Aylla Gabriela Paiva de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0816385204414260
  • Última atualização do currículo em 22/04/2018


Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2013). Mestrado Profissional de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte campus Mossoró. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem da Matemática, Modelagem matemática, Etnomatemática, entre outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aylla Gabriela Paiva de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, A. G. P.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: MODELAGEM E APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA CONFECÇÃO DO MOLDE DE VESTUÁRIO: UM CASO EM ESTUDO, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: José Lamartine da Costa Barbosa.
Palavras-chave: Modelagem Matemática; Molde de Vestuário; Aplicações Matemáticas; Ensino-aprendizagem da Matemática; Perspectiva sociocrítica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2013
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Título: ENSINAMENTOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE MODELAGEM DE ROUPA.
Orientador: Msc. Fernando Luiz Tavares da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2001 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Cacildiva, CC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Formação em EaD. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2016 - 2017
Curso Avançado de Memorização (Educação à distância). (Carga horária: 20h).
Humano Educação, HE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em DESENHO ESTILÍSTICO DE MODA. (Carga horária: 144h).
FACULDADE INTEGRADA ANGLO AMERICANO, FIAA, Brasil.
2008 - 2008
CURSO DE QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PB, SENAC PB, Brasil.


Atuação Profissional



SENAI - Departamento Regional da Paraíba, SENAI/DR/PB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: instrutora


Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40


EMEF Abdias Aires de Queiroz, EMEF AAQ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 30


Plataforma Paulo Freire, PAFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplina de História da Matemática

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 180
Outras informações
Disciplina de Estágio III


iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, IFCE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
A MATEMÁTICA DOS AGRICULTORES E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SALA DE AULA
Descrição: O projeto tem o compreender como os agricultores utilizam os conteúdos matemáticos no meio rural, ao qual estão inseridos relacionando-os ao conhecimento matemático sistematizado. Assim, apresentar as principais importâncias dessa matemática para sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Aylla Gabriela Paiva de Araújo - Integrante / FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES - Coordenador / Rosa Lidia Gomes de Almeida - Integrante / Alexandro Muniz Araújo - Integrante / Raimundo Eugênio da Silva Filho - Integrante.Financiador(es): Fundo Estadual de Combate a Pobreza - Bolsa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Descrição: O desconhecimento da Matemática e da Educação Financeira trazem consequências para sociedade, pois jovens estão cada vez mais endividados e uma dessas causas é o crédito fácil e sem necessidade de comprovação de renda. Essa ideia nos levou a produzir um projeto de extensão aprovado em edital 01/2017 pela Universidade Regional do Cariri ? URCA, com o intuito de apresentar minicursos sobre Educação Financeira para alunos da Educação Básica, de Ensino Médio de Araripe, Campos Sales e Salitre, além de turmas dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Ciências Matemática e Letras da Unidade Descentralizada da URCA em Campos Sales. Esse texto apresenta as propostas de realização desses minicursos e os resultados parciais da realização da primeira oficina com estudantes do 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública de Campos Sales. A metodologia se constitui pela produção de minicursos, no quais apresentaremos conceitos básicos de administração financeira e orientações de investimento. Estudar Educação Financeira nas escolas é fundamental para se entender a aplicabilidade da matemática no cotidiano das pessoas e como esses conhecimentos podem auxiliar no momento de uma compra ou venda de produtos, bens ou serviços. Na primeira oficina realizada, os estudantes aprenderam a organizar a renda familiar de acordo com as despesas fixas e temporárias, bem como perceberam a necessidade de planejamento de despesas a longo prazo, além de conhecer os meios de realizar investimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Aylla Gabriela Paiva de Araújo - Coordenador / FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES - Integrante / FRANCISCA TUANNY APARECIDA DE SOUZA SILVA - Integrante / Jocione Lima do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2014
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Aylla Gabriela Paiva de Araújo - Integrante / Adriana da Silva Veloso Bezerra - Integrante / Maria da Conceição Vieira Fernandes - Coordenador.


Outros Projetos


2017 - Atual
Monitoria da disciplina de Trigonometria, Polinômios e Números Complexos
Descrição: A disciplina Trigonometria, Números Complexos e Polinômios possui carga horária 60 horas, equivalente a quatro créditos. Logo, o devido projeto tem como objetivo de mostrar a importância do monitor na disciplina, pois os alunos individualmente ou em grupos poderão tirar dúvidas tanto durante os horários regulares das aulas, quanto em outros horários desde que, previamente agendados. Nesse sentido, o que esperamos com o trabalho do monitor é a facilitação do ensino e aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aylla Gabriela Paiva de Araújo - Coordenador / Valeria de Morais do Nascimento - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Primeiro lugar na seleção professor substituto do IFCE, Edital nº 03/GDG - campus Juazeiro do Norte-IFCE/2017 (DOU 24/03/2017), IFCE.
2016
Aprovada no concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de professor efetivo da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 30 de novembro de 2016, Portaria nº 2775, Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
2015
Aprovado no processo Seletivo para contratação de professor temporário n° 009/2015 - GR DE 10 de Julho de 2015 publicado no diário oficial do estado do Ceará, dia 02/09/2015, p. 42., Universidade Regional do Cariri - URCA.
2015
Aprovada no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL Nº 08/2015 RETIFICADO, CURSO: 2459 Matemática (Perfil 03) - Cajazeiras, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.
2014
DESTAQUE COM O TRABALHO: ENSINAMENTOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE MODELAGEM DE ROUPAS, III FEIRA NACIONAL DE MATEMÁTICA, organizada pela UNEB.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ARAÚJO, A. G. P.. Ensinamentos matemáticos no processo de modelagem de roupas. 1. ed. BEAU BASSIN: Novas edições acadêmicas, 2017. v. 1. 65p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, A. G. P.; BARBOSA, J. L. C. . UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO DE VESTUÁRIO. In: Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2017, Ouro Preto. VI EEMOP VIII EEPEM 18 A 20 DE MAIO DE 2017 PROMOVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA TODOS. Ouro Preto: Editora UFOP, 2017. p. 1-1070.

2.
ARAÚJO, A. G. P.; BARBOSA, J. L. C. ; MACEDO, L. M. S. . APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Minicursos, 2016. v. 12.

3.
PINHEIRO, A. A. ; ARAÚJO, A. G. P. ; GONCALVES, L. S. . MULTIPLANO COMO AUXÍLIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PESSOAS CEGAS. In: Congresso Internacional de Educação Inclusiva, 2016, Campina Grande. Anais II CINTEDI. Campina Grande: portal realize, 2016. v. 1.

4.
SOUSA, Z. F. ; ARAÚJO, A. G. P. ; ALMEIDA, J. J. P. ; MACEDO, L. M. S. . O ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS. In: Anais do Colóquio de Matemática do IFCE - Campus Juazeiro do Norte, 2015, Juazeiro do Norte. LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POR UMA DOCÊNCIA INTEGRADA COM A PESQUISA EM MATEMÁTICA PURA, APLICADA E EDUCACIONAL, 2015. p. 220-227.

5.
ARAÚJO, A. G. P.; BEZERRA, A. S. V. . O CORPO HUMANO E A PROPORÇÃO ÁUREA. In: IV Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea, 2014, Campina Grande. IV COBESC, 2014. v. 1.

6.
ARAÚJO, A. G. P.. Modelagem Matemática na Confecção de Roupas. In: XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTE DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014, RECIFE. ANAIS ELETRÔNICOS. RECIFE: Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, 2014.

7.
MEDEIROS, K. M. ; ARAÚJO, A. G. P. ; ARAUJO, A. I. S. ; BEZERRA, A. S. V. ; LIMA, J. L. D. . A CALCULADORA CIENTÍFICA UTILIZADA NA FORMULAÇÃO, NA RESOLUÇÃO E NA EXPLICAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013, CURITIBA. ANAIS DO XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS. CURITIBA: SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2013. v. 10.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, A. G. P.; MORAES, F. R. F. ; SILVA, F. T. A. S. ; ALVES, F. R. V. . EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CARIRI-OESTE DO CEARÁ. In: II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2017, Campina Grande. Anais II CONAPESC. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

2.
GONCALVES, L. S. ; ARAÚJO, A. G. P. ; ALENCAR, S. S. . AS PRINCIPAIS DIFICULDADES TRAZIDAS PELOS OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 2017, CAMPINA GRANDE. II CONAPESC. Campina Grande: Editora Realize, 2017. v. 1.

3.
BEZERRA, A. S. V. ; ARAUJO, A. I. S. ; ARAÚJO, A. G. P. . O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA. In: IV ENID, 2014, Campina Grande. Anais ENID / UEPB(2014), 2014. v. 1.

4.
ARAUJO, A. I. S. ; BEZERRA, A. S. V. ; ARAÚJO, A. G. P. . A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POTENCIADORA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. In: IV ENID, 2014, Campina Grande. Anais ENID / UEPB(2014), 2014. v. 1.

5.
ARAÚJO, A. G. P.; BEZERRA, A. S. V. ; ARAUJO, A. I. S. . FORMAS GEOMÉTRICAS E MATEMÁTICA E SUAS RELAÇÕES COM A MODA. In: IV ENID, 2014, Campina Grande. Anais ENID / UEPB(2014), 2014. v. 1.

6.
ARAÚJO, A. G. P.; BARBOSA, J. L. C. . ENSINAMENTOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE MODELAGEM DE ROUPAS. In: III FEIRA NACIONAL DE MATEMÁTICA, 2014, SALVADOR. ANAIS III FEIRA NACIONAL DE SALVADOR. Salvador: Organização Uneb, 2014. p. 1-681.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, A. G. P.; BEZERRA, A. S. V. ; ARAUJO, A. G. P. ; SILVA, A. C. . A GEOMETRIA DA VIDA. In: CONEDU, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU - (2014), 2014. v. 1.

2.
ARAUJO, A. I. S. ; BEZERRA, A. S. V. ; ARAÚJO, A. G. P. . A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CURIOSOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS DE MALBA TAHAN. In: CONEDU, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU - (2014), 2014. v. 1.

3.
SILVA, A. C. ; SILVA JUNIOR, L. M. ; ARAÚJO, A. G. P. . BINGO DAS FUNÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO. In: CONEDU, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU - (2014), 2014. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, A. G. P.; MORAES, F. R. F. ; SILVA, F. T. A. S. ; ALVES, F. R. V. . EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CARIRI-OESTE DO CEARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GONCALVES, L. S. ; ARAÚJO, A. G. P. ; ALENCAR, S. S. . AS PRINCIPAIS DIFICULDADES TRAZIDAS PELOS OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
ARAÚJO, A. G. P.. Tendências Metodológicas no Ensino de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ARAÚJO, A. G. P.. Etnomatemática, História e Filosofia da Matemática e suas possibilidades pedagógicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ARAÚJO, A. G. P.; BARBOSA, J. L. C. ; MACEDO, L. M. S. . APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ARAÚJO, A. G. P.. XVIII EBRAPEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAÚJO, A. G. P.. Beleza exata. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ARAÚJO, A. G. P.; BEZERRA, A. S. V. . O CORPO HUMANO E A PROPORÇÃO ÁUREA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARAÚJO, A. G. P.; BEZERRA, A. S. V. . A Matemática no Processo de Modelagem de Roupas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BEZERRA, A. S. V. ; ARAÚJO, A. G. P. . Beleza Exata - Proporção e Simetria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAÚJO, A. G. P.; BEZERRA, A. S. V. . CONCEITOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE MODELAGEM DE ROUPAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BEZERRA, A. S. V. ; ARAÚJO, A. G. P. . ESTÉTICA E MATEMÁTICA, UMA COMBINAÇÃO PERFEITA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MEDEIROS, K. M. ; ARAÚJO, A. G. P. ; ARAUJO, A. I. S. ; LIMA, J. L. D. ; SANTIAGO, M. S. . A Calculadora Científica Utilizada na Formulação, na Resolução e na Explicação de Problemas Matemáticos no Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
BEZERRA, A. S. V. ; ARAUJO, A. I. S. ; ARAÚJO, A. G. P. . O Ensino da Trigonometria Subsidiado por Novos Recursos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ARAÚJO, A. G. P.; ALVES, J. P. S. . BRINCANDO COM PALITOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS.EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DO ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO CARIRI-OESTE DO CEARÁ". 2017. (Encontro).

2.
II Fórum Cearense de Licenciaturas em Matemática (II FCLM). 2017. (Outra).

3.
III Encontro de Matemática da FECLESC (III EMAF).RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, JOGOS E ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO. 2017. (Encontro).

4.
IV ENCONTRO CAJAZEIRENSE DE MATEMÁTICA.TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. (Encontro).

5.
IX Colóquio de Matemática.Etnomatemática, História e Filosofia da Matemática e suas possibilidades pedagógicas. 2017. (Outra).

6.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. DIDÁTICA FRANCESA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2017. (Congresso).

7.
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E II JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. "GT-09 - INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL. 2016. (Congresso).

8.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática.APLICAÇÕES DE MÉTODOS MATEMÁTICOS NA CONSTRUÇÃO DO MOLDE DA SAIA GODÊ. 2016. (Encontro).

9.
II SEMANA ACADÊMICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICAMÁ.MODELAGEM E APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA CONFECÇÃO DO MOLDE DE VESTUÁRIO: UM CASO EM ESTUDO. 2015. (Outra).

10.
II SEMANA ACADÊMICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICAMÁ.O JOGO BATALHA DAS QUATROS OPERAÇÕES COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. 2015. (Outra).

11.
VIII COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DO IFCE.O ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO: UMA EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DOS QUADRILÁTEROS NOTÁVEIS. 2015. (Outra).

12.
Cobesc.O CORPO HUMANO E A PROPORÇÃO ÁUREA. 2014. (Outra).

13.
CONEDU. BINGO DAS FUNÇÕES: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO. 2014. (Congresso).

14.
CONEDU. A GEOMETRIA DA VIDA. 2014. (Congresso).

15.
CONEDU. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CURIOSOS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROBLEMAS DE MALBA TAHAN. 2014. (Congresso).

16.
Congresso Internacional de educação e inclusão. O USO DO GEOGEBRA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS. 2014. (Congresso).

17.
III feira nacional de matemática Salvador. ENSINAMENTOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE MODELAGEM DE ROUPAS. 2014. (Feira).

18.
IV ENID.FORMAS GEOMÉTRICAS E MATEMÁTICA E SUAS RELAÇÕES COM A MODA. 2014. (Encontro).

19.
IV ENID.http://editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/resumo.php?idtrabalho=692. 2014. (Encontro).

20.
IV ENID.O USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ESTUDO DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA. 2014. (Encontro).

21.
VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática e III Fórum Paraibano de Licenciaturas em Matemática.GT 08 - Formação de Professores e Educação Matemática (FPM). 2014. (Encontro).

22.
VIII EPBEM.CÁLCULOS BÁSICOS DE MATEMÁTICA NA PRODUÇÃO DE VESTUÁRIOS E NA MODA.. 2014. (Encontro).

23.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática.PARTICIPAÇÃO DE 40 HORAS. 2013. (Encontro).

24.
II ENCONTRO DE INICIANÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB.MONITORA. 2012. (Encontro).

25.
II ENCONTRO DE INICIANÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB.PARTICIPOU DO MINICURSO COMO USAR A LEI DE ROUANET. 2012. (Encontro).

26.
II ENCONTRO DE INICIANÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB.PARTICIPOU DA OFICINA O LÚDICO NO ENSINO APRENDIZADO DE CIÊNCIAS: RECICLANDO IDEIAS- LIXO E MEIO AMBIENTE. 2012. (Encontro).

27.
II ENCONTRO DE INICIANÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB.PARTICIPOU DO MINICURSO MODELAGEM DE OBJETOS EM 3D. 2012. (Encontro).

28.
II ENCONTRO DE INICIANÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB.PARTICIPOU 25 HORAS. 2012. (Encontro).

29.
II ENCONTRO DE INICIANÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB.PARTICIPOU DO MINICURSO ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA. 2012. (Encontro).

30.
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.MONITORA. 2012. (Outra).

31.
seminário em ensino de ciências e educação matemática. 2012. (Seminário).

32.
VII EPBEM.MONITORA 30 HORAS. 2012. (Encontro).

33.
VII EPBEM.Minicurso PROBLEMATIZANDO O ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NA SALA DE AULA. 2012. (Encontro).

34.
III ENCONTRO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA.Participação. 2011. (Encontro).

35.
"MOMENTO CIÊNCIA- CCT- UEPB NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.MONITOR. 2010. (Outra).

36.
II ENCONTRO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA.PARTICIPAÇÃO. 2010. (Encontro).

37.
VI EPBEM.PARTICIPAÇÃO DE 24 HORAS. 2010. (Encontro).

38.
VI EPBEM.PARTICIPOU DO MINICURSO A PROBLEMATIZAÇÃO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS. 2010. (Encontro).

39.
VI EPBEM.PARTICIPOU DO MINICURSO PERSPECTIVAS QUANTO AO ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA: UMA CONTRIBUIÇÃO, DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, A. G. P.. III FEIRA DE MATEMÁTICA DE CAMPOS SALES. 2016. .

2.
ARAÚJO, A. G. P.. III SEMANA DE MATEMÁTICA DA URCA. 2016. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, A. G. P.. Tendências Metodológicas no Ensino de Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 19:13:23