João Henrique Berssanette

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4957636385989608
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2003). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Instituto Superior de Educação do Paraná - INSEP (2012). Especialista em Docência da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de Nível Médio - IFPR (2016). Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2016). Doutorado em andamento em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Experiência na área de Ensino, Gestão e Tecnologia com ênfase em Ensino de Programação de Computadores (Algoritmos, Lógica e Linguagens de Programação), Gestão de Projetos, Gestão de WebSites e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Henrique Berssanette
Nome em citações bibliográficas
BERSSANETTE, J. H.;BERSSANETTE, JOÃO HENRIQUE

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná.
RODOVIA PR - 160, Km 19,5
Jardim Bandeirantes
84269090 - Telêmaco Borba, PR - Brasil - Caixa-postal: 8614000
Telefone: (42) 32213000
URL da Homepage: http://telemaco.ifpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ensino de Ciência e Tecnologia.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Orientador: Antonio Carlos de Francisco.
2013 - 2016
Mestrado em Ensino de Ciências e Tecnologia.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Título: ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PRÁTICA BASEADA EM AUSUBEL,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: André Koscianski.
Palavras-chave: Ensino; Programação de Computadores; Proposta de Abordagem; Aprendizagem Significativa.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2016
Especialização em Especialização em Docência da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica. (Carga Horária: 650h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Título: A educação do século XXI e a formação do professor reflexivo.
2011 - 2012
Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, INSEP, Brasil.
Título: IMPACTOS DA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: EFEITOS SOBRE A ESTRUTURA E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS.
2002 - 2003
Graduação em Processamento de Dados.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Título: Sistema Acadêmico.
Orientador: Luís Claudio Perini.




Formação Complementar


2017 - 2017
Minicurso de Bibliometria. (Carga horária: 10h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2016 - 2016
Iniciação Profissional em Lógica de Programação. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Mato Grosso do Sul, SENAI/DR/MS, Brasil.
2015 - 2016
INGLÊS - MÓDULO I - NÍVEL AI DO PROGRAMA E-TEC IDIOMAS SEM FRONTEIRAS. (Carga horária: 200h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2015 - 2015
Palestra: A escola, o professor e o aluno: Uma experiência na Finlândia. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
2014 - 2014
Palestra: Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Telêmaco Borba, FATEB, Brasil.
2014 - 2014
Palestra: Os Desafios da Interdisciplinaridade. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Telêmaco Borba, FATEB, Brasil.
2008 - 2008
Adm. de Custos e Formação de Preço de Venda. (Carga horária: 8h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2008 - 2008
Gestão Estratégica de Recursos Humanos. (Carga horária: 36h).
Associação Comercial e Industrial de Maringá, ACIM, Brasil.
2008 - 2008
Departamento Pessoal Modelo. (Carga horária: 16h).
Instituto Brasileiro de Ensino em Cursos Empresariais, IBECC, Brasil.
2006 - 2006
Programador Delphi. (Carga horária: 70h).
Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.
2006 - 2006
Ms Access. (Carga horária: 40h).
Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.
2006 - 2006
WebDesign. (Carga horária: 80h).
Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.
2005 - 2005
Informática. (Carga horária: 100h).
Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.
2004 - 2004
Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 80h).
Centro Brasileiro de Cursos, CEBRAC, Brasil.
2002 - 2003
MicroInformática. (Carga horária: 111h).
MicroWay, MICROWAY, Brasil.
2002 - 2002
Ambiente de Desenvolvimento - Visual Basic. (Carga horária: 40h).
Associaçãodo Desenvolvimento Tecnológico de Londrina, ADETEC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ens. Bas. Tec. e Tecnol, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador EAD - Câmpus Telêmaco Borba, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador dos cursos de EAD do câmpus Telêmaco Borba.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Técnico em Informática para Internet integrado EM., Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Lógica de Programação
Orientação de Projeto Integrador
03/2018 - 07/2018
Ensino, Especialização em Ensino de Ciência e Tecnologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem
02/2018 - 07/2018
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Lógica de Programação I
Orientação Trabalho de Conclusão Curso
09/2017 - 12/2017
Ensino, Especialização em Ensino de Ciência e Tecnologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Docência e empreendedorismo
07/2017 - 12/2017
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Programação II
Gestão de WebSites
07/2017 - 12/2017
Ensino, Tecnologia em Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Programação
02/2017 - 12/2017
Ensino, Técnico em Informática para Internet integrado EM., Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Lógica de Programação
Gestão de WebSites
Projeto Integrador
02/2017 - 07/2017
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Lógica de Programação I
07/2016 - 12/2016
Ensino, Tecnologia em Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Programação
07/2016 - 12/2016
Ensino, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos
Metodologia da Pesquisa Científica
03/2016 - 12/2016
Ensino, Técnico em Informática para Internet integrado EM., Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Gestão de WebSites e Comércio Eletrônico
Lógica de Programação
03/2016 - 12/2016
Ensino, Técnico em Automação Industrial Integrado ao EM, Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Lógica de Programação
03/2016 - 07/2016
Ensino, Tecnologia em Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Ciência e a Tecnologia
03/2016 - 07/2016
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
07/2015 - 02/2016
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos
02/2015 - 02/2016
Ensino, Técnico em Informática para Internet integrado EM., Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Gestão de Web Sites e Comercio eletrônico
Lógica de Programação,
Projeto Integrador
02/2015 - 02/2016
Ensino, Técnico em Mecânica Integrado ao EM., Nível: Ensino Médio

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
02/2015 - 07/2015
Ensino, Tecnologia em Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Ciência e Tecnologia
07/2014 - 12/2014
Ensino, Técnico em Informática para Internet, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Gestão de Web Sites
06/2014 - 12/2014
Ensino, Programador Web, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática
Lógica de Programação
Gestão de Web Sites
02/2014 - 12/2014
Ensino, Técnico em Informática para Internet integrado EM., Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
Linguagem de Programação I
Manutenção de Computadores
02/2014 - 12/2014
Ensino, Técnico em Mecânica Integrado ao EM., Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
02/2014 - 07/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
02/2013 - 12/2013
Ensino, Técnico em Informática para Internet integrado EM., Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
Manutenção de Computadores
02/2013 - 12/2013
Ensino, Técnico em Mecânica Integrado ao EM., Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
02/2013 - 07/2013
Ensino, Técnico em Informática para Internet, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
08/2012 - 12/2012
Ensino, FIC - Agricultura Familiar, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Inclusão Digital
07/2012 - 12/2012
Ensino, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Jogos para Web
04/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Coordenação de Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Inclusão Digital.
03/2012 - 12/2012
Ensino, Técnico em Mecânica Integrado ao EM., Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
03/2012 - 12/2012
Ensino, Técnico em Florestas Integrado ao EM., Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
03/2012 - 07/2012
Ensino, Técnico em Informática para Internet, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Instrumental
03/2012 - 07/2012
Ensino, Técnico em Programação de Jogos Digitais, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática
03/2012 - 07/2012
Ensino, Técnico em Design de Móveis, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Informática

Faculdade de Telêmaco Borba, FATEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2014 - 06/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Computação
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Computação
07/2013 - 12/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informação
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos Estruturados
07/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos Estruturados
02/2013 - 07/2013
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada à Administração
07/2012 - 12/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Sistemas de Informação
02/2012 - 06/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada à Administração
07/2011 - 12/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas de Informação

Colégio Estadual Jardim Alegre, CEJA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de disciplinas relacionadas a Informática nos cursos Técnico em Administração, Informática e Secretariado.

Atividades

04/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática instrumental, Lógica de programação, Manutenção de computadores,

Colégio Dom Bosco Telêmaco Borba, DOM BOSCO TB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Professor de disciplinas relacionadas a Informática nos Anos Finais do Ensino Fundamental.


Prefeitura Municipal de Imbaú, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Informática, Carga horária: 40
Outras informações
Técnico em Informática, responsável por capacitação, treinamentos e desenvolvimento Humano no orgão CRAS (Centro de Referência da Assistencia Social)


Colégio Carlos Démia, CARLOSDEMIA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela administração do colégio, setor financeiro, recursos humanos, departamento pessoal, elaboração e gestão de projetos, desenvolvimento de sistema acadêmico.


FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ, INSEP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Responsável pelo setor administrativo e financeiro da Instituição (Planejamento e execução; Contas à receber e pagar; Folha de pagamento; Treinamentos).



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
MATERIAL INSTRUCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE PROTOTIPAGEM RÁPIDA DE BAIXO CUSTO
Descrição: Hoje as tecnologias empregadas no processo de prototipagem rápida estão se popularizando, assim como Celulares, Computadores e Tablets, as impressoras 3D são máquinas de prototipagem rápida (RP), que atualmente é visto como um inovador e avançado. A tecnologia de prototipagem rápida que isso se torne uma ferramenta importante dentro do processo de desenvolvimento de produto (PDP) e estão se tornando uma tendência. Esta tecnologia que logo estará presente na vida de grande parte da população. Dessa forma, propõe-se o desenvolvimento de um projeto que vise influenciar na acessibilidade dos conhecimentos necessários para a compreensão da tecnologia envolta nesse processo. Este projeto possui uma abordagem baseada em dois conceitos centrais, a prototipagem rápida e o princípio de funcionamento da impressora 3D. O projeto tem como objetivo a elaboração de material instrucional com os conhecimentos e equipamentos necessários para o desenvolvimento de um modelo de prototipagem rápida de baixo custo (impressora 3D segundo modelo Prussa Mendel) usando uma pesquisa exploratória. Para isso, pretende-se realizar o levantamento bibliográfico e tecnológico de todas as etapas do processo de confecção de uma impressora 3D, com vista a elaboração de um material didático com linguagem clara e acessível. Dessa forma, espera-se contribuir com a disseminação desse conhecimento empregado nesta tecnologia de prototipagem rápida, e assim, colaborar promoção da ciência e tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES: SUBSTITUINDO TEORIA POR PRÁTICA, EM UMA ABORDAGEM BASEADA EM AUSUBEL
Descrição: Pode-se afirmar que a aprendizagem de programação de computadores é essência para todas as carreiras ligadas à informática e a computação, entretanto, durante o processo de ensino/ aprendizagem dos conceitos ou fundamentos de programação de computadores, nota-se que parcela significativa dos alunos apresenta dificuldades em assimilar e aplicar certos conceitos. Isto ocorre devido a diversos problemas, dentre esses, a falta de competências na resolução de problemas, baixa habilidade matemática, baixo nível de abstração entre outras dificuldades. Aprendizagem de programação é um processo exigente, que apresenta dificuldades na sua execução o que a torna foco de diversas pesquisas com o propósito de analisar essas dificuldades e propor medidas tendentes a melhorar a aprendizagem de algoritmos e de programação de computadores. Dessa forma, este projeto visa investigar sequências didáticas que possam conduzir os alunos através das dificuldades da disciplina. A hipótese que orienta o trabalho, é a de que uma sequência didática elaborada segundo critérios pedagógicos claros tenha um efeito positivo, comparada à abordagem atual da disciplina. de problemas e representação em uma linguagem, como sendo elementos que possam ser distinguidos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Simulados eletrônicos do processo seletivo do IFPR: Instrumento de divulgação e democratização do ensino
Descrição: O acesso aos Cursos Técnicos de Nível Médio dos Institutos Federais acontece por meio de um Processo Seletivo, entretanto candidatos a esta seleção normalmente estão concluindo o ensino fundamental e, portanto não possui experiência neste tipo de avaliação, o que reduz suas chances de acesso à instituição. O objetivo deste projeto é investigar quais as contribuições de simulados eletrônicos do Processo Seletivo do IFPR para estes candidatos, e como estes simulados podem conduzir a preparação dos candidatos através das dificuldades de acesso aos cursos oferecidos pelo IFPR. Para isso, pretende-se identificar as principais dificuldades dos candidatos, propor o uso de simulados e analisar as contribuições desta ferramenta. Os simulados serão desenvolvidos com base nas provas dos processos seletivos dos anos anteriores, deverão ser programados questionários por áreas de conhecimento, que serão divulgados aos candidatos para que estes possam testar seus conhecimentos, proporcionando um mecanismo para aquisição de experiências neste tipo de avaliação, além disso, com base no feedback proporcionado pelos simulados o candidato poderá direcionar melhor seus estudos. Espera-se a partir deste projeto que o uso de simulados eletrônicos, como procedimento de preparação para o processo seletivo pelos candidatos tenha efeitos positivos, aumentando suas chances de acesso ao Instituto Federal do Paraná, comparado aos demais que não utilizaram esta ferramenta, assim colaborando com a democratização do acesso ao ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Simulados eletrônicos do processo seletivo do IFPR: Instrumento de divulgação e democratização do ensino
Descrição: O acesso aos Cursos Técnicos de Nível Médio dos Institutos Federais acontece por meio de um Processo Seletivo, entretanto candidatos a esta seleção normalmente estão concluindo o ensino fundamental e, portanto, não possui experiência neste tipo de avaliação, em consequência disso estes candidatos não obtêm os resultados esperados em relação à prova, o que reduz suas chances de acesso à instituição. Observando as dificuldades gerais dos candidatos foi desenvolvido durante os anos de 2014 e 2015 um projeto de pesquisa que visava a elaboração de simulados online com questões de testes seletivos anteriores com fim de auxilia-los na preparação do processo seletivo com vistas a democratizar o acesso ao ensino. Com esse objeto de aprendizagem tornou-se possível o candidato avaliar seus conhecimentos, ter maior familiaridade com o tipo de avalição do processo seletivo e assim poder direcionar melhor seus estudos. A proposta de continuar este projeto de pesquisa em formato de extensão é justamente fazer esses candidatos continuem a ter acesso aos simulados, bem como atualiza-los. O objetivo deste projeto é atualizar os questionários presentes nesta ferramenta, assim como fomentar sua divulgação, visando contribuir com o maior número de candidatos possíveis. Para isso, pretendese atualizar os simulados com base nas provas dos processos seletivos dos anos anteriores, e realizar uma ampla divulgação aos candidatos para que estes possam testar seus conhecimentos, proporcionando um mecanismo para aquisição de experiências neste tipo de avaliação, além disso, com base no feedback proporcionado pelos simulados o candidato poderá direcionar melhor seus estudos. Espera-se a partir deste projeto que o uso de simulados eletrônicos, como procedimento de preparação para o processo seletivo pelos candidatos tenha efeitos positivos a comunidade, aumentando suas chances de acesso ao Instituto Federal do Paraná, assim colaborando com a democratização do acesso ao ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Capacitação para Docentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE
Descrição: Uma preocupação de vários docentes que buscam estar em constante formação bem como estarem inseridos no meio digital é o entendimento e desmistificação da educação a distância. Atualmente o ambiente virtual mais utilizado é o Moodle. Desta forma este projeto busca propor um curso de extensão que possibilite aos docentes e aos futuros tutores estarem preparados para desenvolver atividades no ambiente virtual de aprendizagem ? Moodle..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Projeto de Inclusão Digital
Descrição: O projeto de Inclusão Digital visa proporcionar oportunidades de desenvolvimento de habilidades a diversos grupos sociais permitindo o acesso às tecnologias de informação, capacitando na prática e gerando agentes de desenvolvimento social por meio da inclusão digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Projeto de Inclusão Digital
Descrição: O projeto de Inclusão Digital visa proporcionar oportunidades de desenvolvimento de habilidades a diversos grupos sociais permitindo o acesso às tecnologias de informação, capacitando na prática e gerando agentes de desenvolvimento social por meio da inclusão digital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professor Homenageado - Curso Técnico em Informática para Internet, IFPR - Campus Telêmaco Borba.
2015
Professor Homenageado - Curso Técnico em Informática para Internet, IFPR - Campus Telêmaco Borba.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERSSANETTE, J. H.2017 BERSSANETTE, J. H.; FRANCISCO, A. C. ; FRASSON, A. C. ; FERREIRA, F. ; RANTHUM, R. . Integração da rede social Facebook a Plataforma de Aprendizagem Moodle. Espacios (Caracas), v. 38, p. 7, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, K. A. B. ; BERSSANETTE, J. H. . A EXPERIÊNCIA NA EAD VISTA PELA TEORIA. In: Antonio Carlos Frasson; Antonella Ca rvalho de Oliveira; Lucimara Glap. (Org.). Formação Docente: Princípios e Fundamentos. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena, 2018, v. , p. 1-274.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BERSSANETTE, J. H.; FRANCISCO, A. C. . Uma Proposta de Ensino de Programação de Computadores com base na PBL utilizando o portal URI Online Judge. In: Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018, Araranguá, SC. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018. p. 348-354.

2.
BERSSANETTE, J. H.; FRANCISCO, A. C. . UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES COM BASE NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA UTILIZANDO REDES SOCIAIS. In: CIET:EnPED - Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância., 2018, São Carlos - SP. Anais CIET:EnPED:2018 ? Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento, 2018.

3.
BERSSANETTE, JOÃO HENRIQUE; FRENCISCO, ANTONIO CARLOS . Proposta de Abordagem Prática para o Ensino de Programação Baseada em Ausubel. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza, 2018. p. 398.

4.
BERSSANETTE, J. H.; FRANCISCO, A. C. . ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA WEB 2.0. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2018, Salvador. Anais COBENGE 2018, 2018.

5.
BERSSANETTE, J. H.; FRANCISCO, A. C. ; SILVA, S. C. R. ; BASNIAK, M. I. . AVALIAÇÃO DO USO DO APP SOLOLEARN COMO FERRAMENTA DE APOIO A APRENDIZAGEM DOS FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. In: V Congresso Internacional das TIC na Educação, 2018, Lisboa. Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação, 2018.

6.
BERSSANETTE, J. H.; FERREIRA, F. ; SILVA, M. F. M. P. . SIMULADOS ELETRÔNICOS DO PROCESSO SELETIVO DO IFPR: INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO. In: V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2016, Pronta Grossa. Anais. Ponta Grossa, 2016.

7.
PACHECO, N. H. R. ; BERSSANETTE, J. H. ; Oliveira, R. G. ; Santos Junior, G. ; Miranda, A. D. . Contribuições dos recursos didáticos do Portal Dia a Dia Educação. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez (México). Anais XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015. p. http://xiv.ciae.

8.
FERREIRA, F. ; BERSSANETTE, J. H. . USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO. In: IV SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa - PR. Anais IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014.

9.
PIECHNIKI, A. S. ; BERSSANETTE, J. H. ; BARAN, L. R. . Uma investigação dos Componentes relacionados com o sucesso da TPM. In: I ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE DE TELÊMACO BORBA, 2014, Telêmaco Borba. Anais I ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE DE TELÊMACO BORBA, 2014.

10.
SILVA, E. P. ; BERSSANETTE, J. H. ; CASTRO, A. M. ; LOPES, R. J. F. . SISTEMA DE INFORMAÇÃO E PLANEJAMENTO: O USO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA APOIO AO PLANEJAMENTO E DEMOCRATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES. In: I ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE DE TELÊMACO BORBA, 2014, Telêmaco Borba. Anais I ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE DE TELÊMACO BORBA, 2014.

11.
SILVA, E. P. ; BERSSANETTE, J. H. ; CASTRO, A. M. ; LOPES, R. J. F. . SISTEMAS DE INFORMAÇÕES: CARACTERÍSTICAS E IMPORTÂNCIA PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE ORGANIZACIONAL. In: I ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE DE TELÊMACO BORBA, 2014, Telêmaco Borba - PR. Anais I ENCONTRO DE PESQUISA DA FACULDADE DE TELÊMACO BORBA, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, F. ; BERSSANETTE, J. H. . BIBLIOTECA VIVA: ENTRE NA RODA E DEBATA NA REDE. In: II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR ? SEPIN/IFPR, 2013, Paranaguá - PR. Anais II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR ? SEPIN/IFPR, 2013.

2.
BERSSANETTE, J. H.; FERREIRA, F. . INCLUSÃO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL. In: II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR ? SEPIN/IFPR, 2013, Paranaguá - PR. Anais II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR ? SEPIN/IFPR, 2013.

3.
BERSSANETTE, J. H.. SIMULADOS ELETRÔNICOS DO PROCESSO SELETIVO DO IFPR: INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO. In: II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR ? SEPIN/IFPR, 2013, Paranaguá - PR. Anais II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFPR ? SEPIN/IFPR, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BERSSANETTE, J. H.; MARTINS, L. O. . Ensino de Programação de Computadores: Substituindo a Teoria Por Prática em Uma Abordagem Baseada em Ausubel. In: V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2016, Cascavel. Anais V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2016.

2.
BERSSANETTE, J. H.; SILVA, M. F. M. P. ; OLIVEIRA, L. E. ; FERREIRA, F. . Simulados Eletrônicos do Processo Seletivo do IFPR: Instrumento de Divulgação e Democratização do Ensino. In: V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2016, Cascavel. Anais V Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2016.

3.
BOTELHO, M. A. O. ; BERSSANETTE, J. H. . Ensino de Programação de Computadores: Substituindo Teoria por Prática, em uma abordagem baseada em Ausubel. In: IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2015, Paranaguá - PR. Anais do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2015.

4.
TORRECILHAS, R. ; BERSSANETTE, J. H. . Simulados Eletrônicos do Processo Seletivo do IFPR - Instrumento de Divulgação e Democratização do Ensino. In: IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2015, Paranaguá - PR. Anais do IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
BERSSANETTE, J. H.. Tecnologias e Tendências dos Sistemas de Informação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica

Demais tipos de produção técnica
1.
BERSSANETTE, J. H.. Minicurso de Gerenciador de Referências MENDELEY. 2017. .

2.
BERSSANETTE, J. H.; KOSCIANSKI, A. . UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PRÁTICA BASEADA EM AUSUBEL PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PROPOSTA DE ABORDAGEM).

3.
SILVEIRA, R. M. C. F. ; MAINGINSKI, F. E. ; BERSSANETTE, J. H. . IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2015. (Editoração/Anais).

4.
BERSSANETTE, J. H.. Oficina: Desenvolvimento de material didático interativo utilizando computador. 2014. .

5.
SILVEIRA, R. M. C. F. ; BERSSANETTE, J. H. . Produtos do Programa PPGECT - Junho 2009 / Fevereiro 2014. 2014. (Editoração/Coletânea).

6.
BERSSANETTE, J. H.. Oficina: Desenvolvimento de material didático interativo utilizando computador. 2013. .



Patentes e registros



Programa de computador
1.
FRANCISCO, A. C. . AccessLearning. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014001310-3, data de registro: 28/10/2014, título: "AccessLearning" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BERSSANETTE, J. H.; MALINOWSKI, E. L.; POLTRONIERI, R.; FIGUEIREDO, G. V. C.; SILVA, R. A.. Participação em banca de JOELMA MOURA JORGE. SG - Sistema Gerenciador. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática para Internet) - Instituto Federal do Paraná.

2.
POLTRONIERI, R.; MALINOWSKI, E. L.; FIGUEIREDO, G. V. C.; BERSSANETTE, J. H.; SILVA, R. A.. Participação em banca de ALESSANDRA PRESTES PEDROSO. Sistema de Gerenciamento de Prestação de Serviço. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática para Internet) - Instituto Federal do Paraná.

3.
POLTRONIERI, R.; MALINOWSKI, E. L.; FIGUEIREDO, G. V. C.; BERSSANETTE, J. H.; SILVA, R. A.. Participação em banca de JULIANDRA DE FÁTIMA LOPES BITTENCOURT. Sistema de Gerenciamento de Vendas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática para Internet) - Instituto Federal do Paraná.

4.
POLTRONIERI, R.; MALINOWSKI, E. L.; FIGUEIREDO, G. V. C.; BERSSANETTE, J. H.; SILVA, R. A.. Participação em banca de ALESSANDRO RIBEIRO DA SILVA. Sistema para Oficina. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática para Internet) - Instituto Federal do Paraná.

5.
POLTRONIERI, R.; MALINOWSKI, E. L.; FIGUEIREDO, G. V. C.; BERSSANETTE, J. H.; SILVA, R. A.. Participação em banca de CLAUDINEI RAMOS DE OLIVEIRA. SAC - Sistema de Automação Comercial. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática para Internet) - Instituto Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RIBEIRO, R. J.; KOSCIANSKI, P. V.; BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de WILLIAM CAMPOS.ENFOQUE CTS NO ENSINO DE FÍSICA COM O JOGO DIGITAL ELECTROCITY. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Instituto Federal do Paraná.

2.
BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de FÁTIMA JARENCHUK.Eficiênica na gestão pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba.

3.
BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de INGRID CAROLINE WOELLNER.Satisfação dos clientes de terceira idade na SAA do Banco do Brasil da Agência de Telêmaco Borba. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba.

4.
BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de CLEONE GALVES.Benefícios da implantação de sistema de informação: estudo de caso no setor de logística de transporte florestal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba.

5.
BERSSANETTE, J. H.; RIBEIRO, L. S.; ROBERTO, L. C.. Participação em banca de MARIA LUIZA EDUARDO.Pesquisa de satisfação dos usuários com o Terminal Rodoviário de Telêmaco Borba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba.

6.
BERSSANETTE, J. H.; RIBEIRO, L. S.; ROBERTO, L. C.. Participação em banca de EZEQUIEL DE PAULA DA SILVA.O uso de sistemas de informação aplicados ao planejamento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba.

7.
OLIVEIRA, C. C.; MARQUES, E. B.; BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de RENATA MOREIRA BUENO.Plano de negócio: empresa de provedor de Internet em Telêmaco Borba. 2013 - Faculdade de Telêmaco Borba.

8.
OLIVEIRA, C. C.; MARQUES, E. B.; BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de DIVAEL DA PAZ.Rotatividade da mão de obra no setor logístico: o caso da empresa VJB - Transportes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba.

9.
BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de Mayara Pedroso de Castro.Administração de Recursos Materiais, Controle de Estoques com Planilhas: Um Estudo de Caso na Empresa Aires & Castro Ltda Imbaú - PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FATEB - FACULDADE DE TELEMACO BORBA.

10.
BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de André de Jesus da Silva.A Importância do Agronegócio na Economia Brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FATEB - FACULDADE DE TELEMACO BORBA.

11.
BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de Aline Lígia Lopes.Mapeamento de Competências: As Seleções e a Importância do Setor de RH nas Organizações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FATEB - FACULDADE DE TELEMACO BORBA.

12.
BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de Cheila Adriana Lintzmaia.A Importância de Empreender e Liderar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FATEB - FACULDADE DE TELEMACO BORBA.

13.
BERSSANETTE, J. H.. Participação em banca de Alessandra Cristiane Campos.A Qualidade no Atendimento como Diferencial Competitivo e a sua Influência na Satisfação dos Clientes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - FATEB - FACULDADE DE TELEMACO BORBA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BERSSANETTE, J. H.; RIBEIRO, R. J.; POLTRONIERI, R.. Certificação de Conhecimentos. 2014. Instituto Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Mulheres e Olhares do IFPR Telêmaco Borba. 2018. (Encontro).

2.
Desafio da Hora do Código - Paraná/2016. Ensino de Programação nas escolas públicas do Estado do Paraná. 2016. (Olimpíada).

3.
Congresso de Educação Online Revista Professor / Faculdade Cidade Verde - F-CV. 2015. (Congresso).

4.
IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR.Ensino de Programação de Computadores: Substituindo Teoria por Prática, em uma abordagem baseada em Ausubel. 2015. (Seminário).

5.
IV Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR.Simulados Eletrônicos do Processo Seletivo do IFPR - Instrumento de Divulgação e Democratização do Ensino. 2015. (Seminário).

6.
XII Conferencia Latino-americana de Software Livre. 2015. (Congresso).

7.
Encontro Pedagógico. 2014. (Encontro).

8.
Encontro Pedagógico. 2014. (Encontro).

9.
II Congresso Municipal de Educação: Leitura e Formação de Leitores. Oficina: Desenvolvimento de material didático interativo utilizando computador. 2014. (Congresso).

10.
I Olimpíada IFPR de Robótica. I Olimpíada IFPR de Robótica. 2014. (Olimpíada).

11.
IV SINECT - Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2014. (Simpósio).

12.
XI Conferência Latino-Americana de Software Livre - Latinoware 2014. 2014. (Congresso).

13.
Encontro Pedagógico. 2013. (Encontro).

14.
Encontro Pedagógico. 2013. (Encontro).

15.
I Congresso Municipal de Educação: Leitura e Formação de Leitores. Oficina: Desenvolvimento de material didático interativo utilizando computador. 2013. (Congresso).

16.
II Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação.Inclusão Digital como ferramenta de Inclusão Social. 2013. (Seminário).

17.
II Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação.BIBLIOTECA VIVA: ENTRE NA RODA E DEBATA NA REDE. 2013. (Seminário).

18.
II Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação.SIMULADOS ELETRÔNICOS DO PROCESSO SELETIVO DO IFPR: Instrumento de divulgação e democratização do ensino. 2013. (Seminário).

19.
Práticas Freirianas e Ensino de Ciência. 2013. (Seminário).

20.
I Rota dos Tropeiros Livres. 2012. (Encontro).

21.
Encontro de Mantenedores e Diretores. 2009. (Encontro).

22.
GFin - Encontro Nacional de Gestores Finaceiros de Instituições de Ensino. 2009. (Encontro).

23.
VII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERSSANETTE, J. H.. I Simpósio Sobre Diversidades: Gêneros e Perspectivas. 2017. (Outro).

2.
BERSSANETTE, J. H.. I SEMANA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO IFPR CAMPUS TELÊMACO BORBA. 2016. .

3.
BERSSANETTE, J. H.. Copa Rio Info de Algoritmos. 2016. .

4.
BERSSANETTE, J. H.. XVII Olimpíada Brasileira de Informática. 2015. .

5.
BERSSANETTE, J. H.. Copa Rio Info de Algoritmos. 2015. .

6.
BERSSANETTE, J. H.. XVI Olimpíada Brasileira de Informática. 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ALESSANDRA PRESTES PEDROSO. Sistema de Gerenciamento de Prestação de Serviço. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática para Internet) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.

2.
JOELMA MOURA JORGE. SG - Sistema Gerenciador. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática para Internet) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
CLEONE GALVES. Benefícios da implantação de sistema de informação: estudo de caso no setor de logística de transporte florestal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: João Henrique Berssanette.

2.
EZEQUIEL DE PAULA DA SILVA. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E PLANEJAMENTO A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA WEBGIS PARA O PLANEJAMENTO FLORESTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FATEB - FACULDADE DE TELEMACO BORBA. Orientador: João Henrique Berssanette.

3.
LEANDRO CAMARGO RIBEIRO. ANÁLISE DA LEI Nº 12.619, DE 30 DE ABRIL DE 2012 (IDENTIFICAÇÃO DE SUA APLICABILIDADE EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE DE CARGAS DO MUNICÍPIO DE IMBAÚ). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: João Henrique Berssanette.

4.
MARIA LUIZA EDUARDO. PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS COM OS SERVIÇOS DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE TELÊMACO BORBA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: João Henrique Berssanette.

5.
THIAGO DA SILVA FERNANDES. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - FATEB - FACULDADE DE TELEMACO BORBA. Orientador: João Henrique Berssanette.

6.
ROMÁRIO MACHADO JUNIOR. A importância da gestão da informação e da tecnologia da informação para as organizações. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Faculdade de Telêmaco Borba. Orientador: João Henrique Berssanette.

Iniciação científica
1.
MILENA AUGUSTA DE OLIVEIRA BOTELHO. Ensino de programação de computadores: substituindo teoria por prática, em uma abordagem baseada em Ausubel.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Henrique Berssanette.

2.
REBECA TORRECILHAS. Simulados eletrônicos do processo seletivo do IFPR: instrumento de divulgação e democratização do ensino.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: João Henrique Berssanette.

Orientações de outra natureza
1.
Michele da Silva. Programa de Monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.

2.
GABRIEL THEODORE DE OLIVEIRA. TCC Técnico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MUSICAL. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.

3.
GABRIEL GUIMARÃES. TCC Técnico: SISTEMA DE CONTROLE TERMINOLÓGICO. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.

4.
GABRIEL CARNEIRO DE ARRUDA. TCC Técnico: Sistema PET Já. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.

5.
FELIPE PEREIRA SIMÕES DA SILVA. TCC Técnico: Sistema de controle escolar do aluno. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.

6.
Caroline Galvão Holowate Ferreira. Projeto de Inclusão Digital. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.

7.
Dariane Victória Oliveira de Souza. Projeto de Inclusão Digital. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Florestas Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.

8.
Matheus Bakaus Bruno. Projeto de Inclusão Digital. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Paraná. Orientador: João Henrique Berssanette.



Inovação



Programa de computador registrado
1.
FRANCISCO, A. C. . AccessLearning. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014001310-3, data de registro: 28/10/2014, título: "AccessLearning" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BERSSANETTE, J. H.2017 BERSSANETTE, J. H.; FRANCISCO, A. C. ; FRASSON, A. C. ; FERREIRA, F. ; RANTHUM, R. . Integração da rede social Facebook a Plataforma de Aprendizagem Moodle. Espacios (Caracas), v. 38, p. 7, 2017.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
BERSSANETTE, J. H.; KOSCIANSKI, A. . UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM PRÁTICA BASEADA EM AUSUBEL PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - PROPOSTA DE ABORDAGEM).


Programa de Computador registrado
1.
FRANCISCO, A. C. . AccessLearning. 2014.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512014001310-3, data de registro: 28/10/2014, título: "AccessLearning" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 16:27:55