Sandro Rolak

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4785935634545585
  • Última atualização do currículo em 14/10/2018


Possui Mestrado Profissional em Administração na área de concentração Estratégia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos (2013) pela Faculdade Guairacá. Aperfeiçoamento em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior (2014) pela Unicentro. Graduação em Administração de Empresas pela Faculdades Guarapuava (2009). Atua na docência como colaborador na Universidade Estadual Centro-Oeste (Unicentro) - Departamento de Administração (DEADM) e como professor efetivo na Faculdade Guairacá (DEADM). Pertence ao quadro de docentes no Programa de Pós-Graduação MBA Executivo em Liderança, Coaching e Gestão Empreendedora na Faculdade Guairacá. Exerce a função de professor auxiliar no curso Tecnólogo em Gestão Pública pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) - Unicentro. Apresenta experiência na tutoria, realizada na Especialização em Gestão de Saúde pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) - Unicentro. Tendo experiências profissionais anteriores nas áreas de finanças, recursos humanos, materiais e produção. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandro Rolak
Nome em citações bibliográficas
ROLAK, S.;ROLAK, SANDRO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Centro-Oeste, unicentro.
Rua Presidente Zacarias de Goes - até 1508/1509
Santa Cruz
85015430 - Guarapuava, PR - Brasil
Telefone: (042) 36211000
URL da Homepage: http://www2.unicentro.br/


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado profissional em Administração.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: UMA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DA REDE DE COOPERAÇÃO INTERORGANIZACIONAL DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DE CONFECÇÕES DE MARINGÁ E CIANORTE NO ESTADO DO PARANÁ POR MEIO DA ABORDAGEM DE CICLO DE VIDA, Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Marcos de Castro.
Palavras-chave: Estratégia; Redes Interorganizacionais; Ciclo de Vida.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2012 - 2013
Especialização em Recursos Humanos. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Título: INOVAÇÕES INTERNAS ORGANIZACIONAIS COMO FORMA DE TRANSFORMAÇÃO NOS PROCESSOS DAS EMPRESAS.
Orientador: Marcelo Abdnur.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Especialização em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 384h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UMA MODALIDADE DE ENSINO ENQUANTO ALTERNATIVA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NA CONTEMPORANEIDADE. Ano de finalização: 2013.
Orientador: Carlos Eduardo Bittencourt Stange.
2005 - 2009
Graduação em Administração de Empresas.
Faculdades Guarapuava, FG, Brasil.
Título: Viabilidade Econômica-Financeira de Expansão da Empresa Adrifer de Guarapuava-PR.
Orientador: Eliane Horbus.




Formação Complementar


2014 - 2014
Sistema Fecomércio da Paraná. (Carga horária: 20h).
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (PR), FECOMERCIO, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento e Controle da Manutenção. (Carga horária: 32h).
Associação Brasileira de Manutenção, ABRAMAN, Brasil.
2014 - 2014
Planejamento e Controle da Produção. (Carga horária: 5h).
Escola Virtual Pontogente, EVP, Brasil.
2013 - 2013
Fund. Pedag. para Educação Profissional. (Carga horária: 40h).
SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.
2013 - 2013
Gestão da Produção. (Carga horária: 16h).
IMAM (São Paulo, IMAM, Brasil.
2013 - 2013
Laboratório da Prática Pedagógica. (Carga horária: 16h).
SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.
2013 - 2013
Seminário Itinerante de Transporte. (Carga horária: 3h).
Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, FETRANSPAR, Brasil.
2013 - 2013
Proatividade de Mercado-Estratégia da Antecipação. (Carga horária: 1h).
Fundação Dom Cabral, FDC, Brasil.
2012 - 2012
Plano de Regionalização da Gestão de Resíduos. (Carga horária: 8h).
Secretaria de Estado do Ambiente e Recursos Hídridos, SEMA, Brasil.
2011 - 2011
Aplicad. da Exp. de Aprend. de Reusen Feuerstein. (Carga horária: 44h).
SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.
2011 - 2011
Autoinstrucional - Qualidade em Serviços. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Autoinstrucional - Ética Empresarial. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Autoinstrucional ? Motivação nas Organizações.
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Consultoria em Investimentos Financeiros. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Metodologia do Ensino Superior ? Universidade e So. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
CVMM - Como Vender Mais e Melhor. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2010 - 2010
EI ? Empreendedor Individual. (Carga horária: 3h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2010 - 2010
GCC ? Gestão de Cooperativas de Crédito. (Carga horária: 30h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2010 - 2010
Marcas & Patentes? e ?Elaboração de Projetos". (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2010 - 2010
Balanced Scorecard. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento de Normas Téc. e Aplic. de Segurança. (Carga horária: 12h).
Ace Schmersal, AS, Brasil.
2009 - 2009
Sensibilização para a Excelência em Gestão. (Carga horária: 6h).
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, FNQ, Brasil.
2009 - 2009
Metodologia do Balanced Scorecard à Distância. (Carga horária: 10h).
Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2008 - 2008
APF - Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2008 - 2008
De Olho na Qualidade: 5s para os pequenos negócios. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná, SEBRAE/PR, Brasil.
2008 - 2008
Semana de Administração. (Carga horária: 16h).
Faculdades Guarapuava, FG, Brasil.
2008 - 2008
Palestra Marketing Esportivo. (Carga horária: 2h).
Faculdades Guarapuava, FG, Brasil.
2008 - 2008
Aula Magna ?Administração Pública?. (Carga horária: 4h).
Faculdades Guarapuava, FG, Brasil.
2007 - 2007
Evento de Micro e Pequena Empresa. (Carga horária: 12h).
Faculdades Guarapuava, UNIGUA, Brasil.
2007 - 2007
VII Semana de Administração. (Carga horária: 16h).
Faculdades Guarapuava, UNIGUA, Brasil.
2007 - 2007
Mesa Redonda - Desemprego Juvenil. (Carga horária: 3h).
Faculdades Guarapuava, UNIGUA, Brasil.
2007 - 2007
Cases de Sucesso. (Carga horária: 3h).
Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, ACIG, Brasil.
2007 - 2007
Indicadores Sócio Econômico: Guarapuava 2007. (Carga horária: 2h).
Faculdades Guarapuava, UNIGUA, Brasil.
2006 - 2006
Perspectivas Econômicas e o Coop. Contemporâneo. (Carga horária: 3h).
Banco Cooperativo Sicredi, SICREDI, Brasil.
2006 - 2006
Palestra Tempo de Oportunidade, Investimento e Cri. (Carga horária: 2h).
Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, ACIG, Brasil.
2006 - 2006
III Fórum de Administração da Região Centro Sul PR. (Carga horária: 10h).
Conselho Regional de Administração do Paraná, CRA-PR, Brasil.
2005 - 2005
Mesa Redonda-Empregabilidade e Mercado de Trabalho. (Carga horária: 3h).
Faculdades Guarapuava, UNIGUA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20
Outras informações
Professore auxiliar ? Pago de SETI. Atribuições dos professores auxiliares: Acompanhar as correções dos tutores; Entrar na disciplina todos os dias e tirar as dúvidas dos tutores e alunos; Fomentar a participação dos alunos por meio de enquetes, comentários, etc; Discutir com o professor da disciplina os encaminhamentos das atividades de acordo com o feedback dos alunos; Colocar-se à disposição dos professores da disciplina para auxiliá-lo em questões das disciplinas. Sugerir ao professor da disciplina mudanças na organização ou em questões de acordo com o grau de dificuldade ou facilidade da disciplina; Participar dos chats com horas marcadas; Participar dos fóruns, realizarão as webs; Acompanhamento da correção das pesquisas e outras atividades que serão socializadas no seminário presencial; Participação nos seminários presenciais e nas provas online, nos polos, principalmente nos polos com mais alunos ou naqueles que não temos tutores presenciais qualificados.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
Outras informações
Contrato por prazo determinado (2 anos) - Vínculo direto ao Departamento de Administração onde atuo nas seguintes disciplinas: Processos Organizacionais (102 horas), Planejamento Estratégico (102 horas), Gestão de Projetos (68 horas), Perícias Administrativas (68 horas), Introdução à Matemática Financeira (68 horas), Gestão das Organizações (68 horas), Comportamento Organizacional (68 horas), Gestão de Negociações (68 horas), Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas (102 horas), Fundamentos da Administração (68 horas), Administração da Produção I e II (102 horas), Tópicos Contemporâneos (102 horas), Pesquisa em Administração I (102 horas), Gestão Sócio-Ambiental (68 horas), Administração de Materiais e Logística (136 horas) e nos Estágios Supervisionados I (34 horas) e II (102 horas).

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Atua como tutor a distância pelo curso de Especialização em Gestão em Saúde, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB e Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, na condição de bolsista, cumprindo uma carga horária de 20 horas semanais.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Contrato por prazo determinado (2 anos) - Vínculo direto ao Departamento de Administração onde atuo nas seguintes disciplinas: Processos Organizacionais (102 horas), Gestão de Projetos (68 horas), Perícias Administrativas (68 horas), Introdução à Matemática Financeira (68 horas), Gestão das Organizações (68 horas), Comportamento Organizacional (68 horas), Gestão de Negociações (68 horas), Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas (102 horas), Fundamentos da Administração (68 horas), Administração da Produção I e II (102 horas), Tópicos Contemporâneos (102 horas), Pesquisa em Administração I (102 horas), Gestão Sócio-Ambiental (68 horas) e nos Estágios Supervisionados I (34 horas) e II (102 horas).

Atividades

04/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , unicentro, unicentro.

Atividade realizada
Supervisor de Estágio Curricular Supervisionado do 4º ano, do Curso de Administração, período noturno, Campus Santa Cruz, da Unicentro. PORTARIA Nº 023/2017 - SESA/G/UNICENTRO..
04/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , unicentro, unicentro.

Atividade realizada
Supervisor de Estágio Curricular Supervisionado I, 3º ano, do Curso de Administração, período matutino, Campus Santa Cruz, da Unicentro. PORTARIA Nº 021/2017 - SESA/G/UNICENTRO..
04/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , unicentro, unicentro.

Atividade realizada
Supervisor de Estágio Curricular Supervisionado, do 3º e 4º ano, do Curso de Administração, período noturno, Campus Avançado de Chopinzinho, da Unicentro. PORTARIA Nº 022/2017- SESA/G/UNICENTRO.
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , unicentro, .

Linhas de pesquisa
Estratégia

Faculdade Guairacá, FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Especialista Auxiliar, Carga horária: 7
Outras informações
Atuação no Departamento de Administração nas disciplinas de Análise de Custos e Orçamentária, Administração de Capital de Giro, Gestão Ambiental e Administração e Gestão Farmacêutica.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação no MBA - Liderança, Coaching e Gestão Empreendedora. Disciplina ministrada: Remuneração Empreendedora - Carga horária: 20 horas.


SENAI - Departamento Regional do Paraná, SENAI/DR/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de Ensino (Docente), Carga horária: 40
Outras informações
Experiência e Conhecimentos: -Experiência na docência e consultoria (Bacharelado e Licenciatura). -Conhecimento em gestão e educação industrial; -Estudos de impacto na área produtiva; Competências e Habilidades: -Atuação Sinérgica, Sistêmica e Interdependente; -Resiliência e Flexibilidade; -Planejamento e Execução: Capacidade de planejar e executar projetos; -Capacidade de inovar gerando/agregando valor; -Orientação para resultado: Comprometimento com planos, metas e resultados; -Ação de forma cooperativa com compromisso com a Educação Transformadora; Resultado com foco do cliente.


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 20
Outras informações
Experiência nas seguintes disciplinas: Fundamentos para atuação profissional, Introdução aos processos administrativos, Técnicas de atendimento ao cliente, Serviços de operação de caixa de supermercado, Cálculos trabalhistas, Admissão de Pessoal, Demissão de empregados, Justiça do trabalho, Relatórios anuais (Rais), Representante comercial e legislação da atividade, Comércio Internacional, Introdução à logística de transporte, Planejamento financeiro e Oratória.


SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Administrativo Financeiro
Outras informações
Experiência e Conhecimentos: -Rotinas financeiras, contábeis, orçamentárias, compras e patrimoniais; -Vivência em gestão de pessoas; -Indicadores financeiros e de produtividade; -Relações Humanas no trabalho; -Rotinas Administrativas; -Controle da guarda de documentos e valores; -Atendimento às auditorias internas e externas. Competências e Habilidades: -Atuação Sinérgica, sistêmica e Interdependente; -Resiliência e Flexibilidade; -Planejamento e Execução: Capacidade de planejar e executar ações e projetos; -Capacidade de inovar gerando/agregando valor; -Orientação para resultado: Comprometimento com planos, metas e resultados; -Ação de forma cooperativa com compromisso com a Educação Transformadora; -Resultado com foco do cliente. Responsabilidades do cargo: -Acompanhar e executar as rotinas da área financeira; -Controle dos veículos, ponto, contratos; -Realizar indicadores dos boletos de cobrança; -Interagir com instituições financeiras; -Outras atividades relacionadas à função.


TRAJANO & CIA. LTDA, TJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo Financeiro, Carga horária: 40
Outras informações
Experiência e Conhecimentos: -Rotinas financeiras; -Elaboração e atuação em treinamentos; -Indicadores financeiros e de produtividade; -Responsável pelo sistema de recebimento de faturas (COBAN- Correspondente Bancário do Banco do Brasil); -Elaborar e analisar informações de relatórios. Competências e Habilidades: -Atuação Sinérgica, sistêmica e Interdependente; -Resiliência e Flexibilidade; -Planejamento e Execução: Capacidade de planejar e executar ações e projetos; -Capacidade de inovar gerando/agregando valor; -Orientação para resultado: Comprometimento com planos, metas e resultados; -Resultado com foco do cliente. Responsabilidades do cargo: -Acompanhar e executar as rotinas da área financeira; -Realizar indicadores dos boletos de cobrança; -Interagir com instituições financeiras; -Outras atividades relacionadas à função.


Faculdade Guairacá (PR), FAG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente na disciplina Remuneração Empreendedora no MBA Executivo em Liderança, Coaching e Gestão Empreendedora. Carga horária: 20 horas/aula. Conteúdo Programático: Remuneração e recompensa organizacional; Plano de C argos e Salários; Avaliação e classificação de cargos; Estrutura Salarial; Pesquisa salarial, Salário Indireto; Benefícios: Benefícios Flexíveis, Incentivos e Remuneração Variável / participação nos lucros e/ou resultados; Remuneração por competências.



Linhas de pesquisa


1.
Estratégia


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Marketing Digital: Análise das Principias Estratégias usadas no Comércio Eletrônico Brasileiro
Descrição: O projeto será desenvolvido conforme articulação de inclusão do PqE (Sandro Rolak) de 01 de Abril de 2016 à 31 de Janeiro de 2017 ao PqI (Roseli de Oliveira Machado) com período de credenciamento de 01 de Abril de 2016 à 31 de Março de 2018. As informações de caracterização e justificativa, objetivos, metodologia e estratégia de ação deste projeto seguirão as descrições do PqI resolução nº. 015-CONSET/SESA/G/UNICENTRO. A forma de disseminação dos resultados, o cronograma de atividades e a descrição das metas e/ou atividades são diferenciadas conforme a característica de cada projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Curso de Técnica de Venda
Descrição: Curso destinado a qualificação dos possíveis candidatos à empregabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Educação Financeira para crianças e adolescentes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Zoraide da Fonseca Costa em 24/09/2018.
Descrição: Promover a Educação Financeira para crianças do ensino fundamental das escolas municipais de Guarapuava conforme as diretrizes da Base nacional Comum Curricular (BNCC) e da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) vinculado ao Núcleo de Estudos e Práticas Econômicas (NEPE) aprovado pelo Resolução 015-CONSET/SESA/G/UNICENTRO de 26 de abril de 2018..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
V SIEPE ­ DIREITOS HUMANOS: DIALOGANDO SOBRE A DIVERSIDADE
Descrição: Participação da Comissão Científica do evento de extensão: ?V SIEPE ­ DIREITOS HUMANOS: DIALOGANDO SOBRE A DIVERSIDADE?, proposto pela Pró­Reitoria de Extensão e Cultura, PROEC, Pró­Reitoria de Ensino, PROEN e PróReitoria de Pesquisa e Pós­Graduação, PROPESP, da Universidade Estadual do Centro­Oeste, UNICENTRO, com apoio da Fundação Araucária..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Programa PATRONATO/UNICENTRO - Incubadora de Direitos Sociais
Descrição: Programa de ressocialização de egressos do município de Guarapuava e Região. Atuando com professor orientador na área de administração sobre responsabilidade de dois alunos da área no desenvolvimento dos trabalhos e desenvolvimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Sandro Rolak - Integrante / Sttela Maris Nerone Lacerda - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração de Recursos Humanos.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Certificado de Extensão Universitária, Faculdade Guarapuava (FG).
2009
Aluno Destaque do Curso de Administração de Empresas, Faculdade Guarapuava.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROLAK, SANDRO2017ROLAK, SANDRO; COSTA, ZORAIDE DA FONSECA ; BRAZ, ELAINE KUSPIOSZ . ECO-INOVA??O: UM RELATO DA REPLASTIK RECICLAGEM DE PL?STICOS COM MATERIAIS E SUBSTRATOS RECICLADOS E RECICL?VEIS. Revista Competitividade e Sustentabilidade, v. 4, p. 63-70, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ROLAK, S.. Metodologia Científica em Economia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ROLAK, S.; COSTA, ZORAIDE DA FONSECA . ECO-INOVAÇÃO: um relato da Replastik reciclagem de plásticos com materiais e substratos reciclados e recicláveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ROLAK, S.. Motivação para Professores - Desafios Educacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROLAK, S.. Oratória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROLAK, S.. Teorias Motivacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROLAK, S.. Administre seu Dinheiro de Forma Consciente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROLAK, S.. A Empregabilidade e o Mercado de Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ROLAK, S.. Humanização no Atendimento na Área da Saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROLAK, S.. Comprometimento Organizacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ROLAK, S.. Motivação para o Sucesso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ROLAK, S.. Administre seu Dinheiro de Forma Consciente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ROLAK, S.. Motivação Profissional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ROLAK, S.. Componente da Mesa Redonda Empreendedorismo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ROLAK, S.. Relações Interpessoais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ROLAK, S.. Motivação para o Sucesso e Comprometimento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ROLAK, S.. Motivação no Ambiente Escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ROLAK, S.. Qualidade e Produtividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ROLAK, S.. Motivação e Comprometimento. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
ROLAK, S.. Motivação, Comprometimento e Empregabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ROLAK, S.. Empregabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
ROLAK, S.. Certificado de Extensão Universitária no Ciclo de Debates com o Tema Gestão da Inovação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ROLAK, S.. Tornar-se Empregável. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
ROLAK, S.. Inovação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
ROLAK, S.. Inovação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROLAK, S.. Empreendedorismo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROLAK, S.. VI CONGRESSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CONCISA - ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO?,. 2016. (Coordenação).

2.
ROLAK, S.. Gestão e Liderança. 2015. .

3.
ROLAK, S.. Gestão e Liderança. 2015. (Curso de Curta Duração - 20 horas).

4.
ROLAK, S.. Gestão e Liderança. 2011. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MACHADO, R. O.; ALMEIDA, C.; ROLAK, S.. Participação em banca de Milena Rocha Machado. Estudo de evasão e fidelização de clientes em uma corretora de seguros de Guarapuava-PR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica das Organizações) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
MACHADO, R. O.; ALMEIDA, C.; ROLAK, S.. Participação em banca de Elidianne Marcondes Soares. Ferramentas para captação de alunos em um pólo de pós-graduação a distância em Guarapuava- PR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica das Organizações) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
ROLAK, S.; MUNHOZ, J. P.; GRUBA, M. C.. Participação em banca de Joel dos Santos e Saulo de Paulo. A influência do perfil socioeconômico dos professores do ensino fundamental e médio no endividamento pessoal dos mesmos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Executivo em Lideranças, Coaching e Gestão Empreendedora) - Faculdade de Guairacá.

4.
ZAMPIER, M. A.; GONCALVES, D. M.; ROLAK, S.. Participação em banca de Bruno Strechar. Licitação Pública: Estudo de caso dos aspectos relevantes e viabilidade da modalidade pregão no município de Guarapuava. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
ZAMPIER, M. A.; GONCALVES, D. M.; ROLAK, S.. Participação em banca de Antônio Márcio Mayer. O controle interno como ferramenta de apoio ao gestor público municipal. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; ALMEIDA, C.. Participação em banca de Alecsandra Luzza, Monique Martins e Talita C. de L. Pacheco.Análise de estoque no Supermercado Cenci em Chopinzinho/PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; ALMEIDA, C.. Participação em banca de Andrieli A. Menezes e Luma Emanuelli Graebim.Estudo na área de gestão de pessoas com ênfase em treinamento e desenvolvimento na empresa Z1 Indústria e Comércio de peças Ltda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; ALMEIDA, C.. Participação em banca de Diocemar Dalmolin, Elivelton A. Bosi e Marlice Haito.Reorganização do layout de produção da Bonaconchego Móveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; KLOZOVSKI, M. L.. Participação em banca de Jessica Durante, Letícia B. Wendpap e Sabrina Fetter.Estudo na área de marketing com ênfase no composto promocional na empresa Fraldas Panther. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; KLOZOVSKI, M. L.. Participação em banca de Dilva M. Forlin, Milaine Correia de Oliveira e Patricia Loop.Estudo na área mercadológica com ênfase em gestão ee relacionamento com os clientes da Loja Paulina Cenci & Cia Ltda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

6.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; KLOZOVSKI, M. L.. Participação em banca de Catiane Linden, Jonathan Martins e Marcio Luiz da Silva.Estudo e análise do merchandising e relacionamento dos clientes no Mercado Marilar na cidade de São João - Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; KLOZOVSKI, M. L.. Participação em banca de Amanda P. dos Santos, Diogo F. dos Santos e Karoline Mior.Estudo na área mercadológica com ênfase na fidelização de clientes na empresa Stédile Palace Hotel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

8.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; BORGES FILHO, A. O.. Participação em banca de Alexandre Bittercourt Gralaki e Angelo Antônio Souza.Estudo na área de marketing voltado para fidelização de clientes na empresa Brunsfeld. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

9.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; SANTOS, E. M.. Participação em banca de Fernanda de Miranda, João F. Krestzel e Luiz G. Batista.Análise dos fatores condicionantes da evasão a partir da percepção dos estudantes do Departamento de Administração da UNICENTRO/G. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

10.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; SANTOS, E. M.. Participação em banca de Arthur B. Sgrott Patto e Letícia Heloise Marcon.Gestão e controle de estoques: uma análise na empresa Portal do Marceneiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

11.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; ZAMPIER, M. A.. Participação em banca de Adolfo Israel Roman Ross Junior e Jean Jeferson Domingues.Análise da qualidade de vida dos docentes do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SESA/G) da UNICENTRO Campus Santa Cruz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

12.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; SYRITIUK, P. S.. Participação em banca de Amanda P. dos Santos, Diogo F. dos Santos e Karoline Mior.Plano de marketing com ênfase em comunicação: Satisfação e manutenção de clientes na empresa Rádio Cultura FM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

13.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; SYRITIUK, P. S.. Participação em banca de Ana Clara Soares e Juliana dos Santos.Estudo das estratégias mercadológicas em um supermercado de vizinhança (Supermercado Thell), com ênfase na melhoria da performance de vendas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

14.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; ALMEIDA, C.. Participação em banca de Everton Alves e Fernando Souza Caldas.Criação de uma pizzaria somente delivery em Guarapuava, denominada Pizzaria Enkasa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

15.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; ALMEIDA, C.. Participação em banca de Alexia B. dos Santos, Leyla M. Calderon e Mario L. N. Junior.Estudo na área de marketing com foco em fidelização do cliente na escola de Idiomas Yázigi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - União Centro Rondoniense de Ensino Superior.

16.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; BERNARDIM, M. L.. Participação em banca de Adriana M. Gardacho, Dayane C. Almeida e Palloma Boguchewski.Análise diagnóstica de gestão de pessoas e estudo do clima organizacional em empresa do ramo de serviços de cobranças na cidade de Guarapuava. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

17.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; SEKULA, P. R.. Participação em banca de Derek F. Kraus, João M. de Freitas e Wesley V. da Luz.Projeto de criação de empresa ? Microcervejaria Bier Kalt. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

18.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; SILVA, A. J. A.. Participação em banca de Alaércio L. Marcanzoni, Daniel S. Queiroz e Hémylim C. Lima.Análise de desempenho da equipe de manutenção de uma empresa de papel na cidade de Guarapuava. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

19.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; RAIFUR, L.. Participação em banca de Aniéla A. Duda, Letícia de M.Jeczmionka e Ruth W. Laroca.Viabilidade econômica, financeira e mercadológica de agroindustrialização: batata pré-frita congelada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

20.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; CHIUSOLI, C. L.. Participação em banca de Alison Wendler, Guilherme Salamaia e Lucas S. Szymczak.Estudo para fortalecimento da marca: O caso do Clube Atlético Deportivo - CAD. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

21.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; FERREIRA, A.. Participação em banca de Joziane Cardoso e Robson Kintope de Oliveira.Análise de gestão de estoques de uma empresa distribuidora de equipamentos de jardinagem de Guarapuava-Pr. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

22.
BARBOSA, C. T.; ROLAK, S.; ALMEIDA, C.. Participação em banca de André Costa Leal e Karine Ribas Vargas.O estudo do marketing de relacionamento com foco na fidelização dos clientes da empresa Santana & Portela Ltda ME. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

23.
ROLAK, S.; BARBOSA, C. T.; ANDRADE, S. M.. Participação em banca de Guilhemer Conrado, Pábola Paula Klein e Vera Rodrigues.Estudo na área de produção com ênfase em layout no Restaurante e Pizzaria Bem Estar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

24.
ROLAK, S.; MACHADO, R. O.; HORBUS, E.. Participação em banca de Jackson F. Strugal, João W. Oliveira e Josinei J. dos Santos.Uma abordagem sobre o relacionamento com os clientes da Empresa Emanna Móveis e Eletro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ROLAK, S.. Administração de Empresas. 2011.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII CONCISA (Congresso Nacional de Ciências Sociais Aplicadas). Lean Manufacturing: Uma visão metodológica. 2018. (Congresso).

2.
Desafios dos Mestrados Profissionais. 2017. (Outra).

3.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Pesquisa de qualidade de vida no trabalho e clima organizacional em uma empresa rural na cidade de Guarapuava/PR. 2017. (Outra).

4.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Criação de Valor em Eventos: o caso de uma empresa de entretenimento da região centro-sul do Paraná. 2017. (Outra).

5.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Análise da área de recursos humanos em uma empresa de papel no Paraná. 2017. (Outra).

6.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Sistema de gestão da qualidade total e produtividade. 2017. (Outra).

7.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Gestão de Recursos Humanos: recrutamento, seleção e treinamento como diferenciais na organização. 2017. (Outra).

8.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Planejamento da Capacidade de Produção. 2017. (Outra).

9.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..O melhoramento contínuo e a utilização do ciclo PDCA nos processos produtivos. 2017. (Outra).

10.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Modelos de Arranjo Físico Industrial. 2017. (Outra).

11.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Estudo da capacidade de produção. 2017. (Outra).

12.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..A importância do MRP II. 2017. (Outra).

13.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Marketing: Conceito e seu composto mercadológico. 2017. (Outra).

14.
Semana de Estudos em Administração (2017) - Empreendedorismo e..Planejamento e Controle de Estoque. 2017. (Outra).

15.
XX SEMEAD - Seminários em Administração. 2017. (Seminário).

16.
XX SEMEAD - Seminários em Administração.ECO-INOVAÇÃO: um relato da Replastik reciclagem de plásticos com materiais e substratos reciclados e recicláveis. 2017. (Seminário).

17.
9º Salão de Extensão e Cultura: Tecnologias Sociais e Inovação:.Marketing Digital. 2016. (Outra).

18.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Parcerias Público-privadas: casos concretos e seus desafios. 2016. (Congresso).

19.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Pesquisa de satisfação de uma loja de móveis de Guarapuava. 2016. (Congresso).

20.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Tecnologia de informação: influências nos planos estratégicos organizacionais enfatizando a pequena empresa. 2016. (Congresso).

21.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Mobile Commerce: Uma nova tendência para o futuro. 2016. (Congresso).

22.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Estratégia de marketing digital usadas no comércio eletrônico - Revisão da Literatura. 2016. (Congresso).

23.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Marketing Digital: Como utilizar as estratégias digitais em marketing. 2016. (Congresso).

24.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Agricultura de Precisão: agricultura de precisão na administração. 2016. (Congresso).

25.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). 2016. (Congresso).

26.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Coordenação de Sessão. 2016. (Congresso).

27.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Fatores que levam as micro e pequenas empresas a falência no Brasil. 2016. (Congresso).

28.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Eco-Inovação: um relato da Replastik reciclagem de plásticos com materiais e substratos reciclados e recicláveis. 2016. (Congresso).

29.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Secretariado executivo e a interdisciplinaridade como diferencial para gestores de organizações. 2016. (Congresso).

30.
VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). Estratégias de internacionalização de empresas brasileiras - Revisão Literária. 2016. (Congresso).

31.
VIII Simpósio de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica da UNICENTRO. 2016. (Simpósio).

32.
III Congresso de Ead: Concepções e Práticas Pedagógicas. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROLAK, SANDRO. VII CONCISA (Congresso Nacional de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas). 2018. (Congresso).

2.
ROLAK, S.; KRYSA, A. F. ; ALMEIDA, C. ; BARBOSA, C. T. ; MOREIRA, C. B. ; SILVA, E. E. A. ; ZAMPIER, M. A. ; SEKULA, P. R. ; SILVEIRA, R. ; LIMA, S. S. P. . Semana de estudos em Administração (2017): EMPREENDEDORISMO e.. 2017. (Outro).

3.
ROLAK, S.. VI Congresso de Ciências Sociais Aplicadas (CONCISA). 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alex Lopes da Silva e Rennan Rodrigues Ostilho. Análise Financeira na Panificadora Nashi Lhude. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração de Empresas) - Faculdade Guairacá (PR). Orientador: Sandro Rolak.

2.
Alexandre Bittencourt Gralaki e Angelo Antonio Souza. Estudo na área de marketing voltado para fidelização de clientes na empresa Brunsfeld. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

3.
Fernanda de Miranda, João F. Krestzel e Luiz G. Batista. Análise dos fatores condicionantes da evasão a partir da percepção dos estudantes do Departamento de Administração da UNICENTRO/G. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

4.
Arthur B. Sgrott Patto e Letícia Heloise Marcon. Gestão e controle de estoques: uma análise na empresa Portal do Marceneiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

5.
Adolfo Israel Roman Ross Junior e Jean Jeferson Domingues. Análise da qualidade de vida dos docentes do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (SESA/G) da UNICENTRO Campus Santa Cruz. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

6.
Amanda de Souza Lima, Daniely Kfaszeniak e Diego N. da Luz. Plano de marketing com ênfase em comunicação: Satisfação e manutenção de clientes na empresa Rádio Cultura FM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

7.
Ana Clara Soares e Juliana dos Santos. Estudo das estratégias mercadológicas em um supermercado de vizinhança (Supermercado Thell), com ênfase na melhoria da performance de vendas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

8.
Everton Alves e Fernando Souza Caldas. Criação de uma pizzaria somente delivery em Guarapuava, denominada Pizzaria Enkasa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

9.
Alexia B. dos Santos, Leyla M. Calderon e Mario L. N. Junior. Estudo na área de marketing com foco em fidelização do cliente na escola de Idiomas Yázigi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

10.
Adriana M. Gardacho, Dayane C. Almeida e Palloma Boguchewski. Análise diagnóstica de gestão de pessoas e estudo do clima organizacional em empresa do ramo de serviços de cobranças na cidade de Guarapuava. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

11.
Derek F. Kraus, João M. de Freitas e Wesley V. da Luz. Projeto de criação de empresa ? Microcervejaria Bier Kalt. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

12.
Alaércio L. Marcanzoni, Daniel S. Queiroz e Hémylim C. Lima. Análise de desempenho da equipe de manutenção de uma empresa de papel na cidade de Guarapuava. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

13.
Aniéla A. Duda, Letícia de M.Jeczmionka e Ruth W. Laroca. Viabilidade econômica, financeira e mercadológica de agroindustrialização: batata pré-frita congelada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

14.
Alison Wendler, Guilherme Salamaia e Lucas S. Szymczak. Estudo para fortalecimento da marca: O caso do Clube Atlético Deportivo - CAD. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

15.
Joziane Cardoso e Robson Kintope de Oliveira. Análise de gestão de estoques de uma empresa distribuidora de equipamentos de jardinagem de Guarapuava-Pr. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

16.
Alecsandra Luzza, Monique Martins e Talita C. de L. Pacheco. Análise de estoque no Supermercado Cenci em Chopinzinho/PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

17.
Andrieli A. Menezes e Luma Emanuelli Graebim. Estudo na área de gestão de pessoas com ênfase em treinamento e desenvolvimento na empresa Z1 Indústria e Comércio de peças Ltda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

18.
Diocemar Dalmolin, Elivelton A. Bosi e Marlice Haito. Reorganização do layout de produção da Bonaconchego Móveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

19.
Jessica Durante, Letícia B. Wendpap e Sabrina Fetter. Estudo na área de marketing com ênfase no composto promocional na empresa Fraldas Panther. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

20.
Dilva M. Forlin, Milaine Correia de Oliveira e Patricia Loop. Estudo na área mercadológica com ênfase em gestão e relacionamento com os clientes da Loja Paulina Cenci & Cia Ltda. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

21.
Amanda P. dos Santos, Diogo F. dos Santos e Karoline Mior. Estudo na área mercadológica com ênfase na fidelização de clientes na empresa Stédile Palace Hotel. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

22.
Catiane Linden, Jonathan Martins e Marcio Luiz da Silva. Estudo e análise do merchandising e relacionamento dos clientes no Mercado Marilar na cidade de São João - Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

23.
André Costa Leal e Karine Ribas Vargas. O estudo do marketing de relacionamento com foco na fidelização dos clientes da empresa Santana & Portela Ltda ME. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

24.
Guilherme J. C. dos Santos, Pábola P. Klein e Vera Rodrigues. ESTUDO NA ÁREA DE PRODUÇÃO COM ÊNFASE EM LAYOUT NO RESTAURANTE E PIZZARIA BEM ESTAR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.

25.
Jackson F. Strugal, João W. Oliveira e Josinei J. dosSantos. UMA ABORDAGEM SOBRE O RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES DA EMPRESA EMANNA ELETROMÓVEIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Sandro Rolak.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ROLAK, S.. Teorias Motivacionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROLAK, S.. Metodologia Científica em Economia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ROLAK, S.. Gestão e Liderança. 2015. .



Outras informações relevantes


Atuou nas seguintes disciplinas: Teoria Geral da Administração, Processos Organizacionais, Gestão de Projetos, Perícias Administrativas, Gestão de Negociações, Empreendedorismo, Pesquisa em Administração, Introdução à Matemática Financeira, Administração de Capital de Giro, Análises de Custos e Orçamentária, Administração da Produção, Adm. de Recursos Materiais e Patrimoniais, Administração de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional e Desenvolvimento Organizacional, Administração Estratégica, Planejamento Estratégico e Política de Negócio, Gestão da Qualidade e Produtividade, Introdução à Logística, Gestão de Logística Planejamento e Controle da Manutenção e da Produção (PCM e PCP), Custos de Produção, Custos de Logística, Projetos de Processos e de Produção Industrial, Marketing e Logística, Movimentação de Materiais, Transporte e Distribuição, Projeto Integrado de Logística e Estágios Supervisionados



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 8:45:42