Camila Benjamim Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5318612038237337
  • Última atualização do currículo em 15/03/2018


Doutoranda em Sociologia pela UFSCar. Mestre em Ciências Sociais, pela faculdade estadual "Julio de Mesquita Filho", Unesp/Araraquara, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais, pela mesma universidade. Integra o Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Sociedade, Poder, Organização e Mercado (WWW.NESPOM.COM.BR)onde estuda o pensamento de Pierre Bourdieu e realiza pesquisa na Área de Sociologia Econômica e Sociologia Rural. Obteve o financiamento da Fapesp nos anos de 2013/2015 com uma bolsa de Iniciação Científica sobre o a construção social do mercado de produtos orgânicos: mapeamento do marco jurídico e financiamento do CNPQ durante o mestrado mestrado (2016/2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Benjamim Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, C. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.
Rodovia Araraquara-Jau, km 1
campos ville
14800901 - Araraquara, SP - Brasil - Caixa-postal: 174
Telefone: (16) 33016286
URL da Homepage: http://fclar.unesp.br/


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Sociologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Orientador: Rodrigo Constante Martins.
2015 - 2017
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: O fazer a feira: a feira noturna da agricultura familiar de Araraquara como espaço de reprodução social e econômica.,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Profª Drª Maria Chaves Jardim.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Feira; Agricultura Familiar; SOCIOLOGIA ECONOMICA.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Economica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Rural.
2010 - 2015
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Os Produtos Organicos no Brasil: aspectos econômicos, sociais e políticos.
Orientador: Maria Chaves Jardim.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
ETEC JOÃO GOMES DE ARAUJO, ETEJGA, Brasil.




Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica
Outras informações
Processo FAPESP 2013/06170-5. Orientado pela Profª Drª Maria Jardim

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Processo FAPESP: 2012/17515-0. Orientado pela Profª Drª Maria Chaves Jardim


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Membro do grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro
Outras informações
Membro do Grupo de Pesquisa NESPOM (Núcleo de Estudos e pesquisa sobre a Sociedade, Poder, Organização e Mercado) Leia mais: http://www.nespom.com/quem-somos/

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Laboratório de Informática Aplicada à Gestão Educacional (IAGE). Supervisionado pelo Prof. Dr. Cláudio Benedito Gomide de Souza e Prof Dr. Silvio Fiscarelli


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto: 830827/1999-4 Processo: 133197/2016-6



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
O fazer a feira: a feira noturna da agricultura familiar de Araraquara-SP como espaço de reprodução social e econômica
Descrição: Parte de um projeto municipal, que recebe o nome de ?Negócio do Campo?, a realização da Feira Noturna da Agricultura Familiar em Araraquara-SP, ocorre em todos os finais de tarde de quinta-feira desde julho de 2014 no pátio do prédio da estação ferroviária da cidade. Fazem parte da feira 36 feirantes, entre barracas de hortifrútis, alimentação e artesanato que comercializam com aproximadamente 800 consumidores por feira. Assim, compõe-se um espaço delimitado fisicamente, porém dotado de uma amplitude de relações sociais que perpassa esta fronteira. Essa amplitude se complexifica ao adicionarmos especificidades da feira em questão, como o fato de seus feirantes serem, em sua maioria, agricultores familiares assentados, característica que atribui significados particulares a esses feirantes, pela relação indissociável de casa/trabalho/família. A construção dessa pesquisa objetivou analisar a feira noturna da agricultura familiar de Araraquara-SP enquanto espaço de reprodução social e econômica dos feirantes, para isso o recorte teórico metodológico utilizado foi uma revisão bibliográfica sobre feiras e agricultura familiar no Brasil, dez entrevistas intencionais e oito meses de trabalho de campo, sustentadas pela sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu, somada a sociologia econômica e sociologia rural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Camila Benjamim Vieira - Integrante / Maria Aparecida Chaves Jardim - Coordenador.
2013 - 2015
Legislação do mercado de Produtos Orgânicos no Brasil: uma proposta de analise sociológica
Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa de iniciação cientifica, com apoio da FAPESP. Que conta com a orientação da pesquisadora Maria Jardim (FCLAR) e co-orientação da pesquisadora Francesa Marie-France Garcia Parpet, com o seguinte resumo: Sob a luz da Sociologia Econômica, levando em conta seu postulado de que os mercados são construções sociais, esse projeto pretende mapear analiticamente os agentes envolvidos na elaboração e aplicação da legislação brasileira sobre os produtos orgânicos, delimitando dessa forma o papel do estado na legislação e nesse ramo econômico, bem como as conseqüências e iniciativas dos produtores e consumidores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Camila Benjamim Vieira - Integrante / Maria Aparecida Chaves Jardim - Coordenador / Marie France Garcia Parpet - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - 2013
Mapeamento dos novos lugares sociais ocupados pelos sindicalistas (FGTS, FAT. BNDES-Par, empresas estatais, bolsas de valores)
Descrição: Trata-se de uma bolsa concedida para iniciação cientifica vinculado ao projeto de Jovem Pesquisador da pesquisadora e orientadora Maria Jardim, cujo o resumo é: Pesquisas desenvolvidas (Grun, 2003, Jardim, 2007, Jardim, 2009, Jardim 2010, Sória, 2011) indicam que sindicatos do setor bancário, eletricitário, telefonista, petroleiro, bem como dirigentes das três grandes centrais sindicais do país, CUT, CGT e FS, passaram a reivindicar a criação de previdência privada para seus associados e sobretudo, a participação ativa nos conselhos dos fundos. Dessa forma, tentam estender o mandado de representação dos empregados na empresa, para os fundos de pensão, se colocando como legítimos representantes e defensores da poupança dos trabalhadores (Grün, 2003). Dentre os gestionários de fundos de pensão, Jardim (2007) sublinha a presença "inesperada" dos sindicalistas, que se tornaram grandes interessados pela criação e, sobretudo, pela gestão destes, visando fazer parte dos processos decisórios do capitalismo. Trata-se de um projeto em âmbito internacional, que se evidenciou, no Brasil, durante o governo Lula . Portanto, o sindicalismo internacional tem sido confrontado com a promessa de novas expectativas, as quais pressupõem teoricamente o ganho de certo poder e controle sobre o capitalismo (Grozelier, 2006; Remond, Antoine, 2002/2003; Rozès, 2006; Montagne e al 1999), o que certamente acontece com tensões e rupturas no seio do sindicalismo. omo conseqüência, os sindicalistas se vêem confrontados com diferentes tipos de atores, tais como os governos, grupos financeiros, empresas de consultorias e mesmo os "tradicionais dirigentes" de fundos de pensão, detentores da expertise necessária ao mercado financeiro. Nessa locução e interlocução, observa-se a existência de tensões e alianças, de divergências e mesmo de convergência dos atores envolvidos na temática indicada (empresários, sindicalistas, trabalhadores, membros dos governos, financistas)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Camila Benjamim Vieira - Integrante / Maria Aparecida Chaves Jardim - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, C. B.2014VIEIRA, C. B.. Produtos orgânicos no Brasil: interfaces de sua legislação. REDD - REVISTA ESPAÇO DE DIÁLOGO E DESCONEXÃO, v. v8, n. 2, p. 01, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, C. B.; JARDIM, M. A. C. . O CIRCUITO DE FEIRAS DO PRODUTOR DE ARARAQUARA: ESPAÇOS DE ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA POPULAÇÃO. In: I Seminário Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, 2017, ARARAQUARA. ANAIS - SEPPU - 2017, 2017. p. 01-11.

2.
VIEIRA, C. B.; PASCHOALINO, A. . Os programas PNAE e PAA em Araraquara - SP sob a perspectiva de agentes municipais e agricultores familiares assentados. In: VII Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, 2017, Campinas. II Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, 2017. p. 01-15.

3.
VIEIRA, C. B.. A DISPUTA POR ESPAÇO NO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NO BRASIL: LUTAS LATENTES. In: III SEMINÁRIO INTERNACIONAL RURALIDADES, TRABALHO E MEIO AMBIENTE, 2015, São Carlos. Anais com trabalhos completos, 2015. v. Gt04. p. 47-65.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, C. B.; MARQUES, V. B. R. ; JARDIM, M. A. C. . MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS: TRAJETÓRIA E AGENTES DO MERCO REGULATÓRIO. In: XX CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFSCAR, 2013, SÃO CARLOS. ANAIS CONGRESSOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. SÃO CARLOS: Universidades Federal de São Carlos, 2013. p. 827-827.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, C. B.; JARDIM, M. A. C. . O CIRCUITO DE FEIRAS DO PRODUTOR DE ARARAQUARA: ESPAÇOS DE ATENDIMENTO ÀS DEMANDAS DA POPULAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIEIRA, C. B.; PASCHOALINO, A. . Os Programas PNAE e PAA em Araraquara- SP sob a perspectiva de agentes municipais e agricultores familiares assentados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
JARDIM, M. A. C. ; VIEIRA, C. B. . Pesquisa Etnográfica: Referencias para Politicas Publicas no rural e no urbano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VIEIRA, C. B.; PORCIONATO, G. L. . ?Economia e afeto?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VIEIRA, C. B.. A Feira Noturna da Agricultura Familiar DE Araraquara-SP Como via de escoamento da produção de Agricultores Familiares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VIEIRA, C. B.. A DISPUTA POR ESPAÇO NO MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NO BRASIL: LUTAS LATENTES. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIEIRA, C. B.. PRODUTOS ORGÂNICOS NO BRASIL: ASPECTOS ECONOMICOS SOCIAIS E POLITICOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VIEIRA, C. B.. Legislação do Mercado de Produtos Orgânicos no Brasil: proposta de análise sociológica na disciplina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VIEIRA, C. B.. MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS: O papel do consumidor na Legislação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIEIRA, C. B.. Legislação dos Produtos Orgânicos: O Papel do consumidor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VIEIRA, C. B.. O Consumidor no processo de consolidação e reconhecimento da Legislação dos Produtos da agricultura orgânica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VIEIRA, C. B.; JARDIM, M. A. C. ; MARQUES, V. B. R. . MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS: TRAJETÓRIA E AGENTES DO MARCO REGULATÓRIO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VIEIRA, C. B.. MERCADO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VIEIRA, C. B.. PRODUTOS ORGÂNICOS: TRAJETÓRIA E AGENTES DO MARCO REGULATÓRIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Estudos Rurais na Contemporaneidade. 2017. (Encontro).

2.
IX Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais,. 2017. (Outra).

3.
XI Jornada Científica de Administração Pública.Banca de Apresentação de Trabalhos Científicos e de Extensão durante a XI Jornada Científica de Administração Pública. 2017. (Outra).

4.
Conferência de Abertura - As Ciências Sociais em tempos de crise durante a XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara. 2016. (Outra).

5.
Conferências de lançamento do Livro Altruísmo, Dons e Trocas Simbólicas. 2016. (Outra).

6.
Mesa Redonda - A crise politica e a crise de representatividade na cultura politica brasileiradurante a XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara. 2016. (Outra).

7.
Mesa Redonda - O impacto da crise política nos movimentos sociais e na na periferia - durante a XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara. 2016. (Outra).

8.
Mesa Redonda- Pensamento Político e Social Brasileiro: teorias, métodos e perspectivas, durante a XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara. 2016. (Outra).

9.
Mesa Redonda - Reflexões sobre a América do Sul no novo cenário internacional durante a XV Semana de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP/Araraquara. 2016. (Outra).

10.
Minicurso Perspectivas Etnográficas na contemporaneidade. 2016. (Outra).

11.
1º Workshop Internacional de Sociologia Econômica e da Finanças.Produtos Orgânicos no Brasil Aspectos econômicos, sociais e políticos. 2015. (Outra).

12.
Curso Intensivo Sociologia Econômica dos Intermediários: Novos formatos institucionais dos Bancos Publicos em Contexto de Financeirização e Crise. 2015. (Outra).

13.
III SEMINARIO INTERNACIONAL RURALIDADES, TRABALHO E MEIO AMBIENTE.A disputa por espaço no mercado de Produtos Orgânicos no Brasil. 2015. (Seminário).

14.
Curso Intensivo Sociologia economica dos mercados ministrado pela Profª Drª Marie-France Garcia Parpeet. 2014. (Outra).

15.
Jornada de Estudos, Estado e Mercado no Brasil contemporâneo: Produção de sentido, produção de alianças (lançamento de livro). 2014. (Outra).

16.
Curso Etnografia e economia: novos objetos, debates e perspectivad. 2013. (Outra).

17.
Minicurso "Tópicos sobre textos acadêmicos: projeto e monografia". 2013. (Outra).

18.
Seminário "A construção social dos mercados". 2013. (Seminário).

19.
Curso Intensivo: A Sociologia Econômica Francesa: A contribuição de Pierre Bourdieu -Prof: Frédéric Lebaron. 2012. (Outra).

20.
CURSO INTENSIVO: CRITICA DA ECONOMIA POLITICA: ALTRUISMO, DOM E BENS SIMBÓLICOS. 2012. (Outra).

21.
II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO DO SUSTENTAVEL.Produtos Orgânicos: trajetórias e agentes do marco regulatório. 2012. (Simpósio).

22.
Minicurso ASPECTOS CONSTRUTIVOS DE GÊNEROS TEXTUAIS ACADEMICOS. 2012. (Outra).

23.
Simpósio "Pesquisa em Educação: Internacionalização e Responsabilidade social - A Pesquisa na Pós-graduação e a melhoria da qualidade da educação pública: como estabelecer uma sinergia virtuosa?. 2012. (Simpósio).

24.
SISTEMA GERENCIADOR DE CONTEÚDO DINÂMICO ( SGD 2. 2012. (Outra).

25.
V SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRARIA E QUESTÕES RURAIS. 2012. (Simpósio).

26.
ESTADO E MERCADO NA ARGENTINA E NO BRASIL: O OLHAR DA SOCIOLOGIA ECONOMICA. 2011. (Outra).

27.
Minicurso de "Fotografia Etnográfica". 2011. (Outra).

28.
Aula Magna de ciências Econômicas. 2010. (Outra).

29.
PARA PENSAR OS CLASSICOS: PARA PENSAR WEBER. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, R. R. D. ; FONSECA, D. J. ; PEREGO, C. H. ; VIEIRA, C. B. ; CAMARGO, F. R. ; BOTELHO, V. T. ; MARTHA, A. M. ; UEHARA, R. A. ; PASCHOALINO, A. . Workshop Internacional de Farmácia Inclusiva. 2016. (Outro).

2.
JARDIM, M. A. C. ; VIEIRA, C. B. ; VIANA, K. D. R. ; ALVES, T. G. M. ; PORCIONATO, G. L. . NOTÍCIAS EM TEMPO REAL E FINANCEIRIZAÇÃO DA ECONOMIA NO BRASIL: ETNOGRAFIANO JORNAL VALOR ECONÔMICO. 2015. (Outro).

3.
JARDIM, M. A. C. ; VIEIRA, C. B. . Curso de Métodos Quantitativos: Análise de correspondência de dados (ACM) e SPAD. 2014. (Outro).

4.
PARPET, M. F. G. ; JARDIM, M. A. C. ; VIEIRA, C. B. . Curso Intensivo - Sociologia econômica dos mercados - ministrado pela Profª Marie-France Garcia Parpet. 2014. (Outro).

5.
MOREIRA, J. P. A. ; JARDIM, M. A. C. ; VIEIRA, C. B. . Curso Etnografia e Economia: Novos Objetos, debates e perspectivas. 2013. (Outro).

6.
JARDIM, M. A. C. ; VIEIRA, C. B. . Curso Juventude e Geração, com Gérard Mauger. 2013. (Outro).

7.
VIEIRA, C. B.; JARDIM, M. A. C. ; MARTINS, R. C. . Minicurso ruralidades contemporâneas - Profº Drº Rodrigos C Martins. 2013. (Outro).

8.
SOUZA, C. B. G. ; VIEIRA, C. B. ; Rezende, G.J. R . Simpósio ?Pesquisa em Educação: Internacionalização e Responsabilidade social ? A Pesquisa na Pós-graduação e a melhoria da qualidade da educação pública: como estabelecer uma sinergia virtuosa? ?. 2012. (Outro).

9.
JARDIM, M. A. C. ; VIEIRA, C. B. . Curso: A Sociologia Econômica francesa: a contribuição de Pierre Bourdieu -Prof: Frédéric Lebaron. 2012. (Outro).

10.
VIEIRA, C. B.; JARDIM, M. A. C. . CURSO INTENSIVO: CRITICA DA ECONOMIA POLITICA: ALTRUISMO, DONS E BENS SIMBÓLICOS. 2012. (Outro).

11.
VIEIRA, C. B.; SOUZA, C. B. G. ; Rezende, G.J. R ; Negrini, M.C . VI Encontro Iberoamericano de Educação. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 16:50:01