Elisa Motta de Souza Siqueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7684551294273472
  • Última atualização do currículo em 07/04/2017


Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos (NEDEJA), vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Museu, Cultura e Infância (GEPEMCI), ligado ao Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na coordenação pedagógica de programas e execução de projetos de pesquisa que abordam como tema a educação de jovens e adultos e processos culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elisa Motta de Souza Siqueira
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, E. M. M.;SIQUEIRA, E. M. S.;MOTTA, E.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, Projeto Diálogos com o Ensino Médio/ Universidade Federal Fluminense.
Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis
São Domingos
24210201 - Niterói, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26292707


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Tecendo redes de aproximações e apropriações simbólicas: uma interpretação do conteúdo do Almanaque do Aluá,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria Cristina Carvalho.
Coorientador: Marcello Sorrentino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Almanaque; Cultura; Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2002 - 2009
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Tipos Nacionais do Brasil: Interpretações Literárias e Olhares Iconográficos.
Orientador: Lygia Segala Baptista Pereira Segala Pauletto Berbara.




Atuação Profissional



Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Produtor de conteúdo, Carga horária: 20
Outras informações
Produtora de conteúdo do portal EMdiálogo, cujo objetivo é estimular o diálogo, articular parcerias e socializar conhecimentos e experiências que contribuam para a melhoria do ensino médio público.Tendo como foco, potencializar o diálogo de forma horizontal e transparente entre estudantes, professores, pesquisadores, comunidade escolar e demais interessados em contribuir para a construção de um ensino médio inclusivo e de qualidade.


Parque Ambiental Praia das Pedrinhas, PAPP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Pedagoga, Carga horária: 15
Outras informações
Matriz de responsabilidade: - Coordenar a área pedagógica do projeto; - Elaborar o planejamento pedagógico das atividades; - Estabelecer parcerias com as escolas do entorno; - Acompanhar o desenvolvimento dos alunos do projeto; - Identificar os alunos que estão fora da escola; - Avaliar os indicadores do projeto, junto a equipe; - Elaborar relatórios técnicos mensalmente; - Participar de reuniões de equipe mensalmente;


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
O Observatório Jovem do Rio de Janeiro é um grupo de pesquisa cadastrado no diretório de grupos do CNPq e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade Federal Fluminense. O grupo iniciou suas atividades no ano de 2001 na Faculdade de Educação da UFF e passou a integrar o Programa de Pós-Graduação em Educação em 2003, caracterizando-se como grupo de estudo, pesquisa e extensão sobre o tema da juventude. No POSEDUC estamos vinculados à linha de pesquisa Práticas Sociais e Educativas de Jovens e Adultos do Campo de Confluência "Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação".

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitoria de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
O Núcleo possui em seu acervo diferentes documentos em variados suportes: livros, autos teatrais, materiais didáticos, folders, slides, fotografias, folhetos de cordel, textos de e sobre os movimentos de cultura popular e educação popular, programas de educação de jovens e adultos de meados dos anos de 1940 até hoje. Cada documento possui uma história. Muitos desses materiais são exemplares raros, originais ou únicos, recolhidos em arquivos particulares; vários documentos salvos do pouco apreço à preservação de nossa memória ou que sobreviveram à desestruturação dos movimentos populares ocorrida no país particularmente após o golpe militar de 1964. Alguns deles foram restaurados, redigitados e digitalizados. Nosso trabalho consiste em reunir esses materiais num web-site - Fórum EJA, a fim de que as pessoas que tenham interesse possam conhecer o conteúdo desse acervo, tão importante para a história da educação brasileira e mundial.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Memória da Educação de Jovens e Adultos 3ª fase ? 2000/2012
Descrição: Em continuidade às duas fases anteriores (Memória da Educação Popular 1947-1967 e Memória da Educação de Jovens e Adultos 1968-1998), pretende-se, nesta terceira fase, reunir, processar e analisar o material didático produzido e utilizado no período 2000-2012, historiando seu processo de produção, inclusive por meio de entrevistas com os coordenadores, responsáveis e autores, e colher informações sobre sua utilização. Em especial, pretende-se analisar o material produzido pelo PEJA ? Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro, que existe desde 1975, com uma estrutura inovadora, por ter produzido há dois anos um material específico para seus cursos de Ensino Fundamental, em um processo participativo original, e o material da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, recémlançado, no bojo de uma proposta de reformulação dos antigos cursos supletivos de Ensino Médio. Em princípio, serão trabalhados os seguintes projetos: Coleção Literatura para Todos (MEC/SECADI); Cadernos de EJA (idem); Projovem Urbano (idem); Projovem Campo ? Coleção Saberes da Terra (idem); Cadernos Ecoeja (Universidade Federal Fluminense); Cadernos Peja (Município do Rio de Janeiro); Cadernos Nova EJA (Estado do Rio de Janeiro); Almanaques Aluá (Sapé ? Rio de Janeiro). Pretende-se disponibilizar as análises pela internet, por meio do portal www.forumeja.org.br e do site www.nedeja.uff.br, apresentar os produtos obtidos em eventos da área e divulgá-los como artigos e capítulos de livros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Elisa Motta de Souza Siqueira - Coordenador / Osmar Favero - Integrante / Bárbara da Silva Ferreira - Integrante.
2008 - Atual
Memória da educação de jovens e adultos (2ª fase - 1968-2000)
Descrição: Reunir, processar e analisar os materiais didáticos atualmente disponibilizados para a educação de jovens e adultos, identificar os mais inovadores e os utilizados mais amplamente, entendê-los dentro das respectivas propostas curriculares dos cursos ou das atividades, assim como conhecer a forma de sua utilização e propor sugestões para a ampliação dos mais adequados e melhoria dos que estejam em fase de experimentação ou revisão. Será dado destaque aos materiais produzidos e distribuídos pelo MEC/SECAD (Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos, Coleção Cadernos de EJA e Literatura para Todos), assim como o material produzido pelo MEC/INEP para o ENCEJA Exames Nacionais dos Curso de Educação de Jovens e Adultos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Elisa Motta de Souza Siqueira - Coordenador / Osmar Favero - Integrante / Bárbara da Silva Ferreira - Integrante.
2006 - 2008
Memória da Educação de Jovens e Adultos (1ª fase 1947-1967)
Descrição: Catalogar, digitalizar e reproduzir em DVD-Rom o material relativo ao histórico dos movimentos de alfabetização e cultura popular do período de 1947 a 1966 (1ª fase), a saber: CEAA Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, CNER Campanha Nacional de Educação Rural, SIRENA - Sisteema Radio-Educativo Nacional, MCP Movimentos de Cultura Popular, MEB Movimento de Educação de Base, CPC/UNE Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes. CEPLAR - Campanha de Educação Popular da Paraíba, Campanha de Pé no Chão também se Aprende a Ler, de Natal, e Sistema Paulo Freire (experiência de Angicos e PNA Plano Nacional de Alfabetização). Reproduzir e analisar o material didático produzido por esses movimentos, inserir arquivos de áudio e vídeo contendo músicas, entrevistas, fotografias, desenhos relativos às experiências de cultura e educação popular do período. Elaborar resenhas de livros e indicados ensaios e artigos que analisaram as campanhas e os movimentos em questão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Elisa Motta de Souza Siqueira - Coordenador / Osmar Favero - Integrante / Ana Karina Brenner - Integrante / Paulo Carrano - Integrante.


Projetos de extensão


2003 - 2008
Mutirão de Agricultura Ecológica
Descrição: Grupo vinculado ao Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense, coordenado pela Profa. Dra. Monica Cox, cujo objetivo é difundir os conhecimentos sobre os sistemas de cultivo agroflorestais, o que inclui o exercício prático de implantação, manejo e interpretação de sistemas agroflorestais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Elisa Motta de Souza Siqueira - Coordenador / Monica Cox - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: antropologia.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
FAVERO, O. (Org.) ; MOTTA, E. (Org.) . Educação Popular I; Educação Popular II; Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Petrópolis: DP et Alli, 2015. v. 03.

Capítulos de livros publicados
1.
FAVERO, O. ; MOTTA, E. . Educação popular e educação de jovens e adultos: memória e história. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; CHAVES, Vera Lucia Jacob. (Org.). Documentação, memória e história da educação no Brasil: diálogos sobre políticas de educação e diversidade. 1ed.Tubarão: Copiart, 2016, v. 1, p. 45-60.

2.
FAVERO, O. ; SIQUEIRA, E. M. S. . As fichas de cultura do Sistema de Alfabetização paulo Freie: um "Ovo de Colombo". In: GADOTTI, Moacir. (Org.). Alfabetizar e conscientizar: paulo Freire, 50 anos de Angicos. 1ed.São Paulo: Instituto Paulo freire, 2014, v. , p. 1-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, E. M. M.. O 'gaúcho' e o 'vaqueiro' nas fichas de cultura do sistema Paulo Freire: símbolos de brasilidade. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2013, Recife. Educação como prática da liberdade: saberes, vivências e (re)leituras em Paulo Freire, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, E. M. M.. FAVERO, O. ; MOTTA, E. . Movimento de Educação de Base - MEB: história e trajetórias. In: I Encontro Regional de História da Educação. 2007.. In: I Encontro Regional de História da Educação, 2007, Niterói. I Encontro Regional de História da Educação, 2007.

2.
SOUZA, E. M. M.. FAVERO, O. ; MOTTA, E. . Movimento de Educação de Base - MEB: história e trajetórias. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da região sudeste. Desafios da educação básica à pesquisa em educação, 2007. v. 1. p. 1-15.. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2007, Vitória. Desafios da educação básica à pesquisa em educação, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SIQUEIRA, E. M. S.. Formação de Educadores e Educação de Jovens e Adultos: Sapé e a Pedagogia da Negociação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FAVERO, O. ; SIQUEIRA, E. M. S. . As Fichas de Cultura do Sistema de Alfabetização Paulo Freire. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FAVERO, O. ; SIQUEIRA, E. M. S. . Educação popular e educação de jovens e adultos: história e memória. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SOUZA, E. M. M.. O 'gaúcho' e o 'vaqueiro' nas fichas de cultura do sistema Paulo Freire: símbolos de brasilidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, E. M. M.. Tipos e aspectos do Brasil: interpretações literárias e olhares iconográficos. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2009 (Monografia).


Demais tipos de produção técnica
1.
FAVERO, O. ; CARRANO, P. ; SIQUEIRA, E. M. S. . Narrativas juvenis e espaços públicos;olhares de pesquisas em educação, mídia e ciências sociais.. 2014. (Editoração/Livro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Seminário Nacional do Centro de Memória.Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos: memória e história. 2016. (Seminário).

2.
I CONPEJA - Qualidade em questão. Formação de Educadores e Educação de Jovens e Adultos: Sapé e a Pedagogia da Negociação. 2015. (Congresso).

3.
Seminário Documentação, Memória e História da Educação no Brasil. 2015. (Seminário).

4.
II SEEJA - Entrelaçando Olhares para uma Educação Planetária.Educação popular e educação de jovens e adultos: história e memória. 2014. (Seminário).

5.
VIII Colóquio Internacional Paulo Freire.O "gaúcho" e o "vaqueiro" nas fichas de cultura do Sistema Paulo Freire: símbolos de brasilidade. 2013. (Outra).

6.
"O sexto sentido do pesquisador: a experiência etnográfica de Edison Carneiro" com Ana Carolina Nascimento. 2011. (Seminário).

7.
Oficina de edição não linear de vídeo oferecida pelo Laboratório de Imagem Documental em Educação, vinculado ao Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. 2011. (Oficina).

8.
Agenda Acadêmica.Projeto de Extensão Mutirão de Agricultura Ecológica - MAE. 2008. (Outra).

9.
Cotidiano - Diálogos sobre diálogos.. 2007. (Congresso).

10.
Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro.Movimento de Educação de Base - MEB: histórias e trajetórias. 2007. (Encontro).

11.
IV Vivência Agroflorestal. 2007. (Oficina).

12.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste..Movimento de Educação de Base - MEB: histórias e trajetórias. 2007. (Encontro).

13.
Curso de Arte e Educação. 2006. (Oficina).

14.
Cotidiano - Diálogos sobre diálogos.. 2005. (Seminário).

15.
Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

16.
Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. 2005. (Seminário).

17.
Fórum Social Brasileiro. 2004. (Outra).

18.
Oficina de Construção de Instrumentos com Sucata. 2004. (Oficina).

19.
Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. 2004. (Seminário).

20.
Seminário de Educadores da Pedagogia Frenet. 2003. (Seminário).

21.
Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. 2003. (Seminário).

22.
Seminário de Trabalho e Educação. 2003. (Seminário).

23.
Curso de Introdução à formação da sociedade brasileira. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, E. M. M.. Contribuições Para Uma Extensão Agroecológica. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Elisa Motta de Souza Siqueira. Tecendo redes de aproximações e apropriações simbólicas: uma interpretação do conteúdo do Almanaque do Aluá. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FAVERO, O. (Org.) ; MOTTA, E. (Org.) . Educação Popular I; Educação Popular II; Educação de Jovens e Adultos. 1. ed. Petrópolis: DP et Alli, 2015. v. 03.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 12:40:18