Camila Bottero Corrêa

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  • Última atualização do currículo em 01/11/2017


Professora de Educação Infantil no Colégio Marista São Francisco. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e In/Exclusão (GEIX/FURG/CNPq), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq) e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (NEPE/FURG/CNPq). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Bottero Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, C. B.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A inclusão como estratégia de governamento: A condução da conduta dos sujeitos normais,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Kamila Lockmann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Inclusão escolar; Normalidade; Governamento.
2011 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A inclusão escolar: Efeitos do diagnóstico na constituição dos sujeitos incluídos e nas práticas pedagógicas contemporâneas.
Orientador: Kamila Lockmann.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Gerenciar corpos e condutas transgressoras:... (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2013 - 2013
OFICINA: APRENDENDO A PREENCHER O CURRÍCULO LATTES. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
CURSO DE FORMAÇÃO EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA .... (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
INTERVENÇÕES POSITIVAS PARA O APOIO AS FAMILIAS. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
REFLEXÕES INTERDISCIPLINARES SOBRE APOIO AS .... (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Centro de Referência em Apoio as famílias - CRAF, atuando nas ações de Educação Parental.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do Centro de Referência em Apoio as famílias - CRAF, atuando nas ações de Educação Parental.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A inclusão escolar e as avaliações em larga escala: tensões e desafios no Ciclo de Alfabetização
Descrição: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as relações estabelecidas entre as avaliações em larga escala, em especial a Prova Brasil, e os processos de inclusão em escolas de Educação Básica no Rio Grande do Sul, problematizando os efeitos sobre o currículo e o trabalho docente. Inscreve-se no campo de Estudos de Currículo utilizando alguns conceitos desenvolvidos por Michel Foucault, tais como governamentalidade e discurso. A pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade NECCSO-FACED-UFRGS. A investigação é orientada pela seguinte questão: Como as avaliações em larga escala visibilizam o desempenho dos alunos incluídos nas escolas de Educação Básica, no Rio Grande do Sul, e quais efeitos as referidas avaliações estão provocando no currículo e no trabalho docente? A questão desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) aprofundar o conceito de biopolítica e de saber estatístico e seus usos na contemporaneidade como operadores analíticos para estudos sobre políticas inclusivas, curriculares e de avaliação; b) compreender a forma técnica de execução das avaliações em larga escala, identificando as práticas que entram em jogo para a elaboração das provas, sua correção e a divulgação dos resultados; c) conhecer como as escolas realizam as provas com alunos incluídos e como os resultados são visibilizados nas avaliações em larga escala; d) analisar os efeitos das avaliações em larga escala sobre o currículo e trabalho docente nas escolas que estão implementando políticas inclusivas. A metodologia será dividida em duas etapas, na primeira haverá pesquisa documental dos dados estatísticos referentes ao desempenho das escolas inclusivas com melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em três municípios gaúchos. (Porto Alegre, Rio Grande e Nova Prata). A segunda etapa será a seleção das escolas para a pesquisa de campo, com previsão de ações investigativas tais como: estudos dos documentos das escolas, entrevistas e/ ou grupos focais com professores e alunos e observações nas escolas. Com os resultados da pesquisa pretende-se obter: a) conhecimento técnico sobre a produção e execução das avaliações em larga escala para os grupos de pesquisa participantes deste projeto poderem realizar estudos e análises com competência e profundidade; b) elementos para refletir sobre a pertinência e adequação das avaliações em larga escola, em especial da Prova Brasil, para visibilizar o desempenho dos alunos incluídos, e; c) qualificação do processo de formação de professores na Graduação e Pós-Graduação...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Camila Bottero Corrêa - Integrante / Kamila Lockmann - Coordenador / Madalena Klein - Integrante / Maura Corcini Lopes - Integrante / Morgana Domênica Hattge - Integrante / Eli Teresinha Henn Fabris - Integrante / Alfredo Veiga-Neto - Integrante / Letícia Farias Caetano - Integrante / Roséli Belmonte - Integrante / Rochele Santaiana - Integrante / Márcio Caetano - Integrante / Carine Loureiro - Integrante / Priscila Oleto de Oliveira - Integrante / Matheus Villela - Integrante.
Número de produções C, T & A: 22
2012 - 2014
A educação inclusiva e a constituição da docência na contemporaneidade
Descrição: O presente estudo intitulado A educação inclusiva e a constituição da docência na Contemporaneidade visa analisar os discursos acerca da inclusão escolar que circulam em alguns artefatos midiáticos e perceber a forma como tais discursos produzem efeitos na constituição de determinados modos de ser professor e de exercer a docência na Contemporaneidade. Para isso, a investigação visa analisar propagandas do Ministério da Educação (MEC) divulgadas, recentemente, na televisão, assim como discursos materializados em revistas de grande circulação entre os professores. Pretende-se ainda realizar questionários com os alunos concluintes dos Cursos de Licenciatura da FURG, assim como com professores em exercício na Rede Municipal de Ensino do Rio Grande/RS a fim de perceber como eles vêm sendo subjetivados e constituídos por meio dos discursos acerca da inclusão escolar que se apresentam como grandes verdades do nosso tempo. Como embasamento teórico para o desenvolvimento da pesquisa, utiliza-se o referencial pós-estruturalista, principalmente, as contribuições tributárias do pensamento de Michel Foucault...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Camila Bottero Corrêa - Integrante / Letícia Farias Caetano - Integrante / Kamila Lockmann - Coordenador / Roberta Brodt - Integrante / Elisangela Nascimento - Integrante / Roséli Belmonte - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - Atual
GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE IN/EXCLUSÃO
Descrição: Esta proposta tem como objetivo oferecer um espaço de estudo, discussão e aperfeiçoamento para alunos dos cursos de licenciaturas da Universidade federal do Rio Grande FURG, assim como para professores da Educação Básica da rede pública de ensino do município e cidades vizinhas. Pretende discutir acerca da Inclusão Escolar problematizando as práticas pedagógicas desenvolvidas na atualidade para atender aos alunos incluídos na escola regular e fornecendo um espaço de trocas entre alunos em formação para o exercício docente e professores atuantes. Percebe-se que as práticas desenvolvidas na atualidade por grande parte das escolas giram em torno de uma variedade de encaminhamentos dos alunos a diferentes setores especializados com uma espécie de apagamento da dimensão pedagógica no trabalho da escola. Objetiva-se qualificar os professores e alunos diante da proposta de Educação Inclusiva em voga no Brasil, possibilitando momentos de estudos que possam contribuir para pensarmos sobre a inclusão para além do seu caráter moral, socializador e normalizador, refletindo sobre as implicações pedagógicas e sobre a construção das aprendizagens desses alunos. Analisar essas questões, discutindo os efeitos que tais práticas produzem sobre os sujeitos escolares contemporâneos, sejam eles alunos ou professores, torna-se um movimento importante para a construção de novas propostas pedagógicas...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Camila Bottero Corrêa - Integrante / Letícia Farias Caetano - Integrante / Kamila Lockmann - Coordenador / Elisangela Nascimento - Integrante / Roséli Belmonte - Integrante.
2013 - Atual
Formação inicial e continuada de professores(as): pensando práticas alfabetizadoras a partir do diálogo entre ensino, pesquisa e extensão
Descrição: O presente projeto tem como objetivo contribuir para a formação inicial e continuada de professores, por meio de proposições que estabeleçam a relação entre ensino, pesquisa e extensão universitária, tendo em vista a compreensão dos processos que envolvem a construção da leitura e da escrita nos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos. A metodologia baseia-se na observação participante semanal com (8) oito bolsistas nas turmas de 8 (oito) professores (as) que estão atuando neste ano letivo(2014) entre as turmas de 1º ao 3º ano no contexto da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor João de Oliveira Martins, buscando por meio das interações com os (as) professores (as) e com os estudantes a compreensão dos discursos dos docentes relativos a construção da leitura e da escrita, aos significados que atribuem a formação docente e a compreensão dos mesmos sobre a produção da infância no contexto escolar. Nesta proposta de pesquisa dos discursos docentes um bolsista participará efetivamente da formação continuada dos mesmos registrando os discursos das educadoras...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Centro de Referência em Apoio as Famílias - CRAF
Descrição: O presente programa visa a mudar o foco de atuação no atendimento de famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Através da abordagem receptiva das pessoas, e da compreensão da situação das relações familiares, é encaminhando o procedimento necessário sempre no sentido reflexivo do diálogo, da construção de um novo caminho a partir do conflito posto em discussão, visualizando-o não como um estado fático inevitável, mas como uma crise que comporta profunda reflexão sobre a realidade social e os fatores externos que influenciam nas relações pessoais. Pretende-se possibilitar oportunidades de mudanças capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a convivência familiar e social. Neste compasso, o programa consiste na preparação e formação continuada dos acadêmicos para o desenvolvimento das atividades dos projetos do centro de referência. A abordagem de atendimento e de formação é multidisciplinar e têm por finalidade o acompanhamento das famílias para realizar interlocuções atinentes a educação familiar/parental e prevenção de expressões de violência.Tal intervenção objetiva atuar como suporte para o desenvolvimento das estratégias mediadoras, com a finalidade de apoiar e orientar maior consciência nas práticas parentais e na harmonização das relações familiares, com vistas a relações protetivas, de bom tratos e de cuidado do outro. O programa oferece também atendimento psicológico em casos de violência intrafamiliar e o atendimento jurídico-judicial quando necessário. Os projetos abarcados pelo programa são Mediação de Conflitos, Parentalidade Positiva, Prevenção a Violência, Assistência Jurídico-judicial. Ressalta-se o trabalho intersetorial do programa que possui caráter inter, multi e transdisciplinar...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2014
Trabalho destaque do XXIII Congresso de Iniciação Científica, Universidade Federal de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, C. B.. OS DISCURSOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO QUE MOBILIZAM O DISCENTE NORMAL AO PROJETO INCLUSIVO. In: II Encontro de Pós-Graduação em Educação: Pesquisa e avaliação: desafios e perspectivas atuais, 2017, Rio Grande. Anais do I I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: pesquisa e avaliação, desafios e perspectivas atuais. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p. 604-619.

2.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . 'AINDA BEM QUE ELA DESCOBRIU QUE ELE É HIPERATIVO PRA PODER MEDICAR': EFEITOS DO DIAGNÓSTICO NOS SUJEITOS INCLUÍDOS E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. In: XI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE: POLÍTICAS E PEDAGOGIAS PARA A EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA, 2016, Rio Grande. ANAIS DO XI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INFANTIL EM DEBATE: POLÍTICAS E PEDAGOGIAS PARA A EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA. Rio Grande: Editora da FURG, 2016. p. 13-23.

3.
LOCKMANN, Kamila ; CORRÊA, C. B. ; CAETANO, L. F. ; PINHEIRO, P. ; OLIVEIRA, P. O. . Grupo de estudos e pesquisa em educação e in/exclusão ? GEIX.. In: Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar, 2016, Braga - Portugal. Anais do Seminário Currículo, Inclusão e Educação Escolar, 2016. v. 1. p. 18-23.

4.
CORRÊA, C. B.; CAETANO, L. F. ; LOCKMANN, Kamila . OS DISCURSOS PRÓ-INCLUSIVOS COMO ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO QUE OPERAM SOBRE DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XI Reunião Científica Regional da ANPED: educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 2016, Curitiba. Anais da XI Reunião Científica Regional da ANPED: educação, movimentos sociais e políticas governamentais. Curitiba: Editora da UFPR, 2016. v. 1. p. 1-14.

5.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . Inclusão Escolar: Estratégia de governamento dos sujeitos escolares. In: I seminário nacional formação pedagógica e pensamento nômade: Experimentações curriculares, 2015, Lajeado/RS. I Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: experimentações curriculares, 2015.

6.
CORRÊA, C. B.; Kamila Lockmann . A INCLUSÃO ESCOLAR: EFEITOS DO DIAGNÓSTICO NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS INCLUÍDOS E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. In: 6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas/RS. Anais Eletrônicos: 6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015.

7.
Letícia Farias Caetano ; CORRÊA, C. B. ; Kamila Lockmann . INCLUSÃO ESCOLAR: OS EFEITOS DOS DISCURSOS PRÓ-INCLUSIVOS E A SUBJETIVAÇÃO DOCENTE E DISCENTE. In: I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa, 2015, Rio Grande/RS. Anais do I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa, 2015.

8.
LOCKMANN, Kamila ; CAETANO, L. F. ; CORRÊA, C. B. . Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Processos de In/exclusão. In: I Encontro de Pós-Graduação em Educação, 2015, Rio Grande. Anais do I Encontro de Pós-Graduação em Educação, 2015. p. 1-10.

9.
CORRÊA, C. B.; SOUZA, A. S. ; GARCIA, N. M. . Brincadeira de casinha: os papéis familiares expressos pelas crianças na Educação Infantil. In: II Simpósio Luso-Brasileiro Em Estudos da Criança Pesquisa com Crianças: Desafios Éticos e Metodológicos, 2014, Porto Alegre/RS. Anais Eletrônicos: II Simpósio Luso-Brasileiro Em Estudos da Criança Pesquisa com Crianças: Desafios Éticos e Metodológicos, 2014.

10.
CORRÊA, C. B.; Ariane Siqueira da Silva ; AZEVEDO, S. H. S. ; GARCIA, N. M. . Dialogando com as experiências infantis por meio de intervenções lúdicas. In: XV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire: Paulo Freire e a Educação nas cidades, 2013, Taquara. XV Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire: Paulo Freire e a Educação nas cidades, 2013.

11.
CORRÊA, C. B.; Ariane Siqueira da Silva ; GARCIA, N. M. . Diálogo com as experiências infantis: Exposições das crianças sobre as relações com a família e com a escola. In: X Seminário Educação Infantil em Debate: infâncias, educação e contemporaneidade, 2013, Rio Grande. Educação Infantil em Debate: infâncias, educação e contemporaneidade, 2013.

12.
SILVEIRA, S. B. A. B. ; GARCIA, N. M. ; PIETRO, A. T. ; VIEIRA, G. B. A. ; POLI, R. L. ; AZEVEDO, S. H. S. ; Ariane Siqueira da Silva ; CORRÊA, C. B. ; FREITAS NETO, F. F. ; MARTINS, R. S. ; CZARNESKI, P. A. ; FERRAZ, D. B. ; VIANNA, J. M. C. . PROGRAMA CRAF: PROMOÇÃO DE RELAÇÕES PROTETIVAS NO ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS. In: 30º Seminário de Extensão universitária da Região Sul, 2012, Rio Grande. Anais do 30º SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul: extensão, memória e patrimônio., 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . Os sentidos históricos da normalidade. In: 15º Mostra da Produção Universitária, 2016, Rio Grande. Anais da 15º Mostra da Produção Universitária, 2016.

2.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . OS EFEITOS DOS DISCURSOS INCLUSIVOS SOBRE A CONDUTA DOS SUJEITOS 'NORMAIS'. In: 14º Mostra de Produção Universitária / XVII Encontro de Pós-Graduação, 2015, Rio Grande. 14º Mostra de Produção Universitária/ XVII Encontro de Pós-Graduação, 2015.

3.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . INCLUSÃO ESCOLAR ENQUANTO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO: O DIAGNÓSTICO E SEUS EFEITOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas, 2014, Pelotas. XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas Anais 2014, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . Os discursos da inclusão escolar: estratégias de governamento que mobilizam o sujeito normal ao projeto inclusivo. In: II seminário nacional formação pedagógica e pensamento nômade: currículo, criação e heterotopias, 2017, Lajeado. Anais de resumos do II Seminário Nacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade e I Seminário Internacional Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: currículo, criação e heterotopias. Lajeado: UNIVATES, 2017. p. 130-130.

2.
CORRÊA, C. B.. Práticas de inclusão e governamento sobre os sujeitos normais: o docente como peça fundamental do projeto inclusivo. In: 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação: políticas do ressentimento, do medo e da raiva: reverberações na educação, 2017, Canoas. Anais do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação., 2017.

3.
CORRÊA, C. B.; SOUZA, A. S. ; GRACA, P. M. ; RIZZO, M. M. . Encontros Lúdicos: Interpretações das crianças sobre as interações no ambiente familiar. In: 13º Mostra de Produção Universitária, 2014, Rio Grande/RS. Anais da MPU, 2014. v. 13.

4.
CORRÊA, C. B.; Ariane Siqueira da Silva ; AZEVEDO, S. H. S. ; GARCIA, N. M. . EXPERIÊNCIAS REFERENTES AO GRUPO DE EDUCAÇÃO PARENTAL COM AS CRIANÇAS. In: XI Mostra da Produção Universitária, 2012, Rio Grande. XI Mostra da Produção Universitária, 2012. v. 11.

Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, C. B.. OS DISCURSOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO QUE MOBILIZAM O DISCENTE NORMAL AO PROJETO INCLUSIVO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CORRÊA, C. B.; CAETANO, L. F. ; LOCKMANN, K. . OS DISCURSOS PRÓ-INCLUSIVOS COMO ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO QUE OPERAM SOBRE DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . Os sentidos históricos da normalidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, Kamila . ?Ainda bem que ela descobriu que ele é hiperativo pra poder medicar?: efeitos do diagnóstico nos sujeitos incluídos e nas práticas pedagógicas contemporâneas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
CAETANO, L. F. ; CORRÊA, C. B. ; LOCKMANN, K. . INCLUSÃO ESCOLAR: OS EFEITOS DOS DISCURSOS PRÓ-INCLUSIVOS E A SUBJETIVAÇÃO DOCENTE E DISCENTE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . A INCLUSÃO ESCOLAR: EFEITOS DO DIAGNÓSTICO NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS INCLUÍDOS E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . Os efeitos dos discursos inclusivos sobre a conduta dos sujeitos 'normais'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CORRÊA, C. B.. Inclusão Escolar: Estratégia de governamento dos sujeitos escolares. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CORRÊA, C. B.; SOUZA, A. S. . Brincadeira de casinha: os papéis familiares expressos pelas crianças na Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
CORRÊA, C. B.; LOCKMANN, K. . INCLUSÃO ESCOLAR ENQUANTO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO: O DIAGNÓSTICO E SEUS EFEITOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CORRÊA, C. B.; SOUZA, A. S. ; GRACA, P. M. ; RIZZO, M. M. . Encontros Lúdicos: Interpretações das crianças sobre as interações no ambiente familiar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CORRÊA, C. B.; Ariane Siqueira da Silva ; AZEVEDO, S. H. S. . INTERVENÇÕES LÚDICAS COM AS CRIANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES FAMÍLIA E ESCOLA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
CORRÊA, C. B.; SOUZA, A. S. ; AZEVEDO, S. H. S. . DIALOGANDO COM AS EXPERIÊNCIAS INFANTIS POR MEIO DE INTERVENÇÕES LÚDICAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CORRÊA, C. B.; SOUZA, A. S. ; GARCIA, N. M. . DIÁLOGO COM AS EXPERIÊNCIAS INFANTIS: EXPOSIÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES COM A FAMÍLIA E COM A ESCOLA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
CARVALHO, A. M. ; SILVA, A. L. ; SOTTER, D. A. ; NOGUEZ, J. A. ; FONSECA, F. F. ; NASCIMENTO, F. ; OLIVEIRA, C. ; SILVA, K. D. ; BASTOS, M. E. B. ; BRUM, A. M. S. ; GOMES, A. L. M. ; Ariane Siqueira da Silva ; CORRÊA, C. B. ; FLORES, C. D. ; MARIN, C. C. ; GOMES, C. M. S. ; GONCALVES, D. ; PORTO, F. S. ; SILVA, G. F. ; SILVA, P. H. G. . Ações socioambientais em comunidades do Município Rio Grande - RS. Porto Alegre: Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012 (Projeto de Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOCKMANN, K.; HENNING, P. C.; CORRÊA, C. B.. Participação em banca de Paola Pires Pinheiro.O discurso da inclusão escolar na contemporaneidade: um olhar reflexivo sobre as narrativas docentes. 2016 - Universidade Federal do Rio Grande.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Pós-Graduação em Educação: Pesquisa, avaliação : desafios e perspectivas atuais.OS DISCURSOS DA INCLUSÃO ESCOLAR: ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO QUE MOBILIZAM O DISCENTE NORMAL AO PROJETO INCLUSIVO. 2017. (Encontro).

2.
15º Mostra da Produção Universitária.Os sentidos históricos da normalidade. 2016. (Outra).

3.
Vivenciar para incluir NEAI/LAMU. 2016. (Oficina).

4.
XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação -ANPED Sul.OS DISCURSOS PRÓ-INCLUSIVOS COMO ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO QUE OPERAM SOBRE DOCENTES E DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. (Outra).

5.
XI Seminário Educação Infantil em debate: políticas e pedagogias para a educação da pequena infância.?Ainda bem que ela descobriu que ele é hiperativo pra poder medicar?: efeitos do diagnóstico nos sujeitos incluídos e nas práticas pedagógicas contemporâneas. 2016. (Seminário).

6.
14º Mostra de Produção Universitária / XVII Encontro de Pós-Graduação.OS EFEITOS DOS DISCURSOS INCLUSIVOS SOBRE A CONDUTA DOS SUJEITOS "NORMAIS". 2015. (Encontro).

7.
6º Seminário Brasileiro / 3º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação.A INCLUSÃO ESCOLAR: EFEITOS DO DIAGNÓSTICO NA CONSTITUIÇÃO DOS SUJEITOS INCLUÍDOS E NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. 2015. (Seminário).

8.
I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa.Inclusão Escolar: os efeitos dos discursos pró-inclusivos e a subjetivação docente e discente. 2015. (Encontro).

9.
I Seminário Nacional - Formação Pedagógica e Pensamento Nômade: Experimentações Curriculares.Inclusão Escolar: Estratégia de governamento dos sujeitos escolares. 2015. (Seminário).

10.
V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação XVII Simpósio Internacional IHU Saberes e práticas na constituição dos sujeitos na contemporaneidade. 2015. (Outra).

11.
13ª Mostra de Produção Universitária.Encontros Lúdicos: Interpretações das crianças sobre as interações no ambiente familiar. 2014. (Seminário).

12.
Evento Científico sobre o Bem-estar na infância. 2014. (Outra).

13.
II Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança: desafios éticos e metodológicos.BRINCADEIRA DE CASINHA: OS PAPÉIS FAMILIARES EXPRESSOS PELAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. (Simpósio).

14.
I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault. 2014. (Seminário).

15.
XXIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. INCLUSÃO ESCOLAR ENQUANTO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO: O DIAGNÓSTICO E SEUS EFEITOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. 2014. (Congresso).

16.
I Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas Em Diálogo.Intervenções lúdicas com as crianças sobre as relações família e escola. 2013. (Seminário).

17.
XII Mostra de Produção Universitária. 2013. (Outra).

18.
X Seminário Educação Infantil em Debate: infâncias, educação e contemporaneidade.Diálogo com as experiências infantis: exposições das crianças sobre as relações com a família e com a escola.. 2013. (Seminário).

19.
XV Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.DIALOGANDO COM AS EXPERIÊNCIAS INFANTIS POR MEIO DE INTERVENÇÕES LÚDICAS. 2013. (Outra).

20.
30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. 2012. (Seminário).

21.
A escola que se vive e a escola que se sonha: cultivando paz e solidariedade. 2012. (Outra).

22.
Curso Reflexão e Diálogo sobre Violência. 2012. (Outra).

23.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes s. 2012. (Outra).

24.
IX Jornada de Estudos do CEP-Rua-Os Direitos Humanos & Os Humanos: Encontros possíveis e desafios para a rede de proteção. 2012. (Outra).

25.
XI Mostra da produção Universitária.Experiência referentes ao grupo de educação parental com as crianças. 2012. (Seminário).

26.
1º Encontro sobre violência na escola: um desafio a ser enfrentado.. 2011. (Encontro).

27.
II Seminário Políticas Públicas e Educação: Constituindo a cidadania?. 2011. (Seminário).

28.
Projeto de ensino II Expedição de estudos - Rota das Missões. 2011. (Outra).

29.
XI Semana Acadêmica de Pedagogia "Pedagogia, mostra tua cara!". 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, C. B.. XI Seminário Educação Infantil em debate: políticas e pedagogias para a educação da pequena infância.. 2016. (Outro).

2.
CORRÊA, C. B.; SILVEIRA, S. B. A. B. . Evento científico sobre o Bem-estar na infância. 2014. (Outro).

3.
SILVEIRA, S. B. A. B. ; LIMA, E. D. ; VIEIRA, G. B. A. ; CORRÊA, C. B. ; Ariane Siqueira da Silva ; FREITAS NETO, F. F. ; NORONHA, M. S. ; POLI, R. L. ; MATA, R. C. P. ; MARTINS, R. S. ; Sandra Azevedo dos Santos ; PIETRO, A. T. ; FERRAZ, D. B. ; GARCIA, N. M. . Reflexões Interdisciplinares sobre apoio as famílias. 2012. (Outro).

4.
SILVEIRA, S. B. A. B. ; PIETRO, A. T. ; YUNES, M. A. M. ; AZEVEDO, S. H. S. ; CORRÊA, C. B. ; GARCIA, N. M. ; Deise Munhoz ; JULIANO, M. C. ; PALUDO, S. . A ESCOLA QUE SE VIVE E A ESCOLA QUE SE SONHA: CULTIVANDO PAZ E SOLIDARIEDADE. 2012. (Outro).

5.
SILVEIRA, S. B. A. B. ; GARCIA, N. M. ; PIETRO, A. T. ; AZEVEDO, S. H. S. ; LIMA, E. D. ; MARTINS, R. S. ; FREITAS NETO, F. F. ; VIEIRA, G. B. A. ; CORRÊA, C. B. . INTERVENÇÕES POSITIVAS PARA O APOIO AS FAMILIAS. 2012. (Outro).

6.
PIETRO, A. T. ; AZEVEDO, S. H. S. ; GARCIA, N. M. ; SILVEIRA, S. B. A. B. ; FREITAS NETO, F. F. ; MARTINS, R. S. ; LIMA, E. ; CORRÊA, C. B. . Curso Reflexão e Diálogo sobre Violência. 2012. (Outro).

7.
PALUDO, S. ; AZEVEDO, S. H. S. ; GARCIA, N. M. ; MATA, R. C. P. ; PIETRO, A. T. ; SOUZA, A. S. ; MARTINS, R. S. ; FREITAS NETO, F. F. ; CORRÊA, C. B. . X  Jornada  de Estudos  do  CEP-Rua,  "A  escola  e  seus  entornos:  tecendo  redes  protetoras. 2012. (Outro).




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