Andrei Pedro Vanin

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  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Professor substituto do Instituto Federal Catarinense - IFC - Campus Ibirama. Mestre em Filosofia (UNIFESP, 2017). Membro do GP Teoria do Conhecimento e Educação/CNPq, e do GP História da Filosofia Patrística e Medieval/UNIFESP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrei Pedro Vanin
Nome em citações bibliográficas
VANIN, A. P.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado em Filosofia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: A noção de scientia (conhecimento científico) na terceira e quarta parte do Prólogo da Ordinatio de João Duns Scotus,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Cesar Ribas Cezar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Scientia; Certeza; Contingência; Primeiro objeto; Filosofia Medieval; João Duns Scotus.
2010 - 2014
Graduação em Filosofia.
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Seminário Nossa Senhora de Fátima, S.N%AA.S.F, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Capacitação docente. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2017 - 2017
Formação pedagógica. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2016 - 2016
Falar em Metafísica hoje?. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2014 - 2014
Liberalismos, Totalitarismos e a História Política. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2013 - 2013
Revisitando o Inferno com Dante Alighieri. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Filosofia de Friedrich Nietzsche. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Leitura,Interpretação e tradução de textos latinos. (Carga horária: 130h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2012 - 2012
O conceito de verdade na Metafísica de Aristóteles. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Leitura,Interpretação e tradução de textos latinos. (Carga horária: 130h).
Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Formação para Trabalhadores em Educação. (Carga horária: 40h).
Centro dos Professores do Estado do RS - Sindicato dos trab. em Educação, CPERS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
08/2018 - 10/2018
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização em Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estética

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes


Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pesquisa CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID/CAPES, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista projeto de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica UFFS, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
NUR - Núcleo de Pesquisas em Filosofia Islâmica e Judaica
Descrição: O núcleo dedica-se a investigar o desenvolvimento do pensamento filosófico islâmico e judaico através do estudo das obras de seus maiores expoentes, bem como suas origens e influências sobre a história do pensamento filosófico. Para tanto, conta com três linhas de pesquisa: duas delas contemplam a produção filosófica islâmica e a produção filosófica judaica do período, e uma terceira linha apresenta um espectro mais amplo, sendo dedicada à investigação das fontes destes pensamentos, dos diálogos possíveis com outras correntes filosóficas ou outros ramos do conhecimento, assim como dos desdobramentos posteriores destas importantes contribuições na história do pensamento até os dias atuais. O trabalho principal do grupo consiste nas pesquisas individuais e compartilhadas dos professores integrantes e na orientação de monografias, trabalhos de iniciação científica e dissertações. Os pesquisadores participantes mantêm também um grupo de estudos presencial na UNIFESP/Campus Guarulhos, em caráter permanente, voltado a temas e obras compreendidos por estas linhas de pesquisa, assim como desenvolvem ações no sentido da divulgação desta área de investigação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Andrei Pedro Vanin - Integrante / Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - Coordenador.
2013 - 2014
Heidegger, Foucault e Derrida: discurso, pós-estruturalismo e pós-metafísica
Descrição: A pesquisa tem por objetivo fazer um estudo arqueológico que relacione os textos do filósofo alemão Martin Heidegger e os textos dos pensadores franceses Michel Foucault e Jacques Derrida, a partir das retomadas e críticas que os dois últimos fazem tanto da chamada "destruição da metafísica" proposta por Heidegger no parágrafo sexto de Ser e Tempo, quanto da "diferença ontológica", que em Foucault se configura na modalidade da discussão do caráter "empírico-transcendental" das ciências humanas e que em Derrida se apresenta na forma das teoriasda differànce e da suplementariedade no tratamento dos empreendimentos do saber. Para tanto, parte-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada na leitura e análise de textos dos três autores, bem como de comentadores. Espera-se com a pesquisa contribuir para o entendimento das discussões de análise do discurso pelo viés pós-estruturalista, fazendo notar que há, nas discussões sobre o discurso dos filósofos franceses pós-estruturalistas, uma tomada de posição heideggeriana, crítica e semprre em processo. Portanto, o empreendimento de aprofundamento dos debates em questões como "discurso", "poder", "técnica" e "ciência humanas" requer que se retomes as tensas relações entre a ontologia fundamental heideggeriana e a virada imanentista supostamente liderada por Foucault e Derrida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andrei Pedro Vanin - Integrante / Atilio Butturi Junior - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2012 - 2014
João Duns Scotus e o Segundo Começo da Metafísica.
Descrição: O conceito ?ente? funciona como operador cognitivo para o intelecto humano. Sem esse conceito, toda forma de conhecimento é impossibilitada. Portanto, a investigação desse conceito mostra-se fundamental para a validação do conhecimento. Aristóteles de Estagira inicia o livro  de sua obra Metafísica afirmando haver uma ciência que estuda o ente enquanto ente e tudo o que a ele pertence por si. Esta ciência é a filosofia primeira, pois seu objeto de estudo, a saber, o conceito ?ente? (to on), é o primeiro conceito a cair na apreensão do intelecto. Dito de outra maneira, o conceito de ente é o fundamento para toda e qualquer construção do conhecimento. Contudo, no mesmo livro , Aristóteles também afirma que o ente é dito de muitas maneiras, porém sendo todas relacionadas a uma primeira e a alguma natureza. Essa multiplicidade de sentidos não deve, porém, ser tomada como pura equivocidade. Com efeito, Aristóteles parece encontrar uma unidade focal (pros hen) para as múltiplas significações do termoto onno conceito ?substância? (heousia). Assim, a subsunção do conceito to onao conceito he ousia nos permitiria afirmar que o Filósofo não cunhou uma ontologia, mas uma ousiologia. Ao afirmar a univocidade do conceito de ente (ratio entis), João Duns Scotus pode conceber a metafísica como ontologia, afastando-se da concepção ousiológica apresentada por Aristóteles na obra Metafísica (Z, 1, 1028a 13-20). A passagem, realizada por Scotus, da ousiologia à ontologia ganha relevância ao termos em mente que esse passo permite ao conceito de ente tornar-se o objeto de estudo da metafísica, além de permitir que esta ciência seja compreendida como scientia transcendens. A pesquisa que ora propomos tem, assim, por finalidade mostrar como a metafísica aristotélica pode ser compreendida como ousiologia e que, mediante a afirmação da univocidade do conceito ?ente? (ens), Duns Scotus pode desenvolver uma ontologia stricto sensu. O método empregado será o da análise textual, mediante o qual o significado de conceitos fundamentais e sua articulação poderão ser explicitados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andrei Pedro Vanin - Integrante / Thiago Soares Leite - Coordenador / Fernando Matheus Falkoski - Integrante.
Número de produções C, T & A: 6
2012 - 2013
Significado, Identidade e Existência
Descrição: O grupo de estudos "Significado, Identidade, e Existência" teve por objetivo investigar as relações entre esses três conceitos no âmbito da tradição filosófica analítica, em especial durante a virada do século XIX para o XX. As leituras do grupo estiveram distribuídas entre as obras de Meinong, Frege, Russell, e Kripke. Em Frege e Russell, como foi possível constatar, a existência é entendida no sentido predominantemente quantificacional e busca fazer frente à concepção de existência como predicado defendida por Meinong. Em Frege, a leitura quantificacional da existência aparece na noção de conceito de segunda ordem. Quando dizemos, por exemplo, "unicórnios não existem", estamos dizendo do conceito de primeira ordem "unicórnio" que ele não tem nem pelo menos um elemento em sua extensão; "conceito vazio" seria, então, um conceito de segunda ordem. Russell, por sua vez, toma a lógica quantificacional desenvolvida por Frege e a aplica inclusive à análise de nomes próprios. De acordo com Russell, todo nome próprio ordinário, por abreviar uma descrição definida, deve ser analisado logicamente como envolvendo um quantificador existencial. Através da análise de Russell, se torna possível atribuir valores de verdade a sentenças que aparentemente se referem a não-existentes, tais como a paradigmática "o atual rei da França é careca". Kripke desenvolve uma visão acerca dos nomes próprios que pretende fazer face à análise russelliana. Para Kripke, o comportamento semântico dos nomes próprios é diferente daquele apresentado pelas descrições definidas. Kripke lança mão de uma análise modal, isto é, que leva em conta as noções de necessidade e possibilidade, e a realiza no âmbito de uma semântica de mundos possíveis. Um nome próprio, para Kripke, designa a mesma entidade em todos mundos possíveis nos quais essa entidade existe; é, portanto, um designador rígido. O mesmo não pode ser dito de uma descrição definida -- a referência desta varia de mundo para mundo. Por fim, o grupo discutiu as implicações da visão de Kripke sobre a noção de identidade, assim como o argumento apresentado pelo autor em favor da essencialidade da origem..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andrei Pedro Vanin - Integrante / Jerzy André Brzozowski - Coordenador / Henrique de Lima Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - 2011
Leitura e Produção de Textos em Filosofia
Descrição: O programa de Iniciação Acadêmica intitulado ?Leitura e produção de textos em filosofia?, coordenado e orientado pelo Professor Thiago Soares Leite conta com a participação de um aluno do curso de Filosofia. O projeto tem por objetivo, 1) auxiliar o estudante a desenvolver familiaridade com os textos de filosofia; 2) apropriar-se de técnicas de leitura e de redação de textos em Filosofia. Para tanto,leu-se a obra Proslogion de Santo Anselmo, procurando num primeiro momento,analisá-la e num segundo momento usando-a como base para desenvolvimento do artigo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Andrei Pedro Vanin - Integrante / Thiago Soares Leite - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2012 - 2012
Cinema e Saberes
Descrição: O Projeto Cinema e saberes está vinculado ao Programa Sinestésicos: arte, cultura & comportamentos altissonantes e tem como objetivo , a partir do Cinema, socializar saberes acerca da temática em debate nos longas-metragens e, além disso, estabelecer critérios formais de leitura e apreciação de grandes diretores do cinema. Assim, serão duas preocupações complementares: oferecer o cinema como instrumento para a construção de pontes entre saberes diversos e apresentar o cinema segundo o discurso autotélico, obedecendo, portanto, às normas e estruturas próprias de seu campo. Para isso, metodologicamente, parte-se do entendimento da arte como discurso e da necessidade de estabelecer modelos de difusão que contemplem a comunidade e promovam a criação de repertório para uma leitura adequada dos artefatos artístico-culturais. Operacionalmente, o Projeto contou, em 2012, com cinco eventos de exibição fílmica seguida de debate realizado por convidado, geralmente acadêmico da UFFS, com duração de seis horas. Além disso, dada a preocupação com a criação de repertório e de acúmulo do capital cultural, o Projeto produziu textos semanais sobre música paro o blog do Programa Sinestésicos, no intuito de apresentar de forma democrática as informações acerca do cinema na contemporaneidade. O blog, por sua vez, teve, até dezembro de 2012, mais de 26.500 acessos, enquanto a FanPage do Programa no Facebook conseguiu alcance de mais de 160 mil pessoas. Entende-se, por fim, que o Projeto será fundamental na tentativa de criação de público e de desenvolvimento de alternativas para a autonomia da produção artístico-cultural qualificada na região de atuação da Universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Andrei Pedro Vanin - Integrante / Atilio Butturi Junior - Coordenador / Deloan Mattos Perini - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal da Fronteira Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 29
2011 - 2011
Comunica Erechim: Laboratório de Produção Textual
Descrição: O projeto de extensão Comunica Erechim, desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, a partir de março de 2011 em por objetivo a produção de textos acadêmicos que apresentem a UFFS- Erechim à comunidade - acadêmica e geral. Os resultados obtidos até agora demonstram a importância desse projeto que busca oferecer aos estudantes de graduação o desenvolvimento de habilidades e competências relativas à produção textual. Ademais, é um espaço para registrar a vida institucional da UFFS e expô-la à comunidade externa, estreitando as barreiras entre universidade e comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2013 - 2013
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Andrei Pedro Vanin - Integrante / Thiago Soares Leite - Integrante / Marcio Soares - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VANIN, A. P.2017VANIN, A. P.. As 'raízes da verdade' no proêmio do poema 'Da Natureza' de Parmênides. GAVAGAI: REVISTA INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES, v. 4, p. 103-120, 2017.

2.
VANIN, A. P.2015VANIN, A. P.. Limites do Estado de Natureza e Liberdade Civil em Locke. Revista Urutágua (Online), v. 31, p. 65-72, 2015.

3.
VANIN, A. P.2015VANIN, A. P.. A destruição da Metafísica, Técnica e Ser em Heidegger. Cultura e Fé (Porto Alegre), v. 38, p. 101-118, 2015.

4.
VANIN, A. P.2014VANIN, A. P.. Episteme e o problema da contingência em Aristóteles. Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades, v. 2, p. 66-77, 2014.

5.
VANIN, A. P.2014VANIN, A. P.. O nome 'Deus' é um designador rígido?. Cultura e Fé (Porto Alegre), v. 37, p. 421-437, 2014.

6.
VANIN, A. P.2013VANIN, A. P.. Vontade livre e Liberdade de arbítrio na Introdução da Filosofia do Direito de Hegel. Revista Urutágua (Online), v. 29, p. 74-83, 2013.

7.
VANIN, A. P.2012VANIN, A. P.. Santo Anselmo e o unum argumentum do Proslogion. Exordium, v. 1, p. 61-70, 2012.

8.
VANIN, A. P.2012VANIN, A. P.; RECH, A. . Habermas e a Dificuldade de Fundamentação do Princípio (U). Pólemos, v. 1, p. 30-41, 2012.

9.
VANIN, A. P.2012VANIN, A. P.; BUTTURI JUNIOR, A. ; MARCHESAN, A. C. ; FREIBERGER, V. L. ; VENZON FILHO, P. P. ; BALEN, D. ; ZORASKI, E. T. ; AMROGINSKI, J. ; BERGOZZA, Y. C. . O letramento como estratégia de produção textual acadêmica: o projeto comunica Erechim. Extensio (Florianópolis), v. 9, p. 99-107, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
VANIN, A. P.. Obiectum e Subiectum na definição de Scientia em João Duns Scotus. In: Joice Beatriz da Costa; Ricardo Lavalhos Dal Forno. (Org.). Hermenêutica e Filosofia Primeira. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2017, v. , p. 15-25.

2.
VANIN, A. P.. Scientia e contingência diacrônica e sincrônica em Duns Scotus. In: José Lourenço Pereira da Silva; Kariel Antonio Giarolo; Evandro Oliveira de Brito. (Org.). Textos da V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM. 1ed.São José: Centro Universitário Municipal de São José, 2015, v. , p. 25-38.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VANIN, A. P.. Política, racionalidade e sociedade. Voz Regional, Erechim, p. 02 - 02, 16 ago. 2013.

2.
VANIN, A. P.. Ações morais: Meios ou fins?. Voz Regional, Erechim, p. 02 - 02, 11 jul. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VANIN, A. P.. Metafísica e o conceito de ente infinito em Duns Scotus. In: X Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2014, São Carlos - SP. Anais do Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. São Carlos - SP: UFSCar, 2014. v. 10. p. 53-68.

2.
VANIN, A. P.. A destruição da metafísica e o nascimento do sujeito. In: Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2014, Chapecó. Caderno de resumos: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Chapecó: UFFS, 2014. v. 1. p. 1-11.

3.
VANIN, A. P.; BUTTURI JUNIOR, A. ; MARCHESAN, A. C. ; BALEN, D. ; FALKOSKI, F. M. ; FREIBERGER, V. L. ; AMROGINSKI, J. . Comunica: O texto informativo e a competência discursiva no laboratório de produção textual. In: 29º Seurs - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do XXIX Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) [CD_ROM], 2011. v. v. 1. p. 1-6.

4.
MARCHESAN, A. C. ; BUTTURI JUNIOR, A. ; MARTINS, A. A. ; VANIN, A. P. ; DRESSENO, D, J ; BALEN, D. ; FALKOSKI, F. M. ; AMROGINSKI, J. ; REIS, K. C ; VENZON FILHO, P. P. ; LEITE, S. T ; FREIBERGER, V. L. . Comunica: Laboratório de Produção Textual. In: 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2011, Porto Alegre. Anais do 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. v. 1. p. 47-51.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BUTTURI JUNIOR, A. ; MARCHESAN, A. C. ; VENZON FILHO, P. P. ; PROZCZINSKI, L. C. ; VANIN, A. P. ; BRASIL, Y. K. S. ; ANJOS, M. S. . Arte, Cultura e Extensão: o Programa Sinestésicos. In: 6º Congresso Nacional de Extensão Universitária e 15º Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2012, Londrina. Anais do 6º Congresso Nacional de Extensão. Londrina: UNOPAR Editora, 2012. v. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VANIN, A. P.. Anselmo e Descartes: argumentos 'ontológicos' para a existência de Deus. In: XI Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia UFSCar, 2015, São Carlos - SP. Caderno de resumos do XI Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia UFSCar. São Carlos - SP: Editora UFSCar, 2015. v. 1. p. 10-10.

2.
VANIN, A. P.. O conceito de infinito como transcendente disjuntivo em Duns Scotus. In: X Seminário de Pós-Graduação em Filosofia UFSCar, 2014, São Carlos - SP. Caderno de resumos X Congresso de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. São Paulo: Córrego, 2014. p. 37-37.

3.
VANIN, A. P.; BUTTURI JUNIOR, A. . A destruição da Metafísica e a Arqueologia do Saber. In: IV Sepe - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, 2014, Chapecó. Anais do IV SEPE e IV Jornada de Iniciação Científica, 2014. v. 4.

4.
VANIN, A. P.. A destruição da metafísica e o nascimento do sujeito. In: Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2014, Chapecó. Caderno de resumos: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Chapecó: UFFS, 2014. v. 1. p. 102-103.

5.
VANIN, A. P.. Scientia e contingência diacrônica e sincrônica em Duns Scotus. In: V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2014, Santa Maria - RS. Caderno de Resumos da V Jornada Nacional de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, 2014. p. 12-12.

6.
VANIN, A. P.. O conceito de Episteme em Aristóteles. In: I Colóquio Internacional de Filosofia Antiga da Universidade Federal de Santa Maria e Seminário da Sociedade Brasileira de Platonistas, 2013, Santa Maria - RS. Caderno de Resumos do I Colóquio Internacional de Filosofia Antiga da UFSM, 2013. v. 1. p. 31-31.

7.
VANIN, A. P.; LEITE, T. S. . O Sujeito da Ciência Metafísica na Filosofia de Duns Scotus. In: III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS - SEPE, 2013, Erechim. Anais do 3° SEPE e 3ª Jornada de Iniciação Científica da UFFS, 2013. v. 3.

8.
VANIN, A. P.; PEREIRA, S. K., ; RADAELI, S. ; KREIBICH, S. ; LONGO, G. ; SOARES, M. ; LEITE, T. S. . Experiências com o Ensino de Filosofia na Educação Básica. In: III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS - SEPE, 2013, Erechim. Anais do 3° SEPE e 3ª Jornada de Iniciação Científica da UFFS, 2013. v. 3.

9.
BUTTURI JUNIOR, A. ; VANIN, A. P. . Foucault e Heidegger: prolegômenos de uma aproximação. In: II Seminário Internacional de Língua e Literatura da Fronteira Sul, 2013, Chapecó. Caderno de Resumos do II Seminário Internacional de Língua e Literatura da Fronteira Sul. Chapecó: UFFS, 2013. v. 1. p. 144-144.

10.
VANIN, A. P.; LEITE, T. S. . O Conceito de Episteme na Filosofia de Aristóteles. In: II SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2012, Chapeco. II SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2012. v. 1. p. 1.

11.
VANIN, A. P.; BUTTURI JUNIOR, A. ; MARCHESAN, A. C. ; PERINI, D. M. . Cinema & Saberes: Socializar e discutir longas-metragens. In: II SEPE - Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul, 2012, Chapecó. II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012. v. 1.

12.
PERINI, D. M. ; VANIN, A. P. ; VENZON FILHO, P. P. ; MARCHESAN, A. C. ; BUTTURI JUNIOR, A. . Discutindo Cinema: Uma Proposta De Extensão. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), 2012, Bagé. Anais do IV Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012. v. 4.

Apresentações de Trabalho
1.
VANIN, A. P.. Vontade e onipotência em Scotus. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VANIN, A. P.. A teologia como ciência no prólogo da Ordinatio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VANIN, A. P.. Nem ao céu nem ao inferno: João Duns Scotus entre o intelectualismo e o voluntarismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VANIN, A. P.. Primeiro Objeto e Scientia em Duns Scotus. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VANIN, A. P.. Sobre a individuação: Duns Scotus leitor de Ibn Gabirol?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VANIN, A. P.. Do que temos certeza? A cognitio intuitiva de João Duns Scotus e seu desempenho epistêmico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VANIN, A. P.. Anselmo e Descartes: argumentos 'ontológicos' para a existência de Deus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VANIN, A. P.. Estado de Natureza e Liberdade Civil em Locke. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VANIN, A. P.. O conceito de infinito como transcendente disjuntivo em Duns Scotus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VANIN, A. P.. A destruição da metafísica e o nascimento do sujeito. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VANIN, A. P.. Do conhecimento racional ao estético em Kant. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VANIN, A. P.. Scientia e contingência diacrônica e sincrônica em Duns Scotus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VANIN, A. P.. Uma ética da vontade? Agostinho e Duns Scotus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VANIN, A. P.. O conceito de 'ente' e o 'segundo começo da metafísica' em Duns Scotus. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
VANIN, A. P.. Realismo e antirrealismo: uma análise a partir de Boyd e Fraassen. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VANIN, A. P.. O conceito de Episteme em Aristóteles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
VANIN, A. P.. Uma análise sobre a Prática do Ensino de Filosofia e sua relação com a criação de conceitos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VANIN, A. P.. Futuros contingentes em Aristóteles. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VANIN, A. P.. Foucautl e Heidegger: prolegômenos de uma aproximação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
VANIN, A. P.. O Sujeito da Ciência Metafísica na Filosofia de Duns Scotus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VANIN, A. P.; PEREIRA, S. K., ; RADAELI, S. ; KREIBICH, S. . Experiências com o Ensino de Filosofia na Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
VANIN, A. P.; SANTOS, H. L. . A teoria Descritiva e a teoria Causal-Histórica da Referência: uma análise em Frege, Russel e Kripke. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VANIN, A. P.. Princípio Epocal: a técnica e a episteme explicando a política e a ética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
VANIN, A. P.. Cinema & Saberes: Socializar e discutir longas-metragens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
VANIN, A. P.; BALEN, D. ; AMROGINSKI, J. ; FREIBERGER, V. L. ; BERGOZZA, Y. C. ; MARCHESAN, A. C. ; BUTTURI JUNIOR, A. . A produção de texto no projeto Comunica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
VANIN, A. P.; LEITE, T. S. . O Conceito de Episteme na Filosofia de Aristóteles. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
VANIN, A. P.; LEITE, T. S. . Leitura e produção de textos em Filosofia: o unum argumentum do proslogium. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VANIN, A. P.. O capital é o paraíso? 2014 (Texto em blog).

2.
VANIN, A. P.. Locke e uma aula para o Ensino Médio (sem ficar ?Locke?) 2013 (Texto em Blog de projeto de Iniciação a Docência).

3.
VANIN, A. P.. Cinco filmes para ver antes que o mundo acabe 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

4.
VANIN, A. P.. A vida é três vezes círculo? 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

5.
VANIN, A. P.. Todos os filmes do Sr. Ribeiro 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

6.
VANIN, A. P.. Cássio Brancaleone: Cinema engajado & afins 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

7.
VANIN, A. P.. Uma reestreia? 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

8.
VANIN, A. P.. Super produções? 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

9.
VANIN, A. P.. A alma e o Diabo 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

10.
VANIN, A. P.. Cinema e Política 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

11.
VANIN, A. P.. Carnificina Explícita 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

12.
VANIN, A. P.. Da séria: Indicações do Sines - Tati no Viver Au 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

13.
VANIN, A. P.. Palma de Ouro e Amour 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

14.
VANIN, A. P.. Um sábado para criar 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

15.
VANIN, A. P.. Leituras, resenhas e Porto Alegre 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

16.
VANIN, A. P.. Semana à Francesa 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

17.
VANIN, A. P.. Sines Debate: Diversidade, Trans, Pós 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

18.
VANIN, A. P.. (Não) Ser Lauren 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

19.
VANIN, A. P.. A Trans-Formação 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

20.
VANIN, A. P.. Quatro Animações para antes da Semana Acabar 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

21.
VANIN, A. P.. Contraponto: Saramago e Platão 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

22.
VANIN, A. P.. Miyazaki e a Arte Japonesa 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

23.
VANIN, A. P.. A Separação e o 'Crime' 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

24.
VANIN, A. P.. Sábado de Cinema (E Gritos e Sussurros) 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

25.
VANIN, A. P.. Morangos Silvestres e os Sonhos de Bergman 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

26.
VANIN, A. P.. Ingmar Bergman: Notas sobre o cinema 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

27.
VANIN, A. P.. Drive e o 'Dom' de Dirigir 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

28.
VANIN, A. P.. Sinestésicos: Futebol e Territorialidades 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).

29.
VANIN, A. P.. Cores, acaso e o outro 2012 (Texto em Blog de projeto de extensão).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VANIN, A. P.; KREIBICH, S. . I Semana Acadêmica do Curso de Filosofia: temas de Filosofia Moderna e Contemporânea. 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FEHSENFELD, K. M.; IMHOF, S. S.; VANIN, A. P.. Participação em banca de Karina Vissovati. O uso de tecnologias da informação e da comunicação na educação especial: um histórico do uso de tecnologias assistivas na educação de portadores de paralisia cerebral no Brasil. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Interdisciplinaridade) - Instituto Federal Catarinense.

2.
MONTEIRO MACIEL, D. J. D.; VANIN, A. P.; BECKEDORFF, F. F.; GONDIM, H. F.. Participação em banca de EMERSON CARLOS RODRIGUES. Analfabetismo funcional: Reflexos de um ensino médio ineficaz sob a perspectiva da aprendizagem acadêmica. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação e Interdisciplinaridade) - Instituto Federal Catarinense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Filosofia na Ágora: leitura, debate e produção textual a respeito dos problemas clássicos da filosofia. 2016. (Outra).

2.
IV Colóquio de Filosofia da UFFS: Temas de Hermenêutica e Filosofia Primeira. 2016. (Outra).

3.
I Congresso acadêmico - UNIFESP. 2015. (Congresso).

4.
III Simpósio de Filosofia Patrística e Medieval. 2015. (Simpósio).

5.
IX SOFiA ? Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica. 2015. (Outra).

6.
CELSul - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul.A destruição da metafísica e o nascimento do sujeito. 2014. (Outra).

7.
II Semana Acadêmica do Curso de Filosofia: Temas de Ética e de Filosofia Política.Uma ética da vontade? Agostinho e Duns Scotus. 2014. (Outra).

8.
V Encontro Regional de Estudantes de Filosofia da Região Sul - EREFIL. 2014. (Encontro).

9.
XVII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP.O conceito de "ente" e o "segundo começo da metafísica" em Duns Scotus. 2014. (Encontro).

10.
I Colóquio Internacional de Filosofia Antiga da Universidade Federal de Santa Maria e Seminário da Sociedade Brasileira de Platonistas. 2013. (Outra).

11.
I Encontro Institucional PIBID/UFFS. 2013. (Encontro).

12.
III Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS ? Fase Geral; III Mostra de Trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS e III Jornada de Iniciação Científica da UFFS. 2013. (Seminário).

13.
Introdução a epistemologia de Hegel. 2013. (Outra).

14.
I Semana Acadêmica do Curso de Filosofia: temas de Filosofia Moderna e Contemporânea.Futuros contingentes em Aristóteles. 2013. (Outra).

15.
I Seminário Regional de Educação do Campo - Projetos Político Pedagógico de Escolas do Campo no RS e I Seminário de História Oral - A memória da luta pela Reforma Agrária na Fronteira Sul do Brasil.Uma análise sobre a Prática do Ensino de Filosofia e sua relação com a criação de conceitos. 2013. (Seminário).

16.
I Simpósio da Filosofia da UFFS - Campus Erechim. 2013. (Simpósio).

17.
IV Encontro Regional de Estudantes de Filosofia da Região Sul - EREFIL.Realismo e antirrealismo: uma análise a partir de Boyd e Fraassen. 2013. (Encontro).

18.
VI Seminário NED/UFFS: A Docência nas licenciaturas. 2013. (Seminário).

19.
Cinema e Saberes. 2012. (Outra).

20.
Diálogos. 2012. (Outra).

21.
Feira Construir 2012.Monitoria. 2012. (Outra).

22.
II Colóquio de Filosofia da UFFS: Temas de Epistemologia e Metafísica. 2012. (Outra).

23.
II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - II SEPE. 2012. (Seminário).

24.
Oficina de Criação Literária.Criação Literária - conto. 2012. (Oficina).

25.
29º Seurs 2011 - "Economia Ecológica, Políticas Sociais e Integração Latino-Americana".Comunica: O texto informativo e a competência discursiva no laboratório de produção textual. 2011. (Seminário).

26.
5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2011. (Congresso).

27.
I Colóquio de Ética e Filosofia Política da UFFS. 2011. (Outra).

28.
II Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia do Sul do Brasil. 2011. (Encontro).

29.
I Semana de Debates da Filosofia - Diálogos sobre o ensino e a pesquisa. 2011. (Outra).

30.
I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Leitura e produção de textos em Filosofia: o unum argumentum do proslogium. 2011. (Seminário).

31.
I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE.Leitura e produção de textos em Filosofia: O Unum Argumentum do Proslogion. 2011. (Seminário).

32.
I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE. 2010. (Outra).

33.
I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE. 2010. (Outra).

34.
Literatura e Discurso. 2010. (Outra).

35.
Literatura e Discurso. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VANIN, A. P.; KREIBICH, S. . I Semana Acadêmica do Curso de Filosofia: temas de Filosofia Moderna e Contemporânea. 2013. (Outro).




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