Sulivan Ferreira de Souza

Bolsista de Doutorado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6453501332505435
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Doutorando do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação: Doutorado Latino Americano em Educação. Linha de Pesquisa: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED/UEPA), Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Atualmente é Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Profissão Docente - GESTRADO/UFMG. Membro do Grupo de Estudos Decolonialismo e Educação (UFMG). Membro do Grupo de Estudos Africanos e Pós-Coloniais (FAFICH/UFMG). Pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (UEPA), foi Bolsista de Mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2015-2017). Foi representante discente do Colegiado PPG Educação - FAE/UFMG (2017-2018). Foi Membro do grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas (Eduq). Foi Representante discente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA (2015-2017). É Associado à ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2011/2014). Participou como Bolsista do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Núcleo Pará (2011/2012), foi membro do Núcleo de Estudos e Extensão, Trilhas Investigativas e Práticas Sociais (NETRILHAS) no qual atuou como voluntário pelo Grupo de Trabalho : Estudos Sobre a Criança e o Adolescente(GECA/2011-2012), Participou do projeto UEPA nas Comunidades(2011-2012), Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia (2012-2014) , Diretor do Centro Acadêmico de Pedagogia-CAPE/UEPA (2012/2014), foi integrante voluntário da Equipe de Educação em Saúde - Secretaria Municipal de Saúde de Belém - SESMA/DEVS/PMB (2013/2014) Fora também Monitor Bolsista de Filosofia (Departamento de Filosofia e Ciências Sociais/DFCS/ CSSE) realizando atividades de ensino (Filosofia da Educação, Introdução à Filosofia) e de pesquisa nas áreas de Filosofia da Educação, Filosofia e Currículo (2013/2015). Participou do grupo de pesquisa Afetividade, Inteligência e Moralidade - (AFIM). Interesse de pesquisa nas áreas de: Educação Popular, Educação Latino-Americana, Filosofia da Educação, Currículo, Epistemologia Educacional, Interculturalidade, Decolonialidade e o Pensamento Educacional na América Latina. Orcid.org/0000-0003-3391-0265 (ORCiD - Open Researcher and Contributor ID) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sulivan Ferreira de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, S. F.;SOUZA, Sulivan Ferreira;SOUZA, SULIVAN

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095000
URL da Homepage: https://www.ufmg.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Formação Docente, Educação Popular e Movimentos Sociais na América Latina: um diálogo entre Brasil e Argentina,
Orientador: Luiz Alberto Oliveira Gonçalves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Colonialidade do Saber no Ensino de Filosofia: Um estudo em duas Universidades Públicas de Belém,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ivanilde Apoluceno de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Colonialidade do Saber; Educação; Ensino de Filosofia; Decolonialidade; UEPA; UFPA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
2011 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: O Desenvolvimento Psicológico da Criança Pré-Escolar : Análise da Teoria Histórico?Cultural de L. Vigotski.
Orientador: Antônio Sérgio Vasconcelos Darwich.
2007 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Avertano Rocha, EEFMAR, Brasil.
2000 - 2007
Ensino Fundamental (1º grau).
EMIF PROFª MARIA MADALENA CORREA RAAD, EMIFMMCR, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Fazeres e Saberes: Sistematização de experências. (Carga horária: 4h).
Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe, CEAAL, Brasil.
2018 - 2018
Pensamento Pós e Descolonial em Educação. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
Ciclo de Debates no Trópico ?Identidade(s) Culturais na Amazônia?-. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
Educação Matemática na Perspectiva da Educação Popular. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2016 - 2016
AMAZÔNIA: FUNDAMENTOS ECONÔMICOS, SOCIOCULTURAIS E POLÍTICOS. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Fenomenologia. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2015 - 2015
Procedimentos da pesquisa sobre a educação em cont. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2015 - 2015
Español. (Carga horária: 300h).
Castilla Idioma - Centro de Estudos, CASTILLA, Brasil.
2014 - 2014
TRABALHO, FILOSOFIA POLÍTICA E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
A PESQUISA CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
Mulheres em Situação de Violência. (Carga horária: 20h).
Governo do Estado do Pará, GOVERNO/PA, Brasil.
2013 - 2013
Educação em Saúde Ambiental e Mobilização Social. (Carga horária: 40h).
Fundação Nacional de Saúde, FUNSA, Brasil.
2011 - 2011
Infância e adolescência em Vulnerabilidade Social. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
2011 - 2011
Protagonismo Juvenil. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador NEP- UEPA, Carga horária: 30
Outras informações
O NEP é um núcleo universitário que promove a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na Educação Popular. O núcleo foi fundado em 2002 e teve seu Projeto Pedagógico aprovado pela Resolução nº. 903/03, de 17 de dezembro de 2003, do Conselho Universitário da Universidade do Estado do Pará

Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador - EDUQ, Carga horária: 10
Outras informações
EDUQ-Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas Grupo de Pesquisa com objetivo de análises e reflexões em torno de saberes e práticas educativas de populações quilombolas na Amazônia numa perspectiva interdisciplinar/multidisciplinar, no que se refere à valorização cultural (sob a égide de contextos históricos e socioculturais) dessas populações.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realizou Pesquisas e estudos vinculados ao Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará.Realizou Estágio em Docência na Educação Superior, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, orientado no estágio pelo Prof. Dr. João Colares da Mota Neto do Departamento de Educação Geral, a disciplina ministrada foi Educação em Instituições Não Escolares e Ambientes Populares do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com Carga Horária de 80h.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado PPGED-UEPA, Carga horária: 3
Outras informações
Membro discente do Colegiado do Programa de Pós- Graduação em Educação

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Filosofia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitor Bolsista vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFCS/ UEPA) desenvolveu atividades de ensino e pesquisa, auxiliou nas disciplinas de Filosofia da Educação, Introdução à Filosofia, Filosofia da Religião, Ontologia I/Ontologia II, Teoria do Conhecimento, Ética e Prática de Ensino- Estágio Supervisionado. Atuou nos Cursos: Filosofia (2013/2015, Geografia (2013), Pedagogia (2013), Ciências da Religião (2013/2015), Ciências da Religião-PAFOR (2014). Durante a participação no Programa de Monitoria o aluno ministrou aulas em cooperação com o Professor - Orientador, assim como realizou pesquisas e participou de eventos acadêmicos referentes ao saberes necessários para as práticas no Programa.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de Pesquisa e Extensão - CAPE/UEPA, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador e Extensionista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Encaminhado pelo Programa de Assistência da Universidade do Estado do Pará, o aluno tornou-se Bolsista do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - Núcleo Pará (2011/2012) iniciativa da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA) que, junto com 14 ministérios constituem o Comitê Gestor da Agenda Social Criança e Adolescente.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador e Extensionista, Carga horária: 20
Outras informações
Membro do Núcleo de Estudos e Extensão, Trilhas Investigativas e Práticas Sociais (NETRILHAS) no qual atuou como voluntário pelo Grupo de Trabalho : Estudos Sobre a criança e o Adolescente(GECA/2011-2012).

Atividades

3/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação em Instituições não Escolares e Ambientes Populares
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Estado do Pará, .

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, .

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Estado do Pará, .

02/2013 - 01/2015
Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
Ética
02/2013 - 01/2015
Ensino, Ciências da Religião, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Religião
02/2013 - 01/2015
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ontologia I/ II
Teoria do Conhecimento
Prática de Ensino- Estágio Supervisionado
06/2011 - 01/2015
Direção e administração, Centro Acadêmico de Pedagogia, .

Cargo ou função
Diretor de Pesquisa e Extensão, Diretor de Comunicação, Diretor Geral.
02/2012 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Pedagogia, .

Cargo ou função
Conselheiro Discente.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia da Educação
02/2013 - 12/2013
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Filosofia
Filosofia da Educação
02/2011 - 12/2012
Extensão universitária , Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas, Pesquisa..
02/2011 - 11/2012
Estágios , Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, .

Estágio realizado
Ciclos de Estudo, Oficinas,Pesquisa Bibliográfica ..

Prefeitura Municipal de Belém, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador em Saúde, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Práticas pedagógicas de prevenção e de educação em saúde, Atividades vinculadas ao Departamento de vigilância a Saúde (DEVS / SESMA) o Projeto visa informar e sensibilizar a comunidade sobre os cuidados e perigos de agravos como Dengue, Malária,Leishmaniose, Leptospirose,Tuberculose e Hanseníase por meio palestras à comunidade. São atribuições do Educador em Saúde: divulgar campanhas da Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde, Mobilizar a sociedade Civil, Ministrar Palestras e capacitar servidores do Distrito Administrativo de Icoaraci (Belém).

Atividades

01/2013 - 01/2014
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, .

Serviço realizado
Palestrante , Capacitação de Recursos Humanos,Mobilização Social, Divulgação de Campanhas da Secretaria Municipal de Saúde e do Ministério da Saúde.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador - Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisador - Mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realiza Pesquisas e estudos vinculados ao Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Pará

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Bolsista, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Bolsista da Disciplina - Educação em Instituições não Escolares e Ambientes Populares


Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 8


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador-G. E. Africanos e Pós-Coloniais., Carga horária: 2
Outras informações
Grupo de Estudos Africanos e Pós-Coloniais - Pretende-se permitir que os discentes se familiarizem com um cânone selecionado de obras fundadoras do pensamento anticolonial, a partir de um ponto de vista eminentemente africano, e que possam discutir perspectivas de análise que inspiraram o desenvolvimento de teorias pós-coloniais nos séculos XX e XXI.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado em Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Doutorado em Educação. Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador - GESTRADO, Carga horária: 8
Outras informações
Criado em 2002, o GESTRADO reúne hoje professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de pesquisadores de outras instituições (CEFET-MG, SEE-MG, SMED-BH, UEMG, UFES, UFPel) e alunos de graduação e pós-graduação. Objetivo central: Analisar as políticas educacionais em ação ? a gestão educacional e o trabalho docente ? em suas diferentes dimensões. Eixos teórico-metodológicos: a) políticas públicas educacionais: condicionantes, pressupostos e paradigmas; b) trabalho docente: natureza, configurações e sentidos; c) relações entre saúde e trabalho no exercício da profissão docente; d) resistência e organização sindical dos trabalhadores docentes.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro GE DECOLONIALISMO, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo de Estudos sobre Decolonialismo e Educação: As pesquisas de Mestrado e Doutorado são debatidas a partir do enfoque conceitual da rede Modernidade/Colonialidade

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante Discente do Colegiado PPGE UFMG, Carga horária: 4
Outras informações
Representante discente do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação: Doutorado Latino Americano em Educação. Linha de Pesquisa: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .



Linhas de pesquisa


1.
Saberes Culturais e Educação na Amazônia
2.
Educação na América Latina
3.
O Pensamento Educacional de Paulo Freire
4.
Filosofia da Educação
5.
Educação Popular
6.
Pensamento Educacional na América Latina
7.
Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas
8.
Doutorado Latino Americano em Educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Políticas Públicas para a melhoria do ensino médio: socialização científica, tradução e transferência de resultados
Descrição: A projeto tem como objeto o estudo sobre os efeitos das políticas educativas na reestruturação da profissão docente frente aos processos de globalização que determinam a agenda internacional da educação. Faz uma análise das transformações recentes no Ensino Médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permite identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação das suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Pretende-se, possibilitar, por meio da cooperação internacional, a construção de uma síntese científica e a tradução e transferência de resultados de pesquisas entre Brasil, França e Portugal. O projeto tem como estratégia metodológica facilitar o intercâmbio e cooperação em nível nacional e internacional para disseminar o conhecimento científico e para transferi-lo para os profissionais (diretores, formadores, professores) por meio de um triplo processo: produção, mediação e tradução. Esta proposta pretende mapear resultados de pesquisa em âmbito internacional em áreas relevantes para a formulação de políticas para o Ensino Médio: abandono escolar, habilidades básicas, desenvolvimento profissional, avaliação, o uso de tecnologias digitais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Sulivan Ferreira de Souza - Integrante / Livia Maria Fraga Vieira - Integrante / Dalila Andrade Oliveira - Coordenador / Adriana Maria Cancella Duarte - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Formação Docente e Educação Popular na América Latina: Um diálogo entre Brasil e Argentina
Descrição: O presente projeto tem como objetivo pesquisar a formação docente de educadores populares situados em contextos diferentes da América Latina, no caso Brasil e Argentina. A problemática é compreender como ocorre a formação docente de educadores argentinos e brasileiros, ligados a grupos de ensino, pesquisa e extensão em educação popular. Como fundamentação teórica será utilizada as produções da Educação Popular Libertadora e das Pedagogias Decoloniais. Desse modo, no aspecto acadêmico, visa contribuir para: a) visibilizar a educação popular que é uma herança histórica da América Latina e que sofre um processo de subalternização dentro das Universidades; b) reconstituir a história da educação popular na Argentina e no Brasil; c) valorizar espaços de formação docente que estão comprometidos com a articulação universidade e comunidade; d) problematizar a formação docente na América latina e) analisar a educação popular como um movimento decolonial contemporâneo f) visibilizar práticas curriculares descolonizadoras. É um estudo de caráter qualitativo, comparativo e de campo. Dentre as diversas práticas e teorias pedagógicas decoloniais que criticam o racismo, o patriarcado, a xenofobia, a miséria, a desigualdade social entre outros problemas socioculturais latino-americanos engendrados pela colonialidade, a educação popular libertadora se engaja como uma pedagogia decolonial, pois questiona a violência da modernidade/colonialidade e visibiliza a razão do ?outro?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Sulivan Ferreira de Souza - Coordenador / Luiz Alberto Oliveira Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2015 - 2017
Colonialidade do Saber no Ensino de Filosofia: Um estudo em duas Universidades Públicas de Belém
Descrição: objetiva analisar, pela perspectiva Decolonial, como a tendência eurocêntrica e a colonialidade do saber estão presentes no curso de filosofia da Universidade do Estado do Pará e da Universidade Federal do Pará, no município de Belém. Como objetivos específicos a) Observar nos projetos pedagógicos se há e como se processa a articulação entre o saber filosófico com as filosofias latino-americanas; b) Analisar as práticas pedagógicas nos cursos de filosofia pesquisados e a relação delas com a filosofia latino-americana; c) Identificar a percepção que os estudantes têm sobre práticas pedagógicas dos cursos de filosofia da UEPA e UFPA; d) Analisar nas práticas pedagógicas e curriculares dos cursos pesquisados se há resistência à colonialidade do saber. Caracterizado metodologicamente como uma investigação qualitativa, pesquisa do tipo documental e de campo com abordagem histórico-dialética. Os sujeitos são docentes e discentes das graduações em filosofia da UEPA e UFPA. O estudo tem como fundamento teórico a rede conceitual do coletivo de intelectuais latino-americanos Modernidade/Colonialidade além de dialogar com teorias críticas subalternas. Os resultados revelaram que a concepção de filosofia presente nos cursos pesquisados é a que nega a existência da filosofia latino-americana e está geopoliticamente a serviço da hegemonia moderna/colonial. Os professores e alunos apresentaram a concepção de filosofia a partir do universal abstrato e neutro, fortalecendo as amarras da colonialidade do saber. A construção do projeto de uma universidade e filosofia intercultural/Decolonial só poderá ser efetivada na Universidade Federal do Pará e Universidade do Estado do Pará quando os projetos pedagógicos, as disciplinas, as ementas, as práticas pedagógicas, os processos de ensino-aprendizagem tiverem a participação efetiva, democrática e horizontal dos diversos segmentos culturais da sociedade amazônica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Sulivan Ferreira de Souza - Coordenador / Ivanilde apoluceno oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2015 - 2016
Paulo Freire na atualidade: legado e reinvenção Análise de sistemas públicos de educação a partir da década de 1990 - Cátedra Paulo Freire PUC-SP / NEP - UEPA
Descrição: Sobre a Cátedra Paulo Freire Paulo Freire, cidadão do mundo como ele próprio afirmou, é acolhido pela PUC-SP após longo exílio. Nesta Universidade, no Programa de Pós- Graduação em Educação: Currículo, lecionou, orientou e pesquisou durante os seus últimos 18 anos de atividade acadêmica, quando veio a falecer em 1997. Em homenagem à memória do maior educador do país, que o mundo consagrou como um dos maiores deste século, a PUC-SP criou a Cátedra Paulo Freire em 1998. Um espaço privilegiado para o desenvolvimento de pesquisas e estudos em pós-graduação sobre a obra de Paulo Freire e suas repercussões teórico-práticas para a educação e áreas afins, dentro e fora do Brasil. A Cátedra Paulo Freire, sob a coordenação da Professora Doutora Ana Maria Saul, desde o segundo semestre de 1999 até os dias atuais, vem focalizando temáticas como: "Paulo Freire: 30 anos da Pedagogia do Oprimido", "Paulo Freire: as matrizes pedagógicas contemporâneas, história e processo", "Paulo Freire e a formação do educador: teoria e prática", "Paulo Freire e os movimentos sociais", "A influência do pensamento de Paulo Freire nos sistemas públicos de ensino do Brasil", "O pensamento de Paulo Freire no cenário da educação pública brasileira: política, teoria e prática"..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (27) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Sulivan Ferreira de Souza - Integrante / Ivanilde apoluceno oliveira - Coordenador.
2015 - Atual
Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP)
Descrição: O NEP é um núcleo universitário que promove a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na Educação Popular. O núcleo foi fundado em 2002 e teve seu Projeto Pedagógico aprovado pela Resolução nº. 903/03, de 17 de dezembro de 2003, do Conselho Universitário da UEPA, estabelecendo como objetivos: a) a formação contínua de educadores e educandos dos diversos cursos da UEPA e da comunidade local; b) a reflexão-intervenção sobre o contexto social e educacional; c) e a integração da Universidade com os diversos segmentos do Estado do Pará, na perspectiva da inclusão social e da pedagogia de Paulo Freire. Em sua história, o NEP tem investido na experimentação pedagógica, por meio das várias turmas de alfabetização e pós-alfabetização, da criação de materiais didáticos e metodologias educacionais e na realização de pesquisas no campo da educação popular, com publicações de livros, cadernos, artigos, relatórios. Esforça-se em estar articulado com movimentos sociais, universidades, instituições de pesquisa e iniciativas governamentais na realização de projetos educativos, de pesquisas interdisciplinares e de eventos locais, nacionais e internacionais que contribuam para a melhoria da qualidade da educação brasileira e amazônica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (27) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Sulivan Ferreira de Souza - Integrante / João Colares da Mota Neto - Integrante / Ivanilde apoluceno oliveira - Coordenador.
2013 - 2014
O Desenvolvimento Psicológico da Criança Pré-Escolar Análise da Teoria Histórico?Cultural de L. Vigotski
Descrição: A educação infantil nas últimas décadas estar em pauta nos círculos de debates dos educadores, governantes e da sociedade civil em geral, após 28 anos da criação da constituição federal onde pela primeira vez na história o direito a educação é reconhecido. O presente trabalho visa contribuir com esse diálogo da educação infantil, propondo reflexões teórico-práticas do desenvolvimento psíquico dos educandos, repensando o fazer docente e a formação de professores. Estudar o desenvolvimento psicológico permite compreender os aspectos cognitivos, biológicos, históricos e culturais da criança. Para a prática docente, conhecer o desenvolvimento psíquico da criança pré-escolar significa ter uma concepção integral do processo de aprendizagem, ciência está que reverbera nas concepções metodológicas do ensino, de avaliação e nas propostas curriculares como um todo. O fundamento teórico metodológico da pesquisa é a Teoria Histórico-cultural de Lev SemenovitchVigotski (1896-934) e seus colaboradores, Alexander Romanovich Luria (1902- 1977) e Alexis Nikolaevich Leontiev (1903-1979) e Lídia Ilinichna Bozhovich (1908-1981) entre outros pesquisadores. A abordagem psicológica dos pesquisadores soviéticos utiliza-se do materialismo histórico-dialético pra investigar o desenvolvimento do psiquismo humano, a tese básica é que o desenvolvimento do ser humano é processual, histórica e cultural. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal Prof.ª Maria Madalena Corrêa Raad, ela faz parte da rede pública municipal de ensino e estar situada no município de Belém, mais especificamente no distrito administrativo de Icoaraci. A pesquisa teve início em agosto/2014 na turma jardim II do turno vespertino (15h às 18h), a turma possui 20 educandos e 1 educadora. Os sujeitos da pesquisa são 14(quatorze) crianças, sendo 7 (sete) do sexo masculino e 7 (sete) do sexo feminino. Das 14 (quatorze) crianças, 13 (treze) possuíam no momento da pesquisa 5 anos de idade e 1 (uma) criança de 6 anos de idade. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa empírica e qualitativa, de campo e explicativa. O educador tem o papel Criar condições materiais e imateriais, ou seja, situações sociais de desenvolvimento para a criança pré-escolar desenvolver e ampliar suas funções psíquicas superiores é fomentar propostas pedagógicas que tenha como foco atividades de Brincadeira, Imaginação combinatória, atenção voluntária, memória voluntária, afetividade, cooperação, jogos de regra, desenho, pintura, atividades plástica, faz de conta entre outras potencialidades humanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sulivan Ferreira de Souza - Integrante / Antônio Sergio Vasconcelos Darwich - Coordenador.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Observatório Nacional do Direitos da Criança e do Adolescente - Núcleo Pará
Descrição: O Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida para reunir e acompanhar informações e indicadores sobre as políticas públicas focadas na redução da violência contra crianças e adolescentes no Brasil. A iniciativa é coordenada pela Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA) que, junto com 14 ministérios constituem o Comitê Gestor da Agenda Social Criança e Adolescente. No contexto das ações que realiza destaca-se o papel de articulação intersetorial, intergovernamental e interinstitucional que o Observatório promove em função da manutenção de redes de trabalho e de bases de dados sobre iniciativas condizentes com os esforços da Agenda, com as quais atua para integrar estados, municípios, organizações nacionais e internacionais como parceiros do fortalecimento e da expansão de projetos. Ações do Núcleo Pará: Atividades e Encontros de Práticas Promotoras dos Direitos da Criança e do Adolescente Ações feitas na Escola Santo Afonso, Augusto Monte Negro entre outros espaços, além de ações itinerantes pelo interior do estado..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sulivan Ferreira de Souza - Integrante / Mário Jorge Brasil Xavier - Coordenador.
2011 - 2011
UEPA nas Comunidades
Descrição: O projeto UEPA nas Comunidades consiste em ações educativas de cidadania, visando atender a população com serviços básicos de saúde, tecnologia, educação, lazer, informação e participação cidadã, agregando professores, técnicos e alunos de diferentes campi da universidade. As ações são realizadas em municípios distintos do interior do Estado do Pará, quinzenalmente ou mensalmente. Ação Cotijuba: Práticas pedagógicas em educação em saúde para as crianças e adolescentes da ilha do Cotijuba..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sulivan Ferreira de Souza - Integrante / Mário Jorge Brasil Xavier - Coordenador.


Outros Projetos


2013 - 2014
Educação em Saúde no Distrito Administrativo de Icoaraci
Descrição: As atividades de Educação em Saúde estimulam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento da população, e sua participação, em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, através de ações educativas. Seu objetivo é contribuir com a melhora da situação de Saúde e da população em geral. o projeto é vinculado ao Departamento de vigilância a saúde (DEVS / SESMA) visa informar e sensibilizar a comunidade sobre os cuidados e perigos de agravos como Dengue, Malaria,Leishmaniose, Leptospirose,Tuberculose e Hanseníase por meio palestras à comunidade, divulgação de campanhas, mobilização social e capacitação de pessoal no distrito administrativo de Icoaraci (Belém)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sulivan Ferreira de Souza - Coordenador / Daniele Torres loureiro - Integrante / Marta cleonice Cordeiro - Integrante / Nubia Marques Nunes - Integrante / Ivani de Sá melo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Cocar (UEPA)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Excelência Acadêmica - Universidade do Estado do Pará - CCSE, Centro de Ciências Sociais e Educação.
2007
Concurso de Redação - "Operação Cisne Branco" - 2ª Lugar, Marinha do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, SULIVAN2018SOUZA, SULIVAN; OLIVEIRA, IVANILDE ; CAMPOS, LOUISE . A educação popular na Amazônia: produção intelectual do Grupo de Trabalho 06 da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). REVISTA DE EDUCAÇÃO POPULAR, v. 17, p. 10-27, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUZA, S. F.; OLIVEIRA, I. A. (Org.) . Diferentes olhares epistemológicos sobre a educação. 1. ed. BELÉM: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, 2017. v. 1. 344p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, S. F.; OLIVEIRA, I. A. . COLONIALIDADE PEDAGÓGICA: OUTRAS EPISTEMOLOGIAS E INSURGÊNCIAS PEDAGÓGICAS. In: Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Sulivan Ferreira de Souza. (Org.). Diferentes olhares epistemológicos sobre a educação. 1ed.BELÉM: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, 2017, v. 1, p. 83-99.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, I. A. . COLONIALIDADE DO SABER NO ENSINO DE FILOSOFIA: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. In: II Seminário Internacional América Latina: conflitos e políticas contemporâneas ? SIALAT, 2017, Belém. II Seminário Internacional América Latina: conflitos e políticas contemporâneas ? SIALAT. BELÉM: NAEA UFPA, 2017. v. 1. p. 387-401.

2.
SOUZA, Sulivan Ferreira. Educação Infantil e Desenvolvimento: as contribuições da teoria histórico-cultural de Vigotski. In: XII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016, BELÉM. Anais do XII Seminário do PPGED/ UEPA. BELÉM: Eduepa, 2015. v. 5. p. 4-250.

3.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, I. A. ; CAMPOS, Louise Rodrigues . A EDUCAÇÃO POPULAR NA AMAZÔNIA: PRODUÇÃO INTELECTUAL DO GRUPO DE TRABALHO 06 DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO ? ANPED. In: 1ª Reunião Científica Regional da ANPEd ? 1ª ANPEd Norte, 2016, Belém. Anais da 1ª Reunião Científica Regional da ANPEd ? 1ª ANPEd Norte. Belém: ANPED NORTE - ICED UFPA, 2016. v. 1. p. 1173-1193.

4.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues . A Presença da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Formação do Pedagogo: uma analise dos currículos de pedagogia da região norte em dialogo com a decolonialidade. In: Sernegra: V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça. Decolonidade e Antirracismo:, 2016, Brasília. Anais Sernegra: V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça. Decolonidade e Antirracismo:. Brasília: IFB, 2016. v. 1. p. 1-1.

5.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues . EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO: AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba, Paraná. XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional Sobre Atend. Curitiba, Paraná: Editora Universitária Champagnat, 2015. v. 1. p. 37344-37358.

6.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues . EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E DECOLONIALIDADE: UM DIÁLOGO INTERCULTURAL. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba, Paraná. anais do XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional So. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. v. 1. p. 37313-37330.

7.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues . EDUCAÇÃO E EVASÃO: UMA VIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. In: XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2015, Curitiba, Paraná. anais do XII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) e o IX Encontro Nacional So. Curitiba, Paraná: Editora Universitária Champagnat, 2015. v. 1. p. 1-18.

8.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, I. A. . Colonialidade pedagógica: outras epistemologias e insurgências pedagógicas. In: III Colóquio de Pesquisa da linha Educação, Cultura e Sociedade, 2015, Belém. Anais do III Colóquio de Pesquisa da linha Educação, Cultura e Sociedade. Belém: PPGED/UFPA, 2015. p. 1-17.

9.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, I. A. ; CAMPOS, Louise Rodrigues . Educação quilombola e decolonialidade: um diálogo intercultural. In: III Colóquio de Pesquisa da linha Educação, Cultura e Sociedade, 2015, Belém. Anais do III Colóquio de Pesquisa da linha Educação, Cultura e Sociedade. Belém: PPGED/UFPA, 2015. p. 1-17.

10.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, I. A. . EDUCAÇÃO E EVASÃO: UMA VIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSALFA E EJA, 2015, Salvador. Anais do II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSALFA E EJA. Salvador: Universidade do Estado da Bahia UNEB, 2015. v. 1. p. 1-200.

11.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. ; SOUSA, A. M. . A BRINCADEIRA EM VIGOTSKI: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. In: VI FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2014, Santa Maria - RS. Anais FIPED VI (2014). Natal - RN: REALIZA, 2014. v. 1. p. 1.

12.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. . PEDAGOGIA E MONITORIA EM FILOSOFIA: RELATOS DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. In: II ENCONTRO REGIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO DA AMAZÔNIA, 2014, Belém. Anais do II Encontro Regional de Didática e Prática de Ensino da Amazônia.. Belém: SOCID/DEDG/ UEPA, 2014. v. 1. p. 517-521.

13.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. ; RIBEIRO, L. G. S. . POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL DECOLONIAL. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga - Portugal. Anais do XI Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Braga - Portugal: CIEd - Centro de Investigação e Educação, 2014. v. 1. p. 1964-1968.

14.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. . DESCOLONIZANDO O CURRÍCULO: A CRÍTICA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL. In: XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura, Formação de Professores, 2014, Belém-Pará-Brasil. Anais do XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura, Formação de Professores. Belém-Pará-Brasil: PPGED-UFPA, 2014. v. 1. p. 1.

15.
SOUZA, S. F.; SOUSA, A. M. ; PAIXAO, A. J. P. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PEDAGOGIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS SENSIBILIZANTES E COOPERATIVAS NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA. In: VI FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2014, Santa Maria - RS. Anais FIPED VI (2014). Natal - RN: REALIZA, 2014. v. 1. p. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, I. A. . EDUCAÇÃO E EVASÃO: UMA VIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. In: II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2015, Salvador, BA. Livro de Resumos - II ALFA e EJA. Salvador, BA: Universidade do Estado da Bahia, 2015. v. 1. p. 285-287.

2.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. ; RIBEIRO, L. G. S. . POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL DECOLONIAL. In: XI Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga - Portugal. Livros de Programas e Resumos - XI Colóquio sobre Questões Curriculares VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Currículares I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares. Braga - Portugal: CIEd - Centro de Investigação e Educação, 2014. v. 1. p. 270-270.

3.
SOUZA, S. F.; SOUSA, A. M. ; PAIXAO, A. J. P. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PEDAGOGIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS SENSIBILIZANTES E COOPERATIVAS NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA.. In: VI FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2014, Santa Maria - RS. Anais FIPED VI (2014). Natal - RN: REALIZA, 2014. v. 1. p. 1-270.

4.
SOUZA, S. F.; SOUSA, A. M. ; PAIXAO, A. J. P. . A BRINCADEIRA EM VIGOTSKI: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. In: VI FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2014, Santa Maria - RS. Anais FIPED VI (2014). Natal - RN: REALIZA, 2014. v. 1. p. 1-270.

Artigos aceitos para publicação
1.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues . Educação Quilombola e Decolonialidade: um diálogo intercultural. III Seminario Internacional Culturas y Desarrollo (SICDES), 2016.

2.
SOUZA, Sulivan Ferreira; PAIXAO, A. J. P. . A Interculturalidade na Politica de Formação de Professores Índios no Pará. III Seminario Internacional Culturas y Desarrollo (SICDES),, 2016.

3.
PAIXAO, A. J. P. ; ALMEIDA, J. C. ; SOUZA, S. F. . INTERCULTURALIDADE E ALTERNANCIA PEDAGOGICA: UM DIALOGOA NECESSARIO PARA A FORMAÇÃO DE TECNICOS EM AGROPECUARIA NA AMAZONIA BRASILEIRA. Formación en Educación Intercultural, retos para el siglo XXI, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues . Educação Quilombola e Educação Popular construindo Pedagogias Decolonais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, Sulivan Ferreira. NOTAS A PARTIR DA AMERICA LATINA: COLONIALIDADE, MODERNIDADE E GEOPOLÍTICA DO CONHECIMENTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUZA, Sulivan Ferreira. Descolonizando o olhar: reflexões e debates acerca da produção pedagógica e filosófica no contexto latino-americano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, Sulivan Ferreira. Possibilidades e Limites da Prática de Ensino de Filosofia com Crianças e Adolescentes.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUZA, Sulivan Ferreira. A Filosofia com Crianças sob diferentes Olhares, Tempos e Aprendizados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMPOS, Louise Rodrigues ; SOUZA, Sulivan Ferreira . A Presença da Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Formação do Pedagogo: uma analise dos currículos de pedagogia da região norte em dialogo com a decolonialidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUZA, S. F.; CAMPOS, Louise Rodrigues ; OLIVEIRA, I. A. . A EDUCAÇÃO POPULAR NA AMAZÔNIA: PRODUÇÃO INTELECTUAL DO GRUPO DE TRABALHO 06 DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, S. F.. PRÁXIS PEDAGOGICA DECOLONIAL E EDUCAÇÃO POPULAR: UMA COMUNHÃO LIBERTADORA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, I. A. . Colonialidade do Saber: um olhar sobre o curso de filosofia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, I. A. ; PAIXAO, A. J. P. . A Filosofia Latino America: A ética da libertação de Enrique Dussel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues . EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO: AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DE VIGOTSKI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues . EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E DECOLONIALIDADE: UM DIÁLOGO INTERCULTURAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues . EDUCAÇÃO E EVASÃO: UMA VIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SOUZA, Sulivan Ferreira; OLIVEIRA, I. A. . EDUCAÇÃO E EVASÃO: UMA VIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUZA, S. F.; CAMPOS, Louise Rodrigues ; OLIVEIRA, I. A. . Educação Quilombola e Decolonialidade: um diálogo intercultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUZA, Sulivan Ferreira. Educação Infantil e e Desenvolvimento : as contribuições de Vigotski. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SOUZA, Sulivan Ferreira. Coordenador de Sessão de Comunicação Oral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SOUZA, Sulivan Ferreira; CAMPOS, Louise Rodrigues ; OLIVEIRA, I. A. . Educação quilombola e decolonialidade: um diálogo intercultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SOUZA, Sulivan Ferreira; PAIXAO, A. J. P. . PEDAGOGIA E MONITORIA EM FILOSOFIA: RELATOS DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. ; SOUSA, A. M. . A BRINCADEIRA EM VIGOTSKI: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUZA, S. F.; SOUSA, A. M. ; PAIXAO, A. J. P. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PEDAGOGIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS SENSIBILIZANTES E COOPERATIVAS NO MUNICÍPIO DE BELÉM-PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. . Saber - Poder e Currículo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SOUZA, S. F.. A Importância do Movimento Estudantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. ; RIBEIRO, L. G. S. . POR UM CURRÍCULO INTERCULTURAL DECOLONIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SOUZA, S. F.; MOTA NETO, J. C. ; REIS, A. S. S. ; CAPELA, A. A. . Evasão no Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos no Município de Belém: Motivos e Circunstâncias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SOUZA, S. F.; REIS, S. V. . Educação Infantil e fantoches: Uma Pedagogia para a Convivência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
SOUZA, S. F.; SILVA, D. S. G. ; SANTOS, M. R. . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A LEI Nº 10.639/ 03 EM FOCO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. . DESCOLONIZANDO O CURRÍCULO: A CRÍTICA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SOUZA, S. F.; LISBOA, C. R. F. ; CAPELA, A. A. . Relação de Trabalho entre Gestor e Equipe Técnico-Pedagógica no Cotidiano Escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SOUZA, S. F.. Educação Popular e Movimentos Sociais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, S. F.. Comissão de Seleção de Bolsas - Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES (PNPD/CAPES/UFMG). 2018.

2.
SOUZA, S. F.. Comissão Científica - III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior (III CIM). 2017.

3.
SOUZA, Sulivan Ferreira. Comissão Científica do I Seminário de Integração de Educação e Políticas Públicas em Comunidades Quilombolas,. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, Sulivan Ferreira. Relatório Estágio em Docência na Educação Superior. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
SOUZA, S. F.. Avaliação Cientifica do V Seminário do EDUQ / UEPA ? Povos Quilombolas na Amazônia: a educação em perspectiva. 2016. (Membro de Comissão Científica).

3.
OLIVEIRA, I. A. ; SOUZA, Sulivan Ferreira . Relatório de Pesquisa Cátedra Paulo Freire ? PUC-SP - Análise de Teses e Dissertações sobre Educação de Jovens e Adultos com referencial teórico Freireano. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
SOUZA, Sulivan Ferreira. Pós-graduação em Educação da UEPA: repercussões da formação de pesquisadores na Amazônia. 2015. (Coordenação de Mesa Científica).

5.
SOUZA, S. F.; PAIXAO, A. J. P. . Saber - Poder e Currículo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOUZA, S. F.. Educação em Saúde: Educar é prevenir. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOUZA, S. F.. Educação em Saúde. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAIXAO, A. J. P.; MONTEIRO, R. F.; SOUZA, S. F.. Participação em banca de Ada Caroline Pereira dos Santos e Rafaela Miranda da Silva.OS NÃO FILO DA SOPHIA: ANALISANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Pará.

2.
SOUZA, Sulivan Ferreira; PAIXAO, A. J. P.; TELES, A.. Participação em banca de JÚLIA GLENDA FARIAS PANTOJA E FRANCYYURY PEREIRA DA SILVA.RAP da Libertação: o RAP Nacional sob o olhar do pensamento de Enrique Dussel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum Social Mundial 2018. 2018. (Outra).

2.
II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. 2018. (Congresso).

3.
II Cliclo de Cinema do Doutorado Latino Americano. 2017. (Outra).

4.
III SEMINÁRIO DE TESES - DOUTORADO LATINO-AMERICANO EM EDUCACÃO. 2017. (Seminário).

5.
Trabalho e Formação docente na América Latina: desafios atuais para a construção de uma agenda regional. 2017. (Seminário).

6.
Ciclo de Debates no Trópico (UFPA). 2016. (Outra).

7.
Formação de Professores e Relações Raciais: desafios Institucionais,. 2016. (Seminário).

8.
I Encontro de Filosofia com Crianças e Adolescentes nos Princípios da Educação de Paulo Freire,. 2016. (Encontro).

9.
I Seminário Quilombos do Pará: Terra, Território e Educação. 2016. (Seminário).

10.
SEMINÁRIO: PAN-AMAZÔNIA E ÁFRICAS: TERRAS [DES]COLONIZADAS. 2016. (Seminário).

11.
VI Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). 2016. (Seminário).

12.
V Seminário do EDUQ / UEPA ? Povos Quilombolas na Amazônia: a educação em perspectiva. 2016. (Seminário).

13.
XIII Jornada Paulo Freire. 2016. (Outra).

14.
XIII Seminário do programa de pós-graduação em educação UEPA. 2016. (Seminário).

15.
III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE. 2015. (Seminário).

16.
II Roda de Conversa do GRUPO DE PESQUISA ?SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE POPULAÇÕES QUILOMBOLAS ? EDUQ/UEPA. 2015. (Outra).

17.
IISeminárioInterinstitucionalPPGED-UEPA/PUC-RIO. 2015. (Seminário).

18.
IV Seminário de Integração Científica. 2015. (Seminário).

19.
IV Seminário sobre Educação Quilombola - Quilombos no Pará: Antigos embates, Novas perspectivas?. 2015. (Seminário).

20.
IX Encontro Nacional Sobre Atendimento Escolar Hospitalar ENAEH. 2015. (Congresso).

21.
Seminário Pan-Amazônias e Áfricas: Terras (Des)Colonizadas. 2015. (Seminário).

22.
V Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (GHEDA). 2015. (Seminário).

23.
V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente - SIPED/ Cátedra UNESCO. 2015. (Seminário).

24.
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2015. (Congresso).

25.
XII Jornada Paulo Freire. 2015. (Seminário).

26.
XII Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará ? UEPA. 2015. (Seminário).

27.
6ºCBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2014. (Congresso).

28.
II Encontro em Educação Quilombola: QUILOMBO: HISTÓRIA E MEMÓRIAS?. 2014. (Encontro).

29.
II ENCONTRO REGIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO : DIDÁTICAS E PRÁTICAS NA DIVERSIDADE CULTURAL. 2014. (Encontro).

30.
IX JORNADA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. 2014. (Outra).

31.
Reforma Política: dinâmicas, desafios e perspectivas. 2014. (Outra).

32.
Seminário de Pesquisa do CCSE.EVASÃO NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS ADULTOS NO MUNICÍPIO DE BELÉM: MOTIVOS E CIRCUNSTÂNCIAS. 2014. (Seminário).

33.
VI FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. 2014. (Outra).

34.
XII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo e I Seminário Internacional de Políticas Públicas Educacionais, Cultura, Formação de Professores.DESCOLONIZANDO O CURRÍCULO: A CRÍTICA DA PEDAGOGIA DECOLONIAL. 2014. (Seminário).

35.
XIX Semana Acadêmica CCSE 2014 : ?Educação, mídia e participação social.Saber - Poder e Currículo. 2014. (Outra).

36.
X JORNADA PEDAGÓGICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. 2014. (Outra).

37.
Congresso Regional de Filosofia e Ciências da Religião. 2013. (Congresso).

38.
Grandes Projetos na Amazônia. 2013. (Outra).

39.
II Congresso Nacional da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres. 2013. (Congresso).

40.
VII Congresso dos Estudantes da UEPA. 2013. (Congresso).

41.
XVIII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação: Educação, Empreendedorismo sustentabilidade na Amazônia. 2013. (Outra).

42.
XVII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação: Sociedade e Educação na Amazônia Contemporânea: olhares e perspectivas.. 2012. (Outra).

43.
I Fórum de Extensão da Universidade do Estado do Pará. 2011. (Outra).

44.
XVI Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, S. F.. II CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL. 2018. (Congresso).

2.
SOUZA, S. F.. Trabalho e Formação docente na América Latina: desafios atuais para a construção de uma agenda regional. 2017. (Congresso).

3.
L M F Vieira ; SOUZA, S. F. . III SEMINÁRIO DE TESES - DOUTORADO LATINO-AMERICANO EM EDUCACÃO. 2017. (Outro).

4.
L M F Vieira ; SOUZA, S. F. . II Cliclo de Cinema do Doutorado Latino Americano. 2017. (Outro).

5.
SOUZA, Sulivan Ferreira. Formação de Professores e Relações Raciais: desafios Institucionais. 2016. (Congresso).

6.
SOUZA, Sulivan Ferreira; MOTA NETO, J. C. ; OLIVEIRA, I. A. . XIII Jornada Paulo Freire. 2016. (Congresso).

7.
SOUZA, Sulivan Ferreira. I Seminário de Integração de Educação e Políticas Públicas em Comunidades Quilombolas,. 2016. (Congresso).

8.
SOUZA, Sulivan Ferreira. I Encontro de Filosofia com Crianças e Adolescentes nos Princípios da Educação de Paulo Freire,. 2016. (Outro).

9.
SOUZA, S. F.. V Seminário do EDUQ / UEPA ? Povos Quilombolas na Amazônia: a educação em perspectiva. 2016. (Outro).

10.
SOUZA, S. F.. XIII Seminário do programa de pós-graduação em educação UEPA. 2016. (Outro).

11.
SOUZA, Sulivan Ferreira. II Seminário Interinstitucional PPGED-UEPA / PUC-RIO. 2015. (Outro).

12.
SOUZA, Sulivan Ferreira. XII Jornada Paulo Freire. 2015. (Outro).

13.
SOUZA, Sulivan Ferreira. II RODADE CONVERSA DO GRUPO DE PESQUISA ?SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE POPULAÇÕES QUILOMBOLAS ? EDUQ/UEPA. 2015. (Outro).

14.
SOUZA, Sulivan Ferreira. III RODADE CONVERSA DO GRUPO DE PESQUISA ?SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE POPULAÇÕES QUILOMBOLAS ? EDUQ/UEPA. 2015. (Outro).

15.
SOUZA, Sulivan Ferreira. IV Seminário sobre Educação Quilombola - Quilombos no Pará: Antigos embates, Novas perspectivas. 2015. (Congresso).

16.
SOUZA, S. F.. Semana do Calouro do Curso de Pedagogia. 2014. (Outro).

17.
SOUZA, S. F.. II Semana Acadêmica de Pedagogia e II Mostra Científica do Curso de Pedagogia. 2013. (Outro).

18.
SOUZA, S. F.. I Congresso Regional de Filosofia e Ciências da Religião "Interfaces entre ensino e pesquisa". 2013. (Outro).

19.
SOUZA, S. F.. Semana do Calouro do Curso de Pedagogia. 2011. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovado Concurso Público Nº 002/2014 do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ -Analista Judiciário - Área/Especialidade: Pedagogia
Aprovado no processo seletivo 2012 da Universidade Federal do Oeste do Pará
Aprovado no processo seletivo 2015 - Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 18:37:39