Caroline Elizabel Blaszko

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7383240071679937
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Pedagoga e Psicopedagoga. Especialista em Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia, pela UTFPR. Doutoranda em Educação, na PUCPR. Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória (UNESPAR/UV). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) Apresento até o momento experiência profissional nas seguintes áreas: docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Especial, tutora da educação a distância, psicopedagoga na Educação Infantil, Anos Iniciais, Sala de Recursos Multifuncionais, docente colaboradora do Ensino Superior e lecionei em turmas de Pós -Graduação com módulos na área de Metodologia da Pesquisa e Desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Trabalho com Formação continuada de professores enfocando estudos relacionados a metodologias e práticas de ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Elizabel Blaszko
Nome em citações bibliográficas
BLASZKO, C. E.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Brasil.
Orientador: Evelise Maria Labatut Portilho.
2013 - 2014
Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: O USO DO BLOG ALIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Marcia Regina Carletto.
Coorientador: Rita de Cassia da Luz Stadler.
2010 - 2011
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
Título: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA NOVA VISAO DA LEITURA: uma pesquisa de ação numa escola municipal.
Orientador: Najela Tavares Ujiie.
2006 - 2007
Especialização em PSICOPEDAGOGIA CLINICA. (Carga Horária: 600h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
Título: Uma nova visão da leitura.
Orientador: Maria Sidney.
2006 - 2006
Especialização em PSICOPEDAGOGIA. (Carga Horária: 360h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
Título: UMA NOVA VISÃO DA LEITURA: FONTE DE TRANSFORMAÇÃO DO SER HUMANO.
Orientador: MARIA SIDNEY BARBOSA GRUNER.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Ap. Exame de Proficiência em Língua Estrageira.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Sem monografia. Ano de finalização: 2013.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em educação a distância: tutores. (Carga Horária: 180h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: Sem monografia. Ano de finalização: 2012.
2002 - 2005
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2005 - 2006
Curso técnico/profissionalizante.
EEB PROF BALDUINO CARDOSO, EPBC, Brasil.
1999 - 2001
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Monsenhor Pedro Busko, EEMPB, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em 18º Congresso de leitura do Brasil.
Unicamp-Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Criatividade e motivação no processo ensino aprend. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
2011 - 2011
Criatividade e motivação no processo ensino aprend. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
2011 - 2011
Curso para Multiplicadores de Palestras de Pais pr. (Carga horária: 30h).
SISTEMA EDUCACIONAL UNIBRASIL, SEU, Brasil.
2011 - 2011
O lúdico no ensino da matemática. (Carga horária: 8h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.
2011 - 2011
EDUCERE X Congresso Nacional de Educação. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2010 - 2010
Programa Agrinho- aprendizagem colaborativa- Mapas. (Carga horária: 4h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.
2010 - 2010
IV-Seminário Paranaense de Surdos. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2010 - 2010
Oficinas de Formação do Programa a União faz a vid. (Carga horária: 24h).
Banco Cooperativo Sicredi, SICREDI, Brasil.
2009 - 2009
Formação em Libras para integração escolar e socia. (Carga horária: 60h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE RIO AZUL, SME, Brasil.
2009 - 2009
Semana da Cultura. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2009 - 2009
9º Encontro de iniciação cientifica, 9ª mostra de. (Carga horária: 30h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2008 - 2008
I Seminário de educação bilíngüe para surdos. (Carga horária: 30h).
FAXINAL DO CEU, FC, Brasil.
2008 - 2008
Contando Histórias como estratégia pedagógica. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
2007 - 2007
IV-Seminário Paranaense de Surdos. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Formação Pedagógica. (Carga horária: 32h).
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO TRIUNFO, DME, Brasil.
2007 - 2007
Seminário de Recreação. (Carga horária: 30h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE SÃO MATEUS DO SUL, SME, Brasil.
2007 - 2007
Curso Professor Fazendo Arte. (Carga horária: 120h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Elaboração da Proposta Pedagógica do Ens. (Carga horária: 6h).
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO TRIUNFO, DME, Brasil.
2007 - 2007
Semana da Cultura. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2007 - 2007
IV Encontro Cientifico Pedagógico e I Simpósio de. (Carga horária: 20h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2006 - 2006
Semana da Cultura. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2005 - 2005
II Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2005 - 2005
VI Seminário de Educação Especial. (Carga horária: 20h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2005 - 2005
V Encontro de Iniciação, V Mostra de Pós - Graduaç. (Carga horária: 32h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2005 - 2005
Semana da Cultura. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Capacitação para Professores de Alunos. (Carga horária: 80h).
Universidade do Contestado, UnC, Brasil.
2004 - 2004
IV Encontro de Iniciação Cientifica, IV Mostra de. (Carga horária: 32h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2004 - 2004
Semana da Cultura. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2004 - 2004
I Jornada de Estudos do Curso de Pedagogia. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2004 - 2004
XXI ENPAESP - Encontro Paranaense dos Estudantes d. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2003 - 2003
Semana da Cultura. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2003 - 2003
XX ENPAESP - Enc. Paranaense dos Est. de Pedagogia. (Carga horária: 40h).
unioeste, UNIOESTE, Brasil.
2003 - 2003
III Encontro de Iniciação cientifica e III Mostra. (Carga horária: 24h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2003 - 2003
III Encontro de Educadores. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
2003 - 2003
I Fórum Internacional de Saúde e Rendimento. (Carga horária: 20h).
Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu, UNIGUAÇU, Brasil.
2002 - 2002
Semana da Cultura. (Carga horária: 40h).
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado


Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Realização de oficinas, Enquadramento Funcional: Realização de oficinas


Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente de módulos de Pós- Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionei em turmas de Pós- Graduação com a disciplina de Metodologia de pesquisa, orientei os alunos com relação á construção e publicação de artigos científicos. Me identifico muito com está área.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente de módulos de Pós- Graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Docente de dois módulos de Pós- Graduação na área de Desenvolvimento da linguagem oral e escrita.


Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, FAFIUV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Docente colaboradora do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (UNESPAR/FAFIUV). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente colaborador

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Comissão cientifica, Enquadramento Funcional: membro da comissão cientifica


Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutora da Educação a Distância, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20


Escola Municipal Professora Vanda Hessel, EMPVH, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicopedagoga


Departamento de Educação de São João do Triunfo, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga


Escola de Educação Infantil Pingo de Gente, EEIPG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20


Escola Municipal do Legru, EM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20


Escola Rural Municipal União Brasileira - Educação Infantil e Ensino Fund., ERMUB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações
Docente em turmas de contra turno, pré-escola e ensino fundamental



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE), vinculado ao CNPq
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada
Descrição: Os resultados das pesquisas anteriores deste grupo indicaram a necessidade de investigações na área da formação continuada de professores, com foco na mobilização dos alunos à prática da pesquisa em aprendizagem. Sendo assim, o objetivo da atual pesquisa é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores de diferentes níveis de ensino, com o intuito de ressignificar suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas, visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa educativa. Com esta expectativa busca-se compreender como o professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior entende a prática pedagógica e como encaminha esta prática a partir dos diferentes saberes construídos na formação inicial e continuada. Esta pesquisa está pautada na visão fenomenológica hermenêutica e com o intuito de descrever e interpretar os dados serão considerados como temas norteadores: a profissionalização docente; o professor como pesquisador; aprendizagem: estilos e estratégias; metacognição; prática pedagógica: estratégias e estilos de ensino; professor pesquisador; docência: interferir ou intervir; ambiente educativo: espaço de aprendizagem do professor..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2011 - 2011
Formando educadores: lúdico no incentivo da leitura
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2012
Formações Pedagógicas e orientações a professores que lecionam com turmas de 1º ao 5º ano, nas Classes de D.I e Sala de Recursos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2010 - 2010
Leitura Fonte de prazer e conhecimento
Descrição: Projeto tem por finalizadade incentivar os professores e os alunos para o hábito da leitura.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: PSICOPEDAGOGA.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Aprovada no Exame de Proficiência em Lingua Estrangeira - Inglês, UNICENTRO.
2012
Aprovação no teste seletivo para professora no Ensino Superior- Pedagogia, Unespar.
2011
DIPLOMA DE CONSAGRAÇÃO PÚBLICA, Perfil Pesquisas.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BLASZKO, C. E.2018BLASZKO, C. E.; SILVA, C. S. R. ; SILVA, J. F. . FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: INTERPRETAÇÃO DAS VOZES DOS PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL. Linha Mestra, v. 36, p. 1-8, 2018.

2.
BLASZKO, C. E.2018BLASZKO, C. E.; SILVA, C. S. R. ; PORTILHO, E. M. L. . O PAR EDUCATIVO: AS VOZES DAS CRIANÇAS REPRESENTADAS NOS DESENHOS. Linha Mestra, v. 36, p. 15-25, 2018.

3.
BLASZKO, C. E.2016BLASZKO, C. E.; PORTILHO, E. M. L. ; OLIVEIRA, A. W. F. . CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS. Linha Mestra, v. 30, p. 120-125, 2016.

4.
BLASZKO, C. E.2016BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; PORTILHO, E. M. L. . UMA REFLEXÃO ACERCA DO SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE. Linha Mestra, v. 30, p. 125, 2016.

5.
BLASZKO, C. E.2016BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; PORTILHO, E. M. L. . UMA REFLEXÃO ACERCA DO SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE. Linha Mestra, v. 30, p. 125, 2016.

6.
BLASZKO, C. E.2015BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; PINHEIRO, N. A. M. . O ensino de ciências e possibilidades intelectivas de ressignificar a leitura. Ágora (Porto Alegre), v. 6, p. 36-48, 2015.

7.
BLASZKO, C. E.2015BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; LIMA, S. A. . Contributivos e a importância da leitura na formação integral do ser humano. Psicopedagogia On Line, v. 2, p. 1-11, 2015.

8.
BLASZKO, C. E.2014BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; LIMA, S. A. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E LEITURA, PARALELOS AVALIATIVOS EM TRÊS MUNICÍPIOS PARANAENSES. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 698-702, 2014.

9.
BLASZKO, C. E.2014BLASZKO, C. E.; LIMA, S. A. . PRÁTICAS LEITORAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: POSSIBILIDADES DE MULTIPLICAR AS MARGENS DA LEITURA. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 703-707, 2014.

10.
BLASZKO, C. E.2012BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Formação continuada de professores para mudança de paradigma e ação leitora emancipada. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 440-452, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BLASZKO, C. E.; BLANCHET, A. C. ; PORTILHO, E. M. L. . PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a práxis aliada a ludicidade. PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a práxis aliada a ludicidade. 1ªed.: CRV, 2017, v. , p. 233-246.

2.
BLASZKO, C. E.; PORTILHO, E. M. L. ; UJIIE, N. T. . ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: relevância da interação do psicopedagogo com os profissionais que atendem alunos com dificuldades específicas de aprendizagem. In: Nájela Tavares Ujiie. (Org.). PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA &INSTITUCIONAL: nuances, nexos e reflexos. 1ªed.Curitiba: CRV, 2016, v. 01, p. 01-200.

3.
UJIIE, N. T. ; BLASZKO, C. E. ; PINHEIRO, N. A. M. . Educação Infantil e Diversidade: a ação pedagógica e o atendimento à criança integral. In: Jáima Pinheiro de Oliveira et al. (Org.). Educação Especial desenvolvimento infantil e processos educativos. 1ed.: CRV, 2015, v. 01, p. 113-138.

4.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; CARLETTO, M. R. . ENSINO DE CIÊNCIAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA: aspectos a considerar e elementos para ação pedagógica. In: Nájela Tavares Ujiie; Sandra Regina Gardacho Pietrobon. (Org.). Educação, infância e formação vicissitudes e quefazeres. 1eded.Curitiba: CRV, 2014, v. , p. 151-168.

5.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Educação pública de qualidade e a formação continuada e em serviço: o estabelecimento da parceria entre o ensino superior e a educação básica .. In: Priscila Monteiro Chaves; Sheila de Fátima Mangoli Rocha. (Org.). Educação pública e pesquisa na pós-graduação: anseios e ensaios. 24ed.São Leopoldo: Oikos, 2014, v. 01, p. 67-76.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SCHNEIDER, L. ; BLASZKO, C. E. . A atuação do psicopedagogo no contexto escolar:estudo pautado pelas vozes dos profissionais. In: EDUCERE, 2017, Curitiba. Formação de professores:contextos, sentidos e práticas., 2017. p. 424-436.

2.
STODOLNY, C. ; BLASZKO, C. E. . Concepções dos professores da sala de recursos multifuncional da rede pública municipal acerca da dislexia. In: EDUCERE, 2017, Curitiba. Formação de professores: contextos, sentidos e práticas., 2017. p. 9018-9031.

3.
BLASZKO, C. E.; SILVA, J. F. ; UJIIE, N. T. . Delineamento da formação continuada para prática pedagógica: reflexões apontadas pelas vozes dos professores. In: EDUCERE, 2017, Curitiba. Formação de professores: contextos , sentidos e práticas, 2017. p. 10894-10905.

4.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DO BLOG ALIADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. In: ENPEC, 2017, Florianópolis. Formação de professores de Ciências, 2017. p. 1-7.

5.
LUZ, T. L. ; BLASZKO, C. E. . Agressividade na infância: reflexos na aprendizagem escolar e na formação humana. In: XIII ENCONTRO CIENTIFICO PEDAGÓGICO E X SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO, 2017, União da Vitória. Desenvolvimento profissional docente: debates e análises reflexivas, 2017. p. 453-467.

6.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS, A PARTIR DE EXPERIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: IV Simpósio de Educação Infantil, 2016, Guarapuava. IV Simpósio de Educação Infantil, 2016. v. 03.

7.
UJIIE, N. T. ; BLASZKO, C. E. ; PINHEIRO, N. A. M. . Literatura Infantil e Ensino de Ciências: sequências didáticas significativas e prática pedagógica interdisciplinar. In: IV Congresso Internacional de literatura infantil e juvenil, 2015, Presidente Prudente- SP. IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL, 2015. v. 1. p. 2574-2587.

8.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . REFLEXÕES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E O PROCESSO ALFABETIZADOR DE CRIANÇAS INCLUSAS. In: Educere- XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Educere - XII Congresso Nacional de Educação, 2015. p. 31978-31990.

9.
CAMARGO, N. S. J. ; BLASZKO, C. E. ; UJIIE, N. T. . O ENSINO DE CIÊNCIAS E O PAPEL DO PROFESSOR: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Educere- XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Educere- XII Congresso Nacional de Educação, 2015. p. 2212-2227.

10.
BLASZKO, C. E.; CARLETTO, M. R. . A importância do blog para a formação continuada de professores principiantes no ensino de ciências. In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência UTFPR, 2014, Curitiba. IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014.

11.
CAMARGO, N. S. J. ; BLASZKO, C. E. . Ensino de Ciências: papel do professor e das práticas investigativas para a formação discente. In: XI Encontro científico pedagógico e VIII Simpósio de educação, 2014, União da Vitória. XI Encontro científico pedagógico e VIII Simpósio de educação, 2014.

12.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; STADLER, R. C. L. . Postulados avaliativos da conduta leitora e da prática pedagógica dialógica pós-formação continuada.. In: XI Congresso Nacional de Educação- II Seminário Internacional de representações sociais, subjetividade e educação- EDUCERE, 2013, Curitiba. XI Congresso nacional de educação- EDUCERE, 2013.

13.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Educação infantil e ensino de ciências aliados na formação integral da criança. In: 6º Encontro de educação infantil: fantasia, imaginação e criação, 2013, Irati. 6º Encontro de educação infantil, 2013.

14.
PANDORF, C. A. ; LIMA, S. A. ; RIBEIRO JUNIOR, E. H. ; BLASZKO, C. E. ; MELLO, J. . O ensino de matemática ao educando DI (Deficiente Intelectual) no que concerne à prática do manuseio do dinheiro. In: 5º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão., 2013, Ponta Grossa. CIEPG 2013, 2013.

15.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA NOVA VISÃO DA LEITURA: UMA PESQUISA AÇÃO NUMA ESCOLA MUNCIPAL. In: IISEPED- SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA, 2012, IRATI. II SEPED, 2012.

16.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Percurso avaliativo da formação continuada de professores: postulados de uma conduta leitora e uma prática pedagógica dialógica. In: III SEPED -Semana de Estudos do Curso de Pedagogia de Irati, 2012. Temas atuais em educação e suas relações com a formação de professores e com a prática pedagógica..

17.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Formação inicial qualificada e sua relação significatiiva com saberes e conhecimentos necessários a docência. In: CIEPG, 2012. 4º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão, 2012.

18.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Formação inicial qualificada e sua relação significativa com saberes e conhecimentos necessários a docência. In: CIEPG 2012, 2012, Ponta Grossa. 4º Congresso Internacional de Educação Pesquisa e Gestão, 2012.

19.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Percurso avaliativo da formação continuada de professores: postulados de uma conduta leitora e uma prática pedagógica dialógica.. In: III SEPED- Semana de Estudos do Curso de Pedagogia de Irati, 2012, Irati. III SEPED, 2012.

20.
BLASZKO, C. E.. A IMPORTANCIA DO LUDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO. In: VIII ENCONTRO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DA FAFI, 2011, UNIÃO DA VITÓRIA. VIII ENCONTRO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DA FAFI, 2011.

21.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . PESQUISA AÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA PRÁTICA LEITORA EMANCIPADA. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-EDUCERE, 2011, Curitiba-PR. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO-SIRSSE, 2011.

22.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . PESQUISA AÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA PRÁTICA LEITORA EMANCIPADA.. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba-PR. EDUCERE, 2011.

23.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Formação de professores para uma nova visão da leitura: uma pesquisa ação numa escola municipal. In: II SEPED- Seminário de Pedagogia, 2011, Irati. II SEPED, 2011.

24.
BLASZKO, C. E.. A importância do lúdico na aprendizagem da leitura e no desenvolvimento do ser humano.. In: VIII Encontro cientifico pedagógico VSimpósio de educação da FAFI e I Encontro do PIBID, 2011, União da Vitória. VIII Encontro cientifico pedagógico, 2011.

25.
BLASZKO, C. E.; Adriane de Fátima da Luz Soares . Importância dos professores leitores no desenvolvimento de práticas educativas visando a formação de alunos letrados. In: XX Encontro Anual de Iniciação Cientifica- EAIC e X Encontro de Pesquisa, 2011, Ponta Grossa. XX Encontro Anual de Iniciação Cientifica, 2011.

26.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Pesquisa ação e formação de professores pra prática leitora emancipada. In: X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE, 2011, Curitiba. X Congresso Nacional de Educação- PUCPR, 2011.

27.
Adriane de Fátima da Luz Soares ; BLASZKO, C. E. . A formação de professores nas séries iniciais do ensino fundamental: obstáculo a ser superado no ensino de ciências. In: XX Encontro anual de Iniciação Cientifíca, X Encontro de pesquisa da UEPG e I Encontro Anual de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, 2011, Ponta Grossa. XX Encontro anual de Iniciação Cientifíca, X Encontro de pesquisa da UEPG e I Encontro Anual de iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação, 2011.

28.
BLASZKO, C. E.; Adriane de Fátima da Luz Soares . Importância dos professores leitores no desenvolvimento de práticas educativas visando a formação de alunos letrados. In: XX Encontro Anual de Iniciação Cientifica- EAIC e X Encontro de Pesquisa, 2011, Ponta Grossa. XX Encontro Anual de Iniciação Cientifica- EAIC e X Encontro de Pesquisa, 2011.

29.
BLASZKO, C. E.; GRUNER, M. S. B. . Uma nova visão da leitura: fonte de transformação do ser humano. In: 9ª Semana de Iniciação Cientifica 9ª Mostra de Pós Graduação FAFIUV, 2009, União da Vitória. INIC2009, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BLASZKO, C. E.; GRUNER, M. S. B. . P sistema educacional e a transformação do ser humano pela leitura. In: 9º Encontro de iniciação cientifica ,9º Mostra de Pós- Graduação da FAFI, 2009, União da Vitória. 9º Encontro de iniciação cientifica ,9º Mostra de Pós- Graduação da FAFI, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BLASZKO, C. E.; PORTILHO, E. M. L. ; UJIIE, N. T. . UMA REFLEXÃO ACERCA DO SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE. In: 20º Congresso de Leitura do Brasil, 2016, Campinas-SP. 20ºCOLE nas dobras do im(possível). Campinas-SP: ALB, 2016. v. 01.

2.
BLASZKO, C. E.; PORTILHO, E. M. L. ; OLIVEIRA, A. W. F. . CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS. In: 20º Congresso de Leitura do Brasil, 2016, Campinas-SP. 20º COLE nas margens do im(possível). Campinas - SP: CRV, 2016.

3.
UJIIE, N. T. ; BLASZKO, C. E. ; PINHEIRO, N. A. M. . Literatura Infantil: contribuindo com a formação de alunos leitores. In: IV Congresso Internacional de literatura infantil e juvenil, 2015, Presidente Prudente- SP. IV Congresso Internacional de literatura infantil e juvenil, 2015. p. 164-165.

4.
GUIESELER, A. P. ; BLASZKO, C. E. . A importância da avaliação e intervenção precoce para superação das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita. In: XI Encontro científico pedagógico e VIII Simpósio de educação, 2014, União da Vitória. XI Encontro científico pedagógico e VIII Simpósio de educação, 2014.

5.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; CARLETTO, M. R. . Concepções de ensino de ciências de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: pontos de análise e contrapontos reflexivos.. In: ICSE2014 2º Congresso Internacional de Educação em Ciências, 2014, Foz do Iguaçu. REVISTA DE EDUCACIÓN EN CIENCIAS, 2014. v. 15.

6.
UJIIE, N. T. ; BLASZKO, C. E. . Formação continuada e em serviço e a literatura infantil: procedimentos, abordagens e resultados. In: 6 Seminário de Literatura Infantil e Juvenil I Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária, 2014, Florianópolis. Caderno de Resumos [do] 6º. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil. Florianópolis: UFSC; UNISUL, 2014. p. 88.

7.
GALVAO, J. F. ; BLASZKO, C. E. . A importância do pedagogo na escola. In: X Encontro cientifico pedagógico e VII Simpósio de educação da FAFIUV, 2013, União da Vitória. X Encontro cientifico pedagógico, 2013.

8.
PIMENTEL, E. ; BLASZKO, C. E. . A influência da leitura na formação dos professores e suas contribuições na formação dos alunos leitores. In: X Encontro cientifico pedagógico e VII Simpósio de educação da FAFIUV, 2013, União da Vitória. X encontro cientifico pedagógico- FAFIUV, 2013.

9.
DIAS, B. E. ; BLASZKO, C. E. . Reflexão sobre o processo de alfabetização nas séries iniciais: uma análise da realidade de um municipio sul paranaense. In: X Encontro cientifico pedagógico e VII Simpósio de educação da FAFIUV, 2013, União da Vitória. X Encontro cientifico pedagógico-FAFIUV, 2013.

10.
BLASZKO, C. E.. Superação das dificuldades de aprendizagem na área da leitura: um salto necessário no ensino. In: 10° Encontro de iniciação cientifica, 10º Mostra de Pós- Graduação da FAFI, 2010, União da Vitória. 10° Encontro de iniciação cientifica, 10º Mostra de Pós- Graduação da FAFI, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
BLASZKO, C. E.. O PAR EDUCATIVO: AS VOZES DAS CRIANÇAS REPRESENTADAS NOS DESENHOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BLASZKO, C. E.. FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: INTERPRETAÇÃO DAS VOZES DOS PROFESSORES ATUANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; PORTILHO, E. M. L. ; SILVA, C. S. R. ; PIETROBON, S. R. G. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: parceria ensino superior e educação básica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BLASZKO, C. E.; PORTILHO, E. M. L. . PSICOPEDAGOGO NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO: PERFIL PROFISSIONAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BLASZKO, C. E.; PORTILHO, E. M. L. . PERFIL PROFISSIONAL DO PSICOPEDAGOGO NO ESTADO DO PARANÁ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BLASZKO, C. E.; LEAL, H. R. . A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE EM SERVIÇO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO SUL PARANAENSE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
BLASZKO, C. E.; PORTILHO, E. M. L. . CONTRIBUTOS DAS TECNOLOGIAS NA COLETA DE DADOS: A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BLASZKO, C. E.; SILVA, J. F. ; UJIIE, N. T. . DELINEAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES APONTADAS PELAS VOZES DOS PROFESSORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
STODOLNY, C. ; BLASZKO, C. E. . Concepções dos professores da sala de recursos multifuncional da rede pública municiapl acerca da dislexia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SCHNEIDER, L. ; BLASZKO, C. E. . A atuação do psicopedagogo no contexto escolar: estudo pautado pelas vozes dos profissionais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . A formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamnetal: o uso do blog aliado ao ensino de ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VARGAS, A. ; BLASZKO, C. E. ; OLIVEIRA, A. W. F. . CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA MODALIDADE ESPECIAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BLASZKO, C. E.; PORTILHO, E. M. L. . CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; PORTILHO, E. M. L. . UMA REFLEXÃO ACERCA DO SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
UJIIE, N. T. ; BLASZKO, C. E. . Literatura Infantil e Ensino de Ciências : sequências didáticas significativas e prática pedagógica interdisciplinar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Reflexões sobre o atendimento educacional especializado e o processo alfabetizador de crianças inclusas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BLASZKO, C. E.. A importância da avaliação e intervenção precoce para superação das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CAMARGO, N. S. J. ; BLASZKO, C. E. . Ensino de Ciências: papel do professor e das práticas investigativas para a formação discente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; LIMA, S. A. . Ensino de Ciências e a Literatura Infantil: ação pedagógica interdisciplinar via a maior qualidade de vida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; LIMA, S. A. . Ensino de Ciências e a Literatura Infantil: ação pedagógica interdisciplinar via a maior qualidade de vida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
BLASZKO, C. E.. o ENSINO DA MATEMÁTICA AO EDUCANDO di(dEFICIENTE iNTELECTUAL) NO QUE CONCERNE À PRÁTICA DO MANUSEIO DO DINHEIRO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; STADLER, R. C. L. . Postulados avaliativos da conduta leitora e da prática pedagógica dialógica pós-formação continuada. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PIMENTEL, E. ; BLASZKO, C. E. . A influência da leitura na formação dos professores e suas contribuições na formação dos alunos leitores. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
DIAS, B. E. ; BLASZKO, C. E. . Reflexão sobre o processo de alfabetização nas séries iniciais: uma análise da realidade de um municipio sul paranaense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
GALVAO, J. F. ; BLASZKO, C. E. . A importância do pedagogo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
GALVAO, J. F. ; BLASZKO, C. E. . A importância do pedagogo na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Educação Infantil e ensino de ciências aliados na formação integral da criança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Formação Inicial qualificada e sua relação significativa com saberes e conhecimentos necessários a docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Formação de Professores para uma nova visão da leitura: uma pesquisa ação numa escola municipal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Formação continuada de professores para mudança de paradigma e ação leitora emancipada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Percurso avaliativo da formação continuada de professores: postulados de uma conduta leitora e uma prática pedagógica dialógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
Adriane de Fátima da Luz Soares ; BLASZKO, C. E. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: OBSTÁCULO A SER SUPERADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
BLASZKO, C. E.. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E NO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

34.
BLASZKO, C. E.; Adriane de Fátima da Luz Soares . IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES LEITORES NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS VISANDO A FORMAÇÃO DE ALUNOS LETRADOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
BLASZKO, C. E.. Formação de professores para uma nova visão da leitura: uma pesquisa ação numa escola municipal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
Adriane de Fátima da Luz Soares ; BLASZKO, C. E. . A formação de professores nas séries iniciais do ensino fundamental: obstáculo a ser superado no ensino de ciências.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. . Pesquisa ação e formação de professores para prática leitora emancipada.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
BLASZKO, C. E.. SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DA LEITURA: UM SALTO NECESSÁRIO NO ENSINO.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
BLASZKO, C. E.. Superação das dificuldades de aprendizagem na área da leitura: um salto necessário mo ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
BLASZKO, C. E.. O LUDICO NA FORMAÇÃO DE LEITORES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
BLASZKO, C. E.. Uma nova visão da leitura: fonte de transformação do ser humano.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
BLASZKO, C. E.. O sistema educacional e a transformação do ser humano pela leitura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
BLASZKO, C. E.. AS CONQUISTAS DO ATO DE LER. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
BLASZKO, C. E.. A IMPORTANCIA DA LEITURA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BLASZKO, C. E.; PORTILHO, E. M. L. . ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: RELEVÂNCIA DA INTERAÇÃO COM OS PROFISSIONAIS QUE ATENDEM ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 2016 (Capítulo de livro.).

2.
BLASZKO, C. E.; CARLETTO, M. R. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ALIADO AO BLOG EDUCATIVO ( artigo no prelo) 2015 (Artigo).

3.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; PINHEIRO, N. A. M. . EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: A AÇÃO PEDAGÓGICA E O ATENDIMENTO À CRIANÇA INTEGRAL (capítulo de livro no prelo) 2015 (Capítulo de livro.).


Demais tipos de produção técnica
1.
BLASZKO, C. E.. Procedimentos de Avaliação Psicopedagógica. 2016. .

2.
BLASZKO, C. E.. A importância do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem. 2014. .

3.
BLASZKO, C. E.. Organizador do curso: importância do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem. 2014. .

4.
BLASZKO, C. E.. Processo de ensino e aprendizagem aliado ao lúdico. 2014. .

5.
BLASZKO, C. E.; CARLETTO, M. R. . A importância das ações educativas diversificadas para o ensino de ciências. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
BLASZKO, C. E.; CARLETTO, M. R. . Formação de pedagogos: a importância de orientar professores para trabalhar o ensino de ciências de maneira interdisciplinar. 2013. .

7.
BLASZKO, C. E.. Caminhos para novas aprendizagens. 2013. .

8.
BLASZKO, C. E.; Adriane de Fátima da Luz Soares . Proposta interdisciplinar de ensino em classe especial de alunos com deficiência intelectual nos anos iniciais.. 2013. .

9.
BLASZKO, C. E.. Práticas educativas inovadoras para o ensino de ciências nos anos iniciais. 2013. .

10.
BLASZKO, C. E.. Oficina: Prática leitora e ação educativa emancipada. 2013. .

11.
BLASZKO, C. E.; Adriane de Fátima da Luz Soares . Proposta interdisciplinar de ensino em classe especial de alunos com deficiência intelectual nos anos iniciais. 2013. .

12.
BLASZKO, C. E.. Praticas Educativas inovadoras para o ensino de ciências nos anos iniciais. 2013. .

13.
BLASZKO, C. E.. Formações Pedagógicas e Orientações aos professores que lecionam do 1º ao 5º ano,Classes de D.I e Sala de Recursos. 2012. .

14.
BLASZKO, C. E.. FORMANDO EDUCADORES: lúdico no incentivo da leitura.. 2011. .

15.
BLASZKO, C. E.. Formações Pedagógicas e orientações aos professores que lecionam com turmas do 1º ao 5º ano, Classes Especiais e Sala de Recursos. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BLASZKO, C. E.. Participação em banca de Alexsander Vasconcelos Canez. ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES DE SOFTWARE LIVRE NO ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO SEMINÁRIO INTEGRADO DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

2.
BLASZKO, C. E.. Participação em banca de Graciele Urruthe Dias Silveira. A ABORDAGEM COMUNICATIVA E O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

3.
BLASZKO, C. E.. Participação em banca de Rossano Duarte Teixeira. SENSIBILIZANDO SOBRE O DESCARTE CORRETO DO LIXO A PARTIR DO USO DA MÍDIA IMPRESSA E DA INTERNET. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

4.
BLASZKO, C. E.. Participação em banca de Vanise Pazinato Borges. DISPOSITIVOS MÓVEIS E MATERIAL IMPRESSO EM SALA DE AULA: Uma Prática Pedagógica voltada para o Ensino Médio Politécnico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização) - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BLASZKO, C. E.; CASTILHOS, G. P. S.; VERGOPOLAN, R.. Participação em banca de Vanessa Oliveira.O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O PROCESSO DE SELEÇÃO DESTE MATERIAL NUMA CIDADE DA REGIÃO SUL PARANAENSE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

2.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T.; SILVA, S. S. C.. Participação em banca de Janaina Aparecida Alves.A inclusão na Educação Infantil no Município de União da Vitória- PR: Estudo de Caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

3.
UJIIE, N. T.; BLASZKO, C. E.; BULATY, A.. Participação em banca de Eliane Cristina Novakowski.A história do atendimento à infância no município de Porto União - SC:significações e (re) construção de uma historiografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

4.
BULATY, A.; BLASZKO, C. E.; STENTZELER, M.. Participação em banca de Michelly Aparecida Dolizney.O professor de Educação Infantil e o desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis: uma estratégia de educação alimentar desde a infância. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

5.
BULATY, A.; BLASZKO, C. E.; LOPES, F.. Participação em banca de Natana Mara Bueno da Rocha.O que os professores dos anos iniciais de Canoinhas/ pensam sobre o Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

6.
UJIIE, N. T.; BLASZKO, C. E.; GRAUPMANN, E.. Participação em banca de Daniele de Oliveira.Contributivos da recreação para o desenvolvimento interpessoal de crianças tímidas e ensimesmadas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

7.
BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T.; LOPES, F.. Participação em banca de Nilce Svarcz Jungles de Camargo.Ensino de Ciências: papel do professor e das práticas investigativas para a formação discente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BLASZKO, C. E.. I Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão da UNESPAR/FAFIUV. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017. (Encontro).

2.
I Semana de aperfeiçoamento - Múltiplos olhares diálogos com a Universididade. 2017. (Simpósio).

3.
XIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2017. (Congresso).

4.
20º Congresso de Leitura do Brasil. 2016. (Congresso).

5.
20º Congresso de Leitura do Brasil. CONTRIBUIÇÕES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL PARA A MELHORIA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS. 2016. (Congresso).

6.
20º Congresso de Leitura do Brasil. UMA REFLEXÃO ACERCA DO SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS: IDENTIDADE E PROFISSIONALIDADE. 2016. (Congresso).

7.
IV Simpósio de Educação Infantil da UNICENTRO -SEDIUNI. 2016. (Simpósio).

8.
IV Simpósio de Educação Infantil da UNICENTRO -SEDIUNI.APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS, A PARTIR DE EXPERIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. (Simpósio).

9.
XI ANPED SUL. 2016. (Congresso).

10.
XI ANPED SUL. CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA MODALIDADE ESPECIAL. 2016. (Congresso).

11.
19º Congresso de Leitura do Brasil. Práticas leitoras e o ensino de ciências: possibilidades de multiplicar as margens da leitura.. 2014. (Congresso).

12.
19º Congresso de Leitura do Brasil. Formação continuada de professores e leitura, paralelos avaliativos em três municípios paranaenses.. 2014. (Congresso).

13.
Conferência nacional de educação. 2014. (Encontro).

14.
ICSE 2014 2d Congresso Internacional de Educação em Ciências. 2014. (Congresso).

15.
ICSE 2014 2d Congresso Internacional de Educação em Ciências. Concepções de ensino de ciências de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: pontos de análise e contrapontos reflexivos.. 2014. (Congresso).

16.
IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. A importância do blog para a formação continuada de professores principiantes no ensino de ciências. 2014. (Congresso).

17.
IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência. 2014. (Congresso).

18.
6º Encontro de Educação Infantil.Educação Infantil e ensino de ciências aliados na formação integral da criança. 2013. (Encontro).

19.
Curso de Liderança e Memorização. 2013. (Outra).

20.
Práticas Freirianas e Ensino de Ciências. 2013. (Seminário).

21.
Práticas Freirianas e Ensino de Ciências- promovido pelo PPGECT. 2013. (Seminário).

22.
Trabalhando com gêneros textuais. 2013. (Outra).

23.
VI Encontro de educaçao infantil "fantasia, imaginação e criação".Educação infantil e ensino de ciências aliados na formação integral da criança.. 2013. (Encontro).

24.
X Encontro cientifico pedagógico.A influência da leitura na formação dos professores e suas contribuições na formação dos alunos leitores. 2013. (Encontro).

25.
X Encontro cientifico pedagógico e VII Simpósio de educação.Comissão cientifica. 2013. (Encontro).

26.
XI Congresso Nacional de Educação. Postulados avaliativos da conduta leitora e da prática pedagógica dialógica pós-formação continuada. 2013. (Congresso).

27.
XI Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. Postulados Avaliativos da Conduta Leitora e da Prática Pedagógica Pós-Formação Continuada. 2013. (Congresso).

28.
XI Congresso nacional de Educação-EDUCERE 2013. 2013. (Congresso).

29.
4º Congresso Internacional de Educação, Pesquisa e Gestão. Formação Inicial qualificada e sua relação significativa com saberes e conhecimentos necessários a docência. 2012. (Congresso).

30.
Aperfeiçoamento em educação a distância e continuada - para tutores - 180 horas. 2012. (Outra).

31.
Curso de Planejamento Escolar. 2012. (Outra).

32.
III SEPED- Semana de Estudos do Curso de Pedagogia- Temas atuais em educação e suas relações com a formação de professores e com a pratica pedagógica.. 2012. (Outra).

33.
IISEPED- SEMINÁRIO DE PEDAGOGIA.FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA UMA NOVA VISÃO DA LEITURA: UMA PESQUISA AÇÃO NUMA ESCOLA MUNICIPAL. 2012. (Seminário).

34.
Programa "A União faz a Vida". 2012. (Outra).

35.
A motivação do educador e o sucesso do ensino. 2011. (Outra).

36.
Capacitações pedagógicas. 2011. (Outra).

37.
Criatividade e motivação no processo de ensino e aprendizagem. 2011. (Outra).

38.
Curso " a União faz a Vida". 2011. (Outra).

39.
II SEPED. 2011. (Seminário).

40.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO. PESQUISA AÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA PRÁTICA LEITORA EMANCIPADA. 2011. (Congresso).

41.
O lúdico na matemática. 2011. (Outra).

42.
Programa União Faz a Vida. 2011. (Outra).

43.
VIII Encontro Científico Pedagógico,V Simpósio de Educação da FAFI e I Encontro PIBIDro. 2011. (Encontro).

44.
X Congresso Nacional de Educação-EDUCERE. 2011. (Congresso).

45.
X Congresso Nacional de educação- EDUCERE. Pesquisa ação e formação de professores para prática leitora emancipada. 2011. (Congresso).

46.
XX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, X ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO E INOVAÇÃO..IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES LEITORES NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS VISANDO A FORMAÇÃO DE ALUNOS LETRADOS.. 2011. (Encontro).

47.
Capacitações Pedagógicas. 2010. (Outra).

48.
Curso para Multiplicadores. 2010. (Outra).

49.
I Jornada de estudos do curso de pedagogia. 2010. (Outra).

50.
IV Seminário Paranaense de Surdos. 2010. (Seminário).

51.
Oficinas de Formação do Programa A União faz a vida.. 2010. (Oficina).

52.
Programa Agrinho. 2010. (Outra).

53.
9º Encontro de Iniciação Cientifica, 9ª Mostra de Pós-graduação da FAFI.O sistema educacional e a transformação do ser humano pela leitura. 2009. (Encontro).

54.
9º Encontro de Iniciação Cientifica e 9º encontro de pós-graduaçaão da FAFI. 2009. (Encontro).

55.
Assessoramento Pedagógico para professores de ensino fundamental. 2009. (Outra).

56.
Curso de oratória. 2009. (Outra).

57.
Formação em Libras para integração escolar e social. 2009. (Oficina).

58.
Semana da Cultura. 2009. (Outra).

59.
Contando histórias como estratégia pedagógica. 2008. (Outra).

60.
IV Seminário Paranaense de Surdos. 2007. (Seminário).

61.
Professor fazendo Arte. 2007. (Oficina).

62.
Semana da Cultura. 2007. (Outra).

63.
Semana da Cultura. 2006. (Outra).

64.
II Jornada de estudos do curso de pedagogia. 2005. (Outra).

65.
V Encontro de iniciação cientifica, V Mostra de pós- graduação. 2005. (Encontro).

66.
VI Seminário de Educação Especial. 2005. (Seminário).

67.
Curso de capacitação para professores de alunos com necessidades educativas especiais. 2004. (Outra).

68.
IV Encontro de iniciação cientifica IV Mostra de pós-graduação I Seminário de Pesquisa.As conquistas do ato de ler. 2004. (Encontro).

69.
III Encontro de Educadores. 2003. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BLASZKO, C. E.. XIII ENCONTRO CIENTIFICO PEDAGÓGICO E X SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO. 2017. (Congresso).

2.
BLASZKO, C. E.. EDUCERE. 2017. (Congresso).

3.
BLASZKO, C. E.. A importância do lúdico para o processo de ensino e aprendizagem. 2014. (Outro).

4.
BLASZKO, C. E.. X Encontro científico pedagógico e VII Simpósio de educação. 2013. (Outro).

5.
BLASZKO, C. E.. Exposição do curso Formando Educadores. 2011. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Oliveira. O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E O PROCESSO DE SELEÇÃO DESTE MATERIAL NUMA CIDADE DA REGIÃO SUL PARANAENSE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

2.
Leticia Schneider. A atuação do psicopedagogo no contexto escolar: estudo pautado pelas vozes dos profissionais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

3.
Taís Limanski da Luz. Agressividade na Infância: reflexos na aprendizagem escolar e na formação humana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

4.
Cintia Stodolny. Concepções dos professores da sala de recursos multifuncional da rede pública municipal acerca da dislexia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

5.
Karine Antonia de Miranda. ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, AGRESSIVIDADE E PRÁTICA DOCENTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

6.
Claudete Rodrigues. O desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos e as práticas educativas psicomotoras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

7.
Elisiane Pimentel. A influência da leitura na formação de professores e suas contribuições na formação de alunos leitores. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

8.
Juciele de Fatima Galvão. A importância do pedagogo na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

9.
Nilce Svarcz Jungles de Camargo. Ensino de Ciências: papel do professor e das práticas investigativas para a formação discente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

10.
Marla Kaline Schorr Jung. A importância do trabalho docente par ao combate da desnutrição e o fracasso escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

11.
Rosmari Weiwanko. Estratégias para a promoção da alimentação saudável e da qualidade de vida no contexto escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.

12.
Josiane Vaz. Leitura: fonte de construção de saberes e de transformação do ser humano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná. Orientador: Caroline Elizabel Blaszko.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BLASZKO, C. E.2015BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; PINHEIRO, N. A. M. . O ensino de ciências e possibilidades intelectivas de ressignificar a leitura. Ágora (Porto Alegre), v. 6, p. 36-48, 2015.

2.
BLASZKO, C. E.2015BLASZKO, C. E.; UJIIE, N. T. ; LIMA, S. A. . Contributivos e a importância da leitura na formação integral do ser humano. Psicopedagogia On Line, v. 2, p. 1-11, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:17:51