André Ferreira Young

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8711373251716675
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Engenheiro Químico Magna Cum Laude pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Mestre (2015) e Doutor (2018) em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos na Escola de Química / UFRJ. Obteve ênfase em biocombustíveis pelo Programa de Recursos Humanos PRH-13/ANP, tendo sido premiado como Aluno Destaque de Graduação no ano de 2013. Faz parte do Grupo de Integração de Processos Químicos (GIPQ) desde 2013, onde atua nas áreas de engenharia de processos, simulação e termodinâmica. Atualmente, é parte do corpo docente da Escola de Química / UFRJ como Professor Substituto, tendo ministrado as disciplinas de Engenharia de Processos, Métodos Numéricos e Laboratório de Engenharia Química. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Ferreira Young
Nome em citações bibliográficas
YOUNG, A. F.;YOUNG, ANDRÉ F.;YOUNG, ANDRÉ;FERREIRA YOUNG, ANDRÉ;YOUNG, A. F

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química.
CT - Centro de Tecnologia
Cidade Universitária
21941909 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39387603
URL da Homepage: http://www.gipq.com.br/home.html


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Contribuições para a Melhor Escolha de Modificações para a Equação de Estado de Peng-Robinson em Aplicações Diversas, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa.
Coorientador: Víctor Rolando Ruiz Ahón.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias
2014 - 2015
Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Simulação e Avaliação Econômica da Produção de Biodiesel Etílico em Meio Supercrítico e em Meio Enzimático,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Fernando Luiz Pellegrini Pessoa.
Coorientador: Eduardo Mach Queiroz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio São Vicente de Paulo, CSVP, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Grande área: Engenharias


Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Formação Docente para a Educação On-line. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2013 - 2013
Integração de Processos. (Carga horária: 18h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Primeiro lugar no Concurso para provimento de vaga no Setor de Operações Unitárias. Disciplinas ministradas: EQE489 - Engenharia de Processos EQE598 - Laboratório de Engenharia Química (filtração, sedimentação, fluidização e dinâmica) EQE358 - Métodos Numéricos Aplicados a Processos Químicos

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Aluno de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Química, .

Linhas de pesquisa
Termodinâmica
11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Química, .

Linhas de pesquisa
Engenharia de Processos
11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Química, .

Linhas de pesquisa
Simulação de Processos

Instituto Casa da Juventude, CAJU, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Professor Voluntário - Química, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2


Grupo de Integração de Processos Químicos, GIPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Engenharia de Processos
2.
Termodinâmica
3.
Simulação de Processos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Avaliação de Desempenho, Simulação e Otimização de Plantas de Separação Criogênica de Gases da Companhia Siderúrgica Nacional
Descrição: O presente projeto se justifica pelo interesse da Companhia Siderúrgica Nacional em avaliar a operabilidade das plantas de separação criogênica de gases do ar localizadas em seu polo industrial de Volta Redonda / RJ. O projeto visa ainda a identificação de gargalos operacionais e a possibilidade de otimização do processo de separação de gases, visando a diminuição dos custos. Para isso, foi firmado um contrato de colaboração entre a Companhia Siderúrgica Nacional e a Fundação Coppetec, que resultou na formação de uma equipe de trabalho coordenada pelo professor Max Suell Dutra (COPPE / Mecânica). A parte de simulação das plantas foi delegada à equipe do Grupo de Integração de Processos Químicos (GIPQ / EQ / UFRJ), composta por três alunos de pós-doutorado e uma de doutorado, sob orientação do professor Fernando Luiz Pellegrini Pessoa, membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos (EPQB). A nossa participação no projeto se justifica pela nossa experiência com simulação e otimização de processos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: André Ferreira Young - Integrante / Hugo Gomes D'Amato Villardi - Integrante / PESSOA, FERNANDO - Coordenador / Ewerton Emanuel da Silva Calixto - Integrante / Renata Carolina Chinda - Integrante.
2015 - 2018
Contribuições para a Melhor Escolha de Modificações para a Equação de Estado de Peng-Robinson em Aplicações Diversas
Descrição: O objetivo deste trabalho é o estudo de modificações possíveis na equação de estado cúbica de Peng-Robinson para o tratamento de substâncias puras e de misturas. Dessa forma, vinte funções alfa, nove funções de translação volumétrica e três funções de co-volume tiveram o seu desempenho avaliado de forma quantitativa e qualitativa. Em seguida, três regras de mistura foram testadas na descrição de sistemas binários variados e de sistemas eletrolíticos envolvendo eletrólitos fortes e fracos e mistura de solventes. Para isso, bancos de dados extensos foram recuperados e as metodologias de estimação de parâmetros são apresentadas em detalhes para se permitir futuros aprimoramentos ou aplicação em outras equações de estado cúbicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: André Ferreira Young - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pesoa - Integrante / AHÓN, VICTOR R. R. - Integrante.
2015 - 2015
Simulação e Avaliação Econômica da Produção de Biodiesel Etílico em Meio Supercrítico e em Meio Enzimático
Descrição: O objetivo do trabalho é comparar, com base em simulação de processos e análise econômica, a produção de biodiesel em meio supercrítico e em meio enzimático..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: André Ferreira Young - Integrante / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Coordenador / Eduardo Mach Queiroz - Integrante.
2013 - 2015
Comparação da Produção de Biodiesel a partir dos Óleos de Soja e de Dendê com Etanol via Catálise Homogênea Alcalina
Descrição: O objetivo do trabalho é simular a produção de biodiesel a partir dos óleos de soja e de dendê via catálise homogênea alcalina visando mostrar se, no cenário brasileiro relativo ao primeiro semestre de 2014, o biodiesel de dendê é competitivo com relação ao biodiesel de soja e quais as principais diferenças processuais entre as duas matérias-primas. Além disso, foram feitas proposições acerca do tratamento dos efluentes. Foi mostrado que o maior preço do biodiesel de dendê em relação ao biodiesel de soja deve-se principalmente aos maiores gastos com o pré-tratamento da matéria-prima. Porém, como o preço do biodiesel é fortemente influenciado pelo preço das oleaginosas, há a possibilidade de inversão desse cenário com o crescimento da produção de dendê no país. Foi mostrado também que é possível reduzir custos com o tratamento correto dos efluentes e que a produção de biodiesel com etanol pode vir a ser competitiva, tornando a produção brasileira de biodiesel ainda mais sustentável..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Ferreira Young - Coordenador / Fernando Luiz Pellegrini Pessoa - Integrante / Eduardo Mach Queiroz - Integrante.
2013 - 2013
Produção de hidrogênio por reforma do glicerol subproduto do biodiesel: catálise e estudo cinético.
Descrição: A crescente demanda e produção de biodiesel em todo o mundo exige que sejam pensados novos meios de se utilizar o glicerol gerado como subproduto. O glicerol subproduto do biodiesel contém grande quantidade de água, o que é uma desvantagem com relação ao seu valor comercial, mas é uma vantagem quando se pensa em utilizá-lo para produção de hidrogênio por reforma a vapor. A produção de H2 através dessa rota não só ajudaria a minimizar os problemas relacionados com o excedente de glicerol no mercado, como também estaria contribuindo para a produção de hidrogênio de forma sustentável. O hidrogênio é, também, uma excelente fonte energética. Porém sua produção atual está baseada quase que exclusivamente na conversão de hidrocarbonetos, de modo que para se tornar uma fonte realmente sustentável, deve-se encontrar uma forma de produzi-lo, de maneira comercialmente favorável, a partir de fontes renováveis. O objetivo desse projeto é preparar e caracterizar catalisadores a base de níquel e testá-los na reação de reforma do glicerol, sob diferentes condições de temperatura de reação e concentração molar de glicerol, visando a obtenção de parâmetros cinéticos..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Ferreira Young - Coordenador / Mariana de Mattos Vieira Mello Souza - Integrante / Monica Antunes Pereira da Silva - Integrante.
2011 - 2013
Modelagem Molecular de Dihidropirimidin-2-ona/tionas como Potenciais Inibidores da Enzima ecto-5?-Nucleotidase Humana no Tratamento de Câncer no Sistema Nervoso Central
Descrição: A ecto-5?-nucleotidase humana (eN-h) controla o nível de adenosina (nucleosídeo) extracelular no organismo por hidrólise de adenosina-5'-monofosfato (AMP) (nucleotídeo). Glioma é o principal tipo de tumor no sistema nervoso central (SNC) e a eN-h, expressa em muitos tumores, está associada a processos de neovascularização, invasão e metástase. Assim, inibidores desta enzima podem ser usados para tratar pacientes com câncer no SNC. Uma série de 14 dihidropirimidin-2-ona/tionas (ésteres racêmicos), sintetizada pelo grupo da Profa. Dra. Eifler-Lima (FF-UFRGS), está sendo avaliada em ensaios de proliferação de células de glioma pelo grupo da Profa. Dra. Battastini (FF-UFRGS). Neste trabalho, pretendemos avaliar o potencial ?in silico? destes 28 compostos (enantiômeros R/S) como inibidores da eN-h por estudos de ?docking? (encaixe ligante-proteína), visando identificar possíveis modos de ligação (conformação e orientação) no sítio ativo da enzima, a serem confrontados com os resultados de bioensaios..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: André Ferreira Young - Integrante / Magaly Girão Albuquerque - Coordenador / Lucas Villas Bôas Hoelz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Magna Cum Laude, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2013
Aluno destaque de graduação no ano de 2013., Escola de Química - UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
YOUNG, ANDRÉ F.2018YOUNG, ANDRÉ F.; MAGALHÃES, GABRIELA D.B. ; PESSOA, FERNANDO L.P. ; AHÓN, VÍCTOR R.R. . Vapor-liquid equilibrium of binary systems with EoS/G E models at low pressure: Revisiting the Heidemann-Kokal Mixing Rule. FLUID PHASE EQUILIBRIA, v. 466, p. 89-102, 2018.

2.
YOUNG, ANDRÉ F.2017 YOUNG, ANDRÉ F.; PESSOA, FERNANDO L.P. ; AHÓN, VICTOR R.R. . Comparison of volume translation and co-volume functions applied in the Peng-Robinson EoS for volumetric corrections. Fluid Phase Equilibria, v. 435, p. 73-87, 2017.

3.
DE MELLO, MARCIA2017DE MELLO, MARCIA ; YOUNG, ANDRÉ ; VILLARDI, HUGO ; PESSOA, FERNANDO ; SALGADO, ANDREA . Biodiesel production by the methylic-alkaline and ethylic-enzymatic routes: Discussion of some environmental aspects. Journal of Cleaner Production, v. 144, p. 347-357, 2017.

4.
CRISTINA SANTOS DE MELLO, MARCIA2017CRISTINA SANTOS DE MELLO, MARCIA ; GOMES D'AMATO VILLARDI, HUGO ; FERREIRA YOUNG, ANDRÉ ; LUIZ PELLEGRINI PESSOA, FERNANDO ; MEDEIROS SALGADO, ANDREA . Life cycle assessment of biodiesel produced by the methylic-alkaline and ethylic-enzymatic routes. FUEL, v. 208, p. 329-336, 2017.

5.
YOUNG, ANDRÉ F.2016 YOUNG, ANDRÉ F.; PESSOA, FERNANDO L. P. ; AHÓN, VICTOR R. R. . Comparison of 20 Alpha Functions Applied in the Peng-Robinson Equation of State for Vapor Pressure Estimation. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 55, p. acs.iecr.6b00721, 2016.

6.
YOUNG, A. F.;YOUNG, ANDRÉ F.;YOUNG, ANDRÉ;FERREIRA YOUNG, ANDRÉ;YOUNG, A. F2015 YOUNG, A. F.; Pessoa, F. L. P. ; Queiroz, E. M. . Design and economic evaluation of alternatives to effluents treatment on biodiesel production from soybean oil and palm oil. Computer-Aided Chemical Engineering, v. 37, p. 1067-1072, 2015.

7.
YOUNG, A. F.;YOUNG, ANDRÉ F.;YOUNG, ANDRÉ;FERREIRA YOUNG, ANDRÉ;YOUNG, A. F2015 YOUNG, A. F.; Pessoa, F. L. P. ; Queiroz, E. M. . Comparison Between Biodiesel Production from Soybean Oil and Palm Oil with Ethanol: Design and Economic Evaluation. Chemical Engineering Transactions, v. 43, p. 325-330, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
YOUNG, A. F.; Pessoa, F. L. P. ; Queiroz, E. M. . Tecnologias de Produção de Biodiesel. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas / OmniScriptum GmbH & Co. KG, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
YOUNG, A. F.; Pessoa, F. L. P. ; Queiroz, E. M. . Hydrogen Sulphide Scavenging Simulation in HYSYS. Computer Aided Process Engineering. 1ed.Amsterdam, Netherlands: Elsevier, 2016, v. 38, p. 97-102.

2.
MELO, A. F. ; DELGADO, B. E. P. C. ; YOUNG, A. F. ; Pessoa, F. L. P. . Perspectivas Energéticas na Obtenção do Biodiesel. In: Jussara Lopes de Miranda; Luiza Cristina de Moura. (Org.). Biodiesel: Obtenção e Análise de Qualidade. 1ed.Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2016, v. , p. 33-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
YOUNG, A. F.; Pessoa, F. L. P. ; AHÓN, V. R. R. . Metodologia de Estimação de Parâmetros para Modelagem do Equilíbrio Líquido-Vapor de Misturas Contendo Eletrólitos Fortes. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2018, São Paulo. Blucher Chemical Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 2563.

2.
YOUNG, A. F; PESSOA, F. L. P ; AHÓN, V. R. R . Influence of the Objective Function on Parameter Estimation for VLE Calculation of a Binary System. In: XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2018, São Paulo. Blucher Chemical Engineering Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2018. p. 3833.

3.
YOUNG, ANDRÉ F.; GUIMARAES, G. D. B. ; AHÓN, VICTOR R. R. ; Pessoa, F. L. P. . Modelagem do Equilíbrio Líquido-Vapor de Sistemas Binários por Metodologia de Heidemann-Kokal: Aplicação em Sistemas Simples. In: Congresso Brasileiro de Termodinâmica - CBTermo 2017, 2017, Porto Alegre / RS. Congresso Brasileiro de Termodinâmica - CBTermo 2017, 2017.

4.
YOUNG, ANDRÉ F.; GUIMARAES, G. D. B. ; AHÓN, VICTOR R. R. ; Pessoa, F. L. P. . Modelagem do Equilíbrio Líquido-Vapor de Sistemas Binários por Metodologia de Heidemann-Kokal: Aplicação em Sistemas Complexos. In: Congresso Brasileiro de Termodinâmica - CBTermo 2017, 2017, Porto Alegre / RS. Congresso Brasileiro de Termodinâmica - CBTermo 2017, 2017.

5.
DE MELLO, MARCIA ; YOUNG, ANDRÉ ; VILLARDI, H. G. D. ; PESSOA, FERNANDO L. P. ; SALGADO, ANDREA . Discussão de Aspectos Ambientais Relacionados à Etapa de Produção de Biodiesel através das Vias Metílica-Alcalina e Etílica-Enzimática. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2017, Maceió / Al. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2017.

6.
DE MELLO, MARCIA ; YOUNG, ANDRÉ ; VILLARDI, H. G. D. ; PESSOA, FERNANDO L. P. ; SALGADO, ANDREA . Análise do ciclo de vida do biodiesel produzido via rota metílica alcalina e etílica enzimática. In: 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2017, Maceió / Al. 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, 2017.

7.
YOUNG, A. F.; PESSOA, FERNANDO L. P. . Comparison of 15 Alpha Functions for the Peng-Robinson EOS Applied to Vapor Pressure Calculation. In: 13th International Conference on Properties and Phase Equilibria for Products and Process Design, 2016, Granja - Portugal. 13th International Conference on Properties and Phase Equilibria for Products and Process Design, 2016.

8.
YOUNG, A. F.; Pessoa, F. L. P. ; AHÓN, VICTOR R. R. . Estimação de Parâmetros para Diferentes Modelos de Translação de Volume Aplicados em uma Equação de Estado Cúbica. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza/CE. XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

9.
YOUNG, A. F.; Pessoa, F. L. P. ; Queiroz, E. M. . COMPARAÇÃO DE ROTAS CONSOLIDADAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DOS ÓLEOS DE SOJA E DE DENDÊ VIA CATÁLISE HOMOGÊNEA ALCALINA. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2015, Florianópolis. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2014. p. 13093.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
YOUNG, ANDRÉ F.; PESSOA, FERNANDO L. P. ; AHÓN, VICTOR R. R. . Comparison between Three Mixing Rules for the Adjustment of ELV Data of Mixed-Solvent-Electrolyte Systems. In: XI Iberoamerican Conference on Phase Equilibria and Fluid Properties for Process Design (EQUIFASE 2018), 2018, Córdoba/Ar. XI Iberoamerican Conference on Phase Equilibria and Fluid Properties for Process Design (EQUIFASE 2018), 2018.

2.
YOUNG, A. F.; Pessoa, F. L. P. ; AHÓN, VICTOR R. R. . Modelagem Termodinâmica e Descrição Eletrolítica dos Sistemas H2O-H2S e H2O-CO2 com Equação de Estado Cúbica e Metodologia de Heidemann-Kokal. In: I Encontro sobre Equilíbrio de Fases em Petróleo - EQUIPETRO, 2017, Salvador - Bahia. I Encontro sobre Equilíbrio de Fases em Petróleo - EQUIPETRO, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
YOUNG, A. F.; ALBUQUERQUE, M. G. ; Hoelz, L. V. B. ; Janarelli, F. E. ; Vianna, D. R. ; Russowsky, D. ; Figueiró, F. ; Battastini, A. M. O. ; EIFLER-LIMA, V. L. ; ALENCASTRO, R. B. . Docking of Dihydropyrimidine-2-(thi)ones in Human Ecto-5'-Nucleotidase as Potential Anti-Cancer Drugs for Brain Tumors. In: The 6th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry - BrazMedChem, 2012, Canela/RS. The 6th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry - BrazMedChem, 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
YOUNG, A. F.; Pessoa, F. L. P. ; VILLARDI, H. G. D. . Fundamentos da Produção de Biocombustíveis - Unidade 5: Produção de biodiesel via rota enzimática. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
YOUNG, A. F.. Processamento de Biodiesel. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
YOUNG, ANDRÉ; VILLARDI, HUGO; FRANCISCO, F. S.. Participação em banca de Camila Mara da Silva Ferreira.Proposta de Fluxograma para a Purificação de Glicerol Oriundo da Produção de Biodiesel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
YOUNG, A. F.; Queiroz, E. M.; MIHOS, F. C. S. S.. Participação em banca de Pedro Henrique de Azevedo Andrade.Produção de Biodiesel de Borra de Óleo de Soja por Etanólise Supercrítica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Influence of the Objective Function on Parameter Estimation for VLE Calculation of a Binary System. 2018. (Congresso).

2.
IX Congresso Brasileiro de Termodinâmica Aplicada. Modelagem do Equilíbrio Líquido-Vapor de Sistemas Binários por Metodologia de Heidemann-Kokal: Aplicação em Sistemas Simples (C024) e Complexos (C025). 2017. (Congresso).

3.
Escola de Biodiesel.Mini-Curso: Processamento de Biodiesel. 2016. (Seminário).

4.
XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Estimação de Parâmetros para Diferentes Modelos de Translação de Volume Aplicados em uma Equação de Estado Cúbica. 2016. (Congresso).

5.
12th International Symposium on Process Systems Engineering. Design and economic evaluation of alternatives to effluents treatment on biodiesel production from soybean oil and palm oil. 2015. (Congresso).

6.
International Conference on Chemical & Process Engineering. Comparison Between Biodiesel Production from Soybean Oil and Palm Oil with Ethanol: Design and Economic Evaluation. 2015. (Congresso).

7.
XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Comparação de Rotas Consolidadas para a Produção de Biodiesel a partir dos Óleos de Soja e de Dendê via Catálise Homogênea Alcalina. 2014. (Congresso).

8.
The 6th Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry - BrazMedChem 2012.Docking of Dihydropyrimidine-2-(thi)ones in Human Ecto-5'-Nucleotidase as Potential Anti-Cancer Drugs for Brain Tumors. 2012. (Simpósio).

9.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.Modelagem Molecular de Dihidropirimidin-2-(ti)onas como Potenciais Inibidores da Enzima Ecto-5?-Nucleotidase Humana no Tratamento de Câncer no Sistema Nervoso Central. 2012. (Outra).

10.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Semifinal).Modelagem Molecular de Dihidropirimidin-2-ona/tionas como Potenciais Inibidores da Enzima ecto-5'-Nucleotidase Humana no Tratamento de Câncer no Sistema Nervoso Central. 2012. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Caio Philippe Carvalho Moura; Marcos Augusto de Araujo Filho. Simulação da obtenção de produtos de alto valor agregado a partir de gás de síntese de biomassa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Thaís Veiga Barreiros. Simulação de uma Biorrefinaria Integrada. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Rony Szuster. Síntese e Otimização do Sistema de Reatores Aplicadas à Produção de Biodiesel por Diferentes Tecnologias via implementação computacional. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Camila Xavier Zimerer ; Bárbara Mello Guimarães. Simulação do processo de descafeinização do café: análise de diferentes tecnologias. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Matheus Carvalho Galvão. Simulação e avaliação econômica da produção de biodiesel via catálise heterogênea. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Roberto Xavier Jimenez Jimbo. Otimização Técnico-Econômica do Processo de Produção de Propileno Glicol a partir de Glicerol. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Alisson Martins Silva. Análise Estatística e Correlação dos Parâmetros de Funções Alfa e Modelos de Translação Volumétrica. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Luiz Felipe da Costa Andrade. Cálculo de Velocidade do Som de Sistemas Binários com Modelos do tipo EdE/GE. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Victor Hugo Simões. Modelagem do Processo de Condensação Retrógrada de Gás Natural via Modelos do tipo EdE/GE. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Pedro Alex Belem Lima. Síntese e Otimização do Sistema de Reatores Aplicadas à Produção de Biodiesel por Diferentes Tecnologias em Simulador Comercial. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
David Alexandre Benedito de Carvalho Souza. Modelagem de Sistemas Envolvendo Misturas de Solventes e Eletrólitos Fortes com Equação de Estado SAFT. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Antonio Rocha Azevedo. Desenvolvimento de Algoritmo para Cálculo de Equilíbrio Trifásico. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

7.
Tayná de Moraes Esteves. Avaliação de solventes para extração de compostos de interesse do óleo de maracujá via cálculos termodinâmicos de equilíbrio de fases. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Gabriela Dias Bezerra Magalhães. Modelagem Termodinâmica do Equilíbrio de Fases de Misturas Binárias com Modelos do Tipo EdE/GE. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: André Ferreira Young.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
YOUNG, A. F.. Processamento de Biodiesel. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 17:32:59