Nilson de Matos Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7748185355239793
  • Última atualização do currículo em 30/11/2018


Doutorando em Educação pela Universidade Nacional de Rosáro-AR. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira da Fundação Helena Antipoff - ISEAT-FHA. Atualmente é Chefe do Departamento de Ciências Exatas da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG-Ibirité. Professor da Pós-graduação no Instituto Educacional e Cultural Ebenezer. É membro do Grupo de Pesquisas Práticas Escolares e Formação de Professores que Ensinam Matemática-UFMG/UFOP. Membro do grupo de pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais, NEPPPE da FAE UEMG. Líder da linha de pesquisa Ensino de Matemática: Práticas e Saberes Docentes do grupo de pesquisas LEDOC-UEMG Ibirité. Área de interesse: Formação de Professores que Ensinam Matemática (Ensino e Pesquisa), Avaliação da Aprendizagem, Políticas públicas para a Educação, Educação Básica e Educação Profissional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nilson de Matos Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVAMATOS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Campus Ibirité.
AV.: São Paulo, 3996
Vila Rosário
32400000 - Ibirité, MG - Brasil
Telefone: (31) 35332157
URL da Homepage: www.fha.mg.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em Humanidades y Artes - Ênfase em Educação.
Universidad Nacional de Rosario, UNR, Argentina.
Título: FORMACION MATEMÁTICA DE LOS PROFESORES DE LA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA DE LA UNIVERSIDÁD DEL ESTADO DE MINAS GERAIS ? BRASIL: UN ESTUDIO DE CASO FOCALIZADO EN LA PRÁCTICA DOCENTE DE LA EDUCACIÓN INFANTIL,
Orientador: Prof. Dr. Diego Guimarães Florencio Pujoni.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: ?Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes Sobre as Práticas Avaliativas em Cursos de Licenciatura em Matemática?, Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Plinio Cavalcanti Moreira.
Palavras-chave: Educação Matemática. Currículo. Licenciatura..
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Especialização em Ensino de Matemática. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras, FACEL, Brasil.
Título: Avaliação, Repetência e Evasão Escolar: Um Discurso Sobre suas Correlações.
Orientador: Náuplia Maria Lopes.
2007 - 2011
Graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.
Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
Título: Estudo das Variações dos Coeficientes da Função Quadrática com Auxílio do Software GeoGebra.
Orientador: Emílio Silva de Assis.
1979 - 1981
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Atual. Qualif. da Prát. Docente de Professores. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2012 - 2012
Avaliação da Aprendizagem Escolar. (Carga horária: 120h).
MAGISTRA: A Escola da Escola, MAGISTRA, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Utilização de obj. Aprend. sala aula med. tec dig. (Carga horária: 66h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em 19º CAPMEM - Curso de Atualização para Professor. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Instrumentação p/Ensino de Astronomia. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Monitoria de Cálculo I, II, III e IV. (Carga horária: 120h).
Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
2011 - 2011
Monitoria de Física I, II, III e IV. (Carga horária: 120h).
Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em 17º CAPMEM - Curso de Atualização para Professor. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em 18º CAPMEM - Curso de Atualização para Professor. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Gramática: do conceito à prática. (Carga horária: 20h).
Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria de Cálculo I, II, III e IV. (Carga horária: 120h).
Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
2010 - 2010
Monitoria de Física I, II e III. (Carga horária: 120h).
Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
2008 - 2010
Monitoria de Fundamentos de Álgebra, Geo Plana. (Carga horária: 360h).
Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em 15º CAPMEM - Curso de Atualização para Professor. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em 16º CAPMEM - Curso de Atualização para Professor. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Educação Ambiental. (Carga horária: 45h).
Cursos 24 Horas, CURSOS24HORAS, Brasil.
2000 - 2000
O Grupo e a Informática Educacional. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras de Ensino, RPE, Brasil.
1999 - 1999
Ferramentas da Qualidade na Sala de Aula. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras de Ensino, RPE, Brasil.
1999 - 1999
Pedagogia de Projetos e a Informática. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras de Ensino, RPE, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação Helena Antipoff, FHA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor designado, Carga horária: 20
Outras informações
Docente do Curso de Licenciatura em Matemática. Disciplinas de Cálculo I (4º período); Álgebra Linear (3º período); Trigonometria (2º período); Fund. Aritm. e Álg. I e II.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: PROFESSOR DESIGNADO, Enquadramento Funcional: Servidor Público, Carga horária: 18
Outras informações
Professor de Matemática do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (3º ano).


Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, ISEAT, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do GEPEAD-Gr Pesquisa em EaD., Carga horária: 2

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MONITOR:, Carga horária: 8
Outras informações
Monitor das seguintes disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências Biolólgicas do ISEAT-Fundação Helena Antipoff: Física I, II, III, Cálculo I, II, III, IV, Fundamentos de Aritmética e Álgebra, Funções, Geometria Plana, Geometria Espacial e Trigonometria. Carga horária total: 600 (seiscentas) horas.


Colégio Domiciano Vieira, CNEC/CDV, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR - REGIMENTO CLT, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador e Professor de Informática para os Cursos Técnicos de Contabilidade e Patologia Clínica.


Colégio Tiradentes da PMMG, CTPMMG, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1996
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 16
Outras informações
Professor de Matemática para 5ª, 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental.


Escola Politécnica de Minas Gerais - POLIMIG, POLIMIG, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROFESSOR CONTRATADO, Carga horária: 16
Outras informações
Professor das disciplinas: Práticas de Laboratório de Eletrônica Geral, Análise de Circuitos, Eletrônica Geral, Desenho Técnico e Desenho Geométrico.


Instituto Educacional e Cultural Ebenezer, IECEB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-graduação, Carga horária: 4


Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Departamento de Ciências Exatas - DC, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Formação de Professores, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Formação de Professores, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Formação de professores, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Colegiado do Curso de Matemáti, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Formação de Professores, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Formação de Professores, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - Formação de Professores, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Outros / Área: Microeletrônica / Subárea: Ensino Técnico Profissional em Eletrônica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Professor Homenageado, Curso de Licenciatura em Matemática da UEMG Ibirité.
2012
Destaque Profissional Docente, Escola Sandoval Soares de Azevedo.
2011
Destaque Acadêmico do Curso de Licenciatura em Matemática, Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira - Fundação Helena Antipoff.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVAMATOS2018SILVAMATOS; MEIRA, C. J. ; SANTOS, S.G. ; COUTINHO, N. G. P. ; SOARES, S. J. C. . RELAÇÕES DE GÊNERO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: pertencimentos e estranhamentos. MULTICULTURA - Revista Científica Online, v. II, p. 1-23, 2018.

2.
SILVAMATOS2018SILVAMATOS; SOARES, S. J. C. ; MEIRA, C. J. ; SANTOS, S.G. ; SARAIVA, W. M. . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E AS ATIVIDADES EMOCIONAIS: um estudo de caso sobre as relações de aproximações e distanciamentos. MULTICULTURA - Revista Científica Online, v. 3, p. 69-86, 2018.

3.
MEIRA, C. J.2018MEIRA, C. J. ; PEREIRA, M. A. ; VENANCIO, L. S. ; SILVAMATOS . FORMAÇÃO DOCENTE: os saberes mobilizados pelos professores polivalentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. MULTICULTURA - Revista Científica Online, v. 3, p. 87-100, 2018.

4.
STURZENEKER, A. V.2018STURZENEKER, A. V. ; NUNES, R. P. ; MEIRA, C. J. ; FONSECA, M. A. ; SILVAMATOS . RESSIGNIFICAÇÃO DE SABERES E FORMAÇÃO INTEGRAL DE CRIANÇAS DO PROJETO ESCOLA DE HELENA: experiências vividas na Granjinha Escolar. MULTICULTURA - Revista Científica Online, v. 4, p. 38-57, 2018.

5.
SILVAMATOS2017SILVAMATOS; SANTOS, S. G. ; NOGUEIRA, L. C. P. ; SANTOS, I. O. ; SILVA, M. G. O. . CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO AFIM: um estudo de caso com alunos do primeiro ano do ensino médio. MULTICULTURA - Revista Científica Online, v. I, p. 176-195, 2017.

6.
SILVAMATOS2017SILVAMATOS; MIRANDA, D. E. ; MOREIRA, N. C. L. ; MEIRA, C. J. ; VENANCIO, L. S. . SABERES DOCENTES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS: percepções de egressos de um Curso de Pedagogia. MULTICULTURA - Revista Científica Online, v. 1, p. 204-224, 2017.

7.
STURZENEKER, A. V.2017STURZENEKER, A. V. ; SILVAMATOS ; NUNES, R. P. ; MEIRA, C. J. ; FONSECA, M. A. . GRANJINHA ESCOLAR: contribuições para a formação integral de crianças do Projeto Escola de Helena. MULTICULTURA - Revista Científica Online, v. 2, p. 110-130, 2017.

8.
SILVAMATOS2017SILVAMATOS; SOARES, S. J. C. . ESTUDO ESTRUTURAL DA LINGUAGEM MATEMÁTICA: uma alternativa para interpretação de problemas. MULTICULTURA - Revista Científica Online, v. I, p. 90-109, 2017.

9.
SILVAMATOS2013SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. ; VIANA, M. C. V. . Estudos Gráficos das Variações dos Coeficientes da Função Quadrática com o Auxílio do Sofware Geogebra. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 26, p. 2110-2116, 2013.

10.
VIANA, M. C. V.2013VIANA, M. C. V. ; Azevedo Oliveira ; SILVAMATOS . EXÁMENES EN PAREJAS: DIÁLOGO Y APRENDIZAJE. Actas del VII CIBEM, v. 27, p. 6514-6521, 2013.

11.
SILVAMATOS2011SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. . Estudos Gráficos das Variações dos Coeficientes da Função Quadrática. Revista do IEEE América Latina, v. 1, p. 86-108, 2011.

12.
SILVAMATOS2011SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. . A Utilização do Geogebra no Estudo da Função Quadrática. Revista do IEEE América Latina, v. I, p. 86-108, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MEIRA, C. J. (Org.) ; SILVAMATOS (Org.) ; VENANCIO, L. S. (Org.) . PRÁTICAS E PESQUISAS E EDUCAÇÃO:Saberes e experiências. 1. ed. Porto Alegre: PLUS/Simplíssimo, 2018. v. 1. 158p .

2.
FERREIRA, C. M. M. (Org.) ; LUNA, J. L. (Org.) ; SILVAMATOS (Org.) . EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA: Perspectivas para o Século XXI. 1. ed. Salvador-BA: Tambor D'Água, 2017. v. 1. 151p .

3.
VIANA, M. C. V. ; Azevedo Oliveira ; SILVAMATOS . Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. 1. ed. México: Colegio Mexicano de Matemática Educativa A.C.e Comité Latinoamericano de Matemática Educativa A. C, 2014. v. 27. 1405-1413p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVAMATOS; SARAIVA, W. M. ; SANTOS, S.G. . DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR: limites e possibilidades. In: Camila Jardim Meira; Nilson de Matos Silva; Ludmila Salomão Venâncio.. (Org.). PRÁTICAS E PESQUISAS E EDUCAÇÃO:Saberes e experiências. 1ed.Porto Alegre: PLUS/Simplíssimo, 2018, v. I, p. 1-158.

2.
SILVAMATOS; SANTOS, S. G. . QUESTÕES CURRICULARES DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA AMÉRICA LATINA. In: Carla Maria Matos Ferreira; Josilda Lourenço Luna; Nilson de Matos Silva. (Org.). EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA: PERSPECTIVAS PARA O SÉCULO XXI. 1ed.Salvador-BA: Tambor D'Água, 2017, v. 1, p. 53-57.

3.
SILVAMATOS; SANTOS, S. G. . SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO: uma experiência com a utilização de exame em dupla. In: Carla Maria Matos Ferreira; Lílian de Souza Santos Ruas. (Org.). EDUCAÇÃO E MÚLTIPLOS CONTEXTOS NA CONTEMPORANEIDADE. 1ed.Salvador: Tambor D'Água, 2017, v. I, p. 115-121.

4.
SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. ; VIANA, M. C. V. . Estudos Gráficos das Variações dos Coeficientes da Função Quadrática com auxílio do Software Geogebra. In: Rebeca Flores. Comitê Latinoamericano de Matemática Educativa. (Org.). Acta Latinoamericana de Matemática Educativa.. 1ed.Espanha: Comitê Latinoamericano de Matemática Educativa, 2013, v. 26, p. 2085-2091.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVAMATOS. Avaliação como saber docente: um estudo dos currículos de formação inicial do professor de matemática de instituições públicas brasileiras. In: I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais, 2016, Belo Horizonte. Anais do I Encontro de Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2016. v. I. p. 297-310.

2.
SILVAMATOS. Avaliação como Saber Docente: um exame dos currículos de formação inicial do professor de Matemática da Educação Básica. In: XVIII EBRAPEM - XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife. XVIII EBRAPEM. Redife: Gráfica da UFPE, 2014. v. XVIII. p. 294-302.

3.
SILVAMATOS. Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes sobre as práticas avaliativas nos cursos de licenciatura em Matemática. In: XVII EBRAPEM, 2013, Vitória. XVII EBRAPEM. Vitória - ES: Editora da UFES, 2013. v. XVII. p. 237-242.

4.
SILVAMATOS. Avaliação: ponte ,escada ou obstáculo? Saberes dos Licenciandos em Matemática sobre Práticas Avaliativas em Sala de Aula da Escola Básica. In: XVI - EBRAPEM - XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação Em Educação Matemática, 2012, Canoas. XVI - EBRAPEM. Canoas: ULBRA, 2012. v. I.

5.
SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. . ÁLGEBRA NA PONTA DOS DEDOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EJA/ENSINO FUNDAMENTAL. In: XIV ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011, AMARGOSA - BA. XIV EBEM. Amargosa: UFRB, 2011. v. I.

6.
SILVAMATOS. LETRA DE PROFESSOR: implicações em aulas de matemática. In: X ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, SALVADOR. XENEM, 2010.

7.
SILVAMATOS. O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA PELOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. In: III SHIAM, 2010, CAMPINAS/SP. III SHIAM. Campinas: UNICAMP, 2010. v. III. p. 1-6.

8.
SILVAMATOS; SANTOS, S.G. . LETRA DE PROFESSOR: implicações em aulas de matemática. In: III SHIAM, 2010, CAMPINAS/SP. III SHIAM. Campinas: UNICAMP, 2010. v. III. p. 1-10.

9.
E.P. Carlos ; SILVAMATOS . COMO REALIZAR UMA GINCANA DE MATEMÁTICA - ISEAT-FHA. In: III Semana do Conhecimento ISEAT/FHA, 2010, Ibirité, MG. III Semana do Conhecimento ISEAT/FHA, 2010.

10.
SILVAMATOS. RELATO DE EXPERIÊNCIAS - ISEAT-FHA. In: AACC para o Curso de Licenciatura em Matemática, 2009, Ibirité, MG. CAPEM/UFMG/IMPA, 2009.

11.
SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. ; CORREIA, W.M. ; SANTOS, S.G. . UTILIZANDO A CALIGRAFIA TÉCNICA COM O GIZ E O PINCEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA. In: V EMEM Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras - MG. ANAIS DO V EMEM. Lavras - MG: UFLA, 2009. v. V. p. 1-9.

12.
SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. ; CORREIA, W.M. . O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: atividade desenvolvida em sala de aula pelos graduandos de Licenciatura em Matmática. In: IX SEMANA DE MATEMÁTICA E I SEMANA DA ESTATÍSTICA DA UFOP, 2009, Ouro Preto - MG. IX SEMANA DA MATEMÁTICA - UFOP, 2009.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVAMATOS. Saberes do Professor de Matemática sobre Avaliação da Aprendizagem: uma relação entre a prática docente e o currículo de formação inicial. In: V SHIAM - Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, 2015, Campinas. V SHIAM. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVAMATOS; MOREIRA, Plínio Cavalcanti . FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: um olhar para avalição como saber profissional docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVAMATOS; SANTOS, S.G. . CUESTIONES CURRICULARES DE LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN AMÉRICA LATINA: un estudio comparativo entre Brasil-Argentina, Brasil-Chile y Brasil-Paraguay.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVAMATOS. Egressos do Mestrado em Educação Matemática da UFOP compartilham suas experiências no doutorado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVAMATOS; SANTOS, S.G. . MINICURSO: O 'X' DA ÁLGEBRA: uma experiência com alunos da EJA/ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, S.G. ; SILVAMATOS . MINICURSO: Explorando as propriedades de matrizes e determinantes utilizando o software Geogebra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVAMATOS; SANTOS, S.G. . MINICURSO : LETRA DE PROFESSOR: uma ferramenta necessária para o ensino e aprendizagem em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVAMATOS. Avaliação da Aprendizagem Escolar: reflexões acerca da formação inicial de professores de matemática.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVAMATOS. Avaliar é preciso? notas para reflexão do professor de matemática da educação básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVAMATOS; Azevedo Oliveira . Avaliação, Repetência e Evasão Escolar: Um Discurso Sobre suas Correlações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SILVAMATOS; MAGALHAES, A. F. . ÁLGEBRA NA PONTA DOS DEDOS: uma experiência com alunos da EJA - Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SILVAMATOS; MAGALHAES, A. F. ; SANTOS, S.G. . Uma Construção Diferente do Conceito de Igualdade: Introdução ao Estudo de Álgebra para Alunos da EJA/Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVAMATOS. Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes dos Licenciandos em Matemática sobre Práticas Avaliativas em Sala de Aula da Escola Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. ; ASSIS, E.S. ; LIMA, E. A. . ESTUDOS GRÁFICOS DAS VARIAÇÕES DOS COEFICIENTES DA FUNÇÃO QUADRÁTICA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
PINHEIRO, J.M.L. ; SILVAMATOS ; ASSIS, E.S. . O USO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO FEITO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FHA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. . ÁLGEGRA NA PONTA DOS DEDOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. ; E.P. Carlos ; SANTOS, S.G. . OFICINA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL EXTRACURRICULAR: Responsabilidades e Compromissos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ASSIS, E.S. ; SILVAMATOS ; PINHEIRO, J.M.L. . SOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS POR RADICAIS E POR APROXIMAÇÃO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. . MINICURSO: MATEMÁTICA APLICADA EM PROBLEMAS COM MATRIZES 3D. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
SILVAMATOS; E.P. Carlos . MINICURSO: SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TRIGONOMETRIA E ANÁLISE COMBINATÓRIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVAMATOS; ANASTÁCIO, L. R. ; SANTOS, S. G. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO Especialização para Professores do Ensino Médio de Matemática. 2018.. 2018.

Produtos tecnológicos
1.
SILVAMATOS; MOREIRA, Plínio Cavalcanti . AVALIAR É PRECISO? Notas para reflexão do professor de matemática da Educação Básica. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
SILVAMATOS. Parecer para mudança de Regime de trabalho de Professor: de 40 horas para Dedicação Exclusiva. 2016.

2.
SILVAMATOS. Parecer para Projeto de Iniciação Científica: O DESEMPENHO DO ALUNO NAS DISCIPLINAS DE EXATAS VERSUS A SUA PERCEPÇÃO DO DESEMPENHO DO PROFESSOR. 2016.

3.
SILVAMATOS. Parecer para Projeto de Iniciação Científica: MODELAGEM MATEMÁTICA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTEXTOS, POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS (FASE II). 2016.

4.
SILVAMATOS; FRADE, R. ; PUJONI, D. G. F. ; Pimenta, A.L. ; DAUANNY, E. B. ; RIBEIRO, H. T. ; LIMA, J. C. ; ANASTÁCIO, L. R. ; LIMA, E. A. ; VIANA, G. C. A. ; SANTOS, S. G. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática da UEM-Ibirité. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
FRADE, R. ; SILVAMATOS . Notas de Aulas de Fundamentos da Aritmética e Álgebra I. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Fundamentos de Aritmética e Álgebra I).

2.
MAGALHAES, A. F. ; SILVAMATOS . Notas de Aula de Geometria Analítica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Geometria Analítica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVAMATOS; DAUANNY, E. B.. Participação em banca de Alessandra A. C Alves e Daniel J. de M. Reis Gonçalves.Percepções do Aprendizado de Logarítmos no 1º Período do Curso de Licenciatura em Matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
SILVAMATOS; ANASTÁCIO, L. R.. Participação em banca de Gustavo Fabiano Bonfim.Estudo dos Coeficientes da Função do 2º Grau com o Software Geogebra. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
SILVAMATOS; ANASTÁCIO, L. R.. Participação em banca de Lilian de S. O. Batista e Renata A. Carvalho.RAZÃO E PROPORÇÃO: a utilização de imagens e figuras em uma visão intrínseca no ensino da Educação para Jovens e Adultos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
SILVAMATOS; ANASTÁCIO, L. R.. Participação em banca de Juliana S. Gomes; Patrícia C.S.Santos; Wellington F. Souza.Aprendizagem de Logaritmos a Partir da Resolução de Problemas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
SILVAMATOS; ANASTÁCIO, L. R.. Participação em banca de Franklin B.G.P;Henrique M.A;Jeferson D.Simões; José R.Morais.O Docente Valorizando e Conhecimento Prévio e Prático do Ensino Médio Noturno: Probabilidade e Estatística. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

6.
SILVAMATOS; MOREIRA, F. M. C.. Participação em banca de Raphael Rodrigues Teles.DESENHO EM PERSPECTIVA: uma Proposta para o Esboço de Poliedros em Turmas do 9º Ano em uma Escola Particular na Cidade de Ibirité. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
SANTOS, S.G.; SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L.. Participação em banca de Ricardo Queiroz Carelli.A Importância dos Jogos Matemáticos para o Desenvolvimento do Raciocínio e da Linguagem Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
BENFICA, W.; FRADE, R.; SILVAMATOS. Participação em banca de Ana Alice dos Reis; Ayrton Miranda Junior; Fábio O. Machado.Linguagem e Metodologia Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

9.
SILVAMATOS. Participação em banca de Edelzoito Castro e Luiz Henrique Guimarães.Algoritmo da Multiplicação: O estudo das deficiências no aprendizado da tabuada em uma turma do sexto ano do ensino fundamental ? EJA (Educação de Jovens e Adultos). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

10.
SILVAMATOS; SANTOS, S.G.. Participação em banca de Alexandre Souza Cândido.Ensino-Aprendizagem de Proporcionalidade com uso do Software Geogebra: uma alternativa motivacional para menores em conflito com a lei de um centro socioeducativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

11.
SILVAMATOS. Participação em banca de Gina Cândido Martins de Oliveira.Matemática do Cotidiano e o Discurso da Matemática Escolar: Dicotomia entre o Conhecimento Prévio do Estudante e o Conceito de Medidas - Área e Perímetro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

12.
SILVAMATOS. Participação em banca de Natanael Silva de Almeida e Washington F Nogueira da Silva.A Aprendizagem de Expressões Algébricas Através do Jogo de Expressão no 8º. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

13.
SILVAMATOS. Participação em banca de Thamara Araújo Pereira.O Uso de Geometria Plana (Interpretações Geométricas) Auxilia O Processo de Aprendizagem de Produtos Notáveis no 9º Ano do Ensino Fundmental?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

14.
SILVAMATOS. Participação em banca de Bianca Martins e Ciro de Souza Nugas.Adição de Frações: Uma Proposta Alternativa para Alunos do 6º Ano do Ensino Fuindamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira.

15.
SILVAMATOS; MAGALHAES, A. F.. Participação em banca de Monalisa Lana Braga e Ricardo Valadadres Pinto.Algoritmo da divisão: contribuições do uso do quadro posicional na resolução de problemas em uma turma de sexto ano do ensino fundamental - modalidade EJA - Educação de jovens e Adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

16.
SILVAMATOS. Participação em banca de Paulo Donizete de Paula e Ricardo José de Almeida.Livros didáticos de matemática adotados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

17.
SILVAMATOS; SANTOS, S.G.. Participação em banca de Fernando Batista de Oliveira e Lucas Henrique de Oliveira.O GeoGebra no estudo de funções trigonométricas no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVAMATOS. Processo Seletivo Simplificado Designação de Professores de Educação Superior. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encuentro Latinoamericano de Investigadores y Tesistas en Educacición.UNA POSIBILIDAD DE SOCIALIZACIÓN DE CONOCIMIENTOS MEDIADA POR EXÁENES EN PAEREJAS. 2017. (Encontro).

2.
IV Encuentro Latinoamericano de Investigadores y Tesistas en Educación.Avaliação da aprendizagem: um saber docente para a prática do professor de Matemática. 2017. (Encontro).

3.
VI EEMOP. Coordenador de Sessão Científica. 2017. (Exposição).

4.
I Encontro dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Gerais.Avaliação como saber docente: um estudo dos currículos de formação inicial do professor de matemática de instituições públicas brasileiras. 2016. (Encontro).

5.
VI EEPEM - Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação MatemáticaI. 2016. (Encontro).

6.
I Encontro de Coordenadores das Licenciaturas UEMG. 2015. (Encontro).

7.
VI EEPEM - Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática |. 2015. (Encontro).

8.
III Fórum Mineiro de Licenciaturas em Matemática. 2014. (Encontro).

9.
V FNLM - UEL - V Fórum Nacional de Licenciaturas em Matemática. Avaliação da Aprendizagem: Aproximações e Divergências entre a Prática Docente Escolar e o Currículo de Formação Inicial do Professor de Matemática da Escola Básica.. 2014. (Congresso).

10.
XVIII EBRAPEM - Enc. Bras. de Est. de Pós. Grad. em E.M..Avaliação como Saber Docente: um Exame dos Currículos de Formação Inicial do Professor de Matemática da Educação Básica. 2014. (Encontro).

11.
XVII EBRAPEM - Enc. Bras. de Est. de Pós. Grad. em E.M..Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes sobre as práticas avaliativas nos cursos de licenciatura em Matemática. 2013. (Encontro).

12.
III Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática da UFOP. 2012. (Encontro).

13.
VI Encontro Mineiro de Educação Matemática - SBEM-MG. 2012. (Encontro).

14.
XVI EBRAPEM - Enc. Bras. de Est. de Pós. Grad. em E.M..Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes dos Licenciandos em Matemática sobre Práticas Avaliativas em Sala de Aula da Escola Básica. 2012. (Encontro).

15.
XIV EBEM - SBEM/BA - ENCONTRO BAIANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.ÁLGEBRA NA PONTA DOS DEDOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EJA/ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. (Encontro).

16.
XIX ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - ISEAT-FHA. 2011. (Encontro).

17.
III SHIAM - UNICAMP.O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA PELOS GRADUANDOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. 2010. (Seminário).

18.
III SITRE - UFMG Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. 2010. (Simpósio).

19.
X ENEM - SBEM/UCSAL - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.LETRA DE PROFESSOR: implicações em aulas de matemática. 2010. (Encontro).

20.
X SEMANA DA MATEMÁTICA E II DA ESTATÍSTICA - UFOP. 2010. (Encontro).

21.
XV ENDIPE- UFMG Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2010. (Encontro).

22.
XXVIII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - ISEAT-FHA. 2010. (Encontro).

23.
7º SENAED - Seminário Nacional de Educação a Distância. 2009. (Seminário).

24.
I CONSEG - Conferência Nacional de Segurança Pública. 2009. (Seminário).

25.
III Simpósio Virtual de EaD. 2009. (Simpósio).

26.
V EMEM / SBEM/UFLA Encontro Mineiro de Educação Matemática.UTILIZANDO A CALIGRAFIA TÉCNICA COM O GIZ E O PINCEL NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2009. (Encontro).

27.
XXVII ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF - ISEAT-FHA. 2009. (Encontro).

28.
IV BIENAL da SBM/UEM - Maringá-PR - Sociedade Brasileira de Matemática. 2008. (Congresso).

29.
II Congresso de Educadores da Rede Pitágoras - BH. 2000. (Congresso).

30.
I Congresso de Educadores da Rede Pitágoras - BH. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVAMATOS. IX EEPEM - Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Congresso).

2.
SILVAMATOS. VIII EEPEM - Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2017. (Congresso).

3.
SILVAMATOS. VI EEMOP Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2017. (Congresso).

4.
SILVAMATOS. III Jornada Pedagógica e III Semana da Matemática. 2017. (Congresso).

5.
SILVAMATOS. VII EEPEM - Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2016. (Congresso).

6.
SILVAMATOS. I Semana da Matemática da UEMG - Ibirité. 2016. (Outro).

7.
SILVAMATOS. I Semana de Aquecimento da Matemática da UEMG - Ibirité. 2016. (Outro).

8.
SILVAMATOS. XXXIII Encontro Anual Helena Antipoff. 2015. (Congresso).

9.
SILVAMATOS. VI EEPEM - Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Congresso).

10.
SILVAMATOS. XIX ENCONTRO ANUAL HELENA ANTIPOFF. 2011. (Congresso).

11.
SILVAMATOS. VII SEMANA DO CONHECIMENTO ISEAT-FHA. 2011. (Congresso).

12.
SILVAMATOS. III SEMANA DO CONHECIMENTO ISEAT/FHA. 2010. (Congresso).

13.
SILVAMATOS. II SEMANA DO CONHECIMENTO ISEAT/FHA. 2009. (Congresso).

14.
SILVAMATOS. I SEMANA DO CONHECIMENTO ISETA/FHA. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Suzane Juliane dos Reis. A Influência do Bullyng no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Docência do Ensino Superior) - Instituto Educacional e Cultural Ebenezer. Orientador: Nilson de Matos Silva.

2.
Analize Cleia Guimarães Mares. Bullyng com Crianças de Sobrepeso no Âmbito Escolar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Docência do Ensino Superior) - Instituto Educacional e Cultural Ebenezer. Orientador: Nilson de Matos Silva.

3.
Daniela Rosa de Mendonça e Silva. Crianças Hiperativas no Âmbito Escolar. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Docência do Ensino Superior) - Instituto Educacional e Cultural Ebenezer. Orientador: Nilson de Matos Silva.

4.
Luciene Cabral de Souza Pereira. Desafios do Educador Iniciante. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Latu Sensu em Docência do Ensino Superior) - Instituto Educacional e Cultural Ebenezer. Orientador: Nilson de Matos Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Edilberto Antenor de Rezende Paiva Neto. Avaliações. Aprendizagem matemática. Ensino de Matemática.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

2.
Raiane Rodrigues Costa e Vanusa Lima dos Santos. CONCEPÇÕES E PRÁTICA DE NUMERAMENTO: um estudo com docentes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública de Ibirité-MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

3.
Ana da Conceição Silva de Paulo e Vanessa Esteves de Castro. ENSINOAPRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE: uma proposta com a utilização do ALGEPLAN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

4.
Ana da Conceição Silva de Paulo; Vanessa Esteves de Castro. ENSINOAPRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE: uma proposta com a utilização do ALGEPLAN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

5.
Ana da Conceição Silva de Paulo e Vanessa Esteves de Castro. ENSINOAPRENDIZAGEM DE POLINÔMIOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE: uma proposta com a utilização do ALGEPLAN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

6.
Sheila de Jesus Costa Soares. Estudo Estrutural da Linguagem: uma alternativa para interpretação de problemas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

7.
Alan Mendes Lima, Felipe César Barros e Max Mayco Cordeiro R. Contribuições da Utilização de Material Concreto pode Potencializar o Conceito de Área e Perímetro de Superfícier. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

8.
Iusley Oliveira Santos e Marlon Gomes de Oliveira Silva. Contribuições da Modelagem Matemática para o Ensino da Função Afim: Um Estudo de Caso com Alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

9.
Leonardo Fernandes e Neide Jaques de Abreu. Matemática Financeira X Educação Financeira: Uma Reflexão Mediada pelo Projeto DSOP com Alunos do 3º Ano do Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

10.
Alexandre Souza Cândido. Ensino-Aprendizagem de Proporcionalidade com uso do Software Geogebra: uma alternativa motivacional para menores em conflito com a lei de um centro socioeducativo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

11.
Bianca Martins e Ciro de Souza Nugas. Adição de Frações: Uma Proposta Alternativa para Alunos do 6º Ano do Ensino Fuindamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Nilson de Matos Silva.

12.
Natanael Silva de Almeida e Washington F Nogueira da Silva. A Aprendizagem de Expressões Algébricas Através do Jogo de Expressão no 8º. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Nilson de Matos Silva.

13.
Thamara Araújo Pereira. O Uso de Geometria Plana (Interpretações Geométricas) Auxilia O Processo de Aprendizagem de Produtos Notáveis no 9º Ano do Ensino Fundmental?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Nilson de Matos Silva.

14.
Gina Cândido Martins de Oliveira. Matemática do Cotidiano e o Discurso da Matemática Escolar: Dicotomia entre o Conhecimento Prévio do Estudante e o Conceito de Medidas - Área e Perímetro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira. Orientador: Nilson de Matos Silva.

15.
Fernando Batista de Oliveira e Lucas Henrique de Oliveira. O GeoGebra no estudo de funções trigonométricas no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.

16.
Fernando Batista de Oliveira e Lucas Henrique de Oliveira Co. O Geogebra no Estudo das Funções Trigonométricas no Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Nilson de Matos Silva.



Inovação



Produto tecnológico
1.
SILVAMATOS; MOREIRA, Plínio Cavalcanti . AVALIAR É PRECISO? Notas para reflexão do professor de matemática da Educação Básica. 2014.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVAMATOS2013SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. ; VIANA, M. C. V. . Estudos Gráficos das Variações dos Coeficientes da Função Quadrática com o Auxílio do Sofware Geogebra. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, v. 26, p. 2110-2116, 2013.

2.
SILVAMATOS2011SILVAMATOS; PINHEIRO, J.M.L. . Estudos Gráficos das Variações dos Coeficientes da Função Quadrática. Revista do IEEE América Latina, v. 1, p. 86-108, 2011.

3.
VIANA, M. C. V.2013VIANA, M. C. V. ; Azevedo Oliveira ; SILVAMATOS . EXÁMENES EN PAREJAS: DIÁLOGO Y APRENDIZAJE. Actas del VII CIBEM, v. 27, p. 6514-6521, 2013.


Livros e capítulos
1.
VIANA, M. C. V. ; Azevedo Oliveira ; SILVAMATOS . Acta Latinoamericana de Matemática Educativa. 1. ed. México: Colegio Mexicano de Matemática Educativa A.C.e Comité Latinoamericano de Matemática Educativa A. C, 2014. v. 27. 1405-1413p .


Apresentações de Trabalho
1.
SILVAMATOS; MAGALHAES, A. F. . ÁLGEBRA NA PONTA DOS DEDOS: uma experiência com alunos da EJA - Ensino Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVAMATOS; MAGALHAES, A. F. ; SANTOS, S.G. . Uma Construção Diferente do Conceito de Igualdade: Introdução ao Estudo de Álgebra para Alunos da EJA/Fundamental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVAMATOS. Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes dos Licenciandos em Matemática sobre Práticas Avaliativas em Sala de Aula da Escola Básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Membro do Colegiado do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff (ISEAT/FHA) - 2013

Membro do Conselho de Curso, do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, da Fundação Helena Antipoff (ISEAT/FHA), no período de fevereiro de 2008 a dezembro de 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 4:36:45