Luiz Felipe Moura Bastos Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4908714642710654
  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2014) e Mestre no Programa de Pós Graduação em Geografia/UFBA (2018). Fez Especialização em Geotecnologias pela Escola de Agrimensura vinculada a Escola de Engenharia Eletro-mecânica da Bahia (EEEMBA). Integrante do grupo de pesquisa Cartografia Aplicada a Estudos Ambientais e de Ensino, desenvolvendo pesquisa no Laboratório de Cartografia - LACAR. Possui interesse nas áreas de Geografia física, Cartografia e Geotecnologias, desenvolve pesquisa com ênfase ambiental, uso da terra e riscos ambientais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Felipe Moura Bastos Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, L. F. M. B.;https://orcid.org/0000-0003-2912-2653;Luiz Felipe Moura Bastos Borges

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências.
Rua Barão de Geremoabo s/n - campus ondina
Ondina
40170020 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32838538


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Geografia.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Estudo das inundações na zona urbana de Santo Amaro - Bahia: um resgate entre os anos de 1999, 2003, 2010 e 2015,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Dária Maria Cardoso Nascimento.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Risco Ambiental; Inundações; Mapeamento; Santo Amaro - Bahia; Sensoriamento Remoto; Sistema de Informações Geográficas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geotecnologias.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Cartografia.
2015 - 2017
Especialização em Geotecnologias. (Carga Horária: 360h).
Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia, EEEMBA, Brasil.
Título: Identificação dos tipos de uso e ocupação da terra sob a ótica do meio ambiente em Abrantes, município de Camaçari - Bahia.
Orientador: Dária Maria Cardoso Nascimento.
2009 - 2014
Graduação em Geografia Licenciatura.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2014
Graduação em Geografia Bacharelado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Estudo de Uso e Ocupação da Terra com aplicação de Geotecnologias no distrito de Abrantes, Camaçari - BA.
Orientador: Dária Maria Cardoso Nascimento.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Inglês aplicado ao trabalho. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Introdução ao Spring. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Decifrando ArcGIS. (Carga horária: 30h).
Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão, FAPEX/BA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolveu pesquisas referente ao projeto de pesquisa PIBIC - UFBA intitulado "ESTUDO DA DINÂMICA DE OCUPAÇÃO E DOS PROCESSOS NATURAIS DA BACIA DO RIO SUBAÉ, que teve como principal objetivo analisar as transformações da bacia, levando em conta a dinâmica da ocupação e as interações entre os ecossistemas e os processos naturais, assim como a complexidade dos problemas ambientais existentes. O estudo contemplou o mapeamento do uso e ocupação da terra da década de 2010, na escala de 1:100.000, com as diferentes categorias e tipos de uso, os estágios de degradação, potencialidades e limitações de cada unidade mapeada. Os resultados das análises serão sintetizados em mapas, fluxogramas utilizando softwares de geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica, disponibilizados para o público os municípios inseridos na bacia hidrográfica do rio Suabé.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolveu atividades referentes a Cartografia Escolar para a formação de alunos do ensino público, com apoio do Laboratório de Cartografia (LACAR-UFBA) e com a parceria da Escola Estadual Dona Mora Guimarães, localizada em Cajazeiras X, Salvador - Bahia. As atividades tiverem como intuito estimular o processo de aprendizagem dos alunos no tocante a alfabetização cartográfica, com a utilização das novas geotecnologias. Esse processo resultou na construção do mapa turístico de Salvador, com a participação dos alunos daquela escola e a preparação dos mesmos para participarem do concurso Cartografa para Crianças, organizado pela Sociedade Brasileira de Cartografia.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Atlas do Município de Santo Amaro - Bahia: as transformações, potencialidades e limitações
Descrição: município de Santo Amaro (BA, possui três distritos: Santo Amaro (sede), Acupe e Oliveira dos Campinhos. A ocupação com o cultivo da cana-de-açúcar a partir do século XVI, as atividades industriais e a instalação de centros urbanos foram ocupando as nascentes e vales dos rios em substituição à cobertura vegetal original. Entre 1960 a 2010 a cobertura vegetal foi reduzida em 51 %, comprometendo, portanto, a qualidade ambiental do município e de seus habitantes. Neste contexto, o objetivo deste projeto é de estudar as condições geoambientais do município de Santo Amaro, a partir dos diversos temas da natureza, socioeconômicos, urbanos, evolução territorial e dos aspectos culturais e históricos. com aplicação de geotecnologias, Sistemas de Informações Geográficos (SIG), sensoriamento remoto e geoprocessamento, visando conhecer as transformações da paisagem, as potencialidades e limitações do município. Serão elaborados mapas do meio físico como uso e cobertura da terra, geomorfologia, declividade, clima, vulnerabilidade, riscos ambientais e de unidades geoambientais. Para estudar as atividades socieconômicas serão utilizadas as variáveis dos setores censitários (microdados) do IBGE (1991, 2000 e 2010) de desigualdades sociais, População (longevidade); Renda, Escolaridade, Analfabetismo, Saneamento Básico; Habitação, PIB, IDH e outros. Os trabalhos de campo tem as seguintes finalidades: (i) validação dos mapas físicos; (ii) e aplicação de questionários visando identificar o uso da terra pretérito e de entrevistas a lideranças locais, visando auxiliar nos mapeamentos, na identificação das atividades culturais, acervo arquitetônico, riscos e limitações socioambientais. Assim, será estabelecido um mecanismo para a geração de novas informações a partir da combinação dessa documentação obtida. O Atlas será concluído em três anos, contendo textos, mapas, cartogramas, gráficos, tabelas e fotos, e disponibilizado em meio digital (PDF), amplamente accessível à comunidade de maneira geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luiz Felipe Moura Bastos Borges - Integrante / Erika Cerqueira do Carmo - Integrante / Danilo Heitor C. T. B Melo - Integrante / Dária Maria Cardoso Nascimento - Coordenador / Patrícia Silva dos Santos - Integrante / Fábia Antunes Zaloti - Integrante / Alisson Duarte Diniz - Integrante.
2013 - 2014
DINÂMICA DE OCUPAÇÃO E DOS PROCESSOS NATURAIS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Descrição: Este projeto está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), e tem como um dos subtítulos o "Estudo de uso e ocupação da terra com aplicação de geotecnologias no município de Camaçari - BA. Sendo assim, o plano de trabalho do pesquisador têm por objetivo realizar o mapeamento de uso e ocupação da terra deste município, na escala de 1: 100.000 com a utilização de imagens órbitais, disponibilizadas pela SEI e Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para produção de mapas, por meio de técnicas de interpretação, dados censitários do IBGE e trabalhos de campo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luiz Felipe Moura Bastos Borges - Integrante / Dária Maria Cardoso Nascimento - Coordenador / Niédja dos Santos Araújo - Integrante.
2012 - 2013
Estudo da dinâmica de ocupação e dos processos naturais da bacia do rio Subaé
Descrição: Este projeto, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) teve como objetivo realizar o estudo de uso e ocupação da terra da bacia hidrográfica do rio Subaé, por meio da utilização de imagens de satélites e SIG. O trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Cartografia da UBFA por estudantes da graduação e pós-graduação, no qual foi concluído no primeiro semestre de 2013..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luiz Felipe Moura Bastos Borges - Integrante / Dária Maria Cardoso Nascimento - Coordenador / Niédja dos Santos Araújo - Integrante / Patrícia Silva dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2013
Popularização da cartografia e suas novas tecnologias na escola pública
Descrição: O Projeto Popularização da cartografia e suas novas tecnologias na escola pública , uma parceria entre o Instituto de Geociências, da Universidade Federal da Bahia com o Colégio Estadual Dona Mora Guimarães, tem como principal objetivo estimular um processo de capacitação dos alunos e professores do colégio no que tange a Alfabetização Cartográfica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luiz Felipe Moura Bastos Borges - Integrante / Erika Cerqueira do Carmo - Integrante / Desiree Alves Celestino Santos - Integrante / Danilo Heitor C. T. B Melo - Integrante / Dária Maria Cardoso Nascimento - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Cartografia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geotecnologias.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Premiação na modalidade Pôster, VIII GEONORDESTE - Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, L. F. M. B.; SANTOS, D. A. C. ; ZALOTI, F. A. ; SANTOS, S. M. ; NASCIMENTO, D. M. C. . ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DA OCUPAÇÃO DA ÁREA E ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DUNAS DE ABRANTES, CAMAÇARI - BAHIA. In: Leonardo Tulio. (Org.). Aplicações e Princípios do Sensoriamento Remoto 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 25-35.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, L. F. M. B.; SANTOS, D. A. C. ; ZALOTI, F. A. ; SANTOS, S. M. ; NASCIMENTO, D. M. C. . Análise espaço-temporal da ocupação da área e entorno do Parque Municipal Dunas de Abrantes, Camaçari - BA. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos. Anais XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017.

2.
BORGES, L. F. M. B.; FONTES, A. S. ; NASCIMENTO, D. M. C. . MAPEAMENTO DA INUNDAÇÃO DE ABRIL DE 2010 PARA ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO NA CIDADE DE SANTO AMARO, BAHIA. In: XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia, 2017, Rio de Janeiro. ANAIS XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia, 2017. v. 1. p. 213-216.

3.
BORGES, L. F. M. B.; NASCIMENTO, D. M. C. . Identificação dos tipos de uso e ocupação da terra sob a ótica do meio ambiente em Abrantes, município de Camaçari - Bahia. In: Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 2016, João Pessoa. Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. João Pessoa: Congestas, 2016. v. 4. p. 777-789.

4.
ARAUJO, N. S. ; BORGES, L. F. M. B. ; SANTOS, P. S. ; NASCIMENTO, D. M. C. . As potencialidades e limitações da bacia hidrográfica do rio Subaé face aos usos da terra Estado Bahia (BR) 2014. In: XV Encuentro de Geógrafo de América Latina, 2015, Havana. Por uma América Latina unida e sustentável. Havana: Universidade de Havana, 2015. v. 1.

5.
BORGES, L. F. M. B.; ARAUJO, N. S. ; SANTOS, P. S. ; NASCIMENTO, D. M. C. . ESTUDO DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SUBAÉ ? ESTADO DA BAHIA. In: XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento XXV Exposicarta, 2014, Gramado - RS. Mapas conectando o Brasil e a América do Sul. Rio de Janeiro: SBC, 2014. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, L. F. M. B.; ZALOTI, F. A. ; NASCIMENTO, D. M. C. . APLICAÇÃO DE SENSORIAMENTO REMOTO NA IDENTIFICAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NO DISTRITO DE ABRANTES, CAMAÇARI - BAHIA. In: VIII GEONORDESTE, 2017, Salvador. Anais do Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Salvador: GEONORDESTE, 2017. v. 1. p. 30-34.

2.
BORGES, L. F. M. B.; CARMO, E. C. ; MELO, D. H. C. T. B. ; SANTOS, D. A. C. . Práticas cartográficas na escola: alfabetização cartográfica X mapeando o corpo humano. In: 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2012, Feira de Santana. 3° CNEU, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, L. F. M. B.; NASCIMENTO, D. M. C. . Mapeamento Multitemporal do Uso e Ocupação da Terra de parte dos municípios de Amélia Rodrigues e São Francisco do Conde da Bacia do rio Subaé. In: XXXII Seminário Estudantil de Pesquisa e XIV Seminário Pesquisa e Pós Graduação, 2013, Salvador. XXXII Seminário Estudantil de Pesquisa e XIV Seminário Pesquisa e Pós Graduação, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES, L. F. M. B.; ZALOTI, F. A. ; NASCIMENTO, D. M. C. . Aplicação de Sensoriamento Remoto na identificação de impactos ambientais no distrito de Abrantes, Camaçari. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BORGES, L. F. M. B.; FONTES, A. S. ; NASCIMENTO, D. M. C. . MAPEAMENTO DA INUNDAÇÃO DE ABRIL DE 2010 PARA ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO NA CIDADE DE SANTO AMARO, BAHIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BORGES, L. F. M. B.; ARAUJO, N. S. ; SANTOS, P. S. ; NASCIMENTO, D. M. C. . ESTUDO DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SUBAÉ ? ESTADO DA BAHIA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BORGES, L. F. M. B.; SANTOS, D. A. C. ; CARMO, E. C. ; MELO, D. H. C. T. B. . Práticas cartográficas na escola: alfabetização cartográfica X mapeando o corpo humano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, D. A. C. ; BORGES, L. F. M. B. ; NASCIMENTO, D. M. C. ; CARMO, E. C. . Práticas cartográficas na escola: alfabetização cartográfica X construção de maquete. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BORGES, L. F. M. B.; CARMO, E. C. . Popularização da Cartografia nas escolas públicas: Oficinas de cartografia em 7ª e 8ª séries. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARMO, E. C. ; NASCIMENTO, D. M. C. ; SOUZA, M. V. C. ; ARAUJO, N. S. ; SANTOS, D. A. C. ; PEDROSA, F. ; BORGES, L. F. M. B. ; SANTANA, J. O. . Atrativos Turísticos / Salvador - Bahia. 2013. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Geonordeste - Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.Aplicação de Sensoriamento Remoto na identificação de impactos ambientais no distrito de Abrantes, Camaçari. 2017. (Simpósio).

2.
XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CARTOGRAFIA. MAPEAMENTO DA INUNDAÇÃO DE ABRIL DE 2010 PARA ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO NA CIDADE DE SANTO AMARO, BAHIA. 2017. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Identificação dos tipos de uso e ocupação da terra sob a ótica do meio ambiente em Abrantes, município de Camaçari - Bahia. 2016. (Congresso).

4.
XXVI Congresso Brasileiro de Cartografia V Congresso Brasileiro de Geoprocessamento XXV Exposicarta. ESTUDO DE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SUBAÉ ? ESTADO DA BAHIA. 2014. (Congresso).

5.
1º Seminário Internacional Estado, Território e Desenvolvimento: contradições, desafios e perspectivas. 2012. (Seminário).

6.
3° Congresso Nordestino de Extensão Universitária: Cultura, Diversidade e Identidade. Práticas cartográficas na escola: alfabetização cartográfica X mapeando o corpo humano. 2012. (Congresso).

7.
Seminário Dez Anos Sem Milton Santos. 2011. (Seminário).

8.
XXX Seminário Estudantil de Pesquisa.Popularização da Cartografia nas escolas públicas: Oficinas de cartografia em 7ª e 8ª séries. 2011. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 11:45:36