Marco Aurélio Tupinambá Viana Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4528122843010844
  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEES) pela UFSCAR, Mestre pela Universidade de São Paulo- USP no Programa de Pós Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE) Formado pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, UNESP em Licenciatura e Bacharelado na área de Ciências Biológicas com ênfase em Neuropsicobiologia. Experiência na área da Educação em Ciências com ênfase em Educação Especial e Projetos Educacionais, atuando nos seguintes domínios: projetos educacionais, educação de surdos, educação do aluno publico-alvo da Educação Especial (PAEE), Atendimento Educacional Especializado (AEE) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marco Aurélio Tupinambá Viana Filho
Nome em citações bibliográficas
TUPINAMBA, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
ESCOLA ESTADUAL EURIPEDES BRAGA.
Avenida Monsenhor João José de Azevedo
Crispim
12402010 - Pindamonhangaba, SP - Brasil
Telefone: (12) 36423201


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO BILÍNGUE PARA ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL,
Orientador: Maria da Piedade.
Palavras-chave: educação de surdos; ensino de ciências; educação especial.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2016
Mestrado em Projetos Educacionais em Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE MODELO QUALITATIVO BASEADO EM RACIOCÍNIO QUALITATIVO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Graziela Zamponi.
Coorientador: Sandra Giacomin Schneider.
Palavras-chave: ensino de ciências; educação de surdos; modelo qualitativo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2012
Graduação em Abi - Ciências Biológicas.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Avaliação do Perfil de Ansiedade de Ratas na Perimenoapusa Induzida pelo 4-vinylclyhexenediepoxide(VCD).
Orientador: Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade.
Bolsista do(a): Pró-Reitoria de Extensão Universitária-Unesp, PROEX, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos CAPES. (Carga horária: 3h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos CAPES. (Carga horária: 2h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2013
Melhor Gestão Melhor Ensino. (Carga horária: 160h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SESP, Brasil.
2013 - 2013
Comunicação com o Surdo por meio da LIBRAS. (Carga horária: 160h).
SENAI "Geraldo Alkimin", SENAI, Brasil.
2011 - 2011
Español para Estrangeros. (Carga horária: 40h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
2011 - 2011
Neuroanatomia Comparada. (Carga horária: 52h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
2011 - 2011
Neurobiologia Xeral e Comparada. (Carga horária: 49h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
2011 - 2011
Ecología Terrestre. (Carga horária: 45h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
2011 - 2011
Antropología Molecular. (Carga horária: 45h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
2011 - 2011
Farmacología del Comportamento. (Carga horária: 40h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
2009 - 2010
Extensão universitária em Estagiário do Laboratório de Informática(LDI).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Albert Einstein-Objetivo Guara, CAE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental II, Carga horária: 8


ESCOLA ESTADUAL EURIPEDES BRAGA, EEEURIPEDESBRAGA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 10


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 15


Centro Universitário Teresa D`Ávila, UNIFATEA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou as Disciplinas de Histologia, Citologia e Embriologia no curso de Farmácia, bem como a de Libras para todos os cursos da Instituição. Atualmente ministra as Disciplinas de Educação Inclusiva e Diversidade, Libras e Teorias e Transtornos de Aprendizagem.

Atividades

08/2015 - Atual
Extensão universitária , Núcleo de Extensão- NEXT, .

Atividade de extensão realizada
Coral de Libras.

Escola Técnica Estadual Prof. Alfredo de Barros Santos, ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 10



Projetos de extensão


2015 - Atual
Coral de Libras
Descrição: Projeto desenvolvido junto a Núcleo de Extensão da UNIFATEA com alunos de todos os cursos com fim de disseminar a Lingua Brasileira de Sinais por meio da interpretação de músicas e poemas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Marco Aurélio Tupinambá Viana Filho - Coordenador.
2011 - Atual
Revista Ciência em Extensão
Descrição: Revista Ciência em Extensão - RCE, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária ? PROEX, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" ? UNESP, tem como objetivo difundir os resultados das atividades de extensão universitária e a sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. A RCE está aberta às contribuições nacionais e internacionais desde que se enquadrem nas normas editoriais, após análise pelo corpo editorial..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marco Aurélio Tupinambá Viana Filho - Coordenador / Angela Cristina Cilense Zuanon - Integrante / Maria Candida Soares Del-Masso - Integrante / Tânia Cristina Arantes Macedo Azevedo - Integrante / Renan de Oliveira Camargo de Andrada - Integrante / Eduardo Galhardo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Estudos Interdisciplinares em Educação (2594-7567)
2011 - 2012
Periódico: Revista Ciência em Extensão


Revisor de periódico


2011 - 2012
Periódico: Revista Ciência em Extensão
2017 - Atual
Periódico: Estudos Interdisciplinares em Educação (2594-7567)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Libras.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Neurobiologia.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Menção Honrosa no XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão, Centro Universitário Teresa D'Ávila - UNIFATEA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TUPINAMBA, M. A.2018 TUPINAMBA, M. A.; ALMEIDA, R ; Orlando, R. M . Quem são e o que necessitam os alunos com Altas Habilidades/Superdotação?. EDUCAÇÃO, v. 8, p. 143-161, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TUPINAMBA, M. A.; DENARI, F. E. . (D)eficiência e Preconceito: (In)visibilidade da deficiência no cinema. 1. ed. São Carlos: Pedro&João Editores, 2018. v. 3. 194p .

Capítulos de livros publicados
1.
TUPINAMBA, M. A.. Black: um retrato sobre a surdocegueira. In: Fátima Elisabeth Denari. (Org.). (D)eficiência e Preconceito: (In)visibilidade da deficiência no cinema. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2018, v. 3, p. 27-38.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TUPINAMBA, M. A.; OLIVEIRA, N. A. A. . O CORAL COMO DISSEMINADOR E ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO, 2017, BAURU. ANAIS DO VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO:educação e formação humana: práxis e transformação social: Relatos de Experiência. BAURU: UNESP/FC/Departamento de Educação, 2017. v. 2. p. 506-513.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. C. L. ; TUPINAMBA, M. A. ; LIMA, W. R. . Relato de experiência: orientações sobre prevenção de deficiência na gravidez. In: XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2018, Marília. Educação Unespecial: anais / XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Marília: Unesp, 2018. v. 1. p. 970-970.

2.
TUPINAMBA, M. A.; ZAMPONI, G. . Ensino de ciências para alunos surdos: proposta de aplicação de modelo qualitativo baseado em raciocínio qualitativo para alunos do ensino fundamental I. In: I Simpósio do Ensino de Ciências, 2014, Lorena. Livro de Trabalhos I Simpósio do Ensino de Ciências. Lorena: Serviço de Biblioteca da Escola de Engenharia de Lorena, 2014. v. 1. p. 31-32.

Artigos aceitos para publicação
1.
TUPINAMBA, M. A.; GALVANI, M. D. . CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS INGRESSANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA E LETRAS ACERCA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), 2019.

2.
TUPINAMBA, M. A.; RODRIGUES, F. ; MOURA, T. . ORIENTAÇÕES SOBRE PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS VISUAIS E AUDITIVAS NA INFÂNCIA. Estudos Interdisciplinares em Educação, 2018.

3.
COSTA, R. F. C. ; SANTOS, B. L. ; NASCIMENTO, C. A. ; TUPINAMBA, M. A. . DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO PARA AUXILIAR O APRENDIZADO DE LIBRAS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação Especial, 2018.

4.
RIBEIRO, E. O. ; PINTO, F. V. S. ; TUPINAMBA, M. A. ; SILVA, S. A. S. . O USO DE LIBRAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA COMUNICAÇÃO COM PACIENTES SURDOS. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação Especial, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. C. L. ; TUPINAMBA, M. A. ; LIMA, W. R. . Relato de experiência: orientações sobre prevenção de deficiência na gravidez. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TUPINAMBA, M. A.; SILVA, S. A. S. ; RIBEIRO, E. O. ; PINTO, F. V. S. . O USO DE LIBRAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA COMUNICAÇÃO COM PACIENTES SURDOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SANTOS, J. P. S. C. ; ZANIN, T. C. ; ESPINDOLA, D. Q. A. ; ESPINDOLA, R. T. ; TUPINAMBA, M. A. . PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI): LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS COM TEA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
RIBEIRO, E. O. ; PINTO, F. V. S. ; CORREA, A. L. A. L. ; SILVA, S. A. S. ; TUPINAMBA, M. A. . A COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM E PACIENTES SURDOS: DESAFIOS E DIFICULDADES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CIPRIANO, M. S. ; REIS, L. A. S. A. P. ; TUPINAMBA, M. A. . O uso de Tecnologia Assistiva no Atendimento Hospitalar a Pessoas Surdas Usuárias de Libras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
TUPINAMBA, M. A.; LIMA, W. R. . Acesso e Sucesso das Pessoas com Deficiência no Ensino Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TUPINAMBA, M. A.; LIMA, W. R. . Acesso ao Aluno com Deficiência no Ensino Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TUPINAMBA, M. A.. Pessoas com Deficiência: Conceitos e Preconceitos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
TUPINAMBA, M. A.; Oliveira, N. A. A . O CORAL COMO DISSEMINADOR E ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
TUPINAMBA, M. A.; ZAMPONI, G. . ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE MODELO QUALITATIVO BASEADO EM RACIOCÍNIO QUALITATIVO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TUPINAMBA, M. A.. Eficiência em Evidência-Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
TUPINAMBA, M. A.. Elaboração de Material Didático Adaptado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TUPINAMBA, M. A.; DAROQUE, S. C. ; ABREU, T. M. . Elaboração de Material Didático Adaptado a Alunos Surdos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
TUPINAMBA, M. A.. Elaboração de Material Didático Adaptado. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
TUPINAMBA, M. A.. Coral de Libras. 2015. Performance.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BENTO, M. C. M.; SENA, P. S.; TUPINAMBA, M. A.. Participação em banca de Adriana Santos A. Mendes.Inclusão Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

2.
BENTO, M. C. M.; SENA, P. S.; TUPINAMBA, M. A.. Participação em banca de Janete Ferreira dos Santos.Inclusão Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

3.
BENTO, M. C. M.; SENA, P. S.; TUPINAMBA, M. A.. Participação em banca de Vivian Carolina Barbosa da Silva.Inclusão Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

4.
BENTO, M. C. M.; SENA, P. S.; TUPINAMBA, M. A.. Participação em banca de Amanda Mara dos Santos.Inclusão Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

5.
BENTO, M. C. M.; SENA, P. S.; TUPINAMBA, M. A.. Participação em banca de Walquiria Alves.Inclusão Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

6.
BENTO, M. C. M.; SENA, P. S.; TUPINAMBA, M. A.. Participação em banca de Maria Aparecida Celeste Petronilho.Inclusão Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.

7.
Pereira, O. A. A; AZEVEDO, L. R.; TUPINAMBA, M. A.. Participação em banca de Gleici Aparecida Carvalho Campos da Silva; Tatiana Aparecida.Libras como instrumento facilitador para a socialização da criança com deficiência auditiva na escola regular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Educação Especial-CBEE. O USO DE LIBRAS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA COMUNICAÇÃO COM PACIENTES SURDOS. 2018. (Congresso).

2.
XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão.O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO HOSPITALAR A PESSOAS SURDAS USUÁRIAS DE LIBRAS. 2018. (Encontro).

3.
XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão.A COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM E PACIENTES SURDOS: DESAFIOS E DIFICULDADES. 2018. (Encontro).

4.
XV Encontro de Iniciação Científica, XIII Mostra de Pós-Graduação e V Mostra de Extensão.PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI): LITERATURA INFANTIL PARA CRIANÇAS COM TEA. 2018. (Encontro).

5.
VI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇAO. O CORAL COMO DISSEMINADOR E ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Congresso).

6.
5º Congresso Integrado do Conhecimento FATE. 2015. (Congresso).

7.
Educomunicando.Coral de Libras. 2015. (Encontro).

8.
I SIMPÓSIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS.ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE MODELO QUALITATIVO BASEADO EM RACIOCÍNIO QUALITATIVO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I RESUMO. 2014. (Simpósio).

9.
I SIMPÓSIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS. 2014. (Simpósio).

10.
I Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP. 2012. (Congresso).

11.
II Congresso Paulista de Extensão. 2012. (Congresso).

12.
III Fórum de Educação Inclusiva: Repensando o papel do Professor da Sala Regular. 2012. (Encontro).

13.
O papel da equipe interdisciplinar na terapia de apoio: o cavalo como instrumento. 2012. (Oficina).

14.
Um olhar atento as potencialidades de um deficiente visual. 2012. (Oficina).

15.
"Neuropsicologia dos Principais Transtornos do Desenvolvimento Psicológico. 2011. (Oficina).

16.
Ciclo de Filmes CineBio. 2011. (Oficina).

17.
Da Planta Medicinal ao Medicamento Fitoterápico. 2011. (Seminário).

18.
Excursão Didática a Ubatuba/SP. 2011. (Outra).

19.
I Semana das Ciências Biológicas da Unesp. 2011. (Encontro).

20.
Células Tronco e Terapia Celular. 2010. (Oficina).

21.
I Simpósio Internacional "Transtornos Neurocognitivos Associados ao HIV". 2010. (Simpósio).

22.
Simpósio Cerrado Paulista. 2010. (Simpósio).

23.
X Encontro de Engenharia Biotecnológica e Biociências de Assis. 2010. (Simpósio).

24.
11ª Semana Temática da Biologia-Universidade de São Paulo. 2008. (Simpósio).

25.
Aspectos Básicos das Células-Tronco. 2008. (Seminário).

26.
Fisiologia do Sono e Sonhos. 2008. (Oficina).

27.
Métodos de Fertilização. 2008. (Seminário).

28.
Microbiologia e Tratamento de Águas Residuais. 2008. (Oficina).

29.
XXIV Semana da Biologia do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, IBILCE-UNESP. 2008. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TUPINAMBA, M. A.. Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2018. (Congresso).

2.
TUPINAMBA, M. A.; MONTEMOR, R. C. . Setembro Azul. 2018. (Outro).

3.
TUPINAMBA, M. A.. X Encontro de Engenharia Biotecnológica e Biociências de Assis. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Lidiane Aparecida da Silva Alves Pereira dos Reis. ATENDIMENTO E O USO DE TECNOLOGIAS ASSITIVAS PARA O INDÍVIDUO SURDO NO AMBIENTE HOSPITALAR. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

2.
Tamiris Cristina Zanin. Uso do PEI como facilitador no ensino de leitura para um aluno com TEA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

3.
Mayara Meirelles Cavalcante. Ensino de Libras no Ensino Superior. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

4.
Maria Bernadete Lucio. Aprendizagem Baseada em Projetos: Adaptação de Contos de Fadas para Inclusão. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

5.
Jessica Paula da Silva Cunha Santos. Uso do PEI como facilitador no ensino de leitura para um aluno com TEA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

6.
Devanilda Quintino de Araujo Espíndola. Uso do PEI como facilitador no ensino de leitura para um aluno com TEA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

7.
Mariana Sampaio Cipriano. ATENDIMENTO E O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA O INDIVÍDUO SURDO NO AMBIENTE HOSPITALAR. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

8.
Rosângela Telles Espindola. Uso do PEI como facilitador no ensino de leitura para um aluno com TEA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

9.
Marcia Cristina Soares de Oliveira. ANÁLISE DA MATRIZ CURRICULAR DE CURSOS DE LICENCIATURA DO VALE DO PARAIBA RELAÇÃO FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

10.
Luis Gustavo Silva dos Santos. Aprendizagem Baseada em Projetos: Adaptação de Contos de Fadas para Inclusão. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).

11.
Waldecir da Silva Siqueira. Aprendizagem Baseada em Projetos: Adaptação de Contos de Fadas para Inclusão. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Centro Universitário Teresa D`Ávila. (Orientador).



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
TUPINAMBA, M. A.2018 TUPINAMBA, M. A.; ALMEIDA, R ; Orlando, R. M . Quem são e o que necessitam os alunos com Altas Habilidades/Superdotação?. EDUCAÇÃO, v. 8, p. 143-161, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
TUPINAMBA, M. A.; ZAMPONI, G. . ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS: PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE MODELO QUALITATIVO BASEADO EM RACIOCÍNIO QUALITATIVO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
TUPINAMBA, M. A.; Oliveira, N. A. A . O CORAL COMO DISSEMINADOR E ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS: UMA PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TUPINAMBA, M. A.; LIMA, W. R. . Acesso ao Aluno com Deficiência no Ensino Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
TUPINAMBA, M. A.. Elaboração de Material Didático Adaptado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
TUPINAMBA, M. A.; DAROQUE, S. C. ; ABREU, T. M. . Elaboração de Material Didático Adaptado a Alunos Surdos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
TUPINAMBA, M. A.. Elaboração de Material Didático Adaptado. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TUPINAMBA, M. A.. Eficiência em Evidência-Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Artes Visuais
1.
TUPINAMBA, M. A.. Coral de Libras. 2015. Performance.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 24:46:19