Alexandre Tavares Avellar

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  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Compositor, Bacharel em Música - Composição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre Tavares Avellar
Nome em citações bibliográficas
AVELLAR, A. T.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Graduação em Música - Composição.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Iterações fractais e estruturas intervalares no planejamento composicional de 'Imagens' e 'Birds Suite'.
Orientador: Pauxy Gentil-Nunes Filho.
2000 interrompida
Graduação interrompida em 2003 em Música - Regência.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2003




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Música para TV e Cinema.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Orquestração.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Músico, Carga horária: 25


Museu da Imagem e do Som (RJ), MIS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa, catalogação e arquivamento de partituras


Museo - Museologia e Museografia LTDA, MUSEO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Catalogação, Carga horária: 40
Outras informações
Catalogação de partituras


Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, TRESC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Judiciário - Área Administrativa, Carga horária: 40
Outras informações
Movimentação processual; redação de atos oficiais; atendimento ao público; treinamento de mesários; fiscalização de propaganda eleitoral. Atuou como chefe de cartório substituto.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Programa de Atividades Extracurriculares de Apoio aos Laboratórios de Informática de Graduação (PAEALIG) - Escola de Música

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Consultor em projeto cultural, Carga horária: 20
Outras informações
Catalogação e organização de livros de música e partituras na Biblioteca Alberto Nepomuceno - Escola de Música da UFRJ.

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações
Harmonia e Morfologia (atual Harmonia Vocal-Instrumental)



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Expansão, integração e novas interlocuções da Análise Particional.
Descrição: A Análise Particional foi proposta em 2003 por Pauxy Gentil-Nunes e Alexandre Carvalho como campo original de estudo envolvendo a aproximação entre a Teoria das Partições de Inteiros, de Leonhard Euler (1748), atualizada por George Andrews (1984), e teorias de composição e análise musicais. Desde então uma vasta rede de colaborações foi tecida, e uma série de resultados obtidos, tais como publicações, comunicações, obras musicais, aplicativos e projetos de iniciação científica, extensão e grupo de pesquisa. Propõe-se para o quadriênio 2014 ? 2017 uma série de ações que promovam a expansão, integração e o estabelecimento de novas interlocuções para a exploração de possibilidades que surgiram no decorrer do processo de consolidação da teoria, tais como o desenvolvimento de pesquisa no campo do particionamento tímbrico e o estudo das consequências cognitivas e semânticas da aplicação da teoria..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Particionamento Linear e estruturação melódica
Descrição: Projeto de Iniciação Científica voltado para os desdobramentos da aplicação da Análise Particional à estruturação melódica...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexandre Tavares Avellar - Integrante / Pauxy Gentil-Nunes Filho - Coordenador / Filipe de Matos Rocha - Integrante / Rafael Soares Bezerra - Integrante / Daniel Mussatto - Integrante.
2011 - 2014
A Variação Progressiva: elaboração de uma tipologia de procedimetos composicionais e de um modelo analítico
Descrição: O projeto possui três objetivos, mutuamente complementares, aos quais se associam ferramentas metodológicas bem definidas: 1º) Com base em uma minuciosa revisão bibliográfica sobre o assunto, e a partir da realização de um grupo consistente de análises motívico-temáticas de obras selecionadas, abrangendo um vasto repertório de épocas, estilos e compositores, fazer um levantamento dos mais importantes e recorrentes procedimentos composicionais relacionados à variação progressiva observados, organizando-os em quadros tipológicos; 2º) Criar uma metodologia específica para a elaboração e apresentação analítica de tais procedimentos derivativos. Tomo como base para esta etapa as ferramentas analíticas de cunho gráfico desenvolvidas em minha dissertação de mestrado (ALMADA, 2007), as quais pretendo aperfeiçoar, possibilitando sua generalização e aplicação a circunstâncias diversas. 3º) Pretendo que a produção de artigos, devidamente submetidos a periódicos e congressos ligados à pesquisa musical, torne-se o principal meio de divulgação dos resultados obtidos no desenvolvimento do presente projeto. Justificativa e relevância A despeito da numerosa e diversificada literatura sobre o assunto, não existem - pelo menos, até onde vai meu conhecimento - estudos voltados especificamente para a identificação e classificação de procedimentos composicionais ligados à variação progressiva, e muito menos para o desenvolvimento de esquemas gráficos destinados à sua análise. A consecução dos objetivos acima explicitados tornar-se-á, portanto, uma importante contribuição para o aprofundamento do conhecimento sobre tal tópico, com desdobramentos mais gerais relacionados a estudos teóricos e práticos sobre composição e análise musical..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Alexandre Tavares Avellar - Integrante / Pauxy Gentil-Nunes Filho - Integrante / Carlos de Lemos Almada - Coordenador / Daniel Moreira de Sousa - Integrante / Fábio Moreira de Souza - Integrante / Azael Ferreira de Carvalho Neto - Integrante / Jorge Luiz de Lima Santos - Integrante / Pedro Emmanuel Zisels Machado Ramos - Integrante.
2010 - 2014
Análise Particional, uma mediação entre composição musical e a teoria das partições
Descrição: Investigação sobre a aplicabilidade e possibilidades de estruturação e produção a partir dos fundamentos teóricos e práticos da análise particional. A análise particional constitui-se, como campo de conhecimento, através da aproximação entre a análise textural de Wallace Berry e a teoria das partições de Leonhard Euler. Suas ferramentas conceituais são estruturadas a partir de determinadas entidades matemáticas, como o reticulado de Young, bem como a partir das relações estabelecidas entre elementos componentes da trama musical, abordadas a partir de uma perspectiva linguístico-pragmática..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alexandre Tavares Avellar - Integrante / Pauxy Gentil-Nunes Filho - Coordenador / Carlos de Lemos Almada - Integrante / Daniel Moreira de Sousa - Integrante / André Codeço dos Santos - Integrante / Fábio Moreira de Souza - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2013 - Atual
Grupo de Pesquisa MusMat
Descrição: Grupo de pesquisa focado na aplicação de modelos matemáticos à composição assistida por computador. O Grupo desenvolve aplicações derivadas da pesquisa, somando até o momento 11 aplicativos para PC.
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Alemão
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Menção de Incentivo (CLA) na XXXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.
2013
1ª Menção Honrosa (CLA) na XXXV Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.
2013
Menção de Incentivo (CLA) na XXXV Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, P. E. Z. M. ; AVELLAR, A. T. ; ALMADA, C. L. . Modelização de um choro pixinguiniano para composição algorítmica. In: XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós - Graduação em Música, 2014, São Paulo - SP. XXIV Congresso da Anppom - São Paulo/SP. São Paulo - SP: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BEZERRA, R. S. ; AVELLAR, A. T. . Intertextualidade na Estruturação Melódica de Guinga. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014, Rio de Janeiro - RJ. Livro de Resumos da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Rio de Janeiro - RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. p. 178-178.

2.
RAMOS, P. E. Z. M. ; AVELLAR, A. T. . Composição Algorítmica de Choro Pixinguiniano Idiomático. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014, Rio de Janeiro - RJ. Livro de Resumos da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Rio de Janeiro - RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014. p. 117-118.

3.
AVELLAR, A. T.; RAMOS, P. E. Z. M. . Formalização de Elementos Estruturais do Choro. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2013, Rio de Janeiro - RJ. Livro de Resumos da XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Rio de Janeiro - RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. p. 109-110.

4.
AVELLAR, A. T.; BEZERRA, R. S. . Particionamento Linear: Aplicações Composicionais. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2013, Rio de Janeiro - RJ. Livro de Resumos da XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Rio de Janeiro - RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. p. 115-116.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, P. E. Z. M. ; AVELLAR, A. T. . Modelização de um choro pixinguiniano para composição algorítmica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BEZERRA, R. S. ; AVELLAR, A. T. . Intertextualidade na estruturação melódica de Guinga. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
AVELLAR, A. T.; RAMOS, P. E. Z. M. . Levantamento estatístico para análise de choros de Pixinguinha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AVELLAR, A. T.; RAMOS, P. E. Z. M. . Formalização de elementos estruturais do choro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AVELLAR, A. T.; BEZERRA, R. S. . Particionamento Linear: aplicações composicionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção artística/cultural
Música
1.
AVELLAR, A. T.. Imagens. 2016. Composição (estréia).

2.
AVELLAR, A. T.. Black Birds. 2014. Composição (estréia).

3.
AVELLAR, A. T.. Blue Birds. 2014. Composição (estréia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Nacional de Música e Matemática. 2016. (Congresso).

2.
XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Modelização de um choro pixinguiniano para composição algorítmica. 2014. (Congresso).

3.
XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.Composição algorítmica de choro pixinguiniano idiomático // Intertextualidade na estruturação melódica de Guinga. 2014. (Outra).

4.
12º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Gradução em Música da Escola de Música da UFRJ.Levantamento estatístico para análise de choros de Pixinguinha. 2013. (Outra).

5.
Projeto Compositores 2013. 2013. (Oficina).

6.
XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural.Particionamento linear e estruturação melódica // Formalização de elementos estruturais do choro. 2013. (Outra).

7.
II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ - Teoria, crítica e música na atualidade. 2011. (Simpósio).




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