Tiany Guedes Cota

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4712514322367575
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Ceará, campus Crateús. Mestre em Engenharia Mineral pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral na Universidade Federal de Ouro Preto (2017). Engenheira de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014). Técnica em Mineração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (2007). Possui experiência em docência para curso técnico em mineração, assim como para o curso de Engenharia de Minas, como professora substituta na Universidade Federal de Minas Gerais. Estágios realizados na área de planejamento de lavra e processamento de minerais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tiany Guedes Cota
Nome em citações bibliográficas
COTA, T. G.;COTA, T.G.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Incorporação de resíduos da fabricação de ferro-ligas de manganês e de finos de esteatito na produção de cerâmica vermelha,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Érica Linhares Reis.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2014
Graduação em Engenharia de Minas.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Uso do TerraView para elaboração de um banco de dados georeferenciados das antigas minas de Ouro Preto.
Orientador: Hernani Mota de Lima.
2005 - 2007
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Mineração.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto, CEFET OURO PRETO, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto, CEFET-OP, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2014
AutoCAD 2011. (Carga horária: 30h).
Fundação Gorceix, FG, Brasil.
2013 - 2013
Energie und Rohstoffe.
Clausthal University of Technology, TU-CLAUSTHAL, Alemanha.
2012 - 2012
Minitab 15. (Carga horária: 20h).
Fundação Gorceix, FG, Brasil.
2010 - 2010
Advanced Grammar and Conversation. (Carga horária: 30h).
Harvest Institute, HARVEST, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente-A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Universidade Federal do Ceará - Campus de Crateús BR 226, Km 4, Bairro Venâncios, Crateús-CE. CEP 63700-000 Telefones para Contato: (88) 3695-4690


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta no Departamento de Engenharia de Minas.


Centro de Ensino Técnico São Carlos, CETESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Principais atividades: - Preparação e docência de aulas na área de mineração para alunos do curso técnico em mineração


Escola Estadual Don Benevides, EEDB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3


Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista no projeto de Iniciação Científica, do programa PROBIC, cujo título foi: Uso do TerraView na elaboração de um banco de dados georeferenciado das antigas minas de Ouro Preto.


Vale S/A, VALE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio presencial, realizado na gerência de planejamento de lavra de longo prazo (GAPLS) na mina de Alegria, tal gerência engloba as minas do Complexo Mariana. Principais atividades: - Projeto de pilhas e acessos; - Confecção/sequenciamento de planos de lavra; - Cubagem de planos de lavra; - Cálculo de distância média de transporte (DMT); - Elaboração de relatórios.


Fundação Gorceix, FG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio presencial desenvolvido junto ao Projeto de Pesquisa ECM- Usiminas, no Núcleo de Inovações Tecnológicas/NUTEC da Fundação Gorceix. Principais atividades: - Acompanhamento de testes realizados com minério de ferro em planta piloto e escala de laboratório.



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Uso do TerraView na elaboração de um banco de dados georeferenciado das antigas minas de Ouro Preto
Descrição: A importância arqueológica geomineira, turística, de infraestrura e de segurança dos sítios de mineração em Ouro Preto tem motivado inúmeros estudos. O presente projeto busca a criação de um banco de dados conceitual que possibilite interações de dados alfanuméricos dos diversos sítios de mineração com os dados espaciais relativos ao posicionamento geográfico dos sítios de mineração em Ouro Preto utilizando como aplicativo o TerraView para montagem e análise do banco de dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tiany Guedes Cota - Integrante / Hernani Mota de Lima - Coordenador.
2012 - 2012
Estudo de depressores de talco na flotação de um minério de níquel
Descrição: A produção de concentrados de minérios de níquel e fundamental para na produção de aço inoxidável, baterias entre outras finalidades. A flotação é responsável por uma parcela significativa da produção desses concentrados. Uma das instalações brasileiras mais importantes, esta localizada no estado de Minas Gerais. A usina de beneficiamento em questão flota o minério utilizando a carboximetilcelulose (CMC) como depressor do mineral de ganga talco. O aumento da produção de concentrados de níquel implica em expansões das instalações de tratamento, e/ou otimização dos processos de tratamento já existentes. Desse modo este projeto tem como objetivo estudar a aplicação de outros reagentes como depressores de talco na flotação de minério de níquel com melhor ação depressora e que seja economicamente viável. Para isso, será realizada revisão da literatura sobre o minério de níquel, sua flotação e sobre aspectos relevantes de depressores que podem ser utilizados neste segmento da indústria mineral. Posteriormente, serão realizados o planejamento estatístico e testes de microflotação para avaliar a flotabilidade do talco frente aos reagentes depressores selecionados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Tiany Guedes Cota - Integrante / Érica Linhares Reis - Coordenador.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Mineração para escolas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Érica Linhares Reis em 25/01/2018.
Descrição: O projeto de extensão Educação em Mineração para Escolas, vinculado ao curso de graduação em Engenharia de Minas da EM/UFOP, teve como objetivo oferecer gratuitamente a escolas o entendimento da importância da mineração no seu cotidiano. Com a Mostra Educacional em Mineração foi possível levar crianças, jovens e professores do ensino infantil, fundamental e médio ao entendimento das diferentes fases do ciclo da mineração, apresentando, dentro de cada fase de ensino, a importância desta na região de Ouro Preto e as oportunidades de trabalho que ela oferece. A ação tem incentivado o aprendizado das ciências da terra, recursos minerais e atividade minerária. Vem sendo possível observar que há pouco conhecimento sobre mineração nas escolas e entre o público geral, apesar da importância deste setor no Brasil e em especial na referida região. O ensino atual não dispõe de recursos que levem esse conhecimento às crianças e jovens, por isso acredita-se que esse projeto teve a capacidade de aspectos da mineração na sociedade. Para a avaliação do projeto foram aplicados questionários ao público alvo acenando um resultado positivo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tiany Guedes Cota - Integrante / Érica Linhares Reis - Coordenador / Almiro Santana Junior - Integrante / Pedro Superbi Loures - Integrante / Alexandre V.Oliveira - Integrante / Bárbara C.Avelar - Integrante / Rodrigo O. Severino - Integrante / Camila B. Moura - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COTA, T.G.2018 COTA, T.G.; REIS, E.L. ; Lima, R.M.F. ; CIPRIANO, R.A.S. . Incorporation of waste from ferromanganese alloy manufacture and soapstone powder in red ceramic production. APPLIED CLAY SCIENCE, v. 161, p. 274-281, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, K. S. ; ROCHA, G. M. ; ROCHA, R. B. ; SOUZA, T.F. ; COTA, T. G. ; Rodrigues, O.M.S. . Estudo do efeito da cadeia carbônica na adsorção da amina na superfície do quartzo. In: XXVII Encontro Nacional de Tratamento de Minério e Metalurgia Extrativa - ENTMME, 2017, Belém. XXVII Encontro Nacional de Tratamento de Minério e Metalurgia Extrativa, 2017.

2.
BARBOSA, P. C. ; REIS, E. L. ; COTA, T. G. . Aproveitamento do rejeito da concentração de minério de ferro na produção de cerâmica vermelha. In: 61 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2017, Gramado. 61 Congresso Brasileiro de Cerâmica, 2017.

3.
COTA, T. G.; CHELONI, L.M.M.S. ; GONÇALVES, A.C. ; SANTANA JUNIOR, A. ; REIS, E. L. ; PEREIRA, C.A. . Adição do pó de despoeiramento da fabricação de ferro ligas de manganês e efeitos na fabricação de cerâmica. In: 71º Congresso Anual da ABM - Internacional, 2016, Rio de Janeiro. 71º Congresso Anual da ABM, 2016.

4.
LOURES, P.S. ; SANTANA JUNIOR, A. ; REIS, E. L. ; V.OLIVEIRA, A. ; C.AVELAR, B. ; SEVERINO, R. O. ; MOURA, C. B. ; COTA, T. G. . Mineração para escolas - Desenvolvimento de práticas pedagógicas sobre mineração para crianças e jovens. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016, Natal. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2016.

5.
SOUZA, H. N. ; REIS, E. L. ; COTA, T. G. ; PEREIRA, C.A. ; JUNIOR, G.R.M . Estudo de depressores de talco na flotação de um minério de níquel. In: XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa(ENTMME) / VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology (MSHMT), 2013, Goiânia. ESTUDO DE DEPRESSORES DE TALCO NA FLOTAÇÃO DE UM MINÉRIO DE NÍQUEL, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROCHA, G. M. ; GONCALVES, G. M. C. ; RAMOS, K. S. ; COTA, T.G. ; Lima, R.M.F. . Caracterização física, química e mineralógica de uma amostra de minério de ferro de Brucutu. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO, 2018.

2.
COTA, T. G.; MILHOMEM, F. O. ; SILVEIRA, M. A. C. W. ; Pereira, T.M. ; SOUZA, T. F. ; RODRIGUES, O. M. S. . Análise de Componentes Principais Aplicada à Flotação de Minério de Ferro. TECNOLOGIA EM METALURGIA, MATERIAIS E MINERAÇÃO (IMPRESSO), 2018.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HENRIQUES, A. B.; GALERY, R.; COTA, T.G.. Participação em banca de Diego Lage Gonçalves.Análise comparativa dos separadores magnéticos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
MAZZINGHY, D. B.; COTA, T.G.. Participação em banca de Leno Charles de Figueiredo Júnior.Avaliação do desempenho de moinhos de bolas no processo de beneficiamento de grafita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
VIANA, P. R. M.; COTA, T.G.. Participação em banca de Thais Nayara de Souza Pinto.O mercado de agregados para a construção civil no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
VIANA, P. R. M.; COTA, T.G.. Participação em banca de Gabriela Luiza Pires Lage.Estudos de adequação da rota de concentração da ArcelorMittal Kryvyi Rih. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
REIS, E. L.; SILVEIRA, M.A.C.W.; COTA, T. G.. Participação em banca de Paolla de Carvalho Barbosa.Aproveitamento de resíduos da concentração de minério de ferro na produção de cerâmica vermelha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

6.
REIS, E. L.; SILVEIRA, M.A.C.W.; COTA, T. G.. Participação em banca de Igor Luiz Parreiras da Silveira.Reaproveitamento de resíduos graníticos como substituto do agregado miúdo para confecção de argamassas de revestimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
REIS, E. L.; Rodrigues, O.M.S.; COTA, T. G.. Participação em banca de Diego Marques Veghini.Influência da variação amido de mandioca/soda na flotação catiônica reversa de minério de ferro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

8.
Lima, R.M.F.; COTA, T. G.; SOUZA, T.F.. Participação em banca de Pâmela Karem Costa.Estudo de adsorção de hidroxamato e quebracho sobre as superfícies de minerais de manganês por espectroscopia infravermelha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
SILVEIRA, M.A.C.W.; COTA, T. G.; NOGUEIRA, F.C.. Participação em banca de Reris Northon Ferreira.Estudo sobre o uso de finos de pedreira em argamassa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

10.
Rodrigues, O.M.S.; REIS, E. L.; COTA, T. G.. Participação em banca de Túlio Junqueira Marques.Concentração de minério de ferro da Libéria. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

11.
REIS, E. L.; Rodrigues, O.M.S.; COTA, T. G.. Participação em banca de Alexandre Vale Oliveira.Avaliação de agentes auxiliares no tratamento do efluente de uma usina de fabricação de ferro-ligas de manganês. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

12.
REIS, E. L.; SILVEIRA, M.A.C.W.; COTA, T. G.. Participação em banca de Guilherme Henrique Ferreira Olivares Solis.Crepitação de um minério de manganês do distrito de Dom Silvério. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
SILVEIRA, M.A.C.W.; REIS, E. L.; COTA, T. G.. Participação em banca de Lucas Carvalho Leite.Concentração de um minério de manganês por meio de métodos gravíticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

14.
REIS, E. L.; Rodrigues, O.M.S.; COTA, T. G.. Participação em banca de Gabriele Martins Gontijo.Caracterização de resíduo proveniente do beneficiamento de um minério de ferro da região do Quadrilátero Ferrífero. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

15.
REIS, E. L.; COTA, T. G.; SILVEIRA, M.A.C.W.; SOUZA, T.F.. Participação em banca de Amanda Oliveira Bellavinha Martins.Otimização dos processos de uma mineradora de grande porte: estudo de caso da metodologia seis sigma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

16.
REIS, E. L.; COTA, T. G.; FERREIRA, B.T.; SOUZA, T.F.. Participação em banca de Larissa Carolina Ferreira.Caracterização do efluente da etapa de filtragem de um concentrado de minério de ferro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

17.
REIS, E. L.; COTA, T. G.; SOUZA, H. N.. Participação em banca de Gustavo Ferreira Correia.Remoção de Mn2+ de um efluente da fabricação de ferro-ligas de manganês utilizando zeólita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

18.
REIS, E. L.; SOUZA, H. N.; COTA, T. G.. Participação em banca de Vinícius Thebaldi da Silva.Caracterização de um rejeito de minério de ferro da etapa rougher da separação magnética. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

19.
REIS, E. L.; Veloso, T.C.; COTA, T. G.. Participação em banca de Letícia Maria de Melo Silva Cheloni.Eficiência do peneiramento e avaliação dos agregados gerados por uma mineradora da região central de Minas Gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Universidade Federal de Ouro Preto.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9 Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas. 2018. (Congresso).

2.
ABM Week - 71 Congresso Anual. Adição do pó de despoeiramento da fabricação de ferro ligas de manganês e efeitos na fabricação de cerâmica. 2016. (Congresso).

3.
12° ENEMET. 2012. (Encontro).

4.
Congresso Brasileiro de Mineração - EXPOSIBRAM. 2011. (Congresso).

5.
Semana de Estudos da Escola de Minas. 2011. (Outra).

6.
Semana de Estudos da Escola de Minas. 2009. (Outra).

7.
Semana de Estudos da Escola de Minas. 2008. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Oliveira Bellavinha Martins. Otimização dos processos de uma mineradora de grande porte: estudo de caso da metodologia seis sigma. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Minas) - Universidade Federal de Ouro Preto. Orientador: Tiany Guedes Cota.



Outras informações relevantes


Intercâmbio para os Estados Unidos onde trabalhei por 3 meses como monitora no Acampamento YMCA Camp Letts, em Anapolis (período: junho a agosto) e fiz um curso Avançado de Gramática e Conversação em Inglês no Harvest Institute, em Newark(período: setembro a novembro).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 23:49:28