Marina Bernardo Mandarini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3210913299844704
  • Última atualização do currículo em 13/04/2018


Psicóloga (2014) e Mestranda (2016) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Título do projeto: Impactos de fatores organizacionais na saúde de agentes de limpeza de empresas terceirizadas. Membro do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT-USP). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Bernardo Mandarini
Nome em citações bibliográficas
MANDARINI, M. B.;MANDARINI, MARINA BERNARDO

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP
Vila Monte Alegre
14040901 - Ribeirão Preto, SP - Brasil
Telefone: (016) 33153670


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Impactos de fatores organizacionais na saúde de agentes de limpeza de empresas terceirizadas,Orientador: Marina Greghi Sticca.
Palavras-chave: Terceirização; Limpeza; Saúde.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2014
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Assédio Moral e outras formas de violência no trabalho. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2015
Ilustração Digital. (Carga horária: 36h).
Immaginare Escola de Criação e Design, IESCD, Brasil.
2014 - 2014
Fotografia. (Carga horária: 80h).
Bauhaus Centro de Formação Profissional, BAUHAUS, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento teórico-prático em TCC em grupos. (Carga horária: 16h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP, Brasil.
2012 - 2012
Internet para Pequenos Negócios. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2012 - 2012
Aprender a Empreender. (Carga horária: 16h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, GSRD, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Principais atividades: -Alocação e seleção de currículos; -Entrevistas de desligamento; -Avaliação de período de experiência; -Descrição de cargos; -Elaboração de organogramas; -Organização de treinamentos; -Integração de novos funcionários.


AIESEC, AIESEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Membro de Comunicação, Carga horária: 8
Outras informações
Principais atividades: -Elaboração e realização de estratégias de Marketing; -Divulgações; -Pesquisa de mercado; -Organização de eventos.


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações
Atividades: -Terapeuta de grupo de reeducação alimentar; -Terapeuta de grupo de treinamento de habilidades sociais com crianças; -Avaliação e intervenção com adolescentes em conflito com a lei.


Irhis Consultoria Júnior em Psicologia, IRHIS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Membro de Gestão de Pessoas


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
Outras informações
Monitoria na disciplina Psicologia Organizacional e do Trabalho II

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Monitoria voluntária em disciplina, Carga horária: 3
Outras informações
Monitoria voluntária na disciplina "Aspectos Evolutivos do Comportamento Humano"



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Impactos de fatores organizacionais na saúde de agentes de limpeza de empresas terceirizadas
Descrição: A terceirização é a forma flexível de emprego que mais vem sendo utilizada e é responsável por acarretar diversas modificações nas atividades e contextos de trabalho, impactos para o trabalhador, no âmbito pessoal e relacionado ao trabalho, e a emergência de novos riscos psicossociais. A saúde dos trabalhadores terceirizados é prejudicada em larga escala, sendo o estresse o principal indicador dos impactos negativos à saúde. O estresse no trabalho contribui para a manifestação de problemas físicos e psicológicos, para o empobrecimento da saúde e afeta as organizações, gerando impactos negativos, tais como, absenteísmo, diminuição da produtividade. No caso dos serviços de limpeza, atividade que tem sido cada vez mais terceirizada, alguns aspectos psicossociais e organizacionais podem ser compreendidos como riscos capazes de gerar estresse nos trabalhadores. Mediante revisão de literatura, nota-se que as pesquisas realizadas no contexto da terceirização são focadas majoritariamente nos aspectos financeiros e administrativos deste processo, e os estudos sobre estresse no trabalho são, em sua maioria, estrangeiros. Ademais, são poucas as pesquisas que visam identificar possíveis ações e estratégias a serem adotadas a fim de alcançar a diminuição desses impactos referentes à terceirização. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo geral identificar os fatores organizacionais e psicossociais que impactam no estresse de agentes terceirizados de limpeza, além de identificar práticas organizacionais que podem ser adotadas pela organização a fim de melhorar a qualidade de vida destes profissionais. Para a coleta de dados serão: a) realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores da organização participante, por meio de roteiro de entrevista; b) realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais terceirizados participantes, por meio de roteiro de entrevista; c) aplicada a versão longa do Questionário Copenhagen Psychosocial Questionnaire II (COPSOQ II), adaptado e validado para a língua portuguesa, a fim de acessar fatores psicossociais no trabalho, estresse, saúde e bem-estar individual; d) aplicado um questionário sociodemográfico. A coleta de dados será presencial, de acordo com a disponibilidade dos entrevistados. Para a análise dos dados serão realizadas análises qualitativas a partir dos relatos das entrevistas, por meio da técnica de análise de conteúdo categorial de Bardin (1977) e utilização do Software Iramuteq; também serão realizadas análises quantitativas descritivas e exploratórias no Software SPSS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Bernardo Mandarini - Integrante / Marina Greghi Sticca - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2011 - 2013
Efeito da introdução de um Programa de Reeducação Alimentar na percepção da ansiedade e imagem corporal em adultos
Descrição: Objetivo de investigar a existência ou não de correlação entre a aderência de mulheres a um programa de reeducação alimentar e seus respectivos níveis de ansiedade e autoimagem corporal, antes e após o programa. Para isso, 12 mulheres responderão à Escala Brasileira de Silhuetas para Adultos, ao Critério de Classificação Econômica - ABEP e ao Inventário de Ansiedade de Beck (BAI)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MANDARINI, MARINA BERNARDO2016MANDARINI, MARINA BERNARDO; ALVES, AMANDA MARTINS ; STICCA, MARINA GREGHI . Terceirização e impactos para a saúde e trabalho: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 16, p. 143-152, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
BATISTA, S. V. ; DAOLIO, C. C. ; MANDARINI, MARINA BERNARDO ; GODOI, K. ; NEUFELD, C. B. . Intervenção com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: relato de uma experiência. In: Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Intervenções e pesquisas em terapia cognitivo-comportamental com indivíduos e grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014, v. , p. 19-448.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MANDARINI, M. B.; GRISI, I. M. M. ; STICCA, M. G. . Terceirização e fatores relacionados ao estresse: uma revisão da literatura. In: II Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro-Oeste Paulista, 2017, Bauru. Anais [recurso eletrônico] do II Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Oeste Paulista, 2017. v. 2. p. 600-608.

2.
SILVA, F. H. M. ; MANDARINI, M. B. ; STICCA, M. G. . Diagnóstico da saúde do trabalhador em um restaurante universitário. In: II Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro-Oeste Paulista, 2017, Bauru. Anais [recurso eletrônico] do II Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Oeste Paulista, 2017. v. 2.

Apresentações de Trabalho
1.
MANDARINI, M. B.; SCOTTON, I. . Estresse no Trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MANDARINI, M. B.; SCOTTON, I. . Stress no Trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MANDARINI, M. B.; GRISI, I. M. M. ; STICCA, M. G. . Terceirização e fatores relacionados ao estresse: uma revisão da literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, F. H. M. ; MANDARINI, M. B. ; STICCA, M. G. . Diagnóstico da saúde do trabalhador em um restaurante universitário. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MANDARINI, M. B.. Acompanhamento Socioeducativo no contexto do atendimento individual a adolescentes em conflito com a Lei: atividades de intervenção psicoeducativas - Intervenção 'Promovendo a Comunicação'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MANDARINI, M. B.; NEUFELD, C. B. ; BATISTA, S. V. ; DAOLIO, C. C. ; GODOI, K. . Intervenção com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: relato de uma experiência In: NEUFELD, Carmem Beatriz. (Org.). Intervenções e pesquisas em Terapia Cognitivo-Comportamental com indivíduos e grupos. Sinopsys, 2014 (Capítulo de livro).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
JORGE, T. M. ; MANDARINI, M. B. . Livro: A Fada da Chupeta e outras histórias: Os hábitos orais no mundo da imaginação. 2014. Ilustração.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Oeste Paulista e do III Colóquio de Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria. Terceirização e fatores relacionados ao estresse: uma revisão da literatura. 2017. (Congresso).

2.
II Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho do Centro Oeste Paulista e do III Colóquio de Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria. 2017. (Congresso).

3.
O uso do Projeto Conversações Públicas na produção de conhecimento. 2017. (Encontro).

4.
XIII Seminário de Pesquisa Programa Pós-Graduação em Psicologia da da FFCLRP.Fatores psicossociais relacionados ao estresse em trabalhadores terceirizados: uma revisão sistemática. 2017. (Seminário).

5.
24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Avaliador de trabalhos de Psicologia. 2016. (Seminário).

6.
Conferência Geração de sistemas de resolução de conflitos nas organizações. 2016. (Outra).

7.
Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Terceirização e impactos para o trabalhador: revisão de pesquisas. 2016. (Congresso).

8.
Workshop Web of Science. 2016. (Oficina).

9.
IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. 2013. (Congresso).

10.
Minicurso "Dependência química: aspectos gerais do tratamento cognitivo-comportamental". 2013. (Outra).

11.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica USP - Siicusp.Efeito da introdução de um programa de reeducação alimentar na percepção da ansiedade e imagem corporal em adultos. 2013. (Simpósio).

12.
VII Seminário Internacional sobre Delinquência Juvenil.Workshop Acompanhamento socioeducativo no contexto de atendimento individual a adolescentes em conflito com a lei: atividades de intervenção psicoeducativas. 2013. (Seminário).

13.
Workshop Internacional "Treating difficult cases of anxiety: modifying CBT to effectively target recurring anxious cognitions". 2013. (Outra).

14.
GEP Brasil - VI Congresso de Gestão, Estratégias e Pessoas. 2012. (Congresso).

15.
II Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais do Interior de São Paulo. 2012. (Simpósio).

16.
Psicologia, Prática e Mercado: os desafios da atuação profissional. 2012. (Encontro).

17.
Simpósio Internacional de Iniciação Científica USP - Siicusp.Efeito da introdução de um programa de reeducação alimentar na percepção da ansiedade e imagem corporal em adultos. 2012. (Simpósio).

18.
V Encontro de Saúde Mental (FFCLRP-USP). 2012. (Encontro).

19.
XI Semana da Psicologia USP. 2012. (Encontro).

20.
IV Encontro de Saúde Mental (FFCLRP-USP). 2011. (Encontro).

21.
X Semana da Psicologia USP. 2011. (Encontro).

22.
III Encontro de Saúde Mental (FFCLRP-USP). 2010. (Encontro).

23.
IX Semana da Psicologia USP. 2010. (Encontro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MANDARINI, MARINA BERNARDO2016MANDARINI, MARINA BERNARDO; ALVES, AMANDA MARTINS ; STICCA, MARINA GREGHI . Terceirização e impactos para a saúde e trabalho: Uma revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 16, p. 143-152, 2016.


Livros e capítulos
1.
BATISTA, S. V. ; DAOLIO, C. C. ; MANDARINI, MARINA BERNARDO ; GODOI, K. ; NEUFELD, C. B. . Intervenção com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: relato de uma experiência. In: Carmem Beatriz Neufeld. (Org.). Intervenções e pesquisas em terapia cognitivo-comportamental com indivíduos e grupos. 1ed.Novo Hamburgo: Sinopsys, 2014, v. , p. 19-448.


Apresentações de Trabalho
1.
MANDARINI, M. B.. Acompanhamento Socioeducativo no contexto do atendimento individual a adolescentes em conflito com a Lei: atividades de intervenção psicoeducativas - Intervenção 'Promovendo a Comunicação'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 5:10:52