Rieuse Lopes Pinto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4770299668835899
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Doutoranda em Educação Matemática (PUC-SP). Possui Mestrado em Educação Matemática (UFOP), Especialização em Matemática Superior (Unimontes) e Licenciada em Ciências com habilitação em Matemática (Unimontes). É professora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e das Faculdades Integradas Pitágoras (FIPMoc). Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Geometria; Álgebra Linear; Matemática Financeira; Cálculo Diferencial e Integral; Estatística; Tecnologias aplicadas à Educação Matemática; e Estágio e Prática na Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rieuse Lopes Pinto
Nome em citações bibliográficas
LOPES, R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Avenida Rui Braga
Vila Mauricéia
39401089 - Montes Claros, MG - Brasil
Telefone: (38) 32298274
URL da Homepage: www.unimontes.br


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação Matemática.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Contribuições do Cálculo Diferencial e Integral para a prática do professor de Matemática,
Orientador: Gabriel Loureiro de Lima.
2012 - 2014
Mestrado profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Definições matemáticas sobre funções e suas derivadas como um eixo de discussão para o ensino e a aprendizagem do Cálculo, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Dale William Bean.
Palavras-chave: Cálculo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
1984 - 1988
Graduação em Ciências habilitação Matemática.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas, FAFIL, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de GeoGebra. (Carga horária: 50h).
UNESPAR - Campus Apucarana, UNESPAR, Brasil.
2018 - 2018
Formação para Professores EaD ? utilizando Sagah como recurso estratégico. (Carga horária: 20h).
A Educação - Soluções Educacionais integradas, SAGAH, Brasil.
2016 - 2016
Estratégias de metodologias ativas. (Carga horária: 2h).
Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.
2015 - 2015
Formação pedagógica. (Carga horária: 4h).
Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.
1981 - 1984
Magistério de primeiro grau. (Carga horária: 2420h).
Colégio Padre Chico, CPC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, .

Linhas de pesquisa
Educação Matemática

Faculdades Integradas Pitágoras, FIP/MOC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Descritiva
Cálculo Diferencial e Integral IV
02/2015 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II

Fundação Educacional Montes Claros, FEMC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Atividades

02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear e Geometria Analítica

Colégio Marista São José - Montes Claros, MARISTA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: coordenadora da área de ensino de matematica, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Atividades

02/2009 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Sociedade Educacional Turano e Mota LTDA, SETM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 25


Sociedade Educacional Padrão LTDA, PADRÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 25

Vínculo institucional

1996 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 25


Escola Estadual Augusta Valle, EEAV, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 15


Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, EEPPR, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18

Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18


Escola Estadual Simeão Ribeiro dos Santos, EESRS, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 7

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 7



Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ensino de cálculo na formação de professores de Matemática: estado do conhecimento da pesquisa brasileira
Descrição: Ao refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo no ensino superior, consideramos ser importante pesquisar sobre o conceito de funções e suas derivadas, visto que seu ensino e seus conceitos apresentam interfaces com noções trabalhadas na educação básica. Nesse contexto, questionamentos sobre ?quais matemáticas? devem ser estudadas na Licenciatura em Matemática de modo a contribuir, efetivamente, no desenvolvimento curricular no Ensino Fundamental e Médio tem balizado nossa prática como professora e como pesquisadora. Muitas pesquisas têm tomado o ensino de Cálculo como objeto de estudo, porém é preciso inventariar e sistematizar a produção de conhecimento dessas investigações. Nesse sentido, ao propormos esta pesquisa temos como objetivos realizar estado do conhecimento da pesquisa brasileira sobre o ensino de Cálculo na formação de professores de Matemática; identificar como a pesquisa brasileira tem abordado os aspectos epistemológicos, didático e metodológico referentes ao ensino de Cálculo na formação de professores de Matemática; e compreender como se dá a aprendizagem da docência a partir da construção de conceitos do Cálculo. Trata-se de uma investigação na perspectiva da pesquisa qualitativa dos tipos bibliográfica e estado do conhecimento em que se utilizará a metanálise como estratégia metodológica para a análise dos dados mapeados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Assistência teórico-metodológico-didática aos acadêmicos da Licenciatura em Matemática da Unimontes
Descrição: O projeto tem por objetivo promover estudos relativos a conteúdos e temas da Matemática em nível de Ensino Médio e esclarecer dúvidas quanto a conteúdos e temas presentes no programa da Licenciatura em Matemática.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Educação Matemática Debate, eISSN 2526-6136
2016 - Atual
Periódico: Educação Matemática Debate


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, R.2017LOPES, R.; LIMA, G. L. . Ensino de equações diferenciais ordinárias em cursos de Engenharia Mecânica. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v. 6, p. 18-29, 2017.

2.
CRISOSTOMO, E.2017CRISOSTOMO, E. ; LOPES, R. . Funções e suas derivadas: uma pesquisa realizada na perspectiva do pensamento matemático avançado. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB), v. 6, p. 54-77, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, R.; LIMA, G. L. . Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias em cursos de Engenharia Mecânica. In: VI Encontro de Produção Discente em Educação Matemática, 2017, São Paulo. Anais do VI EPD. São Paulo: PUC-SP, 2017. v. VI. p. 1-13.

2.
LOPES, R.; BEAN, D. W. . Atividades investigativas centradas no estudo de funções: exploração de Conceitos do Cálculo. In: XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2012, Canos. Anais do XVI EBRAPEM: as tintas da pesquisa em Educação Matemática nos papéis sociais. Canoas: Ulbra, 2012. v. único. p. 1-9.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, R.. Estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática, campus São Francisco: relato de uma experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, R.. Ensino e Aprendizagem de Cálculo na Engenharia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LOPES, R.; LIMA, G. L. . Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias em cursos de Engenharia Mecânica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOPES, R.. Atividades Investigativas Centradas no Estudo de Funções: exploração de conceitos do Cálculo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOPES, R.. O Processo de Ensino e Aprendizagem da Geometria na Formação Continuada de Professores de Matemática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
LOPES, R.; BEAN, D. W. . Atividades investigativas centradas no estudo de funções: exploração de Conceitos do Cálculo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOPES, R.; BEAN, D. W. . Atividades Investigativas Centradas no Estudo de Funções: exploração de conceitos do Cálculo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
LOPES, R.. Membro da comissão científica do VII Encontro de Produção Discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins. PUC-SP.. 2018.

2.
LOPES, R.. Avaliadora de trabalhos submetidos na II Semana da Matemática do IFNMG - II SEMAT.. 2018.

3.
LOPES, R.. Parecerista para o Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.. 2017.

4.
LOPES, R.. Avaliadora de Trabalhos científicos do X Simpósio de Pesquisa Científica das FIPMoc - SIMFIP. 2017.

5.
LOPES, R.. Membro da Comissão do X Encontro Nacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado - ENFOPECS e do III Congresso do Centro de Ciências Humanas: Licenciaturas em Movimento.. 2017.

6.
LOPES, R.. Membro da comissão científica do VI Encontro de Produção Discente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins. PUC-SP.. 2017.

7.
LOPES, R.. Parecerista do IX Simpósio de Pesquisa Científica das FIPMoc. 2016.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PIMENTEL, M. S.; MALVEIRA, B. M.; LOPES, R.. Participação em banca de João Guilherme Duarte Paula.Redução do consumo de água em equipamento de limpeza de componentes de uma fábrica farmacêutica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdades Integradas Pitágoras.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
LOPES, R.. Processo Seletivo DEPE, Curso de Licenciatura em Biológicas. 2018. Universidade Estadual de Montes Claros.

2.
LOPES, R.. Processo Seletivo DEPE, Curso de Licenciatura em Pedagogia. 2018. Universidade Estadual de Montes Claros.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Apresentação das atividades do GPEA e a experiência de dois alunso. 2018. (Seminário).

2.
Educação Matemática: Epistemologia, Didática e Tecnologia. 2018. (Seminário).

3.
Estudos sobre as abordagens instrumental e documental do didático. 2018. (Seminário).

4.
Geometrix: linha temática envolvendo projetos de desenvolvimento, investigação e interação com a sociedade. 2018. (Seminário).

5.
I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docente. 2018. (Congresso).

6.
I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA. 2018. (Congresso).

7.
I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. TEORIAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2018. (Congresso).

8.
I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. APLICAÇÃO DO GEOGEBRA AOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO. 2018. (Congresso).

9.
I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2018. (Congresso).

10.
I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes.Tecnologias Digitais da informação e comunicação na formação de professores de Matemática: um estudo exploratório centrado no Tpack.. 2018. (Simpósio).

11.
I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes,. O USO DE APPLETS NO PROCESSO DE ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I. 2018. (Congresso).

12.
Inovações em Educação e seus desafios para o Ensino Superior. 2018. (Seminário).

13.
Metodologias ativas e sócio-interação nas aulas de Matemática. 2018. (Seminário).

14.
Mobile Research in Mathematics Education: discutindo a Cyberformação com professores de matemática. 2018. (Seminário).

15.
Regiomontanus e seu legado para o desenvolvimento. 2018. (Seminário).

16.
Simpósio Internacional de Tecnologias em Educação Matemática.Tecnologias Digitais da Informação e comunicação na formação de professores de Matemática: um estudo exploratório centrado no Tpack.. 2018. (Simpósio).

17.
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática.DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ATIVIDADES COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS. 2018. (Seminário).

18.
VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Seminário).

19.
A carreira do professor de Matemática: dúvidas, expectativas e felicidade. 2017. (Seminário).

20.
Desafios na formação do pesquisador da prática pedagógica. 2017. (Seminário).

21.
Gerenciamento de Escopo do Projeto Interdisciplinar. 2017. (Encontro).

22.
Inovações em Educação e seus desafios para o Ensino Superior. 2017. (Seminário).

23.
I Seminário sobre Ensino e Aprendizagem de Ciências Básicas nas Engenharias. 2017. (Seminário).

24.
I Workshop do curso de Matemática Unimontes - São Francisco. 2017. (Encontro).

25.
Mediações pedagógicas e o uso da tecnologia assistiva no ensino e aprendizagem da Matemática no contexto da Educação Especial. 2017. (Seminário).

26.
Neurociência e Educação Matemática: um diálogo necessário. 2017. (Seminário).

27.
Normas de qualificação e qualidade das pesquisas dos alunos. 2017. (Seminário).

28.
Recepção de Alunos 1º/2017 do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática. 2017. (Seminário).

29.
Recepção de alunos - 2º/2017. 2017. (Seminário).

30.
VI Encontro de Produção Discente em Educação Matemática.Ensino de Equações Diferenciais Ordinárias em cursos de Engenharia Mecânica. 2017. (Encontro).

31.
X Encontro Nacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado.Estágio supervisionado na Licenciatura em Matemática, campus São Francisco: relato de uma experiência. 2017. (Encontro).

32.
Encontro de Docentes. 2016. (Encontro).

33.
Encontro Pedagógico. 2016. (Encontro).

34.
IX Simpósio de Pesquisa Científica das FIPMoc (SIMFIP). 2016. (Simpósio).

35.
Oficina Estratégias de Metodologias Ativas.Estratégias de Metodologias Ativas. 2016. (Oficina).

36.
Cultura Empreendedora no Ensino Superior. 2015. (Encontro).

37.
curso de formação pedagógica. 2015. (Encontro).

38.
Encontro de Docentes: Educação com Foco no Desenvolvimento de Competências. 2015. (Encontro).

39.
VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Representação gráfica no estudo de funções e suas derivadas. 2015. (Encontro).

40.
III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2012. (Encontro).

41.
Matemática do Ensino Fundamental através de tarefas. 2012. (Congresso).

42.
RELME 26. O Processo de Ensino e Aprendizagem da Geometria na Formação Continuada de Professores de Matemática. 2012. (Congresso).

43.
Representaciones Semióticas: Una Estrategia Didáctica en la Enseñanza. 2012. (Congresso).

44.
Trabalhando com Planos, Cilindros e Quádricas no WIMPLOT. 2012. (Congresso).

45.
XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Atividades investigativas centradas no estudo de funções: exploração de conceitos do Cálculo. 2012. (Encontro).

46.
Programa Educação em Rede 2010. 2010. (Encontro).

47.
Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior. 2009. (Encontro).

48.
Programa de Educação e Treinamento 2008. 2008. (Encontro).

49.
Programa de Educação e Treinamento 2006. 2006. (Encontro).

50.
Programa de Educação e Treinamento 2005. 2005. (Encontro).

51.
Prática Educativa: como ensinar. 2004. (Oficina).

52.
Programa de Educação e Treinamento 2004. 2004. (Encontro).

53.
Elaboração de Instrumentos de Avaliação em Matemática. 2003. (Encontro).

54.
Programa de Educação e Treinamento 2003. 2003. (Encontro).

55.
MATEMÁTICA: ensino, habilidades e competências. 1999. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luiza de Fátima Mafra Alves e Leonardo Pereira Abreu. Fundamentos Teóricos e Metodológicos no Contexto dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Lato Sensu em Educação Matemática.) - Universidade Estadual de Montes Claros. Orientador: Rieuse Lopes Pinto.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:21:43