Rosália Cristina Andrade Silva

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  • Última atualização do currículo em 11/09/2017


Rosália Cristina Andrade Silva, mestranda do Programa de Pós Graduação em Antropologia, pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE). Sua pesquisa de mestrado tem foco nas relações raciais, símbolos e representações sociais, a partir da Antropologia da Performance, sendo seu objeto de pesquisa O Concurso da Rainha do Carnaval. Graduada em Licenciada Plena em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, foi integrante do Programa de Educação Tutorial (PET Conexões Encontros Sociais, Praticando Dialogo Construindo Relações), no qual desenvolveu projetos em comunidades da Região Metropolitana do Recife - RMR, instituindo atividades sob três preceptivas Ensino-Pesquisa-Extensão. Também atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da área de Sociologia. Dentre as suas áreas de interesse estão: Antropologia, Performance, Carnaval, Educação; Sociologia, Políticas Culturais, Relações Raciais, Desigualdade, Corpo e Gênero. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosália Cristina Andrade Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. C. A.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Antropologia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A RAINHA DO CARNAVAL DO RECIFE: Performance da imagem da raça e da beleza multicultural,Orientador: Laure Marie-Louise Clémence Garrabé.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
2010 - 2015
Graduação em CIENCIAS SOCIAIS.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Augusto Severo, EEUS, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Minicurso 02. Arte e política. (Carga horária: 27h).
Reuniao Brasileira de Antropologia, RBA, Brasil.
2013 - 2013
Semiótica e Cultura Popular: Criação e Resignifica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2012 - 2013
Estágio. (Carga horária: 1200h).
Grande Recife - Consórcio de Transporte Metropolitano, GRCTM, Brasil.
2005 - 2005
OPERAÇÃO, PROGRAMAÇÃO E COMPUTAÇÃO GRÁFICA. (Carga horária: 120h).
T&T INFORMÁTICA, T&T, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação de Assistência Sócio-Educativa e Cultural, FASEC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, FASE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


EQUIPE TÉCNICA DE ASSESSORIA PESQUISA E AÇÃO SOCIAL, ETAPAS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


UFPE - Curso Preparatório Pre-Vestibular Encontros Sociais, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia, Carga horária: 4
Outras informações
Curso Preparatório pre-vestibular Encontros Sociais - Realizado na Escola Estadual Carlos Alberto.


PROGRAMA PROFESSORES DO 3º MILÊNIO, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: professora de sociologia, Carga horária: 120



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
Descrição: o programa toca três questões estruturais para a consolidação da nova cultura docente: qualificação progressiva da formação inicial, com destaque para o papel balizador da prática de ensino; inovação educacional; e integração interinstitucional. As atividades do programa envolvem a inserção no cotidiano escolar dos estudantes das Licenciaturas, com interações permanentes entre os professores formadores e em formação continuada da rede pública e professores formadores da Universidade. Desta forma, é possível conhecer e atuar na realidade escolar, em sintonia com a dinâmica cotidiana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Pet Conexões de Saberes - Encontros Sociais: praticando o diálogo, construindo relações.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valdilene Pereira Viana Schmaller em 19/02/2015.
Descrição: O Projeto Universidade e Interdisciplinaridade: Consolidação da Formação Acadêmica para a Pesquisa e a Extensão (PET - Conexões), desenvolvido com tutoria do docente do curso de graduação em Serviço Social, cuja proposta é fomentar ações interdisciplinares entre os alunos bolsistas. Assim sendo, visa fomentar a integração entre ensino, pesquisa e extensão para o fortalecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Objetivo Geral: Desenvolver conhecimento interdisciplinar para a formação acadêmica no campo da pesquisa de extensão. Específicos: 1. Proporcionar aos bolsistas de aprendizagem tutorial coletiva e interdisciplinar das ciências sociais, humanas, saúde, educação, exatas, outras; 2.Fortalecer ações de pesquisa e extensão multiprofissional e interdisciplinar no campo da formação acadêmica dos alunos; 3.Refletir sobre os projetos pedagógicos dos cursos; 4. Capacitar os bolsistas sobre metodologia de pesquisa;5.Capacitar os bolsistas para elaboração do projeto de pesquisa; 6.Capacitar os bolsistas para elaboração de projeto e execução de atividade extensionista; 7.Habilitar os bolsistas manusear software de pesquisa qualitativa;8.Capacitar os bolsistas para produzir artigos acadêmicos; 9.Estimular os bolsistas para participar de eventos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2015
NEAB/UFPE (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros)
Descrição: Fomentar e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao campo de estudos afro-brasileiros que busquem promover a igualdade é o principal objetivo do Neab..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Promoção da Saúde na Escola

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valdilene Pereira Viana Schmaller em 26/08/2013.
Descrição: A educação em saúde é um processo de formação que requer a participação dos meios acadêmicos, populares e dos gestores da educação e da saúde. Este movimento busca romper com a tradição de separar a universidade dos serviços de saúde, da escola pública e da população m geral. Portanto, neste movimento de interação busca-se relacionar o conceito da educação em saúde nos diversos espaços da sociedade inserindo assim novas práticas sociais que incorporem as demandas por informação em saúde. Nesta perspectiva se coloca a potencialidade da promoção da saúde do escolar como processo do autoconhecimento, pertencimento e protagonismo social na adolescência, na medida em que estes se dedicam à ampliação do conhecimento sobre o próprio corpo, sexualidade e cidadania. Compreende-se que através da escola o adolescente possa estabelecer uma interlocução com sua família, seus amigos e afetos. Pois, quando está fortalecido e orientado, este cria e recria linguagens, práticas e saberes, ou seja, os novos valores são incorporados e novos interesses serão definidos. A promoção da saúde na adolescência, por vezes, surge a partir de múltiplas e até contraditórias iniciativas individuais, reflete as mudanças de comportamento e auto-estima que ocorrem com a saída da infância, envolve novos conhecimentos sobre o processo saúde/doença, pertencimento de grupo, mudanças da sexualidade, atenção no ambiente escolar, dentre outras ocorrências no interior da formação do indivíduo adolescente. O Programa Saúde na Escola, criado em 2007 pelo Ministério da Saúde e Mi nistério da Educação , define a escola como um espaço de relações é ideal para o desenvolvimento do pensa mento crítico e político, na medida em que contribuem na construção de valores pesso ais, crenças, conceitos e maneiras de conhecer o mundo e interfere diretamente na produção social da saúde (2011, p.5). Este projeto está ancorado na perspectiva crítica de educação e na saúde como direito social, visa contribuir para a formação dos discentes bolsistas do PET na area de extensão. Ou seja, fortalecer a capacidade de atuar em diversas instâncias da vida a partir do conhecimento da realidade social ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Rosália Cristina Andrade Silva - Integrante / Valdilene Pereira Viana Schmaller - Coordenador.
2011 - 2015
Programa de Educação Tutorial/Conexões de Saberes Encontros Sociais: praticando o diálogo, construindo relações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valdilene Pereira Viana Schmaller em 26/08/2013.
Descrição: O Projeto Universidade e Interdisciplinaridade: Consolidação da Formação Acadêmica para a Pesquisa e a Extensão (PET - Conexões), desenvolvido com tutoria do docente do curso de graduação em Serviço Social, cuja proposta é fomentar ações interdisciplinares entre os alunos bolsistas. Assim sendo, visa fomentar a integração entre ensino, pesquisa e extensão para o fortalecimento dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Objetivo Geral: Desenvolver conhecimento interdisciplinar para a formação acadêmica no campo da pesquisa de extensão. Específicos: 1. Proporcionar aos bolsistas de aprendizagem tutorial coletiva e interdisciplinar das ciências sociais, humanas, saúde, educação, exatas, outras; 2.Fortalecer ações de pesquisa e extensão multiprofissional e interdisciplinar no campo da formação acadêmica dos alunos; 3.Refletir sobre os projetos pedagógicos dos cursos; 4. Capacitar os bolsistas sobre metodologia de pesquisa;5.Capacitar os bolsistas para elaboração do projeto de pesquisa; 6.Capacitar os bolsistas para elaboração de projeto e execução de atividade extensionista; 7.Habilitar os bolsistas manusear software de pesquisa qualitativa;8.Capacitar os bolsistas para produzir artigos acadêmicos; 9.Estimular os bolsistas para participar de eventos científicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Rosália Cristina Andrade Silva - Integrante / Valdilene Pereira Viana Schmaller - Coordenador.
2011 - 2011
Conexões de Saberes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Valdilene Pereira Viana Schmaller em 26/08/2013.
Descrição: Projeto de extensão universitaria que visa a formação acadêmica dos estudantes de origem popular participantes do Programa como pesquisadores e extensionistas, visando sua atuação qualificada, do ponto de vista social e técnico-científico, em diferentes espaços sociais, nas comunidades populares e na universidade. juntamente com o estimulo a interação entre a comunidade e universidade - a implementação de projetos de extensão-ensino-pesquisa que promovam o encontro e a troca de saberes e fazeres entre as comunidades populares e a universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2010 - 2014
Projeto de Juventude, Direito a Cidade e Justiça Ambiental
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2010
Programa ProJovem Adolescente - Recife
Descrição: O Programa também integra a Política Nacional de Assistência Social - PNAS, devendo seguir os princípios e diretrizes desta Política. Trata-se de serviço de proteção básica, a contribuição para a preparação para o mundo do trabalho; bem como a proteção, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários do público jovem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2009
Projeto Direitos Derechos - FASE
Descrição: O aparecimento bilíngüe dos direitos revela o traço internacional da iniciativa, pela qual jovens de vários países da América do Sul aprendem a manejar instrumentos políticos de modo a corrigir uma violação a seus direitos, ou forçá-los a um efetivo cumprimento. Aqui no Brasil, a Fase desenvolve atividades no Rio de Janeiro e em Recife..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - 2006
Projeto Formação Continuada: Trabalho e Política.
Descrição: Abordando conteúdos de Política e Cidadania, Gestão de Serviços Administrativos e Capacitação de Pesquisadores/Recenseadores.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2006 - Atual
Grupo de Multiplicação Social Continuarte
Descrição: É um grupo autônomo, sem vinculação político-partidária e religiosa. Surgiu em 2005, a partir da iniciativa de jovens participantes do Projeto Formação Continuada: Trabalho e Política, desenvolvido pela ONG ETAPAS (Equipe Técnica de Assessoria Pesquisa e Ação Social). O Continuarte é integrado por jovens moradores de comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do Recife. Juntos, os integrantes asseguram a deliberação, o planejamento político-econômico, execução e avaliação das ações desenvolvidas, bem como a gestão que é compartilhada pelo grupo. Em meia década de vida o grupo já desenvolveu cinco espetáculos entre teatro e dança, além de promover várias discussões sócio-político-ambientais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. C. A.; LIMA, P. S. . DIA ENCONTROS SOCIAIS: UM RELATO DE AÇÃO EXTENSIONISTA.. In: XVIII ENAPET Maioridade PET: Identidade, Avaliação e Expansão, 2013, Recife. XVIII ENAPET.iso, 2013. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. C. A.. PARA ALÉM DOS MUROS: PRATICANDO EXTENSÃO, CONSTRUINDO RELAÇÕES. In: XVIII ENEPET, 2014, CAMPINA GRANDE. XIII ENEPET.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, R. C. A.. A PERFORMANCE DAS REPRESENTAÇÕES RACIAIS E DA BELEZA NO CONCURSO DA RAINHA DO CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, R. C. A.. 'A PERFORMANCE DAS REPRESENTAÇÕES RACIAIS E DA BELEZA NO CONCURSO DA RAINHA DO CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, R. C. A.. Mesa-redonda ?Moralidades, Vulnerabilidades e Desigualdades?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, R. C. A.. A rainha do carnaval do Recife: Uma abordagem antropológica sobre a inserção da mulher negra num concurso de beleza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, R. C. A.; SCHMALLER, V. P. V. ; OLIVEIRA, Jose Dhyogo Cavalcanti . O Contexto da Pesquisa e Extensão na Universidade Pública: Obrigatoriedade Extensionista, um Caminho?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
SILVA, R. C. A.; SCHMALLER, V. P. V. ; OLIVEIRA, Jose Dhyogo Cavalcanti . Para Além dos Muros: praticando extensão, construindo relações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, R. C. A.. COTAS RACIAIS PARA QUÊ? UM RELATO EXTENSIONISTA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
PONTES, A. F. N. ; LIMA, Antonio Marques Silva ; SILVA, E. A. F. E. ; OLIVEIRA, Jose Dhyogo Cavalcanti ; BARRAL, J. K. L. ; SILVA, R. C. A. ; ASSIS, M. C. S. ; LIMA, P. S. ; SILVA, P. C. ; SCHMALLER, V. P. V. . A Construção da Cidadania com as Crianças da Comunidade do Pilar do Recife - PE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
SILVA, R. C. A.; LIMA, P. S. . DIA ENCONTROS SOCIAIS: Um Relato de Ação Extensionista. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVA, R. C. A.. COM SOCIOLOGIA: EU VOU A LUTA PELA EDUCAÇÃO! Reflexões sobre o ensino da sociologia num ?cursinho? de pré-vestibular público.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
LIMA, RAIZA DA SILVA ; SILVA, R. C. A. ; Ana Emilia Castro Castro . JOVENS, ESCOLA E COMUNIDADE: Fala que eu te escuto!. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, R. C. A.; NASCIMENTO, J. T. I. S. . Oficina sobre os direitos das mulheres. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, R. C. A.; NASCIMENTO, J. T. I. S. . Relações Raciais no Brasil: Pensando a identidade partir de uma perspectiva estética.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, R. C. A.; NASCIMENTO, J. T. I. S. . Oficina sobre tradições locais: historia e patrimônio da ilha de Itamaracá. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SILVA, R. C. A.. Apostila de Sociologia. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para Pré-Vestibular).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Iº Seminário de Pesquisadores do Instituto de Estudos da África (IEAf-UFPE) ?."A PERFORMANCE DAS REPRESENTAÇÕES RACIAIS E DA BELEZA NO CONCURSO DA RAINHA DO CARNAVAL MULTICULTURAL DO RECIFE". 2017. (Seminário).

2.
30ª Reunião Brasileira de Antropologia - RBA. 2016. (Congresso).

3.
Cirkula: Insiders e Outsiders - Antropologia em Movimento. 2016. (Seminário).

4.
Gênero no Meio do Mundo: interseccionalidades e políticas públicas, PPGA/UFP.Mesa-redonda - Moralidades, Vulnerabilidades e Desigualdades.. 2016. (Seminário).

5.
I ENCONTRO DE MULHERES DO MOVIMENTO SEMENTE URBANA -MSU.Mesa redonda: Estética Negra e Protagonismo no Movimento Popular. 2016. (Outra).

6.
Seminário em Rede Educação e Relações Étnico - Raciais ? Etnicidade, Gênero e Educação (Fundaj). 2016. (Seminário).

7.
Seminário Gênero no Meio do Mundo: interseccionalidades e políticas públicas.Mesa-redonda Moralidades, Vulnerabilidades e Desigualdades. 2016. (Seminário).

8.
Seminário Internacional trabalho social em habitação: desafios do direito á cidade. 2016. (Seminário).

9.
Seminário em Rede " O PNE e as Relações de Gênero e Sexualidade: Controvérsias e Tensões". 2015. (Seminário).

10.
16º Encontro Pernambucano de Grupos PET. 2014. (Encontro).

11.
A Importância do Movimento Negro no Processo Educacional. 2014. (Outra).

12.
CINEAB Comunitário. 2014. (Outra).

13.
Mulher Negra Latino Americano e Caribenha: lutas e resistências. 2014. (Outra).

14.
Seminário em Rede Educação e Relações Étnico/Raciais ? Etnicidade, Gênero e Educação. 2014. (Encontro).

15.
XII ENEPET - Encontro Nordestino dos Grupos PET. 2014. (Encontro).

16.
XIV Encontro de Extensão/ ENEXT."Cotas Raciais" para que? um relator extensionista. 2014. (Encontro).

17.
65ª Reunião Anual da SBPC. 2013. (Congresso).

18.
DIA DA ÁFRICA. 2013. (Outra).

19.
I Encontro Internacional do PEC-G E PEC-PG. 2013. (Outra).

20.
Roda de Dialogo sobre a Lei 10.639/2003. 2013. (Outra).

21.
XII ENEPET - Encontro Nordestino dos Grupos PET. 2013. (Encontro).

22.
XVIII Encontro Nacional dos Grupos - PET. 2013. (Encontro).

23.
XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2013. (Encontro).

24.
III Encontro Regional dos estudantes de Ciencias Sociais Nordeste. 2012. (Encontro).

25.
XIII Encontro Estadual dos grupos PET de Pernambuco. 2012. (Encontro).

26.
1º Curso de Atualização em Educação Ambiental para a Periferia. 2011. (Outra).

27.
I Ciclo de Seminario DACS - UFPE. 2011. (Seminário).

28.
II ENCONTRO REGIONAL DE CIENCIAS SOCIAIS DO NORDESTE. 2011. (Congresso).

29.
XI JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO. 2011. (Outra).

30.
XI Jornada de Ensino Pesquisa e extensão da UFRPE.Jovens, Escola e Comunidade: fala que eu te escuto!. 2011. (Encontro).

31.
XXVI ENECS. 2011. (Encontro).

32.
XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO LATINA-AMERICANA DE SOCIOLOGIA. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R. C. A.. I ENCONTRO DE MULHERES DO MOVIMENTO SEMENTE URBANA -MSU. 2016. (Outro).

2.
SILVA, R. C. A.. Monitoria no XXI ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE. 2013. (Outro).

3.
SILVA, R. C. A.. Monitoria no 65ª Reunião Anual da SBPC. 2013. (Congresso).

4.
SILVA, R. C. A.. I Encontro Internacional do PEC-G E PEC-PG. 2013. (Outro).

5.
SILVA, R. C. A.. XVIII ENAPET - Encontro Nacional de Grupos PETES. 2013. (Outro).

6.
SILVA, R. C. A.. Monitoria no I Encontro Internacional do PEC-G E PEC-PG. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, R. C. A.; NASCIMENTO, J. T. I. S. . Oficina sobre os direitos das mulheres. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, R. C. A.; NASCIMENTO, J. T. I. S. . Relações Raciais no Brasil: Pensando a identidade partir de uma perspectiva estética.. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SILVA, R. C. A.; NASCIMENTO, J. T. I. S. . Oficina sobre tradições locais: historia e patrimônio da ilha de Itamaracá. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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