Romário Pimenta Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2037571651409781
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação Agricultura e Ambiente-IEAA. Campus de Humaitá (2010 - 2015). Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias / Jaboticabal, SP (2016 - 2017), onde atualmente faz o doutoramento (2017-). Em 2013 recebeu menção honrosa como melhor bolsista de PIBIC em Ciências Agrárias pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do solo, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Análise geoestatística e multivariada, zona específica de manejo, relação solo-paisagem, técnicas indiretas para determinação de atributos do solo, influência da compactação nos atributos do solo e estudos de terra preta arqueológica. Membro do Grupo de Pesquisa Caracterização do Solo para fins de Manejo Específico (CSME) desde Março de 2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Romário Pimenta Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, R. P.;GOMES, ROMÁRIO PIMENTA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal.
Avenida Jaime Ribeiro - de 631/632 ao fim
Vila Industrial
14883125 - Jaboticabal, SP - Brasil
Telefone: (97) 999038838


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Agronomia (Ciência do Solo).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: VARIABILIDADE ESPACIAL DO FÓSFORO TOTAL DE SOLOS DO PLANALTO OCIDENTAL PAULISTA E CUESTAS BASÁLTICAS POR ESPECTROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X,
Orientador: José Marques Júnior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2016 - 2017
Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: GÊNESE, MINERALOGIA E DINÂMICA DO FÓSFORO NOS SOLOS DO PLANALTO OCIDENTAL PAULISTA,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Jose Marques Junior.
Coorientador: Lívia Arantes Camargo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: hematita; goethita; espectroscopia de reflectância difusa; PLSR; adsorção de P.
2010 - 2016
Graduação em Engenharia Agronômica.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Variabilidade Espacial Espacial dos Agregados e Carbono Orgânico Total do Solo em Áreas de Terra Preta Arqueológica sob diferentes manejos.
Orientador: Dr. Milton César Costa Campos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2009 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, EENSG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Centro de Estudos de Línguas - CEL. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas sustentáveis de uso do solo. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2011 - 2011
Técnicas de Amostragem para Análises de Solo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2010 - 2010
Métodos de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2010 - 2010
"Cabo Verde: Sociedade, Cultura e Literatura". (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Semanal, Carga horária: 20


Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Semanal, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
VARIABILIDADE ESPACIAL DO FÓSFORO TOTAL DE SOLOS DO PLANALTO OCIDENTAL PAULISTA E CUESTAS BASÁLTICAS POR ESPECTROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X
Descrição: Fósforo (P) no solo é um importante nutriente limitante para produção agrícola. Entretanto, a sua escassez nos solos tropicais está associada aos fenômenos de adsorção e dessorção, regida pela predominância quase absoluta dos óxidos hematita e goethita. Tais fenômenos limitam a disponibilidade desses nutrientes e consequentemente afetam negativamente a produção agrícola. O Presente trabalho tem como objetivo mapear a variabilidade do fósforo total dos solos do Planalto Ocidental Paulista e Cuestas Basálticas por espectrometria de fluorescência de raios-X (EFRX). A área de estudo ocupa cerca de 60% do estado de São Paulo, região importante no setor agrícola, responsável por aproximadamente 80% da produção nacional, além participar com grande parte da produção de álcool e açúcar. Serão coletadas 660 amostras para construção de solo georreferenciadas para estudo da variabilidade espacial do fósforo total nas profundidades de 0,0-0,2 m, com intervalo de amostragem de 10 km. Os teores de fósforo total serão obtidos por tratamentos de dissolução química e espectroscopia de fluorescência de raios-X e estimados por funções de redes neurais artificiais (RNAs). Os resultados das análises serão submetidos às análises estatísticas e geoestatísticas, e funções de pedotransferência serão calibradas e validadas para a predição de fósforo total para fins de mapeamento no complexo geológico basalto-arenito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Romário Pimenta Gomes - Integrante / José Marques Júnior - Coordenador.
2016 - 2017
GÊNESE, MINERALOGIA E DINÂMICA DO FÓSFORO NOS SOLOS DO PLANALTO OCIDENTAL PAULISTA
Descrição: Nos solos tropicais, o fenômeno de adsorção de fósforo é regido pela mineralogia da fração argila, que por sua vez, são afetados pelo material de origem e intensidade de dissecação da paisagem. Desse modo, objetivou-se relacionar o fósforo total e adsorvido com os principais minerais da fração argila dos solos do Planalto Ocidental Paulista, São Paulo (Brasil), associando com a geologia e o grau de dissecação da paisagem. Foram selecionadas cinquenta e cinco amostras de solo representativas da variabilidade fisiográfica do Planalto Ocidental Paulistana na profundidade de 0,0 ? 0,2 m para caracterização das formas de fósforo, da mineralogia, da cristalografia e espectroscopia, com calibração quimiométrica através da regressão de mínimos quadrados parciais (PLSR). O fósforo é influenciado pela geologia e o grau de dissecação da paisagem, e é covariativo dos óxidos de Fe e Al, sendo esses óxidos importantes indicadores de ambientes com maiores e menores potenciais de adsorção e com baixos e altos teores de P. Os solos apresentaram altos teores de fósforo total, com predomínio das formas associadas aos óxidos de ferro, e de P adsorvido a superfície de óxidos associado a compostos de ferro de baixa cristalinidade. A caracterização das curvas espectrais permite diferenciar o conteúdo de P total com auxílio da mineralogia da fração argila. Solos derivados da Formação Serra Geral (basalto) apresentam menor curva de reflectância em comparação aos solos da Formação Vale do Rio Peixe (arenito). A regressão de mínimos quadrados parciais (PLSR) e índice de importância das variáveis (VIP) indica que o conteúdo de fósforo total está relacionado a hematita, enquanto o fósforo adsorvido a goethita..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Romário Pimenta Gomes - Integrante / José Marques Júnior - Coordenador.Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.
2014 - 2015
Variabilidade Espacial Espacial dos Agregados e Carbono Orgânico Total do Solo em Áreas de Terra Preta Arqueológica sob diferentes manejos
Descrição: As áreas de Terra Preta Arqueológica com sua importância de solos com alta fertilidade e potencial para agricultura, tem grande aporte em estocar carbono, podendo estar relacionado com a estrutura do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a variabilidade espacial dos agregados e carbono orgânico total do solo em áreas de terra preta arqueológica sob diferentes manejos. O experimento foi realizado em áreas de terra preta arqueológica sob diferentes manejos (cacau, café e pastagem). Nesses locais, foi delimitado um grid amostral na área de pastagem com dimensões de 56 x 80 m e espaçamentos de 08 x 08 m e na área de cacau e café com dimensões de 48 x 88 m com espaçamentos de 06 x 08 m, o solo foi amostrado nas profundidades 0,0-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,30m, com um total de 352 pontos amostrais. Foram determinados: o diâmetro médio ponderado (DMP), diâmetro médio geométrico (DMG), classe de agregados >2,00 mm, classe <2 mm, densidade do solo (Ds), estoque de carbono (Est C) e carbono orgânico total (COT). Os dados foram submetidos ao teste de médias, análise estatística descritiva e geoestatística. Os atributos referentes ao diâmetro de agregados do solo, carbono orgânico total e estoque de carbono do solo apresentaram estrutura de dependência espacial. Nos três diferentes sistemas de manejo os atributos decresceram à medida que se aumenta a profundidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Romário Pimenta Gomes - Integrante / Milton César Costa Campos - Coordenador / diogo andré pinheiro da silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2013 - 2014
Compactação do solo e suas relações com o desenvolvimento de culturas de cobertura
Descrição: A importância específica deste estudo para o Amazonas é de se obter informações sobre a qualidade física do solo quando submetido ao cultivo de gramíneas e leguminosas, para que auxiliem em decisões de manejo associado à compactação do solo e assim, aumentar a sustentabilidade na produção. O presente trabalho busca avaliar os efeitos do tráfego de máquina sobre os atributos físicos do solo, crescimento radicular e produção de massa seca de leguminosas e gramíneas cultivadas como cobertura em um Cambissolo Háplico Alítico na região de Humaitá, AM. O experimento foi instalado em um Cambissolo Háplico Alítico plíntico, na antiga Escola Agrícola do Município. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 3, com três repetições, totalizando 36 parcelas amostrais. Sendo avaliado o desenvolvimento aéreo e radicular de quatro culturas, sendo: Crotalária (Crotalária juncea, L.); Estilosante campo grande (Stylosanthes capitata e S. macrocephala), Braquiarão (Brachiaria brizantha) e Níger (Guizotia abssinica) sob três estados de compactação: 0, 1 e 5 passadas de um trator agrícola, estabelecendo diferentes densidades do solo. As coletas de solo com estrutura preservada para as análises físicas serão realizadas por meio de anel volumétrico com 4,0 cm de altura e 4,05 cm de diâmetro, nas profundidades de: 0,0?0,05 m, 0,05?0,10 m e 0,10?0,20 m. No início do florescimento das culturas será coletada sua parte aérea para as determinações da massa seca da lâmina foliar e massa seca de hastes (colmo+bainha). As determinações do sistema radicular serão realizadas quando as mesmas atingirem o florescimento. Posteriormente, as raízes serão analisadas nas profundidades de 0,0?0,20 m, quanto ao comprimento, superfície e diâmetro radicular, pelo programa computacional Delta-T Scan como descrito em Bergamin et al. (2010a). Os dados obtidos no experimento foram analisados por meio da análise da variância e, quando significativa, foi aplicado o teste de Tukey a 5%, para comparação de médias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Romário Pimenta Gomes - Integrante / Anderson Cristian Bergamim - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2012 - 2013
Desenvolvimento de pastagem de capim-braquiária em rotação de culturas e solo compactado
Descrição: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desenvolvimento de pastagem de capim-braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandú) cultivada em rotação de culturas e solo compactado na região de Humaitá, AM. Para que este objetivo seja atingido o experimento foi instalado em um Cambissolo Háplico Alítico plíntico, na antiga Escola Agrícola do Município. O delineamento experimental utilizado será em blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 3, com três repetições, totalizando 27 parcelas amostrais. Será avaliado o desenvolvimento do capim-braquiária (Brachiaria brizantha cv. Marandú) sobre três culturas, sendo: Crotalária (Crotalaria juncea, L.); Estilosante campo grande (Stylosanthes capitata e S. macrocephala) e Braquiarão (Brachiaria brizantha); e três estados de compactação: 0, 4 e 8 passadas de um trator agrícola, estabelecendo diferentes densidades do solo. Serão realizadas duas coletas, antes da semeadura do capim-braquiária (Brachiaria brizantha cv. Xaraés) e no início do florescimento da cultura sendo realizadas as análises físicas do solo, número de perfilhos, massa seca (lâmina foliar) e massa seca de hastes (colmo+bainha). Os dados obtidos no experimento serão analisados por meio da análise da variância e, quando significativa, será aplicado o teste de Tukey a 5%, para comparação de médias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Romário Pimenta Gomes - Coordenador / Anderson Cristian Bergamim - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2012
Produção e decomposição de fitomassa de plantas de cobertura em solo compactado por trafego de máquina agricola
Descrição: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a produção e decomposição de fitomassa de culturas de cobertura em solo compactado por tráfego de máquina agrícola na região de Humaitá, AM.O experimento foi instalado em um Cambissolo Háplico Alítico plíntico, na fazenda experimental do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 4, com três repetições. Serão avaliadas quatro culturas de cobertura, sendo duas espécies/cultivares de leguminosas: (E1) Crotalária (Crotalaria juncea, L.), (E2) Estilosante campo grande (Estilosante campo grande) e duas de gramíneas: (E3) Milheto (Pennisetum glaucum) e (E4) Braquiarão (Brachiaria brizhanta) com três estados de compactação: (C1) 0, (C2) 4 e (C3) 8 passadas de um trator agrícola. Serão realizadas análises químicas do solo (cálcio, magnésio e alumínio trocáveis, potássio e fósforo disponível, acidez potencial (H+Al), pH e carbono orgânico), determinação da massa seca das culturas de cobertura e teor de nitrogênio no tecido vegetal. Também serão realizadas análises de decomposição do material vegetalde amostras após a sua distribuição na superfície do solo. Os dados obtidos no experimento serão analisados por meio da análise de variância e, quando significativa, será aplicado o teste de Tukey a 5%, para comparação de médias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Romário Pimenta Gomes - Integrante / Anderson Cristian Bergamim - Coordenador / Ivanildo Amorim de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Mapeamento dos atributos do solo da UNESP Campus de Jaboticabal utilizando modelos pedometricos
Descrição: O projeto foi uma atividade extra-classe, complementar ao conteúdo da disciplina de Pedometria: Gênese Quantitativa, oferecida no pelo Programa de Pós-graduação em Agronomia (Ciência do Solo) da UNESP Jaboticabal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (11) .
Integrantes: Romário Pimenta Gomes - Integrante / Laércio Santos Silva - Integrante / Nelida Quinonez - Integrante / José Marques Júnior - Integrante / Simone Silva Gomes - Integrante / Diego Silva Siqueira - Coordenador / Gener Tadeu Pereira - Integrante / Thaigo de Andrade Águas - Integrante / Renata Costa - Integrante / Katharine Batista - Integrante / Kamila Meneses - Integrante / Cristiano Marchesi - Integrante / Danilo Olandino de Souza - Integrante.
2014 - 2015
Produção de biofertilizantes e adubos organicos
Descrição: Demonstrar para o produtor rural a importância dos biofertilizantes e adubos orgânicos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Romário Pimenta Gomes - Integrante / Milton César Costa Campos - Coordenador / mailson ferreira nascimento - Integrante / bruno campos mantovanelli - Integrante / Felipe da Costa Weckner - Integrante.
2014 - 2014
Revitalização do Jardim do IEAA - UFAM
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Romário Pimenta Gomes - Coordenador / mailson ferreira nascimento - Integrante / bruno campos mantovanelli - Integrante / Haf Weinberg Corrêa Jordão - Integrante / Rosiney França Mendes - Integrante / Rosane Rodrigues da Costa Pereira - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Menção honrosa em ciências agrárias, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, R. P.2018 GOMES, R. P.; Bergamim.A.C ; SILVA, L. S. ; CAMPOS, M. C. C. ; FILLA, V. A. ; NASCIMENTO, M. F. ; SOUZA, E. D. ; CUNHA, J. M. ; OLIVEIRA, R. ; OLIVEIRA, I. A. . Compaction and Physical Attributes of the Soil After the Development of Cover Plants. Journal of Agricultural Science, v. 10, p. 206-217, 2018.

2.
SILVA, L. S.2018SILVA, L. S. ; GALINDO, I. C. L. ; GOMES, R. P. ; CAMPOS, M. C. C. ; SOUZA, E. R. ; CUNHA, J. M. . CHEMICAL CHANGES OF SOIL AND WATER IN HILLSIDE AREAS UNDER INTENSIVE HORTICULTURE. ENG AGR-JABOTICABAL, v. 38, p. 351-360, 2018.

3.
SILVA, L. S.2018SILVA, L. S. ; GALINDO, I. C. L. ; NASCIMENTO, C. W. A. ; GOMES, R. P. ; FREITAS, L. ; OLIVEIRA, I. A. ; CAMPOS, M. C. C. ; CUNHA, J. M. . Heavy metals in waters used for human consumption and crop irrigation. Revista Ambiente e Agua, v. 13, p. 1, 2018.

4.
QUINONEZ, N.2018QUINONEZ, N. ; MARQUES JUNIOR, J. ; SIQUEIRA, D. S. ; MOARA, M. ; GOMES, R. P. . SAMPLING DENSITY FOR CHARACTERIZATION OF THE SOIL PHYSICAL QUALITY UNDER COFFEE CULTIVATION IN SOUTHWESTERN MINAS GERAIS. ENG AGR-JABOTICABAL, v. 38, p. 718-727, 2018.

5.
SILVA, L. S.2018SILVA, L. S. ; GALINDO, I. C. L. ; FILLA, V. A. ; GOMES, R. P. ; CAMPOS, M. C. C. ; BAHIA, A. S. R. S. ; Cunha, J.M. . Fractionation of heavy metals in yellow latosol cultivated with vegetables. SEMINA. CIÊNCIAS AGRÁRIAS (ONLINE), v. 39, p. 1921-1936, 2018.

6.
GOMES, R. P.;GOMES, ROMÁRIO PIMENTA2018GOMES, R. P.; CAMPOS, M. C. C. ; BRITO, W. B. M. ; Cunha, J.M. ; MUNIZ, A. W. ; SILVA, L. S. ; SOUZA, E. D. ; OLIVEIRA, I. A. ; FREITAS, L. . VARIABILITY AND SPATIAL CORRELATION OF AGGREGATES AND ORGANIC CARBON IN INDIAN DARK EARTH IN APUÍ REGION, AM. Bioscience Journal, v. 34, p. 1188-1199, 2018.

7.
OLIVEIRA, R.2018OLIVEIRA, R. ; SILVA, L. S. ; SOUZA, N. F. ; PIETROSKI, M. ; CAIONE, G. ; SEBEN JUNIOR, G. F. ; FERBONINK, G. F. ; GOMES, R. P. ; MARQUES JUNIOR, J. ; SANTOS, G. A. A. ; CAMPOS, M. C. C. . Mineralogy and Maximum Phosphorus Adsorption Capacity in Soybean Development. Journal of Agricultural Science, v. 10, p. 242-257, 2018.

8.
NASCIMENTO, M. F.2017NASCIMENTO, M. F. ; CAMPOS, M. C. C. ; PINHEIRO, D. M. ; MANTOVANELLI, B. C. ; GOMES, ROMÁRIO PIMENTA ; WECKNER, F. C. . AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE SORGO SACARINO (SORGHUM BICOLOR (L.) MOENCH) NA REGIÃO AMAZÔNICA, BRASIL.. NATIVA, v. 5, p. 381-385, 2017.

9.
GOMES, R. P.2017 GOMES, R. P.; CAMPOS, M. C. C. ; RODRIGUES, M. D. ; PINHEIRO, D. M. ; CUNHA, J. M. ; FRANCISCON, U. ; SILVA, L. S. ; OLIVEIRA, I. A. ; BRITO, W. B. M. . SPATIAL VARIABILITY OF AGGREGATES AND ORGANIC CARBON UNDER THREE DIFFERENT USES OF INDIAN BLACK EARTH IN SOUTHERN AMAZONAS. Bioscience Journal, v. 33, p. 1513-1522, 2017.

10.
FREITAS, L.2017FREITAS, L. ; OLIVEIRA, I. A. ; SILVA, L. S. ; FRARE, C. V. ; FILLA, V. A. ; GOMES, R. P. . INDICADORES DA QUALIDADE QUÍMICA E FÍSICA DO SOLO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO. Universidade de Marília Ciências, v. 26, p. 1-18, 2017.

11.
SILVA, L. S.2016 SILVA, L. S. ; GALINDO, I. C. L. ; NASCIMENTO, C. W. A. ; GOMES, R. P. ; CAMPOS, M. C. C. ; FREITAS, L. ; OLIVEIRA, I. A. . Heavy metal contents in Latosols cultivated with vegetable crops1. Pesquisa Agropecuaria Tropical (Online), v. 46, p. 391-400, 2016.

12.
MANTOVANELLI, BRUNO CAMPOS2015MANTOVANELLI, BRUNO CAMPOS ; SILVA, DIOGO ANDRÉ PINHEIRO DA ; CAMPOS, MILTON CÉSAR COSTA ; GOMES, ROMÁRIO PIMENTA ; SOARES, MARCELO DAYRON RODRIGUES ; SANTOS, LUÍS ANTÔNIO COUTRIM DOS . Avaliação dos atributos do solo sob diferentes usos na região de Humaitá, Amazonas. AMAZONIAN JOURNAL OF AGRICULTURAL AND ENVIRONMENTAL SCIENCES / REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, v. 58, p. 122-130, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, ROMÁRIO PIMENTA; Bergamim.A.C ; CAMPOS, M. C. C. ; SILVA, L. S. ; FILLA, V. A. ; COELHO, A. P. . EFEITO DA COMPACTAÇÃO NA QUALIDADE FÍSICA DO SOLO APÓS O DESENVOLVIMENTO DE CULTURAS DE COBERTURA NO SUL DO AMAZONAS. In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). ELEMENTOS DA NATUREZA E PROPRIEDADES DO SOLO - Vol. 2. 1ed.Ponta Grossa - PR: Editora Atena, 2018, v. 2, p. 201-219.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AGOSTINHO, P. R. ; GOMES, S. S. ; GOMES, R. P. ; SILVA, L. S. ; SILVA, R. F. ; MERCANTE, F. M. . Eficiência de inoculantes microbianos em diferentes espécies de leguminosas utilizadas como adubo verde. In: IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, 2017, Viçosa-MG. Solos no Espaço e Tempo: "Trajetórias e Tendências", 2017.

2.
CARMO, D. A. B. ; AQUINO, R. E. ; SERAFIM, R. S. ; GOMES, R. P. ; MOARA, M. ; SILVA, B. O. . Desenvolvimento vegetativo da alface em função da aplicação de biofertilizantes. In: IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, 2017, Viçosa-MG. Solos no Espaço e Tempo: "Trajetórias e Tendências", 2017.

3.
CARMO, D. A. B. ; MARQUES JUNIOR, J. ; SIQUEIRA, D. S. ; GOMES, R. P. ; MOARA, M. ; SILVA, L. S. . Assinatura magnética na identificação de áreas de manejo específico em cafeicultura. In: IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, 2017, Viçosa-MG. Solos no Espaço e Tempo: "Trajetórias e Tendências", 2017.

4.
SILVA, L. S. ; MOARA, M. ; GOMES, R. P. ; GOMES, S. S. ; BAHIA, A. S. R. S. ; SANTOS, G. A. A. . Teores Naturais e Antrópicos de Cd, Cu, Pb e Zn em Latossolo. In: IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, 2017, Viçosa-MG. Solos no Espaço e Tempo: "Trajetórias e Tendências", 2017.

5.
GOMES, R. P.; CARMO, D. A. B. ; MOARA, M. ; SILVA, L. S. ; QUINONEZ, N. ; MARQUES, K. P. P. . Avaliação dos Atributos Químicos do Solo em áreas de encosta sob cultivo de Olerícolas. In: IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, 2017, Viçosa-MG. Solos no Espaço e Tempo: "Trajetórias e Tendências", 2017.

6.
GOMES, R. P.; CAMPOS, MILTON CÉSAR COSTA ; GOMES, S. S. ; SILVA, L. S. ; MOARA, M. ; CARMO, D. A. B. . Mapeamento superficial do carbono orgânico em terra preta de índio sob cultivo de café. In: Solos no Espaço e Tempo: 'Trajetórias e Tendências', 2017, Viçosa-MG. IV Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, 2017.

7.
SILVA, L. S. ; GOMES, R. P. ; CARMO, D. A. B. ; QUINONEZ, N. ; MOARA, M. . Uso de multivariada na caraterização de solos contaminados com metais pesados. In: II Congreso Paraguayo de Ciencia del Suelo, 2017, Encarnación. ?Suelo: fuente de riqueza, sustento de vida y ambiente sano?, 2017.

8.
SILVA, E. F. ; SILVA, L. S. ; GOMES, R. P. ; OLIVEIRA FILHO, R. A. . Fracionamento de cobre em Latossolo Amarelo. In: I Congresso Internacional de Ciências Agrárias COINTER - PDVAgro, 2016, Pernambuco. Anais do Congresso Internacional de Ciências Agrárias COINTER - PDVAgro, 2016.

9.
GOMES, R. P.; Bergamim.A.C ; SILVA, L. S. ; CAMPOS, M. C. C. ; OLIVEIRA FILHO, R. A. . Resistência do solo á penetração sob compactação induzida em rotação com culturas de cobertura e pastagem. In: I Congresso Internacional de Ciências Agrárias COINTER - PDVAgro, 2016, Pernambuco. Anais do I Congresso Internacional de Ciências Agrárias COINTER - PDVAgro, 2016.

10.
GOMES, R. P.; Bergamim.A.C ; SILVA, L. S. ; OLIVEIRA FILHO, R. A. . Indicadores de qualidade física do solo sob compactação induzida e culturas de cobertura. In: I Congresso Internacional de Ciências Agrárias COINTER - PDVAgro, 2016, Pernambuco. Anais do I Congresso Internacional de Ciências Agrárias COINTER - PDVAgro, 2016.

11.
GOMES, R. P.; CAMPOS, M. C. C. ; SILVA, L. S. ; PINHEIRO, D. M. ; OLIVEIRA FILHO, R. A. . Variabilidade e correlação espacial de agregados, densidade do solo e carbono orgânico em terra preta arqueológica no município do Apuí, AM. In: I Congresso Internacional de Ciências Agrárias COINTER - PDVAgro, 2016, Pernambuco. Anais do I Congresso Internacional de Ciências Agrárias COINTER - PDVAgro, 2016.

12.
QUINONEZ, N. ; MOARA, M. ; GOMES, R. P. ; SANCHEZ, M. G. B. ; MARQUES JUNIOR, J. . Planejamento amostral de atributos físicos em áreas cultivadas com café no sudoeste de Minas Gerais. In: CONBAP ? Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, 2016, Goiânia. Anais do Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, 2016.

13.
GOMES, R. P.; CAMPOS, M. C. C. ; BRITO, W. B. M. ; FRANCISCON, U. ; PINHEIRO, D. M. ; Bergamim.A.C . Dependência Espacial dos Agregados do Solo em Área de Terra Preta Arqueológica sob Cultivo de Café na Região Sul do Amazonas. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal/RN. O solo e suas múltiplas funções, 2015.

14.
ALMEIDA, R. G. ; CUNHA, J. M. ; CAMPOS, M. C. C. ; PINHEIRO, D. M. ; GOMES, R. P. ; SIMOES, E. L. . Variabilidade espacial dos atributos químicos do solo em TPA sob cultivo de pastagem na região sul do Amazonas(. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal/RN. O solo e suas múltiplas funções, 2015.

15.
BERGAMIN, L. P. P. ; GOMES, R. P. ; CAMPOS, M. C. C. ; OLIVEIRA, I. A. ; Bergamim.A.C . Atributos Físicos de um Cambissolo Háplico Alítico sob Compactação Induzida por Tráfego de Trator na Região Sul do Amazonas. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2015, Natal/RN. O Solo e suas Múltiplas Funções, 2015.

16.
GOMES, R. P.; CAMPOS, M. C. C. ; NASCIMENTO, M. F. ; PINHEIRO, D. M. ; ALHO, L. C. ; RODRIGUES, M. D. . Desempenho de Cultivares de Sorgo Sacarino (Sorghum bicolor (L.) Moench) Cultivados no município de Humaitá, AM. In: Congresso Nacional e Milho e Sorgo, 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global, 2014.

17.
MANTOVANELLI, B. C. ; CAMPOS, M. C. C. ; NASCIMENTO, M. F. ; PINHEIRO, D. M. ; GOMES, R. P. ; WECKNER, F. C. . Desempenho de Cultivares de Sorgo Sacarino (Sorghum bicolor (L.) Moench) Cultivados no município de Humaitá, AM. In: Congresso Nacional e Milho e Sorgo, 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global, 2014.

18.
NASCIMENTO, M. F. ; CAMPOS, M. C. C. ; PINHEIRO, D. M. ; MANTOVANELLI, B. C. ; GOMES, R. P. ; SILVA, D. A. P. . Avaliação do Crescimento de Cultivares de Sorgo Sacarino (Sorghum bicolor (L.) Moench) Cultivadas no Município de Humaitá, AM. In: Congresso Nacional e Milho e Sorgo, 2014, Salvador. Eficiência nas cadeias produtivas e o abastecimento global, 2014.

19.
SILVA, D. A. P. ; CAMPOS, M. C. C. ; PINHEIRO, D. M. ; NASCIMENTO, M. F. ; GOMES, R. P. . Variabilidade Espacial do Carbono Orgânico e Estoque de Carbono do Solo em Área de Terra Preta Antropizada sob cultivo na Região de Apuí, AM. In: XX Congresso Latinoamericano e XVI Congresso Peruano de Ciência do Solo, 2014, Cusco. Preservar o solo para conservar a vida na terra, 2014.

20.
GOMES, R. P.; Bergamim.A.C ; CAMPOS, M. C. C. ; NASCIMENTO, M. F. ; MANTOVANELLI, B. C. . Atributos físicos de um Cambissolo Háplico Alítico com Compactação Induzida por Tráfego de Trator após o desenvolvimento de culturas de cobertura na Região Sul do Amazonas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo Para Quê e Para Quêm, 2013.

21.
GOMES, R. P.; Bergamim.A.C ; CAMPOS, M. C. C. ; NASCIMENTO, M. F. . Resistência do solo à penetração e produção de fitomassa sob Compactação Induzida por Tráfego de Trator na Região Sul do Amazonas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo Para Quê e Para Quêm, 2013.

22.
WECKNER, F. C. ; CAMPOS, M. C. C. ; MANTOVANELLI, B. C. ; ALHO, L. C. ; GOMES, R. P. . Dependência Espacial dos Componentes da Acidez do Solo em Área de Campo Natural na Região Sul do Amazonas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013. Ciência do Solo Para Quê e Para Quêm, 2013.

23.
FRANCISCON, U. ; CAMPOS, M. C. C. ; ALHO, L. C. ; PINHEIRO, D. M. ; GOMES, R. P. . Variabilidade espacial do Teor de Carbono Orgânico e Estoque de Carbono de um Argissolo sob Floresta Nativa na Região Sul do Amazonas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013. Ciência do Solo Para Quê e Para Quêm, 2013.

24.
ALHO, L. C. ; CAMPOS, M. C. C. ; PINHEIRO, D. M. ; GOMES, R. P. ; PAULA NETO, P. . Variabilidade Espacial da Estabilidade de Agregados e Matéria Orgânica de um Argissolo em uma Área de Floresta na Região Sul do Amazonas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem?, 2013.

25.
CAMPOS, M. C. C. ; WECKNER, F. C. ; MANTOVANELLI, B. C. ; ALHO, L. C. ; GOMES, R. P. . Dependência Espacial dos Componentes da Acidez do Solo em área de Campo Natural na Região Sul do Amazonas. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem?, 2013.

26.
GOMES, R. P.; Bergamim.A.C ; CAMPOS, M. C. C. ; OLIVEIRA, I. A. ; PINHEIRO, D. M. . Estabilidade de Agregados de um Cambissolo Háplico Alítico com Compactação Induzida por Tráfego de Trator na Região Sul do Amazonas. In: XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2012, Lages - Santa Catarina. Conservação do solo e da água no Brasil: preceitos e ações no ensino, na pesquisa e na extensão, 2012.

27.
NASCIMENTO, M. F. ; GOMES, R. P. ; CAMPOS, M. C. C. ; OLIVEIRA, I. A. ; AQUINO, R. E. . Variabilidade espacial da textura e densidade do solo em um cambissolo háplico alítico plíntico em área de mandioca na região de Humaitá. In: XIX Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2012, Lages - Santa Catarina. Conservação do solo e da água no Brasil: preceitos e ações no ensino, na pesquisa e na extensão, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, MILTON CÉSAR COSTA ; GOMES, R. P. ; CUNHA, J. M. ; BRITO, W. B. M. ; NASCIMENTO, W. B. ; NASCIMENTO, K. A. ; WECKNER, F. C. . VARIABILIDADE ESPACIAL DO CARBONO ORGÂNICO E ESTOQUE DE CARBONO EM TERRA PRETA ARQUEOLÓGICA SOB DIFERENTES USOS NO SUL DO AMAZONAS. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do S, 2017, Belém-PA. Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades, 2017.

2.
SILVA, E. F. ; SILVA, L. S. ; GOMES, R. P. ; MOARA, M. . Fracionamento sequencial de chumbo em um Latossolo Amarelo. In: 1st INTERNATIONAL PLANT PRODUCTION SYMPOSIUM, 2016, Jaboticabal. Anais do IX ENCONTRO DE PÓSGRADUANDOS DA UNESP ? JABOTICABAL, 2016.

3.
NASCIMENTO, M. F. ; CAMPOS, M. C. C. ; GOMES, R. P. ; MANTOVANELLI, B. C. ; SILVA, D. A. P. . Produção de mudas de espécies frutíferas nativas (Açaí, Cacau, Cupuaçu e Pupunha) a partir de resíduos agroindustriais. In: II Seminário da produção agrícola familiar e extrativista vegetal no vale do rio madeira, 2012, Humaitá - AM. II Seminário da produção agrícola familiar e extrativista vegetal no vale do rio madeira, 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, L. S. ; GALINDO, I. C. L. ; GOMES, R. P. ; FILLA, V. A. ; CAMPOS, M. C. C. ; FREITAS, L. ; OLIVEIRA, I. A. ; MARQUES, K. P. P. ; SOUZA, E. D. ; CAZZETA, J. O. . Evaluation of heavy metals concentration in vegetables crops areas in the state of Pernambuco, Brazil. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, R. P.; CAMPOS, M. C. C. ; BRITO, W. B. M. ; FRANCISCON, U. ; PINHEIRO, D. M. ; Bergamim.A.C . Dependência Espacial dos Agregados do Solo em Área de Terra Preta Arqueológica sob Cultivo de Café na Região Sul do Amazonas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GOMES, R. P.; CAMPOS, M. C. C. ; NASCIMENTO, M. F. ; PINHEIRO, D. M. ; ALHO, L. C. ; RODRIGUES, M. D. . Desempenho de Cultivares de Sorgo Sacarino (Sorghum bicolor (L.) Moench) Cultivados no município de Humaitá, AM In: Congresso Nacional e Milho e Sorgo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GOMES, R. P.; Bergamim.A.C ; CAMPOS, M. C. C. ; NASCIMENTO, M. F. ; MANTOVANELLI, B. C. . Atributos Físicos de um Cambissolo Háplico Alítico com Compactação Induzida por Tráfego de Trator após o desenvolvimento de culturas de cobertura na Região Sul do Amazonas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GOMES, R. P.; Bergamim.A.C ; CAMPOS, M. C. C. ; NASCIMENTO, M. F. . Resistência do Solo e Produção de Fitomassa de Culturas de Cobertura sob Compactação Induzida por Tráfego de Trator na Região Sul do Amazonas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GOMES, R. P.; Bergamim.A.C ; CAMPOS, M. C. C. ; OLIVEIRA, I. A. ; PINHEIRO, D. M. . Estabilidade de Agregados de um Cambissolo Háplico Alítico com Compactação Induzida por Tráfego de Trator na Região Sul do Amazonas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Bergamim.A.C ; GOMES, R. P. ; OLIVEIRA, I. A. . Relatório Técnico de Projeto de Pesquisa - EDITAL N. 021/2011 - FAPEAM - UNIVERSAL AMAZONAS. 2014. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MARQUES JUNIOR, J.; GOMES, R. P.; CORTEZ, L. A.. Participação em banca de Gustavo Silva de Souza.ASSINATURA MAGNÉTICA NA AVALIAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
MARQUES JUNIOR, J.; GOMES, R. P.; PELUCO, R. G.. Participação em banca de Yves Soares Menon.ASSINATURA MAGNÉTICA NA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE AGREGADOS EM SOLOS COM DIFERENTES TEORES DE FERRO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SIMPÓSIO DE INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNESP - JABOTICABAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. 2017. (Simpósio).

2.
I Encontro Brasileiro de Pedometria. 2016. (Encontro).

3.
II Encontro Paulista de Ciência do Solo. 2016. (Encontro).

4.
XXIV CONIC Congresso de Iniciação Científica da UFAM. VARIABILIDADE ESPACIAL DOS AGREGADOS E CARBONO ORGÂNICO TOTAL DO SOLO EM ÁREAS DE TERRA PRETA ARQUEOLÓGICA SOB DIFERENTES MANEJOS. 2015. (Congresso).

5.
XXIII CONIC Congresso de Iniciação Científica da UFAM. COMPACTAÇÃO DO SOLO E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DE CULTURAS DE COBERTURA. 2014. (Congresso).

6.
XXX Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Avaliação do Desempenho de Produção de Genótipos de Sorgo Sacarino (Sorghum bicolor L.) na Região de Humaitá, AM. 2014. (Congresso).

7.
XXII CONIC Congresso de Iniciação Científica da UFAM. DESENVOLVIMENTO DE PASTAGEM DE CAPIM-BRAQUIÁRIA EM ROTAÇÃO DE CULTURAS E SOLO COMPACTADO. 2013. (Congresso).

8.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo - Ciência do Solo Para Quê e Para Quem. Resistência do solo à penetração e produção de fitomassa sob Compactação Induzida por Tráfego de Trator na Região Sul do Amazonas. 2013. (Congresso).

9.
"I Simpósio de Ciência do Solo da Amazônia Ocidental - Desafios da Ciência do Solo na Amazônia Ocidental Brasileira". 2012. (Simpósio).

10.
I Dia de campo das culturas do Arroz, Milho e Sorgo no município de Humaitá. 2012. (Outra).

11.
II Seminário da Produção Agrícola Familiar e Extrativista Vegetal no Vale do Rio Madeira. 2012. (Seminário).

12.
XIX Reunião de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Estabilidade de Agregados de um Cambissolo Háplico Alítico com Compactação Induzida por Tráfego de Trator na Região Sul do Amazonas. 2012. (Congresso).

13.
XXI CONIC Congresso de Iniciação Científica da UFAM. Produção e decomposição de fitomassa de plantas de cobertura em solo compactado por trafego de máquina agricola. 2012. (Congresso).

14.
" III Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental ". 2011. (Outra).

15.
"I Colóquio Nacional de Literaturas de Língua Portuguesa - CONLIP - Homenagem aos Oitenta Anos de Publicação de "A Selva ", de Ferreira Castro". 2010. (Outra).

16.
III SEMANA DE AGRONOMIA - Amazônia: Agricultura e Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, R. P.. I Simpósio de Ciência do solo da Amazônia Ocidental. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 20:20:08