Gloria Anisia Fariñas León

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2948759783762166
  • Última atualização do currículo em 19/12/2012


Licenciada em Psicologia pela Universidade de Havana (1972), Doutora em Ciências Psicológicas pela Universidade Lomonosov de Moscou (1983), Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Havana (2009) e Professora da Universidade de Havana, Cuba (1972-atual). Assessora da Vice-Reitoria Docente da Universidade de Havana. Pesquisa os seguintes temas: desenvolvimento humano, educação e formação de professores, problemas teórico-metodológicos da Psicologia. Autora de várias publicações, com destaque para o livro "A interdisciplinariedade nas Ciências Socias sob a perspectiva da teoria da complexidade". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gloria Anisia Fariñas León
Nome em citações bibliográficas
LEÓN, G. A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidad de La Habana, Facultad de Psicología.
Calle San Rafael, 2111
Vedado
10600 - La Habana, - Cuba


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em CIÊNCIAS SOCIAIS.
Universidad de La Habana, U.LA HABANA, Cuba.
Título: Psicologia, Educação e Sociedade, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: aaa.
1978 - 1983
Doutorado em Ciências Psicologicas.
Universidad Estatal Lomonosov de Moscu, UELM*, Rússia.
Título: La formación de conceptos gramaticales según el tercer tipo de base orientadora, Ano de obtenção: 1983.
Orientador: Piotor Yakovlevich Galperin.
Palavras-chave: Aprendizagem, conceitos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Setores de atividade: Educação.
1974 - 1978
Graduação em PSICOLOGIA.
Universidad de La Habana, U.LA HABANA, Cuba.


Pós-doutorado


2005 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidad de La Habana, U.LA HABANA, Cuba.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Psicologia, Educação e Sociologia.


Formação Complementar


1996 - 1996
Conducción de Grupos Operativos. (Carga horária: 60h).
Universidad de La Habana, U.LA HABANA, Cuba.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade Campo Limpo Paulista - Pesquisa.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 24


Universidad de La Habana, U.LA HABANA, Cuba.
Vínculo institucional

1972 - Atual
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Profesora
Outras informações
Linha de Pesquisa em : 1. Desenvolvimento Pessoal: Processos da Personalidade, Pensamento, linguagem, criatividade, etc. 2. Desenho de planos o programas de desenvolvimento 3. Problemas teóricos e metodológicos da Psicologia, as ciências sociais e a educação.

Atividades

01/2000 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
Vice-Diretor.
01/1998 - Atual
Direção e administração, Departamento L S Vygotsky, .

Cargo ou função
Vice-Presidente.
01/1994 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
01/1994 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução da Aprendizagem
01/1983 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Aprendizado
01/1983 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Programa de Aprendizagem
01/1983 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Problemas atuais da educação
1972 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidad de la Habana, .

01/2006 - 07/2007
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
01/1999 - 01/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Desenvolvimento e Educação, .

Cargo ou função
Coordenador de Educação Doutorados.
01/1989 - 07/1997
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
01/1983 - 01/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Científico Primeiro, .

Cargo ou função
Membro do Conselho.
01/1986 - 01/1991
Direção e administração, Departamento de Desenvolvimento e Educação, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
01/1976 - 01/1981
Direção e administração, Departamento de Design de planos e programa de estudo da Faculdade de Psico, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
09/1974 - 01/1976
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Psicologia
01/1973 - 07/1974
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Aprendizagem
09/1973 - 01/1974
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Cognitivos
09/1972 - 01/1973
Ensino, PSICOLOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Personalidade

Lomonosov Moscow State University.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Outras informações
Linhas de pesquisa: 1. A auto organização da atividade de estudo.

Atividades

1984 - 1984
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade de Lomonosov Moscou, .


City University of New York.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 6
Outras informações
Linha de pesquisa: 1. Desenvolvimento do Professor: Pensamento, crenças. 2. Clinica do Professor.

Atividades

1984 - 1984
Pesquisa e desenvolvimento , York College, .


Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 6

Atividades

2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pos Graduaçao em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, .


Sociedad de Psicólogos de Cuba.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro, Carga horária: 4

Atividades

12/2002 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sociedade de Psicólogos de Cuba, .

Cargo ou função
Secretário do Conselho de Administração da Sociedade Cubana de Psicologia.
01/2002 - 01/2004
Direção e administração, Sociedade de Psicólogos de Cuba, .

Cargo ou função
Vice-Presidente.
01/2001 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Sociedade de Psicólogos de Cuba, .

Atividade realizada
Secretário Científico Internacional de Convenções de Eventos Hominis.

Universidad Autonoma de Yucatan, U.A.YUCATAN, México.
Vínculo institucional

1987 - 1994
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Universidad de la Ciudad de México.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 4



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento Pessoal: Processos da Personalidade, Pensamento, linguagem, criatividade, etc.
2.
Desenho de planos o programas de desenvolvimento
3.
Problemas teóricos e metodológicos da Psicologia, as ciências sociais e a educação.
4.
Psicologia Escolar e Educacional
5.
Desenvolvimento do Professor: Pensamento, crenças.
6.
Clinica do Professor.
7.
A auto organização da atividade de estudo.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Políticas públicas e pratica docente em países de Latino América - Brasil, Cuba e México: Concepções de aprendizagem e desenvolvimento nos primeiros anos de escolarização.
Descrição: Este projeto de pesquisa insere-se no campo da discussão das contribuições dos conhecimentos da Psicologia para a área da Educação. Do ponto de vista do conhecimento da Psicologia, avaliamos que se torna relevante conhecer que concepções de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem se fazem hoje presentes nas políticas de educação voltadas para os primeiros anos escolares, no momento em que se dá início ao processo de escolarização e de aquisição da leitura, da escrita e dos conhecimentos matemáticos. Estariam elas concernentes com as discussões feitas no âmbito acadêmico de considerar a dimensão histórica e social como fundamentais para a compreensão da escolarização? Como os professores manejam os conceitos de desenvolvimento, aprendizagem no âmbito da sala de aula? E como isso se dá em diferentes países latinoamericanos? Assim, este projeto desenvolver-se-á com professores do ensino fundamental, das séries iniciais, de três países: Brasil, México e Cuba. Dar-se-á por meio de duas grandes fases de obtenção de dados, a saber: a) de caráter documental, por meio do levantamento e análise da literatura pertinente às políticas educacionais voltadas ao professor das séries iniciais bem como de documentos oficiais que norteiam tais políticas; b) de caráter empírico, por meio da análise do pensamento e da prática docentes a partir da percepção de gestores e professores que atuam nas séries iniciais por meio de instrumentos como a entrevista aberta e grupos focais (Gatti, 2005). Deverá se desenvolver nos próximos 24 meses.. Integrantes: Gloria Fariñas Leon - Integrante / Miriam Sánchez Hernández - Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .

Integrantes: Gloria Anisia Fariñas León - Coordenador / Marilene Proença - Integrante / Miriam Sánchez Hernández - Integrante / LAURA CALEJON - Integrante / Guillermo Arias Beatón - Integrante / Alayde Maria Pinto Digiovanni - Integrante / Tânia Suely Azevedo Brasileiro - Integrante / Ruth Mercado Maldonado - Integrante.
1978 - 1983
A autoorganização da actividade de estudo em jovens universitários
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Gloria Anisia Fariñas León - Coordenador / Piotr Iakovlevitch Galperin - Integrante.
1972 - Atual
Desenvolvimento Pessoal
Descrição: Educação escolar, báscio e ensino superior. Desenvolvimento sócio-cultural dos agentes, problemas do desenvolvimento do pensamento complexo, desenvolvimento de estratégias para aprender a aprender. Leitura e composição de textos geral de educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Revista Cultura Educación y Desarrollo Humano


Membro de comitê de assessoramento


2010 - Atual
Agência de fomento: Ministério de Educação de Cuba
2004 - Atual
Agência de fomento: Universidad de la Habana
2000 - Atual
Agência de fomento: Universidad de la Habana
1996 - 2000
Agência de fomento: Comissao Nacional de Pos-graduação..


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano/Especialidade: Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Problemas de desenvolvimento do Pensamento Complexo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar e do desenvolvimento humano.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Russo
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Melhor Teses de Doutorado, Tribunal Nacional de Grados Científicos de la República de Cuba.
2009
Universidad de la Habana por el Conjunto de la Obra Científica, Universidad de la Habana.
2009
Conjunto de la obra científica, Universidad de La Habana.
2008
Medalla 280 Aniversário de la Universidad de la Habana, Universidad de la Habana.
2007
Orden Frank País del Consejo de Estado de la República de Cuba, Consejo de Estado de la República de Cuba.
2006
Premio anual de la Acadêmia de Ciências de Cuba no ramo das Ciências sociais, Acadêmia de Ciências de Cuba.
2006
Distinção Universidad de la Habana por Melhor Pesquisa Interdisciplinar, Universidad de la Habana.
2005
Melhor pesquisa interdisciplinar, Universidad de La Habana.
2005
Melhor pesquisa no ramo da Educação. Premio Anual de Investigação, Ministério das Forças Armadas da República de Cuba..
2005
Melhor pesquisa no ramo das Ciências sociais., Premio Anual de la Academia de Ciencias de Cuba..
2002
Melhor pesquisa teórica. Premio Anual do Reitor da Universidad de La Habana na linha de pesquisa: "Educação"., Universidad de La Habana.
1998
Sistema de ensino de habilidades para o desenvolvimento pessoal. Premio Anual del Rector de la Universidad de La Habana en la línea de investigación "Educación", Universidad de La Habana.
1997
Trabajo en Posgrado a nivel nacional, Distinção Especial do Ministro de Educação Superior..
1997
Distinção Especial do Ministro de Educação Superior, Universidad de la Habana.
1995
Melhor desenho de disciplinas do exercício de la profissão. Premio Anual do Reitor da Universidad de la Habana, Universidad de La Habana.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LEÓN, G. A. F.2009LEÓN, G. A. F.. Axiología Y Epistemología Del Enfoque Histórico Cultural: Para Una Praxis Humanista. Actualidades Investigativas En Educación, v. 1, p. 1-10, 2009.

2.
LEÓN, G. A. F.1989LEÓN, G. A. F.. Estrategia para el perfeccionamiento de la educación superior, orientada al desarrollo de habilidades. Revista Cubana de Psicología, v. 1, p. 33, 1989.

3.
LEÓN, G. A. F.1984LEÓN, G. A. F.. Hacia una caracterización psicológica de las dificultades en la asimilación de conceptos gramaticales. Revista Cubana de Psicología, v. 1, p. 33, 1984.

4.
LEÓN, G. A. F.1984LEÓN, G. A. F.. Formación de conceptos gramaticales en niños de edad escolar según el tercer tipo de base orientadora.. Revista Cubana de Psicología, v. 1, p. 73-73, 1984.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LEÓN, G. A. F.. Didáctica del idioma inglés con fines específicos (una propuesta centrada en los estilos de aprendizaje). 1. ed. Saarbrüken, Alemania.: Académica Española, 2012.

2.
LEÓN, G. A. F.. A interdisiplinariedade en las ciencias sociales. 1. ed. São Paulo: Terceira Margem, 2010. 294p .

3.
LEÓN, G. A. F.. La auto organización del aprendizaje en la asignatura Psicología Educativa I. Memorias del VI Coloquio de Experiencias Educativas en el contexto universitario. 1. ed. La Habana Cuba: Editorial Universitaria, 2008. 23p .

4.
LEÓN, G. A. F.. Psicología, Educación y Sociedad (un estudio sobre el desarrollo humano). 2. ed. , 2005.

5.
LEÓN, G. A. F.. Maestro, para una didáctica del aprender a aprender. 1. ed. La Habana: Pueblo y Educación, 2004.

6.
LEÓN, G. A. F.. L. S. Vygotski en la educación superior contemporánea: perspectivas de aplicación. 2. ed. La Habana: Palcogra, 2004.

7.
LEÓN, G. A. F.. Psicología Educativa (antología). 2. ed. La Habana: Félix Varela, 2002.

8.
LEÓN, G. A. F.. Maestro, una estrategia para la enseñanza. 3. ed. La Habana: Academia, 1995.

Capítulos de livros publicados
1.
LEÓN, G. A. F.. Desarrollo humano desde la perspectiva histórico cultural y su aplicación en la tutoría. En Aburto, S. y Meza, C. Tutoría para el desarrollo humano: enfoques. Desarrollo humano desde la perspectiva histórico cultural y su aplicación en la tutoría. En Aburto, S. y Meza, C. Tutoría para el desarrollo humano: enfoques. 1ed.: Universidad Autónoma de Nuevo León. México, 2010, v. , p. 22-34.

2.
LEÓN, G. A. F.. Problemas teóricos y metodológicos de la psicología. En: Educaçao, cultura e desenvolvimento humano.. Problemas teóricos y metodológicos de la psicología. En: Educaçao, cultura e desenvolvimento humano.. 1ed.São Paulo: Terceira Margem, 2008, v. 2, p. 9-.

3.
LEÓN, G. A. F.. De la paradoja de Russell a la complejidad del desarrollo humano. en busca de los principios orientadores. En: Educaçao, cultura e desenvolvimento humano.. De la paradoja de Russell a la complejidad del desarrollo humano. en busca de los principios orientadores. En: Educaçao, cultura e desenvolvimento humano.. 1ed.São Paulo: Terceira Margem, 2006, v. 2, p. 3-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LEÓN, G. A. F.. El lecho de Procusto o la convención sobre la competencia humana. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, 12 dez. 2011.

2.
LEÓN, G. A. F.. Axiología Y Epistemología Del Enfoque Histórico Cultural: Para Una Praxis Humanista. Actualidades Investigativas En Educación, Costa Rica, 09 nov. 2009.

3.
LEÓN, G. A. F.. Aprender a aprender en la educación superior: La experiencia cubana. Revista Educación, La Habana (Cuba).

4.
LEÓN, G. A. F.. Contribuciones de una experiencia sobre el desarrollo de maestros. Conversación, Montevideo (Uruguay), p. 15 - 24.

5.
LEÓN, G. A. F.. Las tareas de la psicología actual en el campo de las Ciencias sociales.. Revista Psicologia: Teoria e Prática, U. Presb. Mackenzie São Paulo.

6.
LEÓN, G. A. F.. Desafíos del currículo en la educación de posgrado y el desarrollo del pensamiento complejo.. E-Curriculum. Revista de la Pontificia Universidad católica de Sao Paulo., São Paulo (Brasil).

7.
LEÓN, G. A. F.. Mecanismos psicológicos del burnout en el maestro: un estudio cultural.. Revista Cubana de Psicología, La Habana (Cuba), p. 284 - 294.

8.
LEÓN, G. A. F.. La otra cara del didactismo: el síndrome del burnout. Educación, p. 24 - 23.

9.
LEÓN, G. A. F.. Didáctica o didactismo?. Educación, p. 25 - 35.

10.
LEÓN, G. A. F.. L. S. Vygotski en la cultura y la subjetividad del psicólogo. Revista Cubana de Psicología, La Habana (Cuba), p. 235 - 240.

11.
LEÓN, G. A. F.. Acerca del concepto de vivencia en el enfoque histórico-cultural. Revista Cubana de Psicología, p. 222 - 226.

12.
LEÓN, G. A. F.. Hacia un redescubrimiento de la teoría del aprendizaje. Revista Cubana de Psicología, La, p. 227 - 234.

13.
LEÓN, G. A. F.. Un viejo debate y un nuevo punto de vista acerca del aprendizaje y el desarrollo de la personalidad. Revista Cubana de Psicología, p. 137 - 145.

14.
LEÓN, G. A. F.. La psicología en el modelo interdisciplinario para la educación. Ciencia y Educación, La Habana (Cuba), p. 31 - 35.

15.
LEÓN, G. A. F.. The development of Psychology within the Field of Education. Interamerican Psychologist, p. 19 - 24.

16.
LEÓN, G. A. F.. Ser uno mismo: hablando sobre creatividad (coautora). Educación, p. 2 - 9.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEÓN, G. A. F.. Cultural-historical research in Cuba: present day and perspectives. In: 5th Congress of the International Society for Cultural Research and Activity Theory (ISCRAT 2002), 2002, Amsterdam.. 5th Congress of the International Society for Cultural Research and Activity Theory (ISCRAT 2002), 2002.

2.
LEÓN, G. A. F.. Hacia un paradigma de complejidad para la educación. In: Pedagogía 99, 1999, La Habana (Cuba). Pedagogía 99. Evento Internacional de la Habana Cuba, 1999.

3.
LEÓN, G. A. F.. Activity and Personality Self Development. In: 4th Congress of the International Society for Cultural Research and Activity Theory, 1998, Dinamarca.. 4th Congress of the International Society for Cultural Research and Activity Theory, 1998.

4.
LEÓN, G. A. F.. Desarrollo de habilidades en estudiantes de nivel superior.. In: Pedagogía 97, 1978, La Habana (Cuba). Pedagogia 97. La Habana Cuba., 1978.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEÓN, G. A. F.. La construcción teórica en las Ciencias de la Educación. In: Pedagogía 2001, 2001, La Habana (Cuba). Pedagogía 2001. La Habana Cuba, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
LEÓN, G. A. F.. El currículo académico visto desde el enfoque de la complejidad. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
LEÓN, G. A. F.. Consideraciones esenciales sobre el estilo de vida familiar y el desarrollo infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LEÓN, G. A. F.. La evaluación del aprendizaje en el posgrado: problemas y soluciones.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LEÓN, G. A. F.. Consideraciones sobre signos y procesos de significación que están influyendo en la juventud cubana contemporánea.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LEÓN, G. A. F.. El aporte del enfoque histórico cultural a la educación superior contemporánea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
LEÓN, G. A. F.. El didactismo como problema para el desarrollo de la independencia y la creatividad en el estudiante. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LEÓN, G. A. F.. La educación democrática desde la perspectiva histórico culturalista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LEÓN, G. A. F.. Problemas Desafíos del currículo de la educación superior y el desarrollo del pensamiento complejo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
LEÓN, G. A. F.. Problemas actuales de la educación universitaria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LEÓN, G. A. F.. La educación en Cuba: análisis crítico del libro de la cátedra. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
LEÓN, G. A. F.. Desarrollo Humano desde la perspectiva Histórico Culturalista y sus aplicaciones en la Tutoría. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
LEÓN, G. A. F.. Problemas del desarrollo de maestros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
LEÓN, G. A. F.. Acerca de la tareas de la psicología en el mundo globalizado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
LEÓN, G. A. F.. La tutoría: problemas y soluciones. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
LEÓN, G. A. F.. Acerca de las perspectivas políticas para la psicología en América Latina.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
LEÓN, G. A. F.. Desarrollando el pensamiento complejo en maestros desde la narrativa.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
LEÓN, G. A. F.. Del enfoque histórico cultural a las políticas de desarrollo de la psicología. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
LEÓN, G. A. F.. Problemas del desarrollo del pensamiento complejo.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
LEÓN, G. A. F.. Problemas del desarrollo del pensamiento complejo en la enseñanza posgraduada. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
LEÓN, G. A. F.. Problemas del desarrollo del pensamiento complejo:. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
LEÓN, G. A. F.; MARCOS, B. ; TORRE., N. L. . El programa de la Clínica del Maestro desde una óptica teórica.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
LEÓN, G. A. F.; MARCOS, B. ; TORRE., N. L. . El programa de la Clínica del Maestro en su instrumentación.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
LEÓN, G. A. F.. Antecedentes del enfoque de la complejidad en la psicología como ciencia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
LEÓN, G. A. F.. Innovaciones pedagógicas en la enseñanza de posgrado: Currículo, didáctica y formación. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
LEÓN, G. A. F.; BEATON, G. A . L. S. Vygotski por una Psicología General: a favor y en contra.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
LEÓN, G. A. F.. Acerca del debate sobre el enfoque Histórico Cultural en Cuba.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
LEÓN, G. A. F.. L. S. Vygotski y el pensamiento complejo en psicología. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
LEÓN, G. A. F.. Cultural-historical research in Cuba: present day and perspectives. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
LEÓN, G. A. F.. Teaching Cultural Historical Psychology From Cultural Historical Perspective. An Experience Gathered in Cuban Universities.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
LEÓN, G. A. F.. L. S. Vygotski o el pensamiento complejo en psicología.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
LEÓN, G. A. F.. Acerca del debate sobre el enfoque Histórico Cultural en Cuba.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
LEÓN, G. A. F.. Hacia una teoría compleja para la educación. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
LEÓN, G. A. F.. Activity and Personality Self Development.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
LEÓN, G. A. F.. L. S. Vygotski en la construcción teórica contemporánea.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
LEÓN, G. A. F.. Papel de las habilidades en el desarrollo de la personalidad. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
LEÓN, G. A. F.. Problemas teóricos y metodológicos de la psicología contemporánea: sus retos en Cuba.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
LEÓN, G. A. F.. Dificultades en el aprendizaje de conceptos gramaticales en niños de habla hispana.. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LEÓN, G. A. F.. Si usted es un maestro estresado entonces . La Habana (Cuba): EL VEHÍCULO: Ministerio de Educación Superior de Cuba, 2005 (Artigos de Divulgação Científica.).

2.
LEÓN, G. A. F.. Psicologia da personalidade, 1999. (Tradução/Livro).

3.
LEÓN, G. A. F.. O experimento formativo. A. K. Markova, 1990. (Tradução/Livro).

4.
LEÓN, G. A. F.. Serie Guía del Estudiante : Qué es estudiar. EL VEHÍCULO: Ministerio de Educación Superior de Cuba, 1986 (Artigos de Divulgação Científica.).

5.
LEÓN, G. A. F.. Serie Guía del Estudiante : Cómo resumir información. EL VEHÍCULO: Ministerio de Educación Superior de Cuba, 1986 (Artigos de Divulgação Científica.).


Demais tipos de produção técnica
1.
LEÓN, G. A. F.. De uma educação reprodutora para uma educação criativa e desenvolvimentista. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LEÓN, G. A. F.. Guia de Estudios en Psicología. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático impresso da área de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano).

3.
LEÓN, G. A. F.. Curso de superação para maestros da primeira série. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LEÓN, G. A. F.. Curso de superação para técnicos auxiliares de docência. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LEÓN, G. A. F.. Curso de superación a profesores jóvenes. 1974. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
LEÓN, G. A. F.. Ciclo de conferencias sobre a Teoría da formação das ações mentais. 1974. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEÓN, G. A. F.. Evento Regional de la Sociedad Internacional de Psicologia. 2006. (Congresso).

2.
LEÓN, G. A. F.. Convención Internacional Hominis 2005. 2005. (Congresso).

3.
LEÓN, G. A. F.. Convención Internacional Hominis 2002. 2002. (Congresso).

4.
LEÓN, G. A. F.. Nascimento de Lev S Vygotsky e Jean Piaget. 1996. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daysi Emilia García Rodríguez. Caracterização do estilo de vida em estudantes de Psicologia da SUM Holguín. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

2.
Alexander A. Cordovés Santiesteban. Caracterização das dinámicas de aprender a aprender num grupo de estudantes de psicologia da SUM Holguín. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

3.
Raida Rodríoguez Rodríguez. As estrategias de aprendizagem em relação com a autoestima. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

4.
Patricia González. O tele-ensino na escola da segunda série mexicana. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidad de La Habana. Facultad de Enseñanza a Distancia, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

5.
Ivón de la C Bonilla Vichert. As estrategias de aprendizagem na relação com o aproveitamento escolar. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

6.
María T. González,. Capacitação de diretivos. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

7.
Carmen Gómez. Problemas de aprendizagem das línguas extranjeras. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

8.
Liliam Domínguez. Multimedia sobre o desenvolvimento das habilidades generais de carater intelectual. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Facultad de Educación a Distancia. Universidad de La Habana., . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

9.
Maristela Menel Roza.. Os limites do professor e do aluno adolescente na sua interação.. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidades Asociadas de América Latina, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

10.
Vera Lucia Oliveira de Aguiar. Desenvolvimento das habilidades de interpretaçaõ e comprensão a partir da literatura. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidades Asociadas de América Latina, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

11.
Ana María López Barros.. Sala-ambiente. Analise de uma proposta metodológica.. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidades Asociadas de América Latina, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

12.
Leonida Pinto.. A auto compreensão acerca do desenvolvimento psicológico no ensino da psicologia a maestros.. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidades Asociadas de América Latina, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

13.
María Auxiliadora de Assis. As emoções antes e durante as provas (ansiedade de prova). 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Universidades Asociadas de América Latina, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

14.
Dilma Montagnolli. La corporeidad: un lenguaje que constituye y produce cultura corporal.. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidad Autonoma de Yucatan, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

15.
Luis Mijares Rodríguez. Ensino centrado no aluno: uma experiência com crianças de quarto grado.. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

16.
Ivet García Montero. Autorregulação na idade escolar. Aproximações teóricas.. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

17.
Vivian García García. Aproximações à identidade profissioal do maestro. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

18.
Beatriz Marcos Marín. A auto-comprensão do maestro. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

19.
Bárbara Oviedo Brito. O jogo dramático, uma via para o desenvolvimento da criatividade. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

20.
Ana Valiño Alonso. Uma alternativa para o desenvolvimento pessoal. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

21.
Rosa María Goncalves de Campos Ferreira. A pratica pedagógica nos grupos de 4ta. e 5ta. séries na Escola Pedro II. Una busca hermenêutica.. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidades Asociadas de América Latina, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

22.
Efraín Duarte García. Desenvolvimento da criatividade em estudantes da educação superior.. 1998. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Facultad de Educación. Universidad Autónoma de Yucatán., . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

Tese de doutorado
1.
Luis Mijares Rodríguez. O ensino do idioma inglês em maestros: Um programa assistido pelas TIC. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Pedagogia) - Instituto Central de Ciencias Pedagógicas, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

2.
Carlota Amalia Bertoni.. O discurso do poder nas universidades de Chiapas. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

3.
Beatriz Marcos Marín, Cuba. Estudo do desenvolvimento da identidade profissional do maestro.. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Facultad de Psicología. Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

4.
Juan Silvio Cabrera Albert. A formação de professores de língua inglesa para o manejo dos estilos de aprendizagem.. 2004. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona., . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

5.
Alfredo Montero Pardo. Proposições para um acercamento interativo ao modo subjuntivo em francês.. 1999. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

6.
Margarita Alfonso de Armas Monasterio. O controle do aprendizagem e os procedimentos para o ensino de inglês.. 1998. Tese (Doutorado em Perfeccionamiento de la Educación Superior) - Universidad de La Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

7.
Antonio Porto Ramos. Sistema de tarefas para a capacitação no trabalho com os meios.. 1994. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto Central de Ciencias Pedagógicas, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.

8.
Marta Sardiñas Vargas. Uma vía de aplicação da teoría da actividade ao ensino das línguas extranjeras. 1994. Tese (Doutorado em Perfeccionamiento de la Educación Superior.) - Universidad de la Habana, . Orientador: Gloria Anisia Fariñas León.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
LEÓN, G. A. F.. Curso de superação para maestros da primeira série. 1986. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LEÓN, G. A. F.. Curso de superação para técnicos auxiliares de docência. 1983. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LEÓN, G. A. F.. Curso de superación a profesores jóvenes. 1974. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
LEÓN, G. A. F.. Ciclo de conferencias sobre a Teoría da formação das ações mentais. 1974. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
LEÓN, G. A. F.. De uma educação reprodutora para uma educação criativa e desenvolvimentista. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 10:00:02