Sarah Suzane Amâncio Bertolli Venâncio Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6236089444135016
  • Última atualização do currículo em 04/07/2018


Mestra em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Letras - Licenciatura em Português pela Universidade Federal de Goiás (2007) e MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial pela Escola Superior Aberta (ESAB, 2013). Servidora técnica-administrativa da Rede Federal de Educação, cargo de revisora de textos, no Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Atua como coautora de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I e autora de obras literárias paradidáticas na editora Casa Publicadora Brasileira (CPB). Têm experiência docente nas áreas de Literatura, Língua Portuguesa e Redação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sarah Suzane Amâncio Bertolli Venâncio Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
BERTOLLI, Sarah Suzane.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O espaço da fruição literária na constituição do discurso pedagógico da leitura,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Alexandre Costa.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Especialização em MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
Título: MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial.
2004 - 2007
Graduação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O Lúdico no Ensino/ Aprendizagem de Contos.
Orientador: Prof. Dr. Agostinho Potenciano.




Formação Complementar


2014
Extensão universitária em Docência Universitária. (Carga horária: 240h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2010
Formação Continuada: Linguística e Gêneros textuai. (Carga horária: 180h).
Educação Adventista, EA, Brasil.
2015 - 2015
Propriedade Intelectual e Inovação. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2014 - 2014
Concepções Educacionais e Currículos. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Nova Concepção na Formação Docente. (Carga horária: 120h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento Educacional. (Carga horária: 40h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Revisão de textos. (Carga horária: 120h).
INEP, INEP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Revisor de Textos, Carga horária: 40


Casa Publicadora Brasileira, CPB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Autor, Enquadramento Funcional: Coautora de Livros Didáticos

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Consultora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Consultora


Educação Adventista, EA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Palestrante e Formadora de Docentes, Carga horária: 20


Colégio Adventista Novo Mundo, CEANM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professora


Colégio Goianiense Adventista, CGA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: Servidor escola particular, Enquadramento Funcional: Professora Aulista, Carga horária: 35


Universidade Corporativa, UC/ DSA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Formadora de Língua Portuguesa, Carga horária: 10



Projetos de extensão


2018 - Atual
Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Federal Goiano
Descrição: Membro do NAIF - IF Goiano. Avaliadora do Concurso Farol Literário.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Curso de Extensão de Língua Portuguesa para docentes do Ensino Fundamental 1

Projeto certificado pela empresa INSTITUICAO ADVENT CENTRAL BRAS DE EDUC E ASS SOCIAL em 20/04/2016.
Descrição: Curso estruturado em seis módulos: eixos temáticos, oralidade, leitura, compreensão textual, análise linguística e produção textual. Organizado pela Universidade Corporativa (UC/ DSA) e direcionado para todas as professoras do Fundamental 1 da Rede Adventista de Educação no Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Ciclo Revista: IF Goiano
2011 - Atual
Periódico: Didáticos da CPB


Membro de comitê de assessoramento


2011 - Atual
Agência de fomento: CPB


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Jornada MCA UCOB
2013 - Atual
Periódico: Diário da Manhã
2014 - 2014
Periódico: EducABC
2016 - Atual
Periódico: Revista Ciclo de Formação IF Goiano
2017 - 2017
Periódico: Ação e Sociedade - Revista de Extensão do IF Goiano


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Doutora honoris causa em Filosofia Universal, Academia de Letras do Brasil - região metropolitana de Campinas.
2016
Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Literário, Academia de Letras do Brasil - região metropolitana de Campinas.
2016
Escritora Imortal da Academia de Letras dos Escritores Adventistas - cadeira 21, ABLEA.
2015
A leitura-fruição como agente da formação de leitores (3º lugar) - trabalho premiado no II Prêmio da SBPC - Regional Goiás, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - Regional Goiás.
2015
Menção honrosa/ Certificado de Reconhecimento CONSUNI da UFG, CONSUNI/ UFG.
2008
Professora Orientadora da aluna Talita Cruz - ganhadora Concurso de Redação 1º lugar no Centro-Oeste e 2º lugar no Brasil, Drogaria Pague Menos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.2017BERTOLLI, Sarah Suzane.. FELICIDADE LITERÁRIA: O LETRAMENTO E A FRUIÇÃO NA ESCOLA. LINGUASAGEM (SÃO PAULO), v. 27, p. 3, 2017.

2.
BERTOLLI, Sarah Suzane.2016BERTOLLI, Sarah Suzane.. O Lúdico no ensino/ aprendizagem: (re)leitura de contos. Ciclo Revista: experiências em formação no IF Goiano, v. 1, p. 51 a 54, 2016.

3.
COSTA, A. F.2016COSTA, A. F. ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: AS COMPLEXAS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 8, p. 64-83, 2016.

4.
COSTA, A. F.2016COSTA, A. F. ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . O discurso pedagógico da leitura: o visível e o dizível. VIA LITTERAE, v. 8, p. 243-266, 2016.

5.
BERTOLLI, Sarah Suzane.2016BERTOLLI, Sarah Suzane.. O DISCURSO PEDAGÓGICO DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. MULTI-SCIENCE JOURNAL, v. 1, p. 4-11, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BOAVENTURA, G. D. R. ; ARAUJO, A. L. G. ; MAURO, R. A. ; ROSA FILHO, S. N. ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Ação e Sociedade. Revista de Extensão do IF Goiano. 1. ed. Goiânia: IF Goiano, 2017. v. 1. 118p .

2.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. A menina de chinelo de dedo. 1. ed. Tatuí: CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2017. v. 1. 32p .

3.
BERTOLLI, Sarah Suzane.; Fiuza, Vivian ; Souza, Carmen . Projeto Pedagógico do Sistema Interativo de Ensino - 1º ano do Ensino Fundamental - CPB. 1. ed. Tatuí: CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2016. v. 1. 48p .

4.
Souza, Carmen ; Fiuza, Vivian ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Sistema Interativo de Ensino - 1º ano do Ensino Fundamental - livro 01. 1. ed. Tatuí: CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2016. v. 4. 144p .

5.
Souza, Carmen ; Fiuza, Vivian ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Sistema Interativo de Ensino - 1º ano do Ensino Fundamental - livro 02. 1. ed. Tatuí: CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2016. v. 4. 144p .

6.
Souza, Carmen ; Fiuza, Vivian ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Sistema Interativo de Ensino - 1º ano do Ensino Fundamental - livro 04. 1. ed. Tatuí: CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2016. v. 4. 144p .

7.
Souza, Carmen ; Fiuza, Vivian ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Sistema Interativo de Ensino - 1º ano do Ensino Fundamental - livro 03. 1. ed. Tatuí: CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2016. v. 4. 144p .

8.
BERTOLLI, Sarah Suzane.; Ferreira, Reginaldo Nassar ; Jesuíno, Rosália Santos Amorim . II Prêmio SBPC - GO de Popularização da Ciência. 1. ed. Goiânia: UFG, 2015. v. 1. 183p .

9.
SARAH SUZANE BERTOLLI ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Rio de Sangue de Amor & outros contos. 1. ed. Tatuí: CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2013. v. 4000. 48p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, A. F. ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . LEITURA: MEMÓRIAS, VIVÊNCIAS E FRUIÇÃO. In: Alexandre Ferreira da Costa. (Org.). DIÁLOGOS CONTINUADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Conjunturas, objetos e vertentes teórico-metodológicas. 1ed.Goiania: Impressa Universitária, 2017, v. 01, p. 161-189.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Letramento literário e a formação do leitor. Revista CPB Educacional, p. 15 - 18, 29 jul. 2015.

2.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Sobre livros, amores e o que vale a pena. EducaABC, p. 04 - 05, 01 out. 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, A. F. ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . O espaço da leitura literária na escola básica: uma análise de discursos e práticas de ensino na contemporaneidade. In: XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL/UFG, 2018, Goiania. Caderno de resumos - XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão da FL/UFG. Goiânia: UFG, 2018. v. 18. p. 17-17.

Apresentações de Trabalho
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. A nova fase da educação brasileira BNCC. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. A redação do ENEM - tipo ou gênero?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Sistema Interativo de Ensino - leitura e escrita no material didático. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Ler é uma aventura! (público: infantojuvenil). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BERTOLLI, Sarah Suzane.; COSTA, A. F. . O espaço da leitura literária na escola básica: uma análise de discursos e práticas de ensino na contemporaneidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Itinerário da leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Felicidade literária: o letramento e a fruição na escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Momentos com a autora: mulheres e literatura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Gêneros textuais e o discurso pedagógico da leitura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Leitor em Formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Práticas de Leitura e Escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Perspectiva enunciativa-discursiva da Língua Portuguesa.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. A redação nos processos seletivos.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
BERTOLLI, Sarah Suzane.; HOSOKAWA, E. . Capacitação Continuada em Português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
Bruno Abreu ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . O Novo Olhar de Deus. Goiânia: Leart, 2015 (Revisão).

2.
Edimar Sena ; BERTOLLI, Sarah Suzane. ; Eller Cecilia . Jeito fácil. Goiânia: Edimar Sena, 2014 (Revisão de livro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.; HOSOKAWA, E. . CPB Educacional - Didáticos de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental e Médio. 2012.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Mostra de Valores. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. ABC ideias borbulhantes. 2010; Tema: Capacitação Continuada dos professores de português da ABC. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Habilidades da Compreensão Leitora. 2016. .

2.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Na prática, a teoria é outra?. 2016. .

3.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Gêneros discursivos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. A Prática da Linguagem em Sala de Aula. 2015. .

5.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Letramento Literário e Produção Textual. 2015. .

6.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Letramento Literário: o que é, como se faz. 2015. .

7.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Produção Textual: critérios de correção do texto - adaptação da matriz do INEP. 2015. .

8.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Prática de linguagem na sala de aula. 2015. .

9.
BERTOLLI, Sarah Suzane.; SPADA, M. ; Marques Regina ; BERTOLLI, S. . Coleção Interagir e Crescer - Língua Portuguesa - CPB Educacional. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didáticos para o Ensino Fundamental 1).

10.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. EducABC. 2015. (Editoração/Periódico).

11.
Walmir Rosa ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Igreja Essencial. 2015. (Editoração/Livro).

12.
Bertolli ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Produção Textual para Ensino Fundamental. 2014. .

13.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Competências do Enem. 2014. .

14.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Formação Docente e o tratamento didático da Língua Portuguesa. 2014. .

15.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Eixos temáticos e tipologia textual.. 2013. .

16.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Reflexões e práticas do professor de língua portuguesa. 2012. .

17.
Bertolli ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Curso de Redação e Texto. 2011. .

18.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Estratégias de Leitura. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Participação em banca de Ariel Xavier.Material didático para crianças surdas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico) - SENAC Cora Coralina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HOSOKAWA, E.; BERTOLLI, Sarah Suzane.. Comissão Avaliativa de Livros Didáticos. 2013. Casa Publicadora Brasileira.

2.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Processo seletivo - Associação Brasil Central - corretora. 2011. Associação Brasil Central - UCOB.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Capacitação de professores ASM.Língua Portuguesa: teoria e prática no material didático. 2018. (Oficina).

2.
Capacitação de professores da Rede Adventista - MTO.A nova fase da educação brasileira: a BNCC, a redação do ENEM e a formação integral humana. 2018. (Oficina).

3.
Feira literária do CEAMA. Ler é uma aventura - leitura para crianças e jovens. 2018. (Feira).

4.
XVIII Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras.O espaço da leitura literária na escola básica: uma análise de discursos e práticas de ensino na contemporaneidade. 2018. (Outra).

5.
Capacitação docente - Aplac. Itinerários da leitura. 2017. (Congresso).

6.
Capacitação para coordenadoras e diretoras - Salvador.Língua Portuguesa: teoria e prática no Sistema Interativo de Ensino. 2017. (Oficina).

7.
Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino.GT1 - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (coordenadora). 2017. (Encontro).

8.
Formação docente - ensino fundamental 1.Teoria e prática no material didático: a alfabetização no ensino. 2017. (Oficina).

9.
Fórum Nacional de Revisores de Textos - UFSCar. 2017. (Outra).

10.
Insignare.O caráter do texto literário na formação do sujeito. 2017. (Simpósio).

11.
Congresso Siga-me UCB. Gêneros Discursivos: da teoria para a prática escolar. 2016. (Congresso).

12.
IV Colóquio Nacional de Letras - UFG. Felicidade Literária: o letramento e a fruição na escola. 2016. (Congresso).

13.
Encontro de Capacitação Pedagógica da ABC.Oficina - educadores adventistas. 2008. (Oficina).

14.
Encontro de Capacitação Pedagógica da UCOB.Oficinas - educador adventista. 2007. (Oficina).

15.
Relações Humanas na Empresa.Relacionamento pessoal e crescimento profissional. 2007. (Seminário).

16.
XIII Semana de Ciências Sociais. Sociologia, antropologia e ciência política.. 2007. (Congresso).

17.
Elaboração de Material Didático e Midiático.Pesquisa - ação sobre material didático e midiático - Temas Transversais.. 2006. (Outra).

18.
II, III e IV CONPEEX da Universidade Federal de Goiás. Pesquisa, ensino e extensão.. 2006. (Congresso).

19.
IV Ciclo de Estudos linguísticos e literários.. Análise e compreensão dos gêneros textuais. 2006. (Congresso).

20.
IV Encontro Gwaya de Contadores de Histórias. 2006. (Encontro).

21.
VII, VI, V Colóquio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Letras da UFG. Literatura Goiana e análise de gêneros textuais.. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Capacitação Continuada de Língua Portuguesa - Associação Brasil Central. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sarah Suzane Amâncio Bertolli Venâncio. O Lúdico no Ensino/ Aprendizado de contos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Sarah Suzane Amâncio Bertolli Venâncio Gonçalves.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.; Ferreira, Reginaldo Nassar ; Jesuíno, Rosália Santos Amorim . II Prêmio SBPC - GO de Popularização da Ciência. 1. ed. Goiânia: UFG, 2015. v. 1. 183p .


Cursos de curta duração ministrados
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Reflexões e práticas do professor de língua portuguesa. 2012. .

2.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Estratégias de Leitura. 2010. .

3.
Bertolli ; BERTOLLI, Sarah Suzane. . Produção Textual para Ensino Fundamental. 2014. .

4.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Competências do Enem. 2014. .

5.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Formação Docente e o tratamento didático da Língua Portuguesa. 2014. .

6.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Letramento Literário: o que é, como se faz. 2015. .

7.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Produção Textual: critérios de correção do texto - adaptação da matriz do INEP. 2015. .

8.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Prática de linguagem na sala de aula. 2015. .

9.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. Eixos temáticos e tipologia textual.. 2013. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
BERTOLLI, Sarah Suzane.. ABC ideias borbulhantes. 2010; Tema: Capacitação Continuada dos professores de português da ABC. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 12:58:50