Natália Diógenes de Brito

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7199852463075741
  • Última atualização do currículo em 08/12/2017


Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Psicologia do Trabalho e das Organizações pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Membro integrante do Núcleo de Psicologia do Trabalho - NUTRA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natália Diógenes de Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO, N. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades.
Avenida da Universidade - de 2801/2802 ao fim
Benfica
60020181 - Fortaleza, CE - Brasil
Telefone: (085) 33667735


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: "E a família acabou...": Um estudo sobre a privatização do Banco do Estado do Ceará,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Cássio Adriano Braz de Aquino.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Privatização; Planos de Demissão Voluntária; História de Vida.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2014
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Reconfiguração das Relações de Trabalho no Setor Bancário: Um Estudo de Caso.
Orientador: Cássio Adriano Braz de Aquino.




Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 16


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista do projeto Cinema e Trabalho, vinculado ao Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA) da Universidade Federal do Ceará.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 16
Outras informações
Integrante do Núcleo de Psicologia do Trabalho, programa do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Participa no planejamento e realização das atividades desenvolvidas pelo programa, bem como do planejamento e facilitação dos grupos de estudos: Introdução à Psicologia Social e do Trabalho e Saúde do Trabalhador no Projeto de Formação Complementar em Psicologia do Trabalho do NUTRA.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista do projeto Cinema e Trabalho, vinculado ao Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA) da Universidade Federal do Ceará.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Transformações do trabalho, repercussões subjetivas e vulnerabilidades emergentes
Descrição: O propósito do projeto é reconhecer os principais efeitos das transformações no mundo trabalho e a repercussão sobre os trabalhadores, tendo como foco diferenciado os trabalhadores mais vulneráveis. Ao longo de sua execução, são transversalizadas categorias como temporalidade, precarização e decrescimento, reconhecidas como mediadoras de um novo lócus de compreensão da categoria trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Natália Diógenes de Brito - Integrante / Camilla Regya de Figueiredo Dias Sampaio - Integrante / Cássio Adriano Braz de Aquino - Coordenador / Raquel Nascimento Coelho - Integrante / Italo Emanuel Pinheiro de Lima - Integrante / Iratan Bezerra de Sabóia - Integrante / Mariana de Aguiar Alcantara Brito - Integrante / Dimitre Sampaio Moita - Integrante / Karlinne de Oliveira Souza - Integrante / Celina Amália Ramalho Galvão Lima - Integrante / Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro - Integrante / Verônica Siqueira Araújo - Integrante / Walberto Silva dos Santos - Integrante / Gabrielle Coutinho Silva - Integrante / Khalina Assunção Bezerra - Integrante / Felipe Teófilo Ponte - Integrante / Mateus Silveira Adriano - Integrante / Eveline Nogueira Pinheiro de Oliveira - Integrante / Ravi Moreira Lima de Castro - Integrante / Francisco de Assis Alencar Pereira Filho - Integrante / Romulo Amâncio Bastos Oliveira - Integrante.
2011 - 2013
O lugar da relação entre tempo e trabalho no capitalismo: De Lafargue ao Decrescimento
Descrição: Tendo a transformação do mundo laboral como foco, fizemos pesquisas que articulavam tempo e trabalho na análise da expansão da precarização e da flexibilização. Essas pesquisas apontavam quase sempre para emergência de novos modelos de temporalidade laboral, mas tal percepção parecia privilegiar uma naturalização da crescente vulnerabilidade do trabalho em sua confrontação como capital. No último ano, entretanto, ao enfocar o movimento do Decrescimento - reconhecido como um movimento de caráter político e econômico que critica o crescimento econômico como responsável por um esgotamento do ecossistema global ? percebemos que ele constituía-se como uma alternativa a naturalização da vulnerabilidade do trabalho e consequentemente dos trabalhadores. É sobre essa proposta de análise que emerge o projeto, que analisa dois momentos fundamentais de crítica ao capitalismo, na ótica da relação produção e consumo, tendo a vinculação do tempo e do trabalho como mediadores. Assim, o pensamento de Lafargue, contido na obra "O direito a preguiça" e o movimento do decrescimento, a partir de autores como Latouche e Taibo, são analisados como reflexões críticas ao modelo capitalista e como mediadores de um pensamento não conformista à vulnerabilização do trabalho ante o capital. A busca das similaridades e divergências entre esses dois paradigmas de organização da temporalidade social e vinculação ao trabalho constituem o objetivo dessa investigação, subsidiando estratégias de enfrentamento ao capitalismo e criando alternativas ao conformismo que parece ter se estabelecido ante situação de precarização crescente da sociedade laboral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Natália Diógenes de Brito - Integrante / Camilla Regya de Figueiredo Dias Sampaio - Integrante / Tauanaiara Nogueira de Morais - Integrante / Cássio Adriano Braz de Aquino - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BRITO, N. D.2016 BRITO, N. D.; AQUINO, C. A. B. . Planos de Demissão Voluntária: reflexos sobre a relação indivíduo-trabalho. Revista de Psicologia da UFC, v. 7, p. 38-50, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
BRITO, N. D.; OLIVEIRA, E. N. P. . A Psicologia Social do Trabalho nas Organizações: relatos de experiências. In: Cássio Adriano Braz de Aquino; Raquel Nascimento Coelho; Eveline Nogueira Pinheiro de Oliveira; Thais França. (Org.). Núcleo de Psicologia do Trabalho: duas décadas de história. 1ªed.Fortaleza: Núcleo de Psicologia do Trabalho, 2017, v. 1, p. 98-116.

2.
BRITO, N. D.. Reestruturação Produtiva e Planos de Demissão Voluntária: reflexões sobre a reconfiguração do setor bancário. In: Cássio Adriano Braz de Aquino; Raquel Nascimento Coelho; Eveline Nogueira Pinheiro de Oliveira; Thais França. (Org.). Núcleo de Psicologia do Trabalho: duas décadas de história. 1ªed.Fortaleza: Núcleo de Psicologia do Trabalho, 2017, v. 1, p. 173-189.

Apresentações de Trabalho
1.
MEYER, A. V. T. L. ; BRITO, N. D. ; OLIVEIRA, E. N. P. . Efeitos da transformação do trabalho na contemporaneidade: Vias de apropriação e experiências de pesquisa em Psicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 20:20:37