Lais de Bortoli Klein

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1284072193202704
  • Última atualização do currículo em 22/01/2018


Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Santa Catarina (2014) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Durante a graduação, no período de 2012 a 2013, atuou como bolsista de Iniciação Científica em um projeto de pesquisa sobre a fabricação de concreto leve com adição de vermiculita e incorporador de ar realizado no Laboratório de Materiais de Construção com financiamento do CNPq. Tem experiência na área de construção civil, com ênfase em sustentabilidade, coberturas verdes e aproveitamento de água pluvial em edificações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lais de Bortoli Klein
Nome em citações bibliográficas
KLEIN, L. B.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Engenharia Civil.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Controle qualitativo e quantitativo do escoamento pluvial em diferentes tipos de cobertura,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Enedir Ghisi.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2014
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Aderência em pavimentos: Análise da macrotextura.
Orientador: Claudia Celene Zago Nery.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Energia, C.E., Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Etiquetagem de Eficiência Energética de Edifícios Públicos. (Carga horária: 20h).
Quali-A Conforto Ambiental e Eficiência Energética, Quali-A, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Estágio de docência em Instalações Prediais I. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Outro (especifique) Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
PROPRIEDADES DE CONCRETOS LEVES FABRICADOS COM ADITIVO INCORPORADOR DE AR
Descrição: O presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de concretos leves fabricados com adição de vermiculita. O traço do concreto foi definido com base em traços comerciais tendo como matérias primas cimento CP II, areia média aditivo incorporador de ar, aditivo plastificante, e água. Foram preparados três tipos de material, um com adição de incorporador de ar sem plastificante; um com adição de incorporador de ar e com plastificante e outro sem a adição de aditivos. Todos os materiais preparados foram classificados quanto ao seu slump com a finalidade de avaliar a trabalhabilidade do mesmo. Os materiais preparados e curados foram caracterizados quanto à resistência à compressão, índice de vazios, absorção de água e massa específica. Os resultados mostraram que a incorporação de ar efetivamente permite a obtenção de concretos leves. A resistência mecânica e a massa específica são reduzidas em até 10% com a incorporação de ar. Palavras-chave: Concreto leve, incorporador de ar, propriedade mecânica, aditivo. Coordenadora: Carmeane effting Integrantes: Adilson Schackow, Marilena Folgueras, Adriana Goulart dos Santos, Ana Karoliny Ferrari ,Gabriela Azambuja Mendes, Lais de Bortoli Klein.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
PROPRIEDADES DE CONCRETOS LEVES FABRICADOS COM VERMICULITA
Descrição: O presente trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de concretos leves fabricados com adição de vermiculita. O traço do concreto foi definido com base em traços comerciais tendo como matérias primas cimento CP II, areia média, vermiculita e água. Foram preparados três tipos de material, um com adição de vermiculita e areia; um com adição de vermiculita e sem areia e outro com adição de vermiculita, areia e um aditivo plastificante. Todos os materiais preparados foram classificados quanto ao seu slump com a finalidade de avaliar a trabalhabilidade do mesmo. Os materiais preparados e curados foram caracterizados quanto à resistência à compressão, índice de vazios, absorção de água e massa específica. Os resultados mostraram que a vermiculita efetivamente permite a obtenção de concretos leves, principalmente quando não é empregada a areia. A resistência mecânica, que é reduzida, foi controlada pelo uso do aditivo plastificante. Palavras-chave: Concreto leve, vermiculita, propriedade mecânica. Integrantes: Adilson Schackow, Marilena Folgueras, Adriana Goulart dos Santos, Ana Karoliny Ferrari ,Gabriela Azambuja Mendes, Lais de Bortoli Klein.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Civil.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KLEIN, L. B.; GERALDI, M. S. ; GHISI, E. ; TEIXEIRA, C. A. . Controle quantitativo do escoamento pluvial e aproveitamento de água pluvial captada de diferentes tipos de coberturas.. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017. v. 1. p. 1-9.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
KLEIN, L. B.; GHISI, E. . Stormwater runoff from green roofs in a city in southern Brazil.. In: ICUD International Conference on Urban Drainage, 2017, Praga. Stormwater runoff from green roofs in a city in southern Brazil, 2017. v. 1. p. 839-842.

Apresentações de Trabalho
1.
EFFTING, C. ; A. Schackow ; M. V. Folgueras ; A. G. Santos ; MENDES G. A. ; Ferrari A. K. ; KLEIN, L. B. . Propriedades de concretos leves fabricados com vermiculita e aditivo incorporador de ar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
EFFTING, C. ; A. Schackow ; Ferrari A. K. ; MENDES G. A. ; KLEIN, L. B. ; A. G. Santos . Propriedades de concretos leves fabricados com aditivo incorporador de ar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
EFFTING, C. ; KLEIN, L. B. . Propriedades de Concretos Leves Fabricados com Vermiculita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MALUTTA, S.; PFUTZENREUTER, A. H.; CUSTODIO, D. A.; KLEIN, L. B.. Participação em banca de Daiane Bertoldi.Estudo de implantação de cobertura verde associada à captação de águas pluviais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Infraestrutura) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
56º Congresso Brasileiro de Cerâmica - 1º Congresso Latino Americano de Cerâmica. PROPRIEDADES DE CONCRETOS LEVES FABRICADOS COM VERMICULITA. 2012. (Congresso).

2.
56º Congresso Brasileiro de Cerâmica - 1º Congresso Latino Americano de Cerâmica. PROPRIEDADES DE CONCRETOS LEVES FABRICADOS COM ADITIVO INCORPORADOR DE AR. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 7:54:06