Leticia de Aguiar Bueno

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5201820790776808
  • Última atualização do currículo em 08/02/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2011), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2015). Atualmente atua professora séries iniciais do Ensino Fundamental na rede pública do município de Santa Vitória do Palmar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leticia de Aguiar Bueno
Nome em citações bibliográficas
BUENO, L. A.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Práticas de letramento de uma turma de pré-escola em uma escola do campo no município do Rio Grande -RS,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Gabriela Medeiros Nogueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: letramento; educação infantil; oralidade; escrita; educação do campo.
2007 - 2011
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A concepção de qualidade na Educação Infantil dos diferentes agentes da educação: pais, professores,crianças e gestores.
Orientador: Msc. Vanessa dos Santos Moura e Dr. Carmo Thum.




Formação Complementar


2014 - 2014
A literatura Infantil na formação inicial e .... (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em A ESCOLA QUE SE VIVE E A ESCOLA QUE SE SONHA: CULT. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Mini Curso de Libras. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em SEXUALIDADE E ESCOLA: discutindo a diversidade sex. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
Curso de aperfeiçoamento em Educação Ambiental. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação de educadores em Ed. em Direitos Huma. (Carga horária: 132h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Escola de Educação Infantil Casa da Lua, E. E. I. C. L., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30


Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação de tutoria no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD. Algumas disciplinas trabalhadas até o segundo semestre de 2014: Estágio I, Cotidiano da Educação Infantil, Políticas Públicas da Educação, Alfabetização e Letramento I e Alfabetização e Letramento II.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutoria, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação de tutoria no projeto "Alfabetização e Letramento nos três anos iniciais do ensino fundamental uma proposta de formação-investigação-ação" realizado nos municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxílio aos utilização das tecnologias, Carga horária: 2
Outras informações
Auxilio aos cursistas do curso de aperfeiçoamento "Gênero e Diversidade na Escola" na utilização das diferentes tecnologias utilizadas pela EaD.


Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar, PMSVP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Séries Iniciais do Ensino Fundament, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisor Educacional Secretaria de Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estagiário - Ciee, Enquadramento Funcional: Auxiliar de grupos na EMEI Donatos, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
AS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NOS TRÊS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE AVALIAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO RIO GRANDE (RS)
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as práticas alfabetizadoras nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, nas 54 escolas urbanas da rede municipal do Rio Grande (RS). A escolha dessa temática deu-se em razão das incertezas instauradas no cotidiano das escolas com a nova estruturação da Educação Básica, mais especificamente com a Resolução do CEB/ CNE no 07/2010, que define os três primeiros anos do Ensino Fundamental como um bloco pedagógico, sem interrupção. Diversos são os questionamentos e as dúvidas que as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental vem expressando em reuniões de trabalho e na formação continuada realizada pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE), ao longo do ano de 2012. Nesse sentido, buscamos identificar as concepções de alfabetização e letramento das professoras envolvidas na pesquisa e as avaliações que realizam das aprendizagem das crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em espaços de formação continuada das professoras, como, por exemplo, as ações que vem sendo realizadas no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e no contexto de sala de aula em que atuam. A análise dos dados será realizada a partir dos trabalhos de Soares (2004, 2006); Frade (2003), Morais (2006); Braslavsky (2007); Rosemberg e Borzone (2004); Dioníso (2007), sobre alfabetização e letramento e Hoffmann (1991); Esteban (2010) e Hidji (2010) sobre avaliação. Esperamos com esta pesquisa contribuir para a elaboração de propostas de trabalho e para a reflexão sobre avaliação e práticas pedagógicas voltadas para alfabetização e letramento nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leticia de Aguiar Bueno - Integrante / Gabriela Medeiros Nogueira - Coordenador / Eliane Terezinha Peres - Integrante / Célia Renata Rosemberg - Integrante / Taiana Duarte Loguercio - Integrante / Ligia Maria Quadros - Integrante / Suzane da Rocha Vieira - Integrante / Maria Renata Alonso Mota - Integrante / Mônica Maciel Vahl - Integrante / Silvana Maria Bellé Zasso - Integrante / Juliana Alves - Integrante / Kamila Lockmann - Integrante / Roberta Barcellos Vieira - Integrante / Lucas Cardoso Martins - Integrante / Thais Fernandes - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Alfabetização e letramento na pré-escola e no 1º ano do Ensino Fundamental: aproximações e distanciamentos
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a alfabetização e o letramento no cotidiano da pré-escola e do 1º ano, buscando através da pesquisa documental e etnográfica, identificar aproximações e distanciamentos entre as duas primeiras etapas da educação básica. Para tanto serão utilizados dados coletados em uma instituição escolar da rede municipal de Pelotas no período de 2008 a 2011 e cotejados com dados de investigações desenvolvidas pela professora Drª Célia Renata Rosemberg e sua equipe de trabalho no CONICET e SECyt e pela professora Drª Eliane Peres no HISALES. Os resultados encontrados serão utilizados como fonte e subsídio na reflexão sobre práticas pedagógicas de alfabetização e letramento que possibilitem a continuidade entre as duas primeiras etapas da educação básica no processo de formação continuada de professores da educação básica da Educação Infantil de dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cabe ressaltar ainda, que a viabilização dessa pesquisa possibilita o fomento de parcerias entre os grupos de pesquisas brasileiros NEPE/ FURG; HISALES/UFPEL e Argentinos CONICET/SECyT, quanto à investigações sobre alfabetização e letramento. Dentre os autores que embasarão os aspectos teóricos metodológicos da pesquisa salientamos Soares (2001, 2004, 2004a e 2006), Manrique (1997, 2005), Cook-Gumperz (2008), Morais (2005, 2010), Leal (2005 e 2006), Baptista (2011), Kleiman (1995, 2008) Street (2003 e 2010), Marinho (2010), Catanheira (2004)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Leticia de Aguiar Bueno - Integrante / Gabriela Medeiros Nogueira - Coordenador / Eliane Terezinha Peres - Integrante / Célia Renata Rosemberg - Integrante / Maia Migdalek - Integrante / Taiana Duarte Loguercio - Integrante / Ligia Maria Quadros - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Programa de formação continuada para professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental em alfabetização e letramento
Descrição: O programa de formação continuada para professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental, tem como propósito contribuir para a efetivação e o fortalecimento das políticas nacionais voltadas para alfabetização e letramento, tal como, o 'Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa'. O foco do programa é atingir quatro segmentos que envolvem a estrutura educacional: 1) gestão pedagógica do município, 2) coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental das escolas e outros profissionais , 3) professores do 1o, 2o e 3o ano do Ensino Fundamental, considerando, especialmente, a necessidade de promover a discussão e a reflexão dos processos de alfabetização e letramento, bem como estratégias de ensino que propiciem uma aprendizagem consistente tanto na aquisição do código escrito, como na efetiva participação das crianças em práticas sociais que envolvem a leitura e escrita e, ainda, 4) as famílias das crianças com o intuito de orienta-las para que saibam como contribuir no processo de alfabetização, sugerindo estratégias de ações envolvendo práticas sociais de leitura e escrita no ambiente familiar. Além dos quatro segmentos citados, o programa prevê a participação e o envolvimento de acadêmicos do curso de pedagogia nas ações realizadas, possibilitando maior aproximação com o campo de trabalho desde o início da graduação. Foram elaborados seis projetos com temáticas em comuns e diferenciadas, dependendo do público alvo. Os projetos diferem em número de horas e configuração: seminários, encontros, oficinas e palestras. Serão atendidas 54 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal do município do Rio Grande, agrupadas em 10 núcleos...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (8) .
Integrantes: Leticia de Aguiar Bueno - Integrante / Gabriela Medeiros Nogueira - Coordenador / Eliane Terezinha Peres - Integrante / Taiana Duarte Loguercio - Integrante / Ligia Maria Quadros - Integrante / Sidiane Barbosa Acosta - Integrante / Suzane da Rocha Vieira - Integrante / Maria Renata Alonso Mota - Integrante / Mônica Maciel Vahl - Integrante / Silvana Maria Bellé Zasso - Integrante / Juliana Alves - Integrante / Kamila Lockmann - Integrante / Roberta Barcellos Vieira - Integrante / Lucas Cardoso Martins - Integrante / Thais Fernandes - Integrante / Cleusa Pereira - Integrante / Antônio Mauricio Medeiros Alves - Integrante / Ivone Martins - Integrante / Danielle Monteiro Behrend - Integrante / Caroline Braga Michel - Integrante / Eliane da Silva Meirelles Leite - Integrante / Ana do Carmo Goulart Gonçalvez - Integrante / Cristina maria Loyola Zardo - Integrante / Roberta Brodt - Integrante / Eliane Costa Brião - Integrante / Dinan Quesada Beck - Integrante / Joice Araújo Esperança - Integrante / Mirella Pinto Valerio - Integrante / Narjara Mendes Garcia - Integrante / Renata Braz Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Município da Educação de Rio Grande - Cooperação / Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
A literatura infantil na formação inicial de acadêmicas do curso de pedagogia
Descrição: Este projeto tem por objetivo promover a prática da literatura infantil tanto para as acadêmicas do curso de pedagogia, como para as professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública estadual e municipal e também, da rede privada. Serão considerados neste projeto acadêmicos da pedagogia presencial, PARFOR e a distância, compreendendo os seguintes municípios: Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Santo Antônio da Patrulha e São Lourenço do Sul. O propósito principal é ampliar e aprofundar aspectos teórico-práticos no campo literatura infantil e as possíveis articulações com a alfabetização e o letramento, a fim de, subsidiar as práticas alfabetizadoras tanto das professoras em exercício, como das futuras professoras, egressas dos diferentes cursos de pedagogia oferecidos pela FURG. Para tanto, os seguintes eixos temáticos estão previstos: i) O papel da literatura infantil na formação do professor; ii) Relações entre literatura infantil e escola; iii) A literatura infantil na infância atual; iv) Diferentes modos de contar e ler histórias infantis no cotidiano escolar; v) A literatura infantil e as múltiplas linguagens O trabalho será desenvolvido em diferentes etapas, que vão desde estudos sobre a temática, planejamento de oficinas e confecção de materiais, até realização de oficinas e escrita de textos reflexivos e memorialísticos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Leticia de Aguiar Bueno - Integrante / Gabriela Medeiros Nogueira - Coordenador / Eliane Terezinha Peres - Integrante / Taiana Duarte Loguercio - Integrante / Ligia Maria Quadros - Integrante / Sidiane Barbosa Acosta - Integrante / Suzane da Rocha Vieira - Integrante / Maria Renata Alonso Mota - Integrante / Mônica Maciel Vahl - Integrante / Silvana Maria Bellé Zasso - Integrante / Kamila Lockmann - Integrante / Roberta Barcellos Vieira - Integrante / Lucas Cardoso Martins - Integrante / Caroline Braga Michel - Integrante / Eliane Costa Brião - Integrante / Gabriela Ortiz Prado - Integrante / Andrea Vieira Pedroso - Integrante.


Outros Projetos


2012 - Atual
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Leticia de Aguiar Bueno - Integrante / Suzane da Rocha Vieira - Integrante / Maria Renata Alonso Mota - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NOGUEIRA, G. M.2017NOGUEIRA, G. M. ; ZASSO, S. M. B. ; BUENO, L. A. ; NOBREGA, TFR . Oralidade e a ampliação de vocabulário na Educação Infantil. Enfoques.edu: Revista Educativa IFD Salto-ROU, v. 1, p. 1-5, 2017.

2.
NOGUEIRA, G. M.2015NOGUEIRA, G. M. ; BUENO, L. A. ; RIBEIRO, T. F. . Relações entre oralidade e escrita em uma situação de leitura de um livro de história em uma turma de educação infantil. Textura-ULBRA, v. 17, p. 58-86, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
NOGUEIRA, G. M. ; PERES, E. T. ; FERNANDES, T. ; BUENO, L. A. ; PRADO, G. O. . O uso do alfabeto e do caderno em uma turma na educação infantil. In: Gabriela Medeiros Nogueira. (Org.). A linguagem oral e escrita no contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações de pesquisa no Brasil e na Argentina. 201ed.Rio Grande: Editora da Furg, 2014, v. 24, p. 147-168.

2.
BUENO, L. A.. A qualidade na Educação Infantil na visão dos sujeitos que a constitui. In: Gabriela Medeiros Nogueira. (Org.). Práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: diferentes perspectivas. 1ed.Rio Grande: Editora FURG, 2013, v. 16, p. 15-42.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BUENO, L. A.; FERNANDES, T. . A contação de história na rodinha: práticas orais letradas na pré-escola. In: II Congresso Brasileiro de Alfabetização: políticas públicas de alfabetização, 2015, Recife - PE. Anais do II Congresso Brasileiro de Alfabetização : políticas públicas de alfabetização. Recife: Editora UFPE, 2015. p. 1-14.

2.
BUENO, L. A.; NOGUEIRA, G. M. . Letramento no contexto rural: práticas de leitura e de escrita de uma comunidade do interior do município do Rio Grande ? RS. In: V Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita, 2014, Belo Horizonte. V Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita, 2014. p. 1-11.

3.
BUENO, L. A.; ACOSTA, S. B. . A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE SUBJETIVA DO OLHAR INFANTIL. In: II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: Pesquisa com crianças desafios éticos e metodológicos, 2014, Porto Alegre. II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: Pesquisa com crianças desafios éticos e metodológicos, 2014. p. 1-31.

4.
ACOSTA, S. B. ; BUENO, L. A. . Um olhar sobre o teatro de crianças surdas: produzindo e significando a cultura. In: II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: Pesquisa com crianças desafios éticos e metodológicos, 2014, Porto Alegre. II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: Pesquisa com crianças desafios éticos e metodológicos, 2014. p. 1-8.

5.
NOGUEIRA, G. M. ; ZASSO, S. M. B. ; VIEIRA, S. R. ; BUENO, L. A. ; ACOSTA, S. B. . A perspectiva de um grupo de professoras alfabetizadoras sobre a articulação entre alfabetização e letramento. In: X Anped Sul, 2014, Florianópolis - SC. Anais X Anped Sul, 2014. p. 1-20.

6.
BUENO, L. A.; ACOSTA, S. B. ; NOGUEIRA, G. M. . Educação a Distância: a modalidade e as competências desenvolvidas na formação do professor. In: II Seminário Diálogos em Educação a Distância - Desafios da Interatividade: Convergências entre mídias e suas linguagens, 2013, Rio Grande. Anais do II Seminário Diálogos em Educação a Distância - Desafios da Interatividade: Convergências entre mídias e suas linguagens, 2013. p. 1-14.

7.
BUENO, L. A.; VIEIRA, R. B. ; ACOSTA, S. B. ; NOGUEIRA, G. M. ; ZASSO, S. M. B. . ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE CONCEPÇÕES DE ALGUMAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. In: X Seminário de Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade, 2013, Rio Grande. X Seminário de Educação Infantil em Debate: Infâncias, Educação e Contemporaneidade, 2013. v. 1. p. 1-11.

8.
BUENO, L. A.; MOURA, V. S. ; MARTINS, E. B. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DE CONCEITUAÇÕES UMA FORMAÇÃO AUTÔNOMA PARA A VIDA. In: Seminário Diálogos em Educação à Distância XI Encontro para ações em EaD, 2012, Rio Grande. Seminário Diálogos em Educação à Distância e XI Encontro para ações em EaD na FURG, 2012. p. 597-606.

9.
BUENO, L. A.. A CONCEPÇÃO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS DIFERENTES AGENTES DA EDUCAÇÃO: PAIS, PROFESSORES, CRIANÇAS E GESTORES. In: IX Educação Infantil em Debate: currículo, linguagens e infâncias e VII Encontro Esradual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil, 2011, Rio Grande. IX Educação Infantil em Debate: currículo, linguagens e infâncias e VII Encontro Esradual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil, 2011.

10.
BUENO, L. A.; CZERMAINSKI, Sandra Marisa Silva ; KONZGEN, Simone Pereira . A influencia midiática através do desenho animado da Tevê aberta. In: X Encontro Sobre investigação na escola, 2010, Rio Grande. X Encontro Sobre investigação na escola: Rodas de formação de professores em conversas de sala de aula. Rio Grande, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BUENO, L. A.; NOGUEIRA, G. M. . Práticas de leitura e escrita de crianças residentes no campo: considerações acerca do contexto familiar e escolar. In: X Anped Sul, 2014, Rio Grande. Posteres, 2014. p. 1-7.

2.
BUENO, L. A.; KONZGEN, Simone Pereira . PROPOSTA DE ESTÁGIO NOS ANOS INICIAIS. In: Saberes docentes na EaD - Compartilhando Vivências, 2011, Rio Grande. Saberes docentes na EaD - Compartilhando Vivências, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BUENO, L. A.; QUADROS, L. M. ; NOGUEIRA, G. M. . Grupos de Estudos de Alfabetização, Letramento e Infância - GEALI. In: 12ª Mostra de Produção Universitária - XVI Seminário de Ensino, 2013, Rio Grande. Mostra de Produção Universitária. Rio Grande: Editora FURG, 2013. v. 12. p. 1-2.

2.
BUENO, L. A.. A concepção de qualidade na Ed. Inf. dos diferentes agentes da educação: pais, professores, crianças e gestores. In: 10ª Mostra de Produção Universitária, 2011, Rio Grande. 10ª Mostra de Produção Universitária - Ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a Universidade, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BUENO, L. A.; FERNANDES, T. . A contação de hist[oria na rodinha: práticas orais letradas na pré-escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERNANDES, T. ; BUENO, L. A. . PROBLEMATIZANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO UMA PRÁTICA ORAL DE LETRAMENTO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
BUENO, L. A.; ZASSO, S. M. B. . Práticas de letramento de uma turma de pré-escola: estratégias orais letradas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BUENO, L. A.; VIEIRA, R. B. ; ACOSTA, S. B. ; NOGUEIRA, G. M. ; ZASSO, S. M. B. . Alfabetização e Letramento: encontros e desencontros entre concepções de algumas professoras alfabetizadoras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BUENO, L. A.; ACOSTA, S. B. . A QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA VISÃO DAS CRIANÇAS: UMA ANÁLISE SUBJETIVA DO OLHAR INFANTIL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BUENO, L. A.; NOGUEIRA, G. M. . Letramento no contexto rural: práticas de leitura e de escrita de uma comunidade do interior do município do Rio Grande ? RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
NOGUEIRA, G. M. ; ZASSO, S. M. B. ; VIEIRA, S. R. ; BUENO, L. A. ; ACOSTA, S. B. . A perspectiva de um grupo de professoras alfabetizadoras sobre a articulação entre alfabetização e letramento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
BUENO, L. A.; NOGUEIRA, G. M. . Práticas de leitura e escrita de crianças residentes no campo: considerações acerca do contexto familiar e escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
BUENO, L. A.; NOGUEIRA, G. M. . PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE UMA COMUNIDADE DO INTERIOR DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE - RS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
BUENO, L. A.; ACOSTA, S. B. ; NOGUEIRA, G. M. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A MODALIDADE E AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BUENO, L. A.; QUADROS, L. M. . A música e a literatura: estratégias de ação no fazer pedagógico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
BUENO, L. A.; QUADROS, L. M. ; NOGUEIRA, G. M. . Grupos de Estudos de Alfabetização, Letramento e Infância - GEALI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
BUENO, L. A.; MOURA, V. S. ; MARTINS, E. V. . "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PARA ALÉM DE CONCEITUAÇÕES, UMA FORMAÇÃO AUTÔNOMA PARA A VIDA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
BUENO, L. A.; KONZGEN, Simone Pereira . Relatório de Estágio nos Anos Inicias - reflexões pertinentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
BUENO, L. A.. A concepção de qualidade na Ed. Inf. dos diferentes agentes da educação: pais, professores, crianças e gestores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
BUENO, L. A.; CZERMAINSKI, Sandra Marisa Silva ; KONZGEN, Simone Pereira . A influencia midiática através do desenho animado da Tevê aberta. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BUENO, L. A.; GONCALVE, D. L. S.; LOCKMANN, K.. Participação em banca de Jenifer Ramson Almeida.Um olhar histórico sobre a inclusão escolar no Município de Santa Vitória do Palmar - RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
BUENO, L. A.; GARCIA, N. M.; SANTOS, D. R. C. G.; SANTOS, M. R. R. G.. Participação em banca de Fernanda Ribeiro Pinto.Práticas Pedagógicas referentes a estudantes com Transtorno de Espectro Autista em Sala de Aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
SANTOS, D. R. C. G.; BUENO, L. A.; SANTOS, M. R. R. G.; GARCIA, N. M.. Participação em banca de Marilaine Lima Correia.Psicomotricidade:contribuição e práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
THUM, C.; BUENO, L. A.; SANTOS, D. R. C. G.; HENNING, P. C.. Participação em banca de Tais da Silva Paes.Educação Infantil e Lúdico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
BUENO, L. A.; SANTOS, D. R. C. G.; MACEDO, S. M.. Participação em banca de Thieli Garcia Burgos.Afetividade na Educação Infantil: até onde esta relação pode influencias no desenvolvimento das crianças. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
GONCALVE, D. L. S.; BUENO, L. A.; MACEDO, S. M.. Participação em banca de Claudia Dias Matias.Rotinas na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
IGNACIO, P.; PEREIRA, D. A.; BUENO, L. A.. Participação em banca de Silvana Fernades da Silveira.A inserção das tecnologias atuais no ambiente escolar - o que pensam os professores de um município da região metropolitana de Porto Alegre. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
IGNACIO, P.; PEREIRA, D. A.; BUENO, L. A.. Participação em banca de Maria Regina Ferreira Garcia.O Programa Mais Educação na visão da comunidade escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
IGNACIO, P.; PEREIRA, D. A.; BUENO, L. A.. Participação em banca de Elisangela dos Santos Braga.Narrativas que constituem a memória da Educação Infantil em Santo Antônio da Patrulha nas décadas de 50 a 70. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Pós-Graduação em Educação.Problematizando a contação de história como uma prática oral de letramento. 2015. (Encontro).

2.
II Congresso Brasileiro de Alfabetização: Políticas públicas de alfabetização. A contação de histórias na rodinha:práticas orais letradas na pré-escola. 2015. (Congresso).

3.
13ª Mostra de Produção Universitária.PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE UMA COMUNIDADE DO INTERIOR DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE - RS. 2014. (Outra).

4.
5º Colóquio Internacional Letramento e Cultura Escrita.Letramento no contexto rural: práticas de leitura e de escrita de uma comunidade do interior do município do Rio Grande ? RS. 2014. (Outra).

5.
II Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança: Pesquisa com crianças desafios éticos e metodológicos.Letramento no contexto rural: práticas de leitura e de escrita de uma comunidade do interior do município do Rio Grande ? RS. 2014. (Simpósio).

6.
Projeto de Capacitação Continuada - Sead/FURG. 2014. (Outra).

7.
X Anped Sul.Práticas de leitura e escrita de crianças residentes no campo: considerações acerca do contexto familiar e escolar. 2014. (Outra).

8.
X ANPED Sul - Seminário a de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED. 2014. (Seminário).

9.
XV Encontro para ações em Ead da Furg. 2014. (Encontro).

10.
12ª Mostra de Produção Universitária - XVI Seminário de Ensino.Grupos de Estudos de Alfabetização, Letramento e Infância - GEALI. 2013. (Outra).

11.
II ENFOCO Encontro de Formação Continuada de Professores da Educação Básica. 2013. (Encontro).

12.
II Seminário Diálogos em Educação a Distância - Desafios da Interatividade: Convergências entre mídias e suas linguagens.442 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA : A MODALIDADE E AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA FOR MAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. (Seminário).

13.
Projeto de Capacitação Continuada - Sead/FURG. 2013. (Outra).

14.
X Seminário Educação Infantil em Debate: infâncias, educação e contemporaneidade. 2013. (Seminário).

15.
I Seminário Diálogos em Educação à Distância e XII Encontro para Ações em Ead da Furg. 2012. (Encontro).

16.
Projeto de Capacitação Continuada - Sead/FURG. 2012. (Outra).

17.
Seminário Diálogos em Educação à Distância XI Encontro para ações em EaD. 2012. (Seminário).

18.
10ª Mostra de Produção Universitária - Ciência, tecnologia e compromisso social: um desafio para a universidade.A concepção de qualidade na Ed. Inf. dos diferentes agentes da educação: pais, professores, crianças e gestores. 2011. (Seminário).

19.
IX Seminário Educação Infantil em Debate: Currículo, linguagens e infâncias e VII Encontro Esttadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil. 2011. (Seminário).

20.
Saberes Docentes na EaD - Compartilhando Vivencias.Relatório de Estágio nos Anos Inicias - reflexões pertinentes. 2011. (Seminário).

21.
Trajetórias de apredizagem em EaD: relato de professor e estudante.Curso de Pedagogia a distância: compartilhando aprendizagens e experiências significativa. 2011. (Outra).

22.
I Encontro Regional de Educação do PDT. 2010. (Encontro).

23.
Seminário Corpos, Gêneros e sexualidade: tecendo diálogos na educação.Projeto de Intervenção: gêneros e sexualidade na escola. 2010. (Seminário).

24.
X Encontro sobre Investigação na Escola.A influência Midiatica através do desenho animado da Tevê aberta. 2010. (Encontro).

25.
I Jornada "MEMÓRIAS E SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE". 2009. (Seminário).

26.
1ª Jornada Pedagógica do curso de Pedagogia UAB/FURG. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, G. M. ; BUENO, L. A. . A Literatura Infantil na Formação Inicial de Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. (Outro).

2.
MOTA, M. R. A. ; VIEIRA, S. R. ; NOGUEIRA, G. M. ; BUENO, L. A. . X Seminário Educação Infantil em Debate: infâncias, educação e contemporaneidade. 2014. (Outro).

3.
THUM, C. ; BUENO, L. A. . I Jornada "MEMÓRIAS E SABERES DA EXPERIÊNCIA DOCENTE". 2009. (Outro).



Outras informações relevantes


1 ? Participa como aluna especial do Programa de Pós ? Graduação em Educação ? Mestrado, pela Universidade Federal do Rio Grande ? FURG, cursando a disciplina de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Letramento.

2 ? Participa, desde 2012, como integrante do GEALI ? Grupo de Estudos em Alfabetização, Letramento e Infância, pela Universidade Federal do Rio Grande.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 20:09:26