Raquel Soares de Santana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6076559301869045
  • Última atualização do currículo em 16/07/2015


Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Psicopedagoga clínica e institucional pela Faculdade de Psicologia-UnB. Pedagoga. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Professora formadora da Escola de Aperfeiçoamento do Profissionais da Educação (EAPE) do Núcleo de Programa de Formação em Diversidade, Educação Inclusiva e Gestão. Experiência na área da Educação Inclusiva com ênfase em Educação Matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Soares de Santana
Nome em citações bibliográficas
SANTANA, R. S.


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: Ressignificação da prática pedagógica: aprendizagem do número numa perspectiva inclusiva,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Cristiano Alberto Muniz.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2005 - 2006
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Carga Horária: 540h).
Universidade de Brasília.
Título: Intervenção Psicopedagógica: Modelo Médico Versus Psicologia do Desenvolvimento.
Orientador: Maria Helena Fávero.




Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Distrito Federal, SEEDF, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTANA, R. S.. Olhar Esticado: aprendizagem do número numa perspectiva inclusiva. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. v. 1.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA, R. S.. "Aprender a formulas perguntas": desafio de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do número, uma persepctiva inclusiva. In: 33 Reunião Anual da ANPED, 2010, Caxambu MG. Educação no Brasil: o balanço de uma década, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA, R. S.; MUNIZ, C. A. . "Olhar esticado": a construção de códigos durante o processo de construção do número, uma perspectiva inclusiva. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTANA, R. S.; MUNIZ, C. A. . Alfabetização Matemática: reflexões sobre a práxis na perspectiva inclusiva. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTANA, R. S.; MUNIZ, C. A. ; TACCA, M. C. V. R. . Matemática para os alunos com necessidades educacionais especiais: reflexões sobre a práxis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTANA, R. S.; MUNIZ, C. A. . Relação ensino-aprendizagem da matemática para os alunos com necessidades educacionais especiais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANTANA, R. S.; MUNIZ, C. A. . Repensando a prática pedagógica do ensino da matemática para os alunos com necessidades educaionais especiais e a importância da família neste processo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MUNIZ, C. A.; ALVES, R. O.; SANTANA, R. S.; SOUSA, M. E. G.. Participação em banca de Paula Rodrigues Oliveira Gois.Inclusão na Creche: um relato de experiência. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.




Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SANTANA, R. S.. Olhar Esticado: aprendizagem do número numa perspectiva inclusiva. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. v. 1.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 13:16:40