Diego Pereira de Oliveira Cortes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8474391985247526
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


MESTRE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO- UFOP. ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PELO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - IFMG OURO PRETO. GRADUADO EM LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PELO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ANÍSIO TEIXEIRA - FHA (ATUAL UEMG). ATUALMENTE É PROFESSOR EFETIVO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. POSSUI EXPERIÊNCIA COMO DOCENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA OS NÍVEIS FUNDAMENTAL, MÉDIO E TÉCNICO. PARTICIPA EFETIVAMENTE DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO E INTEGRO GRUPO DE PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA E ETNOMODELAGEM MATEMÁTICA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diego Pereira de Oliveira Cortes
Nome em citações bibliográficas
CORTES, D. P. O.;Cortes,D.P.O.;Cortes, Diego Pereira de Oliveira;CORTES, DIEGO PEREIRA PEREIRA DE OLIVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Escola Estadual de Mario Campos.
RUA DIAMANTE 62
CENTRO
32470000 - Mário Campos, MG - Brasil
Telefone: (31) 35772004
URL da Homepage: E-mail: diego.oliveira.cortes@educacao.mg.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: RE-SIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÃO: UM ESTUDO MISTO PARA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIALÓGICA DA ETNOMODELAGEM, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Daniel Clark Orey.
Palavras-chave: Etnomodelagem; Etnomatemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2014 - 2016
Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 420h).
Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Título: RUMO À AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA: ALGUMAS SUGESTÕES PARA A PRÁTICA.
Orientador: Davidson Paulo Azevedo Oliveira.
2009 - 2012
Graduação em Matemática.
Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, ISEAT, Brasil.
Título: INTERDISCIPLINARIDADE EM FOCO: Um estudo da cinemática através da análise gráfica de funções polinomiais de 1º e 2º graus..
Orientador: EMÍLIO SILVA ASSIS.




Formação Complementar


2014 - 2014
25º Módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Pro. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
24º Módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Pro. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
23º Módulo do Programa de Aperfeiçoamento para Pro. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual de Mario Campos, E.E.M.C, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática - EFETIVO, Carga horária: 35
Outras informações
Professor Efetivo em dois cargos.

Atividades

08/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Disciplina de Matemática - Níveis Fundamental II e Ensino Médio

Escola do Ensino Fundamental e Médio, EEFM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Designado/Contratado, Carga horária: 20
Outras informações
Designado para lecionar para turmas do 7º, 8º e 9º do Ensino Fundamental.


Escola Estadual Professora Yolanda Martins, E.E.P.Y.M, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matematica - Efetivo, Carga horária: 17


Escola Estadual de Mario Campos, E.E.M.C, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática - DESIGNADO, Carga horária: 18


Escola Estadual Dom Cabral, E.E.D.C, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática - Designado, Carga horária: 18


Guarda Mirim Mario Campos, MG., G.M.M.C, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor de Apoio, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 2
Outras informações
Contratado para acompanhar e auxiliar na aprendizagem de conceitos matemáticos e físicos necessário para o curso técnico em eletricidade predial.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Ethnomodelling in Diverse cultural practices

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milton Rosa em 10/02/2017.
Descrição: Using the mathematics encountered outside of the school can be considered constructive in developing the process of modeling rather than as a mere manipulations of ideas, concepts, and procedures. The application of techniques in ethnomathematics along with the tools of modeling allows us to see a different reality and gives us insight into a holistic mathematics. In this perspective, the pedagogical approach that connects cultural aspects of mathematics with its academic aspects is named ethnomodeling, a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems that are part and parcel of a reality for any given cultural group. In this paper we offer an alternative goal for research, which is the acquisition of both emic and etic knowledge for the implementation of ethnomodeling. Emic knowledge is essential for an intuitive and empathic understanding of mathematical ideas of a culture and it is essential for conducting effective ethnographic fieldwork. We also offer a third perspective on ethnomodeling research, which is the dialectical approach, which makes use of both emic and etic knowledge and understandings through the processes of dialogue. Finally, we define ethnomodeling as the study of mathematical phenomena within a culture because it is a social construction and is culturally bound..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Diego Pereira de Oliveira Cortes - Integrante / Milton Rosa - Integrante / Daniel Clark Orey - Coordenador / Davidson Paulo de Azevedo Oliveira - Integrante.
2011 - Atual
Etnomodelagem: Um conceito de pesquisa para a etnomatematica e a modelagem

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Milton Rosa em 10/02/2017.
Descrição: Esse projeto des pesquisa tem como objetivo estabelecer um relacionamento entre a etnomatematica e o modelagem matematica por meio de etnomodelagem. A utilizacao das perspectivas emica, etica e dialogica sao importantes abordagens a fundamentadao teorica para o campo de pesquisa de etnomodelagem. Esse projeto tambem visa a elaboracao de uma fundamentacao teorica para a etnomodelagem posteriormente verificar como a praxis desse campo de pesquisa esta vinculada com a sua teoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Diego Pereira de Oliveira Cortes - Integrante / Milton Rosa - Coordenador / Daniel Clark Orey - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Modelagem Matemática.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Etnomatemática.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Etnomodelagem.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORTES, D. P. O.2018 CORTES, D. P. O.; OREY, D. C. ; ROSA, M. . Etnomodelos como uma ação pedagógica: sugestões para a prática docente em salas de aula. BOLETIM ONLINE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, p. 40-60, 2018.

2.
CORTES, D. P. O.2018 CORTES, D. P. O.; OREY, D. C. ; ROSA, M. . Consolidando a perspectiva sociocultural da modelagem matemática por meio da etnomodelagem. RLE (PASTO), v. 11, p. 13-35, 2018.

3.
CORTES, D. P. O.2017 CORTES, D. P. O.; ROSA, M. ; OREY, D. C. . Traduzindo Dialogicamente as Práticas Laborais de um Feirante por meio da Etnomodelagem. BOLETIM LABEM, v. 8, p. 106-123, 2017.

4.
CORTES, D. P. O.2017 CORTES, D. P. O.; OREY, D. C. ; ROSA, M. . Contribuições da Abordagem Dialógica da Etnomodelagem para a Ressignificação dos Conceitos de Função. JOURNAL OF MATHEMATICS AND CULTURE, v. 11, p. 129-148, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORTES, D. P. O.; ROSA, M. ; OREY, D. C. . RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES:Um Estudo Misto para entender as contribuições da Abordagem Dialógica da Etnomodelagem. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2016, São Paulo. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

2.
CORTES, D. P. O.; ROSA, M. ; OREY, D. C. . RUMO À AÇÃO PEDAGÓGICA: Um panorama da produção de pesquisas em Etnomatemática. In: VII Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2015, São João del-Rei. CC Textos completos. São João del-Rei: UFSJ, 2015. v. 1. p. 1-10.

3.
CORTES, D. P. O.; ROSA, M. ; OREY, D. C. . ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE FUNÇÃO: Um estudo misto para entender contributos da abordagem dialógica da etnomatemática. In: EBRAPEM, 2015, Juiz de Fora. Anais Seção D. Juiz de Fora: UFJF, 2015. v. 1. p. 1-11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSA, M. ; OREY, D. C. ; CORTES, D. P. O. . Re-signifying function concepts: a mixed methods study to understand the contributions of the dialogic approach of ethnomodeling. In: ICTMA-18, 2017, Cape Town. ICTMA - 18 Re, 2017.

2.
CORTES, D. P. O.; ROSA, M. ; OREY, D. C. . ENTENDENDO AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIALÓGICA DA ETNOMODELAGEM PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS DE FUNÇÃO. In: 5º Congresso Brasileiro de Etnomatemática, 2016, Goiânia, GO. Anais do V CBEm. Goiânia, GO: UFGO, 2016. v. 1. p. 87-87.

Apresentações de Trabalho
1.
CORTES, D. P. O.; OREY, D. C. . Etnomodelos como uma Ação Pedagógica: Sugestões para a prática docente em sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CORTES, D. P. O.. A Etnomodelagem como proposta de Ensino e Aprendizagem de conceitos de Função. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CORTES, D. P. O.; ROSA, M. ; OREY, D. C. . RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES:UM ESTUDO MISTO PARA ENTENDER AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIALÓGICA DA ETNOMODELAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORTES, D. P. O.; ROSA, M. ; OREY, D. C. . ENTENDENDO AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIALÓGICA DA ETNOMODELAGEM PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS DE FUNÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CORTES, D. P. O.; ROSA, M. ; OREY, D. C. . Ensino e Aprendizagem de Função: Um Estudo Misto para entender contributos da abordagem Dialógica da Etnomodelagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CORTES, D. P. O.; ROSA, M. ; OREY, D. C. . Rumo à ação pedagógica: Um panorama da produção de pesquisas em Etnomatemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ICTMA-18. Re-signifying function concepts: a methods study to understand the contributions of the dialogical aproach of Ethnomodelling. 2017. (Congresso).

2.
5º Congresso Brasileiro de Etnomatemática. ENTENDENDO AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DIALÓGICA DA ETNOMODELAGEM PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS DE FUNÇÃO. 2016. (Congresso).

3.
Professores que ensinam Matemática e materiais curriculares (Educativo). 2016. (Outra).

4.
Roda de Conversa: Prof.ª Marilena Bittar. 2016. (Outra).

5.
VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2016. (Encontro).

6.
XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE FUNÇÕES:Um Estudo Misto para entender as contribuições da Abordagem Dialógica da Etnomodelagem. 2016. (Encontro).

7.
Modelagem na Educação Matemática: prática e reflexões (Jussara de Loiola Araujo). 2015. (Outra).

8.
VI EEPEM- Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Encontro).

9.
VII Encontro Mineiro de Educação Matemática.Rumo à Ação Pedagógica um panorama da produção de pesquisas em Etnomatemática. 2015. (Encontro).

10.
XIX EBRAPEM.Ensino e Aprendizagem dos conceitos de Função: Um estudo misto para entender os contributos da abordagem dialógica da Etnomodelagem. 2015. (Encontro).

11.
7º Oficina de Jogos Matemáticos/UFMG. 2014. (Oficina).

12.
III Fórum Mineiro de Licenciatura em Matemática-UFMG/UFOP.-. 2014. (Encontro).

13.
5º Oficina de Jogos Matematicos - UFMG. 2013. (Oficina).

14.
Encontro de Professores do 9º ano do Ensino Fundamental da Superintendência Regional de Ensino- Metropolitana B. 2013. (Encontro).

15.
1º Encontro de Educação Matemática do ISEAT-FHA "Profissão Docente: Desafios e Perspectivas". 2012. (Encontro).

16.
VEMEM Quinto Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2009. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CORTES, D. P. O.. A Etnomodelagem como proposta de Ensino e Aprendizagem de conceitos de Função. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Participa de grupo de estudo de matemática superior aplicada aos cursos pós graduação.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:38:18