Amanda Carlou Andrade Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7263986763343850
  • Última atualização do currículo em 21/06/2018


Doutorado em Educação/UERJ (em andamento). Mestre em Educação (PROPEd-UERJ), linha de Pesquisa Educação Inclusiva e Processos Educacionais , sob orientação da Profª Drª Rosana Glat. Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Administração e Planejamento da Educação e Atendimento Educacional Especializado. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), atuando na Pró-Reitoria de Extensão; atuou como Professora Substituta do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) nas disciplinas: Questões Atuais em Educação Especial - e - Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar. Tutora à distância do curso de Pedagogia do CEDERJ-UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva e Orientação Metodológica. Escritora de Literatura Infantil e Contadora de Histórias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amanda Carlou Andrade Santos
Nome em citações bibliográficas
CARLOU, A.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: aspectos psicossociais,
Orientador: Rosana Glat.
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Inclusão na educação profissional: visão dos gestores do IFRJ,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Rosana Glat.
2009 - 2011
Especialização em Atendimento Educacional Especializado. (Carga Horária: 448h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: O Atendimento Educacional Especializado para o Aluno com Baixa Visão: Um Estudo de Caso.
Orientador: Máximo Augusto Campos Masson.
2007 - 2008
Especialização em Administração e Planejamento da Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Gestão e Ciclo de Formação em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Orientador: Marly de Abreu Costa.
2000 - 2004
Graduação em Pedagogia.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Análise sobre as concepções da Mulher presentes no livro didático.
Orientador: Inês Poggio.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Neurociência da Educação. (Carga horária: 220h).
Valecup, VLC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Inserção de pessoas com deficiência no trabalho. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação de Multiplicadores Rede CERTIFIC. (Carga horária: 24h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Programa de ensino individualizado para o ensino inclusivo. (Carga horária: 34h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Formação prática para sala de recursos. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Atualização de professores - Fundação Planetário RJ. (Carga horária: 16h).
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, PLANETÁRIO, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Atualização em Educação Especial. (Carga horária: 30h).
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
2005 - 2005
Atualização de professores. (Carga horária: 20h).
Fundação Zoológico do Estado do Rio de Janeiro, RIOZOO, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 40


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto da Faculdade de Educação, Carga horária: 12

Atividades

08/2014 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Humanidades, Centro de Educação e Humanidades.

Atividade realizada
Orientação Metodológica.
03/2013 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Questões Atuais em Educação Especial
Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Pedagógica, Carga horária: 40


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à distância, Carga horária: 10


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente de Sala de Recursos Mult, Carga horária: 22

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Classe Especial/DMU, Carga horária: 22

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Classe Especial/DI, Carga horária: 22

Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Regente Ensino Fundamental, Carga horária: 22


Hospital Municipal Jesus, HMJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 10


Benja: educação e cultura, BENJA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: coordenador, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Falando de si: estudos sobre autopercepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual
Descrição: Entendendo que políticas e práticas de inclusão são operacionalizadas e direcionadas a pessoas reais em suas inter-relações nos diferentes espaços sociais, e que os sujeitos que as vivenciam são as mais importantes fontes de dados, objetivo geral da pesquisa é analisar os impactos das políticas de inclusão educacional e social na autopercepção e vida cotidiana de pessoas com deficiência intelectual, a partir de seus relatos pessoais. Para tal serão realizados dois estudos complementares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Políticas e práticas de inclusão escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe investigar a inclusão e escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino consideradas de excelência . Estas, historicamente, em função do processo competitivo de seleção para o ingresso e das concepções socialmente estabelecidas em relação ao perfil desejado do alunado, recebiam em seu corpo discente grupos academicamente mais homogêneos. Atualmente, em consonância com as demandas trazidas pelas atuais políticas de Educação Inclusiva, que, entre outras ações, transformou o ingresso nos níveis iniciais em sorteio, essas escolas vivem o desafio da inserção de alunos com diferenças significativas de desenvolvimento e aprendizagem, demandando uma reestruturação do seu projeto político pedagógico, suas práticas e organização interna, de modo geral. Nesta perspectiva, o objetivo geral do presente estudo é analisar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CAp-UERJ), com foco nas práticas pedagógicas e cultura institucional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem metodológica o estudo de caso do tipo etnográfico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: uma análise do atendimento educacional especializado no sistema público de ensino do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: Aprofundamento de projeto anterior, visa investigar os impactos da política de Educação Inclusiva em diferentes sistemas públicos de ensino do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivos: 1) Analisar como as redes vêm se organizando para atender às novas diretrizes nacionais para inclusão escolar de alunos com deficiências e transtornos do desenvolvimento nos seguintes aspectos: financiamento e alocação de recursos; formação continuada de professores; oferecimento de atendimento educacional especializado; relação entre o professor do atendimento educacional especializado e o regente da classe regular. 2) Analisar como escolas especializadas estão se resignficando no atual contexto. 3) Elaborar um panorama quantitativo e qualitativo da estrutura educacional para a escolarização de alunos com deficiência intelectual. 4) Analisar a implementação das salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. 5) Avaliar estratégias de aplicação do Plano Educacional Individualizado (PEI), como estratégia para favorecer o desenvolvimento, aprendizagem e inclusão de alunos com deficiência intelectual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas
Descrição: A partir da análise de dados obtidos em pesquisas anteriores sobre o processo de implementação da Educação Inclusiva no Brasil, este estudo teve como objetivo aprofundar questões referentes às políticas públicas e o processo de efetivação desta proposta em diferentes redes públicas municipais de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com foco na interação entre os serviços de suporte da Educação Especial e o Ensino Regular. Ênfase foi dada aos processos de escolarização de alunos com deficiência mental, uma vez que esse alunado constitui um dos maiores desafios para inclusão e aprendizagem no ensino regular. Foram utilizados como parâmetros de análise: a) o quadro de políticas públicas educacionais vigentes; b) a cultura escolar, presente, por exemplo, nas percepções dos gestores educacionais em nível central, bem como professores, diretores e coordenadores pedagógicos, sobre o desenvolvimento de alunos com deficiência mental incluídos em classes comuns do ensino regular; c) práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Nessa última incluem-se a concepção de currículo e as suas adaptações, o projeto pedagógico da escola, bem como os processos de avaliação e encaminhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Literatura infantil, Diversidade e Inclusão escolar
Descrição: O projeto objetiva trabalhar o tema inclusão escolar através da literatura infantil com estudantes e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro, e consequentemente com toda comunidade escolar, baseado na diversidade humana, observando paradigmas vigentes e possíveis mudanças, em prol de uma escola onde as habilidades individuais são respeitadas e acima de tudo valorizadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
Fala NAPNE
Descrição: O projeto de Extensão Fala NAPNE tem como objetivo divulgar trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos na área de "educação de pessoas com deficiência" no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Assim, como produto da primeira etapa do projeto, será elaborada a primeira edição da Revista: Fala NAPNE. Poderão inscrever trabalhos alunos e servidores da comunidade acadêmica do IFRJ que desenvolvam atividades sobre a temática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
IFRJ para Todos: educação inclusiva na formação profissional
Descrição: O presente projeto objetiva contribuir para a consolidação da política de educação inclusiva no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Esta ação é uma inciativa da Coordenação Geral de Diversidades para promover uma educação de qualidade que contribua para o desenvolvimento de valores necessários na construção de uma sociedade mais justa, solidária, democrática, culturalmente pluralista e inclusiva. O projeto compreende três fases: uma pesquisa com os professores da instituição, uma proposta de formação em serviço e uma publicação com o resultados das duas fases anteriores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2017 - Atual
Leitura: aprendizado e diversão
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2017 - Atual
Autismo: rodas de conversas
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Austrlírica


Membro de comitê de assessoramento


2018 - Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Menção Honrosa - Relevância Científica/Social, UNESP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARLOU, A.2018 CARLOU, A.. Estratégias pedagógicas para ensino-aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiais. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 18, p. 3-11, 2018.

2.
CARLOU, A.2014CARLOU, A.; REDIG, A. G. . PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: RELAÇÃO ENTRE EMPREGABILIDADE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Apae Ciência, v. 3, p. 53-69, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARLOU, A.. Silu, um macaco diferente. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
REDIG, A. G. ; MASCARO, C. A. A. C. ; CARLOU, A. . Inclusão no trabalho de pessoas com necessidades educacionais especiais. In: Rosana Glat; Márcia Denise Pletsch. (Org.). Estratégias Educacionais Diferenciadas. 1ed.Rio de Janeiro: eduerj, 2013, v. 1, p. 157-173.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARLOU, A.. Profissionalização e inclusão: a gestão em foco. In: VII Congresso Brasileiro de educação especial, 2016, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de educação especial, 2016.

2.
CARLOU, A.. Reflexões sobre o conceito de escola para todos. In: As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação, 2015, Rio de Janeiro. As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação, 2015.

3.
CARLOU, A.. IFRJ para todos!. In: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém -PA. Trabalhos Completos e Resumos, 2014. v. 1.

4.
CARLOU, A.. Concepções sobre inclusão na educação profissional. In: 12ª Jornada de Educação Especial, 2014, Marília/SP. 12ª Jornada de Educação Especial - Ciência e Conhecimento em Educação Especial, 2014.

5.
CARLOU, A.. Estrutura de Suporte à Inclusão na Educação Profissional. In: VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social, 2014, Natal. VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social, 2014.

6.
CARLOU, A.; SILVA, S. S. . Bidocência: Uma estratégia no processo de escolarização. In: VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social, 2014, Natal. VI Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social, 2014.

7.
CARLOU, A.; REDIG, A. G. ; MASCARO, C. A. A. C. . Inclusão laboral de pessoas com deficiência a partir de atividades educativas individualizadas: da teoria à prática. In: XVII Encontro Nacional de Didática e Pática de Ensino - ENDIPE, 2014, Fortaleza. XVII Encontro Nacional de Didática e Pática de Ensino - ENDIPE, 2014.

8.
CARLOU, A.. Perspectiva de Gestores sobre Inclusão na Educação Profissional. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPED Sudeste, 2014, São João Del Rei. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014.

9.
CARLOU, A.; ROSSI, R. C. C. M. . Perspectiva docente sobre inclusão na Educação Profissional. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina - PR. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Londrina, PR, 2013.

10.
SIQUEIRA, C. F. O. ; MASCARO, C. A. A. C. ; REDIG, A. G. ; SILVA, S. S. ; CARLOU, A. . O percurso de elaboração de um plano educacional individualizado em uma turma de uma escola especializada. In: VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013, Londrina - PR. VII Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação e VIII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Londrina, PR, 2013.

11.
CARLOU, A.. Educação Profissional: implicações da prática docente para inclusão. In: XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD, 2013, Londrina - PR. XI Congresso Nacional de Educação - EDUCERE; II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação- SIRSSE; IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPD; Londrina , PR, 2013.

12.
CARLOU, A.; MASCARO, C. A. A. C. ; SIQUEIRA, C. F. O. . Construção de políticas e práticas de inclusão em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013, Rio de Janeiro, RJ. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013.

13.
MASCARO, C. A. A. C. ; SIQUEIRA, C. F. O. ; CABRAL, V. ; CARLOU, A. . Ensino colaborativo: possibilidades para inclusão escolar no ensino fundametal. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013, Rio de Janeiro, RJ. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013.

14.
CARLOU, A.; ROSSI, R. C. C. M. . O olhar do professor sobre a Educação Inclusiva. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013, Rio de Janeiro, RJ. Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013.

15.
CARLOU, A.. O desafio da inclusão de alunos com surdez no ensino fundamental. In: IV Seminário Internacional de Profissionalização Docente, 2013, Curitiba. EDUCERE 2013, 2013.

16.
CARLOU, A.. A constituição de práticas para favorecer a inclusão em um Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica. In: XVII Semana da Educação: Educação e Contemporaneidade, 2013, Rio de Janeiro. XVII Semana da Educação, 2013.

17.
CARLOU, A.; MAGALHÃES, J. G. ; PAIXÃO, B. R. M. . Inclusão de uma aluna com surdez no ensino regular: prática de atendimento educacional especializado. In: XI Jornada de Educação Especial, 2012, Marília. IX Jornada de Educação Especial da Unesp - Marília. Marília-SP: Oficina Universitária, 2012., 2012.

18.
MAGALHÃES, J. G. ; CARLOU, A. . O Atendimento Educacional Especializado para aluno com baixa visão: uma prática de inclusão. In: XI Jornada de Educação Esepcial, 2012, Marília. XI Jornada de Educação Especial da Unesp - Marília, SP, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARLOU, A.. Inserção de um jovem com deficiência intelectual em atividades laborais por meio do emprego customizado. In: VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014, São Carlos - SP. VI Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARLOU, A.. Autoformação docente em questão: a trajetória profissional de uma professora na perspectiva da educação inclusiva. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CARLOU, A.. Inclusão na educação profissional: desafios da prática pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARLOU, A.. Diversidade: entendendo o transtorno do espectro autista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARLOU, A.. Inclusão de famílias de pessoas com autismo e necessidades especiais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARLOU, A.. Conhecendo o autismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARLOU, A.. Mediação Escolar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARLOU, A.. Ensino Colaborativo e Plano Educacional Especializado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CARLOU, A.. Agente de apoio à educação inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CARLOU, A.. Deficiência Intelectual: inclusão e aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CARLOU, A.. Um olhar sobre as diferenças. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARLOU, A.. Elaboração de trabalhos acadêmicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CARLOU, A.. Implementação das políticas de educação inclusiva em redes públicas de educação do estado do RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CARLOU, A.. Inclusão no Ensino Médio e Superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CARLOU, A.. Formação Profissional e Inclusão no Mercado de Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CARLOU, A.. Ranços e Avanços da Lei nº 9394/96 (LDB). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CARLOU, A.. Educação Inclusiva na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CARLOU, A.. Atendimento Educacional Especializado para alunos com surdez. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CARLOU, A.; GLAT, R. . Adaptações de acessibilidade educacional. 2018.

2.
CARLOU, A.; BEJA, A. C. S. ; ALMEIDA, N. M. C. ; CASTRO, G. L. ; CUNHA, P. ; GUERREIRO, J. ; ABREU JUNIOR, J. M. ; MORAES, T. P. ; SOUZA FILHO, P. L. . Membro do Grupo de Trabalho para elaboração do Plano de Cultura do IFRJ. 2015.

3.
CARLOU, A.; AUGUSTINHO, E. ; OLIVEIRA, C. V. ; LIRIO, C. F. S. ; SILVA, F. S. ; ANDRADE, G. F. S. ; NOGUEIRA, L. C. ; SILVA, L. C. . Membro do Grupo de Trabalho para Diagnóstico e Enfrentamento da Evasão no IFRJ. 2015.

4.
CARLOU, A.; RIGUEIRA, A. M. ; PALMA, D. A. ; SILVA, L. G. ; CASTANHEIRA, C. S. ; MOLICO, L. V. ; MORAES, T. P. ; SILVA, W. E. ; CALDAS, B. R. A. ; OLIVEIRA, R. C. A. . Membro do Grupo de Trabalho para elaboração do projeto de criação do Centro de Línguas do IFRJ. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
CARLOU, A.. As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação. 2015.

2.
CARLOU, A.; BEJA, A. C. S. ; ALMEIDA, N. M. C. ; SARMENTO, G. C. P. . Membro do Comitê Científico de Elaboração do Projeto de Extensão: Política de Extensão e Produção de Conhecimento Científico. 2014.

3.
CARLOU, A.; MANZINI, J. E. ; GLAT, R. . Coordenação Pedagógica do Minicurso Análise de Entrevistas. 2013.

4.
CARLOU, A.; MANZINI, J. E. ; GLAT, R. . Coordenação Pedagógica do Minicurso Apresentação de trabalhos acadêmicos em 10 minutos. 2013.

5.
CARLOU, A.. Supervisora Geral do PRONATEC. 2013.

6.
CARLOU, A.. Orientadora do PRONATEC/IFRJ. 2013.

7.
CARLOU, A.. Coordenação Pedagógica do Curso de Libras/IFRJ. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARLOU, A.. Programa Educação na Veia. 2018.

2.
CARLOU, A.. Conversando sobre autismo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARLOU, A.. Autismo: rodas de conversas. 2017; Tema: Autismo: rodas de conversas. (Rede social).

2.
CARLOU, A.. Silu, um macaco diferente. 2016; Tema: Silu, um macaco diferente. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARLOU, A.; MASCARO, C. A. A. C. . Mediação escolar com foco no plano educacional especializado. 2018. .

2.
CARLOU, A.. Libras Básico. 2010. .


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CARLOU, A.. Silu na Cidade das Artes. 2018 (público).

2.
CARLOU, A.. Silu, um macaco diferente. 2018 (Literatura infantil).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARLOU, A.; CORDEIRO, N. M.; MARINO, E. M.. Participação em banca de Felipe Campos Voto. Facebook: dinamizando o processo de ensino-aprendizagem na educação à distância. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica do CEFET/RJ) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
CARLOU, A.; CORDEIRO, N. M.; MARINO, E. M.. Participação em banca de Jeane Sales de Vasconcelos. O uso das TICs no cotidiano escolar e seus impasses no âmbito da formação docente. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica do CEFET/RJ) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
CARLOU, A.; CORDEIRO, N. M.; MARINO, E. M.. Participação em banca de Fabiane Rodrigues Lima Moreira. Proposta para criação de uma matriz de competências do Tutor EAD. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica do CEFET/RJ) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

4.
CARLOU, A.; CORDEIRO, N. M.; REDIG, A. G.. Participação em banca de Sheila Venancio. Formação de Professores para a Inclusão. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Tecnológica do CEFET/RJ) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

5.
CARLOU, A.; PASSOS, P.; PAULON, A.. Participação em banca de Elisangela Louise Cunha de Melo Barbosa. As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira na formação dos professores: uma reflexão sobre os momentos históricos e histórias de vida. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CARLOU, A.. Participação em banca de Flávia Ferreira Gomes.O papel do educador e a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
BEJA, A. C. S.; PINHO, G. S. A.; SILVA, M. C.; CARLOU, A.. Participação em banca de Carina Costa dos Santos.Análise das Propostas Curriculares da Formação de Professores de Química no Contexto de Educação Inclusiva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
GLAT, R.; CARLOU, A.. Participação em banca de Roberta Pires Corrêa.A Inclusão Escolar De Alunos Com Deficiência Intelectual: Aspectos Do Processo De Aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CARLOU, A.. Participação em banca de Lucilvania da Silva Alves.A inclusão de crianças especiais no ambiente educacional: a participação da família, do professor e da escola nesse processo de socialização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (EAD)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CARLOU, A.. Participação em banca de Monica Silveira Barros.Os desafios dos/as professores para trabalhar a inclusão de alunos/as especiais em uma escola pública do ensino fundamental do município do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (EAD)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARLOU, A.. Avaliadora de Projeto de Extensão - Labex Pinheiral: Fortalecendo vínculos. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
CARLOU, A.. Avaliadora de Projeto de Extensão: Labex Realengo. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
CARLOU, A.. Avaliadora de Projeto de Extensão: Atividades Extensionistas no desenvolvimento da autonomia do estudante. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
CARLOU, A.. Avaliadora de Projeto de Extensão: Em busca das Múltiplas Temporalidades: uma jornada educativa. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
CARLOU, A.. Avaliadora de Projeto de Extensão: Ações Educativas como instrumento de reeducação, sensibilização e conscientização, segundo os conceitos de reciclagem de materiais.. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Congresso).

2.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Congresso).

3.
V Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2012. (Congresso).

4.
XI Jornada de Educação Esepcial.O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNO COM BAIXA VISÃO: UMA PRÁTICA DE INCLUSÃO. 2012. (Outra).

5.
XI Jornada de Educação Especial.INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SURDEZ NO ENSINO REGULAR: PRÁTICA DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2012. (Outra).

6.
VI Seminário Internacional: Redes Educativas e as Novas Tecnologias Sociais. 2011. (Seminário).

7.
5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2010. (Seminário).

8.
Seminário Internacional-Profissão Professor: O resgate da Pedagogia. 2009. (Seminário).

9.
IV Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro. 2008. (Seminário).

10.
XI Seminário de Planejamento e Avaliação à luz da Multieducação. 2008. (Seminário).

11.
III Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro. 2007. (Seminário).

12.
IV Fórum de Educação/Ciclo de Palestras- Desenvolvimento e Aprendizagem: Visitando a sala de aula. 2007. (Outra).

13.
V Congresso Internacional de Educação-Uma escola para cidadãos. 2007. (Congresso).

14.
II Jornada de Educação Inclusiva do Município do Rio de Janeiro. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARLOU, A.. Festival de Sorvete Literário. 2018. (Festival).

2.
CARLOU, A.. 1ª roda de conversa: Autismo e Mediação Escolar. 2017. (Outro).

3.
CARLOU, A.; ALMEIDA, N. M. C. ; BEJA, A. C. S. ; SARMENTO, G. C. P. ; SOUZA FILHO, P. L. ; ABREU JUNIOR, J. M. ; MACEDO, P. M. A. ; BASTOS, R. S. ; SOUSA, D. S. ; TEIXEIRA, E. ; WANDERLEY JUNIOR, E. S. . I Semana de Extensão do IFRJ. 2015. (Congresso).

4.
CARLOU, A.. I Encontro de NAPNE do IFRJ. 2013. (Congresso).

5.
CARLOU, A.. Seminário Discutindo Gênero e Sexualidade na escola. 2013. (Congresso).

6.
CARLOU, A.. Seminário Técnica e Arte. 2013. (Congresso).

7.
CARLOU, A.. I Fórum Regional Proeja-Fic. 2011. (Outro).

8.
CARLOU, A.. II Encontro Estadual de Ações Inclusivas da Região Sudeste. 2011. (Outro).

9.
CARLOU, A.. I Encontro Regional Sudeste de Ações Inclusivas da Rede Federal no Rio de Janeiro. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Simões. Mediação da Aprendizagem. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Bruna Alves de A. Souza. Estudo de caso sobre inclusão escolar. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Mariana Gomberg das Viergens. Inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais: um estudo de caso. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Joelma Conceição Mello da Silva. O relato de experiência de uma estagiária em uma escola inclusiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Amanda Carlou Andrade Santos.

2.
Deborah Guimarães Barbosa. Inclusão Escolar e Autismo: dificuldades no processo de mediação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Amanda Carlou Andrade Santos.

3.
Camyla Cristina Duarte da Silva. A inclusão escolar na perspectiva dos professores: do discurso à realidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Amanda Carlou Andrade Santos.

4.
Amanda Vitória Brasileiro Lira. A educação inclusiva na educação infantil: um estudo de caso em um espaço de desenvolvimento infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Amanda Carlou Andrade Santos.

5.
Glaydsane Peres Carrilho de Souza. Transtorno Défict de Atenção e Hiperatividade: conceito e perspectivas pedagógicas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Amanda Carlou Andrade Santos.

6.
Luisa Andrade de Souza. A inclusão de alunos autistas nas classes regulares: Considerações didáticas pedagógicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Amanda Carlou Andrade Santos.

7.
Ingrid Christina de Carvalho Gonçalves. Educação Inclusiva: o duelo entre a teoria e a prática - um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Amanda Carlou Andrade Santos.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CARLOU, A.2018 CARLOU, A.. Estratégias pedagógicas para ensino-aprendizagem de estudantes com necessidades educacionais especiais. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 18, p. 3-11, 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:24:16