Tais Pires de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1878525803251157
  • Última atualização do currículo em 18/01/2019


Doutoranda em Geografia pelo programa de Pós-Graduação em Geografia no Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela mesma instituição. Especialista em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica pela UNICENTRO. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá, tendo atuado por dois anos no Projeto de Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), subprojeto de geografia com enfase em Alfabetização Cartográfica. Concentra suas pesquisas no ensino de Geografia, mais especificamente na utilização de jogos em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem de Geografia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tais Pires de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, T. P.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Geografia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Orientador: Claudivan Sanches Lopes.
2016 - 2018
Mestrado em Geografia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Claudivan Sanches Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2016
Especialização em Ensino e Pesquisa na Ciência Geográfica.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: O ENSINO DE ESCALAS CARTOGRÁFICAS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
Orientador: Azemir Müller.
2010 - 2013
Graduação em Geografia.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2015
Biblioteca Municipal - Estagiária. (Carga horária: 1400h).
Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
2011 - 2011
Monitoria de Geologia. (Carga horária: 400h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Geologia, Carga horária: 12


Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Biblioteca Municipal - Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Desenvolvendo atividades de assistente de biblioteca nas áreas administrativas e artísticas.


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora


INSTITUTO EFICAZ, FEM_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Pós - Graduação EAD



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
ELABORAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Descrição: O presente projeto tem como objetivo elaborar, aplicar e analisar jogos cartográficos para que possam ser utilizados como materiais didáticos pelo professor de Geografia no processo de ensino aprendizagem. Os jogos cartográficos podem ser utilizados para estimular a compreensão do conteúdo e enriquecer o desenvolvimento e crescimento intelectual dos alunos. Esses podem ser aplicados para contribuir no processo de Alfabetização Cartográfica, como um material que prende a atenção do aluno, despertando no mesmo um interesse ?natural? e que facilita o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na construção de habilidades de orientação, de localização, de representação cartográfica e de leitura de mapas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Tais Pires de Oliveira - Integrante / Claudivan Sanches Lopes - Coordenador.
2012 - 2013
Análise Fisiográfica e Fragilidade dos Ambientes Naturais do Quadrante SE da Folha Mauá da Serra - PR
Descrição: O Presente projeto teve como objetivo compreender os processos condicionantes da dinâmica dos ambientes naturais do quadrante sul da carta topográfica Mauá da Serra, identificar as unidades de paisagem, visando estabelecer graus de instabilidade a partir do mapeamento e analise integrativa dos atributos ambientais e antropogênicos. O desenvolvimento deste trabalho teve por base a Teoria Geossistêmica, conforme fundamentos de Bertrand (1972) e Sotchava (1976), e a abordagem morfodinâmica, de Tricart (1977) e para a análise de fragilidade utilizou-se as aplicações propostas por Ross (1994 e 2000)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Tais Pires de Oliveira - Integrante / Edison Fortes - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2013
PIBID - Alfabetização Cartográfica
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa de concessão de bolsas, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que tem como maior objetivo o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade do ensino em todos os níveis.O PIBID propõe um trabalho articulado entre a universidade e a escola pública, conciliando as necessidades de ambas. Os participantes do projeto buscam entender e analisar as necessidades das escolas básicas para que por meio de ações compartilhadas consigamos a superação do modelo reprodutivo no processo de ensino-aprendizagem, a partir de sua inserção no cotidiano das escolas da rede pública. O subprojeto de Geografia da Universidade Estadual de Maringá desenvolve um projeto baseando-se na Alfabetização Cartográfica, que possibilita ao aluno pensar visualizar e significar o espaço geográfico através da leitura, análise e entendimento das representações cartográficas. Percebe-se a importância da Alfabetização Cartográfica no processo de ensino/aprendizagem da geografia, pois o conhecimento da linguagem cartográfica possibilita ao individuo realizar uma leitura e uma análise critica das informações contidas em um mapa. Desta forma o projeto se desenvolve em escolas públicas visando a melhora no processo de ensino-aprendizagem, bem como a contribuição para a formação de todos os participantes envolvidos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .

Integrantes: Tais Pires de Oliveira - Integrante / Elza Yasuko Passini - Coordenador / e demais - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Educação em Geografia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: ..


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, T. P.2017OLIVEIRA, T. P.. ESCALA CARTOGRÁFICA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ALGUMAS REFLEXÕES. GEOINGÁ: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 9, p. 71-89, 2017.

2.
ROSSETO, Daniele2017ROSSETO, Daniele ; OLIVEIRA, T. P. . OS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO: QUEBRA-CABEÇA GEOGRÁFICO. Revista de Ensino de Geografia, v. 8, p. 252-257, 2017.

3.
OLIVEIRA, T. P.2016 OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. . -ACERTANDO AS HORAS-: JOGO CARTOGRÁFICO COMO RECURSO DIDÁTICO GEOGRÁFICO NO ENSINO DE FUSOS HORÁRIOS. Revista Tamoios (Online), v. 12, p. 171-189, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, T. P.; OLIVEIRA, T. P . Construção da Consciência Ambiental por meio da Alfabetização Cartográfica: Uma Experiência no PIBID. Prática e aprendizagem coletivas no PIBID: geografia da UEM. 372ed.Maringá: Eduem, 2014, v. 96, p. 33-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, T. P.; OLIVEIRA, T. P . FORMAÇÃO DOCENTE: RELATO DE ESTÁGIO E PROBLEMÁTICAS. In: I Simpósio Nacional de Geografia e Gestão Territorial e XXXIV Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina, 2018, Londrina. Anais do I SINAGGET e XXXIV SEMAGEO, 2018. v. 1. p. 1419-1428.

2.
OLIVEIRA, T. P.; OLIVEIRA, T. P . O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O GOOGLE EARTH COMO INSTRUMENTO. In: III Encontro Regional de Geografia e XXV Semana de Geografia: desastres naturais - educação, pesquisa e planejamento, 2017, Maringá. ANAIS DO III ENCONTRO REGIONAL DE GEOGRAFIA E XXV SEMANA DE GEOGRAFIA: DESASTRES NATURAIS ? EDUCAÇÃO, PESQUISA E PLANEJAMENTO ISBN: 978. Maringá, 2017. p. 22-31.

3.
PICHITELI, M. A. ; OLIVEIRA, T. P. . OS ATLAS ESCOLARES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A LEITURA DA PAISAGEM NOS ESTUDOS DO MEIO: O CASO DO ATLAS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. In: III EnpegSul ? Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul. II Encontro Paranaense do PIBID Geografia. XIV Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas., 2016, Londrina. ANAIS do III EnpegSul ? Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul. II Encontro Paranaense do PIBID Geografia. XIV Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas., 2016.

4.
OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. . O CONTEÚDO FUSOS HORÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA CRÍTICA. In: III EnpegSul ? Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul. II Encontro Paranaense do PIBID Geografia. XIV Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas., 2016, Londrina. Anais do III EnpegSul ? Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul. II Encontro Paranaense do PIBID Geografia. XIV Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas., 2016.

5.
OLIVEIRA, T. P.; QUEIROZ, D. R. ; EDUVIRGEM, R. V. . Análise dos aspectos sociais no âmbito da saúde, educação e segurança em Maringá - Paraná. In: IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar, 2015, Maringá. Anais Eletrônicos do IX EPCC, 2015.

6.
OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. . Desenvolvimento de Jogo Cartográfico como recurso didático para o ensino de Geografia. In: IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar, 2015, Maringá. Anais Eletrônicos do IX EPCC, 2015.

7.
OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. . REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Vitória - ES. Anais do VII CBG, 2014.

8.
OLIVEIRA, T. P.. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: O PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL Dr. GASTÃO VIDIGAL. In: VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013, São João del Rei. VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares, 2013.

9.
OLIVEIRA, T. P.; SILVA, S. A. B. C. da . A maquete como forma de representar o espaço Geográfico: uma experiência no PIBID. In: I Simpósio Nacional de Métodos e Técnicas na Geografia e XXII Semana de Geografia, 2013, Maringá. I Simpósio Nacional de Métodos e Técnicas na Geografia XXII Semana de Geografia da UEM, 2013.

10.
SILVA, S. A. B. C. da ; OLIVEIRA, T. P. . Representação do relevo: a maquete como recurso didático. In: III Encontro Regional de Ensino de Geografia, 2013, Campinas. Anais do III Encontro Regional de Ensino de Geografia, 2013. p. 153-160.

11.
OLIVEIRA, T. P.; MERI, L.B. . O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO UTILIZADA NO PIBID. In: II Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos aplicados à Cartografia e XXI Semana de Geografia - A Geotecnologia e suas aplicações aos estudos do Meio Ambiente, 2012, Maringá. Anais do II SINARTAC e XXI SEMAGEO, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. . A utilização de jogos por professores de Geografia na Educação Básica. In: VIII SIMPGEO - SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 2016, Marechal Cândido Rondon. ANAIS DO VIII SIMPGEO SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA, 2016.

2.
ROSSETO, Daniele ; OLIVEIRA, T. P. . OS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO: QUEBRA-CABEÇA GEOGRÁFICO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: III EnpegSul ? Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul. II Encontro Paranaense do PIBID Geografia. XIV Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas., 2016, Londrina. ANAIS do III EnpegSul ? Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul. II Encontro Paranaense do PIBID Geografia. XIV Encontro de Ensino de Geografia, Mostra de Estágios e de Pesquisas., 2016.

3.
OLIVEIRA, T. P.; FORTES, E. . ANÁLISE FISIOGRÁFICA E FRAGILIDADE DOS AMBIENTES NATURAIS DO QUADRANTE SUDESTE DA FOLHA MAUÁ DA SERRA - PR. In: 24.o EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2015, Maringá. 24.o EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica. 4.o EAIC-Jr - Encontro Anual de Iniciação Científica Junior, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. . Saberes docentes mobilizados no desenvolvimento e utilização de jogos no ensino de Geografia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. . A utilização de jogos por professores de Geografia na Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ROSSETO, Daniele ; OLIVEIRA, T. P. . OS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO: QUEBRA-CABEÇA GEOGRÁFICO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PICHITELI, M. A. ; OLIVEIRA, T. P. . OS ATLAS ESCOLARES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A LEITURA DA PAISAGEM NOS ESTUDOS DO MEIO: O CASO DO ATLAS DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, T. P.; LOPES, C. S. . O CONTEÚDO FUSOS HORÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA CRÍTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
OLIVEIRA, T. P.. Discutindo a Homossexualidade: análises preliminares sobre a apresentação da temática em uma escola pública da cidade de Maringá, PR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, T. P.. ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: O PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL DR. GASTÃO VIDIGAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
OLIVEIRA, T. P.; OLIVEIRA, T. P ; LESSA, P. . A homossexualidade no espaço escolar: análises preliminares sobre a temática em uma escola pública da cidade de Maringá, PR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
OLIVEIRA, T. P.; SILVA, S. A. B. C. da . A maquete como forma de representar o espaço Geográfico: uma experiência no PIBID. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
OLIVEIRA, T. P.. Representação do relevo: a maquete como recurso didático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
OLIVEIRA, T. P.; MERI, L.B. . O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO UTILIZADA NO PIBID. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
OLIVEIRA, T. P.. Alfabetização Cartográfica e a Construção da Consciência Ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
OLIVEIRA, T. P.; CASAGRANDE, I. J. ; PASSINI, E. Y. . Literatura e Cartografia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, T. P.. Jogos Geográficos: O RPG como instrumento para a prática docente. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, T. P.; VERRI, J. B ; OLIVEIRA, T. P . Jogos no Ensino de Geografia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
OLIVEIRA, T. P.; SILVEIRA, R. F. . A Alfabetização Cartográfica na era digital. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, T. P.. Monitora no III Fórum das Licenciaturas da Universidade Estadual de Maringá. 2012. (Monitoria).

5.
OLIVEIRA, T. P.. Monitora da disciplina Geologia Geral. 2011. (Monitoria).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, T. P.. Migrações e a mobilidade do trabalho em São Paulo. 2011 (Exposição Fotográfica).

2.
OLIVEIRA, T. P.. Paisagem Urbana em São Paulo. 2011 (Exposição Fotográfica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Regional da Geografia: PGE 20 anos e XXVI Semana de Geografia: Geotecnologias no mercado de trabalho do geógrafo..Saberes docentes mobilizados no desenvolvimento e utilização de jogos no ensino de Geografia. 2018. (Encontro).

2.
III Encontro Regional de Geografia e XXV Semana de Geografia: Desastres NatNaturais - Educação, Pesquisa e Planejamento.O Uso de tecnologias no ensino de Geografia: o google earth como instrumento. 2017. (Encontro).

3.
"II Encontro Regional de Geografia e XXIV Semana de Geografia da UEM: 50 anos de Geografia na UEM, memória e atualidade.". 2016. (Encontro).

4.
III Encontro de Práticas de Ensino de Geografia da Região Sul - ENPEG Sul, II Encontro Paranaense do PIBID de Geografia e do XIV Encontro de Ensino de Geografia.O CONTEÚDO FUSOS HORÁRIOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA CRÍTICA. 2016. (Encontro).

5.
VIII SIMPÓSIO PARANAENSE DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA - VIII SIMPGEO.A utilização de jogos por professores de Geografia na Educação Básica. 2016. (Simpósio).

6.
24.o Encontro Anual de Iniciação Científica e 4.o Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior.ANÁLISE FISIOGRÁFICA E FRAGILIDADE DOS AMBIENTES NATURAIS DO QUADRANTE SUDESTE DA FOLHA MAUÁ DA SERRA - PR. 2015. (Encontro).

7.
IX Encontro Internacional de Produção Científica Unicesumar.Desenvolvimento de Jogo cartográfico como recurso didático para o ensino de Geografia. 2015. (Encontro).

8.
?PRODUÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. 2013. (Oficina).

9.
3º Encontro Regional de Ensino de Geografia ? Práticas Educativas em Ensino de Geografia: (re)criando os documentos curriculares.Representação do Relevo: a maquete como recurso didático. 2013. (Encontro).

10.
II Encontro do PIBID/UEM - Licenciaturas: impactos e resultados.Construindo a Legenda. 2013. (Encontro).

11.
III Simpósio Internacional de Educação Sexual - Corpos, Identidade de Gênero e Heteronormatividade no espaço educativo.Discutindo a Homossexualidade: análises preliminares sobre a apresentação da temática em uma escola pública da cidade de Maringá, PR. 2013. (Simpósio).

12.
I Simpósio Nacional de Métodos e Técnicas na Geografia e XXII Semana de Geografia da UEM.A maquete como forma de representar o espaço Geográfico: uma experiência no PIBID. 2013. (Simpósio).

13.
Oficina "Elaboração de mapas temáticos artesanais com gabaritos". 2013. (Oficina).

14.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: Desafios Atuais dos Feminismos.A homossexualidade no espaço escolar: análises preliminares sobre a temática em uma escola pública da cidade de Maringá, PR. 2013. (Seminário).

15.
VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E A CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: O PIBID NO COLÉGIO ESTADUAL DR. GASTÃO VIDIGAL. 2013. (Encontro).

16.
Workshop "Grupo de pesquisa CNPq 'Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia' (GEOCART). 2013. (Outra).

17.
do II Simpósio Nacional de Recursos Tecnológicos aplicados à Cartografia e XXI Semana de Geografia - A Geotecnologia e suas aplicações aos estudos do Meio Ambiente.O método pesquisa-ação utilazada no PIBID. 2012. (Simpósio).

18.
I Encontro do PIBID/UEM.Literatura e Cartográfia. 2012. (Encontro).

19.
III Encontro Nacional das Licenciaturas II Seminário Nacional do PIBID.Alfabetização Cartográfica e a Construção da Consciência Ambiental. 2012. (Seminário).

20.
III Fórum das Licenciaturas da Universidade Estadual de Maringá. 2012. (Outra).

21.
Sexualidade, diferença/diversidade: possibilidades para a formação docente e práticas pedagógicasas. 2012. (Outra).

22.
II Encontro Estadual de Geografia e Ensino e XX Semana de Geografia. 2011. (Simpósio).

23.
II Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos e XIX Semana de Geografia. 2010. (Simpósio).

24.
I Seminário de Pesquisa Multidisciplinares do Ambiente. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, T. P.. IV Encontro Regional da Geografia: PGE 20 anos e XXVI Semana de Geografia: Geotecnologias no mercado de trabalho do geógrafo.. 2018. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, T. P.. I Simpósio Nacional de métodos e Técnicas na Geografia e XXII Semana de Geografia. 2013. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, T. P.. II Encontro Estadual de Geografia e Ensino e XX Semana de Geografia. 2011. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, T. P.; OLIVEIRA, T. P . Construção da Consciência Ambiental por meio da Alfabetização Cartográfica: Uma Experiência no PIBID. Prática e aprendizagem coletivas no PIBID: geografia da UEM. 372ed.Maringá: Eduem, 2014, v. 96, p. 33-.


Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, T. P.; MERI, L.B. . O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO UTILIZADA NO PIBID. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 24/01/2019 às 6:45:57