Isabela Maria Freitas Ferreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8016960173121308
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Doutoranda e mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Integra o Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP), atuando como doutoranda e supervisora-assistente do estágio de Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Terapia Cognitivo-Comportamental; Grupos; Promoção de Saúde; Habilidades Sociais e para a Vida com crianças, adolescentes e adultos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabela Maria Freitas Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, I. M. F.;FERREIRA, ISABELA MARIA FREITAS;FERREIRA, ISABELA M. F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Carmem Beatriz Neufeld.
2014 - 2016
Mestrado em Psicologia.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, FFCLRP, Brasil.
Título: Análise de uma intervenção em promoção de saúde com crianças,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Drª Carmem Beatriz Neufeld.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Promoção de Saúde com Crianças; Habilidades Sociais e de Vida; Terapia Cognitivo Comportamental; Depressão; Ansiedade; Estresse.
2017
Especialização em andamento em Neuropsicologia. (Carga Horária: 480h).
Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Título: Estilos Parentais e Depressão em Universitários: Exigência e Responsividade.
Orientador: Profª Drª Cibele Alves Chapadeiro.




Formação Complementar


2018 - 2018
Iniciação à análise de dados quantitativos com utilização do SPSS. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, FFCLRP, Brasil.
2017 - 2017
Ciclo de Palestras sobre Psicometria. (Carga horária: 16h).
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, EERP, Brasil.
2016 - 2016
Terapia de Reciclagem Infantil. (Carga horária: 14h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Workshop Internacional: Tratamento Transdiagnóstico para Ansiedade. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2015 - 2015
Emotion Regulation Strategies in CBT (workshop). (Carga horária: 8h).
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, FBTC, Brasil.
2015 - 2015
Introdução às análises estatísticas do SPSS. (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Psicologia. (Carga horária: 70h).
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental, LAPICC-USP, Brasil.
2012 - 2012
Workshop Internacional com Donna Sudak. (Carga horária: 14h).
Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, FBTC, Brasil.
2010 - 2012
Extensão universitária em Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. (Carga horária: 960h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
2011 - 2011
Grupo de Estudos Terapia Cognitivo-Comportamental. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Grupo de Extensão em Psicologia Cognitiva. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Supervisão, Enquadramento Funcional: Supervisora-Assistente
Outras informações
Supervisora-assistente do estágio "Terapia de Reciclagem Infantil - T.R.I." do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP), coordenado pela Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Supervisão, Enquadramento Funcional: Supervisora-Assistente, Carga horária: 4
Outras informações
Supervisora-assistente do estágio "Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos" do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP), coordenado pela Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Col. de Pesquisa LaPICC-USP, Enquadramento Funcional: Colaboradora de Pesquisa
Outras informações
Colaboradora de pesquisa do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP).

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Supervisão-Monitoria, Enquadramento Funcional: Supervisora-Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Supervisora-monitora do estágio "Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos" do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP), coordenadora pela Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 6
Outras informações
Monitora voluntária da disciplina "Distúrbios Emocionais, Cognitivos, Comportamentais na Infância e Adolescência" do curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), ministrada pela Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld, por meio da metodologia PBL (Problem Based Learning).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 6
Outras informações
Monitora voluntária da disciplina eletiva "Bases da Terapia Cognitivo-Comportamental" do curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), ministrada pela Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld, por meio da metodologia PBL (Problem Based Learning).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Supervisão-Observação, Enquadramento Funcional: Supervisora-Observadora, Carga horária: 4
Outras informações
Supervisora-observadora do estágio "Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos" do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP), coordenado pela Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld.


Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 10
Outras informações
Estudante bolsista do "Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde 2010-2011, instituído pela Portaria Interministerial MS/MEC nº421/2010.

Atividades

03/2010 - 03/2012
Extensão universitária , Departamento de Psicologia da Saúde e Processos Básicos, .

Atividade de extensão realizada
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET - Saúde.
08/2010 - 08/2011
Extensão universitária , Departamento de Psicologia da Saúde e Processos Básicos, .

Atividade de extensão realizada
Grupo de Extensão e Pesquisa em Psicologia Cognitiva e Comportamental.

Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental, CETCC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Docente


Grupo COGNITIVO, COGNITIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Elaboração e validação de um instrumento de avaliação de autoconhecimento em crianças e adolescentes de 8 a 14 anos
Descrição: Estudos na área da promoção de saúde mental vêm crescendo com o objetivo de facilitar um desenvolvimento saudável e consequentemente prevenir possíveis problemas e transtornos psíquicos, permitindo que o indivíduo lide de maneira mais saudável com as intercorrências da vida cotidiana. A saúde mental está relacionada com a percepção do indivíduo sobre seu bem-estar e qualidade de vida. O autoconhecimento é uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo de percepção e é entendido como o ato de reconhecer a si próprio, sendo considerada uma habilidade de vida. O autoconhecimento auxilia a criança e o adolescente a entenderem seu próprio valor, refletindo em suas tomadas de decisões e no sucesso escolar. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicológica que vai ao encontro com os princípios da promoção de saúde mental. Ao considerar que a TCC trabalha com crenças relacionadas a si e aos outros e intensifica os recursos individuais, ela favorece desenvolvimento o senso positivo de autoconhecimento. Mapear o repertório de autoconhecimento nas crianças e adolescentes pode ser uma alternativa para delinear intervenções e auxiliar na minimização de problemas futuros. Uma das maneiras de detectar esse repertório é por meio de instrumentos psicológicos. Após ampla revisão na literatura nacional e internacional não foi encontrado nenhum instrumento que investigue o autoconhecimento na infância e adolescência. Dessa forma, o objetivo desse projeto é construir e validar um instrumento para avaliação do autoconhecimento em crianças e adolescentes de oito a 14 anos. Esta pesquisa será um estudo metodológico, cujo enfoque será a construção e validação de instrumento. Participarão do estudo crianças e de adolescentes de 8 a 14 e cinco profissionais especialistas com experiência em TCC e em elaboração de instrumentos. Esse projeto contará com três grandes fases: a primeira fase será composta pelo estudo do construto autoconhecimento; a segunda fase consistirá na construção do instrumento, que envolverá a operacionalização dos itens, a análise dos mesmos e análise de conteúdo; e a última fase constituirá da validação do instrumento por meio da aplicação em uma amostra piloto, seguida análise fatorial exploratória, análises multivariadas da Teoria de Resposta ao Item, validade de critério e análise de sua estrutura interna. Espera-se com este estudo desenvolver e validar um efetivo instrumento psicométrico que avalie autoconhecimento para o público de 8 a 14 anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Integrante / Carmem Beatriz Neufeld - Coordenador.
2015 - 2017
Análise da Presença de Disfunções Temporomandibulares, Ansiedade e Stress em Cantores Coristas de Ribeirão Preto
Descrição: O sistema estomatognático é um dos mais complexos do corpo humano, onde a articulação temporomandibular exerce importante papel para a mastigação e fonação. A disfunção da articulação temporomandibular, ou mau funcionamento dessa estrutura traz grande desconforto aos pacientes diminuindo a qualidade de vida devido a dores de cabeça e ouvido, podendo contribuir em muito para a depressão e ansiedade, uma vez que é uma doença de difícil tratamento pelo diagnóstico e tratamento multifatorial, necessitando da abordagem de várias especialidades. O objetivo do presente estudo é avaliar a prevalência das disfunções temporomandibulares, ansiedade e stress em cantores coristas da cidade de Ribeirão Preto e região. Serão recrutados 30 músicos cantores com idade entre 18 a 45 anos que praticam diariamente o canto, e 30 indivíduos da população em geral com a mesma faixa etária, mas que não participam de corais. Os participantes coristas serão convidados a preencher o questionário de histórico de seus hábitos e de comportamento como músicos. Os participantes que preencherem os critérios de inclusão, posteriormente, responderão aos seguintes questionários: Anamnésico de Fonseca, para disfunção temporomandibular; Fletcher e Luckett; Inventário de Ansiedade de Beck; e Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. Os resultados obtidos serão analisados a partir da estatística paramétrica e não-paramétrica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Coordenador / Carmem Beatriz Neufeld - Integrante / Kátia Alessandra de Souza Caetano - Integrante / Andrea Candido do Reis - Integrante.
2015 - Atual
Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL): Um Estudo sobre a Percepção Discente
Descrição: As mudanças das novas tecnologias, da mídia, do mercado de trabalho exige cada vez mais que o indivíduo acompanhe cada transformação utilizando suas competências e habilidades. A estrutura das aprendizagens também precisa acompanhar essas mudanças, priorizando a aprendizagem significativa, o pensamento crítico, resolução de problemas, informação e tecnologia. A Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning ? PBL) é uma metodologia centrada no aluno e caracterizada pelo uso de problemas como suporte ao desenvolvimento do aprendizado e das habilidades do aluno. A partir dos benefícios que esse método pode trazer e com o propósito de potencializar o aprendizado, três disciplinas do curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) foram planejadas e desenvolvidas assumindo a metodologia PBL. O objetivo do presente projeto é avaliar a percepção dos alunos, que cursaram uma ou mais disciplinas embasadas no PBL, utilizando para isso estatística descritiva e inferencial. Serão convidados a participar 200 alunos com mais de 18 anos do curso de graduação de Psicologia da FFCLRP-USP, que cursaram uma ou mais disciplinas na metodologia PBL entre os anos de 2014 e 2015. A coleta de dados acontecerá de forma online, isto é, os participantes responderão o questionário que será disponibilizado via e-mail. Os dados obtidos por meio do questionário serão armazenados no banco de dados e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. Com esse projeto espera-se identificar os principais benefícios e dificuldades encontradas pelos alunos que cursaram as disciplinas baseadas no PBL..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Integrante / Carmem Beatriz Neufeld - Coordenador / Kátia Alessandra de Souza Caetano - Integrante / Fabiana Maris Versuti-Stoque - Integrante.
2014 - Atual
Análise de uma Intervenção de Promoção de Saúde com Crianças
Descrição: A promoção de saúde é um conceito amplo que envolve fatores biológicos, sociais, culturais, e o indivíduo é parte responsável por ela. A infância é um período crucial para impulsionar as bases para um desenvolvimento saudável e uma boa saúde mental, e dificuldades nessa fase podem acarretar prejuízos para toda a vida. As habilidades de vida fazem parte desse contexto de promoção, uma vez que permitem que o indivíduo vivencie de forma mais saudável e eficaz as dificuldades no decorrer da vida. Dentro desse conceito, há variáveis focadas no aspecto social, denominadas como habilidades sociais, e entendidas como fatores de proteção para a trajetória saudável do desenvolvimento infantil. A ausência de ambas as habilidades pode acarretar inúmeros prejuízos a elas como, por exemplo, o aparecimento de sintomas e transtornos de ansiedade, depressão e estresse. Dessa forma, se os problemas psicológicos não receberem a devida atenção na infância podem provocar problemas ao longo da vida, que irão requerer intervenção, por isso justifica-se também a atuação de modo preventivo. O objetivo da presente pesquisa é avaliar o efeito do Programa de Treino de Habilidades para a Vida (PRHAVIDA) em crianças, sobre as medidas de ansiedade, depressão, estresse e habilidades sociais. O foco do PRHAVIDA é a promoção de saúde com crianças e adolescentes, por meio do treino de habilidades sociais e de vida, sob a abordagem cognitivo-comportamental. O delineamento do presente estudo é quase-experimental, com uma metodologia pré e pós-teste com grupo de comparação não equivalente. O projeto conta com três grupos de intervenção e três grupos comparação não equivalentes, totalizando 60 crianças (10 em cada grupo), entre 8 a 10 anos. Os dados que serão analisados são referentes ao período de 2012 a 2014. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: Spence Children?s Anxiety Scale, Inventário de Depressão Infantil, Escala de Estresse Infantil e Inventário Multimídia de Habilidades Sociais em Crianças. Os dados obtidos serão analisados a partir da estatística paramétrica e não paramétrica. Espera-se com esse estudo que os índices de ansiedade, depressão e estresse diminuam com o aumento do repertório de Habilidades Sociais e de vida, propostos pelo programa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Coordenador / Carmem Beatriz Neufeld - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2012 - 2013
Estilos Parentais e Depressão em Universitários: Exigência e Responsividade
Descrição: As relações familiares estão se transformando, os pais estão enfrentando dificuldades em educar seus filhos e possibilitar-lhes o desenvolvimento da autonomia. Estudos tem sido realizados sobre os estilos parentais através das dimensões exigência e responsividade. Esses estilos podem estar relacionados ao desenvolvimento de problemas como a depressão. O objetivo desse trabalho foi identificar o estilo parental de pais de universitários, a ocorrência de depressão nos mesmos, e a associação entre as duas variáveis. Foram aplicados escalas de depressão e estilo parental em universitários de Uberaba-MG. Observou-se uma associação entre estilos parentais autoritativos e autoritários com os escores de depressão. Este resultado remete ao trabalho de prevenção e tratamento da depressão de jovens com seus pais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Coordenador / Cibele Alves Chapadeiro - Integrante.
2011 - 2012
Um Programa de Intervenção da Psicologia na Promoção de Saúde na Escola
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Integrante / Patrícia Pimenta Monteiro - Integrante / Deise Coelho de Souza - Integrante / Elimar Adriana de Oliveira - Coordenador / Cibele Alves Chapadeiro - Integrante.
2010 - 2011
Inserção da Psicologia na Atenção Primária à Saúde: Visitas Domiciliares
Descrição: Com a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), a atuação na Atenção Primária ainda tem sido um novo desafio para a Psicologia. Na Atenção Primária, a visita domiciliar é um instrumento que potencializa as condições de conhecer os indivíduos em seu ambiente familiar e comunitário. Este trabalho buscou compreender a inserção do psicólogo neste novo âmbito através da caracterização de usuários visitados, levantamento de demandas pelo serviço de Psicologia e descrições das condutas e orientações realizadas por meio da ficha de atendimento ambulatorial. Os resultados mostraram que a maioria dos visitados encontra-se entre os 80 e 89 anos de idade e demanda indireta pelo serviço de Psicologia, apontando a necessidade de adequação dos serviços prestados, além de confirmar a importância das visitas domiciliares neste contexto profissional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Integrante / Patrícia Pimenta Monteiro - Integrante / Deise Coelho de Souza - Integrante / Cibele Alves Chapadeiro de Campos Sales - Coordenador / Elimar Adriana de Oliveira Feliciano - Integrante / Margarethe - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Introdução à Tanatologia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Coordenador / Márcia Tasso Dal Poggetto - Integrante / Vera Dias - Integrante.
2012 - 2012
Homossexualidade: Um Proposta da Psicologia para a Conscientização de Universitários
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Integrante / Marcela Garrido Reghin - Integrante / Roberta Rodrigues de Almeida - Integrante / Carolina Martins Pereira Alves - Integrante / Conceição Aparecida Serralha - Coordenador / Érika Cristina Pedro da Silva - Integrante / Amanda Miareli - Integrante.
2010 - 2012
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-SAÚDE 2010-2011
Descrição: Instituído pela Portaria Interministerial MS/MEC nº421/2010.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Isabela Maria Freitas Ferreira - Integrante / Patrícia Pimenta Monteiro - Integrante / Deise Coelho de Souza - Integrante / Cibele Alves Chapadeiro de Campos Sales - Coordenador / Elimar Adriana de Oliveira Feliciano - Integrante / Margarethe - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Terapia Cognitivo-Comportamental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Promoção de Saúde Mental com Crianças.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Habilidades de Vida.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Prêmio: High-Quality Research Session, V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais.
2018
Prêmio na categoria Doutorado, com o trabalho "A percepção discente sobre a aprendizagem baseada em problemas", V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais.
2016
Trabalho "Resultados de um programa de promoção de habilidades para a vida em grupo de crianças" premiado em primeiro lugar na categoria mestrado, na modalidade painel., IV Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NARDI, PATRÍCIA CAVALARI2017NARDI, PATRÍCIA CAVALARI ; FERREIRA, ISABELA MARIA FREITAS ; NEUFELD, CARMEM BEATRIZ . Resultados preliminares do Programa PRHAVIDA em crianças com escores clínicos de ansiedade, depressão e estresse. CONTEXTOS CLÍNICOS, v. 10, p. 74-84, 2017.

2.
CAETANO, KÁTIA A. DE SOUZA2017CAETANO, KÁTIA A. DE SOUZA ; FERREIRA, ISABELA M. F. ; MARIOTTO, LÍGIA G. S. ; VIDAL, CARLA L. ; NEUFELD, CARMEM B. ; DOS REIS, ANDRÉA C. . Choir singing as an activity to manage anxiety and temporomandibular disorders: Reports from a Brazilian sample. Psychology of Music, v. 00, p. 030573561773996-13, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; MALTONI, J. . Trabalhando as Emoções com Joana, a Lontra. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

2.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; MALTONI, J. . Entrando em Sintonia com Fabi, a Sagui. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

3.
NEUFELD, C. B. ; MALTONI, J. ; FERREIRA, I. M. F. . A Arte de Conviver com Gustavo, o Cão. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

4.
NEUFELD, C. B. ; MALTONI, J. ; FERREIRA, I. M. F. . Aprendendo a se Posicionar com Pedro, o Coelho. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

5.
NEUFELD, C. B. ; MALTONI, J. ; FERREIRA, I. M. F. . Explorando os Pensamentos com Tati, a Jaguatirica. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

6.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; MALTONI, J. . Lidando com Problemas e Escolhas com Luca, o Tamanduá. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

Capítulos de livros publicados
1.
MENDES, A. I. F. ; FERREIRA, I. M. F. ; FRIOLI, F. V. ; DAOLIO, C. C. ; NEUFELD, C. B. . Manejo de emoções e estresse. In: Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Terapia Cognitivo-Comportamental para Adolescentes: Uma perspectiva transdiagnóstica e desenvolvimental. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2017, v. 1, p. 1-400.

2.
NEUFELD, C. B. ; PERON, S. ; MALTONI, J. ; FERREIRA, I. M. F. . Intervenções em Grupo com Crianças e Adolescentes. In: Renato Maiato Caminha; Marina Gusmão Caminha; Camila Arguello Dutra. (Org.). A Prática Cognitiva na Infância e na Adolescência. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2017, v. 1, p. 1-766.

3.
WAGNER, M. F. ; FERREIRA, I. M. F. ; NEUFELD, C. B. . Desenvolvimento de Habilidades em Grupos. In: Carmem Beatriz Neufeld; Bernard P. Rangé (orgs.). (Org.). Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos: das evidências à prática. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2017, v. 1, p. 1-400.

4.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; MALTONI, J. . Grupos para crianças e adolescentes em contexto escolar. In: Débora C. Fava. (Org.). A Prática da Psicologia na Escola: Introduzindo a Abordagem Cognitivo-Comportamental. 1ed.Belo Horizonte: Artesã, 2016, v. 1, p. 01-405.

5.
NARDI, P. C. ; FERREIRA, I. M. F. ; NEUFELD, C. B. . Programas de Promoção de Saúde Mental em Grupos para Crianças. In: Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para Crianças e Adolescentes. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2015, v. 1, p. 1-296.

6.
MENDES, A. I. F. ; GODOI, K. ; FERREIRA, I. M. F. ; NEUFELD, C. B. ; JURUENA, M. F. P. . Intervenção em Grupo para Transtornos de Humor: O Relato de uma Experiência. In: Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Intervenções e Pesquisas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014, v. 1, p. 225-247.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; SCOTTON, I. L. ; MALTONI, J. ; PALMA, P. C. ; PERON, S. ; BENEDETTI, T. B. . Resultados do Programa PRHAVIDA no grupo de crianças na perspectiva das habilidades sociais. In: V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais, 2018, Ribeirão Preto. Programa e resumos da V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Ribeirão Preto: LaPICC-USP, 2018. p. 1-107.

2.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; SCOTTON, I. L. ; MALTONI, J. ; PALMA, P. C. ; PERON, S. ; BENEDETTI, T. B. . A percepção discente sobre a aprendizagem baseada em problemas. In: V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais, 2018, Ribeirão Preto. Programa e resumos da V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Ribeirão Preto: LaPICC-USP, 2018. p. 1-107.

3.
FERREIRA, I. M. F.; NEUFELD, C. B. . Resultados de um Programa de Promoção de Habilidades para a Vida em Grupo de Crianças. In: IV Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais, 2016, Ribeirão Preto. Programa e Resumos da IV Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Ribeirão Preto: Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental, 2016.

4.
SEREN, R. ; PRODOCIMO, N. F. ; FERREIRA, I. M. F. ; COUTO, V. V. D. . Envelhecimento e Subjetividade. In: VIII Jornada de Extensão Universitária, 2013, Uberaba. Anais VIII Jornada de Extensão Universitária, 2013.

5.
ALMEIDA, R. R. ; ALVES, C. M. P. ; SERRALHA, C. A. ; FERREIRA, I. M. F. ; SILVA, E. C. P. ; MIARELI, A. ; REGHIN, M. G. . Homossexualidade: Um Proposta da Psicologia para a Conscientização de Universitários. In: VIII Jornada de Extensão Universitária, 2013, Uberaba. Anais VIII Jornada de Extensão Universitária, 2013.

6.
FERREIRA, I. M. F.; SOUZA, D.C de ; MONTEIRO, P. P. ; OLIVEIRA, E. A. ; BARROSO, S. M. ; CHAPADEIRO, C. A. ; DARINI, J. A. . Proposta de grupo de estudos em psicologia cognitivo-comportamental e realização do dia de sensibilização à leitura. In: II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo, 2012, Ribeirão Preto. Anais II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo, 2012.

7.
MENDES, A. I. F. ; NEUFELD, C. B. ; JURUENA, M. F. P. ; FERREIRA, I. M. F. . Proposta de grupo psicoterapêutico em terapia cognitiva comportamental focada em pacientes com depressão. In: II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo, 2012, Ribeirão Preto. Anais II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo, 2012.

8.
FERREIRA, I. M. F.; SOUZA, D.C de ; MONTEIRO, P. P. ; SALES, C.A.C. de C. ; FELICIANO, E.A. de O. . Promoção à saúde e prevenção de doenças em escolares: uma proposta dos acadêmicos de psicologia do pet-saúde. In: XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia - MG. In.:XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2011.

9.
MONTEIRO, P. P. ; SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; ANDRADE, H. Y. S. O. . A formação em psicologia no âmbito jurídico. In: XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia - MG. In.:XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2011.

10.
FERREIRA, I. M. F.; SOUZA, D.C de ; MONTEIRO, P. P. ; BARROSO, S. M. ; FELICIANO, E.A. de O. ; SALES, C.A.C. de C. ; DARINI, J. A. . Proposta de grupo de estudos do curso de psicologia sobre análise do comportamento e terapia cognitiva-comportamental. In: XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia - MG. In.:XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2011.

11.
MONTEIRO, P. P. ; SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; ROCHA, T. H. R. . O percurso do tratamento da loucura e o cotidiano no CAPS acompanhados por acadêmicas da Psicologia. In: XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2011, Uberlândia - MG. In.:XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2011.

12.
SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; MONTEIRO, P. P. ; ANDRADE, H. Y. S. O. . Psicologia Jurídica - A formação acadêmica nos cursos de Psicologia. In: I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica, 2011, Porto Alegre - RS. Anais I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica, 2011.

13.
MONTEIRO, P. P. ; FERREIRA, I. M. F. ; SOUZA, D.C de ; ANDRADE, H. Y. S. O. . Compreensão da atuação do psicólogo jurídico na Comarca de Uberaba - MG. In: I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica, 2011, Porto Alegre - RS. Anais I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica, 2011.

14.
MONTEIRO, P. P. ; SALES, C.A.C. de C. ; FELICIANO, E.A. de O. ; FERREIRA, I. M. F. ; SOUZA, D.C de ; TERRUHN, M. . Visitas domiciliares da psicologia no PET-Saúde 2010-2011. In: Semana do Psicólogo, 2011, Uberaba - MG. Resumos da Semana do Psicólogo - 2011, 2011.

15.
SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; MONTEIRO, P. P. ; ANDRADE, H. Y. S. O. . O Desenvolvimento da Formação Acadêmica dos Psicólogos em Psicologia Jurídica. In: Semana do Psicólogo, 2011, Uberaba - MG. Resumos da Semana do Psicólogo - 2011, 2011.

16.
SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; MONTEIRO, P. P. ; SALES, C.A.C. de C. ; FELICIANO, E.A. de O. . Proposta da Psicologia para a Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças em Escolares pelo PET-SAÚDE. In: II Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde - Caminhos para a publicação científica em periódicos de excelência, 2011, Uberaba. Anais II Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde - Caminhos para a publicação científica em periódicos de excelência, 2011.

17.
FERREIRA, I. M. F.; SOUZA, D.C de ; FELICIANO, E.A. de O. ; MONTADON, J. D. A. ; PENTEADO, L. T. ; REGHIN, M. G. ; MONTEIRO, P. P. ; BARROSO, S. M. . INSERÇÃO E ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA NO PROGRAMA PET-SAÚDE DA UFTM. In: III Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência & Profissão, 2010, São Paulo. ANAIS DO III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA & PROFISSÃO, 2010.

18.
MONTADON, J. D. A. ; SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; PENTEADO, L. T. ; REGHIN, M. G. ; MONTEIRO, P. P. ; ROCHA, T. H. R. ; BARROSO, S. M. . INSERÇÃO E ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA E ENFERMAGEM DA UFTM, PARTICIPANTES DO PET-SAÚDE 2009. In: III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão, 2010, São Paulo. ANAIS DO III CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA & PROFISSÃO, 2010.

19.
MONTEIRO, P. P. ; SALES, C.A.C. de C. ; FELICIANO, E.A. de O. ; SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; TERRUHN, M. . PERFIL FAMILIAR DAS VISITAS DOMICILIARES NO PET-SAÚDE: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO. In: XVI Reunião da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2010, Uberaba - MG. In.: XVI Reunião da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro, 2010.

20.
MONTEIRO, P. P. ; SALES, C.A.C. de C. ; FELICIANO, E.A. de O. ; FERREIRA, I. M. F. ; SOUZA, D.C de ; TERRUHN, M. M. . Visitas Domiciliares da Psicologia no PET-Saúde 2010-2011. In: VI Jornada de Extensão Universitária e III Semana Acadêmica 2010, 2010, Uberaba. Anais VI Jornada de Extensão Universitária e III Semana Acadêmica 2010, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAETANO, K. A. S. ; FERREIRA, I. M. F. ; MARIOTTO, L. ; VIDAL, C. ; NEUFELD, C. B. ; REIS, A. C. . Choir singing as an activity to manage anxiety and temporomandibular disorders: Reports from a Brazilian sample. Psychology of Music, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, I. M. F.. Manejo clínico no atendimento infantil em grupos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, I. M. F.; NEUFELD, C. B. . Resultados do Programa PRHAVIDA no grupo de crianças na perspectiva das habilidades sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERREIRA, I. M. F.. Intersecção da TCC e Escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FERREIRA, I. M. F.; NEUFELD, C. B. . Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo para crianças: Questões teórico-práticas envolvidas no processo de desenvolvimento e manejo do grupo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FERREIRA, I. M. F.; SCOTTON, I. L. ; BENEDETTI, T. B. ; MALTONI, J. . Pesquisa em uma perspectiva cognitivo-comportamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. . Manejo de desafios em atendimento em grupos com crianças e adolescentes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FERREIRA, I. M. F.; NEUFELD, C. B. . Resultados de um Programa de Promoção de Habilidades para a Vida em Grupo de Crianças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FERREIRA, I. M. F.; NEUFELD, C. B. . Resultados do Programa PRHAVIDA em grupo de crianças com sintomas clínicos de depressão, ansiedade e estresse. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. . Terapia Cognitivo-Comportamental e Habilidades para a Vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. ; NEUFELD, C. B. . Aplicabilidade do PRHAVIDA em grupos de crianças e adolescentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
MELO, D. C. F. ; FERREIRA, I. M. F. ; RUSSO, M. C. ; SANTOS, R. C. M. ; NEUFELD, C. B. . A interface entre tcc e o contexto escolar: estudos e intervenções com alunos, pais e professores.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FERREIRA, I. M. F.; CHAPADEIRO, C. A. . Estilos Parentais e Sintomas de Depressão em Universitários, Encontrando Associações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ALMEIDA, R. R. ; ALVES, C. M. P. ; SERRALHA, C. A. ; FERREIRA, I. M. F. ; SILVA, E. C. P. ; MIARELI, A. ; REGHIN, M. G. . Homossexualidade: Uma Proposta da Psicologia para a Conscientização de Universitários. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
SEREN, R. ; PRODOCIMO, N. F. ; FERREIRA, I. M. F. ; COUTO, V. V. D. . Envelhecimento e Subjetividade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
FERREIRA, I. M. F.; MENDES, A. I. F. ; NEUFELD, C. B. ; JURUENA, M. F. P. . Proposta de grupo psicoterapêutico em terapia cognitiva comportamental focada em pacientes com depressão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
FERREIRA, I. M. F.; SOUZA, D.C de ; MONTEIRO, P. P. ; FELICIANO, E.A. de O. ; BARROSO, S. M. ; SALES, C.A.C. de C. ; DARINI, J. A. . Proposta de grupo de estudos em psicologia cognitivo-comportamental e realização do dia de sensibilização à leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FERREIRA, I. M. F.; SOUZA, D.C de ; MONTEIRO, P. P. ; OLIVEIRA, E. A. ; BARROSO, S. M. ; CHAPADEIRO, C. A. ; DARINI, J. A. . Proposta de grupo de estudos em psicologia cognitivo-comportamental e realização do dia de sensibilização à leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; MONTEIRO, P. P. ; CHAPADEIRO, C. A. ; OLIVEIRA, E. A. ; TERRUHN, M. M. . O Desenvolvimento do Trabalho da Psicologia em um Grupo PET-SAÚDE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SOUZA, D.C de ; MONTEIRO, P. P. ; FERREIRA, I. M. F. ; OLIVEIRA, E. A. ; CHAPADEIRO, C. A. ; TERRUHN, M. M. . Autoestima e Autoconhecimento na Escola: Prevenção Psicológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SOUZA, D.C de ; CHAPADEIRO, C. A. ; OLIVEIRA, E. A. ; FERREIRA, I. M. F. ; MONTEIRO, P. P. . A Contribuição do Programa PET-SAÚDE para Formação Acadêmica de Graduandas de Psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; MONTEIRO, P. P. ; SALES, C.A.C. de C. ; FELICIANO, E.A. de O. . Proposta da Psicologia para a Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças em escolares pelo PET- SAÚDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

22.
SOUZA, D.C de ; MONTEIRO, P. P. ; FERREIRA, I. M. F. ; ANDRADE, H. Y. S. O. . Psicologia Jurídica - A formação acadêmica nos cursos de Psicologia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
MONTEIRO, P. P. ; FERREIRA, I. M. F. ; SOUZA, D.C de ; ANDRADE, H. Y. S. O. . Compreensão da atuação do psicólogo jurídico na Comarca de Uberaba - MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
FERREIRA, I. M. F.. Proposta de grupo de estudos do curso de psicologia sobre análise do comportamento e terapia cognitiva-comportamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
FERREIRA, I. M. F.; SALES, C.A.C. de C. ; SOUZA, D.C de ; MONTADON, J. D. A. ; PENTEADO, L. T. ; REGHIN, M. G. ; MONTEIRO, P. P. ; BARROSO, S. M. ; FELICIANO, E.A. de O. . Inserção e atuação do psicólogo na Unidade Básica de Saúde: experiências vivenciadas por acadêmicos de Psicologia no Programa Pet-Saúde/UFTM. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
MONTEIRO, P. P. ; SALES, C.A.C. de C. ; FELICIANO, E.A. de O. ; FERREIRA, I. M. F. ; SOUZA, D.C de ; Margarethe Martha Terruhn . Visitas Domiciliares da Psicologia no Pet-Saúde 2010-2011. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
FERREIRA, I. M. F.; SOUZA, D.C de ; MONTEIRO, P. P. ; CHAPADEIRO, C. A. ; OLIVEIRA, E. A. . Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças em Escolares: uma Proposta dos Acadêmicos de Psicologia do PET-SAÚDE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
MONTEIRO, P. P. ; SALES, C.A.C. de C. ; FELICIANO, E.A. de O. ; SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; TERRUHN, M. . Perfil familiar das visitas domiciliares do PET-Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
MONTEIRO, P. P. ; FELICIANO, E.A. de O. ; FERREIRA, I. M. F. ; SOUZA, D.C de ; TERRUHN, M. . Visitas domiciliares da psicologia no PET-Saúde 2010-2011. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

30.
MONTADON, J. D. A. ; SOUZA, D.C de ; FERREIRA, I. M. F. ; PENTEADO, L. T. ; REGHIN, M. G. ; MONTEIRO, P. P. ; ROCHA, T. H. R. ; BARROSO, S. M. . Inserção e Atuação do Psicólogo na Unidade Básica de Saúde: Percepção dos Acadêmicos de Medicina e Enfermagem da UFTM, Participantes do PET - SAÚDE 2009. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
FERREIRA, I. M. F.; SOUZA, D.C de ; FELICIANO, E.A. de O. ; MONTADON, J. D. A. ; PENTEADO, L. T. ; REGHIN, M. G. ; MONTEIRO, P. P. ; BARROSO, S. M. . Inserção e Atuação do Psicólogo na Unidade Básica de Saúde: Experiências Vivenciadas por Acadêmicos de Psicologia no Programa PET-SAÚDE da UFTM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. ; BENEDETTI, T. B. . Desafios de grupos com crianças, adolescentes e pais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. ; BENEDETTI, T. B. . Manejos de desafios em grupos com crianças, adolescentes e pais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LIMA, I. M. M. ; FERREIRA, I. M. F. ; SCOTTON, I. L. . Intersecções da TCC: Neurociências, Educação e Organizações. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MALTONI, J. ; FERREIRA, I. M. F. ; BENEDETTI, T. B. ; PERON, S. ; NEUFELD, C. B. . Habilidades sociais e de vida em diferentes contextos para intervenções grupais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. ; PALMA, P. C. ; SOUZA, D.C de . Práticas e desafios da Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para diferentes idades e contextos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. ; NEUFELD, C. B. . Percorrendo o caminho das habilidades para a vida: conceitos, implementação e aplicabilidade no PRHAVIDA. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
MELO, D. C. F. ; FERREIRA, I. M. F. ; RUSSO, M. C. ; SANTOS, R. C. M. ; NEUFELD, C. B. . A interface entre tcc e o contexto escolar: estudos e intervenções com alunos, pais e professores.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, I. M. F.. Aplicação dos Baralhos na Clínica Infantil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FERREIRA, I. M. F.. Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. . Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FERREIRA, I. M. F.. Treinamento de Habilidades Sociais e para Vida. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. . Terapia Cognitivo-Comportamental e Habilidades para a Vida. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. . Treinamento de Habilidades Sociais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MALTONI, J. ; FERREIRA, I. M. F. . Treinamento de Habilidades Sociais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º WInLaPICC (Workshop Internacional do LaPICC-USP). 2018. (Outra).

2.
V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Resultados do Programa PRHAVIDA no grupo de crianças na perspectiva das habilidades sociais. 2018. (Congresso).

3.
V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. A percepção discente sobre a aprendizagem baseada em problemas. 2018. (Congresso).

4.
V Seminário Internacional de Pós-Graduação. 2018. (Seminário).

5.
Curso: A Neuropsicologia e a avaliação do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. 2017. (Outra).

6.
Curso: Automonitoria e habilidades sociais: revisão conceitual, construção de escalas e convergência de medidas. 2017. (Seminário).

7.
Curso: Construção, adaptação e validação de instrumentos no campo das habilidades sociais. 2017. (Seminário).

8.
Curso: Transtornos Específicos da Aprendizagem: A Perspectiva da Neuropsicologia. 2017. (Outra).

9.
I Semana Intensiva de Terapia Cognitivo-Comportamental: Indivíduos e grupos.Manejo de desafios em atendimento em grupos com crianças e adolescentes. 2017. (Outra).

10.
IV Simpósio Internacional de Pós-Graduação. 2017. (Simpósio).

11.
VI Seminário Internacional de Habilidades Sociais.O impacto do manejo de emoções no desenvolvimento interpessoal de crianças em um grupo de promoção de saúde. 2017. (Seminário).

12.
Workshop Internacional: Desenvolvendo habilidades em TCC para tratamento de transtornos mentais graves. 2017. (Outra).

13.
XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. Questões teórico-práticas envolvidas no processo de desenvolvimento e manejo do grupo. 2017. (Congresso).

14.
XIII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Psicologia. 2017. (Seminário).

15.
24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológical da USP - SIICUSP - P.Avaliadora de trabalhos. 2016. (Simpósio).

16.
46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Resultados do Programa PRHAVIDA em Grupo de Crianças com Sintomas Clínicos de Depressão, Ansiedade e Estresse. 2016. (Outra).

17.
46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.Terapia Cognitivo-Comportamental e Habilidades para a Vida. 2016. (Outra).

18.
III Seminário Internacional de Pós-Graduação. 2016. (Seminário).

19.
IV Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. Resultados de um Programa de Promoção de Habilidades para a Vida em Grupo de Crianças. 2016. (Congresso).

20.
V Congresso Brasileiro de Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência. Aplicabilidade do PRHAVIDA em grupos de crianças e adolescentes. 2016. (Congresso).

21.
Workshop Internacional: Tratamento Transdiagnóstico para Ansiedade. 2016. (Outra).

22.
II Seminário Internacional de Pós-Graduação do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental. 2015. (Seminário).

23.
Mesa redonda "Contribuições do programa de pós-graduação em Psicologia em seus 20 anos de atividades. 2015. (Outra).

24.
Pós graduação em Psicologia no Brasil: Onde estamos e para onde vamos?. 2015. (Outra).

25.
Simpósio Promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos: Família e Prevenção. 2015. (Simpósio).

26.
Workshop de escrita de artigos científicos em inglês. 2015. (Outra).

27.
Workshop Internacional: Emotion Regulation Strategies in Cognitive-Behavioral Therapy. 2015. (Outra).

28.
X Congresso Brasileiro de Terapias Cogntivas. A interface entre tcc e o contexto escolar: estudos e intervenções com alunos, pais e professores.. 2015. (Congresso).

29.
XI Seminário de pesquisa. 2015. (Seminário).

30.
44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2014. (Outra).

31.
Curso: Uma Visão Integrada da Perspectiva Evolucionista e das Terapias Cognitivo-Comportamentais na Compreensão dos Transtornos Mentais. 2014. (Outra).

32.
Curso de Atualização sobre DSM-5 (Manual of Mental Disorderns). 2014. (Outra).

33.
Curso de Revisão Sistemática - Núcleo de Estudos de Comportamento e Saúde Mental. 2014. (Outra).

34.
III Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais.Estilos Parentais e Sintomas de Depressão em Universitários, Encontrando Associações. 2014. (Outra).

35.
I Seminário Internacional de Pós-Graduação do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental. 2014. (Seminário).

36.
Workshop "Software de Análise Quantitativa: SPSS Básico". 2014. (Outra).

37.
Workshop Internacional "Moderna TCC para ansiedade social: Além da exposição". 2014. (Outra).

38.
I Encontro de Divulgação da Tanatologia em Uberaba. 2013. (Encontro).

39.
II Simpósio Labnet-USP "Transtornos de Humor". 2013. (Simpósio).

40.
IX Congresso Brasileiro de terapias Cognitivas. 2013. (Congresso).

41.
Minicurso - Técnicas cognitivas de alta potência no tratamento atual dos conflitos da ansiedade e da depressão. 2013. (Outra).

42.
VIII Jornada de Extensão Universitária da UFTM. 2013. (Outra).

43.
Workshop Internacional Treating Difficult Cases of Anxiety: Modifying CBT to Effectively Target Recurring Anxious Cognitions. 2013. (Congresso).

44.
II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo. Proposta de grupo psicoterapêutico em terapia cognitiva comportamental focada em pacientes com depressão. 2012. (Congresso).

45.
II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo. Proposta de grupo de estudos em psicologia cognitivo-comportamental e realização do dia de sensibilização à leitura. 2012. (Congresso).

46.
II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo.Proposta de grupo psicoterapêutico em terapia cognitiva comportamental focada em pacientes com depressão. 2012. (Outra).

47.
Mesa Redonda: Arte e Psicologia - Semana do Psicólogo - Uberaba. 2012. (Outra).

48.
Mesa Redonda: Uso de álcool e outras drogras - políticas públicas e a realidade dos serviços - Semana do Psicólogo - Uberaba. 2012. (Outra).

49.
Palestra: Princípios da hipnose e terapia ericksoniana - Semana do Psicólogo - Uberaba. 2012. (Outra).

50.
Palestra: Terapia Familiar Sistêmica - Semana do Psicólogo - Uberaba. 2012. (Outra).

51.
Treinamento Teórico-Prático em Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos. 2012. (Outra).

52.
Workshop Internacional Terapias Cognitivo-Comportamental (TCC) e Terapia Comportamental Dialética (TCD) para circunstâncias clínicas desafiadoras. 2012. (Outra).

53.
3º Curso de Psicopatologia no Cinema. 2011. (Outra).

54.
3º Curso de Psicopatologia no Cinema. 2011. (Outra).

55.
I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sulbrasileiro de Psicologia Jurídica. Compreensão da atuação do psicólogo jurídico na Comarca de Uberaba - MG, Psicologia Jurídica - A formação acadêmica nos cursos de Psicologia. 2011. (Congresso).

56.
I Mostra de Pôsteres - PET-Saúde - 2010-2011.Inserção e atuação do psicólogo na Unidade Básica de Saúde: experiências vivenciadas por acadêmicos de Psicologia no Programa Pet-Saúde/UFTM. 2011. (Outra).

57.
Minicurso - Acompanhamento Terapêutico. 2011. (Outra).

58.
Minicurso - Conduzindo Processos Seletivos em Empresas. 2011. (Outra).

59.
Workshop: "Terapia Cognitivo-Comportamental: da Infância à Vida Adulta". 2011. (Oficina).

60.
Workshop Terapia Cognitivo-Comportamental: da Infância à Vida Adulta. 2011. (Outra).

61.
XVII Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo Mineiro e Jornada Acadêmica do Curso de Psicologia UFU. 2011. (Outra).

62.
Apresentação: PET Saúde. 2010. (Encontro).

63.
Curso: Sexualidade e uso de drogas no idoso. 2010. (Outra).

64.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Inserção e atuação do psicólogo na unidade básica de saúde: experiências vivenciadas por acadêmicos de psicologia no programa PET-SAÚDE da UFTM. 2010. (Congresso).

65.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2010. (Congresso).

66.
III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. Inserção e atuação do psicólogo na unidade básica de saúde: percepção dos acadêmicos de medicina e enfermagem da UFTM, participantes do PET-SAÚDE 2009. 2010. (Congresso).

67.
I Simpósio "Rede de Proteção à infância e à adolescência". 2010. (Simpósio).

68.
Mesa redonda - Adoção - Desconstruindo mitos, construindo realidades. 2010. (Encontro).

69.
Mesa redonda - Reflexões psicanalíticas sobre agressividade e violência. 2010. (Encontro).

70.
Minicurso - O psicólogo escolar: considerações sobre inserção, atuação e formação deste profissional. 2010. (Simpósio).

71.
Minicurso - Por que escolhi você? A escolha no parceiro. 2010. (Simpósio).

72.
Minicurso - Reforma psiquiátrica: da exclusão manicomial à clínica da singularidade. 2010. (Encontro).

73.
VI Jornada de Extensão Universitária e III Semana Acadêmica 2010.Visitas domiciliares da psicologia no PET-Saúde 2010-2011. 2010. (Encontro).

74.
XVI Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo MIneiro.Perfil familiar das visitas domiciliares no PET-Saúde: atuação do psicólogo. 2010. (Simpósio).

75.
XVI Reunião Anual da Sociedade de Psicologia do Triângulo MIneiro. 2010. (Simpósio).

76.
III Colóquio Winnicott do Triângulo Mineiro, IV Simpósio de Psicologia, e Semana de Psicologia nas Gerais. 2009. (Simpósio).

77.
III Encontro de Humanização e III Curso Introdutório à Liga de Humanização SARAKURA. 2009. (Encontro).

78.
II Semana Acadêmica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. 2009. (Encontro).

79.
I Jornada de Neurociências. 2009. (Outra).

80.
IV Psicologia nas Gerais: Ciência, Trabalho e Sociedade. 2009. (Simpósio).

81.
Minicurso - Espectro Autístico: Diagnóstico e Tratamento. 2009. (Outra).

82.
Palestra: Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC. 2009. (Outra).

83.
VI Curso Introdutório da Liga de Estudo e Apoio ao Paciente com Dor - LEAD. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. ; BENEDETTI, T. B. ; PERON, S. ; SCOTTON, I. L. ; PALMA, P. C. . 2º WInLaPICC (Workshop Internacional do LaPICC-USP). 2018. (Outro).

2.
FERREIRA, I. M. F.; MALTONI, J. ; BENEDETTI, T. B. ; PERON, S. ; SCOTTON, I. L. ; PALMA, P. C. . V Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. 2018. (Congresso).

3.
FERREIRA, I. M. F.; PALMA, P. C. ; MALTONI, J. ; BENEDETTI, T. B. ; ALMEIDA, N. O. ; BARLETTA, J. ; PERON, S. ; SCOTTON, I. L. . II Semana Intensiva de Terapia Cognitivo-Comportamental: Indivíduos e grupos. 2017. (Outro).

4.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; PALMA, P. C. ; PAVAN-CANDIDO, C. C. ; CARVALHO, A. V. ; MALTONI, J. ; BENEDETTI, T. B. ; PERON, S. . I Semana Intensiva de Terapia Cognitivo-Comportamental: Indivíduos e Grupos. 2017. (Outro).

5.
NEUFELD, C. B. ; PALMA, P. C. ; PAVAN-CANDIDO, C. C. ; CARVALHO, A. V. ; CAETANO, K. A. S. ; FERREIRA, I. M. F. ; MALTONI, J. ; AFFONSO, G. . IV Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. 2016. (Congresso).

6.
NEUFELD, C. B. ; PALMA, P. C. ; PAVAN-CANDIDO, C. C. ; CARVALHO, A. V. ; CAETANO, K. A. S. ; FERREIRA, I. M. F. ; MALTONI, J. ; AFFONSO, G. . Workshop Internacional: Tratamento Transdiagnóstico para Ansiedade. 2016. (Outro).

7.
FERREIRA, I. M. F.. III Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais. 2014. (Outro).

8.
FERREIRA, I. M. F.. 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. 2014. (Outro).

9.
FERREIRA, I. M. F.. I Encontro de Divulgação da Tanatologia em Uberaba. 2013. (Outro).

10.
FERREIRA, I. M. F.. IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. 2013. (Congresso).

11.
FERREIRA, I. M. F.. II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo. 2012. (Outro).

12.
FERREIRA, I. M. F.. Workshop Internacional. 2012. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; MALTONI, J. . Trabalhando as Emoções com Joana, a Lontra. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

2.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; MALTONI, J. . Entrando em Sintonia com Fabi, a Sagui. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

3.
NEUFELD, C. B. ; MALTONI, J. ; FERREIRA, I. M. F. . A Arte de Conviver com Gustavo, o Cão. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

4.
NEUFELD, C. B. ; MALTONI, J. ; FERREIRA, I. M. F. . Aprendendo a se Posicionar com Pedro, o Coelho. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

5.
NEUFELD, C. B. ; MALTONI, J. ; FERREIRA, I. M. F. . Explorando os Pensamentos com Tati, a Jaguatirica. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .

6.
NEUFELD, C. B. ; FERREIRA, I. M. F. ; MALTONI, J. . Lidando com Problemas e Escolhas com Luca, o Tamanduá. 1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 21:34:19