Camila Macedo Chamon

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1223192469680452
  • Última atualização do currículo em 27/04/2018


Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFMG. Teve a formação complementada por Intercâmbio Internacional em Portugal. Coordenou o curso de especialização à distância ?Educação, Pobreza e Desigualdade Social?, ministrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Secretaria de educação continuada, alfabetização e diversidade do Ministério da Educação (Secadi/MEC). Foi Bolsista de Iniciação Científica da CAPES de abril de 2013 a março de 2014 pesquisando educação integral, educação integrada e educação em tempo integral interface com a apropriação do território educativo e exercício da cidadania. Atuou no OJ (Observatório da Juventude) da FaE/UFMG, onde discutem os processos e práticas culturais de apropriação dos espaços urbanos pelos/as jovens e as políticas públicas voltadas para as juventudes nas sociedades contemporâneas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Macedo Chamon
Nome em citações bibliográficas
CHAMON, C. M.;CHAMON, C.;CHAMON, CAMILA MACEDO


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação Tecnológica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil. Orientador: Márcia Gorett Ribeiro Grossi.
2010 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Santos Dummont, EESD, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Formação Técnico-Pedagógica de Professores, Gestores e Técnicos de Educação. (Carga horária: 90h).
Centro de Apoio à Educação a Distância, CAED, Brasil.
2014 - 2014
Educação Básica e Educação Social.
Universidade do Algarve, UALG, Portugal.
2012 - 2012
General English FETAC.
Eden College, EDEN COLLGE, Irlanda.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Educação da UFMG, FAE/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta, Carga horária: 40
Outras informações
Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e diversidade - Secadi/MEC ? Curso de Especialização à distância ?Educação, Pobreza e Desigualdade Social?: Exerço atividades de apoio pedagógico no acompanhamento diário das questões apresentadas pelo/as cursistas, tomadas de decisão, representação do curso junto aos órgãos oficiais, dentre outras atividades de coordenação

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 20
Outras informações
Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e diversidade - Secadi/MEC ? Curso de Especialização à distância ?Educação, Pobreza e Desigualdade Social?: Exercendo atividades de supervisão da equipe e dos/as cursistas, proposição de soluções por meio de mídias à distância, além de atividades de supervisão referente às demandas do curso.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Secretaria de Educação Continuada, alfabetização e diversidade - Secadi/MEC ? Curso de Especialização à distância ?Educação, Pobreza e Desigualdade Social?: Realizava atividades de apoio e acompanhamento das turmas e resolução diária das questões apresentadas pelo/as cursistas, atividades de comunicação com a equipe formadora e os/as alunos/as, conferência de frequência on-line dos/as cursistas via plataforma Moodle, manuseio do site do curso, dentre outras atividades.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG) ? Monitora ? Monitoramento e controle de uso dos computadores do Laboratório de Informática da FaE pelos alunos da universidade. Manuseio do sistema operacional Linux Ubuntu.


Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, FUNDEP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Técnico I, Carga horária: 20
Outras informações
Exercício de atividades de cunho administrativas, voltadas para gestão de recursos públicos destinadas ao Programa Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Participação no projeto de monitoria da Disciplina ?Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Físicas?, cujo trabalho tinha como objetivo estimular a participação da aluna na vida acadêmica, em atividades que envolvam pesquisa acadêmica, execução de projetos e apoio à docência; além de contribuir para melhoria da qualidade de ensino; identificar lideranças e despertar o interesse pelo exercício da docência.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Participação na pesquisa ?Relação da comunidade com os/as estudantes da Escola Integrada no trajeto realizado no entorno da escola?, o trabalho consistiu na observação do percurso realizado pelos alunos/as no entorno da escola, e na avaliação do relacionamento com a comunidade como um novo território educativo.


Au pair, AU PAIR, Irlanda.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Baby-sitter, Enquadramento Funcional: Au pair - baby-sitter., Carga horária: 20
Outras informações
Galway, Irlanda. Imersão à cultura Irlandesa e à língua inglesa através do trabalho como baby-sitter.


Centro Pedagógico - Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, CP/EBAP/UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Docente, Carga horária: 25
Outras informações
Participação no Projeto Residência Docente para imersão de alunos de graduação no ambiente escolar. O trabalho consistiu no acompanhamento da professora nas atividades diárias e ministrando aulas/oficinas para alunos do ensino fundamental.


Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 20
Outras informações
O Programa Família-Escola objetiva a criação uma rede de colaboração, entre famílias, escola, comunidades e serviços públicos para garantir a permanência, o aprendizado e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Cargo: Estagiária, realizando o atendimento e acompanhamento de famílias beneficiárias do programa Família-Escola, cujos dependentes se encontram infrequentes ás atividades escolares.


Instituto Efigênia Vidigal, IEV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Acompanhamento da coordenadora nas atividades diárias com as professoras e alunos da Educação Infantil e 1° ano do Ensino Fundamental.



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Relação da comunidade com os/as estudantes da Escola Integrada no trajeto realizado no entorno da escola
Descrição: Participação na pesquisa "Relação da comunidade com os/as estudantes da Escola Integrada no trajeto realizado no entorno da escola", a pesquisa procurou investigar o percurso realizado pelos alunos/as no entorno da escola, e o seu relacionamento com a comunidade como um novo território educativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Camila Macedo Chamon - Coordenador / Catherine Monique de Souza Hermont - Integrante / Juarez Melgaço Valadares - Integrante / Jéssica Silveira da Fonseca - Integrante / Lúcia Helena Alvarez Leite - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
AVACEFET/MG
Descrição: O Grupo AVACEFETMG propõe intensa investigação dos ambientes virtuais de aprendizagem . AVA . que se configuram no interior das escolas através dos laboratórios de informática e dos projetos educativos mediados pela tecnologia. Pretende-se desenvolver atividades estruturais de configuração dos ambientes virtuais de aprendizagem privilegiando as arquiteturas tecnológicas baseadas em software livre, propor e discutir projetos e ações pedagógicas pressupondo as inter-relações entre alunos e objetos do conhecimento. Com ele, a sociedade poderá criar as suas comunidades inteligentes potencializando, assim, ainda mais o uso da rede; A potencialização da rede vai agregar pessoas e projetos, gerando novos e atuais arranjos produtivos, em escala regional, nacional e internacional. Esses viabilizarão a curto, médio e longo prazo, o crescimento econômico das cidade, dos estados e do país. Além disto, tornará possível a reciclagem de profissionais de informação, comunicação e de conhecimento, que poderão praticar em uma ferramenta real..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) Doutorado: (3) .
Integrantes: Camila Macedo Chamon - Integrante / GROSSI, MÁRCIA GORETT RIBEIRO - Coordenador / José Wilson da Costa - Integrante / Shirley Doweslei Bernardes Borja - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GROSSI, MÁRCIA GORETT RIBEIRO2018 GROSSI, MÁRCIA GORETT RIBEIRO ; THE FEDERAL UNIVERSITY OF MINAS GERAIS, BRAZIL ; ELIAS, MICHELLE CRISTINA ALMEIDA DE SOUZA ; CHAMON, CAMILA MACEDO ; LEAL, DÉBORA CRISTINA CORDEIRO CAMPOS . The Educational Potentialities of the Virtual Learning Environments Moodle and Canvas: A Comparative Study. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFORMATION AND EDUCATION TECHNOLOGY, v. 8, p. 514-519, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
HERMONT, C. M. S. ; CHAMON, C. ; Fonseca, Jéssica Silveira ; Marques, Cristiane Frade ; VALADARES, Juarez Melgaço. . Ser Pesquisador: os desafios da formação no Observatório da Educação Integral da FaE-UFMG. In: Lúcia Helena Alvarez Leite; Levindo Diniz Carvalho; Bárbara Ramalho. (Org.). A Educação Integral como Direito: avanços e desafios em experiências de Minas Gerais. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2017, v. 1, p. 1-380.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAMON, C.; HERMONT, C. M. S. ; VALADARES, Juarez Melgaço. . Relação da comunidade com os estudantes da Escola Integrada no trajeto realizado da escola até ao local de realização das atividades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CHAMON, C.. Experiências de uma aluna em intercâmbio em Portugal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CHAMON, C.; Valadares, Juarez Melgaço . Relação da comunidade com os estudantes da Escola Integrada no trajeto realizado da escola até ao local de realização das atividades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Café da Manhã - Autoregulação e sua importância na Educação - Uma perspectiva das neurociências. 2017. (Encontro).

2.
Ensino Médio no Brasil: sujeitos, tempos, espaços e saberes. 2015. (Seminário).

3.
Formação de professores da Educação Básica no limiar dos 20 anos da LDB. 2015. (Seminário).

4.
Juventudes Negras e territórios: entre periferias e comunidades quilombolas. 2015. (Seminário).

5.
Teorias do Reconhecimento. 2015. (Encontro).

6.
Dia Aberto. Experiências de uma aluna de intercâmbio em Portugal. 2014. (Exposição).

7.
I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos. 2014. (Seminário).

8.
I Seminário Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo compromissos.Relação da comunidade com os estudantes da Escola Integrada no trajeto realizado da escola até o local de realização das atividades. 2014. (Seminário).

9.
VII Festival E-MOTION. Feira de recreação infantil. 2014. (Exposição).

10.
I CONBAlf - Congresso Brasileiro de ALFABETIZAÇÃO - Os sentidos da alfabetização no Brasil o que sabemos, o que fazemos e o que queremos?. 2013. (Congresso).

11.
IV Seminário Internacional Teias de Cidadania - ocupar a cidade: educação integral em movimento. 2013. (Seminário).

12.
XXII Semana de Iniciação Cientifífica da UFMG. Relação da comunidade com os/as estudantes da escola integrada no trajeto realizado no entorno da escola. 2013. (Exposição).

13.
TEIAS DE CIDADANIA e Escola ABERTA. 2012. (Outra).

14.
X Colóquio sobre questões curriculares / VI Colóquio Luso-Brasileiro de currículo. 2012. (Outra).

15.
I Seminário Currículos e Culturas. 2010. (Seminário).

16.
XXIV Fórum Família-Escola. 2010. (Outra).

17.
A gestão escolar em instituição privada: a experiencia do Colégio Marista. 2009. (Exposição).

18.
Comemoração Dia do Psicolólogo. 2009. (Exposição).

19.
Estudo sobre a infância e a adolescência sob a ótica jurídica. 2009. (Exposição).

20.
Mostra FUMEC. 2009. (Feira).

21.
Políticas Públicas para a Educação de Jovens e Adultos: a ampliação do campo de atuação dos pedagogos. 2009. (Exposição).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAMON, C. M.. V Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica - V SENEPT. 2017. (Outro).

2.
CHAMON, C.. Café da Manhã - Autoregulação e sua importância na Educação - Uma Perspectiva das Neurociências. 2017. (Outro).

3.
CHAMON, C. M.. Formação de professores da Educação Básica no limiar dos 20 anos da LDB. 2015. (Exposição).

4.
CHAMON, C. M.. II SIHELE - SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA - Métodos e material didático na história do ensino inicial de leitura e escrita no Brasil. 2013. (Congresso).

5.
CHAMON, C. M.. Mostra FUMEC 2009. 2009. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 9:28:18