Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2502491353356604
  • Última atualização do currículo em 16/12/2018


Mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco - PPGEP-CAA. Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste (2016). Integrante do Grupo de Pesquisa em Gerenciamento de Riscos, Estudos de Engenharia Financeira e Otimização (GREEFO). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa
Nome em citações bibliográficas
FEITOSA, I. S. C. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Engenharia de Produção - Centro Acadêmico do Agreste.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil. Orientador: Adiel Teixeira de Almeida Filho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
2010 - 2016
Graduação em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico do Agreste, UFPE CAA, Brasil.
Título: Estudo do processo produtivo e análise de capacidade de uma organização de coleta seletiva de resíduos sólidos - Estudo de caso ASNOV Garanhuns..
Orientador: Gilson Lima da Silva.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Sagrado Coração, CSC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Microsoft Excel 2010 Avançado. (Carga horária: 16h).
Fundação Bradesco - Escola Virtual, EV, Brasil.
2014 - 2014
Principles of Written English.
BerkeleyX - online learning initiative of the University of California, Ber, BERKELEYX, Estados Unidos.
2012 - 2012
Práticas de Sustentabilidade. (Carga horária: 20h).
Instituto Politécnico de Ensino à Distância, IPED, Brasil.
2010 - 2010
Introdução ao MS Project 2007. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste, UFPE CAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste, UFPE CAA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Extensão universitária, Enquadramento Funcional: Monitora do projeto Amigos do Meio Ambiente

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Monitoria acadêmica, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitoria da disciplina Química Geral I


Abfallzweckverband Stadt und Landkreis Hof, AZV, Alemanha.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Programa ASA - Engagement Global, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio na cidade de Hof (Bayern - Alemanha) através de cooperação internacional com foco em Desenvolvimento Sustentável, Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
AVALIAÇÃO DE RISCO NA CADEIA DE CONFECÇÕES: O CASO DO APL DO AGRESTE PERNAMBUCANO
Descrição: O projeto propõe o estudo e a análise de riscos na cadeia produtiva de confecções no agreste pernambucano, região conhecida pelo grande número de empresas de confecção situadas nesta região. Observando-se a importância deste APL para esta região e a quantidade de empregos gerados no interior do estado através desta atividade econômica justifica-se a contribuição e relevância deste projeto para contribuir com o desenvolvimento do Estado e aproximar os estudos realizados pela academia à realidade do Estado, em especial seu interior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa - Integrante / Adiel Teixeira de Almeida-Filho - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
2014 - 2015
AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DEGRADAÇÃO DE MICROPOLUENTES (17β-ESTRADIOL, AMOXICILINA E NONILFENOL) PRESENTES EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO HUMANO, UTILIZANDO PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS E FOTÓLISE: ESTUDO DE CASO: ETA ? PETRÓPOLIS - C
Descrição: Esse subprojeto objetiva consolidar trabalhos de pesquisas, no Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA), através do Grupo de Pesquisa de Gestão Avançada ? GAMA, ligado ao curso de Engenharia de Produção, ampliando à região Agreste do estado de Pernambuco a pesquisa de avaliação e tratamento de efluentes, provenientes de diversas fontes de lançamento na região através da determinação de alguns contaminantes emergentes e aplicação de processos oxidativos avançados (POA) para abatimento do nível desses contaminantes. A região Agreste vem se destacando como um pólo de desenvolvimento, sobretudo pela presença do arranjo produtivo local da indústria têxtil (confecções de jeans, malhas e lavanderias). Apesar da importância econômica desse pólo, ao longo dos anos observa-se um estágio avançado de poluição ambiental, causado principalmente pelo descarte de efluentes das lavanderias nas duas principais bacias hidrográficas daquela região (Capibaribe e Ipojuca). Além desses problemas, ainda se observa uma ausência de saneamento básico nas cidades da região que culminam com toda sorte de lançamento de esgotos nas referidas bacias hidrográficas, o que compromete definitivamente a sua qualidade. Se não bastasse, do ponto de vista de saúde da população a situação se agrava, uma vez que essas bacias hidrográficas se constituem nos principais mananciais de abastecimento de água, expondo a população do seu entorno ao contato com os chamados contaminantes emergentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa - Integrante / Gilson Lima da Silva - Coordenador / Helder Tenorio Cavalcanti - Integrante / Rogério Ferreira Silva - Integrante / Valdinete Lins da Silva - Integrante / Diego Luiz Carneiro de Souza Santos - Integrante / Túlio Rafael Barboza de Souza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2013 - 2014
Remoção de 17beta-estradiol em Reservatórios de Água para Abastecimento Humano utilizando Processos Oxidativos Avançados: Estudo de Caso: ETA Petrópolis - Caruaru-PE
Descrição: O presente subprojeto se agregará ao referido projeto já em andamento, como forma de ampliar a pesquisa a outra região do Estado de Pernambuco, no caso o Agreste, que vem se destacando como um pólo de desenvolvimento, sobretudo pela presença do arranjo produtivo local da indústria têxtil (confecções de jeans, malhas e lavanderias). O objetivo principal é avaliar e tratar esses efluentes, provenientes de diversas fontes de lançamento na região metropolitana de Recife e demais municípios pólos de Pernambuco, através da determinação de alguns contaminantes emergentes e aplicação de processos oxidativos avançados (POA) para diminuição do nível desses contaminantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ingrid Saiala Cavalcante de Souza Feitosa - Integrante / Heleno Luiz dos Santos Junior - Integrante / Bruno Ferreira da Costa Borba - Integrante / Gilson Lima da Silva - Coordenador / Helder Tenorio Cavalcanti - Integrante / Rogério Ferreira Silva - Integrante / Valdinete Lins da Silva - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2013
Remoção de Contaminantes Emergentes em Reservatórios de Água para Abastecimento Humano utilizando Processos Oxidativos Avançados: Estudo de Caso: Reservatórios de Serra dos Cavalos- Caruaru-PE
Descrição: Neste sentido este subprojeto pretende avaliar a eficiência de remoção desses contaminantes nos principais reservatórios de Serra dos Cavalos, no município de Caruaru, utilizando processos oxidativos avançados (POA). Esse subprojeto também tem o objetivo de consolidar trabalhos de pesquisas, no Núcleo de Tecnologia do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE (CAA), através do Grupo de Pesquisa de Gestão Avançada GAMA, ligado ao curso de Engenharia de Produção, do qual estamos à frente na coordenação e que tem a participação de 03 professores doutores pesquisadores e 08 alunos dos cursos de Engenharia de Produção, sendo dois bolsistas de iniciação científica. Essa cooperação busca fortalecer a parceria dentro do Núcleo de Tecnologia com o Curso de Engenharia Civil Campus Caruaru, através do LEA (Laboratório de Engenharia Ambiental) e do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e Química Fundamental da UFPE Campus Recife, através do apoio técnico-científico do LEAQ (Laboratório de Engenharia Ambiental e da Qualidade) pertencente ao DEQ, como também do oportunizando aos alunos o acesso às tecnologias de ponta na área da gestão ambiental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão de Sistemas de Produção.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Métodos de Apoio à Decisão.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão Ambiental.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. M. ; SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; BORBA, B. F. C. ; BARROS, J. G. . A TEORIA DAS FILAS COMO INDICADOR DE QUALIDADE EM SERVIÇOS - ESTUDO DE CASO EM UM GRANDE VAREJISTA. In: Darly Fernando Andrade.. (Org.). Gestão de Serviços Artigos Brasileiros. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2017, v. 2, p. 90-99.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. C. S. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; SILVA, D. F. L. ; ALMEIDA-FILHO, A. T. . Experimentos com GRASP para um modelo de seleção de carteiras de investimentos. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018.

2.
SILVA, J. C. S. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; SILVA, D. F. L. ; ALMEIDA-FILHO, A. T. . Avaliação de diferentes formulações do problema de seleção de carteiras para investimentos em ativos da Bovespa. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018, Rio de Janeiro. Anais do 50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2018.

3.
DUARTE, A. D. ; BORBA, B. F. C. ; SILVA, C. A. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; CASTRO, J. C. . SELEÇÃO DE PROJETOS SUSTENTÁVEIS EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE CARUARU. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessoa. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016.

4.
FEITOSA, I. S. C. S.; CAVALCANTI, H. T. ; SILVA, G. L. ; SILVA, R. F. ; SOUZA, A. N. . DEGRADAÇÃO DA AMOXICILINA E 17β-ESTRADIOL EM SOLUÇÃO AQUOSA UTILIZANDO PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS.. In: XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016, João Pessa. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2016.

5.
SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; GARCEZ, T. V. . MODELO DE AUXÍLIO À DECISÃO MAKE , BUY OU PSEUDO-MAKE UTILIZANDO A ANÁLISE BAYESIANA ESTUDO DE CASO: MERCADO DE MILHO.. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014, Curitiba - PR. Anais do XXXIV ENEGEP, 2014.

6.
SILVA, M. M. ; SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; BORBA, B. F. C. ; BARROS, J. G. . A TEORIA DAS FILAS COMO INDICADOR DE QUALIDADE EM SERVIÇOS ESTUDO DE CASO EM UM GRANDE VAREJISTA.. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2014, Curitiba - PR. Anais do XXXIV ENEGEP, 2014.

7.
SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; ANDRADE, R. A. ; SILVA, S. M. ; SILVA, L. C. E. . GERENCIAMENTO DE RISCOS E SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR.. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2014, Bauru - SP. Anais do XXI SIMPEP, 2014.

8.
SILVA, G. L. ; SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; BORBA, B. F. C. ; CAVALCANTI, H. T. . Investigação de contaminantes emergentes em águas 'in natura' da ETA de Petrópolis na cidade de Caruaru/PE.. In: Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste - Seprone, 2013, Juazeiro do Norte - CE. Anais do VIII SEPRONe, 2013.

9.
SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; CANDIDO, A. K. B. ; SANTOS, M. S. M. ; BORBA, B. F. C. . A utilização do Diagrama de Ishikawa no auxílio à melhoria do processo de experimentos em laboratório.. In: Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste - Seprone, 2013, Juazeiro do Norte - CE. Anais do VIII SEPRONe, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FEITOSA, I. S. C. S.; SILVA, G. L. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DEGRADAÇÃO DE MICROPOLUENTES (17β - ESTRADIOL, AMOXICILINA E NONILFENOL) PRESENTES EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO HUMANO, UTILIZANDO PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS E FOTÓLISE: ESTUDO DE CASO: ETA ? PETRÓPOLIS ? CARUARU ? PE. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica, 2016, Recife. Anais do XXIII CONIC, 2016.

2.
FEITOSA, I. S. C. S.; SILVA, G. L. . IDENTIFICAÇÃO DO MICROPOLUENTE 17β-ESTRADIOL EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO HUMANO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICÊNCIA. ESTUDO DE CASO: ETA PETRÓPOLIS ? CARUARU-PE. In: XXII Congresso de Iniciação Científica, 2014, Recife. Anais do XXII Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
FEITOSA, I. S. C. S.; SILVA, G. L. . AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DEGRADAÇÃO DE MICROPOLUENTES (17β - ESTRADIOL, AMOXICILINA E NONILFENOL) PRESENTES EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO HUMANO, UTILIZANDO PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS E FOTÓLISE: ESTUDO DE CASO: ETA ? PETRÓPOLIS ? CARUARU ? PE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FEITOSA, I. S. C. S.; FERNANDES, D. A. ; CAVALCANTI, H. T. ; SANTOS, D. L. C. S. ; SILVA, A. B. ; SILVA, F. E. ; SILVA, J. A. ; SANTOS, M. M. A. ; FREITAS, S. M. S. de ; SILVA, G. L. . PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS ENTRE A CIDADE DE CARUARU (PERNAMBUCO, BRASIL) E O DISTRITO DE HOF (BAYERN, ALEMANHA).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FEITOSA, I. S. C. S.; SANTOS JUNIOR, H. L. . A TEORIA DAS FILAS COMO INDICADOR DE QUALIDADE EM SERVIÇOS ESTUDO DE CASO EM UM GRANDE VAREJISTA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. . MODELO DE AUXÍLIO À DECISÃO MAKE , BUY OU PSEUDO-MAKE UTILIZANDO A ANÁLISE BAYESIANA ESTUDO DE CASO: MERCADO DE MILHO.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS JUNIOR, H. L. ; FEITOSA, I. S. C. S. ; CANDIDO, A. K. B. ; SANTOS, M. S. M. ; BORBA, B. F. C. . A utilização do Diagrama de Ishikawa no auxílio à melhoria do processo de experimentos em laboratório.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Semana Integra CAA - Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste i do.Workshop: ?Gerenciamento de resíduos sólidos: uma abordagem prática?. 2015. (Outra).

2.
Encontro Nacional de Engenharia de Produção. A TEORIA DAS FILAS COMO INDICADOR DE QUALIDADE EM SERVIÇOS ESTUDO DE CASO EM UM GRANDE VAREJISTA.. 2014. (Congresso).

3.
XXII Congresso de Iniciação Científica da UFPE - CONIC. IDENTIFICAÇÃO DO MICROPOLUENTE 17β-ESTRADIOL EM RESERVATÓRIOS DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO HUMANO ATRAVÉS DA TÉCNICA DE CROMATOGRAFIA LÍQUIDA DE ALTA EFICÊNCIA. ESTUDO DE CASO: ETA PETRÓPOLIS ? CARUARU-PE. 2014. (Congresso).

4.
Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste - Seprone.A utilização do Diagrama de Ishikawa no auxílio à melhoria do processo de experimentos em laboratório.. 2013. (Simpósio).

5.
XXI Congresso de Iniciação Científica da UFPE - CONIC. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:47:51