Anelise do Pinho Cossio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4683964553106082
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Doutoranda em Estudos da Criança com Especialização em Educação Especial, pela Universidade do Minho. Mestre em Educação Especial com Especialização em Intervenção Precoce, pela Universidade do Minho. Especialista em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Estimulação Precoce, pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Licenciada em Psicologia, pela Universidade do Planalto Catarinense. Pesquisadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd) e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA /CNPq/UFPel). Tem como principais interesses de investigação científica as áreas da Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anelise do Pinho Cossio
Nome em citações bibliográficas
COSSIO, A. P.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Estudos da Criança - Educação Especial.
Instituto de Educação, IE, Portugal.
Orientador: Ana Paula da Silva Pereira.
Palavras-chave: Atitudes entre pares; Educação Especial; Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais; Pré-escolar.
2014 - 2016
Mestrado em Ed. Especial/ Especialização Intervenção Precoce.
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Título: Benefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce: Perspetivas de Mães de Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Ana Paula da Silva Pereira.
Palavras-chave: Intervenção Precoce; Práticas Centradas na Família; Perturbação do Espetro do Autismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Intervenção Precoce.
Setores de atividade: Educação.
2014 - 2014
Especialização em Ed. Especial Inclusiva/Estimulação Precoce. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Título: O Papel do Psicólogo no Processo de Inclusão Escolar e Estimulação Precoce de Crianças com Síndrome de Down.
Orientador: Mara Eli de Matos.
2007 - 2013
Graduação em Psicologia.
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Estrategias de intervención en contextos naturales.. (Carga horária: 3h).
Instituto de Educação e Psicologia - Uminho, IEP-Uminho, Portugal.
2017 - 2017
Um Estudo de Caso no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (S. (Carga horária: 3h).
Instituto de Educação e Psicologia - Uminho, IEP-Uminho, Portugal.
2017 - 2017
Fontes e Pesquisa de Informação Científica Online. (Carga horária: 3h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2017 - 2017
Intervenção precoce: novas abordagens no apoio às famílias. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2016 - 2016
A Perturbação do Espectro do Autismo: O DSM 5 e as suas implicações. (Carga horária: 3h).
Instituto de Educação e Psicologia - Uminho, IEP-Uminho, Portugal.
2016 - 2016
Voluntari@(ado) em organizações de direitos das mulheres. (Carga horária: 10h).
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, APEM, Portugal.
2016 - 2016
Mendeley - Gestor de referências bibliográficas. (Carga horária: 3h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2015 - 2015
Análise quantitativa de dados com o SPSS. (Carga horária: 24h).
Instituto de Educação e Psicologia - Uminho, IEP-Uminho, Portugal.
2015 - 2015
Violência Genderizada no Ciberespaço. (Carga horária: 11h).
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, APEM, Portugal.
2015 - 2015
Teste de Proficiência Motora de Bruninks-Oserestsk. (Carga horária: 8h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2015 - 2015
Promoção e autoeficácia da família O poder do PIIP. (Carga horária: 3h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2015 - 2015
El Modelo de Das & Naglieri: Evaluación y Interven. (Carga horária: 3h).
Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
2014 - 2014
AGI Residential / Daily Living Support. (Carga horária: 90h).
Houlton Institute | Autism Speaks | Autistic Research Institute, HL | AS | ARI, Estados Unidos.
2013 - 2013
Curso de Psicologia da Comunicação. (Carga horária: 30h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2012 - 2012
Terapia Comunitária. (Carga horária: 30h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Desen. de Hab.no Recon.e Enca.de Casos de Bullying. (Carga horária: 20h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em PROLER Joinville. (Carga horária: 20h).
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
2008 - 2008
Treinamento para abord. e trata.do fumante no SUS. (Carga horária: 12h).
Sistema Único de Saúde, SUS, Brasil.
2005 - 2005
Curso de dinâmicas. (Carga horária: 22h).
Associação Brasileira de Educação e Cultura, ABEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12

Atividades

08/2017 - Atual
Extensão universitária , NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM, .

Atividade de extensão realizada
Tutoria no Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual e Deficiência Visual (SECADI/MEC/UFPel).
01/2016 - Atual
Extensão universitária , NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM, .

Atividade de extensão realizada
Intervenção Precoce com crianças que apresentam Transtornos do Espectro do Autismo.
01/2016 - Atual
Extensão universitária , NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM, .

Atividade de extensão realizada
Atendimento Educacional Especializado - transtorno do espectro do austimo.
03/2013 - 06/2015
Extensão universitária , NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM, .

Atividade de extensão realizada
Formação continuada Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola/SECADI/MEC/UFPEL.

Associação Brasileira da Rede Unida, ABRU, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Vivências e Estágios na Realidade do SUS, Carga horária: 60
Outras informações
Participação do VER-SUS Brasil 2012. Fiz estágio durante uma semana (27/02 a 03/03), completando 60 horas. Tem como vínculo o Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e a Associação Brasileira da Rede Unida.


Colégio Bom Jesus Diocesano, BJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: Acompanhamento de uma criança de 11 anos, com diagnóstico de Espectro do Autismo, na escola em que estuda. Com supervisão pedagógica e psicológica para auxiliar na área.

Atividades

11/2009 - 08/2012
Estágios , Ministério da Educação, .

Estágio realizado
Acompanhante terapêutica de uma criança com TEA.

Associação Comercial de Lages, ACIL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 4

Atividades

01/2013 - 06/2013
Estágios , CDL, .

Estágio realizado
Psicologia Organizacional.

Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista Projeto de Pesquisa "A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho" e Projetos de Extensão


Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: Aperfeiçoamento técnico-cultural e de relacionamento humano, no Departamento de Pedagogia.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Principais atividades: Aperfeiçoamento técnico-cultural e de relacionamento humano, no Programa de Qualidade de vida ? ?Saúde é Bom?.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Intervenção Precoce com crianças que apresentam Transtornos do Espectro do Autismo
Descrição: A proposta visa abordar a temática do Autismo, na busca de alternativas inovadoras para intervenção com crianças que apresentam este transtorno..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Anelise do Pinho Cossio - Integrante / Rita de Cássia Cóssio Rodriguez - Coordenador / Isadora Pelegrini - Integrante / Leandro Silva Almeida - Integrante / Helena Reis - Integrante / Ana Paula Silva Pereira - Integrante / Maria Teresa Nogueira - Integrante.
2013 - 2015
Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola
Descrição: Proporcionar a formação continuada de gestores e professores da educação básica que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação inclusiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Anelise do Pinho Cossio - Integrante / Rita de Cássia Cóssio Rodriguez - Coordenador / Fátima Cóssio - Integrante / Franceli Brisola - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Bolsa.
2013 - Atual
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem
Descrição: Compreensão das políticas, critérios diagnósticos, formas de tratamento e intervenção, análise dos processos cognitivos e de aprendizagem de sujeitos com TEA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anelise do Pinho Cossio - Integrante / Rita de Cássia Cóssio Rodriguez - Coordenador / Isadora Pelegrini - Integrante / Maria Teresa Nogueira - Integrante / Maria da Graça Gonçalves Cunha Neves - Integrante / Antonio Olvedo Rodrigues Neves - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Intelectual
Descrição: Formar, em nível de aperfeiçoamento, professores da educação básica, como aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado-DI, que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação inclusiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Anelise do Pinho Cossio - Integrante / Maria Teresa Nogueira - Integrante / Clarissa Berdete Bilhalva - Integrante / Rita de Cássia M. Cóssio Rodriguez - Coordenador / Débora Jacks - Integrante / Francele de Abreu Carlan - Integrante / Lidiane Bilhalva - Integrante / Ane Dias - Integrante / Jaiane Drummer - Integrante / Fernanda Mendonça - Integrante / Anna Treptow - Integrante / Priscila Vognt - Integrante / Murillo Thümlert - Integrante.
2017 - Atual
Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Visual
Descrição: Formar, em nível de aperfeiçoamento, professores da educação básica, como aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado-DV, que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação inclusiva..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Anelise do Pinho Cossio - Integrante / Rita de Cássia Cóssio Rodriguez - Coordenador / Maria Teresa Nogueira - Integrante / Maria da Graça Gonçalves Cunha Neves - Integrante / Clarissa Berdete Bilhalva - Integrante / Ane Maciel Dias - Integrante / Débora Jacks - Integrante / Francele de Abreu Carlan - Integrante / Lidiane Bilhalva - Integrante / Jaiane Drummer - Integrante / Fernanda Mendonça - Integrante / Anna Treptow - Integrante / Priscila Vognt - Integrante / Murillo Thümlert - Integrante.
2016 - Atual
Intervenção precoce com crianças que apresentam Transtorno do Espectro do Autismo
Descrição: Assessorar o centro de atendimento ao autista nos processos de avaliação e intervenção precoce; oportunizar formação continuada aos profissionais do centro, professores, famílias, alunos de graduação e pós-graduação; sensibilizar a comunidade para os aspectos específicos do transtorno do espectro do autismo; socializar pesquisas e publicações na área do autismo, como forma de ampliar conhecimentos da comunidade em geral.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Anelise do Pinho Cossio - Integrante / Rita de Cássia Cóssio Rodriguez - Coordenador / Isadora Pelegrini - Integrante / Ana Paula Silva Pereira - Integrante / Maria Teresa Nogueira - Integrante / Maria da Graça Gonçalves Cunha Neves - Integrante / Antonio Olvedo Rodrigues Neves - Integrante / Simone Parodes - Integrante / Ane Maciel - Integrante / Thamires Schellin de Mattos - Integrante / Clarissa Berdete Bilhalva - Integrante / Andressa Ramm Knabach - Integrante.
2015 - 2015
Atendimento Educacional Especializado - Transtorno do Espectro do Austimo
Descrição: Curso de formação continuada para profissionais que atuam em AEE.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Anelise do Pinho Cossio - Integrante / Rita de Cássia Cóssio Rodriguez - Coordenador / Isadora Pelegrini - Integrante / Maria Teresa Nogueira - Integrante / Maria da Graça Gonçalves Cunha Neves - Integrante / Antonio Olvedo Rodrigues Neves - Integrante / Simone Parodes - Integrante / Ane Maciel Dias - Integrante.
2013 - 2015
Gestão da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva
Descrição: Formação continuada a professores da rede pública de Pelotas (RS)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Anelise do Pinho Cossio - Integrante / Rita de Cássia Cóssio Rodriguez - Coordenador / Fátima Cóssio - Integrante / Simone Parodes - Integrante / Juliana Hartleben da Costa - Integrante.
2013 - 2013
Inclusão de Pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Descrição: Estabelecer uma comunicação entre as empresas, indústrias, estabelecimentos comerciais do município de Lages SC, com as entidades que atendem pessoas com deficiência, viabilizando a inclusão e permanência dessas pessoas no quadro pessoal, bem como compreender a forma como essas pessoas são vistas pela empresa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Anelise do Pinho Cossio - Integrante / Vivian Fátima Oliveira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Intervenção Precoce.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Necessidades Educativas Especiais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Galego
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSSIO, A. P.2018COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S ; RODRIGUEZ, R.C.C . Benefícios da Intervenção Precoce para a Família de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 31, p. 9-20, 2018.

2.
COSSIO, A. P.2017 COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S ; RODRIGUEZ, R.C.C . Benefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce: Perspectivas de Mães de Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 23, p. 505-516, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Intervenção precoce na perturbação do espetro do autismo: Perspetivas de mães portuguesas. In: 1º Congresso Luso-Brasileiro - TEA e Educação Inclusiva, 2017, Pelotas. 1º CONLUBRA: ANAIS. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas. v. 1. p. 79-81.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo: Benefícios e Nível de Participação das Mães do Distrito de Braga. In: Porto International Conference on Research in Education, 2017, Porto. Porto ICRE 2017 Livro de Resumos. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, 2017. p. 96-97.

2.
LEITE, C. S. C. ; PEREIRA, A.P.S ; COSSIO, A. P. . Qualidades psicométricas e validação do questionário de identificação dos benefícios da intervenção precoce para a família. In: 1º Congresso Luso-Brasileiro - TEA e Educação Inclusiva, 2017, Pelotas. 1º CONLUBRA: ANAIS. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2017. v. 1. p. 27-28.

3.
BARBOSA, S. D. F. ; PEREIRA, A.P.S ; COSSIO, A. P. . O papel das unidades de ensino estruturado na inclusão de alunos com perturbações do espectro do autismo: Perceção de pais e de profissionais. In: 1º Congresso Luso-Brasileiro - TEA e Educação Inclusiva, 2017, Pelotas. 1º CONLUBRA: ANAIS. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2017. v. 1. p. 45-46.

4.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo qualitativo. In: XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2017, Braga. Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2017. v. 1. p. 179.

5.
RODRIGUEZ, R.C.C ; PEREIRA, A.P.S ; Pelegrini, I. ; COSSIO, A. P. . Autismo: Desenvolvimento, aprendizagem e inclusão. In: IV Congresso Internacional da Pró-Inclusão, 2016, Lisboa. Part II - Resumos, 2016. v. 16. p. 1113-1150.

6.
ARIOLI, I. G. S. ; COSSIO, A. P. . Experienciando o SUS. In: V Encontro Regional ABEP/SC, 2013, Balneário Camboriú. Anais V Encontro Regional ABEP/SC. Balneário Camboriu: AVANTIS Educação Superior, 2013. p. 1-50.

Apresentações de Trabalho
1.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Inclusão no pré escolar: Perspetivas de crianças Portuguesas e Brasileiras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Inclusão em contexto pré-escolar: Atitudes dos pares sem necessidades educativas especiais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BARBOSA, S. D. F. ; PEREIRA, A.P.S ; COSSIO, A. P. . O Papel das Unidades de Ensino Estruturado na Inclusão de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo: Perceção de pais e profissionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LEITE, C. S. C. ; PEREIRA, A.P.S ; COSSIO, A. P. . Qualidades Psicométricas e Validação do Questionário de Identificação dos Benefícios da Intervenção Precoce para a Família. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo: Benefícios e Nível de Participação das Mães do Distrito de Braga. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo qualitativo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo: Perspetivas de Mães Portuguesas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Benefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce: Perspetivas de Famílias de Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Intervenção Precoce e Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo com famílias do Distrito de Braga. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
COSSIO, A. P.; FRANCA, D. ; ANTUNES, B. M. ; LISBOA, M. D. . Formas de Violência Psicológica, Simbólica e Sexual contra a mulher: nas letras do Gênero Sertanejo Universitário. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
ARIOLI, I. G. S. ; COSSIO, A. P. . Experienciando o SUS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
COSSIO, A. P.; HINCKEL, L. ; SCHENEIDER, P. . Estágio Supervisionado em Processos Terapêuticos - CAPSi. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
COSSIO, A. P.; RAMOS, K. ; BRISOLA, F. ; FRANCA, D. ; SCHENEIDER, P. ; SECCHI, K. . Programa de Atendimento Psicológico no Serviço-Escola Modelo de Psicologia da UNIPLAC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
COSSIO, A. P.; BUSNELLO, J. ; BARBOSA, T. M. . Psicologia da saúde: novos rumos após as Reformas Psiquiátrica e Sanitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
ARIOLI, I. G. S. ; COSSIO, A. P. ; WILBERT, C. ; CAMPOS, A. A. R. . 'Uma experiência no VER-SUS'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
COSSIO, A. P.; PADILHA, A. P. ; RAMOS, K. ; LOURENCO, L. ; BARBOSA, T. M. . Vivências da Psicologia Comunitária no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
COSSIO, A. P.; RAMOS, K. ; BARBOSA, T. M. . Grupo de Mulheres - Flores da esperança. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S ; SERRANO, A. ; SOARES, E. M. P. ; REIS, H. ; RODRIGUES, L. L. ; SANTOS, P. A. C. H. ; RODRIGUEZ, R. C. M. C. . Comissão Científica de Avaliação do I Congresso Luso-Brasileiro de TEA e Educação Inclusiva. 2017.

2.
COSSIO, A. P.. Coordenadora da Mesa: Necessidades Educativas Especiais, no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2017.

3.
COSSIO, A. P.. Coordenadora da Mesa:Formação de Professores e agentes educativos, no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2017.

Redes sociais, websites e blogs
1.
RODRIGUEZ, R.C.C ; Pelegrini, I. ; COSSIO, A. P. ; NOGUEIRA, M.T . Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem. 2012; Tema: Desenvolve estudos nos Transtornos do Espectro do Autismo, Processos Cognitivos e de Aprendizagem e Inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais. (Rede social).

2.
Pelegrini, I. ; RODRIGUEZ, R.C.C ; COSSIO, A. P. ; PORTO, F. C. ; NOGUEIRA, M.T ; NEVES, M. G. G. C. ; COSSIO, F. . Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola. 2012; Tema: Proporcionar a formação continuada de gestores e professores da educação básica que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação inclusiva.. (Rede social).

3.
Pelegrini, I. ; RODRIGUEZ, R.C.C ; COSSIO, A. P. ; NOGUEIRA, M.T . Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem. 2009; Tema: Desenvolve estudos nos Transtornos do Espectro do Autismo, Processos Cognitivos e de Aprendizagem e Inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSSIO, A. P.. Violência Contra a Criança - parte 2. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
COSSIO, A. P.. Workshop: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Caracterização e Sinais de Detecção Precoce. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COSSIO, A. P.. Workshop: Práticas Centradas na Família em Intervenção Precoce: Que desafios para os profissionais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
COSSIO, A. P.. Violência Contra a Criança - parte 1. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SILVA, B. D. ; ALVES, R. ; COSSIO, A. P. ; FARIA, P. ; SIMOES, T. ; AMBROSIO, L. . Volume Extraordinário da Revista de Estudos e Investigación en Psicoloxía e Educación. 2017. (Editoração/Periódico).

6.
SILVA, B. D. ; ALVES, R. ; COSSIO, A. P. ; FARIA, P. ; SIMOES, T. ; AMBROSIO, L. . Livro do Programa e Resumos das Comunicações do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2017. (Editoração/Livro).

7.
COSSIO, A. P.; PEREIRA, A.P.S . Benefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce: Perspetivas de Mães de Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo. 2016. (Relatório de pesquisa).

8.
RODRIGUEZ, R.C.C ; COSSIO, A. P. ; MATTOS, T. ; PEREIRA, A.P.S . Intervenção Precoce: Um Caminho a Construir. 2016. (Manual teórico-prático).

9.
COSSIO, A. P.; ABREU, S. ; GOMES, S. . Estágio em Intervenção Precoce: Um estudo de caso. 2015. (Relatório de pesquisa).

10.
COSSIO, A. P.; RAMOS, K. ; SECCHI, K. ; CAMARGO, E. M. . Serviços de atendimento Psicológico - 'Serviço Escola'. 2013. (Relatório de pesquisa).

11.
COSSIO, A. P.; FRANCA, D. ; ANTUNES, B. M. ; LISBOA, M. D. . Analisando a Constituição de Sujeito sob os Significados Implícitos nas Letras das Músicas do Gênero Sertanejo Universitário. 2013. (Relatório de pesquisa).

12.
COSSIO, A. P.; RAMOS, K. ; BARBOSA, T. M. . Grupo de mulheres: ?Flores da esperança'. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
As Crianças em Contextos de Famílias com Vulnerabilidade de Saúde Mental. 2018. (Seminário).

2.
CROSSCUT2018 ? International Congresso of Cross-Curricular Teaching Curriculum, flexibility and innovation?. Inclusão em Contexto Pré-Escolar: Atitudes dos Pares sem Necessidades Educativas Especiais. 2018. (Congresso).

3.
III Jornadas em Estudos da Criança. Inclusão no pré-escolar: Perspetivas de crianças Portuguesas e Brasileiras. 2018. (Congresso).

4.
Inclusão no Ensino Superior: Evidências, experiências e reflexões Portugal-Brasil. 2018. (Seminário).

5.
Reflexões sobre a inclusão - Desafios Emergentes. 2018. (Seminário).

6.
Revisão da Literatura e Sistematização do Conhecimento. 2018. (Seminário).

7.
Workshop Espectro do Autismo & Identidade de Género. 2018. (Oficina).

8.
XVII Jornadas de Educação: ?E se 2010 fosse amanhã? Teríamos cumprido todos os objetivos??. 2018. (Seminário).

9.
Colóquio Internacional Literatura, Cinema e Promoção da Leitura no século XXI. 2017. (Outra).

10.
I Congresso Luso-Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva. 2017. (Congresso).

11.
II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. 2017. (Encontro).

12.
III Jornadas Comunicação e Desenvolvimento da Linguagem. 2017. (Outra).

13.
II Jornadas em Estudos da Criança. 2017. (Outra).

14.
Intervenção precoce em crianças com TEA e as experiências em Portugal.. 2017. (Outra).

15.
Perturbação do Espectro do Autismo: Estratégias de participação da criança na sala do pré-escolar. 2017. (Seminário).

16.
Porto International Conference on Research in Education.Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo: Benefícios e Nível de Participação das Mães do Distrito de Braga. 2017. (Outra).

17.
Revisão da Literatura e Sistematização do Conhecimento. 2017. (Seminário).

18.
Seminário: Currículo e desenvolvimento profissional do docente. 2017. (Seminário).

19.
XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Intervenção Precoce na Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo qualitativo. 2017. (Congresso).

20.
1 Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar (CIEE) 2016.?Benefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce: Perspetivas de Famílias de Crianças com Perturbação do Espetro do Autismo?. 2016. (Seminário).

21.
A European Research Agenda with an Example from Teacher Student Relationships?I. 2016. (Seminário).

22.
Conferência 2016: Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. 2016. (Outra).

23.
IV Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento.Intervenção Precoce e Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo com famílias do Distrito de Braga. 2016. (Seminário).

24.
A agenda atual da Sociologia da Infância. 2015. (Oficina).

25.
Conferência Doutoral Vital Cities, Vital Childhoods. 2015. (Outra).

26.
Congresso INODUCAR. 2015. (Congresso).

27.
Droga e legislação: que tendências sociais?. 2015. (Seminário).

28.
I Jornadas Dificuldades Intelectuais e Envelhecimento: Riscos e Desafios. 2015. (Outra).

29.
Oficina de Escrita Criativa - A escrita das emoções. 2015. (Oficina).

30.
O Municipalismo em Portugal e no Brasil. 2015. (Oficina).

31.
Web Educação Sexual I etapa. 2015. (Seminário).

32.
What is Response to Intervention (RTI)? How does it work in schools with inclusion?. 2015. (Simpósio).

33.
Workshop de Pós-graduação Jornadas de Investigação em Educação Especial/ Professora Pamela Bell. 2015. (Oficina).

34.
Orientação e escrita de dissertações e teses: de que falamos? o que precisamos saber?. 2014. (Outra).

35.
Pobreza e exclusão em Portugal: Fatores e políticas sociais. 2014. (Seminário).

36.
Seminário ?Percursos espaços e produtos para todos?. 2014. (Seminário).

37.
ABEP/SC, Psicologia:ciência, tecnologia e cidadania & I Fórum Catarinense de Orientadores de Estágio em Psicologia.Experienciando o SUS. 2013. (Encontro).

38.
Ação Comando de Saúde nas Estradas.Ação Comando de Saúde nas Estradas. 2013. (Outra).

39.
Crack, álcool e outras drogas:mito e realidade nas políticas públicas. 2013. (Encontro).

40.
IV Seminário de Estágios do curso de Psicologia.Estágio Supervisionado em Processos Terapêuticos - CAPSi . 2013. 2013. (Seminário).

41.
IV Seminário de Estágios do curso de Psicologia.Atendimentos Psicológicos - Serviço Escola. 2013. (Seminário).

42.
10º Congresso Internacional da Rede Unida. Uma experiência no VER-SUS. 2012. (Congresso).

43.
2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia.Relato de intervenção Psicossocial. 2012. (Encontro).

44.
Aula Inaugural "Te cuida professor!". 2012. (Outra).

45.
FOCOFORPESQ "Gênero: Objeto de Pesquisa e de novas relações Sociaiss. 2012. (Encontro).

46.
III seminário de estágios do curso de Psicologia.Grupo de Mulheres - Flores da esperança. 2012. (Seminário).

47.
III seminário de estágios do curso de Psicologia.Vivências da Psicologia Comunitária no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ). 2012. (Seminário).

48.
"Cine Psico - 3* edição". 2011. (Outra).

49.
A Tanatologia e sua Interface com a área da Saúde. 2011. (Outra).

50.
"Alzheimer no cinema". 2010. (Outra).

51.
"II Encontro dos serviços de Psicologia das Instituições de ensino superior de Santa Catarina". 2010. (Encontro).

52.
"Seminário de Estágios em Psicologia". 2010. (Seminário).

53.
"X Encontro de Psicologia da Uniplac: Diversific(ações) da Psicologia: Um compromisso com a realidade social". 2010. (Encontro).

54.
"IX Encontro da Psicologia da Uniplac". 2009. (Encontro).

55.
"XIV ERONG REGIÃO SUL: O fortalecimento do movimento AIDS da região sul". 2009. (Encontro).

56.
"Ano da Psicologia na Educação". 2008. (Encontro).

57.
?Sobre o amor em Freud e Lacan?. 2007. (Seminário).

58.
"| Seminário Joinvilense de Empregabilidade". 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, S. ; RIBEIRO, R. ; RAMOS, V. ; FARIA, M. ; COSSIO, A. P. ; BARTOLO, F. ; TEIXEIRA, J. N. ; GOMES, A. ; ALVEZ, S. ; MIRANDA, A. ; LEITE, G. ; DIAS, J. A. ; GUIOMAR, P. . XVII Jornadas de Educação: E se 2010 fosse amanhã? Teríamos cumprido todos os objetivos?. 2018. (Outro).

2.
PEREIRA, B. ; AZEVEDO, F. ; CARVALHO, G. S. ; VIEIRA, M. H. ; PALHARES, P. ; ROCHA, A. ; COSSIO, A. P. ; GASPAR, A. C. ; TRINDADE, A. P. ; BALINHA, A. F. ; SOFIA, A. ; BARRETO, A. T. ; SIQUEIRA, C. ; BERBEL, D. ; LOPES, E. ; MARCHI, J. ; SOUZA, L. ; MORGADO, C. ; MARTINS, I. ; LUSQUINHOS, L. ; OLIVEIRA, S. ; TOZO, T. . III Jornadas em Estudos da Criança. 2018. (Outro).

3.
PEREIRA, A.P.S ; COSSIO, A. P. . Seminário ?Perturbação do Espectro do Autismo: Estratégias de participação da criança na sala do pré-escolar?. 2017. (Outro).

4.
PEREIRA, A.P.S ; SANTOS, A. C. ; MARTINS, A. P. ; COSSIO, A. P. ; OLIVEIRA, A. . II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE). 2017. (Outro).

5.
SILVA, B. D. ; ALVES, R. ; ALMEIDA, L. S. ; UZQUIANO, M. P. ; LOZANO, A. B. ; COSSIO, A. P. ; SIMOES, T. ; FARIA, P. ; AMBROSIO, L. . XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. 2017. (Congresso).

6.
RODRIGUEZ, R.C.C ; MATTOS, T. ; PARODES, S. ; NEVES, M. G. G. C. ; Pelegrini, I. ; DIAS, A. M. ; COSSIO, A. P. . Transtorno do Espectro do Autismo: Mesa redonda. 2016. (Outro).

7.
RODRIGUEZ, R.C.C ; PEREIRA, A.P.S ; DIAS, A. M. ; BILHALVA, C. B. ; Pelegrini, I. ; COSSIO, A. P. ; NEVES, M. G. G. C. ; PARODES, S. . I Congresso Luso-Brasileiro sobre Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Inclusiva. 2016. (Congresso).

8.
ANTUNES, E. ; ARIOLI, I. G. S. ; FRANCA, D. ; P, G. B. ; ROSA, E. ; COSSIO, A. P. . III Seminário de estágios do Curso de Psicologia. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
Pelegrini, I. ; RODRIGUEZ, R.C.C ; COSSIO, A. P. ; NOGUEIRA, M.T . Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem. 2009; Tema: Desenvolve estudos nos Transtornos do Espectro do Autismo, Processos Cognitivos e de Aprendizagem e Inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais. (Site).

2.
RODRIGUEZ, R.C.C ; Pelegrini, I. ; COSSIO, A. P. ; NOGUEIRA, M.T . Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem. 2012; Tema: Desenvolve estudos nos Transtornos do Espectro do Autismo, Processos Cognitivos e de Aprendizagem e Inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais. (Rede social).

3.
Pelegrini, I. ; RODRIGUEZ, R.C.C ; COSSIO, A. P. ; PORTO, F. C. ; NOGUEIRA, M.T ; NEVES, M. G. G. C. ; COSSIO, F. . Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola. 2012; Tema: Proporcionar a formação continuada de gestores e professores da educação básica que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a educação inclusiva.. (Rede social).



Outras informações relevantes


Na Graduação (Curso de Psicologia) fui Secretária de Comunicação do Centro Acadêmico de Psicologia (2012/2013), em Lages- SC (Brasil);
Em 2017 fiz parte da Comissão Científica de Avaliação do I Congresso Luso-Brasileiro de TEA e Educação Inclusiva (CONLUBRA), onde avaliei o Eixo Temático: Intervenção Precoce para Crianças que apresentam NEE;
Em 2017 Coordenei duas mesas no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, nomeadamente, Necessidades Educativas Especiais e Formação de Professores e Agentes Educativos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 2:03:53