Isto É Dinheiro, Jornal Valor Econômico em matérias focadas em gestão empresarial, além de diversos artigos publicados nacional e internacionalmente sobre Espiritualidade Corporativa e recentemente publicou seu livro com o tema: Empresa Espiritualmente Dirigida. Há 11 anos é docente nas principais instituições de ensino, entre elas, Fundação Getulio Vargas (FGV) e IBMEC nos programas de MBA, Pós-Graduação, Extensão, In Company e On-line nas áreas de gestão de pessoas, estratégia, marketing e vendas. Possui certificação internacional em coaching pelo PBC Institute (Project Based Coaching), membro da ICF Global (International Coaching Federation) e da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals). Acesse: https://about.me/randes Linkedin: https://www.linkedin.com/in/profrandes/ CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0188922102698954 ICF-SP: http://www.icf-sp.org/curriculo.php?id=4&mnb=268&key=randes Site: www.profrandes.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Randes de Faria Enes
Nome em citações bibliográficas
ENES, R. F.

Endereço


Endereço Profissional
TRUPE MARKETING CONSULTING.
Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 1140 - 7o. andar - CJ 73 E 74
Brookilin
04571000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (55011) 35223878
URL da Homepage: www.profrandes.com.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Uma análise da Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho por meio da Espiritualidade Corporativa.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: STELLA REGINA REIS DA COSTA.
Palavras-chave: Qualidade de Vida; Espiritualidade; Felicidade no Trabalho; Gestão de Pessoas..
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2011 - 2012
Especialização em Organizações e Estratégia. (Carga Horária: 432h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho através da Espiritualidade Corporativa.
Orientador: STELLA REGINA REIS DA COSTA.
2006 - 2007
Especialização em MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL C/ ÊNFASE EM MARKETING. (Carga Horária: 474h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: COMPORTAMENTO ECONÔMICO DO CONSUMIDOR PORTUGUÊS APÓS 20 ANOS A ADESÃO DA UNIÃO EUROPÉIA.
Orientador: MARCUS VINÍCIUS CARVALHO RODRIGUES.
2006 - 2007
Especialização em MBA MARKETING DE VARJEO. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VL JUNQUEIRA.
Orientador: RITA MARTINS.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicaçã. (Carga Horária: 105h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Comunicação como fator crítico de sucesso para implementação da cultura organizacional. Ano de finalização: 2014.
Orientador: Mitsuru Higuchi Yanaze.
2011 - 2011
Aperfeiçoamento em ENRIQUEÇA SUA AULA COM RECURSOS AUDIOVISUAIS. (Carga Horária: 8h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: RECURSOS AUDIOVISUAIS. Ano de finalização: 2011.
Orientador: CARLOS OSMAR BERTERO.
2010 - 2011
Aperfeiçoamento em TUTORIAL DE PROFESSORES. (Carga Horária: 45h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: FGVONLINE-0/TUTEAD-00/13011/2011. Ano de finalização: 2011.
Orientador: REBECCA SEOANE.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO APLICADAS A DOCENTES. (Carga Horária: 24h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO. Ano de finalização: 2008.
Orientador: NEY PEREIRA.
1991 - 1994
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: Gestão de produtos e marcas - Emresa Elite.




Atuação Profissional



TRUPE MARKETING CONSULTING, TRUPE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Consultor e Palestrante, Carga horária: 20
Outras informações
? Análise na área de estratégia e marketing na indústria e/ou varejo que comercializam produtos/ serviços, realizando a elaboração de um diagnóstico e mapeamento das direções a serem tomadas; ? Coordena o planejamento de altos estudos em inteligência estratégica e liderança no Centro de Instrução Sylvio de Camargo (CIASC) da Marinha do Brasil - RJ e executa o treinamento em gestão de competências através da Inteligência Emocional para os Fuzilieiros Navais. ? Exerce as habilidades em treinamentos em Gestão & Liderança, Negociação Empresarial para executivos das maiores empresas do Brasil através da COMPASS International Business School. ? Desenvolvimento estratégico das ações de marketing incluindo plano de comunicação em midias sociais. ? Estabelecer o planejamento de marketing, visando a gestão da marca e portfólio dos produtos; ? Treinamento motivacional para equipes; ? Contribuir com ideias que agreguem valor tangível aos negócios, seja indicando possibilidades de crescimento de mercado, economia ou de contenção de desperdícios; ? Palestrante internacional sobre o tema: Comportamento Econômico do Consumidor no Mercado Emergente na Hult Business School - Boston - USA.


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente - MBA, CADEMP, Online, Pós-Graduação, Carga horária: 16
Outras informações
? Consultoria através da FGV IDE _ Cursos Corporativos: reposicionamento estratégico da marca Souza Cruz dentro das lojas de conveniência Select do cliente Shell. (2008 ~ 2009) ? Desenvolver nos cursos de especialização pelas conveniadas do Brasil, um conhecimento teórico aliado à parte prática, com estudo de casos de sucesso, levando a reflexão do dia a dia de um profissional de marketing e vendas. ? Docente nas disciplinas:Gestão & Liderança, Inteligência e Coaching Estratégicos, Planejamento Estratégico, Gestão de Vendas, Negociação Empresarial, Gestão de Marcas e Produtos, Varejo para Baixa Renda, Excelência no Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Marketing de Relacionamentos e Serviços, Gestão de Serviços, CRM e Midias Sociais


Grupo IBMEC, IBMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente MBA e Extensão, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como docente nos Programas In Company e MBA em: Gestão de Pessoas, Finanças e Gerenciamento de Projetos nas disciplinas: Desenvolvimento de Carreira, Liderança, Design Thinking, Comportamento e Mudança Organizacional, Negociação e Gerenciamento de Conflitos e Estratégia Empresarial.


Compass International, COMPASS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor e Palestrante, Carga horária: 2
Outras informações
?? Desenvolver treinamentos de atualização profissional dos líderes visando o aprimoramento das competências exigidas no perfil do cargo; ? Customização de estudos de casos para discussão nos workshops; ? Palestras motivacionais elevando o trabalho em equipe e desempenho dos colaboradores e vendas.


Salon Line Cosméticos, SALON LINE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Contratação Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Gerente Executivo de Marketing e Inovação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Efetuar pesquisa de comportamento de compras do consumidor a nível Brasil, através de análise qualitativa e quantitativa para desenvolvimento de novos produtos e estratégias inovadoras para agregar valor ao portfólio da empresa e aos seus clientes; ? Gestor executivo da marca, categoria de produtos e trade marketing; ? Gestão e Liderança da equipe comercial a nível nacional; ? Negociação direta com grandes contas em todo território brasileiro; ? Treinamento para qualificação técnica de ferramentas de marketing e vendas;


Salon Line Cosméticos, SL COSMÉTICOS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Contrato Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Key Account e Gerente Regional, Carga horária: 46, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Prospecção e abertura de clientes para produtos inovadores. ? Estabelecer novos conceitos de posicionamento da indústria no mercado. ? Criar e manter soluções criativas de vendas para que os produtos possam se tornar um diferencial competitivo no negócio do cliente. ? Análise na área de marketing em empresas que comercializam produtos ou prestadores de serviços, com a elaboração de um diagnóstico e mapeamento das direções a serem tomadas; ? Desenvolvimento estratégico das ações de marketing; ? Estabelecer o planejamento de marketing, visando à gestão da marca e portfólio dos produtos; ? Treinamento motivacional e em técnicas de vendas; ? Contribuir com idéias que agreguem valor tangível aos negócios, seja indicando possibilidades de crescimento de mercado, economia ou de contenção de desperdícios.


TSL Engenharia Ambiental, TSL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing, Carga horária: 46, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Coordenação geral de todos os diretores efetuando acompanhamento de objetivos e metas estipuladas pelo presidente; ? Responsável pela elaboração e desenvolvimento do planejamento estratégico de marketing; ? Coordenação do Business Plan e do Business Inteligent da companhia; ? Atuação nacional e internacional com Presidentes e Diretores parceiros, entre eles; SINOPEC ? China, TETRAPAK; KLABIN e SIEMENS. ? Responsável pela imagem da marca aos stakeholders, principalmente ao maior cliente: PETROBRAS ? Criação e desenvolvimento do projeto de Marketing interno da companhia.


Nazca Cosméticos, NAZCA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Reprsentação Comercial, Enquadramento Funcional: Gestor de Vendas, Carga horária: 46, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Implantação e posicionamento no mercado de cosméticos de produtos inovadores dentro do segmento étnico brasileiro; ? Ministrar cursos de aperfeiçoamento ? Responsável na venda e pós-venda no interior de São Paulo;para profissionais da beleza; ? Criar estratégias e aplicar o material de merchandising nos pontos de venda


Plusbel Distribuidora de Cosméticos, PLUSBEL, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Regional de Vendas, Carga horária: 46, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Gerenciar equipe de vendas e promotoras em todo interior de São Paulo e Triângulo Mineiro. ? Direcionar a prospecção e fidelização de clientes em novos setores de atuação. ? Motivar e gerir equipe de vendas para alcançarem seus objetivos dentro do plano estratégico estabelecido.


Nestle Brasil - Matriz, NESTLE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor Administrativo Comercial, Carga horária: 46, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Responsável em manter os links administrativos em logística, faturamento e departamentos de vendas dentro das divisões: Choc, Plec e Food Service. ? Garantir a comunicação eficaz entre a equipe de vendas e promotoras junto ao setor administrativo. ? Controlar os gastos realizados da equipe de vendas e promotoras.


All Type Comunicação, ALL TYPE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atendimento Publicitário, Carga horária: 46, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
? Gerenciar carteira de clientes entre eles: UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto); Eurobike (revendedor de carros e motos da marca BMW) e Multicanal (TV por assinatura). ? Apresentar e acompanhar a criação de campanhas publicitárias; ? Participação da implementação no interior de São Paulo da TV por assinatura, formatando novo conceito de consumo; ? Gerenciar uma carteira de clientes entre eles: Carrefour (Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Uberlândia); Mabel (Ribeirão Preto) e McDonalds (Ribeirão Preto) colaborando e exercendo um feedback com parceiros de agências como a DM9.



Projetos de extensão


2008 - 2008
Comportamento Econômico do Consumidor Português após 20 anos de adesão à União Européia
Descrição: O grande interesse deste estudo é apresentar nestas páginas seguintes, que as pessoas, isto é, o ?povo?, com suas crenças, religiões, costumes, estilos de vida estão acima de qualquer tipo de poder, ou potencias mundiais. Com o capitalismo gera o consumo e é neste ciclo destaca-se como o consumidor reage em seu estilo de compra. Não poderia ser diferente quando voltamos o nosso foco para Portugal, imerso 20 anos na União Européia tendo uma evolução globalmente positiva irreversível desse processo. Como em todo planejamento é necessário a fase dos ajustes, então podemos extrair um países que vivia até 30 anos atrás de suas colônias, voltou para o bem-estar material e imaterial da população levando a nação a uma evolução econômica, política, sócio-cultural e com uma mudança de comportamento dos portugueses. De acordo com o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Fernando Neves, ?nunca a qualidade de vida foi tão boa? frisando que a Europa acima de tudo é um ?projeto de solidariedade e um projeto comum?reforça que esta solidez será um ?reforço de solidariedade? frente aos novos desafios colocados pela China e Índia. E finaliza que ?a Europa somos todos nós uma vez que todos contribuímos para este processo de forma determinante?. Face a estes depoimentos do governo português, analisaremos que nos últimos 20 anos foram os melhores da história contemporânea de Portugal. Atingiu uma rápida convergência com a realidade européia, progredindo em termos de melhoria de indicadores de qualidade de vida e de saúde, transformou profundamente as suas condições de mobilidade/acessibilidade, reagiu favoravelmente à crescente importância do tema da sustentabilidade ambiental, alinhou positivamente nos progressos da sociedade de informação e do governo eletrônico e revelou uma capacidade significativa de integração de populações etnicamente diversificadas. Com todos os fatos positivos, levou a Presidência portuguesa a ocupar a cadeira do Conselho da União Européia, no segundo semestre de 2007..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Randes de Faria Enes - Coordenador / Evandro Bedani - Integrante / Rita Afonso - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: 2318-6984 - CASI
2015 - Atual
Periódico: Revista Acadêmica Online, ISSN 2359 5787


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: CENTRO PAULA SOUZA


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Congresso Nacional de Excelência em Gestão
2018 - Atual
Periódico: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação
2015 - 2015
Periódico: Congresso de Administração, Sociedade e Inovação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Treinamento de Pessoal.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1994
XV Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias, APP - SP.
1994
III Concurso e Mostra Paulista de Videos Ambientais, Governo do Estado de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ENES, R. F.2016ENES, R. F.. Evolução do Relacionamento com o Cliente. Revista Acadêmica Online, v. 2, p. 1-24, 2016.

2.
ENES, R. F.2016 ENES, R. F.; DA COSTA, S.R.R. . Qualidade de vida no ambiente de trabalho por meio da cultura organizacional espiritualizada. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, v. 1, p. 1, 2016.

3.
ENES, R. F.2015 ENES, R. F.; DA COSTA, S.R.R. . Company Directed Spiritually: An analysis of the quality of live at workplace. Proceedings of 2100 Projects Association Joint Conferences - Business Sustainability, v. 4, p. 124-142, 2015.

4.
ENES, R. F.2015ENES, R. F.. O Processo de Comunicação. Revista Acadêmica Online, v. 1, p. 1-24, 2015.

5.
ENES, R. F.2015ENES, R. F.; DA COSTA, S.R.R. . Uma análise da qualidade de vida no ambiente de trabalho por meio da espiritualidade corporativa. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, v. 1, p. 1, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ENES, R. F.; DA COSTA, S.R.R. . Inovação, Gestão Estratégica e Controladoria nas Organizações. 1. ed. Belo Horizonte: Atena Editora, 2018. v. 1. 336p .

2.
ENES, R. F.. Empresa Espiritualmente Dirigida - Como tornar a sua organização uma das 10 melhores para se trabalhar. 01. ed. São Paulo: Laços, 2016. v. 01. 220p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ENES, R. F.. Metas de Ano Novo: 5 dicas essenciais para estabelecer objetivos e superar o dilema de Alice. Portal Terra, Notícias, 28 dez. 2016.

2.
ENES, R. F.. Metas de ano novo: 5 dicas para estabelecer objetivos e realizar os planos de carreira e negócios. Overbr, Dicas, 28 dez. 2016.

3.
ENES, R. F.. 5 dicas para estabelecer objetivos e realizar os planos de carreira e negócios. Agência Estado, Releases Empresariais, 28 dez. 2016.

4.
ENES, R. F.. criação de valor e estratégia de vendas. Perspectiva Seguros, Novidades, 01 dez. 2016.

5.
ENES, R. F.. 4 estilos de liderança: qual é o seu?. RH Central, 01 dez. 2016.

6.
ENES, R. F.. Criação de valor e estratégia de vendas. GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL, Seguros, 30 nov. 2016.

7.
ENES, R. F.. Atitudes para controlar emoções. Jornal A Tribuna, Reportagem Especial, p. 3 - 5, 10 nov. 2016.

8.
ENES, R. F.. 6 questões sobre emprego temporário e efetivação. Gazeta online, Concursos e empregos, 04 nov. 2016.

9.
ENES, R. F.. 6 questões sobre emprego temporário e efetivação. Agência O Globo, Releases Empresariais, 25 out. 2016.

10.
ENES, R. F.. 6 Questões Sobre Emprego Temporário E Efetivação. GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL, Seguros, 25 out. 2016.

11.
ENES, R. F.. 6 questões sobre emprego temporário e efetivação. Empresas S/A, Notícias Dino, 25 out. 2016.

12.
ENES, R. F.. 6 questões sobre emprego temporário e efetivação. Clip PB, Capa, 25 out. 2016.

13.
ENES, R. F.. 6 Questões Sobre Emprego Temporário E Efetivação. Vaga Work, Dino, 14 out. 2016.

14.
ENES, R. F.. 5 dicas para desenvolvimento da inteligência emocional. TaableNote, Canal Executivo - Informação, 21 set. 2016.

15.
ENES, R. F.. TRABALHAR O INTRAEMPREENDEDORISMO. Viva Beleza, Notícias, 11 set. 2016.

16.
ENES, R. F.. 5 dicas para desenvolvimento da inteligência emocional. Administradores.com, Notícias > Carreira, 08 set. 2016.

17.
ENES, R. F.. Cursos ensinam o uso de planilhas na gestão do negócio. Fecomercio SP, Educação, 06 set. 2016.

18.
ENES, R. F.. Randes Enes lança livro para humanizar empresas. Clube das Comadres, 07 ago. 2016.

19.
ENES, R. F.. Como fazer negócios e fidelizar clientes pelo Whatsapp?. Portal Terra, Notícias, 28 jul. 2016.

20.
ENES, R. F.. Como fazer negócios e fidelizar clientes pelo Whatsapp?. Eexponews, Dino, 28 jul. 2016.

21.
ENES, R. F.. 4 estilos de liderança: qual é o seu?. Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros, Seguros, 25 jul. 2016.

22.
ENES, R. F.. 6 atitudes fundamentais dos campeões de vendas. GS&Friedman, 07 jul. 2016.

23.
ENES, R. F.. 6 Atitudes fundamentais dos campeões de vendas. Varejista.com.br, Dicas, 01 jul. 2016.

24.
ENES, R. F.. 6 atitudes fundamentais dos campeões de vendas. SINCOP, Notícias, 01 jul. 2016.

25.
ENES, R. F.. 6 atitudes fundamentais dos campeões de vendas. Jornal Webdigital, Negócios, 30 jun. 2016.

26.
ENES, R. F.. 3 livros que todo empreendedor precisa ler. GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL, Demais, 28 jun. 2016.

27.
ENES, R. F.. Seu chefe é torturador, autocrático, amoroso ou participativo? Leia e descubra. Estadão. Economia e Negócios, blog Radar do Emprego, 26 jun. 2016.

28.
ENES, R. F.. Você já ouviu falar em empresas caórdicas?. Afilare, Artigos, 16 jun. 2016.

29.
ENES, R. F.. 5 dicas para estabelecer objetivos e realizar os planos de carreira e negócios. Master News - Notícias sobre a MasterGEO e o setor, Blog, Empreendendorismo, Notíc, 08 jun. 2016.

30.
ENES, R. F.. 5 dicas para estabelecer objetivos e realizar os planos de carreira e negócios. Portal Administradores.com, Notícias > Carreira, 07 jun. 2016.

31.
ENES, R. F.. 5 dicas para estabelecer objetivos e realizar os planos de carreira e negócios. NET SPEED MAIS, Notícias, 07 jun. 2016.

32.
ENES, R. F.. 6 atitudes fundamentais dos campeões de vendas. CQCS, Notícias, 02 jun. 2016.

33.
ENES, R. F.. 6 atitudes campeãs. ClienteSA - O Nº 1 em Relacionamento com Clientes no Brasil, Artigo, 01 jun. 2016.

34.
ENES, R. F.. Seis atitudes fundamentais dos campeões de vendas. Canal Executivo UOL, Carreira & Gestão, 01 jun. 2016.

35.
ENES, R. F.. 6 atitudes fundamentais dos campeões de vendas. VALOR AGREGADO GESTÃO E TECNOLOGIA - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, 01 jun. 2016.

36.
ENES, R. F.. 6 Atitudes fundamentais dos campeões de vendas. Abra o seu Negócio, 01 jun. 2016.

37.
ENES, R. F.. 6 atitudes fundamentais dos campeões de vendas. MAXPRESS, Pautas, 01 jun. 2016.

38.
ENES, R. F.. 6 Atitudes fundamentais dos campeões de vendas. Administradores.com, Notícias > Carreira, 31 maio 2016.

39.
ENES, R. F.. Chefe mão de ferro ou líder moderno: qual perfil é mais bem visto e mais comum?. Economia IG, Brasil Econômico, 19 maio 2016.

40.
ENES, R. F.. Desempregado? O que você deve fazer nesse período de buscas pela vaga. FENATRACOOP, Eis a Questão, TRABALHO RH, 19 maio 2016.

41.
ENES, R. F.. Dicas para estabelecer objetivos e superar dilema de Alice. UOL, Canal Executivo, 13 maio 2016.

42.
ENES, R. F.. O que fazer nesse período de buscas por emprego. Mato Grosso Econômico - Informação de Valor, Notícias, 09 maio 2016.

43.
ENES, R. F.. Desempregado? O que você deve fazer nesse período de buscas pela vaga. Economia IG, Brasil Econômico, 08 maio 2016.

44.
ENES, R. F.. Jogos de Negócios (business simulation). Seg.com.br, Eventos, 02 maio 2016.

45.
ENES, R. F.. É hora de desapegar de um projeto. Revista Você S/A, p. 34 - 35, 01 maio 2016.

46.
ENES, R. F.; R., A. ; M, P. L. . Você já ouviu falar em empresas caórdicas?. Segs.com.br, Seguros, 26 abr. 2016.

47.
ENES, R. F.. Para concretizar os sonhos. Revista Afrodite, p. 49 - 51, 30 jul. 2013.

48.
ENES, R. F.. Questão de relacionamento - Sua empresa está preparada para enfrentar os novos desafios. SINCOMAVI, São Paulo, 10 out. 2012.

49.
ENES, R. F.. Vendas: De trabalho temporário à profissão valorizada. Jornal o Fluminense, 30 jan. 2012.

50.
ENES, R. F.. Executivas de Fantasia. Isto é Dinheiro SP, p. 64 - 65, 21 jul. 2010.

51.
ENES, R. F.. Derrota da Seleção não prejudica marcas. Jornal Propaganda e Marca, 05 jul. 2010.

52.
ENES, R. F.. Guerra contra a gordura. Isto é Dinheiro SP, 02 jul. 2010.

53.
ENES, R. F.. Cuidado com a pele ampliam as vendas. Valor Econômico, São Paulo, p. 56 - 57, 29 jun. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ENES, R. F.; DA COSTA, S.R.R. . UMA ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO. In: XI CNEG - CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 2015, Rio de Janeiro. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2015. v. XI CNE. p. 101-122.

Artigos aceitos para publicação
1.
ENES, R. F.. A Comunicação das Redes Sociais. Revista Acadêmica Online, 2017.

2.
ENES, R. F.. Comunicação Digital e Novas Mídias Institucionais. Revista Acadêmica Online, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ENES, R. F.. Teoria da Corrente ? ?Fazendo acontecer novas conexões?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ENES, R. F.. Teoria da Corrente ? ?Fazendo acontecer novas conexões?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ENES, R. F.. Teoria da Corrente ? ?Fazendo acontecer novas conexões?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ENES, R. F.. Gestão Empreendedora e Inovação nas Organizações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ENES, R. F.. Gestão Empreendedora e Inovação nas Organizações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ENES, R. F.. Empresa Espiritualmente Dirigida - Como tornar a sua organização uma das 10 melhores para se trabalhar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ENES, R. F.. Empresa Caórdica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ENES, R. F.. Teoria da Corrente ? ?Fazendo acontecer novas conexões?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ENES, R. F.. Empresa Espiritualmente Dirigida - Como tornar a sua organização uma das 10 melhores para se trabalhar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ENES, R. F.. Empresa Espiritualmente Dirigida - Como tornar a sua organização uma das 10 melhores para se trabalhar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ENES, R. F.. Inteligência Emocional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ENES, R. F.. Teoria da Corrente ? ?Fazendo acontecer novas conexões?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ENES, R. F.. Simpósio de Liderança do CAOCFN - Marinha do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ENES, R. F.. Plano de Negócio. 2016.

2.
ENES, R. F.. Jornal Bom dia Tocantins. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
ENES, R. F.. Negociação Empresarial. 2016; Tema: Curso Online 08 horas. (Site).

2.
ENES, R. F.. Qual o tamanho do seu muro?. 2015; Tema: ? O modelo de gestão das empresas e as crises de sentido de vida, satisfação pessoal e crise de liderança.. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ENES, R. F.. Ferramentas de Gestão Estratégica de Atendimento em Serviços - T.02. 2016. .

2.
ENES, R. F.. Gestão de Portfólio e Marcas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
ENES, R. F.. Marketing nas Mídias Sociais. 2016. .

4.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança de Equipes. 2016. .

5.
ENES, R. F.. Organização e Gerenciamento de Processos Corporativos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
ENES, R. F.. Técnicas de Persuasão para Liderança e Vendas. 2016. .

7.
ENES, R. F.. Negociação. 2016. .

8.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2016. .

9.
ENES, R. F.. Organização e Gerenciamento de Processos Corporativos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
ENES, R. F.. Marketing de Serviços. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
ENES, R. F.. Oratória - A arte de falar em público. 2016. .

12.
ENES, R. F.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2016. .

13.
ENES, R. F.. Negociação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2016. .

15.
ENES, R. F.. Inteligência e Coaching Estratégico. 2016. .

16.
ENES, R. F.. Customer Relatioship Management - CRM. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
ENES, R. F.. Negociação. 2016. .

18.
ENES, R. F.. Organização e Gerenciamento de Processos Corporativos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

19.
ENES, R. F.. Comunicação Interpessoal. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
ENES, R. F.. Comunicação Interpessoal. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
ENES, R. F.. Negociação. 2016. .

22.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança de Equipes. 2016. .

23.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança de Equipes. 2016. .

24.
ENES, R. F.. Administração do Tempo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
ENES, R. F.. Oratória - A arte de falar em público. 2016. .

26.
ENES, R. F.. Atendimento, Prospecção e Negociação. 2016. .

27.
ENES, R. F.. Negociação Comercial. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

28.
ENES, R. F.. Produção e Serviços. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
ENES, R. F.. Empreendedorismo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

30.
ENES, R. F.. Ferramentas de Gestão Estratégica de Atendimento em Serviços - T.01. 2016. .

31.
ENES, R. F.. Gestão Estratégica de Atendimento em Serviços. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

32.
ENES, R. F.. Fundamentos de Marketing. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

33.
ENES, R. F.. Liderança e Motivação de Equipes de Vendas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
ENES, R. F.. Marketing de Relacionamento e Serviços. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

35.
ENES, R. F.. Estratégias Aplicadas às Redes Sociais. 2015. .

36.
ENES, R. F.. Negociação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

37.
ENES, R. F.. Negociação Estratégica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

38.
ENES, R. F.. Técnicas de Negociação. 2015. .

39.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2015. .

40.
ENES, R. F.. Gestão de Clientes e Projetos de CRM. 2015. .

41.
ENES, R. F.. Negociação Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

42.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2015. .

43.
ENES, R. F.. Comunicação Interpessoal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

44.
ENES, R. F.. Comunicação Interpessoal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

45.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2015. .

46.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2015. .

47.
ENES, R. F.. Negociação. 2015. .

48.
ENES, R. F.. Marketing de Serviços. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

49.
ENES, R. F.. Marketing Empresarial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

50.
ENES, R. F.. Liderança para Alta Performance. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

51.
ENES, R. F.. Marketing. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

52.
ENES, R. F.. Atendimento, Prospecção e Negociação. 2015. .

53.
ENES, R. F.. Organização e Gerenciamento de Processos Corporativos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

54.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança de Equipes. 2015. .

55.
ENES, R. F.. Gestão Empreendedora. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

56.
ENES, R. F.. Atendimento, Prospecção e Negociação. 2015. .

57.
ENES, R. F.. Estratégias Aplicadas às Redes Sociais. 2015. .

58.
ENES, R. F.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2015. .

59.
ENES, R. F.. Negociação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

60.
ENES, R. F.. Postura Profissional e Coaching Corporativo em tempos de crise. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

61.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2015. .

62.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2015. .

63.
ENES, R. F.. Negociação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

64.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2015. .

65.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2015. .

66.
ENES, R. F.. Negociação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

67.
ENES, R. F.. Comunicação Interpessoal. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

68.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança de Equipes. 2015. .

69.
ENES, R. F.. Organização de Processos Gerenciais Corporativos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

70.
ENES, R. F.. Atendimento, Prospecção e Negociação para IFDs. 2015. .

71.
ENES, R. F.. Inteligência Emocional. 2015. (Palestra).

72.
ENES, R. F.. Estratégia de Comunicação Integrada. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

73.
ENES, R. F.. Marketing de Relacionamento. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

74.
ENES, R. F.. Marketing de Serviços. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

75.
ENES, R. F.. Técnicas de Negociação. 2014. .

76.
ENES, R. F.. Atendimento, Prospecção e Negociação. 2014. .

77.
ENES, R. F.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2014. .

78.
ENES, R. F.. Negociação. 2014. .

79.
ENES, R. F.. Gestão da Força de Vendas. 2014. .

80.
ENES, R. F.. Gestão da Força de Vendas. 2014. .

81.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2014. .

82.
ENES, R. F.. Marketing de Varejo. 2014. .

83.
ENES, R. F.. Técnicas de Negociação. 2014. .

84.
ENES, R. F.. Atendimento, Prospecção e Negociação. 2014. .

85.
ENES, R. F.. Fundamentos de Marketing. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

86.
ENES, R. F.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2014. .

87.
ENES, R. F.. Marketing Empresarial. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

88.
ENES, R. F.. Produção e Serviços. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

89.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2014. .

90.
ENES, R. F.. Negociação. 2014. .

91.
ENES, R. F.. Gestão de Marketing. 2014. .

92.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2014. .

93.
ENES, R. F.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2014. .

94.
ENES, R. F.. Marketing de Relacionamento. 2014. .

95.
ENES, R. F.. CRM. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

96.
ENES, R. F.. Gestão no Atendimento ao Cliente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

97.
ENES, R. F.. Negociação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

98.
ENES, R. F.. Gestão & Liderança. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

99.
ENES, R. F.. Inteligência e Coaching Estratégicos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

100.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

101.
ENES, R. F.. Gestão da Força de Vendas. 2013. .

102.
ENES, R. F.. Liderança de Equipes. 2013. .

103.
ENES, R. F.. Técnicas de Negociação. 2013. .

104.
ENES, R. F.. Inteligência e Coaching Estratégico. 2013. .

105.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2013. .

106.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2013. .

107.
ENES, R. F.. Customer Relationship Management - CRM. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

108.
ENES, R. F.. Negociação Avançada. 2013. .

109.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2013. .

110.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2013. .

111.
ENES, R. F.. Gestão do Atendimento ao Cliente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

112.
ENES, R. F.. Inteligência e Coaching Estratégico. 2013. .

113.
ENES, R. F.. Excelência no Atendimento ao Cliente. 2013. .

114.
ENES, R. F.. Administração do Tempo. 2013. .

115.
ENES, R. F.. Marketing Empresarial. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

116.
ENES, R. F.. Estratégias de Marketing. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

117.
ENES, R. F.. Inteligência e Coaching Estratégico. 2013. .

118.
ENES, R. F.. Excelência no Atendimento ao Cliente. 2013. .

119.
ENES, R. F.. Liderança e Motivação de Equipes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

120.
ENES, R. F.. Inteligência e Coaching Estratégico. 2013. .

121.
ENES, R. F.. Inteligência e Coaching Estratégico. 2013. .

122.
ENES, R. F.. Gestão de Serviços. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

123.
ENES, R. F.. Técnicas de Persuasão para Liderança e Vendas. 2013. .

124.
ENES, R. F.. Negociação. 2013. .

125.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2013. .

126.
ENES, R. F.. Inteligência e Coaching Estratégico. 2013. .

127.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2013. .

128.
ENES, R. F.. Gestão de Produtos e Marcas. 2013. .

129.
ENES, R. F.. Planejamento e Gestão Estratégica. 2013. .

130.
ENES, R. F.. Negociação. 2013. .

131.
ENES, R. F.. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional. 2013. .

132.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2013. .

133.
ENES, R. F.. Customer Relationship Management - CRM. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

134.
ENES, R. F.. Fundamentos de Marketing. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

135.
ENES, R. F.. Técnicas de Persuasão para Liderança e Vendas. 2012. .

136.
ENES, R. F.. Gestão da Força de Vendas. 2012. .

137.
ENES, R. F.. Negociação. 2012. .

138.
ENES, R. F.. Habilidades Comportamentais para Equipes de Projetos. 2012. .

139.
ENES, R. F.. Técnicas de Negociação para Equipes de Projetos. 2012. .

140.
ENES, R. F.. Liderança de Equipes. 2012. .

141.
ENES, R. F.. Fundamentos de Marketing. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

142.
ENES, R. F.. Habilidades Comportamentais para Equipes de Vendas e Liderança. 2012. .

143.
ENES, R. F.. Introdução ao Planejamento Estratégico. 2012. .

144.
ENES, R. F.. Negociação Avançada. 2012. .

145.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2012. .

146.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2011. .

147.
ENES, R. F.. Negociação. 2011. .

148.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2011. .

149.
ENES, R. F.. Negociação. 2011. .

150.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2011. .

151.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2011. .

152.
ENES, R. F.. Negociação. 2011. .

153.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2011. .

154.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2011. .

155.
ENES, R. F.. Negociação. 2011. .

156.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2011. .

157.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2011. .

158.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2011. .

159.
ENES, R. F.. Introdução ao Planejamento Estratégico. 2011. .

160.
ENES, R. F.. Negociação. 2011. .

161.
ENES, R. F.. Marketing de Relacionamento e Serviços. 2011. .

162.
ENES, R. F.. Marketing de Relacionamento e Serviços. 2011. .

163.
ENES, R. F.. Negociação. 2011. .

164.
ENES, R. F.. Estratégia Empresarial. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

165.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2011. .

166.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2011. .

167.
ENES, R. F.. Gestão de Clientes e Projetos de CRM. 2011. .

168.
ENES, R. F.. Gestão de Competência em Vendas. 2010. .

169.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2010. .

170.
ENES, R. F.. Excelência no Atendimento ao Cliente. 2010. .

171.
ENES, R. F.. Marketing de Relacionamento e Serviços. 2010. .

172.
ENES, R. F.. Introdução ao Planejamento Estratégico. 2010. .

173.
ENES, R. F.. Introdução ao Planejamento Estratégico. 2010. .

174.
ENES, R. F.. Negociação. 2010. .

175.
ENES, R. F.. Negociação. 2010. .

176.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2010. .

177.
ENES, R. F.. Marketing de Relacionamento e Serviços. 2010. .

178.
ENES, R. F.. Gestão e Liderança. 2010. .

179.
ENES, R. F.. Negociação. 2010. .

180.
ENES, R. F.. Negociação. 2010. .

181.
ENES, R. F.. Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

182.
ENES, R. F.. Introdução ao Planejamento Estratégico. 2009. .

183.
ENES, R. F.. Gestão de Vendas e Multicanal. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

184.
ENES, R. F.. Negociação. 2009. .

185.
ENES, R. F.. Marketing de Relacionamento e Serviços. 2009. .

186.
ENES, R. F.. Excelência no Atendimento ao Cliente. 2009. .

187.
ENES, R. F.. Introdução ao Planejamento Estratégico. 2008. .

188.
ENES, R. F.. PDV +. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

189.
ENES, R. F.. Excelência no Atendimento ao Cliente. 2008. .

190.
ENES, R. F.. Introdução ao Planejamento Estratégico. 2008. .

191.
ENES, R. F.. Gestão de Competência em Vendas. 2008. .

192.
ENES, R. F.. Gestão de Competência em Vendas. 2008. .

193.
ENES, R. F.. Introdução ao Planejamento Estratégico. 2008. .

194.
ENES, R. F.. PDV +. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

195.
ENES, R. F.. Técnicas de Vendas. 2008. .



Patentes e registros



Marca registrada
1.
 ENES, R. F.; FARINA, J. M. . LIDERANÇA IN EXTREMIS. 2012, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 840318715, título: "LIDERANÇA IN EXTREMIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
 ENES, R. F.. TRUPE MARKETING. 2012, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 840295308, título: "TRUPE MARKETING" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENES, R. F.. Alinhando gaps e aproximando pessoas. 2016. (Exposição).



Inovação



Marca registrada
1.
 ENES, R. F.; FARINA, J. M. . LIDERANÇA IN EXTREMIS. 2012, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 840318715, título: "LIDERANÇA IN EXTREMIS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
 ENES, R. F.. TRUPE MARKETING. 2012, Brasil.
Patente: Marca Registrada de Serviço. Número do registro: 840295308, título: "TRUPE MARKETING" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ENES, R. F.. Simpósio de Liderança do CAOCFN - Marinha do Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Outras informações relevantes


Liderança in Extremis® - 
Atuação na elaboração do projeto em 2012 e coordenação do programa de treinamento para os Fuzileiros Navais até 2014.

O Curso Liderança in Extremis® ? 24 horas em ação! foi criado para atender a um mercado emergente e ao cenário de constantes modificações fruto da necessidade de adaptabilidade. A acirrada concorrência torna necessário o desenvolvimento de competências relevantes para atuar neste setor.
Este programa une as teorias estratégicas de liderança militar aliadas com a visão corporativa através da experiência prática dentro do ambiente militar apresentado na Pista de Liderança* no Centro de Instrução Almirante (FN) Sylvio de Camargo comandado pelo Contra-Almirante (FN) Nélio de Almeida na Marinha do Brasil, proporcionando uma vivência lúdica com técnicas militares para manter o foco nos resultados e na atitude colaborativa de seus participantes.
A estrutura do curso faz com que os participantes absorvam de forma gradativa os assuntos e informações de objetos de estudo que normalmente são aprofundados no treinamento de alto nível dos fuzileiros navais.
As informações são transmitidas por oficiais da Marinha do Brasil, experientes militares com passagem em países estrangeiros e civis instrutores de disciplinas profissionais com larga experiência didática, onde todos têm o grau mínimo de ?Mestre?, seja em ciências humanas e em gestão estratégica, seja em outros ramos do conhecimento, possibilitando a fusão dos professores do Centro de Instrução dos Fuzileiros Navais com as mais qualificadas lideranças acadêmicas de renomadas instituições de ensino.

Metodologia
Apresentado sob a forma de exercício prático de liderança traz a experiência corporativa e militar com assuntos constantes desenvolvidos por análises de gestão de competência quantificando as habilidades desenvolvidas e adquiridas na Pista de Liderança, proporcionando aos participantes uma visão lúdica somado aos dois ambientes para a consolidação do programa.



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