Wilton Moreira Ferraz Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4328187599187471
  • Última atualização do currículo em 28/05/2018


Possui graduação em pela Associação de Ensino de Itapetininga (2006), Especialização em Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas pelo Senac Sorocaba, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente é concursado do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Robótica, Mecatrônica e Automação, com ênfase em Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, jogo, tecnologia, educação e jogos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilton Moreira Ferraz Junior
Nome em citações bibliográficas
FERRAZ JUNIOR, W. M.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de São Paulo, Campus Itapetininga.
Avenida João Olímpio de Oliveira, 1561
18202-000 - Itapetininga, SP - Brasil
Telefone: (15) 33769930
URL da Homepage: http://www.ifsp.edu.br/index.php/15-itapetininga.html


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Método Ágeis, Dilema e Rerroupagem no Desenvolvimento de Jogos Educacionais em Sala de Aula,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Murillo Rodrigo Petrucelli Homem.
Coorientador: Carlos Henrique da Silva Santos.
Palavras-chave: Jogos Sérios; Produção de Jogos Educativos; Métodos Ágeis; Método Computacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2011 - 2013
Especialização em Tecnologia e Desenvolvimento de Sistemas. (Carga Horária: 404h).
Senac Sorocaba, SENAC, Brasil.
Título: SISTEMA DE CONTROLE DE APÓLICE DE SEGUROS AUTOMOTIVOS.
Orientador: prof. Dr. Dalton Martins.
2003 - 2006
Graduação.
Associação de Ensino de Itapetininga, OSI, Brasil.
Título: WebSite Jornal O Expresso.
Orientador: Francisco Bianchi.




Formação Complementar


2010 - 2010
Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplina. (Carga horária: 320h).
Fatec Sorocaba, FATEC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 40

Atividades

11/2017 - Atual
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do projeto de extensão: Introdução ao Desenvolvimento de Jogos de Computador.
11/2017 - Atual
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do projeto de extensão: Aplicação da BNCC em Atividades de Ensino sobre Pensamento Computacional.
04/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de elaboração do Projeto Pedagógico (PPC) e implantação do curso técnico em Informática na forma integrada ao Ensino Médio..
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração dos Projetos Políticos dos cursos da modalidade PROEJA do Campus Itapetininga.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para a Elaboração e Implantação do projeto Pedagógico de Curso (PPC) Técnico em Informática do Campus Itapetininga.
04/2012 - Atual
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
membro do projeto de extensão: A Astronomia e a Formação continuada de Professores da região de Itapetininga/SP: uma proposta educacional e de inclusão digital e tecnológica.
02/2017 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Informática Aplicada à Educação.
11/2016 - 06/2017
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do projeto de extensão: Curso de desenvolvimento para Android utilizando o ambiente AppInventor.
05/2015 - 11/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Itapetininga, .

Cargo ou função
Membro do Comitê de Comunicação e Divulgação do 6º CINTEC do IFSP Campus Itapetininga.
08/2015 - 12/2015
Extensão universitária , IFSP - Campus Itapetininga, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do projeto de extensão: Desenvolvendo aplicações com a IDE MonoDevelop.

Instituto Itapetiningano de Ensino Superior, IIES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 8


ETEC Dr. Celso Charuri, ETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor



Projetos de extensão


2018 - Atual
Introdução ao Desenvolvimento de Jogos de Computador
Descrição: O mercado de jogos eletrônicos é responsável por movimentar grandes quantias de dinheiro, oferecendo oportunidades para quem deseja trabalhar na área, seja em grandes empresas desenvolvedoras, ou como desenvolvedores independentes que disponibilizam os jogos produzidos através de lojas virtuais existentes. Para pessoas com interesse em fazer parte deste mercado, torna-se de grande importância a familiarização com etapas envolvidas no desenvolvimento de jogos, o que é o propósito principal deste curso. São abordados aspectos do desenvolvimento de jogos para computador, desde a criação de um projeto de jogo até a implementação de um protótipo funcional do mesmo, apresentando conceitos de imagens, sons, interação com dispositivos de entrada, física e inteligência artificial em jogos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Wilton Moreira Ferraz Junior - Coordenador.
2018 - Atual
Aplicação da BNCC em Atividades de Ensino sobre Pensamento Computacional
Descrição: O Pensamento Computacional associa ideias sobre a resolução de problemas e a compreensão do comportamento humano norteados por fundamentos da Computação. Se trata de um conjunto de habilidades que ajudam na resolução de problemas do cotidiano. Atualmente, a competência de se 'pensar computacionalmente' é tão importante quanto a leitura, a escrita e o cálculo, sendo relevante para a criança compreender sobre algoritmos, padrões e decomposição como meio de auxiliá-la na resolução de problemas de diversas áreas. O objetivo do curso é fazer com que o docente saiba associar as habilidades do Pensamento Computacional em Atividades de Ensino Interdisciplinares, por meio de práticas desplugadas e plugadas, baseadas na normativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades desplugadas são dinâmicas que não usam nenhum meio digital e apenas materiais de baixo custo. As atividades plugadas são dinâmicas conduzidas por meio de dispositivos eletrônicos (computadores, smartphones, etc). O curso possui 8 encontros presenciais e outras 6 aulas em que serão disponibilizados conteúdos somente em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que os participantes terão acesso a Planos de Aula e Vídeo Aulas com exemplos de Atividades de Ensino sobre Pensamento Computacional, associados aos conhecimentos exigidos pela BNCC. Nos encontros presenciais, os conceitos do Pensamento Computacional serão expostos com dinâmicas conectadas aos conteúdos curriculares. Quanto aos resultados, espera-se que os professores consigam planejar, elaborar e conduzir práticas pedagógicas apoiadas pelo Pensamento Computacional. Esta é uma parceria entre o IFSP Itapetininga e a UFSCar Sorocaba. Sabia mais em: http://www.sbc.org.br/institucional-3/chancela-sbc/c2y-computing-to-you.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Wilton Moreira Ferraz Junior - Coordenador / Suéllen Rodolfo Martinelli - Integrante.
2016 - 2017
Curso de desenvolvimento para Android utilizando o ambiente AppInventor
Descrição: O App Inventor é uma interface simples e fácil de usar baseada no conceito de programação em blocos lógicos, utilizada para o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Android, que hoje é amplamente utilizada em dispositivos móveis. Neste contexto tem-se por objetivo promover atividades lúdicas de exploração do ambiente App Inventor, com o intuito de proporcionar um processo de ensino-aprendizagem mais descontraído, para que os alunos adquiram habilidades e competências para desenvolverem soluções inovadoras para plataforma Android..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Wilton Moreira Ferraz Junior - Coordenador.
2015 - 2015
Desenvolvendo aplicações com a IDE MonoDevelop
Descrição: A demanda crescente de novos softwares que o mercado consumidor impõe, faz com que desenvolvedores necessitem criar softwares inovadores em um pequeno espaço de tempo, com baixo custo e dentro dos padrões de qualidade aceitáveis. Para alcançar estas metas a utilização de I.D.E. (Integrated Development Environment) ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento vem sendo considerado como indispensáveis na etapa de produção de sistemas. Atento a esta demanda pretende-se realizar um estudo sobre a I.D.E MonoDevelop open source e multiplataforma com suporte aos sistemas operacionais: Linux, Windows e Mac OS X; que permite á usuários iniciantes e experientes desenvolverem seus softwares em linguagens de programação como: C#, F#, Visual Basic .NET, C/C++ e Vala. Além do exposto, é possível criar interfaces gráficas com a toolkit multiplataforma GTK+. Como parte destes estudos será oferecido um curso de introdução a programação em C# utilizando MonoDevelop..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Wilton Moreira Ferraz Junior - Coordenador / Marcos Dissotti do Nascimento Rodrigues - Integrante.
2014 - 2014
Formação continuada de professores: Desenvolvimento e utilização de games educacionais
Descrição: Capacitar professores da rede pública por meio de uma metodologia baseada em padrões de projetos a desenvolverem jogos simples para computadores e também para que possam levar essa dinâmica de desenvolvimento para seu cotidiano escolar, quando lhe for ofertada a estrutura de trabalho. Essas atividades lúdicas podem ser promovidas com o intuito de promover um processo de ensino-aprendizagem mais descontraído e que motive o jovem para a aprendizagem de conteúdos escolares por meio dos jogos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Wilton Moreira Ferraz Junior - Coordenador / Carlos Henrique da Silva Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Informatica.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOES, M. H. R.2014 GOES, M. H. R. ; FERRAZ JUNIOR, W. M. ; SANTOS, C. H. S. . Desenvolvimento de uma interface para um simulador eletromagnético nas nuvens. Sinergia (IFSP. Online), v. 15, p. 74-80, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
FERRAZ JUNIOR, W. M.; SANTOS, C. H. S. ; HOMEM, M. R. P. . O uso de games no processo ensino-aprendizagem. In: Alexandre Shigunov Neto; Carlos Henrique Da Silva Santos. (Org.). Informática aplicada à Educação: algumas reflexões e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016, v. 1, p. 207-227.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, E. A. R. ; ALVES, D. A. ; SCHEFER, R. P. ; FERRAZ JUNIOR, W. M. . Apresentação de logomarca dos Institutos Federais por meio do Software ALICE. In: Congresso Alice Brasil, 2013, São Paulo. Anais 2013. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica, 2013. v. 1. p. 1-102.

2.
MARTINELLI, S. R. ; FERRAZ JUNIOR, W. M. . Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e de Jogos Eletrônicos Educativos pelo Scratch. In: Congresso Alice Brasil, 2013, São Paulo. Alice Brasil : anais 2013. São Paulo: Páginas & Letras Editora e Gráfica. v. 1. p. 33-39.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERRAZ JUNIOR, W. M.; SANTOS, C. H. S. ; HOMEM, M. R. P. . Método para o Desenvolvimento de Serious Games Voltados ao Ensino de Física Utilizando o Scratch. In: 67ª - Reunião Anual da SBPC, 2015, São Carlos. Anais/Resumos da 67ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERRAZ JUNIOR, W. M.; SANTOS, C. H. S. ; HOMEM, M. R. P. . Metodologia Baseada em Métodos Ágeis, Dilema e Rerroupagem para o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais. In: SBGames 2016 - Workshop de Teses e Dissertações, 2016, São Paulo. LIVRO DE RESUMOS. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016.

2.
FERRAZ JUNIOR, W. M.; CARRIEL, G. N. ; SANTOS, C. H. S. ; HOMEM, M. R. P. . Aprendendo física desenvolvendo jogos. In: III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015, Recife. Anais - Mostra de Pôsteres. Recife: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PERNAMBUCO, 2015.

3.
RITA, F. J. L. ; SILVA, A. C. L. E. ; INOCENCIO, B. F. F. ; LIMA, M. A. ; SILVA, L. F. C. S. ; FERRAZ JUNIOR, W. M. . Métodos ágeis para o desenvolvimento de pequenos jogos. In: III Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos - Cotuca, 2013, Campinas. Caderno de Resumos da III Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, 2013. v. 1.

4.
OLIVEIRA, W. A. ; DIAS, A. F. B. ; ALMEIDA, P. F. ; FERRAZ JUNIOR, W. M. ; José Antonio Castanho de Almeida . AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM JAVA. In: FEBRACE 2012, 2012, São Paulo. Resumos FEBRACE 2012. São Paulo: EPUSP, 2012. p. 7-7.

5.
FERRAZ JUNIOR, W. M.; William Alberto de Oliveira ; Paulo Ferreira de Almeida ; Anderson Felipe de Barros Dias ; José Antonio Castanho de Almeida . AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM JAVA. In: FETEPS - Feira Tecnológica - Centro Paula Souza, 2011, São Paulo. Resumos FETEPS 2011. São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2011.

6.
FERRAZ JUNIOR, W. M.; Suéllen Rodolfo Martinelli . QUIZEDUC. In: FETEPS, 2010, São Paulo. Resumos FETEPS 2010. São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2010. v. 1.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FERRAZ JUNIOR, W. M.. Portal de Notícias Jornal O Expresso. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERRAZ JUNIOR, W. M.; HIROMITUS, B.; WISNIESKI, R. T.. Participação em banca de Aryane Kellen Alves dos Santos. Jogo pedagógico no contexto da saúde bucal. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de São Paulo.

2.
FERRAZ JUNIOR, W. M.; HIROMITUS, B.; WISNIESKI, R. T.. Participação em banca de Plinio Theodoro Junior. MMORPG. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de São Paulo.

3.
SCHEFER, R. P.; FERRAZ JUNIOR, W. M.; OLIVEIRA, M. D.. Participação em banca de Alan Ferreira Chioquetti. Seven7h art films. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de São Paulo.

4.
WISNIESKI, R. T.; FERRAZ JUNIOR, W. M.; BROCHADO, R. A.. Participação em banca de Amanda Cristina de Sene Lima. Implantação de um hotspot em uma biblioteca pública. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de São Paulo.

5.
WISNIESKI, R. T.; FERRAZ JUNIOR, W. M.; BROCHADO, R. A.. Participação em banca de Moises Domingues Pinto. Estudo sobre a tecnologia RAID. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de São Paulo.

6.
SANTOS, R. F. L.; MANIA , F.; FERRAZ JUNIOR, W. M.. Participação em banca de Henrique Mantovan Coginotti. Segurança de redes- simulação de ataque hacker. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SBGames 2016 - Workshop de Teses e Dissertações. Metodologia Baseada em Métodos Ágeis, Dilema e Rerroupagem para o Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais. 2016. (Congresso).

2.
67ª - Reunião Anual da SBPC. Método para o Desenvolvimento de Serious Games Voltados ao Ensino de Física Utilizando o Scratch. 2015. (Congresso).

3.
III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. Aprendendo física desenvolvendo jogos. 2015. (Congresso).

4.
FETEPS - Feira Tecnológica - Centro Paula Souza. Automação residencial com Java. 2011. (Feira).

5.
FETEPS - Feira Tecnológica - Centro Paula Souza. QuizEduc. 2010. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, E. A. R. ; HU, O. R. T. ; PAMBOUKIAN, S. V. D. ; FERRAZ JUNIOR, W. M. . Congresso Alice Brasil 2014-2015. 2015. (Congresso).

2.
FERRAZ JUNIOR, W. M.. Congresso Alice Brasil 2013. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SUÉLLEN RODOLFO MARTINELLI. O PROJETO SCRATCH BRASIL Uma iniciativa em prol à Informática Educativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto Itapetiningano de Ensino Superior. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

Iniciação científica
1.
Wilton Moreira Ferraz Junior. Desenvolvimento de robô controlado por aplicação Android. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP Campus Itapetininga. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

2.
Wilton Moreira Ferraz Junior. Desenvolvimento de robô seguidor de Linha com a Plataforma Arduino. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP Campus Itapetininga. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

Orientações de outra natureza
1.
Adller Demétrio Cândido Corrêa. Aplicativo de Calculadora de RPM. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP Campus Itapetininga. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

2.
Keven de Souza Fernandes Oliveira. Protótipo de poste de energia solar de baixo custo com Arduino. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP Campus Itapetininga. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

3.
Ariane Aparecida de Barros. Casas Inteligentes: O Emprego da Tecnologia na Construção Civil. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP Campus Itapetininga. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

4.
Giovanna Clara Pires Nogueira. Desenvolvimento de um aplicativo para auxílio no Processo de Fresagem. 2017. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP Campus Itapetininga. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

5.
FELIPE JOSÉ LOPES RITA. DESENVOLVIMENTO DE JOGO CASUAL PARA ANDROID E ESTUDO DE SUAS VERTENTES NO MERCADO. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP Campus Itapetininga. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

6.
Brian Corrêa Niachi. PROTÓTIPO DE UM BRAÇO ROBÓTICO DE BAIXO CUSTO PARA USO DIDÁTICO. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

7.
YVES FERREIRA DE OLIVEIRA. DEMONSTRAÇÃO DA PLATAFORMA DE DESENVOLVIMENTO DE GAMES STENCYL©. 2014. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - Instituto Federal de São Paulo. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

8.
Plinio Theodoro Junior. MMORPG. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP Campus Itapetininga. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.

9.
Aryane Kellen Alves dos Santos. Jogo pedagógico no contexto da saúde bucal. 2013. Orientação de outra natureza. (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática) - IFSP Campus Itapetininga. Orientador: Wilton Moreira Ferraz Junior.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GOES, M. H. R.2014 GOES, M. H. R. ; FERRAZ JUNIOR, W. M. ; SANTOS, C. H. S. . Desenvolvimento de uma interface para um simulador eletromagnético nas nuvens. Sinergia (IFSP. Online), v. 15, p. 74-80, 2014.


Livros e capítulos
1.
FERRAZ JUNIOR, W. M.; SANTOS, C. H. S. ; HOMEM, M. R. P. . O uso de games no processo ensino-aprendizagem. In: Alexandre Shigunov Neto; Carlos Henrique Da Silva Santos. (Org.). Informática aplicada à Educação: algumas reflexões e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2016, v. 1, p. 207-227.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARROS, E. A. R. ; HU, O. R. T. ; PAMBOUKIAN, S. V. D. ; FERRAZ JUNIOR, W. M. . Congresso Alice Brasil 2014-2015. 2015. (Congresso).

2.
FERRAZ JUNIOR, W. M.. Congresso Alice Brasil 2013. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 21:03:22