Taís Helena Silva de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9610107804841281
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Aluna de graduação do curso de Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo início no ano de 2015. Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Odontologia-UFJF) sob Tutoria da Professora Doutora Rosangela Almeida Ribeiro. É integrante do corpo de pesquisa do Laboratório de Estrutura e Função de Proteínas pertencente ao departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas - UFJF sob orientação da Professora Doutora Priscila de Faria Pinto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Taís Helena Silva de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, T. H. S.;OLIVEIRA, Tais Helena Silva;OLIVEIRA, Tais H. S

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Odontologia.
Rua José Lourenço Kelmer
São Pedro
36036900 - Juiz de Fora, MG - Brasil
Telefone: (32) 32226496


Formação acadêmica/titulação


2015
Graduação em andamento em Odontologia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana de pastas experimentais contendo hidróxido de cálcio e óleos essenciais frente ao E. Faecalis e C. albicans através de microscopia confocal..
Orientador: Anamaria Pêssoa Pereira Leite.
2010 interrompida
Graduação interrompida em 2013 em Geografia.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Ano de interrupção: 2013




Formação Complementar


2013 - 2013
Pagemento por Servicos Ambientais. (Carga horária: 25h).
Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, AGEVAP, Brasil.
2011 - 2011
Manejo de solo, água e planta em sistema intensivo. (Carga horária: 40h).
Embrapa Gado de Leite, CNPGL, Brasil.
2011 - 2011
Como produzir Leite com qualidade. (Carga horária: 24h).
Embrapa Gado de Leite, CNPGL, Brasil.
2010 - 2010
Áreas verdes Urbanas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Delicias que vão para o lixo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PET-Odontologia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O Grupo PET-Odontologia-UFJF foi implantado em outubro de 2009, em uma iniciativa da Profa. Rosangela Almeida Ribeiro, proponente e tutora do programa. O grupo conta com professores colaboradores do Curso de Graduação em Odontologia e de grupos de pesquisa da Unidade. O programa busca criar condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a formação acadêmica dos integrantes. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET. Orientado pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o Programa de Educação Tutorial tem por objetivos: Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de Graduação; promover a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação no projeto de monitoria da disciplina de Microbiologia aplicada à Odontologia pelo Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do Instituto de Ciências Biológicas.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação no projeto de monitoria da disciplina de Bioquímica aplicada à Odontologia pelo Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas.


Embrapa Gado de Leite, CNPGL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio na área de Solos e Nutrição de Plantas. Desenvolvimento de pesquisa; preparo de soluções nutritivas; amostragem de solo; desenvolvimento de experimento em hidroponia; partição de cursos de aprimoramento. Perfazendo um total de 196 horas de estágio.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio na área de Solos e Nutrição de Plantas. Desenvolvimento de pesquisa; auxilo na quantificação e coleta de solos de experimento de perda de solo por erosão hídrica; auxilo na quantificação de dados climatográficos da Estação Meteorológica; Auxilo em amostragem de solo. Perfazendo um total de 320 horas de estágio.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Análise educacional do estudo em odontologia na Universidade Federal de Juiz de Fora
Descrição: Analisar a percepção dos acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG sobre a importância das práticas desenvolvidas em atividade curricular e correlacionar com a percepção dos seus pacientes sobre o tratamento oferecido na Faculdade...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Taís Helena Silva de Oliveira - Integrante / Priscila de Faria Pinto - Coordenador / Marcel Arruda Diogo - Integrante.
2017 - Atual
Desenvolvimento de corantes evidenciadores de placa interdental bacteriana.
Descrição: A Odontologia Preventiva tem se destacado na área da saúde. Dados sobre os índices de placa bacteriana dental são utilizados em estudos clínicos epidemiológicos para avaliar a eficiência de técnicas preventivas, eficácia de produtos usados em saúde pública e comportamentos de grupos. Nem toda a população tem conhecimento sobre os efeitos do biofilme placa dental acumulando para sua saúde bucal. Uma vez que há dificuldade na visualização deste biofilme, principalmente nos estágios iniciais. Este trabalho teve como objetivo central o desenvolvimento de uma solução evidenciadora de biofilmes bacterianos a partir de corantes atóxicos. Foram selecionados 8 corantes(fucsina básica, azul toluidina, azul brilhante, verde malaquita, verde metilo, vermelho neutro, azul de metileno e eosina) que, de acordo com a literatura, não causavam dano ao ser humano. A atividade evidenciadora de soluções a 1% foi avaliada sobre bactéria formadora de biofilme Streptococcus mutans com base em protocolo já estabelecido para avaliação de formação de biofilmes. Como resultados preliminares foi possível observar que o cristal violeta foi a melhor solução evidenciadora. Os corantes fucsina básica e azul toluidina, apresentaram capacidade de corar o biofilme, sem alteração da cor da solução em contato com biofilme quando observado por microscopia. O corante vermelho neutro, azul de metileno, cristal violeta e verde metilo apresentaram capacidade de corar o biofilme com alterações de sua cor.As substâncias evidenciadoras de placa deveriam fazer parte do arsenal de produtos utilizados para higiene dental. Tais produtos são capazes de auxiliar na orientação da escovação, uma vez que identificam as áreas envolvidas pelos depósitos microbianos, atuando, então, como agentes motivadores do cuidado bucal. Com os resultados promissores obtidos, pretende-se a partir destes corantes, confeccionar novos produtos para auxiliar na higiene dental e, consequente melhora da saúde bucal...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Taís Helena Silva de Oliveira - Integrante / Ana Carolina Morais Apolônio - Integrante / Priscila de Faria Pinto - Coordenador / Marcel Arruda Diogo - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2017
MONITORIA DE MICROBIOLOGIA APLICADA À ODONTOLOGIA
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Taís Helena Silva de Oliveira - Integrante / Ana Carolina Morais Apolônio - Coordenador.
2016 - 2016
MONITORIA DE BIOQUIMICA APLICADA À ODONTOLOGIA
Descrição: A disciplina de Bioquímica aplicada à odontologia atende em média a 60 alunos de graduação de odontologia por semestre. Dentro da disciplina temos atividades teóricas que são executadas semanalmente em dois encontros semanais convencionais (04 créditos), onde são abordados os tópicos de bioquímica estrutural e metabólica que contempla os conteúdos relacionados com carboidratos, lipídeos, proteínas e outras moléculas de interesse dentro do funcionamento fisiológico e patológico relacionado aos humanos. Além destes conteúdos, a disciplina destaca temas específicos da bioquímica de formação dos dentes, de formação do processo de cárie e outros temas dentro da ?Bioquímica Odontológica?. Durante as atividades semanais, os alunos executam aulas práticas (02 créditos) nos laboratórios do departamento de Bioquímica onde podem explorar os temas abordados em sala de aula sob a forma de experimentos. Consolidando os temas abordados semanalmente, os alunos participam de uma sessão de grupo de estudo (01 crédito), onde o professor e o monitor ficam a disposição para estudos coletivos e interativos, onde a dinâmica de trabalho promove a consolidação dos conteúdos. Como a proposta da disciplina é bem ampla, o projeto de monitoria se propõe a treinar e qualificar alunos que se dispõe a aprender mais sobre Bioquímica e desejam seguir a carreira acadêmica, proporcionando a estes um ambiente de aprendizado completo sob a supervisão contínua de um professor orientador. Neste ambiente o aluno será capaz de despertar senso crítico, aprender sobre planejamento de aulas teóricas e práticas, aprenderem mais profundamente temas de bioquímica, atuar continuamente no laboratório, planejando e executando experimentos para serem utilizados nas aulas práticas. Todo este aprendizado tem uma grande importância no rendimento do aluno em outras disciplinas, pois a bioquímica, como ciência básica, dará suporte a várias disciplinas futuras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Taís Helena Silva de Oliveira - Integrante / Priscila de Faria Pinto - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontologia.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Endodontia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Microbiologia aplicada à odontologia.
4.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Bioquímica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, R. O. ; ROCHA, W. S. D. ; MARTINS, C. E. ; BRIGHENTI, A. M. ; SOUZA SOBRINHO, F. ; CANTARINO, M. A. ; OLIVEIRA, T. H. S. ; CARVALHO, A. C. B. . Produtividade de sorgo em um sistema de integração lavoura-pecuária sob diferentes doses e fontes de rochas silicatadas.. In: VIII Workshop de Iniciação Científica da Embrapa Gado de Leite, 2011, 2011, Juiz de Fora. Anais do VIII Workshop de Iniciação Científica da Embrapa Gado de Leite, 2011. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRIGHENTI, A. M. ; NICODEMOS, L. C. ; ROCHA, W. S. D. ; MARTINS, C. E. ; SOUZA SOBRINHO, F. ; OLIVEIRA, T. H. S. . Tolerância diferencial do Girassol a herbicidas do grupo químico das imidazolinonas e das sulfonilureias.. In: 19º REUNIãO NACIONAL DE PESQUISA DE GIRASSOL., 2011, Aracaju. REUNIãO NACIONAL DE PESQUISA DE GIRASSOL., 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, Tais Helena Silva; MARIGO, A. C. ; SANTOS, I. G. . Mucocele. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARIGO, A. C. ; OLIVEIRA, Tais Helena Silva ; SANTOS, I. G. ; APOLONIO, A. C. M. . Biossegurança Odontológica como fator de proteção a sífilis: revisão de literatura.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERIGATTO, J. L. ; LHANO, N. C. ; REZENDE, J. G. E. ; RACHID, D. F. C. ; OLIVEIRA, Tais Helena Silva ; RIBEIRO, R. A. . Educação em saúde bucal: a experiência do Grupo PET-Odontologia-UFJF. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FERIGATTO, J. L. ; LHANO, N. C. ; REZENDE, J. G. E. ; OLIVEIRA, T. H. S. ; RIBEIRO, R. A. . Ciclo de Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato da experiência do Grupo PET-Odontologia-UFJF. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FERIGATTO, J. L. ; REZENDE, J. G. E. ; LHANO, N. C. ; OLIVEIRA, T. H. S. . Grupo PET-Odontologia-UFJF e outros grupos PET/GET apresentam seus respectivos cursos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, T. H. S.; DIOGO, M. A. ; APOLONIO, A. C. M. ; PINTO, P. F. . Desenvolvimento de corantes evidenciadores de placa interdental bacteriana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
OLIVEIRA, T. H. S.. Nevo Branco Esponjoso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16º Congresso Sabincor de Cardiologia. 2018. (Congresso).

2.
A LIBRAS na formação do Cirurgião-Dentista. PET-ODONTOLOGIA-UFJF. 2018. (Oficina).

3.
Estudos da Revisão Sistemática: da teoria à prática.. 2018. (Oficina).

4.
I Fórum Científico e Tecnológico em Odontologia de Juiz de Fora.Desenvolvimento de corantes evidenciadores de placa interdental bacteriana. 2018. (Simpósio).

5.
IV Ciclo de Palestras. PET-ODONTOLOGIA-UFJF. 2018. (Outra).

6.
X Mostra de Patologia.Mucocele. 2018. (Seminário).

7.
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos: Legislação e operacionalização geral para submissão de Projetos de Pesquisa. 2017. (Outra).

8.
II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF. Atividades de Ensino do Grupo PET-Odontologia-UFJF. 2017. (Exposição).

9.
Interpretação de Hemograma na Odontologia. 2017. (Outra).

10.
IX Mostra de Patologia.Nevo Branco Esponjoso. 2017. (Seminário).

11.
Laminados cerâmicos: detalhes dos preparos dentários. 2017. (Oficina).

12.
Situações Emergenciais na Odontologia. 2017. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, T. H. S.. Quarto Ciclo de Oficinas do Grupo PET-Odontologia-UFJF.. 2018. (Outro).

2.
OLIVEIRA, T. H. S.. Quarto Ciclo de Palestras do Grupo PET-Odontologia-UFJF.. 2018. (Outro).

3.
OLIVEIRA, T. H. S.. Oficina: Estudos da Revisão Sistemática: da teoria à prática. 2018. (Outro).

4.
OLIVEIRA, T. H. S.. Terceiro Ciclo de Palestras do Grupo PET-Odontologia-UFJF.. 2017. (Outro).

5.
OLIVEIRA, T. H. S.. Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos: Legislação e operacionalização geral para submissão de Projetos de Pesquisa.. 2017. (Outro).

6.
OLIVEIRA, T. H. S.. Terceiro Ciclo de Oficinas do Grupo PET-Odontologia-UFJF.. 2017. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, T. H. S.. Nevo Branco Esponjoso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
OLIVEIRA, Tais Helena Silva; MARIGO, A. C. ; SANTOS, I. G. . Mucocele. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MARIGO, A. C. ; OLIVEIRA, Tais Helena Silva ; SANTOS, I. G. ; APOLONIO, A. C. M. . Biossegurança Odontológica como fator de proteção a sífilis: revisão de literatura.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FERIGATTO, J. L. ; LHANO, N. C. ; REZENDE, J. G. E. ; RACHID, D. F. C. ; OLIVEIRA, Tais Helena Silva ; RIBEIRO, R. A. . Educação em saúde bucal: a experiência do Grupo PET-Odontologia-UFJF. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FERIGATTO, J. L. ; LHANO, N. C. ; REZENDE, J. G. E. ; OLIVEIRA, T. H. S. ; RIBEIRO, R. A. . Ciclo de Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato da experiência do Grupo PET-Odontologia-UFJF. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FERIGATTO, J. L. ; REZENDE, J. G. E. ; LHANO, N. C. ; OLIVEIRA, T. H. S. . Grupo PET-Odontologia-UFJF e outros grupos PET/GET apresentam seus respectivos cursos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, T. H. S.; DIOGO, M. A. ; APOLONIO, A. C. M. ; PINTO, P. F. . Desenvolvimento de corantes evidenciadores de placa interdental bacteriana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, T. H. S.. Terceiro Ciclo de Palestras do Grupo PET-Odontologia-UFJF.. 2017. (Outro).

2.
OLIVEIRA, T. H. S.. Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos: Legislação e operacionalização geral para submissão de Projetos de Pesquisa.. 2017. (Outro).

3.
OLIVEIRA, T. H. S.. Terceiro Ciclo de Oficinas do Grupo PET-Odontologia-UFJF.. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 17:00:51