Lilian de Pellegrini Elias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3971407125779673
  • Última atualização do currículo em 31/08/2017


Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Área de concentração do mestrado: Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente. Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental. Graduada no Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Áreas de interesse: Economia, com ênfase em Economia Agrícola e agricultura familiar. Experiência em análise de mercado no Centros de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA - ESALQ/USP) e no Grupo de Pesquisa em Logística Agroindustrial (Esalq-Log - ESALQ/USP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian de Pellegrini Elias
Nome em citações bibliográficas
ELIAS, L. P.;ELIAS, LILIAN DE PELLEGRINI;DE PELLEGRINI ELIAS, LILIAN;DE PELEGRINI ELIAS, LILIAN


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Desenvolvimento Econômico.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Programa Nacional de Alimentação Escolar como condutor do Desenvolvimento Rural,
Orientador: Walter Belik.
Coorientador: Marcelo Pereira da Cunha.
2014 - 2016
Mestrado em Desenvolvimento Econômico.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Impactos socioeconômicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar na Agricultura Familiar de Santa Catarina,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcelo Pereira da Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Agricultura Familiar; PNAE; Matriz de insumo-produto.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2008 - 2013
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Disposição a Pagar por Produtos Orgânicos em Santa Catarina..
Orientador: Arlei Fachinello.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Energia Córrego Grande, CECG, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Comercialização e Mercado de Grãos. (Carga horária: 16h).
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, EPAGRI, Brasil.
2015 - 2015
Técnicas estatísticas - Renda. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, SOBER, Brasil.
2013 - 2013
Gestão da Logística Agroindustrial. (Carga horária: 32h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso introdutor ao software estatístico "R".. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Excel Avançado. (Carga horária: 20h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - ESALQ/USP, CEPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Analista de Mercado, Enquadramento Funcional: Analista de Mercado, Carga horária: 30


Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, EPAGRI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, ESALQ-LOG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Impacto do Design e do Marketing na rentabilidade da comercialização do carvão vegetal legalizado produzido pelas famílias do Grupo de Agricultores da Roça de Toco de Biguaçu, SC.
Descrição: É um projeto de pesquisa-ação que tem como objetivo avaliar a rentabilidade da comercialização do carvão vegetal prodzido pelas famílias do GRUPO DE AGRICULTORES DA ROÇA DE TOCO DE BIGUAÇU com sua gradativa inserção no mercado formal, através da configuração técnica de um produto comercial com rotulagem e identificação de origem, com apoio de ferramentas de design, marketing e publicidade, em que rentabilidade é o retorno esperado de um investimento descontando custos, tarifas e inflação. A inserção dos produtos no mercado formal será feita mediante planejamento de marketing participativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Valor da Roça
Descrição: ESTRATÉGIAS PARA INTEGRAÇÃO DE AGRICULTORES, PESQUISADORES E GESTORES PÚBLICOS NA BUSCA DE MERCADOS DIFERENCIADOS PARA OS PRODUTOS DA ROÇA DE TOCO DE BIGUAÇU, SC. Muitas famílias de Biguaçu manejam a floresta de forma tradicional, no sistema de roça de toco, gerando renda e conservando a biodiversidade. Os produtos principais desse sistema são: carvão vegetal, farinha e aipim in natura. Este projeto caracteriza-se como uma pesquisa-ação, pautada nos momentos pedagógicos (DELIZOICOV, 1991) e tem como objetivo apontar instrumentos e estratégias para diferenciação desses produtos com vistas a melhorar a comunicação com o público consumidor e a conquistar, assim, mercados para produtos diferenciados. Para tanto, reúne sistematicamente agricultores, pesquisadores e gestores públicos e sistematiza os dados de quatros outros projetos em andamento na comunidade (Projeto Nosso Carvão, Projeto Rede Sul Florestal, Projeto Cadeia Produtiva da Mandioca e Projeto Aipim Biguaçu) gerando elementos para valorização dos produtos no mercado. Com base nos atributos de qualidade dos produtos e processos, apontados por agricultores e pesquisadores, será feita pesquisa de mercado para analisar as estratégias de diferenciação. Como parte dos Momentos Pedagógicos já foram desenvolvidas, de forma participativa, marca e embalagens coletivas para os produtos e está sendo realizado planejamento estratégico para definir seu uso e demais ações necessárias para fortalecimento do GRUPO DE AGRICULTORES FAMILIARES DA ROÇA DE TOCO DE BIGUAÇU..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
REDE SUL FLORESTAL: PD&I em sistemas florestais e produção de energia na agricultura familiar
Descrição: A Rede Sul Florestal (RSF) tem por objetivo a compreensão e proposição de estratégias adequadas para a solução de problemas socioambientais relacionados ao uso da floresta no âmbito da agricultura familiar, a partir da problemática do carvão vegetal. A formação da RSF por instituições de pesquisa, ensino e extensão e agências ambientais no Sul do Brasil busca otimizar recursos materiais e humanos. A proposta de trabalho conta apoio de recursos do MCT/CNPq/MEC/CAPES/CT AGRO/CT HIDRO/FAPS/EMBRAPA º 22/2010 - REPENSA / Edital 22/2010 - Tema C. A equipe do projeto identifica na produção de carvão vegetal por agricultores familiares um importante tema da agricultura nos Estados do Sul, mas que é sistematicamente ignorado por instituições públicas e ONGs. A rede conta atualmente com a participação das universidades federais de Santa Catarina, através do Centro de Ciências Agrárias - UFSC/CCA, e do Paraná, pelo Departamento de Florestas - UFPR/Floresta, com duas unidades da Epagri: Estação Experimental de Lages EELages e do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola/Cepa. No Paraná a rede está articulada ainda com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, a EMATER-PR e a Unicentro e em Santa Catarina com a Universidade do Estado de Santa Catarina, através de seu Centro Agroveterinário - CAV/UDESC. A RSF apresenta característica interdisciplinar e envolve diversas áreas de conhecimento, como Anatomia e Identificação de Produtos Florestais, Economia Florestal, Política e Legislação Florestal, Dendrometria e Inventário Florestal, Fotointerpretação Florestal, Ordenamento Florestal. Além de áreas relativas às ciências humanas. Cada centro especializado atua dentr da proposta com um objetivo que lhe é característico e contribui com sua visão e competência para o desenvolvimento de três estudos de caso, um no litoral, outro nas Encostas da Serra Catarinense e o terceiro no Planalto, Centro-Sul do Paraná..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lilian de Pellegrini Elias - Integrante / Fernando Vieira de Luca - Integrante / Ivonete Stern - Integrante / Eliane Bauer - Integrante / Cíntia Uller-Gómez - Integrante / Reney Dorow - Integrante / Ilmar Borchardt - Integrante / Alfredo Celso Fantini - Integrante / Nicole Vicente - Integrante / Graciela Ines Bolzon de Muniz - Integrante / Martha Andréia Brand - Integrante / LUIZ TORESAN - Integrante / Tássio Dresch Rech - Coordenador / Ângela Fonseca Rech - Integrante / Alexandre Siminski - Integrante / Luiz Carlos Mior - Integrante / Márcio Antônio de MELLO - Integrante / Silvana Nisgoski - Integrante / Walter Steenbock - Integrante / Gabriela Schmitz Gomes - Integrante / Marisa Gesteira Fonseca - Integrante / Adriel Furtado De Carvalho - Integrante / Bruna Pigozzi - Integrante / Carlinhos Favero - Integrante / Franchesco Thomas De Marco - Integrante / Gustavo Friederichs - Integrante / Jairo Woruby - Integrante / Marina Carrieri De Souza - Integrante / Marcio Carlos Navroski - Integrante / Roberth Andres Villazon Montalvan - Integrante / Jorge Zbigniew Mazuchowski - Integrante / Joyce Graciela Maia Furtado Tigre - Integrante / Larissa Cardoso Küster - Integrante.
2011 - Atual
Aipim Biguaçu: Produção e Mercado
Descrição: Os agricultores familiares de Biguaçu poduzem, de forma singular, aipins em sistemas agroflorestais tradicionais e derivados atualmente raros no mercado, como a farinha branca fina. O aipim é produzido em diferentes sistemas em agricultura de corte e queima em que a floresta se regenera. Com grande potencial ecológico, esse sistema carece de análise para que o seu diferencial no processo de produção e nos produtos gerados possa ser adequadamente valorizado e se reverta em renda para os agricultores. Este projeto tem como objetivo geral: analisar, de forma participativa, a sustentabilidade do processo de produção de aipins em sistemas agroflorestais praticado pelos agricultores familiares de Biguaçu. E como objetivos específicos: Caracterizar e analisar a produção de raízes de aipim, testando em conjunto com os agricultores maneiras de aperfeiçoar os sistemas. Caraterizar e analisar a dinâmica do uso da floresta feito pelos agricultores para a produção de aipim, com vistas a analisar o impacto da atividade sobre os recursos florestais disponíveis. Identificar, de forma participativa, aspectos a serem valorizados nos produtos e no processo de produção com vistas a conseguir mercado diferenciado. Identificar eventuais aspectos no processo de beneficiamento que podem representar entraves à valorização dos produtos e sugerir encaminhamentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais/Especialidade: Economia Agrária.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE LIMA, LILIAN M.2016DE LIMA, LILIAN M. ; DE PELEGRINI ELIAS, LILIAN ; CAIXETA-FILHO, JOSÉ V. ; DE CAMPOS COLETI, JAMILE . Fertilizer freight rate disparity in Brazil: a regional approach. The International Food and Agribusiness Management Review (Online), v. 19, p. 109-128, 2016.

2.
BAUER, E.2015 BAUER, E. ; ELIAS, L. P. ; ARAUJO, L. A. ; TORESAN, L. ; DOROW, R. ; ULLER-GOMEZ, C. ; RECH, T. D. . A produção de carvão vegetal na agricultura familiar do Sul do Brasil: retrato de uma realidade escondida.. Percursos (Florianópolis. Online), v. 16, p. 99-121, 2015.

3.
ULLER-GÓMEZ, CÍNTIA2013ULLER-GÓMEZ, CÍNTIA ; DOROW, RENEY ; ELIAS, LILIAN DE PELLEGRINI ; GARTNER, CAROLINA . Abordagens educativas, extensão rural e agricultura familiar em Biguaçu-SC. INTERthesis (Florianópolis), v. 10, p. 287-321, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
ELIAS, L. P.; MATTEI, L. . A Questão Agrária na Interpretação de Caio Prado Junior. In: Lauro Mattei. (Org.). Caio Prado Junior - Dilemas do Desenvolvimento Brasileiro. 1ed.Florianópolis: Insular, 2012, v. 1, p. 110-226.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ELIAS, L. P.; LIMA, L. M. . Efeitos dos preços e especificidades agrícolas no crédito rural brasileiro. In: 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento, 2017, Santa Maria. 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento, 2017.

2.
ELIAS, L. P.; BELIK, W. . Logística e arranjo institucional na operacionalização do PNAE em Santa Catarina. In: 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento, 2017, Santa Maria. 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento, 2017.

3.
ELIAS, L. P.; PICOLI, I. T. . Impactos das Compras de Produtos da Agricultura Familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Santa Catarina. In: 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade, 2016, Maceió. 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade, 2016.

4.
ELIAS, L. P.; ELIAS, H. T. ; MONDARDO, M. ; REITER, J. M. W. . Aquisições de Produtos da Agricultura Familiar pela Alimentação Escolar em Santa Catarina. In: 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade, 2016, Maceió. 54º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: Desenvolvimento, território e biodiversidade, 2016.

5.
ELIAS, L. P.; MONTALVAN, R. A. V. ; DOROW, R. ; ULLER-GOMEZ, C. ; FANTINI, A. C. . Ampliação de mercados de qualidade a partir da certificação: inserção da agricultura familiar no mercado externo. In: VIII Congresso da APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária) e o II Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2016, Coimbra. VIII Congresso da APDEA (Associação Portuguesa de Economia Agrária) e o II Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2016.

6.
ELIAS, L. P.; FORNAZIER, A. . Institutional purchases from family farming in Brazil: contributions to rural development and improvement of the school feeding. In: Colloque international - Journée Rurales 2016: La renaissance d'un siècle à l'autre?, 2016, Toulouse. Journée Rurales 2016: La renaissance d'un siècle à l'autre?, 2016.

7.
DE PELLEGRINI ELIAS, LILIAN; LIMA, L. M. ; GIEHL, A. L. ; DOROW, R. ; ORTELAN, C. B. . Mercado brasileiro de exportação de carnes: avanços a partir do atendimento de padrões sanitários no estado de Santa Catarina. In: VIII Congresso da APDEA lusófono em economia, sociologia, ambiente e desenvolvimento rural, 2016, Coimbra. VIII Congresso da APDEA lusófono em economia, sociologia, ambiente e desenvolvimento rural, 2016.

8.
ELIAS, L. P.; REITER, J. M. W. ; FERRARI, D. L. ; PADRAO, G. A. A. ; DOROW, R. . Inovações Organizacionais: Uma Análise dos Processos de Gestão em Cooperativas da Agricultura Familiar em Santa Catarina.. In: 53 Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural., 2015, João Pessoa-PB. 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural:, 2015.

9.
DOROW, RENEY ; ULLER-GOMEZ, C. ; ARAUJO, L. A. ; ELIAS, L. P. ; BAUER, E. . Contribuições do Design e Marketing na Agregação de Valor de Produtos da Agricultura de Corte e Queima de Biguaçu, em Santa Catarina. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: 'Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento', 2015, João Pessoa-PB. 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural: "Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento"., 2015.

10.
ELIAS, L. P.; CORRER, G. N. ; DOROW, R. . A Agricultura Familiar e os Complexos Agroindustriais em Santa Catarina. In: IX Encontro de Economia Catarinense. Políticas públicas e desenvolvimento regional., 2015, Chapecó-SC. IX Encontro de Economia Catarinense. Políticas públicas e desenvolvimento regional., 2015.

11.
DOROW, R. ; PADRAO, G. A. A. ; ELIAS, L. P. ; ULLER-GOMEZ, C. . Bovinocultura Catarinense: o que há entre a oferta e a demanda.. In: IX Encontro de Economia Catarinense. Políticas públicas e desenvolvimento regional., 2015, Chapecó-SC. IX Encontro de Economia Catarinense. Políticas públicas e desenvolvimento regional., 2015.

12.
DOROW, R. ; MELO, R. B. ; ELIAS, LILIAN DE PELLEGRINI ; PADRAO, G. A. A. . Comércio Bilateral Agrícola entre Brasil e África do Sul no Âmbito do IBAS. In: IX Encontro de Economia Catarinense. Políticas públicas e desenvolvimento regional., 2015, Chapecó-SC. IX Encontro de Economia Catarinense. Políticas públicas e desenvolvimento regional., 2015.

13.
LIMA, L. M. ; ELIAS, L. P. ; COLETI, J. C. ; BIGARAN, J. T. . Avaliação do impacto regional no valor do frete de fertilizantes. In: 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2014, Goiânia. 52º Congresso da SOBER 2014, 2014.

14.
ULLER-GOMEZ, C. ; DOROW, R. ; BAUER, E. ; RECH, T. D. ; ELIAS, L. P. . Mercados diferenciados para produtos da agricultura Tradicional em biguaçu, sc: perspectivas de renda e Conservação ambiental.. In: 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2014, Goiânia. 52º Congresso da SOBER 2014, 2014.

15.
LIMA, L. M. ; ELIAS, L. P. ; DOROW, R. ; ULLER-GÓMEZ, CÍNTIA . Impacto da legislação ambiental na decisão produtiva de carvão vegetal no sul do brasil. In: 52º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 2014, Goiânia. 52º Congresso da SOBER 2014, 2014.

16.
BAUER, E. ; ELIAS, L. P. ; ARAUJO, L. A. ; TORESAN, L. ; DOROW, R. ; ULLER-GOMEZ, C. . A produção de carvão vegetal na agricultura familiar do sul do brasil: o retrato de uma realidade socioambiental invisível. In: II Simpósio Nacional de Planejamento e Desenvolvimento, 2014, Florianópolis. Anais do II Simpósio Nacional de Planejamento e Desenvolvimento, 2014.

17.
ELIAS, L. P.; FACHINELLO, A. ; MAZZUCCO, B. . Disposição a Pagar por Produtos Orgânicos em Santa Catarina. In: VII Encontro de Economia Catarinense., 2013. VII Encontro de Economia Catarinense..

18.
ARAUJO, L. A. ; BAUER, E. ; TORESAN, L. ; MONDARDO, M. ; ELIAS, L. P. . Atividades ?Invisíveis? Na Agricultura Familiar: O Caso da Produção de Carvão Vegetal no Município de Biguaçu-SC.. In: 51º Congresso da SOBER 2013, 2013. 51º Congresso da SOBER 2013. p. 1-13.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LUCA, F. V. ; BAUER, E. ; VICENTE, N. ; FANTINI, A. C. ; ELIAS, L. P. ; ULLER-GOMEZ, C. ; DOROW, R. . Pesquisa participativa e sistemas agroflorestais tradicionais em comunidades de agricultores familiares de Biguaçu, SC.. In: IX Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2013, Ilhéus. Anais do IX CBSAF, 2013. v. v. 1. p. 135-139.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ELIAS, L. P.; ARAUJO, L. A. ; LUCA, F. V. . Otimização de recursos de propriedades rurais do município de Biguaçu: um olhar sobre as questões sociais e ambientais. In: V Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2012, Belém. Desenvolvimento, Ruralidades e Ambientalização. Belém: Açaí, 2012. p. 25-25.

2.
DOROW, R. ; ULLER-GÓMEZ, CÍNTIA ; BORCHARDT, I. ; FANTINI, A. C. ; STERN, I. ; ELIAS, L. P. ; RECH, T. D. ; NEUBERT, E. O. . Contribuições teórico-práticas ao debate da extensão rural baseadas em pesquisa-ação com agricultores carvoeiros de Biguaçu, SC.. In: II Jornada de Extensão do Mercosul - Redes e Territórios, 2012, Passo Fundo. Anais da II Jornada de Extensão do Mercosul.. Passo Fundo: Ed. Universidade Passo Fundo, 2012.

3.
ELIAS, L. P.; STERN, I. ; BAUER, E. ; DELGOBO, R. ; ULLER-GOMEZ, C. . Os melindres na coleta de dados acerca da produção de carvão vegetal na agricultura familiar no Sul do Brasil.. In: II Jornada de Extensão do Mercosul - Redes e Territórios, 2012, Passo Fundo. Anais da II Jornada de Extensão do Mercosul. Passo Fundo: Ed. Universidade Passo Fundo, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
ELIAS, L. P.; ARAUJO, L. A. ; LUCA, F. V. . Dados preliminares: Otimização de recursos de propriedades rurais do município de Biguaçu (um olhar sobre as questões sociais e ambientais). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
TORESAN, L. ; DE PELLEGRINI ELIAS, LILIAN . Desempenho da agropecuária catarinense - safra 2013/14. Florianópolis: Epagri, 2015 (Síntese Anual da Agricultura de Santa Catarina - 2014-2015).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ULLER-GOMEZ, C. ; BORCHARDT, I. ; ELIAS, L. P. ; STERN, I. ; LUCA, F. V. ; DOROW, R. . Projeto Valor da Roça. 2012; Tema: Blog para divulgação dos trabalhos realizados no âmbito do Projeto Valor da Roça - ideias e ações para valorizar os agricultores e os produtos da roça de toco de Biguaçu, SC.. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colloque international - Journée Rurales 2016: La renaissance d?un siècle à l?autre?. Institutional purchases from family farming in Brazil: contributions to rural development and improvement of the school feeding.. 2016. (Congresso).

2.
Gestão de estabelecimentos da Agricultura Familiar: avanços e desafios. 2016. (Seminário).

3.
X Encontro de Economia Catarinense.Efeitos das compras de alimentação escolar na agricultura familiar de Santa Catarina.. 2016. (Encontro).

4.
53 Congresso da Sober. Inovações Organizacionais: uma Análise dos Processos de Gestão de Cooperativas da Agricultura Familiar em Santa Catarina.. 2015. (Congresso).

5.
I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. 2015. (Outra).

6.
III Encontro Catarinense de Alimentação Escolar. 2015. (Encontro).

7.
IX Encontro de Economia Catarinense.A Agricultura Familiar e os Complexos Agroindustriais em Santa Catarina. 2015. (Encontro).

8.
"A atualidade do pensamento de Celso Furtado (1920-2004)". 2014. (Seminário).

9.
52 Congresso da Sober. Impacto da legislação ambiental na decisão produtiva de carvão vegetal no sul do Brasil.. 2014. (Congresso).

10.
Global Agribusiness Forum. 2014. (Outra).

11.
II Jornada de Extensão do Mercosul. 2012. (Outra).

12.
I Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Território. 2012. (Simpósio).

13.
Oficina Sementes Crioulas. 2012. (Oficina).

14.
V Encontro Rede de Estudos Rurais. 2012. (Encontro).

15.
Workshop Catarinense de Indicação Geográfica: Inovar para Preservar e Competir. 2012. (Outra).

16.
Workshop sobre circuitos curtos de comercialização de alimentos.. 2012. (Encontro).

17.
A questão Agrária no Desenvolvimento Brasileiro Contemporâneo. 2011. (Seminário).

18.
Encontro Nacional dos Estudantes de Economia (ENECO). 2011. (Encontro).

19.
II Seminário sobre análises de projetos de viabilidade econômica. 2010. (Seminário).

20.
Seminário Mercosul Pós-Copenhague. 2010. (Seminário).

21.
Encontro Nacional dos Estudantes de Economia (ENECO). 2009. (Encontro).

22.
II Encontro de Economia Catarinense. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOULART JUNIOR, R. ; DOROW, R. ; REITER, J. M. W. ; MONDARDO, M. ; ELIAS, L. P. . Seminário-Informações e Conhecimento Socioeconômico para o Desenvolvimento Rural. 2015. (Outro).

2.
ELIAS, L. P.. Workshop sobre Ciência, Tecnologia e Inovação na produção de energia e carvão vegetal na agricultura familiar. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 7:50:46