Aline Pereira Dutton

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3479057146158628
  • Última atualização do currículo em 01/02/2017


Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT (2008-2011). Especialista na modalidade Lato Sensu em Fisiologia do Exercício e Personal Trainer pela Faculdade do Pantanal (FAPAN). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, na linha de pesquisa Educação e Diversidade sob orientação do Prof. Dr. Sandro Sguarezi. Doutoranda em Sociologia pelo DINTER UNEMAT/UFSCAR, na linha de pesquisa Estrutura Social, Poder e Mobilidades, sob orientação do Prof. Dr. Jacob Carlos Lima. Colaboradora do Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura (COEDUC) sob coordenação da Profª. Dra. Beleni Salete Grando. Integrante do Programa de Pesquisa OBEDUC- Observatório de Educação com foco em Matemática e iniciação às Ciências. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte (LEAPE). Professora da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UNEMAT. Atua nas áreas de Educação e Diversidade, Educação Popular e Economia Solidária, Práticas Corporais, Formação Humana e Corpo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Pereira Dutton
Nome em citações bibliográficas
DUTTON, A. P.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: PERCEPÇÃO SOBRE O CORPO NO TRABALHO ENTRE MULHERES COOPERADAS DA REDE CATAMATO,
Orientador: JACOB CARLOS LIMA.
Palavras-chave: representações sociais; corpo; empreendimentos econômicos solidários; mulher; trabalho.
2013 - 2015
Mestrado em EDUCAÇÃO.
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: Socioeconomia Solidária: A ressignificação do corpo feminino no processo de produzir e reproduzir a vida em coletividade,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Sandro Benedito Sguarezi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: socioeconomia solidária; processo educativo; corpo feminino; autogestão.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Especialização em Fisiologia do Exercício e Personal Trainer. (Carga Horária: 360h).
Faculdade do Pantanal, FAPAN, Brasil.
Título: Corpo e Saúde Indígena: Prevalência de fatores de risco no processo de aquisição de doenças crônicas não degenerativas na população chiquitana em território de fronteira.
Orientador: Beleni Salete Grando.
2008 - 2011
Graduação em Educação Física.
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO DO CORPO E SAÚDE: análise das Práticas Corporais Chiquitanas e as relações destas com a vida saudável.
Orientador: Beleni Saléte Grando.




Atuação Profissional



Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo do Ensino Superior, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Aulas ministradas no Programa das Parceladas da UNEMAT, no curso de graduação em Pedagogia do Campo. Disciplina: Conteúdos e Metodologias do Ensino da Educação Física - CH 60

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Aulas ministradas pelo Programa das Parceladas da UNEMAT, No curso de graduação em Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologias do Ensino da Educação Física - CH 60

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

09/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campi Universitário Jani Vanini, .


Faculdade Católica Rainha da Paz, FCARP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor


Instituto Educacional de Cáceres, IEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professora de educação física, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 10


Centro Educacional Cenecista 1º Maio, CNEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora de educação física, Enquadramento Funcional: Professora de educação física, Carga horária: 12


Prefeitura Municipal de Cáceres - Secretária de Esporte, Cultura e Lazer, SEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ass. Adm. e Chefe de Divisão de Desporto Educ, Carga horária: 20


Universidade Aberta do Brasil - UAB/UNEMAT, UAB/UNEMAT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Aula ministrada no Curso de Graduação em Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologias do Ensino da Educação Física

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Aula ministrada no Curso de Graduação em Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologias do Ensino da Educação Física no início da escolarização.



Linhas de pesquisa


1.
Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte


Projetos de extensão


2013 - 2014
Projeto de Atividade Física e recreativa na terceira idade
Descrição: Este projeto tem como objetivo mostrar um amplo trabalho na educação física em projetos sociais, buscando sedimentar as práticas de atividades físicas e recreativas através de jogos e brincadeiras, atividades rítmicas e expressivas, bem como o esporte e demais conteúdos da cultural corporal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Aline Pereira Dutton - Integrante / Leni Hack - Coordenador / Fábio da Penha Coelho - Integrante / Rafael Cunha Garcia - Integrante.
2011 - 2014
Observatório da educação com foco em matemática e Educação às Ciências
Descrição: Financiado pela CAPES, no valor de R$2.591.360,00, este projeto tem como objetivo diagnosticar dificuldades em Matemática e Iniciação a Ciências de alunos da Educação Básica das escolas das redes públicas de ensino, bem como coordenar propostas e intervenções dos participantes por meio de recorrentes apresentações e discussões das mesmas, em diferentes fóruns (locais e gerais), visando ao enfrentamento da problemática encontrada nos locus selecionados para atuação. Por meio de pressupostos que levem em conta os conhecimentos dos envolvidos, buscamos juntos: a articulação dos desafios e necessidades das escolas (tais como estudantes com desempenho crítico nas disciplinas Matemática e Ciências) aos possíveis projetos que elas mesmas possam ter; o desenvolvimento das dimensões coletiva e individual do processo; e o enfrentamento de outros muitos desafios que certamente iremos encontrar. A experiência acumulada nos grupos de pesquisa envolvidos, cujo foco principal de investigação tem sido justamente a relação entre formação inicial/continuada de professores e o trabalho desses professores em sala de aula, nos levou à compreensão da necessidade de promover uma interação universidade-escola que: parta dos saberes realmente acumulados por todos os envolvidos, quer sejam eles estudantes de graduação, docentes da rede de ensino, mestrandos, doutorandos e professores coordenadores das IES participantes dos núcleos em rede; se baseie firmente em processos de ilustração teórica dos professores e futuros professores da rede básica; e leve em consideração a necessidade de busca continua de conexão entre as políticas públicas brasileiras e a atuação efetiva dos profissionais nas unidades de formação de alunos e professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 18) / Mestrado acadêmico ( 8) / Doutorado ( 3) . Integrantes: Maria Elizabete Rambo Kochhann - Integrante / Marta Maria Pontin Darsie - Integrante / Lizete Maria Orquiza de Carvalho. Situação: concluído; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Aline Pereira Dutton - Coordenador / Maria Elizabete Rambo Kochhan - Integrante.
2009 - 2009
Beisebol Universitário
Descrição: O projeto de extensão , teve como objetivo desenvolver um espaço para planejamento, aprendizagem e práxis pedagógica em Atletismo através da capacitação e atuação dos monitores do Curso de Educação Física. Obs: Portaria n. 825/2009..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Aline Pereira Dutton - Integrante / Beleni Saléte - Coordenador / Pedro Lazaro Puentes Alvares - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUTTON, A. P.; SGUAREZI, S.B. . Socioeconomia solidaria e trabalho autogestionário: forma de resistência de um grupo de mulheres do município de Cáceres-MT.. In: Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia Solidária (ENIES), 2016, JUAZEIRO DO NORTE. V Encontro Nordestino de Incubadoras de Economia (ENIES). JUAZEIRO DO NORTE -CE: UNIVERSIDADE DO CARIRI, 2016. v. 1. p. 1-20.

2.
DUTTON, A. P.; SGUAREZI, S.B. ; LIMA, E. R. . SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA E AUTOGESTÃO: POSSIBILIDADES PARA RESSIGNIFICAÇÃO DO CORPO FEMININO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO - SEMIEDU, 2016, CUIABÁ - MT. SEMIEDU SABERES E IDENTIDADES: POVOS, CULTURAS E EDUCAÇÕES. CUIABA - MT: UFMT, 2016. v. 1.

3.
DUTTON, A. P.; SGUAREZI, S.B. ; MARTINS, E. C. . Educação Popular e Trabalho Associado num Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação-Nível Mestrado no Interior do Brasil.. In: XXIII SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES MERCOSUR - CONO SUR, 2015, caracas. XXIII SEMINARIO INTERNACIONAL DE INVESTIGACIÓN SOBRE FORMACIÓN DE PROFESORES MERCOSUR - CONO SUR, 2015. CARACAS: CONO SUR, 2015. v. 1. p. 1-18.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORREA, L. B. ; SILVA, R. S ; CASTRO, M.J.M. ; DUTTON, A. P. . Basquete: possibilidades didáticas metodológicas para o processo de ensino na iniciação. In: III Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense, 2013, Cáceres. Vol. 3 (2013): Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense - SEFIPA, 2013. v. 3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DUTTON, A. P.; SALETE, B. ; Puhl. I.J . Corpo e Saúde Chiquitano em Território de Fronteira. In: Fronteira Oeste: Poder, Economia e Sociedade, 2013, Cáceres. Fronteira Oeste: Poder, Economia e Sociedade, 2013.

2.
DUTTON, A. P.; SALETE, B. . Capoeira: uma perspectiva de educação intercultural no contexto escolar. In: II Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense, 2012, Cáceres. II Seminário de Educação Física do Pantanal Mato-Grossense, 2012.

3.
DUTTON, A. P.; SALETE, B. . CAPOEIRA, UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA. In: VII Congresso de Iniciação Científica - 4ª Jornada Científica da Unemat, 2011, Cáceres. VII Congresso de Iniciação Científica - 4ª Jornada Científica da Unemat - VII CONIC - 4ª JC, 2011. v. 4.

4.
DUTTON, A. P.. Mini-Handebol ? Atividade Extracurricular. In: II Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, 2010, Cuiabá. II Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oest, 2010.

5.
DUTTON, A. P.. Atividade Física / Qualidade de Vida: Uma Proposta Diferenciada. In: I Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, 2009, Cuiabá. I Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
DUTTON, A. P.; SALETE, B. ; Puhl. I.J . Corpo e Saúde Chiquitano em Território de Fronteira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
DUTTON, A. P.; SALETE, B. . Capoeira: Uma perspectiva de Educação Intercultural no Contexto Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DUTTON, A. P.; SALETE, B. . Práticas Corporais das Mulheres Chiquitanas: Saberes Tradicionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
DUTTON, A. P.; SALETE, B. . Práticas Corporais Chiquitanas: História, Memória e Saberes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
DUTTON, A. P.. A Capoeira no contexto escolar: uma perspectiva cultural. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DUTTON, A. P.. Mini-Handebol ? Atividade Extracurricular. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
DUTTON, A. P.. Atividade Física / Qualidade de Vida: Uma Proposta Diferenciada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
DUTTON, A. P.. A capoeira no contexto escolar: uma perspectiva cultural. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
DUTTON, A. P.. Ginástica Laboral no CME ( Central de Materiais e Esterilização). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
DUTTON, A. P.. Mini-Handebol como Proposta Pedagógica para Educação Escolar. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DUTTON, A. P.. Participação em banca de Felipe Tadeu Cavalcanti.Os benefícios promovidos pela prática do handebol adaptado às pessoas com deficiência física: revisão da literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

2.
DUTTON, A. P.. Participação em banca de Kamila Laet Moreira.Pŕatica de Hidroginástica e representações de velhice para mulheres acima de 40 anos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

3.
STROHER, J.; DUTTON, A. P.; SILVA, G. L.. Participação em banca de Rafaela de Almeida Espinosa.As técnicas corporais no jogo de handebol. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Leni Hack; DUTTON, A. P.; ÀVILA, T.. Bolsa apoio ao estudante. 2014.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Integrado dos cursos de Licenciatura Plena em Educação Física da UNEMAT. 2014. (Simpósio).

2.
Fronteira Oeste Poder, Economia e Sociedade I Seminário Internacional e III Seminário do Grupo de Pesquisa.Corpo e Saúde Chiquitano em território de fronteira. 2013. (Seminário).

3.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇAO FÍSICA DO PANTANAL MATO-GROSSENSE.Capoeira: uma perspectiva de educação intercultural no contexto escolar. 2012. (Seminário).

4.
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇAO FÍSICA DO PANTANAL MATO-GROSSENSE.A Capoeira no contexto escolar: uma perspectiva cultural. 2012. (Oficina).

5.
XI Jogos dos Povos Indígenas. 2011. (Olimpíada).

6.
Atualização de Regras e Formação de Árbitros de Handebol. 2010. (Outra).

7.
Clínica de Personal Traning atualização ? 14º Convenção Brasil. 2010. (Outra).

8.
Educação Ambiental ? Prefeitura Municipal de Cáceres. 2010. (Outra).

9.
II Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste. Mini-Handebol ? Atividade Extracurricular. 2010. (Congresso).

10.
III E?FEST Esportivo e Ciclo de Palestra. 2010. (Outra).

11.
Semana do Educador Físico. 2010. (Outra).

12.
Ciclo de Mini Cursos de Educação Física: Fisiologia do Esforço, Treinamento Desportivo, Treinamento de Força e Personal Training. 2009. (Outra).

13.
I Congresso Brasileiro de Educação Física do Centro-Oeste. Atividade Física / Qualidade de Vida: Uma Proposta Diferenciada. 2009. (Congresso).

14.
Regras Oficiais de Voleibol. 2009. (Outra).

15.
Seminário de Educação Física. 2009. (Seminário).

16.
Seminário Temático do COEDUC. 2009. (Seminário).

17.
VI Congresso Brasileiro do Desporto Universitário. 2009. (Congresso).

18.
Capacitação e Atualização para Autonomia no Mercado de Trabalho; Prescrição de Treinamento para Mulheres: Emagrecimento, Hipertrofia e Enrijecimento. 2008. (Outra).

19.
III Encontro de Educação, Tecnologia e Economia Solidária no Século XXI.Mini-Handebol como Proposta Pedagógica para Educação Escolar. 2008. (Encontro).

20.
Palestra: Reflexões sobre o corpo e aprendizagem nas aulas de educação física. 2008. (Outra).

21.
Reflexões sobre o Corpo e Aprendizagem nas aulas de Educação Física. 2008. (Outra).

22.
Regras Oficiais de Futsal. 2008. (Outra).

23.
Ginástica Laboral. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUTTON, A. P.; Grando . XI Edição dos Jogos dos Povos Indígenas. 2011. (Outro).

2.
DUTTON, A. P.. Liga do Desporto Universitário de Quadras. 2011. (Outro).

3.
DUTTON, A. P.. III E?FEST Esportivo e Ciclo de Palestra. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tatiane de Paula Souza. ENVELHECIMENTO: PREVALÊNCIA DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS E OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA EM PESSOAS IDOSAS PARTICIPANTES DO ?PROGRAMA LIGA DA SAÚDE/PROJETO VIDA ATIVA NA TERCEIRA IDADE? NO MUNICÍPIO DE CÁCERES/MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Aline Pereira Dutton.

2.
Thiago Jose Leitchtweis Kutzner. INSPIRAÇÕES E ASPIRAÇÕES FAMILIARES PARA INSERÇÃO DE SEUS FILHOS NA ESCOLINHA DE FUTEBOL VERDE OLIVA EM CÁCERES-MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Aline Pereira Dutton.

3.
Cristiano Neves da Silva Ramos. ESPORTE DA ESCOLA: PERSPECTIVAS DE ABORDAGENS TEÓRICAS METODOLÓGICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DO ESPORTE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade do Estado de Mato Grosso. Orientador: Aline Pereira Dutton.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:50:23