Lizandra Carla Pereira de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0268666163163574
  • Última atualização do currículo em 19/08/2018


Engenheira de Alimentos formada pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, em que foi bolsista pelo Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PROBIC) da própria Instituição durante os anos de 2012 a 2014, avaliando a qualidade da água de poços de comunidades carentes pelo Projeto de extensão BB Água Limpa. Mestra em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT, com ênfase em Qualidade de Alimentos e Desenvolvimento de Novos Produtos e foi representante discente do colegiado da mesma instituição pela Portaria IFMT n°630, 18.04.2013. Especialização em MBA em Administração e Qualidade pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER. Experiência nas áreas de análises de alimentos, de água e reológicas (classificação de fluidos, viscosidade, modelos reológicos), extração de óleos (Sohxlet) e desenvolvimento de novos produtos (origem animal). Atualmente, docente e membro do Núcleo de Docentes Estruturantes (NDE) na União das Faculdades de Mato Grosso (UNIFAMA), nos cursos de Farmácia e Enfermagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lizandra Carla Pereira de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, L. C. P.;OLIVEIRA, LIZANDRA CARLA PEREIRA DE


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos.
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.
Título: Utilização de polpa e resíduos de beterraba para aproveitamento tecnológico na formulação de iogurte concentrado,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Faria.
Coorientador: Nagela Farias Magave Picanço Siqueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Agrárias
2017
Especialização em andamento em Saúde Pública e Vigilância Sanitária.
Faculdade Venda Nova do Imigrante, FAVENI, Brasil.
2014 - 2016
Especialização em Administração e Qualidade. (Carga Horária: 450h).
Centro Universitário Internacional UNINTER, UNINTER, Brasil.
Título: VERIFICAÇÃO DA APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM UM RESTAURANTE FAST FOOD DE COMIDA JAPONESA NO MUNICÍPIO DE CUIABÁ ? MT, BRASIL.
Orientador: Caroline Vieira de Macedo Brasil.
Bolsista do(a): Educa Mais Brasil, EDUCAMAIS, Brasil.
2009 - 2014
Graduação em Engenharia de Alimentos.
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: Desenvolvimento de leite condensado com baixo teor de lactose.
Orientador: Celina Martins Decol.
Bolsista do(a): Programa de Bolsa de Iniciação Científica, PROBIC, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Albert Einstein (MT), EEAE, Brasil.
2002 - 2005
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de 1° e 2° Kreen Akarore, EEKA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Metodologia Científica. (Carga horária: 30h).
Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia, APICE, Brasil.
2015 - 2015
Oficina de Beneficiamento e conservação de pescado. (Carga horária: 4h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, SENAR-MT, Brasil.
2013 - 2013
D-Olho na Qualidade: 5Ss para os pequenos negócios. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MT, SEBRAE/MT, Brasil.
2009 - 2013
Master in English course.
CNA, CNA, Brasil.
2012 - 2012
BPSA ? Boas práticas nos serviços de alimentação. (Carga horária: 40h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MT, SEBRAE/MT, Brasil.
2009 - 2009
Química Básica. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
2009 - 2009
Matemática Básica. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.


Atuação Profissional



União das Faculdades de Alta Floresta, UNIFLOR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de Novos Produtos e Aproveitamento de Resíduos Alimentares
2.
Análises físico-químicas de água


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de linguiça tipo cuiabana com resíduo de soja
Descrição: O objetivo no trabalho é elaborar linguiça tipo cuiabana com adição de resíduo de soja e avaliar as caracteristicas fisico-quimicas, microbiologicas e sensorial. A linguiça sera elaborada com recortes de frango e o experimento sera desenvolvido em delineamento inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 4 repetições..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lizandra Carla Pereira de Oliveira - Integrante / Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Farias - Coordenador / Erika Cristina Rodrigues - Integrante / Tabata Baldus - Integrante / Ananda Karla Nascimento Farias - Integrante / Karine Cassia Gomes de Campos - Integrante.
2016 - Atual
Empanado de frango com óleo essencial e extrato de alecrim: avaliação da qualidade físico-química, microbiológica e sensorial-Aprovado Edital IFMT/PROPES nº33/2016
Descrição: A aceitação de produtos empanados tem sido crescente por parte dos consumidores, uma vez que apresentam aparência, odor e sabor muito apreciados. Assim, o objetivo neste trabalho será desenvolver um empanado de frango com óleo essencial e extrato de alecrim e avaliar a qualidade físico-química, microbiológica e sensorial. Serão formulados três tratamentos com cinco repetições do produto elaborada com cortes de peito e coxa. Serão analisados a qualidade físico-química, microbiológica nos tempos zero, sete, 15, 30 dias de armazenamento a -12°C, em incubadora tipo BOD. Para verificação de melhor aceitabilidade a análise sensorial será realizada nos tempos 15 e 30, em escala hedônica estruturada e verificado a aceitação entre os provadores através do índice de Dutcoski. O tratamento que obtiver melhor aceitabilidade será analisado a composição centesimal. As médias das variáveis analisadas entre tratamentos bem como a analise sensorial serão analisados pelo teste de Skott Knot a 5% e a oxidação em função do tempo de armazenamento por regressão linear. Espera-se que o produto apresente boa aceitabilidade e auxilie na garantia da segurança alimentar do empanado desenvolvido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lizandra Carla Pereira de Oliveira - Integrante / Nagela Farias Magave Picanço - Integrante / Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Farias - Coordenador / Erika Cristina Rodrigues - Integrante / Tabata Baldus - Integrante / Ananda Karla Nascimento Farias - Integrante / Karine Cassia Gomes de Campos - Integrante / GISELE BECKER - Integrante.
2015 - 2017
Utilização de polpa e resíduos de beterraba para aproveitamento tecnológico na formulação de alimentos lácteo concentrado. - Processo num.CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 numero 467612/2014-5
Descrição: A produção de bebidas lácteas vem aumentando nos últimos anos pelo seu valor nutritivo, sabor agradável e por ser saudável. Dentre elas, pode-se citar o iogurte que é um alimento nutritivo, com fonte de proteínas, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, com consumo crescente no país, principalmente por estar associado à um produto saudável. O iogurte pode ser saborizado com adição de frutas e hortaliças, que além de aumentar as margens de rentabilidade do produto, enriquece mais a composição do mesmo. Os resíduos como casca, caule, sementes dentre outros, são totalmente desperdiçados pelas indústrias, pois muitas só utilizam a polpa. Com isso, estes resíduos são desperdiçados de forma inadequados causando grande problema a sociedade e ao ambiente. A utilização dos mesmo irá contribuir para a melhoria do meio ambiente, eliminando boa parte do lixo orgânico, e também com a saúde das pessoas, pois a maioria dos nutrientes encontram-se nos resíduos, agregando um grande valor nutricional ao produto final. Desta forma, o objetivo desse trabalho é desenvolver um iogurte concentrado com resíduos e polpa de beterraba e caracterizá-los quanto as características físico-químicas, sensorial e microbiológica. O experimento será montado em duas etapas, identificados como experimento 1 (iogurte concentrado com polpa de beterraba) e experimento 2 (iogurte concentrado com resíduos de beterraba). As matérias-primas utilizadas para a elaboração do iogurte saborizado com beterraba serão: Leite integral pasteurizado, sacarose, beterraba, caule e casca como resíduo; fermento composto por duas linhagens de bactérias láticas superconcentradas Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e Streptococcus thermophilus da Chr. Hansen. Serão elaborados seis tratamentos com percentuais de xarope de beterraba e do resíduo da beterraba. O iogurte será submetido à avaliação sensorial de acordo com Ferreira (2000), constituída por uma equipe de 80 provadores não treinados. Todos os dados obtidos serão analisados através do teste de Tukey para comparação dos tratamentos em nível de 5% de significância..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lizandra Carla Pereira de Oliveira - Coordenador / Nagela Farias Magave Picanço - Integrante / Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Farias - Integrante / Luciane Yuri Yoshiara - Integrante / Nayara Suzana da Silva Ferreira - Integrante / Erika Cristina Rodrigues - Integrante / Cleverson Arantes do Carmo - Integrante / Márcia Beatriz Rebelato - Integrante / Tabata Baldus - Integrante.
2015 - 2016
Linguiça tipo cuiabana adicionada de óleo essencial: avaliação da qualidade físico-química, microbiológica e sensorial. Projeto aprovado edital IFMT/PROPES 46/2015
Descrição: Lingüiças tipo cuiabana são classificadas como frescais e não apresentam Padrão de Identidade e Qualidade nem em relação ao tipo de ingredientes utilizados. Assim, o objetivo neste trabalho será avaliar a qualidade físico-química e microbiológica de lingüiça tipo cuiabana adicionada de óleo essencial. As lingüiças serão formuladas com carne suina, elaborada conforme receita original e acrescido de óleo essencial de alecrim, conforme o delineamento experimental. Serão comparadas a atividade antioxidante e atividade microbiológica com o controle em três tempos de armazenamento. Do melhor tratamento em relação a oxidação pelo teste de TBARS será analisada a composição centesimal. Os resultados serão analisados teste de Tukey. Espera-se que o óleo essencial auxilia na garantia da qualidade nutricional da lingüiça desenvolvida propicionando o consumo de um alimento de melhor qualidade uma vez que as lingüiças são muito apreciadas pela população e produzidas artesanalmente principalmente nas áreas rurais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lizandra Carla Pereira de Oliveira - Integrante / Nagela Farias Magave Picanço - Integrante / Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Farias - Coordenador / Erika Cristina Rodrigues - Integrante / Tabata Baldus - Integrante.
2015 - 2016
Aproveitamento da polpa da guarirova na formulação de iogurte Edital PROPES/IFMT 006/2015
Descrição: Objetiva-se neste trabalho incorporar a polpa do fruto da guarirova ao iogurte, avaliar a aceitabilidade através da analise sensorial e suas características físico-quimicas e microbiológicas. O aproveitamento de frutos do Cerrado é uma necessidade pois são ricos em nutrientes e fibras, saborosos, aromáticos e muito apreciados in natura. O iogurte com polpa de guarirova desenvolvido possibilitará agregar valor ao produto final e diminuir a geração de residuos uma vez que a industria alimenticia aproveita o palmito, porem descarta os cachos com os frutos. Serão elaboradas quatro formulações de iogurte com diferentes concentrações de polpa e submetidos para analise sensorial com provadores não treinados em escala hedonica de nove pontos. Serão feitas analises fisico-quimicas de pH, acidez titulável, proteína, cor, sabor, aroma e textura e microbiologicos nos iogurtes produzidos. Espera-se que o iogurte tenha boa aceitabilidade pelos provadores e que apresente caracteristicas fisico-quimicas e microbiologicas compativeis com a produção por cooperativas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Desenvolvimento de emulsificante de origem animal para produtos carneos a partir de proteina de jacare do pantanal (Caiman yacare) obtida no processo de esfola. CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014
Descrição: Por intermedio da Portaria IBAMA 126 de 13/02/1990 o estado de Mato Grosso tornou-se pioneiro na producao de pele e carne de jacare do pantanal. A cidade de Cáceres - MT detem o know how na exploração comercial racional de jacaré do pantanal, pois desenvolve esta atividade ao longo de 20 anos. Desta maneira, características de preservação da espécie em questão foram bem sucedidas, permitindo um aproveitamento e manutenção da potencialidade do sistema existente, criando novas oportunidades de negócios e de produtos para a cidade e região. Entretanto, ainda existe muito a ser desenvolvido para esta cadeia produtiva em funcao de sua especificidade. Novos produtos advindos desta cadeia sao esperados pelos clientes e almejados pelas empresas produtoras de carne e pele de jacare do pantanal, principalmente aqueles relacionados ao aproveitamento dos subprodutos do abate para producao de carne, haja visto os elevados custos economicos e ambientais para o descarte. Desta maneira, a Cooperativa de Criadores Jacare do Pantanal COOCRIJAPAN atualmente encontra-se com a necessidade de minimizar seus impactos ambientais e seus custos financeiros promovidos pela producao de materiais de descarte, oriundos da criacao e producao da pele e carne de jacare do pantanal. Ao mesmo tempo, a empresa tem a necessidade de inovar criando novos produtos ou processos que a levem a conquistar novos mercados e/ou consolidar os atuais. Vislumbrando esta demanda da COOCRIJAPAN, bem como a crescente demanda por emulsificantes de origem animal para industrias de processamento de produtos carneos, que segundo recente pesquisa avalia um crescimento anual de 5% no consumo de produtos carneos emulsionados no Brasil, pesquisadores do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso IFMT do Brasil e da Universidade da Florida dos Estados Unidos da America, com relevante experiencia e pesquisas na area de alimentos, vem propor o desenvolvimento de um emulsificante de proteina de origem animal obtido a partir de raspas de carne da pele de jacare do pantanal, um subproduto que por hipotese possui elevada capacidade de emulsificacao.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Linguiça tipo cuiabana adicionada de óleo essencial: avaliação da qualidade físico-química, microbiológica e sensorial. Projeto aprovado pelo edital PROPES/IFMT Nº 80/2015
Descrição: Objetiva-se desenvolver linguiça cuiabana com óleo essencial de alecrim e manjericão e avaliar a qualidade físico-química, microbiológica e sensorial, além dos componentes majoritários nos óleos essenciais obtidos através de espectroscopia Raman. Serão formulados três tratamentos com cinco repetições de linguiça tipo frescal elaborada com cortes de carne de frango. Serão analisados a qualidade físico-química, microbiológica nos tempos zero, sete, 15, 30 e 45 dias de armazenamento a -4,5ºC, em incubadora tipo BOD. Para verificação de melhor aceitabilidade a análise sensorial será realizada no tempo zero, em escala hedônica estruturada e calculado o índice de Dutcoski. O tratamento que obtiver melhor aceitabilidade será analisado a composição centesimal. As médias entre tratamentos serão analisados pelo teste de Tukey a 5% e a oxidação em função do armazenamento por regressão linear. Espera-se que o produto apresente boa aceitabilidade e auxilie na garantia da segurança alimentar da lingüiça desenvolvida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Lizandra Carla Pereira de Oliveira - Integrante / Nagela Farias Magave Picanço - Integrante / Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Farias - Coordenador / Erika Cristina Rodrigues - Integrante / Tabata Baldus - Integrante / GILMA SILVA CHITARRA - Integrante.
2014 - 2015
Utilização de frutas regionais para aproveitamento tecnológico na formulação de alimento lácteo concentrado diet. Processo 370117/2015-8. CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014
Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver um iogurte diet concentrado com frutas regionais de forma sustentável e caracterizá-lo quanto às características físico-química, bromatologica, sensorial e microbiológica. E ainda, Determinar a composição centesimal do iogurte concentrado formulado com frutas regionais (mangaba e araticum), através de análises físico-químicas e bromatologica. Determinar a contagem microbiológica do iogurte concentrado formulado com araticum e mangaba. Inovar no uso de saborizantes de produtos lácteos não utilizados nas formulações convencionais encontradas no mercado; Diversificar o consumo de produtos lácteos. Avaliar a aceitabilidade do produto por meio de testes sensoriais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Lizandra Carla Pereira de Oliveira - Integrante / Nagela Farias Magave Picanço - Coordenador / Rozilaine Aparecida Pelegrine Gomes de Farias - Integrante.
2013 - 2014
Caracterização físico-química da água utilizada pela população da comunidade quilombola Assentamento ?Vão Grande?. PORTARIA N' 0849/2014
Descrição: A determinação das condições físico-químicas da água dos poços rasos, artesianos e outras fontes de água disponíveis à população das regiões abrangidas por este projeto, ao longo do período de sua realização, permitirá identificar a sua qualidade do ponto de vista da potabilidade, e também como esta se altera ao longo do tempo. Este tipo de acompanhamento das características dos cursos de água já é bastante comum em diversas localidades, visando justamente evitar o desenvolvimento de situações de contaminação irreversível, que podem ser evitadas monitorando-se a intervalos regulares o meio ambiente, incluindo as fontes de água; deve-se recordar, entretanto, que este acompanhamento é mais comum nas áreas urbanas dos Estados das regiões Sul e Sudeste, sendo menos comum em outras regiões e ainda menos nas áreas rurais, o que demonstra a importância de um projeto desta natureza, que visa preencher uma lacuna no conhecimento a respeito das condições do meio hídrico, de importância fundamental na identificação das condições de saúde da população. A necessidade de se manter o meio hídrico isento de contaminantes é evidente quando se consideram os custos envolvidos no tratamento de pessoas afetadas pelo consumo de água contaminada; também a contaminação de águas usadas na agricultura, incluindo-se a familiar, representa um problema não só de saúde como também econômico, pois os alimentos produzidos com o uso desta água terão maior probabilidade de causarem doenças nos consumidores do meio urbano, gerando despesas indiretas com tratamento médico e piora na qualidade de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lizandra Carla Pereira de Oliveira - Integrante / Tadeu Miranda de Queiroz - Coordenador.
2012 - 2013
Caracterização Físico-Químicas da água utilizada pela população de Assari, distrito de Barra do Bugres ? MT.
Descrição: Este projeto tem o objetivo de avaliar a qualidade das águas de poços (rasos e superficiais) consumidas pela população do distrito de Assari, do município de Barra do Bugres MT. Amostras de água serão coletadas e envidas aos laboratórios para determinação dos parâmetros físico-químicos e biológicos da água. A avaliação da qualidade da água é o ponto de partida analítico quantitativo para a identificação dos poços contaminados para posterior tratamento e correlações com os dados a serem fornecidos pela vigilância sanitária sobre as doenças de veiculação hídrica existentes na região de coleta. A técnica de tratamento de água de poço mais aplicada atualmente é a cloração, sendo que a forma de aplicação de cloro será a por difusão, pois se apresenta mais viável do ponto de vista prático/econômico. O levantamento das condições dos poços na região servirá de base para a elaboração de uma cartilha de boas práticas com os dados encontrados e as técnicas para minimizar ou eliminar os efeitos adversos encontrados. Além disso, serão proferidas palestras a respeito do tema e dos resultados encontrados para orientar a população..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lizandra Carla Pereira de Oliveira - Integrante / Tadeu Miranda de Queiroz - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Tecnologia de Produtos de Origem Animal.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos/Especialidade: Aproveitamento de Subprodutos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
QUEIROZ, T. M.2016QUEIROZ, T. M. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; PARIZOTTO, D. ; SOLDA, C. E. ; SILVA, A. E. V. . QUALIDADE DA ÁGUA DE POÇOS FREÁTICOS DO DISTRITO DE ASSARI EM BARRA DO BUGRES/MT. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 8, p. 174-186, 2016.

2.
ALVES, G. S.2012ALVES, G. S. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; PORTO, A. G. ; SILVA, F. S. ; SILVA, F. T. C. ; NEVES, E. . Extração e avaliação do rendimento da polpa de bocaiúva. Revista CITINO, v. 2, p. 30-35, 2012.

3.
OLIVEIRA, L. C. P.;OLIVEIRA, LIZANDRA CARLA PEREIRA DE2011 OLIVEIRA, L. C. P.; WANDERLEY, M. D. ; PORTO, A. G. ; SILVA, F. S. ; SILVA, F. T. C. ; NEVES, E. . Estudo da Extração e Avaliação do óleo de baru. Estuda da Extração e Avaliação do óleo de baru, v. 1, p. 28-32, 2011.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, M. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; NASCIMENTO FILHO, V. L. ; FRANCA, T. Y. S. ; RODRIGUES, E. C. ; FARIAS, R. A. P. G. . ACEITABILIDADE DE UM PRODUTO LÁCTEO ELABORADO COM POLPA DE GUARIROVA. In: XXV Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado RS. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

2.
NASCIMENTO FILHO, V. L. ; CAMPOS, M. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; RODRIGUES, E. C. ; PICANCO, N. F. M. ; FARIAS, R. A. P. G. . ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE IOGURTE ADICIONADO DE POLPA DE GUARIROVA. In: XXV Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado RS. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

3.
ALMEIDA, M. R. ; PERON, P. C. P. ; AMORIM, M. S. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; PICANCO, N. F. M. ; RODRIGUES, E. C. . AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MÉIS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE CUIABÁ-MT.. In: XXV Congresso DE Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado RS. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

4.
MORAES, E. C. ; PATIAS, S. G. O. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; FARIAS, A. K. N. ; PICANCO, N. F. M. ; FARIAS, R. A. P. G. . ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE IOGURTE COM POLPA DE ARATICUM ADICIONADO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CAPIM-CIDREIRA. In: XXV Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

5.
BALDUS, T. ; FARIAS, A. K. N. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; TESTA, P. A. ; RODRIGUES, E. C. ; FARIAS, R. A. P. G. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE ÓLEO ESSENCIAL DE ROSMARINUS OFFICINALIS ADICIONADA A LINGUIÇA FRESCAL TIPO CUIABANA. In: XXV Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado RS. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

6.
CUNHA, T. P. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; PLENS, I. C. ; CAMPOS, K. C. G. ; DECOL, C. M. . ESTUDO DA VISCOSIDADE DE IOGURTE GREGO FUNCIONAL SABOR MIRTILO ADICIONADO DE CHIA (SALVIA HISPANICA L.). In: XXV Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado RS. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

7.
FARIAS, A. K. N. ; BALDUS, T. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; TESTA, P. A. ; RODRIGUES, E. C. ; FARIAS, R. A. P. G. . LINGUIÇA TIPO CUIABANA ADICIONADA DE ÓLEO ESSENCIAL: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA. In: XXV Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado RS. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

8.
LEITE, . A. L. M. P. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; ANDRADE, C. J. . Análise fisico-quimicas da polpa de dendê ( Elaeis guineenss). In: XVII Encontro Nacional e III Congresso Latino Americano de Analista de Alimentos, 2011, Cuiabá. Análise fisico-quimicas da polpa de dendê ( Elaeis guineenss), 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRITTO, G. C. S. ; FARIAS, A. K. N. ; BALDUS, T. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; CAMPOS, K. C. G. ; FARIAS, R. A. P. G. . ANÁLISE SENSORIAL DE LINGUIÇA TIPO CUIABANA ADICIONADA DE ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM E MANJERICÃO. In: 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos:, 2017, Campinas. 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: ?A Ciência de Alimentos e seu Impacto no Mundo em Transformação?, 2017.

2.
OLIVEIRA, L. C. P.; FARIAS, A. K. N. ; BALDUS, T. ; CAMPOS, K. C. G. ; RODRIGUES, E. C. ; FARIAS, R. A. P. G. ; PICANCO, N. F. M. . TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS E TEXTURA DE IOGURTE ADICIONADO DE RESÍDUOS DE BETERRABA. In: 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos:, 2017, Campinas. 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: ?A Ciência de Alimentos e seu Impacto no Mundo em Transformação?, 2017.

3.
OLIVEIRA, L. C. P.; PLENS, I. C. ; BALDUS, T. ; FARIAS, A. K. N. ; RODRIGUES, E. C. ; FARIAS, R. A. P. G. ; PICANCO, N. F. M. . TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS E TEXTURA DE IOGURTE ADICIONADO DE POLPA DE BETERRABA. In: 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017. 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: ?A Ciência de Alimentos e seu Impacto no Mundo em Transformação?, 2017.

4.
BALDUS, T. ; FARIAS, A. K. N. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; CAMPOS, K. C. G. ; VEGGI, N. ; RODRIGUES, E. C. ; FARIAS, R. A. P. G. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE LINGUIÇA TIPO CUIABANA ADICIONADA DE ÓLEO ESSENCIAL. In: 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2017. 12 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos: ?A Ciência de Alimentos e seu Impacto no Mundo em Transformação?, 2017.

5.
BALDUS, T. ; FARIAS, A. K. N. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; TESTA, P. A. ; RODRIGUES, E. C. ; FARIAS, R. A. P. G. . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FISICO-QUÍMICA DE LINGUIÇA FRESCAL TIPO CUIABANA ADICIONADA DE ÓLEO ESSENCIAL DE Rosmarinus officinalis*. In: Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Cuiabá. SIMCITAL, 2016.

6.
FARIAS, A. K. N. ; BALDUS, T. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; TESTA, P. A. ; RODRIGUES, E. C. ; FARIAS, R. A. P. G. ; PICANCO, N. F. M. . CARACTERIZAÇÃO SENSORIAL DE LINGUIÇA TIPO CUIABANA ADICIONADA DE ÓLEO ESSENCIAL. In: Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Cuiabá. SIMCITAL, 2016. v. 1.

7.
FRANCA, T. Y. S. ; FARIAS, R. A. P. G. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; CAMPOS, K. C. G. ; SANTOS, J. A. ; RODRIGUES, E. C. . DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO FÍSICO-QUÍMICA PARCIAL DE QUIBE ELABORADO A PARTIR DO RESÍDUO CERVEJEIRO (RC) ADICIONADO DE BIOMASSA DA BANANA VERDE (BBV).. In: Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Cuiabá. SIMCITAL, 2016. v. 1.

8.
PATIAS, S. G. O. ; MORAES, E. C. ; FERREIRA, N. S. S. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; VEGGI, N. ; OLIVEIRA, J. D. ; FARIAS, R. A. P. G. ; PICANCO, N. F. M. . ESTUDO DA VIDA DE PRATELEIRA DE IOGURTE COM FRUTO DO CERRADO ADICIONADO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CAPIM ? LIMÃO. In: Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Cuiabá. SIMCITAL, 2016.

9.
PLENS, I. C. ; VEGGI, N. ; CAMPOS, K. C. G. ; HOFFMANN, E. C. ; OLIVEIRA, A. P. ; FARIAS, R. A. P. G. ; RODRIGUES, E. C. ; OLIVEIRA, L. C. P. . DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO BROMATOLÓGICA DE POLPA DE PEQUI (Caryocar brasiliense Camb.) COMERCIALIZADA NA CIDADE DE CUIABÁ ? MT.. In: Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Cuiabá. SIMCITAL, 2016.

10.
AMORIM, M. S. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; VICENTE NETO, J. ; RODRIGUES, E. C. ; FARIAS, R. A. P. G. ; DANTAS, F. . Composição centesimal e efeitos funcionais do bolo de chocolate sem glúten e lactose com biomassa da banana verde. In: XII Congresso Internacional de Nutrição Funcional, 2016, São Paulo. Nutrição Funcional: Ações que fortalecem a vitalidade orgânica como base para o equilíbrio físico e mental, 2016.

11.
OLIVEIRA, L. C. P.; FARIAS, A. K. N. ; BALDUS, T. ; RODRIGUES, E. C. ; PICANCO, N. F. M. ; FARIAS, R. A. P. G. . ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE BETERRABA IN NATURA E EM DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS. In: XXV Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado - RS. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

12.
PERON, P. C. P. ; AMORIM, M. S. ; ALMEIDA, M. R. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; RODRIGUES, E. C. ; PICANCO, N. F. M. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE MÉIS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE CUIABÁ-MT. In: XXX Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado RS. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

13.
AMARAL, C. R. S. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; RIBEIRO, I. C. T. ; FARIAS, R. A. P. G. ; PICANCO, N. F. M. ; ARCANJO, E. M. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE DIFERENTES MARCAS DE IOGURTE GREGO INDUSTRIAL. In: XXV Congresso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado RS. Alimentação: a árvore que sustenta a vida, 2016.

14.
RIBEIRO, I. C. T. ; PERON, P. C. P. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; AMORIM, M. S. ; ALMEIDA, M. R. ; MASSON, J. . AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DE ÁGUA E COR DE CARNE SALGADA E DESSECADA. In: Congresso Nacional de Química, 2015, Goiânia. Recursos Renováveis: Inovação e Tecnologia, 2015.

15.
OLIVEIRA, L. C. P.; LEITE, A. L. M. P ; DECOL, C. M. ; WANDERLEY, M. D. ; FURTADO, G. F. . ANÁLISE DA VISCOSIDADE E CLASSIFICAÇÃO DO FLUIDO DE LEITE CONDENSADO COM BAIXO TEOR DE LACTOSE. In: 11° SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2015, Campinas. Ciência de Alimentos: Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável, 2015. v. 2.

16.
ALMEIDA, M. R. ; PERON, P. C. P. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; AMORIM, M. S. ; RIBEIRO, I. C. T. . IOGURTE DE SOJA: ELABORAÇÃO E PERFIL SENSORIAL. In: I Simpósio Mato-Grossense de Alimentação e Nutrição (11° Semana da Nutrição da UFMT), 2015, Cuiabá. Alimentos e Saúde: uma visão holística, 2015.

17.
ALMEIDA, M. R. ; PERON, P. C. P. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; AMORIM, M. S. ; RIBEIRO, I. C. T. . EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE POLPA DE ACEROLA E DE SACAROSE NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE IOGURTE DE SOJA. In: I Simpósio Mato-Grossense de Alimentação e Nutrição (11° Semana de Nutrição da UFMT), 2015, Cuiabá. Alimentos e Saúde: uma visão holística, 2015.

18.
OLIVEIRA, L. C. P.; SILVA, A. E. V. ; PARIZOTTO, D. ; ZELA, S. P. ; QUEIROZ, T. M. . Avaliação físico-química das águas originárias de poços do distrito de Assari. In: V Congresso de Iniciação Científica - UNEMAT, 2013, Cáceres - MT. Anais, 2013. v. 8.

19.
SOLDA, C. E. ; FAVA, R. A. C. ; OLIVEIRA, L. C. P. ; ZELA, S. P. ; QUEIROZ, T. M. . AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE ÁGUAS DE POÇOS DO DISTRITO DE ASSARI. In: V Congresso de Iniciação Científica - UNEMAT, 2013, Cáceres - MT. Anais, 2013. v. 8.

Artigos aceitos para publicação
1.
QUEIROZ, TADEU MIRANDA DE ; OLIVEIRA, LIZANDRA CARLA PEREIRA DE . Qualidade da água em comunidades quilombolas do Vão Grande, município de Barra do Bugres (MT). ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, L. C. P.; FARIAS, A. K. N. ; BALDUS, T. ; RODRIGUES, E. C. ; PERON, P. C. P. ; AMORIM, M. S. ; PLENS, I. C. ; PICANCO, N. F. M. ; FARIAS, R. A. P. G. . ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE BETERRABA: POLPA E RESÍDUO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOSS, R.; OLIVEIRA, L. C. P.; DECOL, C. M.. Participação em banca de Ana Elisa Victor Silva.ANÁLISE DE AFLATOXINA EM GRÃOS DE MILHO PELO MÉTODO ULTRAVIOLETA COMPARADA COM MÉTODO ELISA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
DECOL, C. M.; GAUTO, R. F.; OLIVEIRA, L. C. P.. Participação em banca de Patricia Carvalho Faria.MONITORAMENTO DA TEMPERATURA E CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE MIÚDOS EM ABATEDOURO FRIGORÍFICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
DECOL, C. M.; GAUTO, R. F.; OLIVEIRA, L. C. P.. Participação em banca de Tairine Pereira Cunha.ESTUDO DA VISCOSIDADE DE IOGURTE GREGO FUNCIONAL SABOR MIRTILO ADICIONADO DE CHIA (SALVIA HISPANICA L.). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Mato Grosso.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mostra Tecnológica de Pesquisa e Extensão do Campus Cuiabá - Bela Vista. 2016. (Exposição).

2.
XXV Congresso Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2016. (Congresso).

3.
XXV Congresso Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA DE BETERRABA IN NATURA E EM DIFERENTES TRATAMENTOS TÉRMICOS. 2016. (Congresso).

4.
XXV Congresso Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos. ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE IOGURTE COM POLPA DE ARATICUM ADICIONADO DE ÓLEO ESSENCIAL DE CAPIM-CIDREIRA. 2016. (Congresso).

5.
11° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos. 2015. (Simpósio).

6.
11° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Análise da viscosidade e classificação do fluido de leite condensado com baixo teor de lactose. 2015. (Simpósio).

7.
11° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Desenvolvimento de pé-de-moleque com substituição de amêndoa de cumbaru. 2015. (Simpósio).

8.
IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 2015. (Outra).

9.
II MOSTRA UNEMAT na PRAÇA. Análises físico-químicas e microbiológicas da água. 2013. (Exposição).

10.
V Congresso de Iniciação Científico - UNEMAT. Avaliação físico-química das águas originárias de poços do distrito de Assari. 2013. (Congresso).

11.
II Seminário Regional de Engenharias de Produção e Alimentos.O processo de industrialização no Estado de Mato Grosso. 2012. (Seminário).

12.
I Seminário Regional das Engenharias de Produção e Alimentos.O processo de iindustrialização no Estado de Mato Grosso. 2011. (Seminário).

13.
I Seminário Regional das Engenharias de Produção e Alimentos. 2011. (Seminário).

14.
VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.Tecnologia em Embalagem. 2011. (Outra).

15.
IV Semana Unificada das Engenharias de Produção e Alimentos.Cadeias Produtivas em Mato Grosso. 2010. (Outra).

16.
IV Semana Unificada das Engenharias de Produção e Alimentos. 2010. (Outra).

17.
III Semana Unificada das Engenharias de Produção e Alimentos. 2009. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Elisa Victor Silva. Análise de Aflatoxina em Grãos de Milho Pelo Método Ultravioleta. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade do Estado de Mato Grosso. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 26/09/2018 às 9:53:09