Sergio Geraldo Torquato de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1636475181654285
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Mestre em Educação e Docência pela FAE/UFMG. Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira - FHA/UEMG. Pós-graduado em Ensino de Ciências por Investigação pelo ENCI - FAE / UFMG. Pós-graduado em Educação Ambiental pela FACEL (PR). Editor Adjunto da Revista Brasileira de Educação Básica. Membro do grupo de Pesquisa em Interesse e Motivação em Ensino de Ciências(GPIMEC). Experiência docente na área de Biologia Geral e Educação Ambiental na rede pública de ensino (municipal e estadual) e na rede privada (Colégio Frederico Ozanam). Atuou também como professor tutor na Especialização em Ensino de Ciências por Investigação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Contato: sergiogtoliveira@hotmail.com (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sergio Geraldo Torquato de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, S. G. T.;OLIVEIRA, SGT


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2017
Mestrado profissional em Educação e Docência.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: A Motivação de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte para aprender Ciências na perspectiva de uma sequência de ensino investigativo, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves.
2013 - 2014
Especialização em Ensino de Ciências por Investigação. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Apropriação do discurso científico: uma análise do uso da Linguagem Cotidiana e da Linguagem Científica em atividades de Ensino de Ciências por Investigação com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Orientador: Danusa Munford.
2011 - 2012
Especialização em Educação Ambiental. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Título: O lixo e a reciclagem como instrumentos da conscientização e preservação ambiental na escola.
Orientador: Náuplia Maria Lopes.
2005 - 2010
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas.
Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, ISEAT, Brasil.
Título: Um estudo sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de Biologia em uma escola modelo da rede pública de Belo Horizonte.
Orientador: Darsoni de Oliveira Caligiorne.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Astronomia - Primeiros Passos. (Carga horária: 45h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2014 - 2014
Vídeo-aulas investigativas. (Carga horária: 4h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2014 - 2014
O ensino, a pesquisa e a formação docente. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, SBEnBIO, Brasil.
2014 - 2014
Astronomia: primeiros passos. (Carga horária: 6h).
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
2014 - 2014
FAE936D Isolada Epistemologias das Ciências e Educ. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Ecologia Pertin da gente. (Carga horária: 4h).
SEEMG - MAGISTRA, MAGISTRA, Brasil.
2013 - 2013
Encontro de Professores e Especialistas PROETI. (Carga horária: 16h).
Secretaria de Estado de Educação MG, SEE/MG, Brasil.
2013 - 2013
As imagens como objeto de aprendizagem. (Carga horária: 2h).
SEEMG - MAGISTRA, MAGISTRA, Brasil.
2013 - 2013
Transposição didática no ensino de ciências. (Carga horária: 4h).
SEEMG - MAGISTRA, MAGISTRA, Brasil.
2013 - 2013
O ensino de Ciências por investigação: que bicho é. (Carga horária: 4h).
SEEMG - MAGISTRA, MAGISTRA, Brasil.
2013 - 2013
FAE936D Isolada Tendências de pesquisa em Educação. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
FAE936C Isolada Educação em Ciências e Discurso. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Táxeus ferramenta online de Listas de Especies. (Carga horária: 2h).
Conselho Regional de Biologia 4 Regiao, CRBIO4, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Tutor, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Tutor no curso de Especialização em Ensino de Ciências Por Investigação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-graduação, Carga horária: 10

Atividades

01/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Colégio Frederico Ozanam, CFO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências, Carga horária: 15
Outras informações
Professor de Ciências contratado no Colégio Frederico Ozanam no ensino fundamental.

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Governo do Estado de Minas Gerais, GOVERNO/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências e Biologia (PEB IA), Carga horária: 24
Outras informações
Professor de Biologia e Ciências na rede estadual nos níveis fundamental II, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor PEB II Designado, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Biologia, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio Supervisionado na Escola Estadual Gislaine de Freitas Araújo para Ensino Médio em Ibirité (MG)

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Biologia, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio Supervisionado em Biologia na Escola Estadual Gislaine de Freitas Araújo em Ibirité (MG) para o ensino fundamental.

Atividades

01/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
01/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

FACULDADE ISEIB DE BELO HORIZONTE, FIBH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado em Pós-graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Professor convidado para ministrar a disciplina "Metodologia de Ensino Superior" no curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento da Faculdade ISEIB.

Atividades

03/2015 - 03/2015
Ensino, Ensino, Alfabetização e Letramento, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia de Ensino Superior

Prefeitura Municipal de Ibirité, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor PEB II Designado, Carga horária: 23
Outras informações
Professor de Ciências para o Ensino Fundamental e Biologia para o Ensino Médio Regular e EJA.



Linhas de pesquisa


1.
Ensino de Ciências e Discurso

Objetivo: Análise do uso da linguagem científica por alunos nas interações discursivas em atividades práticas com abordagem investigativa..
2.
Interesse e Motivação no Ensino de Ciências

Objetivo: Pesquisa o interesse e a motivação como elementos necessários ou dinamizadores da aprendizagem de Ciências..


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educacao Basica


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Educação Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, S. G. T.2014OLIVEIRA, S. G. T.; MUNFORD, D. . Apropriação do discurso científico: uma análise do uso da Linguagem Cotidiana e da Linguagem Científica em atividades de Ensino de Ciências por Investigação com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 1, p. 6830-6840, 2014.

2.
OLIVEIRA, S. G. T.2012OLIVEIRA, S. G. T.; CALIGIORNE, D. O. ; SIQUEIRA, F. F. ; FERREIRA, F. K. ; CIOLETTI, G. ; MEIRA, M. A. C. ; PENIDO, R. A. . Um estudo sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Biologia em uma escola modelo da rede pública de Belo Horizonte. Educação em Curso: Revista da Fundação Helena Antipoff, v. 2, p. 60-72, 2012.

3.
OLIVEIRA, S. G. T.2012 OLIVEIRA, S. G. T.. O lixo e a reciclagem como instrumentos da conscientização e preservação ambiental na escola. Pós em Revista, v. 6, p. 62-66, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. G. T.; SIQUEIRA, F. F. ; FERREIRA, F. K. ; CIOLETTI, G. ; MEIRA, M. A. C. ; PENIDO, R. A. ; CALIGIORNE, D. O. . Um estudo sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Biologia em uma escola modelo da rede pública de Belo Horizonte. In: XXIX Encontro Anual Helena Antipoff, 2011, Ibirté. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: CDPHA, 2011. v. 23. p. 78-79.

Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, S. G. T.; NEVES, M. L. R. C. . A Motivação e o Interesse de estudantes em uma aula de Ciências abordada na perspectiva do Ensino por Investigação. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2015.

2.
OLIVEIRA, S. G. T.; NEVES, M. L. R. C. . O Ensino de Ciências por Investigação em uma abordagem experimental: relato de experiência. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, S. G. T.; NEVES, M. L. R. C. . O Ensino de Ciências por Investigação em uma abordagem experimental: relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, SGT; MUNFORD, D. . Apropriação do discurso científico: uma análise do uso da linguagem científica em atividades de Ensino de Ciências com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, S. G. T.. Aprendizagem em ambientes não-formais: um relato de experiência de ensino em uma visita a um museu para aprendizagem de conceitos das ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
OLIVEIRA, S. G. T.; CALIGIORNE, D. O. ; SIQUEIRA, F. F. ; FERREIRA, F. K. ; MEIRA, M. A. C. ; CIOLETTI, G. ; PENIDO, R. A. . Um estudo sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino de Biologia em uma escola modelo da rede pública de Belo Horizonte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
OLIVEIRA, S. G. T.. Arte, Cultura e Ciência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, S. G. T.. Participação em banca de Ana Paula Gomes Ferreira. O uso indiscriminado de antibióticos e suas consequências através de uma abordagem CTS no ensino de Biologia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, S. G. T.. Participação em banca de Marcos Antônio Bernardino. Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma atividade prática sobre fungos: análise das interações aluno-professor. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Regional dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais.A Motivação de alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte para aprender Ciências em aulas com ensino investigativo. 2018. (Encontro).

2.
Diálogos: Ensinar Ciências na Educação Básica e Profissional.?EU SUGIRO ASTRONOMIA! ?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA FEIRA DE CULTURA. 2017. (Encontro).

3.
III EREBIO - Encontro Regional de Ensino de Biologia Regional 4.O Ensino de Ciências por Investigação em uma abordagem experimental: relato de experiência. 2015. (Encontro).

4.
X ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.A MOTIVAÇÃO E O INTERESSE DE ESTUDANTES EM UMA AULA DE CIÊNCIAS ABORDADA NA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. 2015. (Encontro).

5.
Diálogos: Ensinar Ciências na Educação Básica e Profissional.Aprendizagem em ambientes não-formais: um relato de experiência de ensino em uma visita a um museu para aprendizagem de conceitos das Ciências. 2014. (Seminário).

6.
Encontro Nacional de Ensino de Biologia - ENEBIO 2014.Apropriação do discurso científico: uma análise do uso da linguagem científica em atividades de Ensino de Ciências com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2014. (Encontro).

7.
Circuito de Ciências. 2013. (Outra).

8.
V Semana de Estudos de Biologia: Biodiversidade e Biotecnologia, desafio ou solução para a ciência moderna. 2011. (Seminário).

9.
XXIX Encontro Anual Helena Antipoff - Educação Inclusiva: História e Atualidade.Um Estudo sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino de Biologia em uma escola modelo da rede pública de Belo Horizonte. 2011. (Encontro).

10.
II Mostra de Biologia.Arte, Cultura e Ciência. 2008. (Outra).

11.
Fórum EJA da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2007. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 9:33:44