Veronica de Jesus Marques Pierre de Gouvêa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5405980285878746
  • Última atualização do currículo em 27/11/2018


Designer de experiências e conteúdos, remixadora criativa, consultora de Comunicação, Marketing, Inovação e Inovação Social. Dedica-se a realização de ações estratégicas para marcas e causas há quase vinte anos. É professora de temáticas da Economia Criativa desde 2017, incluindo áreas do Marketing Digital e de Redes Sociais no Polo Criativo - Escola de Economia Criativa. É professora tutora de Marketing do Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA. Ministra palestras, cursos e oficinas em territórios nacional e internacional desde 2004. Cursa mestrado em Gestão da Economia Criativa na ESPM Rio (2018). É a pesquisadora responsável pelo projeto ?Causas precisam causar?, que desenvolve método inédito de criação de experiências interativas, sensoriais e emocionais para causas e marcas. Integra o Laboratório de Economia Criativa (LEC ? ESPM Rio). Tem Pós-MBA em Comunicação e Marketing Digital pela Fundação Getúlio Vargas (2012) e foi a única brasileira integrante do ?Bridge Builders Cohort: curso de liderança para mulheres? (2011) da WFN (EUA). Conta com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2009) e é pós-graduada em Assessoria de Imprensa e Comunicação Empresarial pela UniverCidade (2004). Tem extensão em Comunicação Corporativa e Gerenciamento de Crise pela Fundação Getúlio Vargas (2003) e graduação em Jornalismo pela Universidade Gama Filho (2002). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Veronica de Jesus Marques Pierre de Gouvêa
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, Veronica


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Gestão da Economia Criativa.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM RJ, Brasil.
Título: Causas precisam causar, Ano de Obtenção: .
Orientador: Sílvia Borges Correa.
2012 - 2012
Especialização em Pós-MBA em Comunicação e Marketing Digital. (Carga Horária: 240h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Uma análise sobre a Maffalda.
Orientador: Nino Carvalho.
2008 - 2009
Especialização em MBA Marketing. (Carga Horária: 432h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Planejamento Estratégico de Marketing: Pfizer/ Champix.
Orientador: Ricardo Franco Teixeira.
2003 - 2004
Especialização em Comunicação Empresarial e Assessoria de Imprensa. (Carga Horária: 360h).
Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, Brasil.
Título: Comunicação Empresarial para Pequena Empresa.
Orientador: Silvia Nogueira.
2003 - 2003
Especialização em Comunicação Corporativa e Gerenciamento de Crise. (Carga Horária: 120h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Título: Comunicação para pequenos.
1998 - 2002
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Bolsista do(a): Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Winning Value Propositions in Disruptive Markets Workshop. (Carga horária: 12h).
Berlin School of Creative Leadership, BSCL, Alemanha.
2010 - 2011
Bridge Builders: curso de liderança para mulheres. (Carga horária: 360h).
Women Funding Network, WFN, Estados Unidos.


Atuação Profissional



VM Comunicação, Marketing e Inovação Social, VM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Diretora, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 25

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , VM Comunicação, Marketing e Inovação Social, .


Polo Criativo Escola de Economia Criativa, PC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora


Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução ao Makerting
Marketing Digital

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisadora do Laboratório de Criativa, Desenvolvimento e Território

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Economia Criativa, Desenvolvimento e Território, .



Linhas de pesquisa


1.
Design de experiências

Objetivo: Desenvolvimento de experiências interativas, sensoriais e emocionais para organizações de todos os portes e papeis sociais..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Criativa.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Palavras-chave: Economia da Experiência; Design de Experiências; Inovação.
2.
Economia da experiência

Objetivo: Estudos sobre oportunidades e tendências da área de Economia da Experiência e design de experiências..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Criativa.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
Palavras-chave: Economia da Experiência; Design de Experiências; Economia Criativa; Inovação.
3.
Inovação

Objetivo: Estudos de novas formas e formatos da inovação e seus impactos na criação de cenários e enredos para organizações, marcas, causas, produtos e outros..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Experiência.
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Palavras-chave: Inovação; Economia da Experiência; Design de Experiências; Economia Criativa.
4.
Criatividade

Objetivo: Desenvolver oportunidades de inovação disruptiva e inserção de elementos de criatividade em organizações em geral..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
Palavras-chave: Economia da Experiência; Design de Experiências; Inovação.
5.
Território, cultura e políticas públicas

Objetivo: Nesta linha de pesquisa buscaremos entender os fatores tecnológicos, organizacionais e mercadológicos que condicionam o comportamento inovador das empresas da economia criativa; estudar como as interações entre o conhecimento, inovação e empreendedorismo contribuem para a geração de valor e vantagens competitivas em empreendimentos criativos; compreender os fundamentos e a aplicação de metodologias de gestão empresarial no contexto das organizações dos setores criativos..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Experiência.
Palavras-chave: Economia Criativa; Economia da Experiência; Inovação; Design de Experiências.
6.
Empreendedorismo, inovação e gestão de setores criativos

Objetivo: Nesta linha de pesquisa buscaremos discutir a relação simbiótica entre economia criativa e território, manifestada pela capacidade das suas atividades econômicas e dos seus arranjos e interações socioculturais se constituírem em um dos motores do desenvolvimento dos territórios, ao mesmo tempo em que as especificidades territoriais tornam-se elementos determinantes para a realização dessas atividades, desses arranjos e dessas interações. Pretende-se, dessa maneira, ampliar a discussão sobre os modelos de desenvolvimento e repensar as políticas públicas relacionadas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Experiência.
Palavras-chave: Economia Criativa; Economia da Experiência; Inovação; Design de Experiências.


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
Causas precisam causar
Descrição: Desenvolvimento de método pense-viva-sinta para criação de experiências interativas, sensoriais e emocionais para causas, marcas, empresas e organizações. A pesquisa utiliza marcos teóricos de Economia da Experiência e Design de Experiências..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Veronica de Jesus Marques Pierre de Gouvêa - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 14


Projetos de extensão


2017 - 2018
Cooperação para o desenvolvimento de projetos culturais e criativos com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Descrição: A cooperação entre o Laboratório de Economia criativa, Desenvolvimento e Território (LEC / ESPM-Rio), o Laboratório de Cidades Criativas (LCC / ESPM-Rio) e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro visa ao desenvolvimento de projetos culturais e criativos para a cidade e à ampliação da sustentabilidade financeira e cultural de lonas e arenas culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (10) .
Integrantes: Veronica de Jesus Marques Pierre de Gouvêa - Integrante / João Luiz de Figueiredo Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Inovação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Inovação Social.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Criativa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design de experiências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Paraninfo, Polo Criativo.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES, Veronica. Muito além da experiência. Jornal O Dia, Rio de Janeiro, p. 10, 24 jan. 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, Veronica. Causas precisam causar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARQUES, Veronica. Como o design de experiência pode inova na relações dos usuários com a marca. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MARQUES, Veronica. Design de Experiência e oportunidades de inovação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARQUES, Veronica. Causas precisam causar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARQUES, Veronica. Causas precisam causar: oficina para franquias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARQUES, Veronica. Causas precisam causar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARQUES, Veronica. Design de Experiência para o empoderamento de empreendedoras. 2018.

2.
MARQUES, Veronica. Design de Experiências e novas oportunidades para negócio de franquias. 2018.

3.
MARQUES, Veronica. Design de experiência para causas. 2016.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARQUES, Veronica. Economia da Experiência e novas tecnologias. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MARQUES, Veronica. As profissões do futuro. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MARQUES, Veronica. Design de Experiência para o Fórum Mundial da Água. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARQUES, Veronica. Causas precisam causar: guia prático para criar experiências interativas, sensoriais e emocionais através do método pense-viva-sinta. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 9:57:07