Crislaine de Almeida

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  • Última atualização do currículo em 08/02/2019


Graduada em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente da UFSCar/Araras na linha de Caracterização e Conservação de Recursos Naturais em Ambientes Agrícolas e doutoranda em Recursos Florestais na ESALQ/USP na área de restauração florestal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Crislaine de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, C.;ALMEIDA, CRISLAINE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Campus Luiz de Queiroz.
ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Avenida Pádua Dias, 11
São Dimas
13418900 - Piracicaba, SP - Brasil
Telefone: (19) 34294100


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Recursos Florestais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O que se planta na Mata Atlântica ? análise florística e funcional,
Orientador: Ricardo Augusto Gorne Viani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Restauração florestal; Viveiros florestais; Plantios restauração.
Grande área: Ciências Biológicas
2015 - 2017
Mestrado em AGRICULTURA E AMBIENTE.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Identificando espécies estruturantes para projetos de restauração florestal na Mata Atlântica,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ricardo Augusto Gorne Viani.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Restauração florestal; Fenologia.
2010 - 2014
Graduação em Ciências Biológicas.
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
Título: Competição por recursos em dois níveis de irradiância entre três espécies de lianas hiperabundantes e uma espécie arbórea pioneira típicas de Floresta Estacional Semidecidual.
Orientador: Pedro Henrique Santin Brancalion.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, ETEC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Características Funcionais de Plantas. (Carga horária: 100h).
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
2016 - 2016
Bases Teóricas da Frugivoria e Dispersão de Sementes. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2015 - 2015
Fenologia e Sazonalidade em Vegetações Tropicais. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Diagnóstico, Tratamento e Manejo Febre Maculosa. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2012 - 2014
Extensão universitária em Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo. (Carga horária: 504h).
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2013 - 2013
Manejo de lianas em Fragmentos Florestais. (Carga horária: 16h).
Mata de Santa Genebra - Fundação José Pedro de Oliveira, SANTA GENEBRA, Brasil.
2012 - 2012
Perspectivas e Práticas da Educação Ambiental. (Carga horária: 5h).
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2012 - 2012
2° Seminário Atualização Nova Lei Florestal. (Carga horária: 9h).
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas para o cultivo de bonsais. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Programa Ponte de Extensão Universitária. (Carga horária: 530h).
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
2011 - 2011
Soros e Vacinas. (Carga horária: 3h).
Instituto Butantan, IBU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estágio Licenciatura, Carga horária: 4


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ executando o projeto "O aumento da irradiância e a redução na disponibilidade de água favorece as lianas hiperabundantes na competição com espécies arbóreas pioneiras em fragmentos degradados?", sob orientação do Prof. Dr. Pedro Henrique Santin Brancalion, e coorientação do Prof. Dr. Ricardo Augusto Gorne Viani.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Sem Bolsa, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio no Grupo de Estudos e Pesquisas em Ecologia e Manejo de Florestas Tropicais (GEPEM), sob orientação do Prof. Dr. Edson José Vidal da Silva e do Prof. Dr. Pedro Henrique Santin Brancalion, desenvolvendo atividades de produção de mudas de espécies nativas e acompanhamento de pós-graduandos do Laboratório de Silvicultura Tropical em atividades de campo.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Sem Bolsa, Carga horária: 10
Outras informações
Iniciação Científica dentro da disciplina "Estágio Curricular em Licenciatura, (105h), sem bolsa, sob orientação da Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini, Nesse trabalho foi realizada uma revisão da proposta curricular do Estado de São Paulo, enfocando-se o ?Caderno do Aluno? de biologia do 2° ano do Ensino Médio, volume 2, 2013, que aborda conteúdos específicos de genética. Buscou-se identificar instrumentos de ensino obsoletos, falhas conceituais de abordagem de temas e omissão de outros previstos pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Ao final, foram propostos novos instrumentos de ensino para suprimir as falhas identificadas.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista do CNPQ na modalidade ITI-A (processo 182057/2012-7), no âmbito do projeto temático ?Restauração Ecológica de Florestas Ciliares, de Florestas de Produção e de Fragmentos Florestais Degradados (em APP e RL), com Elevada Diversidade, com Base na Ecologia de Restauração de Ecossistemas de Referência? (CNPQ processo n°561897/2010-7), sob Orientação do Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária com o projeto ?Ensino Médio, engenharia e meio-ambiente?, sob orientação do Prof. Dr. Gerd Sparoveck, no âmbito do Programa Ponte de Extensão Universitária. As atividades envolveram a realização de atividades de extensão em escolas públicas de Piracicaba dentro do tema Biocombustíveis.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Sem Bolsa, Carga horária: 10
Outras informações
Iniciação científica com "Estudos em Sistemática de Angiospermas", sem bolsa, no Herbário da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESA), sob orientação do Prof. Dr. Vinicius Castro Souza.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Restauração ecológica de florestas ciliares, de florestas nativas de produção econômica e de fragmentos florestais degradados (em APP e RL), com base na ecologia de restauração de ecossistemas de referência
Descrição: A pesquisa foi estruturada em cinco módulos para investigar os desafios da restauração em paisagens antropizadas, com o objetivo de: (Módulo 1) testar práticas de manejo de fragmentos a fim de potencializar seu papel de conservação e restauração da biodiversidade e provimento de serviços ecossistêmicos (Floresta Atlântica) e produtos florestais (Floresta Amazônica); (M.2) testar metodologias de restauração de florestas ciliares com diferentes larguras para cumprimento da função ecológica para avaliar cientificamente as alterações do Código Florestal (CF) e buscar alternativas para redução de custos: (M.3) testar metodologias de restauração de Reserva Legal e de Áreas agrícolas de baixa aptidão das propriedades rurais, com florestas de produção madeireira e não madeireira, para a sustentabilidade econômica e provimento dos serviços ecossistêmicos; (M.4) monitorar, em longo prazo, ecossistemas de referência em biomas ameaçados, visando acumular conhecimento sobre dinâmica florestal para a adequação das ações de conservação e restauração da diversidade vegetal; e (M.5) testar metodologias de avaliação e monitoramento de áreas em processo de restauração ecológica, visando definir indicadores efetivos de sustentabilidade ecológica e econômica, além de produzir protocolos viáveis de monitoramento. Os resultados desse estudo fornecerão subsídios para sustentar cientificamente e viabilizar economicamente as ações de restauração, e formulação de políticas públicas e instrumentos legais sobre restauração e conservação dos fragmentos degradados, para potencializar o provimento de serviços ecossistêmicos e conservação da biodiversidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Crislaine de Almeida - Integrante / Ricardo Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Sergius Gandolfi - Integrante / Pedro Henrique Santin Brancalion - Integrante / Ricardo Augusto Gorne Viani - Integrante / Edson José Vidal da Silva - Integrante.
Financiador(es): Universidade de São Paulo - Outra.
2012 - 2013
Restauração Ecológica de Florestas Ciliares, de Florestas de Produção e de Fragmentos Florestais Degradados (em APP e RL), com Elevada Diversidade, com Base na Ecologia de Restauração de Ecossistemas de Referência
Descrição: Os ecossistemas brasileiros estão condicionados por perturbações antrópicas crônicas, como resultado de um processo de ocupação agrícola desordenada, caracterizado pela ausência de planejamento ambiental da abertura e consolidação da propriedade rural, historicamente amparada em incentivos governamentais e mais recentemente sustentada nas alterações propostas para o Código Florestal. Nesse cenário é cada mais premente a adequação das ações de manejo dos fragmentos florestais remanescentes, visando a conservação e restauração da biodiversidade remanescente, e das ações de restauração dos alguns ambientes da propriedade rural, que foram inadequadamente disponibilizados para atividades agrícola, em função de restrições legais ou mesmo ambientais, que restringem sua aptidão agrícola. Dentro desse contexto histórico da realidade agrícola brasileira e considerando a necessidade incondicional de adequação ambiental da produção agrícola brasileira, dada a exigência atual de mercado, é premente a viabilização técnica e econômica das iniciativas de restauração ecológica dos ambientes degradadas da propriedade rural, para garantir sua aplicação em larga escala. Dessa forma, como essas técnicas precisam ser testadas e legitimadas cientificamente, possibilitando a construção e difusão de protocolos bem definidos de restauração ecológica em larga escala, essa proposta de pesquisa foi estruturada em cinco módulos, dos quais três relacionados com o desenvolvimento de metodologias de restauração com elevada diversidade regional (Restauração Ecológica), um relacionado com a dinâmica temporal dos processos mantenedores da diversidade vegetal, em ecossistemas de referência (Ecologia da Restauração) e o último relacionado com o monitoramento de áreas restauradas (áreas degradadas e fragmentos florestais restaurados), no sentido de testar bons indicadores de avaliação e de funcionamento de ecossistemas naturais e restaurados (Restauração Ecológica/Ecologia da Restauração)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Crislaine de Almeida - Integrante / Ricardo Ribeiro Rodrigues - Coordenador / Sergius Gandolfi - Integrante / Cláudia M. Attanasio - Integrante / Pedro H.S. Brancalion - Integrante / Débora C. Rother - Integrante.
2010 - 2014
Restauração da Mata da Pedreira: Desenvolvimento de métodos de manejo e criação de uma unidade demonstrativa e de pesquisa permanente para a ampliação da conservação da biodiversidade e da geração de serviços ambientais em fragmentos florestais degradados
Descrição: A presente proposta foi elaborada com o objetivo de desenvolver métodos de manejo e criar unidades demonstrativas e de pesquisa permanente para a restauração de fragmentos florestais degradados visando ampliar a conservação da biodiversidade e a geração de serviços ambientais. Trata-se de um grande esforço institucional do Departamento de Ciências Florestais do campus Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, que contou com o envolvimento de diversos professores, grupos de estágio, técnicos, alunos de graduação e de pós-graduação. O projeto foi conduzido na Mata da Pedreira, fragmento degradado de Floresta Estacional Semidecidual de 14ha inserido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, em Piracicaba-SP. A trajetória sucessional de várias ecounidades desse fragmento encontra-se estagnada devido à massiva colonização da copa dos indivíduos regenerantes de espécies arbustivas e arbóreas por lianas hiperabundantes. Esse fragmento representa um retrato fidedigno da maioria dos remanescentes florestais inseridos em regiões agrícolas do Sudeste do Brasil, principalmente daqueles inseridos em pólos canavieiros, que historicamente se utilizaram do fogo para a colheita de cana-de-açúcar. Em função disso, os resultados dos trabalhos conduzidos nesse fragmento têm grande potencial de extrapolação para outros fragmentos com problemas e históricos de uso e ocupação dos solos semelhantes, o que possibilitará que a Mata da Pedreira seja futuramente utilizada como área modelo para dias de campo com produtores rurais e extensionistas, bem como para atividades didáticas e de pesquisa nos cursos de graduação e pós-graduação do campus Luiz de Queiroz, principalmente do Programa de Pós-graduação em Recursos Florestais dessa unidade. O projeto foi apoiado pelo Edital MCT/CNPq/CT-Agronegócio Nº 26/2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Crislaine de Almeida - Integrante / Edson José Vidal da Silva - Coordenador / Pedro Henrique Santin Brancalion - Integrante / João Luiz Ferreira Batista - Integrante / Katia Maria Paschoaletto Micchi de Barros Ferraz - Integrante / José Leonardo de Moraes Gonçalves - Integrante / Ricardo Gomes Cesar - Integrante / Vanessa Jó Girão - Integrante / Felipe Nery Arantes Mello - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Restauração florestal.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALMEIDA, CRISLAINE2016 ALMEIDA, CRISLAINE; VIANI, RICARDO AUGUSTO GORNE ; BRANCALION, PEDRO HENRIQUE SANTIN . Competição por recursos entre uma trepadeira (Calopogonium mucunoides Desv.) e uma árvore (Guazuma ulmifolia Lam.): implicações para o manejo de fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual degradados. REVISTA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & AMBIENTE (ONLINE), v. 4, p. 30-37, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, C.; VIANI, R.A.G. ; Guimarães, D.P. . Crown architecture of four tree species in forest restoration areas in southern Brazil. In: II International Symposium of Ecology 'Ecology in the Anthropocene', 2016, São Carlos. II International Symposium of Ecology "Ecology in the Anthropocene" Summary Book, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIANI, R.A.G. ; BRANCALION, P. H. S. ; Fernandes, R.B. ; Medina, A. ; ALMEIDA, C. ; ROSARIO, V. A. C. . What is planted for restoring the Atlantic Forest? Taxonomic and functional profle of 978 projects. In: VII World Conference on Ecological Restoration ? SER2017, 2017, Foz do Iguaçu. Book os abstracts VII World Conference on Ecological Restoration ? SER2017, 2017. v. 7. p. 389-389.

2.
ALMEIDA, C.; Viani, RAG . Fruit production of animal-dispersed trees species in young forest restoration sites. In: VII World Conference on Ecological Restoration ? SER2017, 2017, Foz do Iguaçu. Book of abstracts VII World Conference on Ecological Restoration ? SER2017, 2017. v. 7. p. 301-301.

Artigos aceitos para publicação
1.
ALMEIDA, C.; Viani, RAG . Selection of shade trees in forest restoration plantings should not be based on crown tree architecture alone. RESTORATION ECOLOGY, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, C.; VIANI, R.A.G. . Fruit production of animal-dispersed trees species in young forest restoration sites. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALMEIDA, C.; VIANI, R.A.G. ; Guimarães, D.P. . Arquitetura da copa de espécies arbóreas em plantios de restauração. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ALMEIDA, C.; VIANI, R.A.G. ; Guimarães, D.P. . Crown architecture of four tree species in forest restoration areas in southern Brazil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
BONZANINI, K.T. ; ALMEIDA, C. . A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO E OS INSTRUMENTOS DE ENSINO: ANÁLISE DAS ATIVIDADES E RECURSOS APRESENTADOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
ALMEIDA, C.; BRANCALION, P. H. S. ; VIANI, R.A.G. . O AUMENTO DA IRRADIÂNCIA E A REDUÇÃO DE ÁGUA FAVORECEM AS LIANAS HIPERABUNDANTES NA COMPETIÇÃO COM ESPÉCIES ARBÓREAS PIONEIRAS EM FRAGMENTOS DEGRADADOS?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
ALMEIDA, C.; BONZANINI, K.T. . Instrumentos de ensino para aulas de genética no Ensino Médio: um estudo da proposta curricular do estado de São Paulo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
BONZANINI, K.T. ; ALMEIDA, C. . A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO E OS INSTRUMENTOS DE ENSINO: ANÁLISE DAS ATIVIDADES E RECURSOS APRESENTADOS.. Águas de Lindóia: Anais do 2. Congresso Nacional de Professores e12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores, 2014 (Resumo).

2.
ALMEIDA, C.; BONZANINI, K.T. . Instrumentos de ensino para aulas de genética no Ensino Médio: um estudo da proposta curricular do estado de São Paulo. São Paulo: 21° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2013 (Resumo).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II International Symposium of Ecology.Crown architecture of four tree species in forest restoration areas in southern Brazil. 2016. (Simpósio).

2.
VI Simpósio Agroambiental e Jornada Agronômica.Arquitetura da copa de espécies arbóreas em plantios de restauração. 2016. (Simpósio).

3.
V Workshop sobre restauração florestal. 2016. (Outra).

4.
II Simpósio de Silvicultura de Nativas. 2015. (Simpósio).

5.
IV Workshop sobre restauração Florestal. 2015. (Outra).

6.
V Simpósio Agroambiental e Jornada Agronômica. 2015. (Simpósio).

7.
Diálogos e trocas de saberes entre a Rede de Sementes do Xingu e as Ciências Florestais. 2014. (Encontro).

8.
I Simpósio de Silvicultura de Nativas.. 2014. (Simpósio).

9.
21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Instrumentos de ensino para aulas de genética no Ensino Médio: um estudo da proposta curricular do estado de São Paulo. 2013. (Simpósio).

10.
Bio na Rua. 2013. (Outra).

11.
II Fórum de Egressos ? Ciências Biológicas ESALQ/USP. 2013. (Seminário).

12.
III Workshop sobre Restauração Florestal. 2013. (Outra).

13.
Programa Embaixadores nas Escolas Públicas. 2013. (Outra).

14.
Workshop ?Ambientalização Curricular? e ?Produção e Edição de vídeos". 2013. (Outra).

15.
Workshop sobre Código Florestal ? Como se adequar às novas exigências.. 2013. (Outra).

16.
Bio na Rua. 2012. (Outra).

17.
VI Momento da Biologia. 2012. (Outra).

18.
Bio na Rua. 2011. (Outra).

19.
Embaixadores da USP na Escola Pública. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mendonça, T.G. ; Milani, P. ; ALMEIDA, C. ; Sussi, J.S. ; Grella, T. ; Ricci, N.P. ; Borrasca, R. . VI Simpósio Agroambiental e Jornada Agronômica. 2016. (Outro).

2.
ALMEIDA, C.; MARTINS, J. ; PECCHI, H. ; AMARANTE, K. ; TORRES, B. ; FARIA, E. ; SCHWARZ, M. ; SILVA, E. J. V. . I Workshop de Fragmentos Florestais: Estudos de Caso na Mata da Pedreira ? ESALQ/USP. 2014. (Outro).

3.
IGNACIO, D. ; PECCHI, H. ; MARTINS, J. ; TORRES, B. ; AMARANTE, K. ; FARIA, E. ; SCHWARZ, M. ; ANDRADE, S. D. ; ALMEIDA, C. . Diálogos e trocas de saberes entre a Rede de Sementes do Xingu e as Ciências Florestais. 2014. (Outro).

4.
BARRETO, L. ; GISSI, D. S. ; ALVES, K. J. ; TORELLI, G. A. ; BITTENCOURT-OLIVEIRA, M. C. ; ALMEIDA, C. . Bio na Rua. 2013. .

5.
GISSI, D.S. ; ALVES, K.J. ; TORELLI, G. A. ; BITTENCOURT-OLIVEIRA, M. C. ; BARRETO, L. ; ALMEIDA, C. . Bio na Rua. 2012. .

6.
MORTARA, S. ; INOJOSA, B.F. ; MEIRA, A.M. ; ZAROS, I. ; ALMEIDA, C. . Simpósio de Educação Ambiental: tendências e experiências na Universidade e na Escola. 2011. (Outro).




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